Conectar

Ver Versão Completa : roda trazeira no ar, barulho no diferencial

proelton
12/05/2008, 23:45
Boa noite pessoal.
Ontem eu estava na frente da minha casa, e tem um barranco de uns 50 graus para mais de inclinação. É um terreno aterrado que fica alto com barranco ao redor.
Eu estava na 4x2, e resolvi dar uma encarada na subida, mas entrando num sentido em diagonal, como se fosse estacionamento de supermercado em 45º, encostando primeiro a roda dianteira direita.
Aí acelerei lentamente na 1ª. Acontece que quando subiu uma quantidade suficiente para a roda trazeira direita sair do chão, fez um ruído muito forte de ferro arrastando (que acompanhava a rotação do motor, mais alto ou mais baixo), mas a caminhonete simplesmente não obedeceu mais pra subir. O sintoma parecia como se um bloqueio não tivesse funcionando. O barulho vinha lá de traz. Então, como não ia pra frente, botei na neutra, deixei correr para tráz e nada aconteceu a mais.

Não estava encostando roda em carroceria, pois mesmo parado, o ruído acompanhava a rotação do motor.

Meu conhecido tinha uma Niva 4x4 e disse que existem no niva umas arruelas que se desgastam, e aí o bloqueio não funciona mais (não acho que esse seja meu caso, pois é carro meio novo)

O que vocês acham que pode estar acontecendo? Sei que exigi demais empurrando com uma roda só, não farei mais isso! Só percebi depois o erro que estava fazendo.

Espero que não esteja atrapalhando o andamento do forum...
Fiz a pesquisa e não encontrei nada parecido...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?searchid=937464&pp=25&page=3
http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?searchid=937480

Tava lendo aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=96835&postcount=6 e vi que ela é bloqueada atráz... ah nao sei o que ta acontecendo. Descontos pro novato?

abraço

Pequeno jr
13/05/2008, 07:56
Proelton, ao meu ver não aconteceu nada demais. Apenas qdo vc acelerou o sistema LSD entrou em funcionamento.

proelton
13/05/2008, 12:25
Certo... pelo que eu li agora pouco, o LSD deveria transferir o torque para a roda que tem tração.

"(LSD, sua sigla em inglês), às vezes chamado de tração positiva ou de autobloqueante. Esses diferenciais usam vários mecanismos para permitir a ação normal do diferencial quando faz curvas. Quando uma roda patina, eles permitem que mais torque seja transferido à roda que não está patinando."

Mas por que será que fez este barulho alto, e a tração não empurrou o carro? a embreagem do LSD sobreexigida patinou e fez esse barulho?

ojaneri
13/05/2008, 12:34
O LSD não transfere todo o torque para a roda travada, creio que na Ranger seja 75%. E esse 75% do torque não foi suficiente para fazer a Ranger subir, o que causou o deslizamento dos discos internos do sistema de bloqueio deslizante, fazendo o barulho. Acredito que seja normal (a minha não tem LSD para eu testar), principalmente se em nenhuma outra situação ela faça esse barulho.

proelton
13/05/2008, 12:48
ah ta. Bom entao ta explicado... deve ser isso mesmo!
obrigado

simaoall
13/05/2008, 12:50
não sei se aplica no caso,mas vou colaborar com o meu relato:

no manual da S10 flexpower vem falando sobre o track-lock (lsd),quando exigido pode fazer um ruido,é perfeitamente normal e não é necessário se procupar com isso.

Edintruder
13/05/2008, 14:09
As satélites fazer um ronco bem alto quando rolam entre as satélites também. Se uma roda apenas girar o ruído é típico de rolamento roncando. Em relação ao barulho de arraste metálico é o funcionamento dos discos do LSD. Com o tempo ele perde a eficiência chegando ao ponto apenas de ficar um monte de discos encostados sem efeito algum.