Ver Versão Completa : Calibragem pneus Hilux
Postei essa msg no forum de pickups mas não obtive resposta, então vou postar aqui:
Sou novo no mundo 4x4, acabei de comprar uma Hilux CD 2.8D, carrão... mas tenho uma dúvida (dentre várias, vou perturbar nos próximos dias, hehe) sobre a calibragem dos pneus.
No manual do carro diz que os dianteiros devem ter 25 psi e os traseiros 44 psi.... 44?!?!? Achei alto demais, é isso mesmo? Quando peguei o carro todos os pneus estavam com 30 psi.
Só um detalhe, esses valores são para pneu 215/80 R16, e o pneu no meu carro é LT235/85 R16... muda alguma coisa? Posso usar essas calibragens que o manual recomenda mesmo?
praiasecacustom4x4
11/05/2008, 08:24
vai com 30 todas,se vc carrega peso ou roda com carreta coloca 35 na traseira
marlucio neiva
12/05/2008, 11:37
Postei essa msg no forum de pickups mas não obtive resposta, então vou postar aqui:
Sou novo no mundo 4x4, acabei de comprar uma Hilux CD 2.8D, carrão... mas tenho uma dúvida (dentre várias, vou perturbar nos próximos dias, hehe) sobre a calibragem dos pneus.
No manual do carro diz que os dianteiros devem ter 25 psi e os traseiros 44 psi.... 44?!?!? Achei alto demais, é isso mesmo? Quando peguei o carro todos os pneus estavam com 30 psi.
Só um detalhe, esses valores são para pneu 215/80 R16, e o pneu no meu carro é LT235/85 R16... muda alguma coisa? Posso usar essas calibragens que o manual recomenda mesmo?
Araçari,
Na etiqueta colada no batente da porta dianteira esquerda da minha Hilux CD há a recomendação do fabricante de que se use 28 libras na dianteira e 30 libras na traseira. Os pneus originais delas são 235 75 15. Tenho usado esta calibragem mesmo usando pneus 255 75 15. Tentei rodar com 30 libras na dianteira mas ficou excessivamente dura, quicando muito. Na traseira, quando carregado costumo varia de 35 a 40 libras de acordo com o peso da carga. Até hoje tem dado certo. Espero ter ajudado em algo. Abraço. Marlúcio.
Também só ando com 30 em todas. Estou com esse 4x4 há um ano ( com os mesmos pneus ) e até hoje tudo bem.
PS: não ando com o carro carregado!
Eu uso 33 em todos os pneus. 235/75 R15, original, modelo SRV 2004.
guilhermeabreu
11/07/2008, 18:20
A minha é uma SW4 com pneus 255x75x15 , uso 26 libras nos 4 , qdo viajo 30 e 32 frente/traseira respectivamente .
wilson jolé
18/06/2010, 18:16
Ola, a calibragem ideal e de acordo terreno,carga,tempo etc,mas costumo usar para todos fins,28 lbs.
sandro_ventania
06/08/2012, 21:31
Pessoal, já existe algum consenso sobre a calibragem ideal das nossas SW4?
Quando troquei os pneus a loja que fez o serviço com alinhamento e balanceamento, colocou 35psi e disse que esse era o certo para esses pneus (255/75 R150).
Como o manual fala em 26 e 28 com pneus 215 eu fico sem saber qual o ideal.
Outra coisa, e quando o pneu mão está frio? O posto mais perto da minha casa fica a mais de 5 km...
guilhermeabreu
06/08/2012, 22:00
Atualmente calibro com 28 nos 4 e qdo chega em 26 calibro novamente para 28 , ou seja ando com a libragem entre 26 e 28 nas 4 rodas e qdo viajo com mais peso coloc mais 2 libras nos pneus traseiros , tenho um rolar macio nestas situações .
E DESGASTE DE PNEUS POR IGUAL EM TODA A BANDA DE RODAGEM .
Na coluna da minha tem um adesivo falando em 26 na dianteira e 29 na traseira. O adesivo não é original, mas como no manual tb fala em pressão maior na traseira, eu mantenho desta forma. A calibragem do manual fala em mais só que para pneu mais fino. Eu uso 26 e 29 e tá na boa!
sandro_ventania
06/08/2012, 23:45
Pois é...mas essa pressão é para pneus mais finos (originais), com pneus mais largos, a pressão não deveria ser diferente? Será que existe alguma tabela ou calculo?
jorge.duarte
06/08/2012, 23:55
Eu sempre usei 30 lbs. Percebo que abaixo disso o carro fica, meio "bobo", balança mais do que deve.
Abs
feitosac
07/08/2012, 00:10
Sandro, o fabricante do pneu tem a tabela com a pressão para cada carro, no caso da minha sw4 2001 o BF AT 265/75 manda colocar 30 lbs.
Abs.
SandroGaúcho
07/08/2012, 09:16
Buenas
Pessoal, acabei de colocar 4 sapatinhos 31x10,5x15 no Trovão Azul e pretendo rodar de 28 a 30lbs visando economia e não sacrificar as buchas da suspenção.
Mas infelizmente não dá pra confiar nos calibradores/manômetros dos postos de gasolina, então comprei aquela canetinha pra conferir a pressão e tambem tenho um compressorzinho "ching-ling" no porta malas hehehe, isso tudo porque quando vou enfrentar um areião eu baixo a pressão.
Até mais...
Boa noite,
Quando comprei os meus Michelin LTX 225 75R15 na loja calibraram com 33 psi nos 4 pneus :screwy:
Achei demais e logo em seguida baixei para 30 psi - Mas ainda achava que não estava legal, pois o carro "copiava" muito o piso.
Então passei a usar 26 diant. e 29 tras., seguindo o recomendado na etiqueta da porta do motorista... :slap:
Agora sim!!! a sw4 está do jeito que acho que deve ser: bem macia! A família agradeceu...
Acredito que a minha etiqueta seja original:
363116
Boa noite,
Quando comprei os meus Michelin LTX 225 75R15 na loja calibraram com 33 psi nos 4 pneus :screwy:
Achei demais e logo em seguida baixei para 30 psi - Mas ainda achava que não estava legal, pois o carro "copiava" muito o piso.
Então passei a usar 26 diant. e 29 tras., seguindo o recomendado na etiqueta da porta do motorista... :slap:
Agora sim!!! a sw4 está do jeito que acho que deve ser: bem macia! A família agradeceu...
Acredito que a minha etiqueta seja original:
363116
A minha SW4 93 tem exatamente esta etiqueta. Sera que é original? Gozado é que no manual fala em pneu 205 R 16 e 215 R 15. Na etiqueta fala em 205 R16 C para Hilux e 225 75 R 15 para SW4. Devido a este informação diferente é que eu sempre achei que o adesivo não fosse original. De qq forma eu uso 26d e 29t e fica muito bom. O desgaste parece regular e o carro fica bem macio. Teoricamente poderia ser até um pouco menos, pois o pneu 31x10,5x15 tem mais área de contato com o chão. Pressão é força /área, para manter a mesma força de contato com maior área tem que diminuir a pressão. Mas ta bom como esta.
sandro_ventania
07/08/2013, 18:30
Pessoal, desculpa por voltar a esse tópico...mas se tem algo que me incomoda profundamente é olhar os pneus do carro e ver ele formando esses beiços como se o pneu estivesse murcho...por conta disso tenho usado 32psi de pressão nos 4, ameniza mais ainda assim fica um pouco beiçudo. Acho horrivel, parece que está mastigando os ombros dos pneus, parece que vai haver desgaste nas bordas da banda de rodagem.
Mas a maioria diz que usa abaixo 28 ou 30, no manual fala em 26 e 29...pô com 26 meu pneu parecia até furado!
Isso tudo é neura da minha cabeça e é normal pneu beiçudo ou meu carro pesa 2 toneladas a mais que o de voces?
Meus pneus são 255/75 15R... firestone destination na frente e Kunho road adventure na traseira.
Pessoal, desculpa por voltar a esse tópico...mas se tem algo que me incomoda profundamente é olhar os pneus do carro e ver ele formando esses beiços como se o pneu estivesse murcho...por conta disso tenho usado 32psi de pressão nos 4, ameniza mais ainda assim fica um pouco beiçudo. Acho horrivel, parece que está mastigando os ombros dos pneus, parece que vai haver desgaste nas bordas da banda de rodagem.
Mas a maioria diz que usa abaixo 28 ou 30, no manual fala em 26 e 29...pô com 26 meu pneu parecia até furado!
Isso tudo é neura da minha cabeça e é normal pneu beiçudo ou meu carro pesa 2 toneladas a mais que o de voces?
Meus pneus são 255/75 15R... firestone destination na frente e Kunho road adventure na traseira.
Meus pneus são 265/70/16 ou 265/70/16 e uso constantemente 28 exceto em alguns casos como areia, trilha que baixo bem mais de acordo com o terreno. Sandro a questão dos "beiços" pneu tipo mulher grávida se da em razão da tala da roda ser muito pequena, no seu caso como o meu deve ser tala 6" o que acaba dando esse efeito, visual de pneu barrigudo. Essa tala seria ideal para pneu 225, 235 no máximo. O ideal para pneus mais largos seria uma tala de 8". Falando nisso só aguardando o resultado da prova para fazer requerimento de estação e pegar o indicativo. Tô com um Yaesu ft 2900, devorando o manual, pois o rádio tem muita função. Breve falaremos via PY.
sandro_ventania
07/08/2013, 23:55
Esse visual barrigudo, parecendo que o carro está usando bóia de praia eu entendo que é por causa da tala.
O beiço que eu falo é no contato com o solo, parecendo pneus murcho...tipo esse:
425122
O pneu sempre fica como está nesse desenho abaixo, que indica como errado, nunca fica retinho como o desenho que indica como certo:
425123
Será que só meu carro fica com essa aparencia? Ou ninguém nunca olhou os pneus de frente?
Elias_qf
08/08/2013, 10:32
BOM DIA GALERA
eu vi num site de um fabricante a forma de calcular a calibragem dos pneus achei legal e bem pratica pq cada pneu é construido de formas diferentes como carga de trabalho tamanho pressão etc...
era dessa forma
vc pega o indice de carga max de cada pneu exemplo 1000kg multiplica por 4 pq vc utiliza 4 pneus no carro
vc pega a calibragem max do pneu exemplo 50 libras
dai vc faz regrinha de tres lembra disso na escola quando vcs estudaram a uns 30 anos atras rsrsrs
peso total -------- pressao maxima
peso do carro ----- pressao ideal para nosso carro
4000 kg ---- 50 libras
2000 kg ----- X libras
2000 vezes 50 = 4000 vezes X
100.000 = 4000x
x=100.000 dividido 4000
x = 25 libras
numero eu utilizei de cabeça não é referencia cada um tem que ver o valor certo de cada pneu e confirma o peso da viatura
deu para ter uma ideia estou utilizando esta forma esta legal no meu carro, pois ja não utilizo pneus originais no carro estou de 33"
BOM DIA GALERA
eu vi num site de um fabricante a forma de calcular a calibragem dos pneus achei legal e bem pratica pq cada pneu é construido de formas diferentes como carga de trabalho tamanho pressão etc...
era dessa forma
vc pega o indice de carga max de cada pneu exemplo 1000kg multiplica por 4 pq vc utiliza 4 pneus no carro
vc pega a calibragem max do pneu exemplo 50 libras
dai vc faz regrinha de tres lembra disso na escola quando vcs estudaram a uns 30 anos atras rsrsrs
peso total -------- pressao maxima
peso do carro ----- pressao ideal para nosso carro
4000 kg ---- 50 libras
2000 kg ----- X libras
2000 vezes 50 = 4000 vezes X
100.000 = 4000x
x=100.000 dividido 4000
x = 25 libras
numero eu utilizei de cabeça não é referencia cada um tem que ver o valor certo de cada pneu e confirma o peso da viatura
deu para ter uma ideia estou utilizando esta forma esta legal no meu carro, pois ja não utilizo pneus originais no carro estou de 33"
Boa Elias! A minha XT também tá de 33 e utilizo de pressão normal sem sobrecarga 32lbs, menos do que isso eu não gosto, ok!
jorge.duarte
08/08/2013, 13:06
A barriga sempre existirá pois é decorrente do peso do carro. Colocar mais pressão irá diminuir a barriga, mas pode ter efeitos colaterais: Carro ficará mais duro, fará mais barulho interno, pode afrouxar peças, sobrecarrega a suspensão pois o pneu não "amortece" o impacto, "perda" de aderência em curva pois o pneu não dobra, etc...
Eu uso 29 a 30 libras
josesiri
28/03/2016, 07:13
Olá, tenho utilizado 31 lbs nos 4 pneus, 235/75/15 , mas vejo carros pequenos utilizando as mesmas 31 ou até mais, 33,35...qual seria a calibragem correta para obter economia, dirigibilidade e desgaste correto ?
Rosalvo Jr
03/04/2017, 21:08
O correto é calibrar com o pneu frio.
Em geral pneu aquecido sobe a pressão em 4 PSI.
Se calibrou frio com 30 PSI, com o pneu aquecido marcará 34 PSI.
Portanto se precisar calibrar com o pneu aquecido coloque 34 PSI.
Tony Anderson
23/02/2019, 00:39
A sw4 95 2.8 pega 275/70/15 ?
bernardo_al
15/07/2019, 17:27
Uso o Michelin LTX Force 265/70/16 numa Hilux 14. A loja que vendeu os pneus, a indicação é de 32 libras. Na plaqueta do carro, 28. Tenho usado os 32 e penso que 28 deixaria a direção muito pesada. Não sei em relação ao desgaste, mas parece-me que 30 seria uma calibragem com a melhor relação entre maciez/peso na direção/desgaste.
A calibragem indicada no manual só serve quando se anda no asfalto. Se rodar com esta pressão indicada em todo tipo de terreno, vai viver trocando peças da suspensão, por experiência própria. Melhor gastar um pouco mais de pneus e combustível do que viver fazendo manutenções na suspensão. Então, calibragem de pneus tem que ser de acordo com o terreno que se anda, isso é óbvio. Quando rodo nas péssimas ruas de minha cidade, assim como no interior, calibro com 23 ou 24 lbs, enquanto que em viagem de estradas de asfalto, subo para 27 lbs, assim rodo sempre no macio e estável e suspensão agradece. Fica a dica.
Jesus!
Acabei de ler o tópico todo e as observações de vocês.
Desde a SW4 (2012 a 2016) até a Pajero Full (2016 até hoje), uso 40 lbras em todos os pneus.
Vi que ninguém mais utiliza isto tudo.
Deve passar mais barulho para a cabine, como disseram.
Não sei se tem a ver com a calibragem, mas depois de rodar aproximadamente 40.000 Km´s com os pneus atuais, sem fazer rodízio, é visível que os pneus traseiros desgastaram bem mais que os dianteiros.
Apesar de a lógica sempre falar que os dianteiros gastam mais, por conta do peso nas freadas e manobras, comigo aconteceu o contrário.
Claro que rodou muito mais em rodovias, pois para o dia a dia utilizamos outro carro.
Será que este desgaste diferenciado é por causa da calibragem ou por conta da tração traseira?:pensativo:
ALVARO ANGELO
11/01/2022, 09:23
Jesus!
Acabei de ler o tópico todo e as observações de vocês.
Desde a SW4 (2012 a 2016) até a Pajero Full (2016 até hoje), uso 40 lbras em todos os pneus.
Vi que ninguém mais utiliza isto tudo.
Deve passar mais barulho para a cabine, como disseram.
Não sei se tem a ver com a calibragem, mas depois de rodar aproximadamente 40.000 Km´s com os pneus atuais, sem fazer rodízio, é visível que os pneus traseiros desgastaram bem mais que os dianteiros.
Apesar de a lógica sempre falar que os dianteiros gastam mais, por conta do peso nas freadas e manobras, comigo aconteceu o contrário.
Claro que rodou muito mais em rodovias, pois para o dia a dia utilizamos outro carro.
Será que este desgaste diferenciado é por causa da calibragem ou por conta da tração traseira?:pensativo:
Acredito pelos dois motivos conjuntamente.
Sempre uso de 28 até 32. (Leve e pesado respectivamente)
Alvaro Angelo
Acredito pelos dois motivos conjuntamente.
Sempre uso de 28 até 32. (Leve e pesado respectivamente)
Alvaro Angelo
Pois é.
E estou acostumado com esta calibragem.
Viatura desllza bem na rodovia.
Sempre ando em velocidade moderada.:concordo:
fhayashi
12/01/2022, 08:32
No 4x2 tração traseira, normal gastar mais atrás, por isso o rodízio.
No 4x2 tração traseira, normal gastar mais atrás, por isso o rodízio.
Pois é.
Mas o desgaste foi tão grande, que está precisando de dois pneus novos.
Está bem próximo do TWI.
Está em falta no mercado nacional o Kumho KL 61.
Em nenhum site se encontra.
Esperar mais um pouco.:concordo: