Conectar

Ver Versão Completa : Duração correia dentada

Patoso
13/05/2008, 00:45
Pesquisei um bocado no site mais não achei.....Troquei a correia dentada, correia do AC e correia do alternador e direção hidráulica com seus respectivos tensores da minha Ranger 2.5 maxion que está com 80mil KM rodados.....como comprei ela com essa Kilometragem, achei melhor trocar as correias pra andar tranquilo...mais ai surgiu uma duvida...como não tenho o manual do proprietário dela queria saber qual é a durabilidade média da correia e de quanto em quanto Km a Ford aconselha trocar.....c alguem souber aonde acho o manual do proprietário da ranger 2000 2.5 supercab seria ótimo...
Outra pergunta....alguem sabe neste motor, caso a correia arrebente e saia do sincronismo, se ele bate a valvula no pistão??

muito obrigado

cbridi
13/05/2008, 01:45
Aí tem o manual de manutenção do motor e outros manuais: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31738

A propósito, a International recomenda a troca aos 96.000 kms e a Ford aos 120.000... Fica à critério de cada um... :-)

[]'s

Anthoniusnikos
13/05/2008, 08:14
Patoso, se a correia dentada quebrar o estrago no motor é grande. A minha troquei agora, junto com o tensor e engrenagem do vira brequim, com 92.000 Km e pretendo trocar novamente com 192.000 Km (marca Dayco). No sábado passado tive um amigo que foi para a Bahia e a dele quebrou, conseqüêcia, teve que ficar na cidade por onde passava por 6 dias até encontrar mecânico que entedesse e adquirir as peças. Disse-me que quando a correia dentada quebra você ouve batida de ferro como ferro no motor.
Pelo que eu sei, as correiras poly-v e do AC se quebrarem não produzirão dano algum.
Abração
Anthoniusnikos

Allan Nielsen
13/05/2008, 09:41
A correia dentada em si não é o grande causador do problema; já vi correia com mais de 140.000Km em perfeito estado. O principal motivo de dano na correia é falha no tensor ou polias. Portanto ao trocar a correia, troque SEMPRE o tensor por outro original e verifique desgastes e alinhamento das polias. Não use produtos de 2 linha que não compensa. Este serviço deve ser executado por um profissional competente, pois o problema pode surgir dai a 20 ou 30 mil Km e voce é quem ficará no prejú.

As demais correias, alem de poderem ser inspecionadas com facilidade não causam dano ao motor.

Boa sorte

Gallo
13/05/2008, 10:14
Ééééé... não é bem assim
- se quebrar a correia dentada, seu motor vai ter que se feito uma parte...válvulas e demais peças afetadas
- se quebrar a poly v, você fica sem freio(por conta da bomba de vácuo acoplada nas costas do alternador, sem bomba d´agua (pode aquecer) sem alternador, sem direção hidraúlica....
- se qubrar a do ar condicionado, menos mal, você só vai passar calor! hehehe
zabraços

Anthoniusnikos
13/05/2008, 10:33
Se quebrar a poly-V e o cara não ouvir a barulheira no cofre deve estar precisando de... E se não conseguir frear sem a bomba de vácuo deve ter pé de anjo.
Recomendação: Ouviu a barulheira, vá para o acostamento.
Abs
Anthoniusnikos

Allan Nielsen
13/05/2008, 12:20
Se quebrar a poly-V e o cara não ouvir a barulheira no cofre deve estar precisando de... E se não conseguir frear sem a bomba de vácuo deve ter pé de anjo.
Recomendação: Ouviu a barulheira, vá para o acostamento.
Abs
Anthoniusnikos

Alem de ascender a luz da bateria, conta giros parar de funcionar e endurecer a direção. Ma não causa dano nenhum ao motor.

Patoso
13/05/2008, 23:29
Aí tem o manual de manutenção do motor e outros manuais: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31738

A propósito, a International recomenda a troca aos 96.000 kms e a Ford aos 120.000... Fica à critério de cada um... :-)

[]'s

Eu já tinha achado esse tópico...é muito bom mesmo...me ajudou muito esses manuais de serviço.... Eu estou querendo agora é o manual do proprietário...aquele comum que vem em todo carro... que passa informações basicas, como lampadas do painel, caixa de fusivel entre outras.....no mais mto obrigado

cbridi
14/05/2008, 00:02
Eu já tinha achado esse tópico...é muito bom mesmo...me ajudou muito esses manuais de serviço.... Eu estou querendo agora é o manual do proprietário...aquele comum que vem em todo carro... que passa informações basicas, como lampadas do painel, caixa de fusivel entre outras.....no mais mto obrigado

Não agradeça a mim, agradeça ao Allan (dois posts acima) por disponibilizar. :-)

[]'s

LEONARDORAZO
15/05/2008, 00:10
Boa noite meus amigos, falando em manuais, eu consegui o cd de manutençao da ranger e explorer até 2005, o cd está zipado e tem 165 mb, mas não sei aonde hospedar o arquivo para vocês baixarem. gostaria e sugestões. um abraço.

Patoso
15/05/2008, 00:15
Boa noite meus amigos, falando em manuais, eu consegui o cd de manutençao da ranger e explorer até 2005, o cd está zipado e tem 165 mb, mas não sei aonde hospedar o arquivo para vocês baixarem. gostaria e sugestões. um abraço.

nossa...bom de mais...eu não sei nenhum site...mais dev ter mta gente que sabe...c tiver geito de mandar no e-mail....o meu é marciommj@gmail.com mas não sei c o gmail aceita esse tamanho...

no mais valeuu..

Edintruder
15/05/2008, 18:14
Por e-mail não passa. Esses arquios são muito grandes.

Podemos fazer uma corrente de solidariedade aqui no fórum que acredito que como todos por aqui tem um excelente bom-senso, deixo a minha idéia aqui:

O companheiro do fórum Allan Nielsen me mandou um CD com os manuais da Ranger. Assim que chegar eu faço uma cópia para mim, coloco mais informações como o Body Lift caseiro, Banco traseiro relocado e etc e re-envio para outro colega do fórum, e este por sua vez faz outra cópia e re-envia para o próximo que queira participar. Então todos receberão o CD com um material de primeira com apenas o custo de um CD e uma carta registrada.

Se todos aqui participarem de forma competente e justa em poucos meses todos os participantes assíduos terão o material. Como esse CD foi me enviado de grátis e sem aceite de pagamento pelo Allan, acho justo fazer o mesmo com outro colega...

Dessa maneira que iniciou esse corrente de arquivos foi o Allan.

Se quiserem abrir um tópico com esse assunto e listar os próximos da lista, eu saberei aonde procurar para mandar uma MP e pegar o endereço para remeter a cópia.

LEONARDORAZO
15/05/2008, 19:21
nossa...bom de mais...eu não sei nenhum site...mais dev ter mta gente que sabe...c tiver geito de mandar no e-mail....o meu é marciommj@gmail.com mas não sei c o gmail aceita esse tamanho...

no mais valeuu..

Patoso, o ed abriu um tópico para trocarmos os arquivos , dá uma olhada

Pedro Concari
12/09/2010, 13:00
Obrigado ao amigo Gallo...
Ontem à noite estava voltando para casa e aconteceu exatamente o que vc falou...
encostei e procurei um mecânico, que por sorte ficava a 200m de onde parei.
Chegando lá verificamos que quebrou a poly-v. Segunda-feira será feito o conserto... o que mais sugere que seja verificado pelo mecânico???

Pedro Concari
12/09/2010, 13:07
Ééééé... não é bem assim
- se quebrar a correia dentada, seu motor vai ter que se feito uma parte...válvulas e demais peças afetadas
- se quebrar a poly v, você fica sem freio(por conta da bomba de vácuo acoplada nas costas do alternador, sem bomba d´agua (pode aquecer) sem alternador, sem direção hidraúlica....
- se qubrar a do ar condicionado, menos mal, você só vai passar calor! hehehe
zabraços

Obrigado ao amigo Gallo...:razz::razz::razz:
Ontem à noite estava voltando para casa e aconteceu exatamente o que vc falou...
encostei e procurei um mecânico, que por sorte ficava a 200m de onde parei.
Chegando lá verificamos que quebrou a poly-v. Segunda-feira será feito o conserto... o que mais sugere que seja verificado pelo mecânico??? :razz: