PDA

Ver Versão Completa : Freio puxando pros lados aleatoriamente...

samuca79
11/05/2008, 11:43
Ola pessoal,

Ja revirei os topicos sobre freio de CJ e nao fui capaz de encontrar nada sobre o problema que venho enfrentando com os freios do meu CJ5.
Tenho hidrovacuo de opala com tambores originais do jeep ...
funcionando muito bem, sem motivo aparente comecei a perceber que a direcao puxa para o lado quando aciono o freio (ate ai nada novo, varias possibilidades verificadas, uma roda freiando mais que a outra , coisa simples...)o fato curioso e que a direcao puxa cada momento para um lado ... acontece de maneira totalmente aleatoria...
aciono o freio e puxa para a direita em outra freiada puxa para a esquerda, nao existe um padrao, cada dia uma roda freia mais que a outra ... ja sangrei o sistema, regulei as lonas, conferi os tambores e cilindros, aparentemente nada fora do normal. Nao consigo imaginar a causa desta anomalia no funcionamento, ja que o fato de puxar cada momento pra um lado diferente comprova que o sistema das 2 rodas dianteiras esta acionando normalmente.
Caso esta falha ja tenha sido colocada em pauta favor me informarem o link, pois como ja relatei nao o localizei.
Obrigado mais uma vez a todos.

Abracos com freios instaveis.....
Uma surpresa a cada dia....

leopoldo
11/05/2008, 13:47
Vc já verificou os rolamentos de cubo e munhão ?

Vc já verificou a integridade das molas e jumelos ?

GBarros
11/05/2008, 22:59
Olha, em outro topico, relatei minha aflição com meu freio com configurações parecidas com essa. Meu cilindro mestre e servo freio é do opala, pinças da kombi na frente e pinças do tempra atrás. Não dava freio de jeito nenhum no sistema em que estava "T", aí um cara aqui perto de casa, me falou que o sistema do opala e em "X". Bem não acreditei muito, mas resolvi fazer o que ele disse. Já tinha colocado várias valvulas pra amenizar meu problema, mas nada. Coloquei o sistema em "X" e o que aconteceu?: Freio na hora. agora não sou eu que explica isso. Só dou a dica. tenta aí, quem sabe dá certo!

leopoldo
12/05/2008, 09:03
O opala é sistema frontal e trazeiro.

Que eu saiba, dos nacionais, somente o VW era em X.

GBarros
12/05/2008, 11:24
O opala é sistema frontal e trazeiro.

Que eu saiba, dos nacionais, somente o VW era em X.
Bem, olhei a caravan do meu Pai e ela está em "X". Olhei o opala de um vizinho meu: Em "X" também. O problema é que só fui olhar isso depois que já tinha montado o meu em X, pois foi a dica de um cara que só mexe com freios aqui perto de casa. E o pior, ele tava certo. Os freios estão bem melhores e o pedal volta sem problemas.

leopoldo
12/05/2008, 15:00
Bom, eu tenho um esquema aqui mas é meio veínho. Mas eu sempre vi e mestre do opala com 2 saídas. Teria que

Neste caso vc necessita de 2 valvulas equalizadoras e tem 4 saídas no cilindro mestre.

Porém, não vejo explicação para isso. Poém,

leopoldo
12/05/2008, 15:05
Bom, eu tenho um esquema aqui mas é meio veínho. Mas eu sempre vi o mestre do opala com 2 saídas. Teria que ver a ramificação da tubulação para ver a conecção roda diant.dir./roda tras.esqu. e roda diant.esq/roda tras.dir. . É possível transformar o mestre de 2 saidas em sistema em X usando bloco distribuidores de 3 vias.

Mesmo assim, neste caso, vc necessita de 2 valvulas equalizadoras.

Entretanto, eu não vejo explicação para esse comportamento, além da vantagem em segurança caso haja falha de um sistema.

GBarros
12/05/2008, 17:53
Bom, eu tenho um esquema aqui mas é meio veínho. Mas eu sempre vi o mestre do opala com 2 saídas. Teria que ver a ramificação da tubulação para ver a conecção roda diant.dir./roda tras.esqu. e roda diant.esq/roda tras.dir. . É possível transformar o mestre de 2 saidas em sistema em X usando bloco distribuidores de 3 vias.

Mesmo assim, neste caso, vc necessita de 2 valvulas equalizadoras.

Entretanto, eu não vejo explicação para esse comportamento, além da vantagem em segurança caso haja falha de um sistema.

Aí que está: eu tive que colocar em cada saida do cilindro mestre, uma especie de "T", que divide a saida do cilindro mestre em duas, sendo que aí uma saida é para uma das rodas dianteiras e o outro para uma das rodas traseiras. E não coloquei valvula nenhuma nesse sistema, pois o cara me falou que geralmente elas são para freios a tambor. Bem, tá funcionando né, rs.... e muito bem.:concordo:

joão k. chikui
12/05/2008, 18:44
Samuka , meu primeiro CJ era a tambor e , logo cedo , frio puxava prá direita , depois que esquentava as panelas, puxava prá esquerda, o duro era adivinhar qdo aconteceria essa mudança. Coloquei disco na dianteira (SBD) e zerou.

Cacá
13/05/2008, 18:33
Ele esta usando 4 tambores no Cilindro Mestre para disco. Eu aposto minhas fichas na diferenca de pressão do sistema. O CM nao deve ter valvula de pressão residual, cara hora o sistema "enche primeiro" o lado com menor diferenca de pressão.

[s]

leopoldo
13/05/2008, 19:07
Observer que pelo relato, funcionava bem e de repente começou a dar problemas.

Não deve ser válvula de retenção pois a função dela seria propiciar melhor rendimento em pisadas consecutivas e uma imediatamente após a outra.

O puxar de rodas cada vez para lados diferentes pode significar:

Lonas desreguladas: Bom, ele afirma que regulou. Porém existe ainda a possibilidade da regulagem não estar ainda certa o suficiente.
Também existe a possibilidade dos rolamentos dos cubos estarem com folga.
Também existe a possibilidade de alguma mola de retorno dos patins (aquela comprida) não estar em boas condições.
Eu verificaria os rolamentos de munhão e o sistema de direção onde folgas podem causar o jeep ir tentando ir para um dos lados.

Cacá
13/05/2008, 22:22
Tem razão Leopoldo. No meu, uma vez notei que os cubos dianteiros estavam com folga e isso dava uma interferencia danada no freio. Outra coisa, a regulagem dos parafusos excentricos é chata pra dedéu. Um pelímetro de diferença da uma senhora diferenca nas pisadas.

[s]

Bruno Pedra
14/05/2008, 20:36
Olha, no meu acontecia isso....

Pode nao ser a causa do seu problema samuca, mas no meu caso eram folgas nas ponteiras da direcao, (usando sistema original na epoca). aquele esquema de barras em y original do willys eu particularmente acho uma porcaria... tende a dar folga e faz-se um esforço demasiado para virar as rodas,

coloquei direcao hidraulica, barra direta roda a roda joguei o setor de willys fora e fim dos problemas

eu apostaria em folgas no rolamento do munhao como disse o leopoldo e ou no sistema de direcao.

samuca79
29/05/2008, 19:31
Obrigado pelas dicas pessoal...
Acho q vou apurar todas as suspeitas....
os rolamentos de munhao e toda a parte de direcao estao OK. sem folgas , os rolamentos de roda dianteiros sao novos , recem trocados... utilizo barra direta com setor mecanico de alfa romeo 2300 (podem jogar pedras, acho otimo.. sem folgas e bastante parrudo, alem da adaptacao ser de uma simplicidade franciscana e as pecas internas sao iguais as da kombi).
Encontrei vazamento no amortecedor dianteiro esquerdo, nao sei quando aconteceu ou se tem relacao com o freio, mas resolvi que assim que o tempo permitir, vou trocar os amortecedores e na ocasiao vou desmontar os tambores trazeiros tambem pra conferir as molas e os demais detalhes que foram sugeridos....
Lembro que meu freio esta montado com uma saida do CM pra cada eixo e coloquei a tal valvula "nao lembro o nome" na saida traseira, pois as rodas de tras estavam travando ao acionar o pedal....
Os discos fazem parte dos planos futuros, mas tenho "medo" dos relatos de colegas que ficaram desapontados com a performance do disco comparado a lona (seca, claro) e hidrovacuo... entao vou adiando o upgrade e rezando pra continuar tendo freios depois de passar em rios ou lugares alagados...
Foi mencionado o uso de CM pra "disco" com lonas, eu ja havia pensado na incompatibilidade entre eles, mas nunca ouvi relatos de problemas causados por esta mistura, e comum? Acontece realmente ?? O CM utilizado e do opala 79, ano do carro doador do motor que utilizo ...

Abracos e obrigado a todos...

leopoldo
29/05/2008, 20:58
Samuka, o servo freio nasceu para o sistema freio à disco.

Quando dimensionaram os discos viram que a pressão do mestre não era suficiente para prender as pastilhas contra o disco. O jeito era aumentar a pressão. Diminuir o diametro do cilindro mestre seria a 1º opção mas ai viriam os problemas com volume deslocado e altura do pedal. Seria impraticável. Então, o servo criou a pressão extra de 2 a 5 X a do pedal normal.

Obviamente que um servo num pedal originalmente duro como o do jeep resolve alguma coisa mas, a migração do sistema lona para o disco sem parâmetros e misturando peças é a receita certa para uma boa dor de cabeça.