Ver Versão Completa : Tração Tracker
Tração Tracker
Olá, eu estava lendo o manual do Tracker ontem e vi que a tração dianteira na figura é uma espécie de diferencial bloqueado, minha dúvida é se esse diferencial permite que eu o utilize para subir uma rampa de concreto inclinada e em curva???
E alguém do fórum poderia me informar como funciona o diferencial dianteiro do Tracker, se ele funciona com satélite e planetária???
Obrigado
joao jose galvao
10/05/2008, 17:27
fonciona da seguinte forma quando voce engata a tracao o cardan e acionado e em seguida o sistema que fica dentro do diferenial engata com pressao feita por um mine compressor que fica atras o parachoque dianteiro
Correto, mas o sistema se transforma numa espécie de diferencial bloqueado Air Lock 100% ligado automaticamente quando eu engato a 4x4High
Ele funciona como estivesse com o diferencial central bloqueado...
Como ele não tem diferencial central (como nas Land Rover e Nivas) não pode andar tracionado em terreno aderente (asfalto, concreto, etc...)... A não ser que seja em linha reta...
Ao fazer curvas, a "rotação" do eixo dianteiro é diferente do traseiro, podendo ocasionar quebras na caixa de tranferência...
OBS: Os diferenciais (dos eixos) não são bloqueados...
[s]
Certo, então na dianteira existe satelite e planetaria para compensar nas curvas quando o 4x4 está ligado...
Ninguem Sabe como esse sistema de tração funciona???
Joao Baeta
13/05/2008, 18:53
:arrow:Yan,
A tração 4x4 do Tracker/GV não podem ser usado na estrada.... Somente em terra ou algo em baixa aderencia...!
Diferencial dianteiro não tem bloqueio..... Se colocar acho que tem tirar o diferencial (Que nem é eixo rígido)..... E colocar um eixo rígido
"Certo, então na dianteira existe satelite e planetaria para compensar nas curvas quando o 4x4 está ligado..."
Nao fica falando besteiras.... :concordo:
Carneiro
13/05/2008, 22:07
Ninguem Sabe como esse sistema de tração funciona???
É que a sua pergunta foi confusa, Yan! :-P
Os diferenciais dos eixos dos Suzukis que temos aqui, Samurai, Vitara, Grand Vitara, Tracker, Jimny, não vêm com bloqueio. Além disso, todos eles tem tração 4x4 part time, como a maioria das caminhonetes, ou seja, não tem diferencial central, o que impede o uso do 4x4 em piso com aderência.
No caso do Grand Vitara/Tracker, o eixo da frente é acoplado com esse sistema de vácuo quando engatamos o 4x4. E não há roda livre, os semi-eixos estão sempre rodando.
Para completar, bloqueio no diferencial traseiro é complicado, os que têm disponível no mercado (AirLocker e Lock-right) são para Vitara, e talvez sirvam no GV trocando a caixa (Lock-right) e C&P ou somente C&P (no caso do AirLocker que é uma caixa completa).
Abraços,
Márcio.
Carneiro
13/05/2008, 22:14
:arrow:Yan,
A tração 4x4 do Tracker/GV não podem ser usado na estrada.... Somente em terra ou algo em baixa aderencia...!
Diferencial dianteiro não tem bloqueio..... Se colocar acho que tem tirar o diferencial (Que nem é eixo rígido)..... E colocar um eixo rígido
Porque tem que ser eixo rígido para colocar o bloqueio? Só se está falando por não existir opção de bloqueio.
Bloqueio dianteiro se for AirLocker, até vai, mas Lockright não é nada aconselhável (a não ser que o carro só faça fora de terra).
"Certo, então na dianteira existe satelite e planetaria para compensar nas curvas quando o 4x4 está ligado..."
Nao fica falando besteiras.... :concordo:
Mas é isso mesmo que ele queria saber, o diferencial dianteiro é um diferencial normal (para compensar as rodas dianteiras caso se use a tração).
M.
E aí pessoal em relação do Tracker tem ou não tem satélite e planetária para compensação nas curvas. Se alguem souber por favor responda no tópico???
Obrigado.
Carneiro
19/05/2008, 09:48
E aí pessoal em relação do Tracker tem ou não tem satélite e planetária para compensação nas curvas. Se alguem souber por favor responda no tópico???
Uai, já foi respondido. A Tracker, tal qual as caminhonetes 4x4 do mercado, tem diferencial (com satélie e planetária) nos dois eixos sim, mas não tem diferencial central.
Então existe compensação nas curvas dentro dos eixos, mas não existe entre os eixos.
Portanto, não é aconselhável usar o 4x4 nem em asfalto molhado.
Abraços,
Márcio.
Murillus
20/05/2008, 16:23
A Tracker, tal qual as caminhonetes 4x4 do mercado, tem diferencial (com satélie e planetária) nos dois eixos sim, mas não tem diferencial central.
Então existe compensação nas curvas dentro dos eixos, mas não existe entre os eixos.
Márcio,
como é que funciona o LSD do GV III ?...
[]s
Carneiro
20/05/2008, 19:16
como é que funciona o LSD do GV III ?...
Vixe, to passando a impressão de entendido? :mrgreen:
O diferencial central do GV tem escorregamento limitado por sensibilidade ao torque. Pelo que sei, o padrão é 47:53 (eixo dianteiro:eixo traseiro), e conforme muda o torque nos eixos, ele consegue enviar mais ou menos força. Eu acho que no limite ele funciona como um diferencial aberto.
Eu não consegui encontrar qual mecanismo é utilizado. Mas normalmente é mecânico, os viscosos ou eletrônicos são sensíveis à velocidade, não ao torque. Também não entendo muito...
Mas, além do modo HI (4WD com LSD), você pode colocar no HI-LOCK, que trava o diferencial para 50:50, além do LOW, que é a reduzida (e parece que nessa caixa do novo é 1.97:1, um pouco mais que o nosso). A mudança na caixa de transferência é elétrica (botão), não por alavanca.
Outras mudanças importantes em relação à nossa geração:
- Chassi integrado ao monobloco (no body lift, Sir!);
- Suspensão independente (MacPherson na frente, 5-link atrás);
Os motores são praticamente os mesmos (J20A ou H27A - do XL-7), exceto o diesel, que é da Renault.
Diz a lenda que esse ano eles atualizarão para 2.4L e 3.2L... Não sei qual viriam para cá, provavelmente os atuais, já que Brasil é mercado secundário...
O GV compartilha alguma coisa da plataforma Theta (XL7 novo, GM Equinox, GM Captiva, etc), mas ela originalmente é para motores transversais (e portanto tração dianteira, com opcional de AWD, normalmente sem caixa de transferência, sem lock, sem reduzida, algo parecido com o EcoSport, etc).
Abraços,
Márcio.
Carneiro
20/05/2008, 19:30
Diz a lenda que esse ano eles atualizarão para 2.4L e 3.2L... Não sei qual viriam para cá, provavelmente os atuais, já que Brasil é mercado secundário...
O GV compartilha alguma coisa da plataforma Theta (XL7 novo, GM Equinox, GM Captiva, etc), mas ela originalmente é para motores transversais (e portanto tração dianteira, com opcional de AWD, normalmente sem caixa de transferência, sem lock, sem reduzida, algo parecido com o EcoSport, etc).
Aliás, se a Suzuki colocar mesmo esses motores, imagino eu que serão os da GM (hoje, o motor da XL7 é fabricado sob pela Suzuki, mas sob licenciamento da GM). O 2.4 seria o D-TEC, que é praticamente o nosso 2.4 8V e 2.4 16V, atualizados para flex no Brasil. Com o 2.4 8V no lugar do J20A, eles conseguem manter a mesma potência, praticamente, mas numa curva melhor, só que bem mais torque, 22 x 18.
M.
Newton Guerra
20/05/2008, 19:58
Ajudando a desvirtuar o tópico...Uma foto do monobloco da JIII:
VOVÔ DO TROLLER
20/05/2008, 20:03
Ajudando a desvirtuar o tópico...Uma foto do monobloco da JIII:
Boa noite Newton. Valeu pela foto. Me parece que chega a ser mais robusto do que os GV antigos, será? Abçs.
Fred Bailune
20/05/2008, 20:20
Boa noite Newton. Valeu pela foto. Me parece que chega a ser mais robusto do que os GV antigos, será? Abçs.
vbeltram,
Concordo com vc, alias esse monobloco parece muito com os da Mit, posso te dizer que se nao é mais robusco que o atual tambem nao é menos robusto, a Suzuki nao ia fazer isso com o carro se nao fosse para melhorar ...
Abs
Carneiro
20/05/2008, 20:27
Concordo com vc, alias esse monobloco parece muito com os da Mit, posso te dizer que se nao é mais robusco que o atual tambem nao é menos robusto, a Suzuki nao ia fazer isso com o carro se nao fosse para melhorar ...
Certamente, monoblocos com chassi integrado se têm mostrado ótimos, desde Cherokee a Mitsubishi.
O único ruim é não ter opção de levantar carroceria - tem que atacar a suspensão de maneira mais eficiente.
E o ruim mesmo é o carro vir com pneus pequenos e colados às caixas de rodas! :parede:
M.
Fred Bailune
20/05/2008, 20:32
Certamente, monoblocos com chassi integrado se têm mostrado ótimos, desde Cherokee a Mitsubishi.
O único ruim é não ter opção de levantar carroceria - tem que atacar a suspensão de maneira mais eficiente.
E o ruim mesmo é o carro vir com pneus pequenos e colados às caixas de rodas! :parede:
M.
Concordo 100% com vc, minha Pajero antiga era chassi e essa monobloco, acho que a única coisa pior é o fato de nao ter essa opcao de levantar a carroceria ...
Sobre o espaco para as rodas na minha antiga eu tinha BF Mud 33 (suspensao original) nessa agora o maior que cabe é o 32 ... com o 33 nao deu nem para andar com o carro !!!!! Tomara que no suzuki vcs nao tenham essa perda de espaco
Abs
Murillus
21/05/2008, 14:51
a única coisa pior é o fato de nao ter essa opcao de levantar a carroceria ...
realmente... e com isso nao poder botar pneu maiores...
[]s
Tamanduá
21/11/2008, 22:50
Boa noite.
Achei na internet um "Press Release" de 2001 da GM sobre a tracker, explicando um pouco o sistema de tracao.
A reportagem abaixo pode ser lida atraves do link:
http://www.media.gm.com/division/brazil/news/press/2001/mar/pr11032001.html (http://www.media.gm.com/division/brazil/news/press/2001/mar/pr11032001.html)
Vejam abaixo o trecho sobre a tracao.
Jornalista Responsável: Chico Lelis
Texto: Percy Faro
Data: 11/03/2001
Transmissão com opção 4x4
A transmissão do Chevrolet Tracker utiliza uma caixa de mudanças manual convencional, posicionada longitudinalmente em relação ao chassi do veículo. São cinco marchas sincronizadas para frente. O sistema de sincronismo na caixa de transferência, para acionar a tração nas quatro rodas, é feito por bomba de ar para engrenamento do diferencial dianteiro.
Ao selecionar a opção 4x4, utilizando a alavanca de tração, ocorrem duas ações: o acionamento do eixo propulsor dianteiro e o acoplamento dos eixos dianteiros à caixa de satélites do diferencial. Para acionar o eixo propulsor dianteiro, a alavanca desloca o conjunto de sincronismo e, por meio de uma corrente especial, transfere a rotação da árvore de saída deste mesmo eixo.
A alavanca de câmbio, com cinco marchas sincronizadas, tem engates suaves e precisos; a da caixa de transferência, que permite acionar a tração 4x4 e reduzida, posicionada enter os bancos, é de fácil manuseio
Simultaneamente a esta ação, é ligado um interruptor elétrico que libera um sinal para o módulo 4x4. O módulo, então, aciona a lâmpada de aviso do painel e a bomba de ar cria uma pressão positiva que desloca o atuador interno no diferencial para ligar, mecanicamente, os eixos dianteiros à caixa de satélites do eixo propulsor.
A caixa de transferência é composta por um eixo principal e um conjunto secundário de engrenagens. O eixo principal é dividido em dois semi-eixos, um de entrada e outro de saída de potência. Na tração normal, o movimento de rotação do eixo de entrada é transmitido ao eixo de saída por uma luva. Ao selecionar a opção 4x4 Reduzida, a alavanca de tração desloca a luva, permitindo que a rotação do eixo de entrada passe a ser transmitida para as engrenagens secundárias as quais, por sua vez, transmitem a potência novamente para o eixo de saída.
A alavanca de acionamento da tração para quatro rodas. Ela pode ser operada mesmo com o veículo em movimento, desde que as rodas dianteiras estejam em linha reta e a velocidade do veículo seja uma luz indicadora que informa que o sistema 4x4 foi acionado. Também no painel de instrumentos um tacômetro ou conta-giros demonstra o nível correto para melhor aproveitar a rotação no momento das trocas de marchas, evitando possíveis desgastes do motor.
[]'s
Tamanduá
21/11/2008, 23:12
Outras informacoes:
No site clubedotraker.com.br tem um link sobre as especificacoes tecnicas do tracker, com uma imagem do sistema de tracao.
Para ler, basta acessar:
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/7/artigo92963-9.asp (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/7/artigo92963-9.asp)
Fonte:
Car and drive Brasil
EDUARDO HIROSHI / FOTOS JOÃO MANTOVANI
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/7/imagens/i43490.jpgQuando menos é mais
O Tracker usa o sistema mais conhecido de tração 4x4, que usa acoplamento por engrenagens. No modo 4x2, a força que vem do motor (1) é toda direcionada para o eixo cardã (2), que, por sua vez, faz girar o diferencial traseiro. Ao ligar o sistema 4x4, um compressor de ar aciona um atuador (3) que, por sua vez, engrena um cubo (4) que transmite a força em direção ao eixo dianteiro (5) por meio de uma correia de alta resistência. Ao engatar a reduzida, a tração do motor passa por uma engrenagem adicional (6) que reduz as rotações para aumentar a força – daí o nome.
[]'s
ricardo_bh
02/03/2009, 15:13
minha tracker zerinho travou a roda:
estava numa subida de terra.com a 4x4 reduzida engatada.
dai dei ré e sai num plato inclinado de asfalto.ao manobrar 100% as rodas , com a 4x4 engatada uma das rodas ficou presa o que causou um friso no chao de marca do pneu.foi coisa de andar 2 metros com o carro.dai eu notei que estava duro, que ele nao descia,que estava forçando.desliguei a tração e tudo se normalizou.mas fiquei apavorado com medo de ter estragado algo.nehuma advertencia existe no manual sobre isso.
sera que estraguei algo?
posso manobrar em curvas fechadas na terra com a 4x4 ligada?pq se na terra nao puder de nada me adianta.to eu la numa estrada horrivel cheia de degraus e eu preciso virar o volante 100% dar uma ré acertar o carro e subir o barranquinho a minha frente.se nao puder girar o volante todo ta danado.
ainda estou apavorado.:shock:
Carneiro
02/03/2009, 16:38
minha tracker zerinho travou a roda:
estava numa subida de terra.com a 4x4 reduzida engatada.
dai dei ré e sai num plato inclinado de asfalto.ao manobrar 100% as rodas , com a 4x4 engatada uma das rodas ficou presa o que causou um friso no chao de marca do pneu.foi coisa de andar 2 metros com o carro.dai eu notei que estava duro, que ele nao descia,que estava forçando.desliguei a tração e tudo se normalizou.mas fiquei apavorado com medo de ter estragado algo.nehuma advertencia existe no manual sobre isso.
sera que estraguei algo?
Se foi 2 metros, pouquíssimo provável. Mas acontece isso mesmo, você força a caixa de transferência e o carro faz a curva freando, por isso a marca de pneu.
A questão é: nosso carro, como as caminhonetes, é 4x4 part time. Não existe diferencial central (a caixa de trasferência divide em 50% para cada eixo quando em 4x4), e portanto não dá para usar em piso com aderência.
Se você rodar no asfalto com a tração ligada, ou sofre um acidente, ou quebra a caixa de transferência.
posso manobrar em curvas fechadas na terra com a 4x4 ligada?pq se na terra nao puder de nada me adianta.to eu la numa estrada horrivel cheia de degraus e eu preciso virar o volante 100% dar uma ré acertar o carro e subir o barranquinho a minha frente.se nao puder girar o volante todo ta danado.
ainda estou apavorado.:shock:
Claro que pode. Na terra, como o piso não tem muita aderência, não tem estresse.
E por que caminhonetes e nosso carro não tem diferencial central para rodar em 4x4 no asfalto? Pois custaria bem mais caro: teria que ter o diferencial central bloqueável, como é o da TR4. Tem muita vantagem? Acho que pouca... Um pouco de estabilidade no asfalto com maior consumo! Imagino que a maioria dos proprietários de TR4 não usem 4x4 nem no asfalto, nem bloqueado na terra :mrgreen:.
Abraços,
Márcio.
Carneiro Citação:
Postado originalmente por Fred Bailune http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=612223#post612223)
Olá , Sei que é off tópico, mas gostaria que me explicassem como se levanta a corroceria...lift é calço na suspensão e body lift?
Se for conturbar o tópico, podem por favor, mandar uma MP
Obrigado!!
Carneiro
02/03/2009, 19:31
Olá , Sei que é off tópico, mas gostaria que me explicassem como se levanta a corroceria...lift é calço na suspensão e body lift?
Se for conturbar o tópico, podem por favor, mandar uma MP
Body lift é colocar calço entre a carroceria e o chassi. Existem pontos de apoio nos quais a carroceria é apoiada no chassi. Colocamos calços (no caso do meu carro, por exemplo, de 2") nesses pontos.
É bem simples, mas o efeito colateral é chato: tem que ajustar alavanca de câmbio, de tração, barra de direção, reposicionar flexíveis de freio, bocal do tanque, e ainda, no caso da Tracker, fazer um calço para a barra de torção (que aliás ficou muito melhor que o apoio original, porcaria e barulhento). Claro que cada carro tem exigências a mais ou a menos.
Abraços,
Márcio.
Márcio,
Gracias pela pronta resposta!
Márcio,
qual a cor da viatura?
vai ajudar a escolher o nome. Melhor ainda se postar uma foto!!
Abraços!
Carneiro
02/03/2009, 20:12
Márcio,
qual a cor da viatura?
vai ajudar a escolher o nome. Melhor ainda se postar uma foto!!
Abraços!
Tem fotos aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41104
To quase chamando de Mutum!
Abraços,
Márcio.
Colegas,
No final das contas não entendi...
Entendi que não há diferencial central. Então entre eixos tá sempre bloqueado.
Mas, nos eixos, uma roda em relação a outra, há bloqueio ou não????
Pelo pouco que entendo de 4x4 me parece ilógico que as rodas fiquem livres quando aciono o 4x4. Até os fiat hoje são locker...
Abraços,
Diego Balbi
Newton Guerra
16/03/2009, 19:21
Colegas,
No final das contas não entendi...
Entendi que não há diferencial central. Então entre eixos tá sempre bloqueado.
Errado. Só está bloqueado se acionado o 4x4 (sempre em pisos de pouca aderência)
Mas, nos eixos, uma roda em relação a outra, há bloqueio ou não????
Não. Quem faz trilhas mais pesadas compra um bloqueio assim, normalmente só para o eixo traseiro.
Pelo pouco que entendo de 4x4 me parece ilógico que as rodas fiquem livres quando aciono o 4x4. Até os fiat hoje são locker...
Na maior parte das situações se uma roda de um eixo sai do ar o outro eixo traciona.
Se 2 rodas de eixos diferentes saem do ar (num X por exemplo), o carro não anda. Essa situação é mais comum em erosões. Se acontecer muito e encher a paciência, aí compra-se o bloqueio :mrgreen:.
É muito melhor um carro bloqueado central e 4x4 do que um bloqueado só num eixo e 4x2.
Abraços
Carneiro
17/03/2009, 09:35
Só para complementar a ótima resposta do Newton, "até" FIAT são locker é relativo: na verdade colocaram isso no Adventure pois é mais barato que colocar uma caixa de transferência e reforçar o monobloco (seria bem mais legal).
Veja que é raro achar um 4x4 que venha com bloqueio traseiro (quiçá dianteiro). A L200 tinha opção de vir com bloqueio selecionável traseiro, acho que a Triton não tem mais.
Se não me engano, um carro que vem com bloqueio nos dois é o Mercedes Classe G. E tem carros caros que usam o controle de tração para frear uma roda que esteja patinando (no offroad) para minimizar o efeito ruim do diferencial.
Abraços,
Márcio.
Pedrinha
17/03/2009, 10:38
...tem carros caros que usam o controle de tração para frear uma roda que esteja patinando (no offroad) para minimizar o efeito ruim do diferencial...
A Pajero Full 2009 possui este sistema eletrônico e funciona no onroad tb (exemplo: para evitar derrapagens, quando se tangencia mal uma curva). Mas isso tem um cu$to. :pensativo:
[]s. :concordo:
Galera,
Muito obrigado pelas informações. Realmente eu tinha um conceito de tração e agora entendi melhor.
Estou há menos de um mês com o carro e já sou fã.
Valeu,
Diego BH
Cristovamfc
21/03/2009, 19:13
Olá Pessoal
Esta é minha primeira mensagem no grupo e queria começar demosntrando a minha imensa satisfaçao com minha tracker 08/09 adquirida em Janeiro 09. Cada dia fico mais feliz com esse carro..rsrs ë meu primeiro 4X4...
Bom queria compartilhar com vcs uma conversa que tive com um representante da Suzuki em um estande de um shopping. O caso é que em abril de 2009 vão abrir uma concessionária em São José dos Campos, nessa volta da Suziki p/ Brasil.
Essa conversa foi bem melhor do que com o vendedor da chevrollet onde comprei a tracker..rsrs
1 As concessionárias Suzukis estão muito atentas a nós proprietários de Tracker, por sermos um ótimo mercado.. e pasmem poderão assinar as revisões... ( ainda tenho dúvidas sobre isso, mas vai ser uma concorrência onde vamos ganhar muito...)
2 Ele me disse que o tracker ( Gran Vitara) não tem diferencial bloqueado como ja foi dito neste tópico. Existem dois diferenciais com track-lock como de algumas pic ups. E que não tem problema em dirigir 4wd em terreno aderente como asfalto.
Gostaria de saber o que vcs achão do sistema track-lock?
Fiz o teste !!!
Dirigi em 4wd no asfalto e não escutei nenhum pneu "cantando".. Uma dirigibilidade normal como 4X2...
Rsrs tive algo estranho quando passei por um drive trull do Mcdonalds e "just for fun" liguei o 4wd e a minha tracker deu uma travadinha.. Eu acho com minha pouca experiência que é culpa dos sistema de dois difereciais independentes onde em uma curva muito fechada com rotações diferentes nos 4 pneus não vai sair boa coisa... o que aconteceu.. foi só pôr o carro alinhado e desligar o 4wd p/ tudo voltar ao normal..
Alguém pode comentar isso?
3 Essa é só de curiosidade!!!.. O representante da suzuki pediu p/ eu tirar o simbolo da chevrolet da frente do carro e mais uma vez fui surpreendido, não retirei completamente com medo de quebrar, mas pude notar .... existe o S da Suzuki por baixo... rsrs Achei o máximo ...KKKKkkk
Abraço a todos...
Newton Guerra
21/03/2009, 23:40
Olá Pessoal
Esta é minha primeira mensagem no grupo e queria começar demosntrando a minha imensa satisfaçao com minha tracker 08/09 adquirida em Janeiro 09. Cada dia fico mais feliz com esse carro..rsrs ë meu primeiro 4X4...
Bom queria compartilhar com vcs uma conversa que tive com um representante da Suzuki em um estande de um shopping. O caso é que em abril de 2009 vão abrir uma concessionária em São José dos Campos, nessa volta da Suziki p/ Brasil.
Essa conversa foi bem melhor do que com o vendedor da chevrollet onde comprei a tracker..rsrs
1 As concessionárias Suzukis estão muito atentas a nós proprietários de Tracker, por sermos um ótimo mercado.. e pasmem poderão assinar as revisões... ( ainda tenho dúvidas sobre isso, mas vai ser uma concorrência onde vamos ganhar muito...)
2 Ele me disse que o tracker ( Gran Vitara) não tem diferencial bloqueado como ja foi dito neste tópico. Existem dois diferenciais com track-lock como de algumas pic ups. E que não tem problema em dirigir 4wd em terreno aderente como asfalto.
Gostaria de saber o que vcs achão do sistema track-lock?
Fiz o teste !!!
Dirigi em 4wd no asfalto e não escutei nenhum pneu "cantando".. Uma dirigibilidade normal como 4X2...
Rsrs tive algo estranho quando passei por um drive trull do Mcdonalds e "just for fun" liguei o 4wd e a minha tracker deu uma travadinha.. Eu acho com minha pouca experiência que é culpa dos sistema de dois difereciais independentes onde em uma curva muito fechada com rotações diferentes nos 4 pneus não vai sair boa coisa... o que aconteceu.. foi só pôr o carro alinhado e desligar o 4wd p/ tudo voltar ao normal..
Alguém pode comentar isso?
3 Essa é só de curiosidade!!!.. O representante da suzuki pediu p/ eu tirar o simbolo da chevrolet da frente do carro e mais uma vez fui surpreendido, não retirei completamente com medo de quebrar, mas pude notar .... existe o S da Suzuki por baixo... rsrs Achei o máximo ...KKKKkkk
Abraço a todos...
Cristovam, não vá em conversa de vendedor. NÃO USE A TRAÇÃO EM ASFALTO SECO de jeito nenhum, você vai moer sua t-case.
A tração do GV (Tracker) não tem diferencial central. Quando conectou o eixo dianteiro com o traseiro (4x4) está 100 % bloqueado. Fez curva no asfalto o eixo dianteiro quer girar diferente do traseiro, aí sobra esforço para as engrenagens da t-case.
O novo Gv é diferente, tem diferencial central e pode rodar no asfalto desbloqueada. Se bloquear só na terra, fica igual ao GV velho.
Abraços
Murillus
23/03/2009, 16:19
NÃO USE A TRAÇÃO EM ASFALTO SECO de jeito nenhum, você vai moer sua t-case.
certamente... principalmente se vc fizer giro no volante...
Pedrinha
23/03/2009, 16:22
certamente... principalmente se vc fizer giro no volante...
Ô Murillus, cê sumiu...e o carango, como tá?
Murillus
23/03/2009, 16:59
Ô Murillus, cê sumiu...e o carango, como tá?
cara o tracker ta show...
mas comprei um troller (meu porquinho)... pra poder botar pra f***... por isso desapareci...
Tracker 0442
22/06/2009, 15:05
Colegas Trackeiros,
Esta é a minha primeira participação no forum e gostaria se saber se alguem sabe como testar a tração no Tracker, fui utilizar a minha final de semana retrasada e a mesma nao funcionou, tem algum esquema para testar?
Abraços a todos
Alessandro
Murillus
22/06/2009, 18:49
Esta é a minha primeira participação no forum e gostaria se saber se alguem sabe como testar a tração no Tracker
como assim?... bota pra gerar em alguma estrada de terra ou areia...
fui utilizar a minha final de semana retrasada e a mesma nao funcionou
ih... a minha nao funcionou uma vez pois desconectou um cabo que fica bem embaixo do carro... ai nao fazia vacou pra ligar as rodas...
tem algum esquema para testar?
liga e anda... mas so em piso de areia ou picarra...
[]s
Tracker 0442
24/06/2009, 15:02
Ja desconectei este cabo, coloquei limpa contato e nada.. estou lendo sobre o tal do compressor que aciona o 4x4 mais ainda nao achei nada.
vou continuar procurando.
abraços
Newton Guerra
24/06/2009, 15:15
Ja desconectei este cabo, coloquei limpa contato e nada.. estou lendo sobre o tal do compressor que aciona o 4x4 mais ainda nao achei nada.
abraços
A luz da tração acende?
Joao Baeta
24/06/2009, 17:26
:arrow:Como eu falei com o 0442 por MP...!
No meu caso no ex-GVTD... Demorei um bocado para descobrir!
Qnd eu estava em Itaipava... Parei no posto Alcatraz... Mandei levantar no elevador e comecei a catar.... Fui no sistema de tração... Olhei....Tudo certo... Fui seguindo o fio da tração.... Olhei o motor nada........ Até que na mesma linha do motor p/ baixo.... Reparei um fio pendurado! Como lembrei a tração é vácuo!
Juntei aquele fio pendurado (ferro e borracha) e pronto... tração ligou na hora! Ufa!
Mt trabalho por nada! :dance:
:concordo:
Tracker 0442
24/06/2009, 18:46
A luz da tração acende?
A luz nao acende...
Abraços
Tracker 0442
24/06/2009, 18:48
:arrow:Como eu falei com o 0442 por MP...!
No meu caso no ex-GVTD... Demorei um bocado para descobrir!
Qnd eu estava em Itaipava... Parei no posto Alcatraz... Mandei levantar no elevador e comecei a catar.... Fui no sistema de tração... Olhei....Tudo certo... Fui seguindo o fio da tração.... Olhei o motor nada........ Até que na mesma linha do motor p/ baixo.... Reparei um fio pendurado! Como lembrei a tração é vácuo!
Juntei aquele fio pendurado (ferro e borracha) e pronto... tração ligou na hora! Ufa!
Mt trabalho por nada! :dance:
:concordo:
Entrei por baixo dela e nao achei nada solto, achei o famoso "compressor" fiz alguns testes o mesmo funciona mas o fio que vem a conectar nele nao passa corrente.
Amanha vou mexer mais.
abraços
Marco-Maga
24/06/2009, 18:59
A luz da tração acende?
E ai Newton, beleza!!
Ta sumido heim!! Acho que ta faturando alto na construção... kkkk
E ai Pacaembu amanhã?
Vamos nos falar...
Abs.
Murillus
02/07/2009, 14:16
abraços
fica no parachoque dianteiro do centro mais pro lado esquerdo...
[]s
Joao Baeta
02/07/2009, 14:20
:arrow:0442,
Até achar o poblema... Relate aqui!
Abs! :concordo:
andre veiga
02/07/2009, 20:50
Meu GV ficou sem tração também.
Olhando por baixo tem como identicar uma mangueirinha ligada ao motorzinho de vacuo.
O que tive que fazer foi só soprar pela mangueira - epa! - que ela desentupiu e voltou tudo ao normal.
Em tempo, a luzinha do 4x4 no painel que também não acendia voltou a acender.
Tinha mecanico "especialista em suzuki" condenando o motorzinho e querendo me vender um novo, fix isso num posto em frente à oficina dele e fiz questão de voltar lá e dizer a "milagrosa solução", e não volto lá mais...
é bom alertar onde foi esse "especialista em suzuki" pra ninguem cair nessas pegadinhas. tem sempre alguem que acaba confiando nessas pestes.
edu_teles
21/11/2011, 18:28
fonciona da seguinte forma quando voce engata a tracao o cardan e acionado e em seguida o sistema que fica dentro do diferenial engata com pressao feita por um mine compressor que fica atras o parachoque dianteiro
cara estou com problemas no compressor da minha tracker 2008 2.0 16v, ele está com pouca pressão e não engata a tração, tem como arrumar ou onde consigo um outro pra substituir, ou até mesmo posso substituir por outro modelo? qual?
Golovaty
25/11/2011, 15:14
Citando a resposta :
"Como ele não tem diferencial central (como nas Land Rover e Nivas) não pode andar tracionado em terreno aderente (asfalto, concreto, etc...)... A não ser que seja em linha reta...
Ao fazer curvas, a "rotação" do eixo dianteiro é diferente do traseiro, podendo ocasionar quebras na caixa de tranferência...
OBS: Os diferenciais (dos eixos) não são bloqueados..."
Creio que para os iniciantes as informações fornecidas pelo fabricante são imprecisas, realmente com a tração dianteira acionada não consigo esterçar totalmente a direção do meu Tracker para fazer uma manobra como a citada em curva fechada, porém para dirigir normalmente em qualquer piso nunca percebi nenhum problema ao utilizar a tração 4x4, como por exemplo no asfalto seco ou em chuva, fazendo curvas normais.
Guilherme Tracker
04/10/2016, 20:41
Boa noite amigos! Acabei de adquirir minha Tracker ano 2008 com 105 mil km rodados. Fiz um rally de regularidade com ela e já estou apaixonado pelo carro. Como é meu primeiro 4x4, estou com várias dúvidas e aprendo bastante lendo os tópicos aqui. Estou com um problema na hora de mudar de 4x2 para 4x4 com o carro em movimento. Eu respeito o limite de velocidade e deixo a direção alinhada, porém na hora da troca dá uma 'arranhada', como se estivesse errando a marcha. Alguém pode me ajudar com esse problema?
Arildo MT
05/10/2016, 18:36
Guilherme, em 4x2, erga o carro em elevador, gire cada uma das rodas dianteiras, veja se rodam livre s/ que uma interfira no movimento da outra, gire manualmente também o cardan dianteiro, veja se esta livre sem, isso td só pra confirmar se seu sistema de tração dianteira continua como original, veja o nível de óleo da caixa de transferência, depois de engatado o 4x4 funciona normal? no pior senário esta com algum defeito na cx de transferência ou moeram seu sistema.