Ver Versão Completa : HELP...medida de pinos
anderson_wzorek
09/05/2008, 22:50
Salve galera
alguem ai sabe quando é o diamentro do parafusos/pinos do jumelo,aquele que passa dentro da mola mestre e outro dentro do chassi,com um porca na outra extremidade formando o jumelo?
Estou trabalhando no projeto de uns novos jumelos para meu jeep e preciso dessa medida.
Ahhh,alguem ai arrisca dizer que parafuso(resistencia mecanica,dureza) nos jumelos?
desde ja agradeço
abraços galera
leopoldo
09/05/2008, 23:56
diametro deve ser 7/16"
classe de resistência deve ser no mínimo 8.8, mas o provável é ser 12.9
Raulcjazul
10/05/2008, 01:24
Bom dia Leopoldo,
Percebi que você está montado num v8 Ford 302. Meu carro é quase todo chevrolet, motor 4c do opala, cambio c20 de 5 marchas.
No último fim de semana estive em Ibitipoca no I encontro nacional de Engesa, havia mais um CJ muito lindo do Waldir de Barbacena (mecânica original) e uma F75 do Rogério de Campos dos Goytacazes (motor Perkins) além dos Engesa claro, tinham dois Trollers, mas o fato é que a trilha mais importante do evento tinha como meta a subida de uma grande duna de areia branca.
Alguns subiram com bastante dificuldade, mas consegui subir razoavelmente bem. Um vez no topo da duna o guia de trilhas local informou que nenhum jipe jamais subiu a duna do lado oposto, ou seja, desce-se para o outro lado e não tem como subir de volta. (A saída é pelo outro lado, pode ver as fotos no tópico eventos). Imediatamente um dos Trollers desceu (do Japatroller de São João Del Rei) e subiu sem muito sacrifício. Desci em seguida mas não consegui subir de jeito nenhum. O outro CJ tentou logo depois de mim e també não conseguiu. E assim quase todos tentaram e só o Japa subiu.
Meu caso foi falta de motor mesmo. O bichinho hurrava até perder o fôlego e...
Enfim, estou a fim de colocar um motor que empurre mais, o que você recomenda?
leopoldo
10/05/2008, 09:08
Caro colega,
Existem 2 coisas que vc tem que levar em conta - relação peso-potencia e sua prima potencia-torque.
Não adianta vc colocar um motor de Chevy 454 SS ou V10 Viper se a relação de cambio não ajudar. Pode ser que um motor mercedes de toyota com uma boa relação faça isso com ... a biela nas costas.
Para esse tipo de esporte .... subir paredão, a potencia do seu motor te diz a que velociade vai fazer isso mas é o torque na roda que vai vc subir ou ... não.
então, relação de 1º marcha, relação coroa-pinhão, diametro do pneu é que deve estar equacionado para isso.
Normalmente quem quer bom desempenho na estrada não tem um jeep para subir morro e vice versa, devido as opções que eu mecionei acima.
Fale com o dono do jeep que subiu ... colha so dados do powertrain.
Faça o mesmo com o seu jeep.
E vc verá porque ele subiu com certa facilidade e outros não.
Eu ..... daqui ..... só posso conjecturar que havia mais torque disponível na borracha do pneu dele e vc ... por outro lado .... passou perto de fundir uma biela.
anderson_wzorek
10/05/2008, 09:56
Valeu Leopoldo.
Então,imagino usar parafusos alen,os quais tem 10.9 de dureza,com porca auto travante com o freno em metal e não em borracha.Imagino que fique bom
abraços
Bom final de semana
leopoldo
10/05/2008, 10:22
Os allen aço-liga são da classe de resistencia 12.9 e esse valor está relacionado à resistencia mecanica do ensaio de tração .... a classe não representa a dureza.
Se vc necessita de mais, use Allen Inox que vai para algo em torno de 19.9
Salve galera
alguem ai sabe quando é o diamentro do parafusos/pinos do jumelo,aquele que passa dentro da mola mestre e outro dentro do chassi,com um porca na outra extremidade formando o jumelo?
Estou trabalhando no projeto de uns novos jumelos para meu jeep e preciso dessa medida.
Ahhh,alguem ai arrisca dizer que parafuso(resistencia mecanica,dureza) nos jumelos?
O Jumelo do meu CJ5 tem a medida do pino 1/2 polegada, e a rosca um pouco mais fina 7/16, se nao me engano UNF. Pela foto da para perceber que a rosca tem um diametro nominal mais fino que a parte lisa.
Quanto a resistencia, aos jumelos originais aguentam bem. Nunca ouvi falar de jumelo que arrebentasse. O Jumelo fixo é mais solicitado que o movel. Uma vez construi um par de jumelos, usei allen... mas realmente nao precisava.
O que voce pretende fazer ?
anderson_wzorek
12/05/2008, 21:49
Fala jeep83
estou pretendendo fazer os jumelos apartir de um bloco maciço usinado,vou frezar ele até ganhar a forma que eu quero,logico com algumas modificações...vamos ver no que dá....
Parece meio ilogico,mas vale a diversão
abraços e posto novidades
estou pretendendo fazer os jumelos apartir de um bloco maciço usinado,vou frezar ele até ganhar a forma que eu quero,logico com algumas modificações...vamos ver no que dá....
Parece meio ilogico,mas vale a diversão
Entendi ... Interessante a ideia, bem trabalhosa com certeza...
Quando tiver fotos manda pra gente