Conectar

Ver Versão Completa : Tração Tracker

YAN 4X4
10/05/2008, 09:44
Tração Tracker
Olá, eu estava lendo o manual do Tracker ontem e vi que a tração dianteira na figura é uma espécie de diferencial bloqueado, minha dúvida é se esse diferencial permite que eu o utilize para subir uma rampa de concreto inclinada e em curva???

E alguém do fórum poderia me informar como funciona o diferencial dianteiro do Tracker, se ele funciona com satélite e planetária???

Obrigado

joao jose galvao
10/05/2008, 17:27
fonciona da seguinte forma quando voce engata a tracao o cardan e acionado e em seguida o sistema que fica dentro do diferenial engata com pressao feita por um mine compressor que fica atras o parachoque dianteiro

YAN 4X4
10/05/2008, 19:25
Correto, mas o sistema se transforma numa espécie de diferencial bloqueado Air Lock 100% ligado automaticamente quando eu engato a 4x4High

mir000
11/05/2008, 23:16
Ele funciona como estivesse com o diferencial central bloqueado...

Como ele não tem diferencial central (como nas Land Rover e Nivas) não pode andar tracionado em terreno aderente (asfalto, concreto, etc...)... A não ser que seja em linha reta...

Ao fazer curvas, a "rotação" do eixo dianteiro é diferente do traseiro, podendo ocasionar quebras na caixa de tranferência...

OBS: Os diferenciais (dos eixos) não são bloqueados...

[s]

YAN 4X4
12/05/2008, 13:06
Certo, então na dianteira existe satelite e planetaria para compensar nas curvas quando o 4x4 está ligado...

YAN 4X4
13/05/2008, 18:36
Ninguem Sabe como esse sistema de tração funciona???

Joao Baeta
13/05/2008, 18:53
:arrow:Yan,
A tração 4x4 do Tracker/GV não podem ser usado na estrada.... Somente em terra ou algo em baixa aderencia...!
Diferencial dianteiro não tem bloqueio..... Se colocar acho que tem tirar o diferencial (Que nem é eixo rígido)..... E colocar um eixo rígido

"Certo, então na dianteira existe satelite e planetaria para compensar nas curvas quando o 4x4 está ligado..."

Nao fica falando besteiras.... :concordo:

Carneiro
13/05/2008, 22:07
Ninguem Sabe como esse sistema de tração funciona???

É que a sua pergunta foi confusa, Yan! :-P

Os diferenciais dos eixos dos Suzukis que temos aqui, Samurai, Vitara, Grand Vitara, Tracker, Jimny, não vêm com bloqueio. Além disso, todos eles tem tração 4x4 part time, como a maioria das caminhonetes, ou seja, não tem diferencial central, o que impede o uso do 4x4 em piso com aderência.

No caso do Grand Vitara/Tracker, o eixo da frente é acoplado com esse sistema de vácuo quando engatamos o 4x4. E não há roda livre, os semi-eixos estão sempre rodando.

Para completar, bloqueio no diferencial traseiro é complicado, os que têm disponível no mercado (AirLocker e Lock-right) são para Vitara, e talvez sirvam no GV trocando a caixa (Lock-right) e C&P ou somente C&P (no caso do AirLocker que é uma caixa completa).

Abraços,

Márcio.

Carneiro
13/05/2008, 22:14
:arrow:Yan,
A tração 4x4 do Tracker/GV não podem ser usado na estrada.... Somente em terra ou algo em baixa aderencia...!
Diferencial dianteiro não tem bloqueio..... Se colocar acho que tem tirar o diferencial (Que nem é eixo rígido)..... E colocar um eixo rígido

Porque tem que ser eixo rígido para colocar o bloqueio? Só se está falando por não existir opção de bloqueio.

Bloqueio dianteiro se for AirLocker, até vai, mas Lockright não é nada aconselhável (a não ser que o carro só faça fora de terra).

"Certo, então na dianteira existe satelite e planetaria para compensar nas curvas quando o 4x4 está ligado..."

Nao fica falando besteiras.... :concordo:

Mas é isso mesmo que ele queria saber, o diferencial dianteiro é um diferencial normal (para compensar as rodas dianteiras caso se use a tração).

M.

YAN 4X4
18/05/2008, 14:07
E aí pessoal em relação do Tracker tem ou não tem satélite e planetária para compensação nas curvas. Se alguem souber por favor responda no tópico???

Obrigado.

Carneiro
19/05/2008, 09:48
E aí pessoal em relação do Tracker tem ou não tem satélite e planetária para compensação nas curvas. Se alguem souber por favor responda no tópico???

Uai, já foi respondido. A Tracker, tal qual as caminhonetes 4x4 do mercado, tem diferencial (com satélie e planetária) nos dois eixos sim, mas não tem diferencial central.

Então existe compensação nas curvas dentro dos eixos, mas não existe entre os eixos.

Portanto, não é aconselhável usar o 4x4 nem em asfalto molhado.

Abraços,

Márcio.

Murillus
20/05/2008, 16:23
A Tracker, tal qual as caminhonetes 4x4 do mercado, tem diferencial (com satélie e planetária) nos dois eixos sim, mas não tem diferencial central.

Então existe compensação nas curvas dentro dos eixos, mas não existe entre os eixos.

Márcio,

como é que funciona o LSD do GV III ?...

[]s

Carneiro
20/05/2008, 19:16
como é que funciona o LSD do GV III ?...

Vixe, to passando a impressão de entendido? :mrgreen:

O diferencial central do GV tem escorregamento limitado por sensibilidade ao torque. Pelo que sei, o padrão é 47:53 (eixo dianteiro:eixo traseiro), e conforme muda o torque nos eixos, ele consegue enviar mais ou menos força. Eu acho que no limite ele funciona como um diferencial aberto.

Eu não consegui encontrar qual mecanismo é utilizado. Mas normalmente é mecânico, os viscosos ou eletrônicos são sensíveis à velocidade, não ao torque. Também não entendo muito...

Mas, além do modo HI (4WD com LSD), você pode colocar no HI-LOCK, que trava o diferencial para 50:50, além do LOW, que é a reduzida (e parece que nessa caixa do novo é 1.97:1, um pouco mais que o nosso). A mudança na caixa de transferência é elétrica (botão), não por alavanca.

Outras mudanças importantes em relação à nossa geração:

- Chassi integrado ao monobloco (no body lift, Sir!);
- Suspensão independente (MacPherson na frente, 5-link atrás);

Os motores são praticamente os mesmos (J20A ou H27A - do XL-7), exceto o diesel, que é da Renault.

Diz a lenda que esse ano eles atualizarão para 2.4L e 3.2L... Não sei qual viriam para cá, provavelmente os atuais, já que Brasil é mercado secundário...

O GV compartilha alguma coisa da plataforma Theta (XL7 novo, GM Equinox, GM Captiva, etc), mas ela originalmente é para motores transversais (e portanto tração dianteira, com opcional de AWD, normalmente sem caixa de transferência, sem lock, sem reduzida, algo parecido com o EcoSport, etc).

Abraços,

Márcio.

Carneiro
20/05/2008, 19:30
Diz a lenda que esse ano eles atualizarão para 2.4L e 3.2L... Não sei qual viriam para cá, provavelmente os atuais, já que Brasil é mercado secundário...

O GV compartilha alguma coisa da plataforma Theta (XL7 novo, GM Equinox, GM Captiva, etc), mas ela originalmente é para motores transversais (e portanto tração dianteira, com opcional de AWD, normalmente sem caixa de transferência, sem lock, sem reduzida, algo parecido com o EcoSport, etc).

Aliás, se a Suzuki colocar mesmo esses motores, imagino eu que serão os da GM (hoje, o motor da XL7 é fabricado sob pela Suzuki, mas sob licenciamento da GM). O 2.4 seria o D-TEC, que é praticamente o nosso 2.4 8V e 2.4 16V, atualizados para flex no Brasil. Com o 2.4 8V no lugar do J20A, eles conseguem manter a mesma potência, praticamente, mas numa curva melhor, só que bem mais torque, 22 x 18.

M.

Newton Guerra
20/05/2008, 19:58
Ajudando a desvirtuar o tópico...Uma foto do monobloco da JIII:

VOVÔ DO TROLLER
20/05/2008, 20:03
Ajudando a desvirtuar o tópico...Uma foto do monobloco da JIII:
Boa noite Newton. Valeu pela foto. Me parece que chega a ser mais robusto do que os GV antigos, será? Abçs.

Fred Bailune
20/05/2008, 20:20
Boa noite Newton. Valeu pela foto. Me parece que chega a ser mais robusto do que os GV antigos, será? Abçs.

vbeltram,

Concordo com vc, alias esse monobloco parece muito com os da Mit, posso te dizer que se nao é mais robusco que o atual tambem nao é menos robusto, a Suzuki nao ia fazer isso com o carro se nao fosse para melhorar ...

Abs

Carneiro
20/05/2008, 20:27
Concordo com vc, alias esse monobloco parece muito com os da Mit, posso te dizer que se nao é mais robusco que o atual tambem nao é menos robusto, a Suzuki nao ia fazer isso com o carro se nao fosse para melhorar ...

Certamente, monoblocos com chassi integrado se têm mostrado ótimos, desde Cherokee a Mitsubishi.

O único ruim é não ter opção de levantar carroceria - tem que atacar a suspensão de maneira mais eficiente.

E o ruim mesmo é o carro vir com pneus pequenos e colados às caixas de rodas! :parede:

M.

Fred Bailune
20/05/2008, 20:32
Certamente, monoblocos com chassi integrado se têm mostrado ótimos, desde Cherokee a Mitsubishi.

O único ruim é não ter opção de levantar carroceria - tem que atacar a suspensão de maneira mais eficiente.

E o ruim mesmo é o carro vir com pneus pequenos e colados às caixas de rodas! :parede:

M.

Concordo 100% com vc, minha Pajero antiga era chassi e essa monobloco, acho que a única coisa pior é o fato de nao ter essa opcao de levantar a carroceria ...

Sobre o espaco para as rodas na minha antiga eu tinha BF Mud 33 (suspensao original) nessa agora o maior que cabe é o 32 ... com o 33 nao deu nem para andar com o carro !!!!! Tomara que no suzuki vcs nao tenham essa perda de espaco

Abs

Murillus
21/05/2008, 14:51
a única coisa pior é o fato de nao ter essa opcao de levantar a carroceria ...

realmente... e com isso nao poder botar pneu maiores...

[]s

Tamanduá
21/11/2008, 22:50
Boa noite.

Achei na internet um "Press Release" de 2001 da GM sobre a tracker, explicando um pouco o sistema de tracao.

A reportagem abaixo pode ser lida atraves do link:
http://www.media.gm.com/division/brazil/news/press/2001/mar/pr11032001.html (http://www.media.gm.com/division/brazil/news/press/2001/mar/pr11032001.html)

Vejam abaixo o trecho sobre a tracao.

Jornalista Responsável: Chico Lelis
Texto: Percy Faro
Data: 11/03/2001

Transmissão com opção 4x4
A transmissão do Chevrolet Tracker utiliza uma caixa de mudanças manual convencional, posicionada longitudinalmente em relação ao chassi do veículo. São cinco marchas sincronizadas para frente. O sistema de sincronismo na caixa de transferência, para acionar a tração nas quatro rodas, é feito por bomba de ar para engrenamento do diferencial dianteiro.
Ao selecionar a opção 4x4, utilizando a alavanca de tração, ocorrem duas ações: o acionamento do eixo propulsor dianteiro e o acoplamento dos eixos dianteiros à caixa de satélites do diferencial. Para acionar o eixo propulsor dianteiro, a alavanca desloca o conjunto de sincronismo e, por meio de uma corrente especial, transfere a rotação da árvore de saída deste mesmo eixo.

A alavanca de câmbio, com cinco marchas sincronizadas, tem engates suaves e precisos; a da caixa de transferência, que permite acionar a tração 4x4 e reduzida, posicionada enter os bancos, é de fácil manuseio
Simultaneamente a esta ação, é ligado um interruptor elétrico que libera um sinal para o módulo 4x4. O módulo, então, aciona a lâmpada de aviso do painel e a bomba de ar cria uma pressão positiva que desloca o atuador interno no diferencial para ligar, mecanicamente, os eixos dianteiros à caixa de satélites do eixo propulsor.
A caixa de transferência é composta por um eixo principal e um conjunto secundário de engrenagens. O eixo principal é dividido em dois semi-eixos, um de entrada e outro de saída de potência. Na tração normal, o movimento de rotação do eixo de entrada é transmitido ao eixo de saída por uma luva. Ao selecionar a opção 4x4 Reduzida, a alavanca de tração desloca a luva, permitindo que a rotação do eixo de entrada passe a ser transmitida para as engrenagens secundárias as quais, por sua vez, transmitem a potência novamente para o eixo de saída.
A alavanca de acionamento da tração para quatro rodas. Ela pode ser operada mesmo com o veículo em movimento, desde que as rodas dianteiras estejam em linha reta e a velocidade do veículo seja uma luz indicadora que informa que o sistema 4x4 foi acionado. Também no painel de instrumentos um tacômetro ou conta-giros demonstra o nível correto para melhor aproveitar a rotação no momento das trocas de marchas, evitando possíveis desgastes do motor.

[]'s

Tamanduá
21/11/2008, 23:12
Outras informacoes:

No site clubedotraker.com.br tem um link sobre as especificacoes tecnicas do tracker, com uma imagem do sistema de tracao.

Para ler, basta acessar:

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/7/artigo92963-9.asp (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/7/artigo92963-9.asp)

Fonte:
Car and drive Brasil
EDUARDO HIROSHI / FOTOS JOÃO MANTOVANI

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/7/imagens/i43490.jpgQuando menos é mais
O Tracker usa o sistema mais conhecido de tração 4x4, que usa acoplamento por engrenagens. No modo 4x2, a força que vem do motor (1) é toda direcionada para o eixo cardã (2), que, por sua vez, faz girar o diferencial traseiro. Ao ligar o sistema 4x4, um compressor de ar aciona um atuador (3) que, por sua vez, engrena um cubo (4) que transmite a força em direção ao eixo dianteiro (5) por meio de uma correia de alta resistência. Ao engatar a reduzida, a tração do motor passa por uma engrenagem adicional (6) que reduz as rotações para aumentar a força – daí o nome.

[]'s

ricardo_bh
02/03/2009, 15:13
minha tracker zerinho travou a roda:

estava numa subida de terra.com a 4x4 reduzida engatada.
dai dei ré e sai num plato inclinado de asfalto.ao manobrar 100% as rodas , com a 4x4 engatada uma das rodas ficou presa o que causou um friso no chao de marca do pneu.foi coisa de andar 2 metros com o carro.dai eu notei que estava duro, que ele nao descia,que estava forçando.desliguei a tração e tudo se normalizou.mas fiquei apavorado com medo de ter estragado algo.nehuma advertencia existe no manual sobre isso.

sera que estraguei algo?

posso manobrar em curvas fechadas na terra com a 4x4 ligada?pq se na terra nao puder de nada me adianta.to eu la numa estrada horrivel cheia de degraus e eu preciso virar o volante 100% dar uma ré acertar o carro e subir o barranquinho a minha frente.se nao puder girar o volante todo ta danado.
ainda estou apavorado.:shock:

Carneiro
02/03/2009, 16:38
minha tracker zerinho travou a roda:

estava numa subida de terra.com a 4x4 reduzida engatada.
dai dei ré e sai num plato inclinado de asfalto.ao manobrar 100% as rodas , com a 4x4 engatada uma das rodas ficou presa o que causou um friso no chao de marca do pneu.foi coisa de andar 2 metros com o carro.dai eu notei que estava duro, que ele nao descia,que estava forçando.desliguei a tração e tudo se normalizou.mas fiquei apavorado com medo de ter estragado algo.nehuma advertencia existe no manual sobre isso.

sera que estraguei algo?

Se foi 2 metros, pouquíssimo provável. Mas acontece isso mesmo, você força a caixa de transferência e o carro faz a curva freando, por isso a marca de pneu.

A questão é: nosso carro, como as caminhonetes, é 4x4 part time. Não existe diferencial central (a caixa de trasferência divide em 50% para cada eixo quando em 4x4), e portanto não dá para usar em piso com aderência.

Se você rodar no asfalto com a tração ligada, ou sofre um acidente, ou quebra a caixa de transferência.

posso manobrar em curvas fechadas na terra com a 4x4 ligada?pq se na terra nao puder de nada me adianta.to eu la numa estrada horrivel cheia de degraus e eu preciso virar o volante 100% dar uma ré acertar o carro e subir o barranquinho a minha frente.se nao puder girar o volante todo ta danado.
ainda estou apavorado.:shock:

Claro que pode. Na terra, como o piso não tem muita aderência, não tem estresse.

E por que caminhonetes e nosso carro não tem diferencial central para rodar em 4x4 no asfalto? Pois custaria bem mais caro: teria que ter o diferencial central bloqueável, como é o da TR4. Tem muita vantagem? Acho que pouca... Um pouco de estabilidade no asfalto com maior consumo! Imagino que a maioria dos proprietários de TR4 não usem 4x4 nem no asfalto, nem bloqueado na terra :mrgreen:.

Abraços,

Márcio.

Brno
02/03/2009, 19:15
Carneiro Citação:
Postado originalmente por Fred Bailune http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=612223#post612223)

Olá , Sei que é off tópico, mas gostaria que me explicassem como se levanta a corroceria...lift é calço na suspensão e body lift?

Se for conturbar o tópico, podem por favor, mandar uma MP

Obrigado!!

Carneiro
02/03/2009, 19:31
Olá , Sei que é off tópico, mas gostaria que me explicassem como se levanta a corroceria...lift é calço na suspensão e body lift?

Se for conturbar o tópico, podem por favor, mandar uma MP

Body lift é colocar calço entre a carroceria e o chassi. Existem pontos de apoio nos quais a carroceria é apoiada no chassi. Colocamos calços (no caso do meu carro, por exemplo, de 2") nesses pontos.

É bem simples, mas o efeito colateral é chato: tem que ajustar alavanca de câmbio, de tração, barra de direção, reposicionar flexíveis de freio, bocal do tanque, e ainda, no caso da Tracker, fazer um calço para a barra de torção (que aliás ficou muito melhor que o apoio original, porcaria e barulhento). Claro que cada carro tem exigências a mais ou a menos.

Abraços,

Márcio.

Brno
02/03/2009, 20:06
Márcio,

Gracias pela pronta resposta!

Brno
02/03/2009, 20:08
Márcio,
qual a cor da viatura?
vai ajudar a escolher o nome. Melhor ainda se postar uma foto!!

Abraços!

Carneiro
02/03/2009, 20:12
Márcio,
qual a cor da viatura?
vai ajudar a escolher o nome. Melhor ainda se postar uma foto!!

Abraços!

Tem fotos aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41104

To quase chamando de Mutum!

Abraços,

Márcio.

diegoBH
16/03/2009, 18:54
Colegas,

No final das contas não entendi...

Entendi que não há diferencial central. Então entre eixos tá sempre bloqueado.

Mas, nos eixos, uma roda em relação a outra, há bloqueio ou não????

Pelo pouco que entendo de 4x4 me parece ilógico que as rodas fiquem livres quando aciono o 4x4. Até os fiat hoje são locker...

Abraços,

Diego Balbi

Newton Guerra
16/03/2009, 19:21
Colegas,

No final das contas não entendi...

Entendi que não há diferencial central. Então entre eixos tá sempre bloqueado.

Errado. Só está bloqueado se acionado o 4x4 (sempre em pisos de pouca aderência)

Mas, nos eixos, uma roda em relação a outra, há bloqueio ou não????

Não. Quem faz trilhas mais pesadas compra um bloqueio assim, normalmente só para o eixo traseiro.

Pelo pouco que entendo de 4x4 me parece ilógico que as rodas fiquem livres quando aciono o 4x4. Até os fiat hoje são locker...

Na maior parte das situações se uma roda de um eixo sai do ar o outro eixo traciona.
Se 2 rodas de eixos diferentes saem do ar (num X por exemplo), o carro não anda. Essa situação é mais comum em erosões. Se acontecer muito e encher a paciência, aí compra-se o bloqueio :mrgreen:.

É muito melhor um carro bloqueado central e 4x4 do que um bloqueado só num eixo e 4x2.

Abraços

Carneiro
17/03/2009, 09:35

Só para complementar a ótima resposta do Newton, "até" FIAT são locker é relativo: na verdade colocaram isso no Adventure pois é mais barato que colocar uma caixa de transferência e reforçar o monobloco (seria bem mais legal).

Veja que é raro achar um 4x4 que venha com bloqueio traseiro (quiçá dianteiro). A L200 tinha opção de vir com bloqueio selecionável traseiro, acho que a Triton não tem mais.

Se não me engano, um carro que vem com bloqueio nos dois é o Mercedes Classe G. E tem carros caros que usam o controle de tração para frear uma roda que esteja patinando (no offroad) para minimizar o efeito ruim do diferencial.

Abraços,

Márcio.

Pedrinha
17/03/2009, 10:38
...tem carros caros que usam o controle de tração para frear uma roda que esteja patinando (no offroad) para minimizar o efeito ruim do diferencial...

A Pajero Full 2009 possui este sistema eletrônico e funciona no onroad tb (exemplo: para evitar derrapagens, quando se tangencia mal uma curva). Mas isso tem um cu$to. :pensativo:

[]s. :concordo:

diegoBH
17/03/2009, 12:21
Galera,

Muito obrigado pelas informações. Realmente eu tinha um conceito de tração e agora entendi melhor.

Estou há menos de um mês com o carro e já sou fã.

Valeu,

Diego BH

Cristovamfc
21/03/2009, 19:13
Olá Pessoal

Esta é minha primeira mensagem no grupo e queria começar demosntrando a minha imensa satisfaçao com minha tracker 08/09 adquirida em Janeiro 09. Cada dia fico mais feliz com esse carro..rsrs ë meu primeiro 4X4...

Bom queria compartilhar com vcs uma conversa que tive com um representante da Suzuki em um estande de um shopping. O caso é que em abril de 2009 vão abrir uma concessionária em São José dos Campos, nessa volta da Suziki p/ Brasil.
Essa conversa foi bem melhor do que com o vendedor da chevrollet onde comprei a tracker..rsrs

1 As concessionárias Suzukis estão muito atentas a nós proprietários de Tracker, por sermos um ótimo mercado.. e pasmem poderão assinar as revisões... ( ainda tenho dúvidas sobre isso, mas vai ser uma concorrência onde vamos ganhar muito...)

2 Ele me disse que o tracker ( Gran Vitara) não tem diferencial bloqueado como ja foi dito neste tópico. Existem dois diferenciais com track-lock como de algumas pic ups. E que não tem problema em dirigir 4wd em terreno aderente como asfalto.

Gostaria de saber o que vcs achão do sistema track-lock?

Fiz o teste !!!
Dirigi em 4wd no asfalto e não escutei nenhum pneu "cantando".. Uma dirigibilidade normal como 4X2...
Rsrs tive algo estranho quando passei por um drive trull do Mcdonalds e "just for fun" liguei o 4wd e a minha tracker deu uma travadinha.. Eu acho com minha pouca experiência que é culpa dos sistema de dois difereciais independentes onde em uma curva muito fechada com rotações diferentes nos 4 pneus não vai sair boa coisa... o que aconteceu.. foi só pôr o carro alinhado e desligar o 4wd p/ tudo voltar ao normal..

Alguém pode comentar isso?

3 Essa é só de curiosidade!!!.. O representante da suzuki pediu p/ eu tirar o simbolo da chevrolet da frente do carro e mais uma vez fui surpreendido, não retirei completamente com medo de quebrar, mas pude notar .... existe o S da Suzuki por baixo... rsrs Achei o máximo ...KKKKkkk

Abraço a todos...

Newton Guerra
21/03/2009, 23:40
Olá Pessoal

Esta é minha primeira mensagem no grupo e queria começar demosntrando a minha imensa satisfaçao com minha tracker 08/09 adquirida em Janeiro 09. Cada dia fico mais feliz com esse carro..rsrs ë meu primeiro 4X4...

Bom queria compartilhar com vcs uma conversa que tive com um representante da Suzuki em um estande de um shopping. O caso é que em abril de 2009 vão abrir uma concessionária em São José dos Campos, nessa volta da Suziki p/ Brasil.
Essa conversa foi bem melhor do que com o vendedor da chevrollet onde comprei a tracker..rsrs

1 As concessionárias Suzukis estão muito atentas a nós proprietários de Tracker, por sermos um ótimo mercado.. e pasmem poderão assinar as revisões... ( ainda tenho dúvidas sobre isso, mas vai ser uma concorrência onde vamos ganhar muito...)

2 Ele me disse que o tracker ( Gran Vitara) não tem diferencial bloqueado como ja foi dito neste tópico. Existem dois diferenciais com track-lock como de algumas pic ups. E que não tem problema em dirigir 4wd em terreno aderente como asfalto.

Gostaria de saber o que vcs achão do sistema track-lock?

Fiz o teste !!!
Dirigi em 4wd no asfalto e não escutei nenhum pneu "cantando".. Uma dirigibilidade normal como 4X2...
Rsrs tive algo estranho quando passei por um drive trull do Mcdonalds e "just for fun" liguei o 4wd e a minha tracker deu uma travadinha.. Eu acho com minha pouca experiência que é culpa dos sistema de dois difereciais independentes onde em uma curva muito fechada com rotações diferentes nos 4 pneus não vai sair boa coisa... o que aconteceu.. foi só pôr o carro alinhado e desligar o 4wd p/ tudo voltar ao normal..

Alguém pode comentar isso?

3 Essa é só de curiosidade!!!.. O representante da suzuki pediu p/ eu tirar o simbolo da chevrolet da frente do carro e mais uma vez fui surpreendido, não retirei completamente com medo de quebrar, mas pude notar .... existe o S da Suzuki por baixo... rsrs Achei o máximo ...KKKKkkk

Abraço a todos...

Cristovam, não vá em conversa de vendedor. NÃO USE A TRAÇÃO EM ASFALTO SECO de jeito nenhum, você vai moer sua t-case.

A tração do GV (Tracker) não tem diferencial central. Quando conectou o eixo dianteiro com o traseiro (4x4) está 100 % bloqueado. Fez curva no asfalto o eixo dianteiro quer girar diferente do traseiro, aí sobra esforço para as engrenagens da t-case.

O novo Gv é diferente, tem diferencial central e pode rodar no asfalto desbloqueada. Se bloquear só na terra, fica igual ao GV velho.

Abraços

Murillus
23/03/2009, 16:19
NÃO USE A TRAÇÃO EM ASFALTO SECO de jeito nenhum, você vai moer sua t-case.

certamente... principalmente se vc fizer giro no volante...

Pedrinha
23/03/2009, 16:22
certamente... principalmente se vc fizer giro no volante...

Ô Murillus, cê sumiu...e o carango, como tá?

Murillus
23/03/2009, 16:59
Ô Murillus, cê sumiu...e o carango, como tá?

cara o tracker ta show...

mas comprei um troller (meu porquinho)... pra poder botar pra f***... por isso desapareci...

Tracker 0442
22/06/2009, 15:05
Colegas Trackeiros,

Esta é a minha primeira participação no forum e gostaria se saber se alguem sabe como testar a tração no Tracker, fui utilizar a minha final de semana retrasada e a mesma nao funcionou, tem algum esquema para testar?

Abraços a todos

Alessandro

Murillus
22/06/2009, 18:49
Esta é a minha primeira participação no forum e gostaria se saber se alguem sabe como testar a tração no Tracker

como assim?... bota pra gerar em alguma estrada de terra ou areia...

fui utilizar a minha final de semana retrasada e a mesma nao funcionou

ih... a minha nao funcionou uma vez pois desconectou um cabo que fica bem embaixo do carro... ai nao fazia vacou pra ligar as rodas...

tem algum esquema para testar?

liga e anda... mas so em piso de areia ou picarra...

[]s

Tracker 0442
24/06/2009, 15:02
Ja desconectei este cabo, coloquei limpa contato e nada.. estou lendo sobre o tal do compressor que aciona o 4x4 mais ainda nao achei nada.

vou continuar procurando.

abraços

Newton Guerra
24/06/2009, 15:15
Ja desconectei este cabo, coloquei limpa contato e nada.. estou lendo sobre o tal do compressor que aciona o 4x4 mais ainda nao achei nada.

abraços

A luz da tração acende?

Joao Baeta
24/06/2009, 17:26
:arrow:Como eu falei com o 0442 por MP...!
No meu caso no ex-GVTD... Demorei um bocado para descobrir!
Qnd eu estava em Itaipava... Parei no posto Alcatraz... Mandei levantar no elevador e comecei a catar.... Fui no sistema de tração... Olhei....Tudo certo... Fui seguindo o fio da tração.... Olhei o motor nada........ Até que na mesma linha do motor p/ baixo.... Reparei um fio pendurado! Como lembrei a tração é vácuo!
Juntei aquele fio pendurado (ferro e borracha) e pronto... tração ligou na hora! Ufa!
Mt trabalho por nada! :dance:
:concordo:

Tracker 0442
24/06/2009, 18:46
A luz da tração acende?

A luz nao acende...

Abraços

Tracker 0442
24/06/2009, 18:48
:arrow:Como eu falei com o 0442 por MP...!
No meu caso no ex-GVTD... Demorei um bocado para descobrir!
Qnd eu estava em Itaipava... Parei no posto Alcatraz... Mandei levantar no elevador e comecei a catar.... Fui no sistema de tração... Olhei....Tudo certo... Fui seguindo o fio da tração.... Olhei o motor nada........ Até que na mesma linha do motor p/ baixo.... Reparei um fio pendurado! Como lembrei a tração é vácuo!
Juntei aquele fio pendurado (ferro e borracha) e pronto... tração ligou na hora! Ufa!
Mt trabalho por nada! :dance:
:concordo:

Entrei por baixo dela e nao achei nada solto, achei o famoso "compressor" fiz alguns testes o mesmo funciona mas o fio que vem a conectar nele nao passa corrente.

Amanha vou mexer mais.
abraços

Marco-Maga
24/06/2009, 18:59
A luz da tração acende?

E ai Newton, beleza!!

Ta sumido heim!! Acho que ta faturando alto na construção... kkkk

E ai Pacaembu amanhã?

Vamos nos falar...

Abs.

Murillus
02/07/2009, 14:16

abraços

fica no parachoque dianteiro do centro mais pro lado esquerdo...

[]s

Joao Baeta
02/07/2009, 14:20
:arrow:0442,
Até achar o poblema... Relate aqui!
Abs! :concordo:

andre veiga
02/07/2009, 20:50
Meu GV ficou sem tração também.
Olhando por baixo tem como identicar uma mangueirinha ligada ao motorzinho de vacuo.
O que tive que fazer foi só soprar pela mangueira - epa! - que ela desentupiu e voltou tudo ao normal.
Em tempo, a luzinha do 4x4 no painel que também não acendia voltou a acender.
Tinha mecanico "especialista em suzuki" condenando o motorzinho e querendo me vender um novo, fix isso num posto em frente à oficina dele e fiz questão de voltar lá e dizer a "milagrosa solução", e não volto lá mais...

fhilipe
03/07/2009, 12:21
é bom alertar onde foi esse "especialista em suzuki" pra ninguem cair nessas pegadinhas. tem sempre alguem que acaba confiando nessas pestes.

edu_teles
21/11/2011, 18:28
fonciona da seguinte forma quando voce engata a tracao o cardan e acionado e em seguida o sistema que fica dentro do diferenial engata com pressao feita por um mine compressor que fica atras o parachoque dianteiro

cara estou com problemas no compressor da minha tracker 2008 2.0 16v, ele está com pouca pressão e não engata a tração, tem como arrumar ou onde consigo um outro pra substituir, ou até mesmo posso substituir por outro modelo? qual?

Golovaty
25/11/2011, 15:14
Citando a resposta :
"Como ele não tem diferencial central (como nas Land Rover e Nivas) não pode andar tracionado em terreno aderente (asfalto, concreto, etc...)... A não ser que seja em linha reta...

Ao fazer curvas, a "rotação" do eixo dianteiro é diferente do traseiro, podendo ocasionar quebras na caixa de tranferência...

OBS: Os diferenciais (dos eixos) não são bloqueados..."

Creio que para os iniciantes as informações fornecidas pelo fabricante são imprecisas, realmente com a tração dianteira acionada não consigo esterçar totalmente a direção do meu Tracker para fazer uma manobra como a citada em curva fechada, porém para dirigir normalmente em qualquer piso nunca percebi nenhum problema ao utilizar a tração 4x4, como por exemplo no asfalto seco ou em chuva, fazendo curvas normais.

Guilherme Tracker
04/10/2016, 20:41
Boa noite amigos! Acabei de adquirir minha Tracker ano 2008 com 105 mil km rodados. Fiz um rally de regularidade com ela e já estou apaixonado pelo carro. Como é meu primeiro 4x4, estou com várias dúvidas e aprendo bastante lendo os tópicos aqui. Estou com um problema na hora de mudar de 4x2 para 4x4 com o carro em movimento. Eu respeito o limite de velocidade e deixo a direção alinhada, porém na hora da troca dá uma 'arranhada', como se estivesse errando a marcha. Alguém pode me ajudar com esse problema?

Arildo MT
05/10/2016, 18:36
Guilherme, em 4x2, erga o carro em elevador, gire cada uma das rodas dianteiras, veja se rodam livre s/ que uma interfira no movimento da outra, gire manualmente também o cardan dianteiro, veja se esta livre sem, isso td só pra confirmar se seu sistema de tração dianteira continua como original, veja o nível de óleo da caixa de transferência, depois de engatado o 4x4 funciona normal? no pior senário esta com algum defeito na cx de transferência ou moeram seu sistema.