PDA

Ver Versão Completa : recapado, pre-moldado, recauchutado, remoldado

davidss6
11/05/2008, 10:36
Saudações Srs.

estou a procura de novos sapatos para minha viatura. A princípio pensei nuns BF, mas o preço...:putz::putz:

Daí vi uns posts de pessoas que usam (recapado, pre-moldado, recauchutado, remoldado, é dado que não acaba mais...). Também andei visitando páginas de alguns fabricantes (tatu, marisco, geninho) e achei os desenhos fantásticos!!! era isso que eu procurava!!! pneus lameiro a preço de lama!! :dance::dance::dance:). Mas e pintaram as dúvidas:

Qual a melhor marca do mercado?? Ou uma marca boa, que a maioria do pessoal aqui usa e recomenda???
tem algum macete pra comprar esse tipo de pneu???
Esse tipo de pneu é bom? Pelo custo (metade do bf no meu caso) tem uma durabilidade proporcional?
Qual durabilidade aproximada?
Recapado, pre-moldado, recauchutado, remoldado são apenas vários nomes diferentes para confundir nossa cabeça ou tem diferenças entre eles?? Algum destes processos é melhor que o outro no resultado final do produto??

A última, alguém de BH sabe de uma loja que vende este tipo de pneus?

Abracos

leopoldo
11/05/2008, 19:26
são nomes diferentes para coisas diferentes.

Re-capado: é um processo que "cola" uma nova banda de rodagem na carcaça preparada. Os recapados são os pneus que deixam tiras de borracha na estrada quando esta tira descola.

Re-cauchutado: é um processo de vulcanização de uma nova banda de rodagem numa carcaça preparada.

Re-moldado: é um processo de modificação por exemplo .. o desenho da banda de rodagem de um pneu novo.

Pré-moldado ... no meu ponto de vista, é qualquer pneu novo.

maxdelta
11/05/2008, 20:33
Pra naum dizer que ninguem te avisou:

Recapado e recauchutado(ambos são resolados) só recomendado andar na tração traseira. Pois se a sola soltar, vc vai consegui andar como se fosse um pneu careca. Mas se soltar na frente vc tem a grande chance de não consegui realizar uma manobra. Apesar que eu acredito e os casos que houveram por aki foram no asfalto, num passeio fora de estrada, deva ocorrer raramente pois o piso dá menos atrito aos pneus.

Um amigo meu, não seguiu meu conselho, e seguiu o conselho da empresa de recapagem, que o pneu podia rodar na frente, economizou 300 reais porém gastou 2 mil com o conserto do carro e das rodas, e ficou 3 dias de atestado, apesar de ter voltado ao trabalho com mão ainda machucadas.

Agora tanto o remoldado como o premoldado ao meu ver são pneus novos.

Dic3
12/05/2008, 11:55
Bom, levando em conta que meu Jeep nem mesmo chega a 90Km/h entao posso rodar sossegado. Uso pneus recapados a frio.

Paulo_CW
12/05/2008, 14:35
Davidss6
Como vc pode ver no tópico q criei, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35390&page=5 mostra os pneus q atualmente estão na minha Pajero que é um carro pesadão.
Eu tenho o recapado pois meu uso é somente em trilhas e a eficiência destes desenhos de pneus em trilhas é muito superior ao MUD.

O processo de fabricação destes pneus num modo simplório de dizer, é colar cravos de uma banda de rodagem nova em um pneu usado previamente vista sua condição, formando um pneu com um novo desenho apropriado a cada situação.

Eu sempre usei este tipo de pneus nas minhas viaturas 4x4 e nunca tive problemas, claro q se deve respeitar seus limites sendo q a velocidade máxima não deve ultrapassar 100km por um período mais longo de tempo e tbm mais cuidado nas frenagens em piso monhado, pois por terem área menos contato com o piso, tem menos aderência.

Quanto a durabilidade, vai depender muito do desenho de banda que vc escolher e seu uso. Um pneu mais agressivo e com menos cravos vai durar muito menos que um pneu misto com muito mais cravos, então se considerar a área percentual de contato com o piso de um pneu recapado com um MUD por ex. a durabilidade será a mesma

Outro detalhe esta no balanceamento, que é mais difícil de conseguir, mas geralmente o balanceador dinâmico resolve.

Espero ter contribuido na solução de suas dúvidas

davidss6
13/05/2008, 13:53
Valeu pelas informaçoes pessoal!!

Paulo Cesar, valeu de novo pelas dicas. Depois que tu me passou o link da tatu pneus, comecei a procurar mais sobre o assunto pra saber da moçada qual a melhor compra nesse segmento de pneus. Porque, sinceramente, pagar 700 paus em cada pneu mud novo é foda...

Quanto as limitacoes de velocidade, creio que qualquer pneu com desenho mais agressivo é necessário cuidado. Já usei scopion mud da pirelli. O dia que precisei chamá-los de jeito, os bichos escorregaram igual quiabo :shock:

Abracos

David

Ramone
14/05/2008, 12:32
são nomes diferentes para coisas diferentes.

Re-capado: é um processo que "cola" uma nova banda de rodagem na carcaça preparada. Os recapados são os pneus que deixam tiras de borracha na estrada quando esta tira descola.

Re-cauchutado: é um processo de vulcanização de uma nova banda de rodagem numa carcaça preparada.

Re-moldado: é um processo de modificação por exemplo .. o desenho da banda de rodagem de um pneu novo.

Pré-moldado ... no meu ponto de vista, é qualquer pneu novo.

Os pneus do Geninho ou Marisco se encaixam em qual destes tipos?

davidss6
14/05/2008, 21:11
Pela explicação do Leopoldo, parece que os do geninho são recauchutados (nova banda de rodagem)... Os do Marisco eu não sei.. Agora esses aqui www.tatupneus.com.br (http://www.tatupneus.com.br) . Encaixam na categoria de recapado..

Se eu tiver falando caca, alguem me corrgija por favor.. :roll::roll::roll:

Abracos

Paulo_CW
15/05/2008, 08:41
Seguinte... tanto recapado quanto recauchutado q pra mim são a mesma coisa necessitam de vulcanização para aderência da nova banda, seja ela inteira ou dividida em gomos no pneu usado... a unica diferença é o uso de uma banda inteira q da a volta no pneu, ou os gomos colados individualmente.
Marisco e Geninho desenvolveram uma banda própria q colada de vez inteira sobre o pneu mas tbm possuem modelos com gomos colados...
www.tatupneus.com (http://www.tatupneus.com) e www.mamuteoffroad.com.br (http://www.mamuteoffroad.com.br) possuem o processo de colagem de gomos separados

leopoldo
15/05/2008, 10:29
Só observe que re-capado NÃO é igual ao re-cauchutado. A diferença é gritante !

Pelo menos antigamente o conceito era esse. Mas eu entendo que pareçam mesma coisa, afinal, o dicionário ou alguns sites definem como se fosse a mesma coisa. Agora, se vc vai a uma loja e observa um recapdo e um recauchutado vê as nítidas diferenças.

No re-capado somente a parte que entra em contato com o asfalto é "renovada". Eles colam como se fosse um anel na parte externa. Esse anel já tem o formato (os sulcos).Olhem aqui: http://www.michelin.com.br/Conteudo_Vgn/_docs/_michelin/carga_inftecnicas_dicasdobib_recapagem.avi

Já no re-cauchutado, o pneu é raspado, e uma nova camada é vulcanizada .... o pneu entra numa forma de vulcanização que desenha so sulcos e "funde " a borracha na carcaça antiga. Olhem aqui: http://www.goodyear.com.br/retread/technology.html

e por fim, veja oque diz o INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/imprensa/releases/pneusRefor.asp

Pela foto do Tatu pneus, eu diria que é re-moldado, ou recauchutado e depois re-moldado

Paulo_CW
15/05/2008, 10:48
Seguinte, o processo para ambos e a raspagem do pneu (da banda existente) em um torno com varias facas que literalmente comem o pneu, em seguida vai sobre a raspagem a nova banda que pode ser inteira... (é vendida pela Vipal em Kg por ex) vestindo o pneu... no caso do Tatu, Mamute, Marisco e outros, o processo é SIM o mesmo... esta mesma banda de caminhão tem seus gomos recortados e em seguida colados no pneu formando o novo desenho.
Depois disso, o pneu vai pra estufa cheio a uma pressão de até 300lb ficando lá por um tempo.... para para literalmente a fundição do pneu....
Q acontece de soltar a banda inteira q vemos por aí....e menos provavel de acontecer nos gomos, pois a área de colagem é muito superior....