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Ver Versão Completa : Copa Troller e Planilhas



t4_carcara
10/05/2008, 08:56
Olá Pessoal, bom dia.

Estou com algumas dúvidas e gostaria de obter a ajuda de vocês. Bom, fiz uma busca nos fóruns e não encontrei (me perdoem se não busquei certo...) detalhes sobre planilhas de orientação.

É o seguinte: neste ano vou participar da copa Troller pela primeira vez, em Belo Horizonte (acho que será em Betim). Também pela primeira vez estou ouvindo falar nas planilhas de orientação. É claro que não gostaria que, logo durante a prova, fosse a primeira vez na vida que estivesse pegando uma destas planilhas... então, pergunto:

1. onde posso encontrar exemplos destas planilhas para poder, na minha região (de preferência), treinar o uso delas? :pensativo: Moro no Sul de Minas e vou à Belo Horizonte com frequência.

2. em qual categoria deveria entrar na copa Troller (turismo ou expedição)? :pensativo: Faço trilhas esporádicas, mas, nunca disputei competições de regularidade.

3. se o meu odômetro marca um pouco errado o km (em uma viagem de 200km, ele marca 188km aproximadamente), isto vai me atrapalhar muito? :pensativo:

4. quais seriam as "manhas" para não ser, ao menos, o último colocado... eh eh eh:D

5. qual seria o comportamento do navegador e do piloto para que a relação entre pilogo-navegador seja produtiva?

Me desculpem por tantas perguntas, mas, realmente estou precisando de ajuda.

Grande abraço, :concordo:

Carcará.

srgrande
11/05/2008, 20:34
Olá Pessoal, bom dia.

Estou com algumas dúvidas e gostaria de obter a ajuda de vocês. Bom, fiz uma busca nos fóruns e não encontrei (me perdoem se não busquei certo...) detalhes sobre planilhas de orientação.

É o seguinte: neste ano vou participar da copa Troller pela primeira vez, em Belo Horizonte (acho que será em Betim). Também pela primeira vez estou ouvindo falar nas planilhas de orientação. É claro que não gostaria que, logo durante a prova, fosse a primeira vez na vida que estivesse pegando uma destas planilhas... então, pergunto:

1. onde posso encontrar exemplos destas planilhas para poder, na minha região (de preferência), treinar o uso delas? :pensativo: Moro no Sul de Minas e vou à Belo Horizonte com frequência.

2. em qual categoria deveria entrar na copa Troller (turismo ou expedição)? :pensativo: Faço trilhas esporádicas, mas, nunca disputei competições de regularidade.

3. se o meu odômetro marca um pouco errado o km (em uma viagem de 200km, ele marca 188km aproximadamente), isto vai me atrapalhar muito? :pensativo:

4. quais seriam as "manhas" para não ser, ao menos, o último colocado... eh eh eh:D

5. qual seria o comportamento do navegador e do piloto para que a relação entre pilogo-navegador seja produtiva?

Me desculpem por tantas perguntas, mas, realmente estou precisando de ajuda.

Grande abraço, :concordo:

Carcará.

Caro,
Fiz uma única prova da Copa Troller, ano passado, em Curitiba, na cat. Expedition, e vou tentar responder suas perguntas baseados na etapa citada, mas, aviso, faça o quanto antes a inscrição porque podem acabar as vagas:
1- Leia todas as informações contidas no site da Copa Troller, algumas dúvidas poderão ser respondidas nele.
Consiga uma planilha de raid ou rali da sua região e faça uma simulação da prova, com seu navegador junto, pelos trechos possiveis.
2 - Eu fiz na Expedition (básica), as médias são menores, a distância é mais curta e os participantes tambem são iniciantes. Havia +-50 T4 na minha categoria e eu e minha esposa fiocamos em sexto lugar.
3 - A prova tem um techo de aferição do hodometro, afira e calcule a diferença na planilha. Se fizer certo, a diferença não te prejudicará. Meu carro apresentou uma grande diferença, 12,5%, ou seja, para cada 40km marcados no hodometro eu tinha rodado +- 45 km
4- Peça dicas pessoalmente p quem ja praticou provas de regularidade (enduro de motos, enduro equestre, raid, rali, enduro a pé, etc...). Vc aprenderá andar "no tempo".
5- Ambos deverão analisar a planilha juntos, assinalando pontos de: mudanças de médias, zerar hodometro, neutralizados, curecas e etc. Use 2 ou 3 bons cronometros, um a vista de ambos, piloto e navegador, outro de reserva, pode ser do relogio de pulso, so não esqueça de disparar todos na largada. Cronometro ruins dão diferenças de minutos no final da prova.

Espero que vc se divirta, porque isto é o que importa nessa prova.

watacabe
11/05/2008, 22:18
1- Aqui no forum msm deve ter planilhas, a da Mistubishi Motorsports é bem semelhante e esta postada aqui em algum lugar.

2-Expedition, a turismo necessita de filiação a CBA e (na minha opiniao) so vale pra quem vai correr o campeonato.

3-Se estiver com pneus 255/75 ou 31, o erro no odometro sera pequeno mas consideravel, voce deve determinar o erro na aferição. Se for maior q 31 o erro sera grande.

4-Seguindo a dica de Lourival Rondan (um dos melhores navegadores do Brasil): Não se perca!!!

5-Não sei qual sua duvida especifica, mas não deixe seu navegador nervoso!

Depois da primeira prova, sera dificil deixar de participar das outras :concordo:...

[]'s

danielgab
12/05/2008, 08:13
Se vc é casado e sua esposa é o navegador, não brigue com ela, as consequências podem ser desastrosas (na prova e depois dela)... A mantenha motivada, que mesmo após uma primeira vez não muito boa, logo ela pega a manha.

Vá na expedition e curta a brincadeira. Algumas "vantagens" desta categoria para iniciantes:
- ela É para iniciantes. Se vc fizer "cagada" e atrapalhar alguma dupla que está lá pra competir fortemente, a parcela de culpa maior é deles e não sua (eles é que deveriam competir numa categoria acima).
- não precisa fililação à CBA.
- navegação mais fácil, devido a médias mais baixas.

Desvantagens:
- a prova é mais curta e mais fácil para o piloto que outras categorias (o piloto se diverte menos).
- vc sempre chega por último na festa e cheio de fome, mas sempre tem comida.

Na expedition, uma boa navegação é o principal. Não o piloto. Se a navegação for boa e vc não se perder, não precisará andar tão rápido para recuperar tempo, que é quando as merd... acontecem.

Revise a planilha com o navegador, principalmente se ele não for experiente. Tente interpretar cada desenho (tulipa) junto com ele, para evitar maiores dúvidas durante a prova. Destaquem na planilha referências curtas, muito próximas umas das outras.

Dê prioridade para não se perder, e não para o tempo.

Se divirta e seja cauteloso. Caso vc não seja rico e zele pelo seu patrimônio. Ao contrário do que muita gente pensa, dá pra se divertir tranquilo sem forçar o carro.

Bom, essas são opiniões pessoais de um também iniciante...

t4_carcara
17/05/2008, 17:14
Pessoal, obrigado pelas dicas.
A minha intenção é mesmo a diversão!

Srgrande, vou tentar fazer a inscrição o quanto antes. Valeu pela dica.

Daniel, meu navegador não será minha esposa, então, sem problemas!

Vou mesmo dar prioridade para não me perder... espero.

Bom, quanto às planilhas da Mistubishi Motorsports vou dar uma procurada pelo fórum, mas, se alguém souber delas, poderia postar aqui?

Mais uma vez, obrigado.

Carcará.

t4_carcara
18/05/2008, 00:54
Aos interessados, achei um site, http://www.uor.com.br/, onde encontrei alguns "tracks". Agora é só testar o uso. Tem tracks para:

http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifTrilha do Batom (http://www.uor.com.br/planilhas/batom.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifPedra Grande - Atibaia-SP (http://www.uor.com.br/planilhas/atibaia.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifAiuruoca - MG (http://www.uor.com.br/planilhas/Aiuruoca.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifTrilha de Ibiúna - SP (http://www.uor.com.br/planilhas/ibiuna.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifTrilha Planeta dos Macacos (Despraiado) - SP (http://www.uor.com.br/planilhas/despraiado.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifParque Nacional da Serra da Canastra - MG (http://www.uor.com.br/planilhas/canastra.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifSerra da Babilônia - MG (http://www.uor.com.br/planilhas/babilonia.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifParque Nacional da Bocaina (http://www.uor.com.br/planilhas/bocaina.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifDeserto do Jalapão - TO (http://www.uor.com.br/planilhas/jalapao.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifQueluz/SP - Paraty/RJ (http://www.uor.com.br/planilhas/paraty.htm)http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifCampos do Jordão/SP (caminho alternativo por terra) (http://www.uor.com.br/planilhas/Campos.htm)

Quem souber de onde há mais, agradeço se divulgar.

Abr.

Carcará.

Pequeno jr
18/05/2008, 10:58
Na área de pick-ups tem alguns tópicos falando do MMS 2007 e 2008. Você encontra algumas dicas por lá.

t4_carcara
18/05/2008, 17:12
Pequeno Jr,

Obrigado pela dica, mas, estive nos fóruns sobre pick-ups e não encontrei nada... você tem algo guardado?

Alguém não teria uma planilha que pudesse tirar uma foto com máquina digital e divulgar aqui?

Abr.

Carcará

t4_carcara
21/05/2008, 00:00
Olá Pessoal.


Consegui com a própria organização da Copa Troller um exemplo de planilha e estou tentando divulgá-lo aqui (está falhando o upload, mas se alguém quiser, envio por e-mail). Trata da etapa de Parati-2007.

Contudo, não acho em nenhum lugar, um "manual" para explicar os códigos da planilha. Alguém poderia me ajudar?:pensativo:

As tulipas com tempo são as onde haverão PC?

O que quer dizer média "D 30min" ?

Que procedimento deve ser tomado para "AFER" (como aferir o tempo e velocidade?).

Se alguém puder me ajudar, valeu heim....:concordo:

Carcará.

Pequeno jr
21/05/2008, 00:32
Carcará, tem como colocar aqui no forum para podemos t ajudar??

Nem q vc scanei uma ou duas paginas ou se for por meio eletronico, anexa aqui no forum,

t4_carcara
21/05/2008, 07:52
Ok... consegui dividir o arquivo em dois e deu certo.

Então segue postada a planilha da copa troller, se não me engano, cat. turismo (iniciante do iniciante... eh eh eh) da etapa Paraty.

Abr.


Carcará

Pequeno jr
24/05/2008, 09:35
Carcara .. valeu !!

Tava precisando de alguma dica assim para passar para a esposa (navegadora)

-mlot-
13/09/2009, 19:19
E ai participou da prova de Barbacena ? Se sim ja sabe que D 30 min é deslocamento de 30 minutos. Neste caso tente faze-lo me menos que 30 minutos para ter um tempo de parar, ir no banheiro, etc, antes da proxima etapa cronometrada.

Ontem 12 de Setembro foi a de Florianopolis, muito longe para mim.
Mas estou pensando em participar da do Rio de Janeiro ou de Ribeirao para se gostar participar para valer em 2010.

Li o regulamento mas tbem tenho algumas duvidas :

1) Para participar com um Troller com capota de lona é obrigatorio o uso de capacete ?
2) Quem nao é filiado a CBA mas ja participou de algumas provas de rally em 2009 (Campeonato Brasileiro de Carros antigos) tendo ficado em quarto lugar em uma etapa pode participar da categoria Expedition da Copa Troller ?

Grato

-mlot-

-mlot-
13/09/2009, 19:24
Formulas para Navegação



V = S / T  velocidade ( Km/h ) = espaço percorrido (Km ) / tempo (h )
 tempo = espaço percorrido / velocidade

T= S / V (tempo no trecho)

Fórmula completa T = Tac + ((A * Do) - Di) * 60 / V

T= tempo em minutos e centésimos de minuto (ex.: 80.50 = 1h 20' 30" )

Tac = tempo acumulado desde a largada = tempo total do trecho anterior (fornecido no livro de bordo).

A = índice de aferição. (A = Afer.livro de bordo/ afer. hodômetro)

Do = distância lida no hodômetro

Di = distância inicial do trecho = distância final do trecho anterior

V = velocidade no trecho


Para calcular o tempo a qualquer ponto do trecho, você deve aferir seu hodômetro com o da prova, utilizando as aferições.
No Passo n 02 calculamos o tempo que deveríamos passar em frente aos pontos de AFER ( Aferição ), onde temos uma distancia exata.
Digamos que no Trecho 2- AFER MK 250 - ACUM 1.990 temos uma leitura de hodômetro de 1.890 Km, ou seja : A = índice de aferição. (A = Afer.livro de bordo/ afer. hodômetro)
A= 1.990 / 1.890 Km A= 1.05

Aplicando a Fórmula para a leitura de Hodômetro em ( Do )10.000 Km, temos:
Trecho - 01 Tempo 00:25:00 (Tac )
Distancia Inicial do Trecho 2 ( Di )= 0,0Km
Velocidade do Trecho 2 ( V )= 78 Km/ h
Trecho - 02 T = Tac + ((A * Do) - Di) * 60 / V
T = 25:00:00 + (( 1.05 * 10.000 ) - 0,0 ) * 60 / 78
T = 25:00:00 + 8,0769
T = 25:00:00 +08:04:00
T = 33:04:00



NÃO ESQUEÇA de converter o minuto centesimal (8,0769) para minuto, segundo, centésimos. Basta multiplicar a parte decimal 0,0769 pôr 60 (0.0769 * 60 = 4.614 )

Somando o tempo do final do trecho anterior (ex.: 25:00:00) teremos o valor a ser comparado com o cronômetro (25:00:00 + 08:04:00 = 33:04:00).

Fique de olho no hodômetro e dedo no botão de LAP do cronômetro. Quando estiver exatamente em 10.000 aperte o LAP e compare com seus cálculos.
Digamos que você leu 33:02:00. Mentalmente subtraia os 33:04:00 e informe ao piloto que ele esta 02 segundos ADIANTADO (aproximadamente).

t4_carcara
16/09/2009, 12:52
Boas dicas mlot!

Não, não fui à Santa Catarina... muito longe, custo alto.

Em Barbacena ficamos em 11o.

Abraço,

Carcará.

Murillus
17/09/2009, 15:09
existe algum lugar (site) onde eu possa aprender a montar uma planilha de navegacao ?

[]s