Ver Versão Completa : Upgrade de 3L p/5L.
Rafael TED Ferreira
12/05/2008, 03:22
Pessoal,
eu vou precisar fazer uma retífica no motor da minha Hilux 2.8. Uns tempos atrás, eu ví um colega aqui no fórum com o mesmo problema e sugeriram que ele aumentasse a cilindrada para 3.0. A pessoa q fez essa sugestão disse q esse upgrade seria uma coisa simples de fazer, que seria necessária a troca de algumas poucas peças. Acontece q eu me danei de procurar esse tópico e não o encontrei.
Será q alguém pode me dar uma luz?
alansouza
12/05/2008, 19:04
Vou iniciar a discucao.... nao sei sobre esses motores, mas se o motor 3.0 for o mesmo 2.8, digo da mesma familia(bloco, cabecote juntas...)ai e facil e so comparar a altura de onde vai o pino ate a cabeca do pistao, se for a mesma ou um pouquinho menor da certo facil. Se for a mesma e so abrir o bloco para os pistoes 3.0, usar a junta do cabecote 3.0, regular o combustivel (no 3.0 requer um pouco mais de alimentacao) e partir pro abraco!Se for um pouquinho menor na altura vc tera tambem que tirar na cabeca do bloco exatamente a mesma medida que falta para os pistoes ficarem na mesma altura(altura de pistao em relacao pino cabeca). Mas se os motores nao forem da mesma serie ai vai dar trabalho! Mas nada impossivel!:concordo:
renato vieira
09/11/2008, 14:53
Pessoal,
Vou tentar resgatar este tópico pois, quero (ou precisarei) fazer o meu motor 2.8. Da mesma forma que o outro parceiro, li e não reencontrei o tema 3L x 5L. Conto com a colaboração dos amigos.
...quero (ou precisarei) fazer o meu motor 2.8 ... li e não reencontrei o tema 3L x 5L...
Renato,
Isto me foi confirmado por um bom mecânico de concessionária Toyota.
A alteração é apenas no diâmetro do pistão. Portanto, você terá que arrombar o bloco, quando for fazer a retífica. Ou seja, aumentar o diâmetro do cilindro. A lista de peças é a mesma de um serviço de retificação comum:
1) jogo de pistões do 3.0
2) jogo de anéis do 3.0
3) junta de cabeçote do 3.0
4) retífica
Mais o jogo de juntas e guarnições do motor e eventuais peças já desgastadas.
O Elmer Jeep, colega nosso aqui do Fórum conhece muito de retífica. Mande a ele uma MP, questionando. Talvez ele tenha melhores informações.
Tem um detalhezinho que eu considero importante e ninguém dá muita bola. Motor de partida. Seu motor deverá ficar mais pesado para ser ligado. Verifique se o motor de partida do 3L é igual ao do 5L.
Depois informe pros colegas o resultaddo. Eu mesmo pretendo fazer isto na minha SW4. Um dia.
[]´s
praiasecacustom4x4
09/11/2008, 22:25
confirmo,o aranque e o mesmo,mesmo codigo impresso no aranque tambem.
ja estavo com a ideia de fazer isso e colocar um turbo com intercooler.
Caio Rivetti
10/11/2008, 08:40
Como o Luca falou da pra retificar e transformar no 3.0 sim, só tem um detalhe que voces estão esquecendo, os radiadores das 3.0 são maiores que os da 2.8, pode ser que tenham problema de aquecimento.
praiasecacustom4x4
10/11/2008, 18:24
se pode compensar isso com a elice fixa a polia.os radiadores tem uma diferencia liquida de 300ml.nao vai dar problema de aquecimento
renato vieira
11/11/2008, 11:10
Pessoal,
Já estou me mexendo para fazer o up-grade. Entretanto, por ter fácil acesso a Argentina, gostaria de saber se alguém já comprou algum kit de motor dos hermanos. Que marca é confiável?
Abraços a todos
... por ter fácil acesso a Argentina, gostaria de saber se alguém já comprou algum kit de motor dos hermanos...Renato,
Eu não compraria nada que não fosse peça Toyota. Compre o básico (pistões, anéis, jogo de juntas, casquilhos), por lá. Já terá feito um bom negócio.
Se você se refere a kit de reposição, tipo Metal Leve, eu desconheço marcas Argentinas, mas penso que eles não tem, atualmente, uma indústria de autopeças tão abrangente quanto a nossa. Dá uma xeretada no site Toyoteros.com. É da Argentina. Tem muita coisa, por lá. Depois deixa a receita de bolo para os "hermanos", daqui.:grin:
[]´s
DieselPower
11/11/2008, 22:51
Renato,
Eu não compraria nada que não fosse peça Toyota.
X2. Você já estará pagando um preço menor, então compre tudo original e seja feliz!
Rafael TED Ferreira
21/11/2008, 13:24
Pessoal,
por coincidência, encontrei a tal msg da qual eu falei no início deste tópico. Ela estava em um tópico q não tinha nada a ver com retífica de motores e sim com o uso de TGV nas Hilux. Segue abaixo a msg:
"Já que vai fazer o motor porque não parte pra um 3.0, é só trocar os pistões que ao invés de 96 mm de diametro vão para 99,5 mm, e aí ja turbina ele. Deve ficar um canhão." Leonardo Dic
Eu hj devo ir no meânico q vai fazer o motor da minha, o cara tem uma oficina especializada em Hilux e Band, e vou me informar se ele faria esse serviço.
renato vieira
21/11/2008, 17:29
Solicitei orçamento para quatro fornecedores de peças. Dois me enviaram cotação de kit incluindo camisas de cilindro. Dois não. Alguém pode mem ajudar a definir?
O Luca, em mensagem anterior afirmou que seriam apenas cilindros, aneis e juntas.
Por via das dúvidas, já estou cotando casquilhos que devem estar pedindo medida maior.
Leonardo Dic
21/11/2008, 19:21
Sempre tive vontade de fazer essa transformação. Mas tive que vender a Hilux e não fui mais atras disso.
Unica coisa que outro dia vi as bielas das 2 e são identicas, ate o codigo da toyota é o mesmo.
vai deixando nóis informado.
Abraço
renato vieira
24/11/2008, 22:44
Valeu, Leonardo.
Espero que o pessoal nos de mais subsídios.
Afinal, tem ou não tem camisa este motor?
Sds
DieselPower
24/11/2008, 22:59
Valeu, Leonardo.
Espero que o pessoal nos de mais subsídios.
Afinal, tem ou não tem camisa este motor?
Sds
Amigo, como já foi dito, manda uma MP pro Elmer_jeep, se eu não me engano ele tem uma retífica. Com certeza ele pode esclarecer todas as suas dúvidas!
Abraço!
Rafael TED Ferreira
26/11/2008, 23:28
Eu fui conversar com o pessoal da oficina onde eu pretendo fazer o motor da minha Hilux, eles são especializados em Band e Hilux. Tanto o dono da oficina qto os mecânicos foram taxativos: a coisa não seria tão simples assim. Eles falaram q até é possivel fazer esse upgrade, mas o trabalho envolvido seria muito grande e q não valeria a pena. Segundo eles, a melhor coisa a fazer seria retificar o motor e depois turbiná-lo.
E agora?
... falaram q até é possivel fazer esse upgrade, mas o trabalho envolvido seria muito grande... Rafael,
Eles não deram melhores argumentos? Por que seria grande o trabalho envolvido? Ou melhor, não seria exatamente o mesmo de uma retífica de um 2.8 D? :pensativo:
Abraço
Rafael TED Ferreira
27/11/2008, 12:38
Oi Luca,
eles deram outros argumentos sim, citaram o nome de várias peças q teriam q ser trocadas nesse caso, só q eu não me lembro quais eram. Acho q uma delas seria o cabeçote do motor.