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Ver Versão Completa : Freio a disco Vitara



Quim-NIT
10/05/2008, 14:49
Tem maluco pra tudo,gostaria de saber se alguem já colocou freio a disco em um Vitara?:mrgreen:

Pablo Toledo
10/05/2008, 17:53
Aqui em São Paulo há um mecânico que tem um kit de freios traseiros à disco pro Vitara utilizando as pinças do Kadett GSi.

Walter Carlos Brossel
10/05/2008, 18:17
Tem maluco pra tudo,gostaria de saber se alguem já colocou freio a disco em um Vitara?:mrgreen:


Aqui em BH tem vários...para trilha é tudo de bom.
Mas requer adptações.

Fabil
11/05/2008, 12:39
Waltin.. varios??? eu só ví o do candido ( ex- do filé) ou tem mais?

samurai tb só conheco um o do Marcel que por sinal eu que 1/2 adaptei.. ele já tinha quando , mas usaram pinca comum dai nao tinha freio de mao..
dai eu adaptei com pinca de GOLF. fica muito bom o freio de mao.. o carro para em qualquer ladeira..

mas um detalhe.. quem quiser colocar freio a disco atras nos samurais/vitaras nao pensem que basta somente adaptar as pincas atras nao.. vai ser preciso tb trocar o cilindro mestre senao o freio de "pé" fica uma bosta... o cilindro original é muito pequeno e nao dá vazao suficiente p/ encher as 4 pincas...

T+

leo cabral
11/05/2008, 12:56
mas um detalhe.. quem quiser colocar freio a disco atras nos samurais/vitaras nao pensem que basta somente adaptar as pincas atras nao.. vai ser preciso tb trocar o cilindro mestre senao o freio de "pé" fica uma bosta... o cilindro original é muito pequeno e nao dá vazao suficiente p/ encher as 4 pincas...

T+
grande Fabil:concordo:

mas qual cilindro mestre seria o mais indicado?

acunha
11/05/2008, 20:05
Só vale a pena se vc sempre faz trilhas com lama... caso contrario, melhor continuar com as lonas... o freio a disco nao vai melhorar a frenagem do carro, e se for bem feito, na melhor das hipoteses fica igual... se for mal feito, fica pior... para quem sempre faz trilhas com lama, as lonas costumam gastar muito rapido, e te deixam na mão (sem freio) com frequencia em trilhas longas... aconteceu comigo e eu coloquei o kit de freio a disco com o Daniel (meca especializado Suzuki em Sampa, no Brooklin) e com a regulagem perfeita ficou ótimo ...
Abracao
Anderson Cunha

Quim-NIT
12/05/2008, 16:15
Aqui em São Paulo há um mecânico que tem um kit de freios traseiros à disco pro Vitara utilizando as pinças do Kadett GSi.
Vc tem o tel ou end desse mecanico em Sampa?

Pablo Toledo
12/05/2008, 18:45
Daniel Simon - 5092-5423

AlemãoRS
12/05/2008, 18:55
Eu fiz essa adaptação com pinças de golf e os discos dianteiros do próprio vitara. A frenagem não melhorou e nem piorou, mas como a maioria das trilhas por aqui é com lama, não preciso mais trocar as lonas depois de cada trilha.

Barao de Castro
12/05/2008, 22:11
Quanto $$$$ que sai na média uma adaptação dessas num vitarar 5p?
Tem que mexer muito nas peças do difencial para soldas?


sds


Breno

Pablo Toledo
12/05/2008, 22:25
Aqui em sampa sai por uns R$ 1500,00. Mas lembro que o caro são as pinças.

[]s

Luiz Barbosa Mraz
06/01/2009, 00:56
[quote=Barao de Castro;606836]Quanto $$$$ que sai na média uma adaptação dessas num vitarar 5p?
Tem que mexer muito nas peças do difencial para soldas?


sds


Como faz tempo que o assunto do freio a disco no vitara não vem à tona, reinicio a pergunta: Quem já colocou freio a disco no Vitara, está satisfeito?
Luiz Mraz
Vitara JPX coquinho

AlemãoRS
06/01/2009, 17:33
Eu adaptei freio a disco no eixo traseiro. Utilizei os discos dianteiros do vitara 3p (esses são sólidos, os do 5p são ventilados), paguei R$100,00 cada na suzucar e pinças de freio do golf, paguei R$250,00 o par, usadas. Não achei as de kadett gsi que dizem serem mais baratas, dae optei por estas mesmo.
Contando a flange que foi feita, mo, conexões, etc gastei por volta deR$1000,00.
Não utilizei válvula equalizadora pq as pinças de golf são bem menores que as dianteiras.
Em termos de frenagem não piorou nem melhorou, só que agora tem freio de mão e não precisa trocar as lonas todo mês. Faz pouco mais de um ano que fiz isso, em outubro passado troquei as pastilhas a primeira vez. Meu pai fez no vitara dele tb na mesma época e ainda não trocou.
Na minha opinião, pra quem faz trilha em lama, vale muito a pena o investimento.

Leonardo Truccolo
07/01/2009, 11:10
E o cabo do freio de mão, qual tu utilizou????????
Teria fotos??????

Abraço,

AlemãoRS
07/01/2009, 18:57
Seguem as fotos, não sei te dizer se o cabo permanceu o original ou foi trocado.

AlemãoRS
07/01/2009, 19:03
Mais fotos..

RicardoM
12/06/2009, 10:07
E ae galera,

Alguém já evoluiu essa questão do freio a disco, tipo pinças, disco e cilindro mestre?

O que recomndam?

Abraços,

Ricardo Madureira

Leonardo Truccolo
12/06/2009, 10:45
E ae galera,

Alguém já evoluiu essa questão do freio a disco, tipo pinças, disco e cilindro mestre?

O que recomndam?

Abraços,

Ricardo Madureira

Fala ricardo, blz??????

Eu uso disco nas 4 no meu Samuca e continuo usando o cilindro mestre original. Da conta do recado.

Abraço,

RicardoM
12/06/2009, 10:50
Blz Leonardo,

Então é só arrumar umas pinças de kadett GIS ou de golf + discos rígidos do vitara 8v e adaptar.

Ou vc usa outras pinças?

Abraços,

Ricardo Madureira




Fala ricardo, blz??????

Eu uso disco nas 4 no meu Samuca e continuo usando o cilindro mestre original. Da conta do recado.

Abraço,

Leonardo Truccolo
12/06/2009, 11:32
Tenho eixo de Willys, não é muito parâmetro pra ti. Mas no eixo traseiro uso pinça de Tempra.

Abraço,

RicardoM
12/06/2009, 11:37
Humm, posso verificar essas pinças também.
As rodas do seu samuca não ficaram pra fora com eixo de willys?


Tenho eixo de Willys, não é muito parâmetro pra ti. Mas no eixo traseiro uso pinça de Tempra.

Abraço,

Fabil
12/06/2009, 11:39
a priori, qualquer pinça usada na traseira dos carros serve ( por causa do freio de mao).
nacionais que eu me lembro agora sao:

Tempra
Marea
Monza
Kadett GSI
Golf
Gol GTI
Corolla
Civic

e com certesa tem mais que nao me lembro agora..

com a pinca na mao é só fabricar um suporte sob medida p/ ela, dar uma jeito do cabo do freio de mao e montar...

T+

RicardoM
12/06/2009, 12:04
Fala Fabiano,

É isso aí, vou aproveitar que meu carro já tá na oficina e estudar essa adaptação, pois as lonas vivem cheias de barro assim não dá.

Abraços,

Ricardo Madurira


a priori, qualquer pinça usada na traseira dos carros serve ( por causa do freio de mao).
nacionais que eu me lembro agora sao:

Tempra
Marea
Monza
Kadett GSI
Golf
Gol GTI
Corolla
Civic

e com certesa tem mais que nao me lembro agora..

com a pinca na mao é só fabricar um suporte sob medida p/ ela, dar uma jeito do cabo do freio de mao e montar...

T+

Leonardo Truccolo
12/06/2009, 13:11
Vê uma pinça que a pastilha custe barato,

As rodas ficaram normais. Tenho dois jogos de pneus e rodas, um ficou mais pra dentro, o outro ficou no lugar ideal. O eixo de willys é mais estreito que o de samuca.

Abraço,

RicardoM
12/06/2009, 13:18
É verdade, tenho que pensar no custo das pastilhas, vou ver algumas das opções que o fabiano passou.
Futuramente vou estudar a possibilidade de trocar os eixos do meu carro. Tô de olho no que a galera já vem discutindo no forum.

Abraços,


Vê uma pinça que a pastilha custe barato,

As rodas ficaram normais. Tenho dois jogos de pneus e rodas, um ficou mais pra dentro, o outro ficou no lugar ideal. O eixo de willys é mais estreito que o de samuca.

Abraço,

RicardoM
22/06/2009, 18:34
Ae galera,

Não quis esperar. Comprei as pinças do marea, já com discos e cabos do freio de mão, só não sei se aproveita tudo, mas daqui uns dias já vou começar a adaptação.

Ricardo Madureira

RicardoM
29/01/2010, 12:53
PessoAAL,

Instalei o freio a disco sólido com pinças de marea no vitara, porém o pedal de freio ficou bem baixo. Estou utilizando discos e pastilhas novos.
O que pode ser feito a respeito?

Att,


Ricardo Madureira

Fabil
29/01/2010, 13:09
colocar um cilindro mestre maior...

em samurais os clindro mestre de S-10 é praticamente PNP.... nao sei se vai caber no vitara, confere ae

T+

RicardoM
29/01/2010, 13:13
Boa Fabiano, vou ver com o mecânico pra ve de dá pra colocar. Tem idéia do preço do cilindro?

Abraços,

Ricardo


colocar um cilindro mestre maior...

em samurais os clindro mestre de S-10 é praticamente PNP.... nao sei se vai caber no vitara, confere ae

T+

AlemãoRS
29/01/2010, 18:03
No vitara tenho quase certeza que não vai caber porcausa do filtro de ar. Meu tio adaptou no samurai o da L200, mas não sei se vai caber no vitara pelo mesmo problema do da S10, mas é uma opção para testar.

fabiano caxias
01/02/2010, 23:01
É claro q a minha tranquera não é parametro mas eu usei de um modelo de chevette,pois tem varios tipos de cilindro p chevette,mas deu a mesma furação ,e como o chevette tambem tem tres saidas fechou ate a mesma rosca dos canos de freio não adaptei em nada,ja a lata da caixa de roda tive q dar uma trabalhada nela,um amssadinho no meio de muitos hehe
_________________
vitara eixos rural+t case willys+ 33"recapados + 100%
f75 4.9i em obras

WOT
01/03/2010, 14:59
Fiz a adaptação semana passada, tenho umas fotos aqui pra mostrar.

O disco usado foi o do ômega, menor que o dianteiro do Vitara, porque as pinças que achamos (marea/megane) são maiores que as dianteiras originais. Se usasse o disco igual ao dianteiro com essas pinças não caberia no aro (segundo o mecânico).

Foi usinado o diâmetro interno dos discos de Omega para que este pudesse ficar colocado ao redor do semi-eixo. Foram aproveitados os tambores de freio (usinados deixando só a parte onde ficam os prisioneiros) para continuar fazendo a ligação entre semi-eixo e aro.
Seguem fotos da adaptação.

WOT
01/03/2010, 15:00
Mais uma foto e um pdf detalhando em corte como ficou a adaptação.
O tracejado em azul é o tambor de freio antes da usinagem.

RicardoM
01/03/2010, 15:29
Realmente usando o disco sólido dianteiro do vitara + pinças do marea, as pinças ficam pegando na roda.

Fiz a adaptação usando exatamente essa configuração, porém desgastamos as pinças na parte superior até alcançar o tamanho suficiente para não pegar nas rodas. Ficou show de bola.

O pedal do freio baixou um pouco, mas não é nada demais.

Comprei as pinças do marea usadas por R$ 300,00, os discos do vitara por R$ 130,00 + R$ 200,00 reais da adaptação.

Ah, o carro tá freando bem mais sem travar as rodas.

Recomendo a adaptação.

Pablo Toledo
02/03/2010, 10:47
Ricardo;

Pode nos dar uma idéia do quanto da pinça foi desgastada para que não pegasse na roda? Qual a espessura da parede original e com quanto ficou após o desgaste?

Pergunto pois, sem querer colocar água no chopp, nunca gostei desta adaptação "padrão" que é feita para se ter freio à disco no eixo traseiro do Vitara.

Explico. As pinças que são utilizadas (Kadett, Marea, Golf etc) freiam auxiliarmente carros que, embora sejam mais pesados e potentes do que o Vitara, usam rodas + pneus que totalizam um diâmetro não muito maior do que 25". Nós rodamos com diâmetro total na casa dos 30" (porém um conjunto muito mais pesado de rodas e pneus) e em situações muito mais adversas (lama, poeira, declives etc).

Meu ponto é que submetemos estas pinças a uma carga total de frenagem muito maior do que utilizadas em suas aplicações originais. Via regra, quando bem feita, esta adaptação nos Suzukis faz com que a frenagem fique no melhor dos casos pouco mais eficiente do que o sistema original mas com consumo alto de pastilhas, que são consumidas rapidamente.

Tendo tudo o que falei acima em vista, desgastar a pinça me parece algo nem um pouco recomendável de ser feito dado que reduz a resistência da peça. Já ouvi relatos aqui nos encontros do Pacaembu de pinças novas desgastadas que racharam após pouco tempo de uso (não estavam em Suzukis).

[ ]s

Hotclassic
02/03/2010, 11:09
Meus 0,02....olha gente, tenho um samurai com freio a disco atraz...
seguinte, usei pinça do marea e disco do samurai.
A pinça pegou na roda 15" original, portanto já passei a rodagem pra 16" e resolvi o problema.
Até hoje continuo sem o freio de mão, já que tenho que refazer todo o cabeamento do mesmo, pois não tenho o cabeamento original.
Quanto ao freio... funciona, mas não trava, creio que deveria freiar uns 50% a mais que tá freiando.
Quanto ao ricardo ter lixado( descastado) as pinças não vejo problema algum, pois mesmo lixando elas são muito mais espeças que as da dianteira ( original ) justamente por isso pegam nas rodas.
Ah! tentei cortar o tambor original pra usar, mas aí deu tanto problema ( aço fundido é dose de mexer ) que acabei fazendo uma flange e colocando/soldando os prisioneiros novos nela, a fixação ficou melhor que o esperado.
Quanto a carga ser maior ou não... discordo, pois as valvulas retentoras diminuem bastante a força aplicada na pinça, ou seja.... a carga depende da valvula, da pinça e do hidrovácuo, as vezes acho que a pinça estando no marea fazia muito mais força que estando no meu samurai, já que o marea tem trazeira grande e o samurai não.

RicardoM
02/03/2010, 13:23
Fala Pablo,

O desgaste na pinça foi apenas na parte do dissipador de calor +-1cm, creio que isso não prejudica em sua estrutura. E como o Rebert colocou, "as valvulas retentoras diminuem bastante a força aplicada na pinça", sem contar que o marea é um carro esportivo que foi projetado para frenagens com eficiência em altas velocidades, e sua estrutura é diferente do vitara.
Bom, em resumo a adaptação foi muito simples e o carro hoje está com a frenagem muito mais eficiente do que antes, sem contar que agora posso entrar na lama sem problemas.
Ah, to usando freio de mão na boa, foi feito apenas um engate para o cabo original do vitara.

Depois posto as fotos


Ricardo;

Pode nos dar uma idéia do quanto da pinça foi desgastada para que não pegasse na roda? Qual a espessura da parede original e com quanto ficou após o desgaste?

Pergunto pois, sem querer colocar água no chopp, nunca gostei desta adaptação "padrão" que é feita para se ter freio à disco no eixo traseiro do Vitara.

Explico. As pinças que são utilizadas (Kadett, Marea, Golf etc) freiam auxiliarmente carros que, embora sejam mais pesados e potentes do que o Vitara, usam rodas + pneus que totalizam um diâmetro não muito maior do que 25". Nós rodamos com diâmetro total na casa dos 30" (porém um conjunto muito mais pesado de rodas e pneus) e em situações muito mais adversas (lama, poeira, declives etc).

Meu ponto é que submetemos estas pinças a uma carga total de frenagem muito maior do que utilizadas em suas aplicações originais. Via regra, quando bem feita, esta adaptação nos Suzukis faz com que a frenagem fique no melhor dos casos pouco mais eficiente do que o sistema original mas com consumo alto de pastilhas, que são consumidas rapidamente.

Tendo tudo o que falei acima em vista, desgastar a pinça me parece algo nem um pouco recomendável de ser feito dado que reduz a resistência da peça. Já ouvi relatos aqui nos encontros do Pacaembu de pinças novas desgastadas que racharam após pouco tempo de uso (não estavam em Suzukis).

[ ]s

marcelot
08/03/2010, 20:09
Minha adaptação ficou pronta semana passada. Foram instaladas pinças de Kadett/Monza e discos traseiros do Willys.
Seguem algumas fotos.