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Ver Versão Completa : Pedal do freio duro



Rodrigotche
11/05/2008, 23:52
Por favor amigos me ajudem, adaptei no meu cj3 pedaleira suspensa do opala com o hidrovacuo do opala e cilindro de freio da F1000, possuo ainda lona nas 4 rodas, o problema e que o freio ficou duro dando uma leve impresão que tem o hidrovacuo. Ao desligar o jeep sente se que o pedal fica mais duro ainda mas o freio conforme informações aqui do forum deveria ter ficado muito bom, mas não ficou o pedal esta duro e tem que fazer força para frear.
Oque será que pode estar ocasionando este problema?
Vendi meu carro estou usando o jeep no dia a dia sendo muito perigoso andar deste jeito.

wcas
12/05/2008, 08:14
Eu estou com o problema inverso, instalei pedaleira,hidrov. e cilindro mestre de opala, mais esta sensivel demais, quando piso no pedal parece que não ta freando nada como se a pedaleira nem estivesse ligada no hidrovac. e de repende ele pega de uma vez só e para, a primeira vez que pisei no freio quese dei uma cabeçada no parabrisa,.rssss. O que pode ser, sera que ta mal regulado?? Outra pergunta, na traseira esta lona ainda, como eu consigo ver se o mec. instalou aquele regulador de pressão? ele teria obrigatoriamente que colocar algum pra funcionar:?? eu lembro que falei pra ele isso mais não sei se ele colocou, queria dar uma conferida pra ver se esta la....:?:

abraços.

leopoldo
12/05/2008, 09:16
Rodrigo,

Pedal duro indica falta de vácuo OU cilindro mestre de diâmetro muito grande. O cilindro mestre do jeep é de 1".
Esse que vc colocou está escrito oque na caixa ?

Wcas,

O espaço de tempo pode indicar lonas desreguladas e/ou vc está descostumado com servo freio. A valvula é colocada se o jeep teima em arrastar as rodas traseiras em todas as frenagens. A válvula é parafusada no cilindro mestre e depois vai o tubo de freio.
Seu jeep tem freio à disco na frente ?

wcas
12/05/2008, 09:57
Leopoldo, sim é freio a disco só na frente por enquanto, e pelo que voce falou ele não colocou a valvula, mais não esta arrastando a traseira por enquanto é só a freada bruta mesmo, tenho que pisar com o dedão do pé pra ser mas exato,.rssss. Ele tinha falado que era pq o freio era novo, mais não sei não, parecia desculpa pra não mexer mais,...ja que o preço ja estafa fechado e pago. Comparando com o pedal de freio do corsa que é um carro leve, o do corsa esta bem mais duro, não que este esteja ruim.

Rodrigotche
12/05/2008, 18:54
Leopoldo,

A caixa do cilindro já foi para o lixo mas o cilindro de freio é da f1000, e o hidrovacuo é do opala(os 2 são novos), pode que o cilindro é muito grande para este hidrovacuo?
Ou será que esta mal vedado o cilindro com o hidrovacuo, amanha vou verificar a vedação entre o cilindro e o hidrovacuo e postarei o resultado.

Digo
17/05/2008, 17:24
Eai Rodrigo, conseguiu resolver o problema? o que era?

[]´s

leopoldo
17/05/2008, 18:46
Minha impressão:

O cilindro mestre do jeep é de 25,4mm(1").

Embora este seja suficiente para o projeto do jeep, o mesmo é insuficiente para fazer parar eficientemente um jogo de disco. É por isso que quando se coloca freio a disco, equipa-se com um mestre menor (que fornece mais pressão) e ainda um servo freio (que multiplica de 2 a 5 X a força do pé).

Mas não é esse o seu problema (disco).

O problema fica na equalização do sistema: se for adaptado pinça de um, mestre de outro servo de ainda outro .... fica uma miscelânea difícil do jipeiro normal compreender, porque ele não vê oque acontece e sim sente ... ficou bom ou não ou só no aparente. Ai é que começam as dores de cabeça .... diminuir mestre para ganhar pressão, perde volume e o curso do pedal pode ficar muito grande e dar batente .. ou nem dar freio. Tem que ficar pedalando.

No caso de disco, é mais difícil acertar a mistura por causa dos volumes de deslocamento. No caso de servo em sistema lona, é mais fácil. Se vc coloca um servo não muito grande .... pode ser do opala ..... e mantém o diametro do mestre, costuma achar a pressão que gostaria no pé.

SE o seu mestre é o da F-1000, o catálogo TRW diz: Dia 28,57

A princípio, sem considerar o servo, o freio ficaria mais alto só que bem mais duro, comparado com o freio original do jeep.

Agora, teria que ver o servo do opala. Veja que no catálogo não vem mais especificado a razão de pressão, mas temos 2 modelos: 180 e 230 mm.

Pelos dados antigos, deve ser algo em torno de 2,2(180mm) e 3:1(230mm)

Só para uma comparação, o landau tem Dia 270 mm e razão de 5:1.

Bom, oque temos de tudo isso: o cilindro mestre de F1000 deixa o pedal mais duro e o servo deve compensar ..... sairia elas por elas. Só gastou dinheiro.

Porém, se o vácuo do motor estiver baixo, a tendência é do pedal ficar insuportávelmente duro.

Rodrigotche
19/05/2008, 12:54
Pessoal vui viajar e não tive tempo de tentar arrumar o jeep, comoo o Leopoldo falou o cilindro dr freio da f1000 tem o diãmetro maior mas só coloquei ele por informações aqui do forum.
O vacuo do motor esta bom eu até abri um pouco mais o furo da conexão para ter mais vacuo.
Hj a noite vou fazer uns testes e colocarei os resultados.
Pensa numa dor de cabeça estes freios.

felipemendes
19/05/2008, 14:49
Pessoal vui viajar e não tive tempo de tentar arrumar o jeep, comoo o Leopoldo falou o cilindro dr freio da f1000 tem o diãmetro maior mas só coloquei ele por informações aqui do forum.
O vacuo do motor esta bom eu até abri um pouco mais o furo da conexão para ter mais vacuo.
Hj a noite vou fazer uns testes e colocarei os resultados.
Pensa numa dor de cabeça estes freios.

Cara, muito cudado!:stop: Vc vai viajar de jeep sem os freios em ordem?! É melhor dor de cabeça a gora que ficar sem cabeça depois...

leopoldo
20/05/2008, 15:09
O vacuo do motor esta bom eu até abri um pouco mais o furo da conexão para ter mais vacuo

:rolleyes: abriu um pouco mais :pensativo: ????????

Curupira
01/07/2010, 11:55
Olá bom dia a todos,

Estou com um probleminha com o freio do meu jeep....

Ele está com pedaleira suspensa do opala, o cervo da F1000 (BOSCH),cuica de vacuo do opala, lona traseira e disco dianteiro com as pinças da Kombi,como mostra a foto abaixo o cervo e a cuica,mas o meu problema é que o pedal está um pouco duro (na verdade bem duro),gostaria de saber que,se eu trocar a cuica do opala por uma maior,ou até mesmo a da F1000,o pedal vai ficar mais macio,ou terei que trocar todo o sistema cervo+cuica para eu ter um pedal mais macio,depois de 11 horas freiando ele ainda estou tomando anti-inflamatorio por causa de uma enorme dor nas costas....:parede::parede::parede:

Abraços.

Pagani
01/07/2010, 12:07
Rodrigo,

Pedal duro indica falta de vácuo OU cilindro mestre de diâmetro muito grande. O cilindro mestre do jeep é de 1".
Esse que vc colocou está escrito oque na caixa ?

Wcas,

O espaço de tempo pode indicar lonas desreguladas e/ou vc está descostumado com servo freio. A valvula é colocada se o jeep teima em arrastar as rodas traseiras em todas as frenagens. A válvula é parafusada no cilindro mestre e depois vai o tubo de freio.
Seu jeep tem freio à disco na frente ?

Matou o problema.

Eu usava a mesma configuração , cilindor de F1000 e hidrovacúo de opala antigo, disco nas 4 e pneus 37.
Ficava muito duro e demorava a parar em mesmo em velocidades baixas.
Troquei o hidro por um do opala 92, ele é maior do que eu usava, ficou muito bom.

[]'s freando

fugger
01/07/2010, 13:26
Pagani, sabe qual o diâmetro e sistema (bendix, varga, etc) deste "novo" hidrovácuo?

[]´s

Dic3
01/07/2010, 14:56
Olá bom dia a todos,

Estou com um probleminha com o freio do meu jeep....

Ele está com pedaleira suspensa do opala, o cervo da F1000 (BOSCH),cuica de vacuo do opala, lona traseira e disco dianteiro com as pinças da Kombi,como mostra a foto abaixo o cervo e a cuica,mas o meu problema é que o pedal está um pouco duro (na verdade bem duro),gostaria de saber que,se eu trocar a cuica do opala por uma maior,ou até mesmo a da F1000,o pedal vai ficar mais macio,ou terei que trocar todo o sistema cervo+cuica para eu ter um pedal mais macio,depois de 11 horas freiando ele ainda estou tomando anti-inflamatorio por causa de uma enorme dor nas costas....:parede::parede::parede:

Abraços.

Vai de cuica de f-1000 que voce resolve o problema. Isso é falta de vacuo no sistema.

Abraco

Curupira
01/07/2010, 16:55
Valeu pelo toque pessoal,no final eu estava na duvida se era mesmo falta de vacuo,ou se era alguma coisa fora isso que o leopoldo tinha citado em uma das respostas,pois como no final tinha virado uma salada de fruta,ou melhor de peças,eu não sabia se trocava só o hidrovacuo ou se trocava tudo mesmo,mas vou tentar trocar apenas o hidrovacuo e ver no que vai dar...

Abraços já melhorando...:dance:

Pagani
01/07/2010, 18:07
Pagani, sabe qual o diâmetro e sistema (bendix, varga, etc) deste "novo" hidrovácuo?

[]´s

Opa...

amanhã depois do jogo do Brasil pego e posto aqui.
A adaptaçào foi facil, so inverti o suporte e refure. Alem de fazer um reforço na peça nova...

[]'s

Pagani
01/07/2010, 18:08
Vai de cuica de f-1000 que voce resolve o problema. Isso é falta de vacuo no sistema.

Abraco

Issoé mesmo, mas a cuica da F1000 custa uma bala, achei por 440,00 e uma do opala moderno saiu 120, novinha na caixa. Claro que fazer economia no freio eh F$@%@. Mas ficou muito boa a frenagem...

[]'s

rodrigo.hoffman
01/07/2010, 21:59
Pessoal

O tamanho do servo-freio tanto o da F1000 como do Opala são de 200mm.. Eu acho que o freio ta pesado pq o diametro do cilindro da F1000 é de 28,57mm contra 22,22 do Opala.. Sendo assim qt maior o diametro do cilindro, menor é o curso do pedal e mais pesado fica... Se vc trocar o CM da F1000 pelo do Opala, vc diminui o diametro, logo aumentara o curso e ganhara leveza no pedal..

O ideal é ter um conjunto cilindro+servo+pedaleira tudo do mesmo carro.. Assim vc diminui os problemas de curso dos pedais, haste do servo, etc...

O Fênix tá equipado com disco nas 4 rodas e o conjunto todo do Gol.. E o freio é bom pra caramba e bem leve...

[ ]´s

Pablo.pinto2007
02/07/2010, 00:34
Pessoal especialista em freios... o meu sistema é esse completo do opala, pedaleira, hidro e cilindro do opala... porém é tambor nas 4 rodas... esse não é o problema hoje, pois já freiou muito bem assim... há alguns meses (2 ou 3) os freios estão pegando direto no tambor, fazendo com que esquente as rodas... sendo que as regulagens das tamancas estão todas zeradas, ou seja, sem regulagem nenhuma.... as molas foram todas trocadas caso as velhas estivessem fadigadas, e não resolveu... eu tô pensando que é o cilindro mestre, o que acham? já aconteceu com alguém?

Abraços!

Pablo

Rodrigo Baratti
02/07/2010, 10:52
Pessoal especialista em freios... o meu sistema é esse completo do opala, pedaleira, hidro e cilindro do opala... porém é tambor nas 4 rodas... esse não é o problema hoje, pois já freiou muito bem assim... há alguns meses (2 ou 3) os freios estão pegando direto no tambor, fazendo com que esquente as rodas... sendo que as regulagens das tamancas estão todas zeradas, ou seja, sem regulagem nenhuma.... as molas foram todas trocadas caso as velhas estivessem fadigadas, e não resolveu... eu tô pensando que é o cilindro mestre, o que acham? já aconteceu com alguém?

Abraços!

Pablo

Verifique se o pedal tem retorno.
No meu certa vez aconteceu do pedal ficar travado, ou seja, eu apertava o freio e ele não retornava, o pedal até retornava mas a pressão continuava no sistema.

Depois de muito monta e desmonta descobri que na adaptação a haste do servo freio ficou um pouco desalinhada, o que forçava o diafragma e não dava retorno.

[]'s

Alex63
06/07/2010, 15:47
Pablo,

Seu problema provavelmente são os cilindros de roda prendendo! Com o passar do tempo, eles cria uma camada de ferrugem na borda e o piustão ao passar por ela não retorna mais e acaba prendendo as rodas....

verifique na roda que esquenta, removendo o tambor, se vc consegue movimentar os pistões do cilindro de rodas.. acredito que vc não conseguira...

Abcs





Pessoal especialista em freios... o meu sistema é esse completo do opala, pedaleira, hidro e cilindro do opala... porém é tambor nas 4 rodas... esse não é o problema hoje, pois já freiou muito bem assim... há alguns meses (2 ou 3) os freios estão pegando direto no tambor, fazendo com que esquente as rodas... sendo que as regulagens das tamancas estão todas zeradas, ou seja, sem regulagem nenhuma.... as molas foram todas trocadas caso as velhas estivessem fadigadas, e não resolveu... eu tô pensando que é o cilindro mestre, o que acham? já aconteceu com alguém?

Abraços!

Pablo

Rodrigotche
06/07/2010, 21:44
Agora depois de um tempo lutando com o meu freio troquei as lonas diânteiras por discos ai a configuração ficou pedal de opala, hidro de opala, cilindro mestre de f1000 pinça de opala e atrás sistema de freio moderno da f75.
O problema agora e que o pedal esta muito macio e o freio não arrasta tipo freia mas não com aquele entusiasmo.
Será que o melhor seria trocar o cilindro mestre pelo do opala ou continuar lutando com este da f1000???

Pablo.pinto2007
07/07/2010, 00:50
Ok! Não tive tempo de mexer ainda, mas provavelmente não seja esse o problema viu! por que acho isso? porque simplesmente não retorna, é como se realmente estivesse entupido a tubulação, ou com uma retenção... por enquanto a viatura está parada, estou trocando os calços da carroceria... e depois que terminar vou lutar com os freios, ok? De qualquer forma vou verificar, claro todos os cilindros auxiliares... e ver se compensa logo de uma vez por todas colocar a disco, pelo menos na dianteira....
Abração!

Pablo


Pablo,

Seu problema provavelmente são os cilindros de roda prendendo! Com o passar do tempo, eles cria uma camada de ferrugem na borda e o piustão ao passar por ela não retorna mais e acaba prendendo as rodas....

verifique na roda que esquenta, removendo o tambor, se vc consegue movimentar os pistões do cilindro de rodas.. acredito que vc não conseguira...

Abcs

rodrigo.hoffman
07/07/2010, 22:18
Agora depois de um tempo lutando com o meu freio troquei as lonas diânteiras por discos ai a configuração ficou pedal de opala, hidro de opala, cilindro mestre de f1000 pinça de opala e atrás sistema de freio moderno da f75.
O problema agora e que o pedal esta muito macio e o freio não arrasta tipo freia mas não com aquele entusiasmo.
Será que o melhor seria trocar o cilindro mestre pelo do opala ou continuar lutando com este da f1000???

Ae xara....

Esse negocio ai de freio e muito complicado... Como eu disse anteriormente num da pra ir juntandoi tudo que é coisa de cada carro e no final dar um freio bom... Posso estar enganado mas pinças de Opala acho que é meio roubada :pensativo:.. Pedal macio pode ser tanta coisa, desde ar no sistema até curso insuficiente no CM... O CM da F1000 é um mostro e manda muito oleo, mas precisa de uma pedaleira que faça ele andar o "curso" todo.. Esse curso pode estar sendo pequeno na haste do pedal ou na haste do vacuo..

Num sei se to sabendo me expressar direito, mas acho que deu pra entender...

Aqui tem um topico muito bom sobre o assunto... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31115 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31115)


[ ]´s

Rafaminc
08/07/2010, 09:29
Ok! Não tive tempo de mexer ainda, mas provavelmente não seja esse o problema viu! por que acho isso? porque simplesmente não retorna, é como se realmente estivesse entupido a tubulação, ou com uma retenção... por enquanto a viatura está parada, estou trocando os calços da carroceria... e depois que terminar vou lutar com os freios, ok? De qualquer forma vou verificar, claro todos os cilindros auxiliares... e ver se compensa logo de uma vez por todas colocar a disco, pelo menos na dianteira....
Abração!

Pablo

Pablo, se o problema ocorre em uma roda, provavelmente é o cilindro de roda travado devido a ferrugem ou a mangueira do flexível muito velha e entupida.
Agora se é nas dianteiras ou traseiras, vá de cilindro mestre. Revisa se a haste que aciona o cilindro não está enforcada. Ela tem que ter uma pequena folga quando o pedal não está acionado.

tuna
08/07/2010, 17:24
Ae xara....
.. Posso estar enganado mas pinças de Opala acho que é meio roubada :pensativo:..
[ ]´s

Rodrigo,
Por quê vc. diz isso?
Eu uso quatro pinças de opala com discos de f-1000, e num tenho do que reclamar do meu freio, só pra ter uma idéia: com cilindro mestre de opala e cuica do corcel I, o pedal fica muito mole, inclusive já desliguei o vácuo algumas vezes e achei que fica até melhor.
E sem dúvida, pára os meus guerra 35´´ numa boa.

abraços freando bagarai

rodrigo.hoffman
08/07/2010, 22:12
Rodrigo,
Por quê vc. diz isso?
Eu uso quatro pinças de opala com discos de f-1000, e num tenho do que reclamar do meu freio, só pra ter uma idéia: com cilindro mestre de opala e cuica do corcel I, o pedal fica muito mole, inclusive já desliguei o vácuo algumas vezes e achei que fica até melhor.
E sem dúvida, pára os meus guerra 35´´ numa boa.

abraços freando bagarai

Ae Tuna

Como eu disse, eu posso estar enganado mas ouvi alguns comentarios, num sei se foi aqui no Forum mesmo, que ja nem no Opala era bom de freio, imagina no Jeep... Mas com o seu relato eu ja to quase mudando de opiniao...

Como tava dizendo equalizar um sistema de freio para um Jeep não e uma coisa muito facil, pois depende de muita coisa... Eu acho que usando um conjunto todo de um mesmo carro (servo+pedaleira+CM), vc diminui um pouco as falhas.. Isso nao quer dizer que misturando tudo que é peça, possa se chegar a um conjunto bom...

Falando em pinças, eu sou a favor de se usar o sistema flutuante... Com ele vc compensa desgastes irregulares das pastilhas e folgas em rolamentos, etc... Isso ja não acontece em sistemas fixos como o da Kombi, por exemplo... Diminuindo e compensando folgas e desgastes vc ganha uma frenagem mais eficiente...

Discos solidos ao inves de ventilados.. Alem de mais finos, ajudando em ganho de espaço dentro da roda (facilitando a adaptaçao), nao enchem de barro como os ventilados, prejudicando o esfriamento do disco e tb comprometendo a capacidade de frenagem...

Como eu disse no começo, varios fatores vão contribuir pra um sucesso ou fracasso numa adaptação de freio.. tem casos que da tudo certo, tem outros que não..

[ ]´s

Rodrigotche
08/07/2010, 22:16
Vou verificar se o hidrovacuo do opala tem o curso suficiente para acionar o cilindro mestre da f1000 depois de verificar isto postarei o resultado

Pablo.pinto2007
09/07/2010, 18:15
Pablo, se o problema ocorre em uma roda, provavelmente é o cilindro de roda travado devido a ferrugem ou a mangueira do flexível muito velha e entupida.
Agora se é nas dianteiras ou traseiras, vá de cilindro mestre. Revisa se a haste que aciona o cilindro não está enforcada. Ela tem que ter uma pequena folga quando o pedal não está acionado.

É disso que eu falo... cilindro mestre na cabeça, pois já troquei o sistema traseiro inteiro, e no mesmo dia ficou pegando, sem ter regulagem alguma... ou seja o cilindro mestre não está dando retorno....
Valeu e abração ao povo do tópico!!!

Pablo

Jeep54
12/07/2010, 15:23
Olá amigos do forum,

Venho aki para ver se podem me ajudar,

A configuração do meu jeep é a seguinte: Pedais, hidrovacuo e cilindro mestre de opala, freio a disco na dianteira com pinças de combi e lonas de freio originas do meu jeep cj3b na trazeira.

O meu grande problema é que quando o meu jeep tinha lonas na dianteira e na trazeira com o sistema de Pedais, hidrovacuo e cilindro mestre do opala, freiava, com dificuldade mais freiava, o pedal de freio chegava a encostar no assoalho, mais agora o problema é diferente, é que com os novos discos e com a pinça o pedal ficou mais duro e chega na metade do curso e não anda mais e muito menos freia.:parede:
Pareçe que chega no fim de curso do cilindro mestre, acho que a vareta que sai do pedal esta muito grande, pois quando o mecanico foi colocar o cilindro no lugar teve uma grande dificuldade, outro rapaz teve que empurrar o cilindro enquanto ele o fixava hidrovacuo, será que é este o problema?:parede:

Me desculpe o "testamento", agradeço des de já a todos que puderem ajudar.

Abs

Dic3
12/07/2010, 15:30
Voce mesmo matou a charada meu amigo.

Eu e o Edgar tivemos o mesmo problema no Jeep dele, o pino que aciona o cilindro mestre estava estrangulando o cilindro mestre. foi soltar o pino pro sistema comecar a "dar freio".
Se for o cado corte um pouco o pino que aciona o cilindro mestre.


Veja la e nos diga o resultado

rodrigo.hoffman
12/07/2010, 21:43
Olá amigos do forum,

Venho aki para ver se podem me ajudar,

A configuração do meu jeep é a seguinte: Pedais, hidrovacuo e cilindro mestre de opala, freio a disco na dianteira com pinças de combi e lonas de freio originas do meu jeep cj3b na trazeira.

O meu grande problema é que quando o meu jeep tinha lonas na dianteira e na trazeira com o sistema de Pedais, hidrovacuo e cilindro mestre do opala, freiava, com dificuldade mais freiava, o pedal de freio chegava a encostar no assoalho, mais agora o problema é diferente, é que com os novos discos e com a pinça o pedal ficou mais duro e chega na metade do curso e não anda mais e muito menos freia.:parede:
Pareçe que chega no fim de curso do cilindro mestre, acho que a vareta que sai do pedal esta muito grande, pois quando o mecanico foi colocar o cilindro no lugar teve uma grande dificuldade, outro rapaz teve que empurrar o cilindro enquanto ele o fixava hidrovacuo, será que é este o problema?:parede:

Me desculpe o "testamento", agradeço des de já a todos que puderem ajudar.

Abs

Opa

Eu acho que qd vc tinha ainda lonas nas 4 rodas, o CM do Opala era pequeno e nao conseguia deslocar a qtde necessaria de fluido, por isso o sintoma do pedal indo la no assoalho.. Com as pinças de Kombi, a qtde de oleo agora e menor, entao o pedal subiu... Sobre a haste comprida demais, o sintoma deveria ser o mesmo que o pessoal ta relatando ai, que faz com que o carro fique freiado, pois o pistao do CM nao retorna...

Mas eu acho que tem algo errado com a haste mesmo, num devia entrar empurrando nada.. Foi aumentada essa haste do pedal??? Verifica tb a posição das sangrias da pinça.. Lembresse que elas tem que estar para cima, senao fica com ar no sistema e nao vai frear nunca...

[ ]´s

Pablo.pinto2007
13/07/2010, 11:22
Antes do colega trocar o freio dianteiro por disco, ou seja, quando era tudo lona... o pedal ia pro fundo da lata por questão de regulagem nas rodas, hoje como a quantidade de óleo é menor (como o Rodrigo disse aí), então o pedal subiu...
Eu tô achando que tem a ver com essa haste que teve dificuldade de instalar (o que não era previsto, pois não era nem para ter retirado o cilindro), ou então a montagem foi feita errada, como sugeriu o amigo Rodrigo...


Opa

Eu acho que qd vc tinha ainda lonas nas 4 rodas, o CM do Opala era pequeno e nao conseguia deslocar a qtde necessaria de fluido, por isso o sintoma do pedal indo la no assoalho.. Com as pinças de Kombi, a qtde de oleo agora e menor, entao o pedal subiu... Sobre a haste comprida demais, o sintoma deveria ser o mesmo que o pessoal ta relatando ai, que faz com que o carro fique freiado, pois o pistao do CM nao retorna...

Mas eu acho que tem algo errado com a haste mesmo, num devia entrar empurrando nada.. Foi aumentada essa haste do pedal??? Verifica tb a posição das sangrias da pinça.. Lembresse que elas tem que estar para cima, senao fica com ar no sistema e nao vai frear nunca...

[ ]´s