PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor de Direção da Band



Aurelio Palma
09/05/2008, 13:46
Pessoal,

Boa tarede.
Pesquisando nos arquivos do Forum, não achei a resposta a pergunta:

O amortecedor de Direção para a Band é especifico para a Toyota Bandeirante ou existem amort. de direção de outros veiculos que servem igualmente.

Agrdeço a ajuda,

Jun Okada
09/05/2008, 16:07
Aurélio, vi algumas vezes nas discussões que serveria também de Kombi, mas a minha opinião é sempre colocar original por entender que está dimensionado para as exigências do carro. Outro aspecto que observei é que devido às adaptações o suporte na travessa da longarina muitas vezes está em posição diferente. Aí o original não serve. Minha Band tem DH e seguindo a sugestão do mecânico não uso o amortecedor.
Abraços

guilhermeabreu
09/05/2008, 21:01
AURÉLIO PALMA

O amortecedor de direção das TOYOTAS BANDEIRANTES qdo saiu com eles , é o mesmo da D-20 , se vc for comprar para BAND talvez pague mais caro , logo pede o amortecedor de direção da D-20 , que tem as mesmas especificações , inclusive tem o mesmo código .

Digo ísto pq já tive uma BAND e coloquei um destes , e agora tenho um ENGESA e coloquei tb e comprei a pouco tempo , paguei R$120,00 COFAP e vi na caixa a aplicação que era para D-20 e TOYOTA BANDEIRANTES , mas se vc pedir para a BAND eles cobram mais caro .

O amortecedor de direção da KOMBI parece uma perna garça perto do amortecedor da BAND/D-20 .

Elmer_Jeep
10/05/2008, 10:55
AURÉLIO PALMA

O amortecedor de direção das TOYOTAS BANDEIRANTES qdo saiu com eles , é o mesmo da D-20 , se vc for comprar para BAND talvez pague mais caro , logo pede o amortecedor de direção da D-20 , que tem as mesmas especificações , inclusive tem o mesmo código .

Digo ísto pq já tive uma BAND e coloquei um destes , e agora tenho um ENGESA e coloquei tb e comprei a pouco tempo , paguei R$120,00 COFAP e vi na caixa a aplicação que era para D-20 e TOYOTA BANDEIRANTES , mas se vc pedir para a BAND eles cobram mais caro .

O amortecedor de direção da KOMBI parece uma perna garça perto do amortecedor da BAND/D-20 .

X2.
Concordo. :concordo:

Tenho duas referência COFAP CB27138 ou CB27220 uma substitui a outra, não sei qual é a atual.

[]'s

Aurelio Palma
14/05/2008, 16:26
Pessoal,
Muito obrigado.

Com essas informações já não fico preso só ao modelo especifico para a band.

Obrigado a todos,

Torezan
14/05/2008, 20:14
Minha Band não possui este amortecedor, é possível instalar? Quais os pontos de fixação?
Abraço a todos.

Aurelio Palma
15/05/2008, 07:26
Torezan,
Acredito que sim,porque originalmente saia com esse amortecedor.
A minha Band está no mec anico, mas quando ela estiver de volta, te mando fotos.
Possivelmente outros colegas mais experientes do Forum poderão te dar mais detalhes.
abraço

Elmer_Jeep
15/05/2008, 09:26
um lado é fixado no chassi(abaixo da travessa frontal) e o outro lado vai naquela espécie de pitman à esquerda do chassi.

[]'s

Torezan
15/05/2008, 10:09
Aurélio e Elmer, obrigado pelas informações e vou ver a possibilidade de colocar novamente a peça. Aguardo as fotos.
Abraços a todos

caseiro
16/05/2008, 07:47
Como fico sabendo que o amortecedor de direção ja era ( esta na hora de trocar)

Caseiro

guilhermeabreu
17/05/2008, 09:18
CASEIRO

Qdo o carro fica dando shiming e/ou se vc tirar ele do lugar e na mão não tiver pressão alguma qdo vc comprime ou extende o mesmo .

caseiro
17/05/2008, 11:53
Valeu
muito obrigado
Caseiro

Aurelio Palma
22/05/2008, 08:14
CASEIRO

Qdo o carro fica dando shiming e/ou se vc tirar ele do lugar e na mão não tiver pressão alguma qdo vc comprime ou extende o mesmo .

Pessoal,
desculpe a ignorancia, mas o que é " dando shiming"?

abraço,

Jun Okada
22/05/2008, 21:48
Aurélio, este termo usado tb pelos motociclistas é a vibração da direção, um pouco mais intensa que as rodas desbalanceadas, notada a uma determinada velocidade.

Aurelio Palma
26/05/2008, 08:07
Valeu Jun,

É exatamente o que está acontecendo .
Acho que vou tirar o Amostecedor de diração e testá-lo.

Obrigado pessoal.

Torezan
25/08/2008, 14:06
Alguém poderia me indicar ou enviar fotos dos pontos de fixação deste amortecedor?
Procurei os locais, porém não achei um deles.
Abraços a todos.

Luiz Antonio C. Bodon
25/08/2008, 16:50
Tem alguma coisa aqui:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Prod/acessorios/willys/imagens/amortecedor_II.jpg&imgrefurl=http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Prod/acessorios/willys/b8.html&h=129&w=250&sz=6&hl=pt-BR&start=114&um=1&usg=__4C19zZZTTbU4sn4qIbbV-XDjeFk=&tbnid=mitp9yvytglvJM:&tbnh=57&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Dtoyota%2Bbandeirante%2B-%2Bamortecedor%2Bde%2Bdire%25C3%25A7%25C3%25A3o%26 start%3D100%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

Torezan
25/08/2008, 18:56
Obrigado pela dica, mas estes são os amortecedores de direção originais das Bandeirante (Cofap C27220)?
Não parecem ser, pelo menos...

guilhermeabreu
25/08/2008, 19:14
TOREZAN

Normalmente em fotos não da para avaliarmos o tamanho real das coisas , eu tenho um amortecedor de BAND/D-20 em meu ENGESA , ralment o meu parece ser mais grosso , mas ísto é fácil de saber , é só perguntar a especificação dele .

NOTA : O amortecedor de direção da BAND é igual e tem a mesma especificação do amortecedor da D-20 , caso vc for comprar , PEÇA O DA D-20 , normalmente qdo vc pede o da BAND , ELES COBRAM MAIS CARO .

Aconteceu ísto comigo , mandei o cara voltar com o da BAND e pedi o da D-20 , ele retrucou , disse que não ficaria bom , mas eu insisti e para minha surpresa , NA CAIXA DO AMORTECEDOR VEM ESCRITO AS APLICAÇÕES , era para BAND E D-20 .

Só que o da BAND o cara me pediu R$220,00 e para a D-20 paguei R$140,00 , e era o mesmo amortecedor , TEM QUE FICAR ESPERTO .

ABRAÇO

Jun Okada
25/08/2008, 22:03
A minha Band está na oficina fazendo lanternagem. Ela não tem amortecedor mas tem a o local da fixação na barra entre as longarinas que fica em baixo do radiador. Está previsto para ficar pronto em 2 semanas, se atá lá vc não conseguir tiro uma foto e posto aqui.
Abraços

Torezan
26/08/2008, 09:30
Caros colegas, essa do preço ser alterado eu já sabia, já foi comentado aqui no fórum e eu procurei em duas lojas pelo o código dele diretamente e os vendedores me disseram que "também serve na Toyota". O preço que me pediram foi de R$ 238,00.
Quanto às fotos, vou aguardar. Não tenho pressa para instalar, o que importa é que fique bem montado.
Abraços a todos.

Elmer_Jeep
26/08/2008, 11:10
A referencia COFAP que tenho aqui é CB27138

Guiga Tostes
26/08/2008, 13:31
Tenho na minha Band o amortecedor de direção instalado com suportes e pontos de fixação originais.

Vou tirar fotos e até amanhã posto aqui!

Abr

Elmer_Jeep
26/08/2008, 14:55
Um representante de vendas me informou a referencia atualizada COFAP, agora é CB27220 e tá custando aqui na cidade por volta de no máximo R$200,00

[]'s

Guiga Tostes
26/08/2008, 21:28
Boas!

Amigos, conforme prometido seguem as fotos:

Ps.: Aqui em SP o amortecedor pode ser encontrado à partir de R$169,00 até R$200,00...esta me parece uma média nacional.

Onde encontrar(todas tem site, via google):

Toyomax(SP)
Planet Off Road(SP)
Toyogreen(Bragança Paulista)
Abrs

Guiga Tostes
26/08/2008, 21:32
Mais algumas em outros angulos.

Abr

Torezan
27/08/2008, 10:21
Caros colegas,
Esclarecendo o código do amortecedor, como citado anteriormente, mudou de CB27138 para C27220.
Agradeço as fotos e agora entendi o porquê de não conseguir instalar, é que o ponto de fixação do chassi está faltando.
Muito obrigado pelas dicas.
Abraços a todos.

Torezan
05/06/2009, 01:02
Agora que estou de volta em casa e com muito mais tempo disponível estou dando um up na Band. E chegou a hora do amortecedor de direção!
Alguém saberia me dizer se o suporte de uma das extremidades do amortecedor (que vai no chassi) pode ser encontrado à venda em lojas de auto-peças ou se terei que mandar fazer? Existe uma posição exata para o mesmo ou vou ter que medir a partir do ângulo de abertura do amortecedor? Qual a bitola dos parafusos de fixação do amortecedor? Agradeço quaisquer contribuições.
Abraços a todos,

brunodhfr
05/06/2009, 09:07
Pessoal, bom dia. Possuo uma hilux ano 93 feixe de mola na frente... e me surgiu a dúvida... o amortecedor de direção do meu carro é o mesmo da BAND? tendo em vista q meu carro por baixo é uma bandeirante disfarçada... hehe alguem sabe?

feitosac
05/03/2010, 00:11
Mais algumas em outros angulos.

Abr

Valeu Guiga pelas fotos, minha band da shimmy a 100km/h mas não dá sempre, será que é pela falta do amortecedor de direção ??? estou querendo adaptar o amortecedor na minha Band 91 , tenho umas duvidas, o ponto de fixação perto do chassi, naquele braço pitman, posso soldar alguma peça para fazer a fixação ou tenho que trocar pelo braço da toyota mais nova que ja vem com um furo a mais ????
Minha Band tem direção hidraulica, tem algum problema colocar o amortecedor de direção ???
Agradeço aos amigos que puderem tirar minhas duvidas.
Abraços.
:concordo:

Guiga Tostes
05/03/2010, 09:25
Feitosa,

Soldas no braco pitman nao sao recomendadas pois nao sao seguras, o ideal seria trocar o pitman ou utilizar um kit de adaptacao igual ao dos utilizados nos CJs que usa grampos instalados nas barras de direcao, mas este sistema nao eh tao eficiente quanto o original.

Agora quanto ao shimmy que vc percebe na sua Band, o problema pode estar em outras pecas e o amortecedor de direcao pode nao resolver.

Apesar do shimmy que vc descreve ser aparentemente pequeno, verifique:

buchas dos amortecedores
amortecedores
buchas dos jumelos
buchas dos suportes de mola
pinos e suportes de mola
terminais de direcao
rolamentos de roda
alinhamento/balanceamento

Se os itens acima estiverem OK nao havera shimmy.

O amortecedor de direcao pode ser usado nas Band com DH sem problemas, inclusive as mais novas ja saiam de fabrica com os dois itens: amortecedor de direcao + DH que resultavam em maior conforto, dirigibilidade e menor vibracao.

Espero te-lo ajudado

Abrs

Fe_jipeiro
05/03/2010, 09:50
Feitosa,

Soldas no braco pitman nao sao recomendadas pois nao sao seguras, o ideal seria trocar o pitman ou utilizar um kit de adaptacao igual ao dos utilizados nos CJs que usa grampos instalados nas barras de direcao, mas este sistema nao eh tao eficiente quanto o original.

Agora quanto ao shimmy que vc percebe na sua Band, o problema pode estar em outras pecas e o amortecedor de direcao pode nao resolver.

Apesar do shimmy que vc descreve ser aparentemente pequeno, verifique:

buchas dos amortecedores
amortecedores
buchas dos jumelos
buchas dos suportes de mola
pinos e suportes de mola
terminais de direcao
rolamentos de roda
alinhamento/balanceamento

Se os itens acima estiverem OK nao havera shimmy.

O amortecedor de direcao pode ser usado nas Band com DH sem problemas, inclusive as mais novas ja saiam de fabrica com os dois itens: amortecedor de direcao + DH que resultavam em maior conforto, dirigibilidade e menor vibracao.

Espero te-lo ajudado

Abrs

:concordo: na dica do Guiga...

E somente complementando que se o alinhamento estiver fechado demais ou aberto demais acontece isso tb em velocidade !!! Ahh... E qto ao alinhamento qdo nao tem amortecedor de direção, tem q deixar ligeiramente mais aberto para não sofrer os impactos na mão e a frente nao ficar sambando tanto !!

Elmer_Jeep
05/03/2010, 10:01
...um kit de adaptacao igual ao dos utilizados nos CJs que usa grampos instalados nas barras de direcao, mas este sistema nao eh tao eficiente quanto o original.


Guiga, pelas pesquisas e testes que fiz cheguei à conclusão que o amortecedor instalado na barra grande(que liga roda-a-roda) fica melhor que no pitman.

O sistema original é fixado no pitman por questões de praticidade(linha de produção), mas não tem a mesma eficiência, além de "esconder" possíveis folgas no sistema.

[]'s

André CO
05/03/2010, 10:49
Pois é, o meu amortecedor era nessa barra longa, porque o "bumerangue" não era furado...Como instalei a barra estab. na dianteira, tive que instalar o amortecedor no lugar correto...Te digo que não senti muita diferença mas estou pensando em utilizar o kit que sobrou para futuramente estudar um segundo amortecedor...Não sei se é necessário mas ainda estou pensando...
abs

feitosac
05/03/2010, 11:43
Guiga, pelas pesquisas e testes que fiz cheguei à conclusão que o amortecedor instalado na barra grande(que liga roda-a-roda) fica melhor que no pitman.

O sistema original é fixado no pitman por questões de praticidade(linha de produção), mas não tem a mesma eficiência, além de "esconder" possíveis folgas no sistema.

[]'s

Obrigado Elmer e a todos,

buchas dos amortecedores - novas
amortecedores - novos
buchas dos jumelos - revisadas - ok
buchas dos suportes de mola - ok
pinos e suportes de mola - ok
terminais de direcao - um com folga muito pequena segundo mecanico
rolamentos de roda - revisados
alinhamento/balanceamento - alinhamento um pouco fechado, balanceamento ok.

Com relação ao alinhamento, o manual diz que a convergencia te que ser um pouco fechada, uns dizem que tem que ficar reto ?????
Elmer, com relação ao amortecedor ser colocado na barra grande, soldo um suporte nela ???? e soldo um suporte na longarina do radiador em que ponto ??? pode postar fotos desta adaptação.
Abraços.
:grin:

Guiga Tostes
05/03/2010, 12:16
Guiga, pelas pesquisas e testes que fiz cheguei à conclusão que o amortecedor instalado na barra grande(que liga roda-a-roda) fica melhor que no pitman.

O sistema original é fixado no pitman por questões de praticidade(linha de produção), mas não tem a mesma eficiência, além de "esconder" possíveis folgas no sistema.

[]'s

Obrigado pela atualizacao Mestre, bom saber!!!:concordo:

Abrs aprendendo todos os dias

guilhermeabreu
05/03/2010, 20:02
CARO FEITOSAC

Alem de tudo que já foi dito , PNEUS GASTOS DE FORMA IRREGULAR tb pode dar schimming .

Uma solda BEM FEITA no pitman não quebra , tenho no meu ENGESA e tive na minha BAND e nunca quebrou no ponto da solda . E a solda não afeta a estrutura do pitman .

Acurvelo
06/03/2010, 16:53
Torrezan,

O amortecedor de direção e instalado no braço pitman e este braço para colocar o amortecedor e facilmente encontrado em lojas especializadas na Band.

Sds,

Andre

feitosac
06/03/2010, 20:58
CARO FEITOSAC

Alem de tudo que já foi dito , PNEUS GASTOS DE FORMA IRREGULAR tb pode dar schimming .

Uma solda BEM FEITA no pitman não quebra , tenho no meu ENGESA e tive na minha BAND e nunca quebrou no ponto da solda . E a solda não afeta a estrutura do pitman .

Valeu Guilherme, bem lembrado, acho que isso começou a acontecer depois que fiz rodizio e trouxe os de tras para frente. vou voltar os pneus pra ver se resolve.
Tenho uma filha que passou ai pra UENF em Campos estive ai semana passada, vi muita Band e Hilux, quando for outra vez te aviso pra gente se conhecer.
Abs.:concordo:

THBrutus
30/08/2014, 02:33
Pessoal,

Boa tarede.
Pesquisando nos arquivos do Forum, não achei a resposta a pergunta:

O amortecedor de Direção para a Band é especifico para a Toyota Bandeirante ou existem amort. de direção de outros veiculos que servem igualmente.

Agrdeço a ajuda,



Grande rapaziada,,, existe algum amortecedor melhor que o original que consiga ser mais firme???

Carlo Pecca
30/08/2014, 07:48
Só para lembrar, na tracaomania eles tem o amortecedor de direção, o conjunto do Braço Central com rolamento e o "pé de galinha ou chifre" e mandam por correio, vejam o site deles.

Denise Ávila
30/08/2014, 10:02
Olá Brutus!
Uma vez li que serve o da D20, mas não sei te dizer se fica mais firme. Na minha humilde opinião, creio que o original é melhor pois foi dimensionado para trabalhar com o esforço da Band, e se ficar mais ou menos firme, ou pode forçar o conjunto facilitando a quebra de algum componente; ou deixar de absorver corretamente os impactos da roda, comprometendo a estabilidade como também facilitando a folga ou quebra de componentes da direção.
De qualquer forma espere as opiniões dos mais sabidos.

THBrutus
30/08/2014, 11:32
Olá Brutus!
Uma vez li que serve o da D20, mas não sei te dizer se fica mais firme. Na minha humilde opinião, creio que o original é melhor pois foi dimensionado para trabalhar com o esforço da Band, e se ficar mais ou menos firme, ou pode forçar o conjunto facilitando a quebra de algum componente; ou deixar de absorver corretamente os impactos da roda, comprometendo a estabilidade como também facilitando a folga ou quebra de componentes da direção.
De qualquer forma espere as opiniões dos mais sabidos.

Obrigado Denise, realmente o da D20 da certo, em algumas caixas acusa ser até o mesmo, me refiro se não existe algum tipo RANCHO.... Forte abraço.

Glauco mendes
30/08/2014, 12:38
Sim existe o rancho, comprei um para a minha o troço é bacana, ainda ñ instalei para ver a eficiência.

Elmer_Jeep
30/08/2014, 12:54
O da D20 e silverado é o mesmo da Band.
Creio que o rancho deve ter mais pressão mas da forma que é montado originalmente na Band acaba perdendo sua eficiência pois pra absorver os impactos corretamente tinha que ser fixado na barra longa(que liga roda a roda). Já comentei sobre isso na mensagem #33.

http://forum.ih8mud.com/attachments/pic-4-jpg.676901/
http://www.4crawler.com/4x4/CheapTricks/CrossoverSteering/stabilizer.jpg

[]'s

THBrutus
30/08/2014, 23:06
Sim existe o rancho, comprei um para a minha o troço é bacana, ainda ñ instalei para ver a eficiência.

Blz Glauco, vai instalar no lugar do original ou vai deixar os dois???

THBrutus
30/08/2014, 23:09
O da D20 e silverado é o mesmo da Band.
Creio que o rancho deve ter mais pressão mas da forma que é montado originalmente na Band acaba perdendo sua eficiência pois pra absorver os impactos corretamente tinha que ser fixado na barra longa(que liga roda a roda). Já comentei sobre isso na mensagem #33.


Grande Elmer
http://forum.ih8mud.com/attachments/pic-4-jpg.676901/
http://www.4crawler.com/4x4/CheapTricks/CrossoverSteering/stabilizer.jpg

[]'s




Grande Elmer,,, vc usa os dois, qual a diferença que vc sentiu???

Glauco mendes
31/08/2014, 10:32
Blz Glauco, vai instalar no lugar do original ou vai deixar os dois???

Blz Brutus pretendo usar somente o Rancho instalado na barra grande, devido a forma de fixação.

Denise Ávila
31/08/2014, 12:25
O da D20 e silverado é o mesmo da Band.
Creio que o rancho deve ter mais pressão mas da forma que é montado originalmente na Band acaba perdendo sua eficiência pois pra absorver os impactos corretamente tinha que ser fixado na barra longa(que liga roda a roda). Já comentei sobre isso na mensagem #33.

http://forum.ih8mud.com/attachments/pic-4-jpg.676901/
http://www.4crawler.com/4x4/CheapTricks/CrossoverSteering/stabilizer.jpg

[]'s


Oi Elmer!
Me tire umas dúvidas. Esse lance de colocar um rancho na barra longa é uma adaptação? Tem muito trampo pra colocar?. Vale mesmo a pena, a absorção dos impactos é muito melhor ou os originais dão conta suficientemente do recado?

Elmer_Jeep
01/09/2014, 09:37
Oi Elmer!
Me tire umas dúvidas. Esse lance de colocar um rancho na barra longa é uma adaptação? Tem muito trampo pra colocar?. Vale mesmo a pena, a absorção dos impactos é muito melhor ou os originais dão conta suficientemente do recado?

É uma adaptação sim mas pelo que eu saiba o rancho acompanha os suportes necessários pra instalação.

Se a sua viatura não tiver pneus muito largos o original dá conta sim, desde que seja montado na barra longa, daí será necessário confecionar os suportes para montá-lo nessa nova posição.

[]'s

Denise Ávila
01/09/2014, 10:39
Oi Elmer!
Então deixa ver se eu entendi. Mesmo o amortecedor original ele funciona melhor se montado na tal barra longa, e esta montagem é uma adaptação pois não é o modo original, sendo assim precisa confeccionar os tais suportes, é isso? E estes suportes são soldados, aparafusados?
A LOBA é toda original com pneus 215/80/R16e sua direção é muito estável, mesmo nas piores irregularidades seja no asfalto ou na terra (não passarinha, sem folgas ou galhadas).Não tenho queixas por isso te perguntei se a melhora é assim tão significativa a ponto de justificar este trampo. Sem falar que me descobri mais purista do que pensei ser, portanto não sou muito adepta de adaptações, a não ser quando plenamente justificável.
Bjcão

Elmer_Jeep
01/09/2014, 11:44
Oi Elmer!
Então deixa ver se eu entendi. Mesmo o amortecedor original ele funciona melhor se montado na tal barra longa, e esta montagem é uma adaptação pois não é o modo original, sendo assim precisa confeccionar os tais suportes, é isso? E estes suportes são soldados, aparafusados?
A LOBA é toda original com pneus 215/80/R16e sua direção é muito estável, mesmo nas piores irregularidades seja no asfalto ou na terra (não passarinha, sem folgas ou galhadas).Não tenho queixas por isso te perguntei se a melhora é assim tão significativa a ponto de justificar este trampo. Sem falar que me descobri mais purista do que pensei ser, portanto não sou muito adepta de adaptações, a não ser quando plenamente justificável.
Bjcão

Os suportes são parafusados tornando a adaptação totalmente reversível.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/63392d1160481779-modelo-de-fixacao-do-amortecedor-da-direcao-amort-direcao-sbd.jpg

Mas se vc é purista e o sistema original está funcionando não precisa mexer pois a diferença será praticamente imperceptível.

[]'s

Denise Ávila
01/09/2014, 13:23
Os suportes são parafusados tornando a adaptação totalmente reversível.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/63392d1160481779-modelo-de-fixacao-do-amortecedor-da-direcao-amort-direcao-sbd.jpg

Mas se vc é purista e o sistema original está funcionando não precisa mexer pois a diferença será praticamente imperceptível.

[]'s

Era isso mesmo que eu precisava saber. Se a melhora não é assim tão grande... Acho que time que tá ganhando não se mexe.
Brigadão!

Sergioporto
03/09/2014, 08:24
Os suportes são parafusados tornando a adaptação totalmente reversível.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/63392d1160481779-modelo-de-fixacao-do-amortecedor-da-direcao-amort-direcao-sbd.jpg

Mas se vc é purista e o sistema original está funcionando não precisa mexer pois a diferença será praticamente imperceptível.

[]'s
Elmer ,sabe informar onde adquirir este kit ? Estou pensando seriamente em colocar amortecedor preso à barra principal.Já quebrei dois braços do suporte auxiliar ,vou colocar o de aço ,coloquei um provisório e senti direçao bem mais leve sem amortecedor mas toda imperfeiçao do asfalto transmiti para volante.Talve o esforço seja menor encima do braço auxiliar pois o mesmo só quebra perto da ponteira ,na ponta do braço.

Inner
30/05/2015, 22:53
Reativando o post, por sua relevância.

dudu83
31/05/2015, 12:57
acabei trocando o amortecedor de direção numa viagem, como foi mal apertado acabou soltando e ficou pendurado, rodei uns 5000 km .. e sinceramente quase não faz diferença, porem o volante em linha reta ficava um pouco rotacionado para esquerda, (nao puxava) depois que recoloquei o volante fica certinho...