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Ver Versão Completa : turbina xud9



MARCOS AFONSO
09/05/2008, 13:09
Saudações,
Alguem poderia informar qual modelo de turbina original do xud9, e suas caracteristicas; quente... fria.....tambem qual fica mais adequada para melhorar torque em baixa rotação.
Abraços.......

leogc
09/05/2008, 15:28
Marcos, a turbina original acho que ichi, mas não sei a especificação.

eu to usando uma garret t2, acho que de ranger 2.5....o carro vira outro, vc nem lembra como era andar de XUD normal.

abs

MARCOS AFONSO
09/05/2008, 18:19
Salve, LEO,
Minha pkp para sair em 1ª no asfalto plano precisa queimar embreagem se mão apaga, para contornar saio em 1ª redusida, jogo a simples e depois 2ª, ai fica bom, mas acho que a turbina instalada e de ranger/f1000, é garret 48 se não me engano pela informação do auto peças e ela tem furação diferente ao acoplar coletor de descarga, e valvula de alivio ( acho ); essa mudança que voce fez melhorou a baixa? não lembra de mais caracteristicas alem de t2?
Abraços.........

Ademar Ferracioli
09/05/2008, 22:29
Quais as caracteristicas e qual seria melhor eu não sei , mas quando troquei a mnha, levei em mãos numa loja de recondicionamento de
turbinas, tinha um monte pronta na prateleira, procuramos e vimos que
tratava-se da mesma da L200, modelo antiga, sem refrigeração de agua,
foi so colocar sem nenhuma adaptação, ta funcionado até hoje,

espero ter ajudado,

Ademar

locomeubr
10/05/2008, 09:27
Quais as caracteristicas e qual seria melhor eu não sei , mas quando troquei a mnha, levei em mãos numa loja de recondicionamento de
turbinas, tinha um monte pronta na prateleira, procuramos e vimos que
tratava-se da mesma da L200, modelo antiga, sem refrigeração de agua,
foi so colocar sem nenhuma adaptação, ta funcionado até hoje,

espero ter ajudado,

Ademar

sabe a pressao dessa turbina?? sentiu alguma diferença no carro??

tenho q trocar a minha ontem...se a da l200 servir perfeito sem adaptações...vou procurar uma na segunda.....mais no momento to indo na ideia do leo, por uma t2...

leo?! teve muita adaptação?? vc disse q ficou outra coisa. porem vc tem um super xud ne´? no xud normal?!?! ficaria legal? o motor "guenta?"

vlwww

Eduardo Tescarollo
10/05/2008, 10:06
A turbina original do JPX é uma IHI, tambem usada na L200 antiga, é de dificil manutenção e cara, eu coloquei uma garrett T2 48/47 no meu ficou
muito bom, agora queimar a embreagem para sair em primeira no plano seu
carro deve ter outro problema, não há turbina que vai resolver isto.

Abç

locomeubr
10/05/2008, 10:20
A turbina original do JPX é uma IHI, tambem usada na L200 antiga, é de dificil manutenção e cara, eu coloquei uma garrett T2 48/47 no meu ficou
muito bom, agora queimar a embreagem para sair em primeira no plano seu
carro deve ter outro problema, não há turbina que vai resolver isto.

Abç

essa turbina sua teve adaptações? ou encaixe é perfeito??

locomeubr
10/05/2008, 10:22
Salve, LEO,
Minha pkp para sair em 1ª no asfalto plano precisa queimar embreagem se mão apaga, para contornar saio em 1ª redusida, jogo a simples e depois 2ª, ai fica bom, mas acho que a turbina instalada e de ranger/f1000, é garret 48 se não me engano pela informação do auto peças e ela tem furação diferente ao acoplar coletor de descarga, e valvula de alivio ( acho ); essa mudança que voce fez melhorou a baixa? não lembra de mais caracteristicas alem de t2?
Abraços.........

ta usando qual pneus na pkp?? isso é estranho...po meu jota sem turbina ta saindo na boa com pneus 31 mtr....ainda sobe uma ladeira aki de casa na boa tb....

vc ta passando da reduzida pra normal em movimento??

vlww

leogc
12/05/2008, 08:01
fala galera,

minha turbina é essa igual a do Eduardo....mas precisou de algumas adaptações no coletor de escape si...ela não é plug and play. o carro fica irreconhecível.

em condições normais de uso, o motor aguentaria a turbina da mesma forma que aguenta a normal...o ideal é destaxar um pouco o motor.

Abs

Maurício Fernandes
12/05/2008, 08:31
a questão de quimar embreagem deve ser problema na embreagem.
quanto à turbina, quanto custa uma garret t2, alguém sabe? e o custo das adaptações? compensa?

leogc
12/05/2008, 09:35
Maurício, eu paguei 1500, nova, instalada. Depois paguei mais 300 no novo escapamento....mas isso é preço do RJ, isto é, bem mais caro do que lugares normais.

compensa e muito.....dá até prazer andar no carro.

abs

MARCOS AFONSO
12/05/2008, 10:09
Salve, LOCOMEUBR,
To usando pneu 31, troco no tempo, passa na boa de reduzida para simples, o contrario tem que estar com o tempo muito bem ajustado para não arranhar.
Comprei a pkp a +- 2 meses, e o anterior tinha feito o motor a pouco tempo, levei no mecanico que escutou o danado e disse ta ok, tambem o bombista confirmou ponto, mas o motor não tem força suficiente para sair normal como qualquer carro que tira-se o pe da embreagem relativamente rapido. Acredito ser turbina pois a que esta colocada não e do j, e uma garret 48, e sei que existe turbina que vai melhor em alta e outras em baixa dependendo da configuração dos caracois.
Abraços.........

Eduardo Tescarollo
12/05/2008, 10:38
Posso estar enganado, mas qualquer turbina que voçê colocar não vai resolver este problema, pelo simples motivo que ela não esta "trabalhando"
no rpm que voçê estaria utilizando na hora da saída, na minha opinião o responsavel pela saída fraca é o cambio que tem uma 1º marcha longa demais, se for o peugeot, eu já comprei um cambio CL 2205 F e vou adapta-lo futuramente, justamente para melhorar a saída. Só para ex:
1º do cambio peugeot 3,590/1
1º do cl 2205 f clark 4,283/1 são + ou - 20% de redução.
Simplesmente meu carro vai ficar com a 1º marcha parecida com a 2º reduzida do cambio peugeot.

Abç

leogc
12/05/2008, 11:08
Salve Marcos,

tá muito estranho esse seu carro....já vi algumas pick-ups JPX originais e nenhuma delas era assim....

até onde eu imaginava, só era possível ligar e desligar a reduzida com o carro parado....mas p mim isso não importa, não tenho roda livre.

eduardo, eu troquei a minha caixa na semana passada....o carro tá subindo ladeira em marcha-lenta....show.

abs

Polito
12/05/2008, 16:04
A minha é original, Fiz minha embreagem e o carro melhorou em baixa rotação. Bem deve ter outro problema q nao eh a turbina.

leogc
12/05/2008, 16:30
marcos.

antes, com o meu carro original, caixa peugeot e tudo mais....com pneu 31 3K (quase um 33") eu queimava embreagem, mas não a ponto de colocar a reduzida. Se não me engano usei-a para esse fim umas 3 ou 4 vezes, sendo que na maioria das vezes pq o carro tinha morrido no meio da ladeira. será que a sua turbina tá carregando?! ela pode estar baleada...

abs

MARCOS AFONSO
12/05/2008, 18:32
Salve pessoal,
As duvidas são muitas, mas por aqui vou trilhando os caminhos corretos somando as opiniões.Vou levar em outro bombista para avaliar, mas tambem não acredito muito que possa ser embreagem pois ela não patina, não trepida e tem curso normal sem estrangular. Um outro detalhe interessante e que o cara que me vendeu não aguentava mais gastar dinheiro nun carro que nunca andava, a venda ocorreu por desgosto, e notei que foi feita muita gambiarra que agora estou desfazendo, nunca tinha andado num j mas mesmo assim por pior que possa ser o progeto um carro não e para arrancar dosando-se muito a embreagem. Fica ainda o seguinte; se apos arrancar ou retomar uma marcha ele fica como se estivesse engasopando ( em motor gasolina ) e depois sobe o giro rapidamente, dai penso que a turbina esta carregando, mas demora para acontecer, não sera que esta fora de especificação? ou realmente baleada?
Abraços.......

Maurício Fernandes
12/05/2008, 18:54
marcos, tenho um CJ com motor do J.
Refiz toda a BI, retentores, rolamentos, etc. gastei milão. mas resolveu o problema de não arrancar com força. em resumo era falta de pressão na BI. se estivesse em POA te recomendaria um cara bom nisso.
procure um especialista. diga o problçema e eles colocar a BI numa máquina muito complexa que mapeia toda.
se for isso, pesquise se vale a pena reformar ou comprar um BI usada (analisando riscos e benefícios, óbvio).
sorte!

Eduardo Tescarollo
13/05/2008, 08:56
Mauricio, apesar do tópico não ser sobre isto, mas como ficou o motor Xud no CJ?

Polito
13/05/2008, 11:27
Amigo,

Se a turbina não é original deve verificar qual a rotação que ela está enchendo. Quanto mais cedo ela encher melhor. Se estiver demorando isso pode ser o caso de não ter força para empurrar seu carro com pneus grandes. Meu carro arranca sem acelerar, a turbina pe original mas foi recondicionada a pouco tempo. A embreagem também foi feita e o carro arranca melhor do que antes. Existe mais alguma coisa acontecendo com o carro? E o pedal da embreagem está normal?

Maurício Fernandes
13/05/2008, 12:56
Mauricio, apesar do tópico não ser sobre isto, mas como ficou o motor Xud no CJ?
não tenho do que reclamar. é hiper econômico. quanto à potência, não existe milagre. Não é um canhão, mas tem muita força, é um trator"zinho".
nunca medi a relação, mas deve ser longa, pois já botei 100km/h.
veja detalhes no meu tópico, na assinatura.
abraço.

MARCOS AFONSO
13/05/2008, 17:56
Salve pessoal, como esta desenrrolando o assunto vejo que realmente não deve ser apenas turbina, e por partes tentarei chegar na solução; 1º contagiros não funciona.2º não tem marcador de pressão turbo. irei corrigir esses dois e depois levar em outro bombista para nova avaliação e posto o resultado final.
Abraços..........

AdrianoJPX
13/05/2008, 21:03
Fala Marcos, se precisar de uma turbina eu tenho uma, se precisar de uma BI Bosch eu também tenho e se precisar de um motor XUD com up grade, eu também tenho e vc não terá mais problemas com seu jota pelos próximos 200.000KM. O preço tá muito bom pelos agregados que vão no motor. Qualquer coisa é só falar.

MARCOS AFONSO
14/05/2008, 09:00
Salve ADRIANO,
Acho que vou precisar da turbina, pois hoje cedo o bichinho pifou, e acho que e turbina, pois perdeu a força, ta fazendo um fumaceiro e bastante barulho, vou avaliar depois retorno.
Abraços........

AdrianoJPX
14/05/2008, 09:41
Salve ADRIANO,
Acho que vou precisar da turbina, pois hoje cedo o bichinho pifou, e acho que e turbina, pois perdeu a força, ta fazendo um fumaceiro e bastante barulho, vou avaliar depois retorno.
Abraços........

Fala Marcos, esses sintomas são típicos de BI desregulada e fora do ponto. A sua BI é uma lucas? Se for, antes de mandar arrumar faça um orçamento de todo o serviço, talvez comprando minha BI bosch já com bicos novos saia mais barato.

A turbina tá nova e vai com a flange de saída para o escape.

MARCOS AFONSO
14/05/2008, 18:28
Salve ADRIANO,
Minha bomba realmente e lucas e ja ouvi falar que para arrumar e coisa feia, estou meio enrrolado e so poderei correr atraz do prejuizo no sabado; depois faço a lista e vamos para a negociação.
Abraços.........

locomeubr
15/05/2008, 07:46
Fala Marcos, esses sintomas são típicos de BI desregulada e fora do ponto. A sua BI é uma lucas? Se for, antes de mandar arrumar faça um orçamento de todo o serviço, talvez comprando minha BI bosch já com bicos novos saia mais barato.

A turbina tá nova e vai com a flange de saída para o escape.

pede quanto na turbina cara??

vlwww

AdrianoJPX
15/05/2008, 09:39
Loco,
São 700,00 e eu corto meu escape e envio a flange, aí bastará conectar o seu escape de 2.5pol.
Agora, por 800,00, eu envio também o coletor de escape já adaptado para essa turbina. É plug&play.

Como eu sei que vc quer seu Jota um foguete, vc pode ficar com o meu motor por 3000,00, que está tudo novo. É só vc pegar o seu cabeçote e utilizar a minha junta de aço e pronto. Você terá um XUD com up-grade prontinho para instalar.

ITENS DO MOTOR:
Bloco do motor sem cabeçote, todo retificado e com pistons zeros
Coletor preparado para intercooler
BI BOSCH com bicos (TUDO NOVO)
Turbina BIAGGIO
Alternador e motor de arranque

leogc
15/05/2008, 10:06
realmente tentador.....

abs

Eduardo Tescarollo
15/05/2008, 11:18
Adriano, o preço que voçê pede só pela B.I é com os bicos juntos? Eu me interessaria somente pela B.I., quanto faz só por ela?

Abç

locomeubr
15/05/2008, 19:05
Loco,
São 700,00 e eu corto meu escape e envio a flange, aí bastará conectar o seu escape de 2.5pol.
Agora, por 800,00, eu envio também o coletor de escape já adaptado para essa turbina. É plug&play.

Como eu sei que vc quer seu Jota um foguete, vc pode ficar com o meu motor por 3000,00, que está tudo novo. É só vc pegar o seu cabeçote e utilizar a minha junta de aço e pronto. Você terá um XUD com up-grade prontinho para instalar.

ITENS DO MOTOR:
Bloco do motor sem cabeçote, todo retificado e com pistons zeros
Coletor preparado para intercooler
BI BOSCH com bicos (TUDO NOVO)
Turbina BIAGGIO
Alternador e motor de arranque

cara essa turbina na promoção de 800 me interessa! rsrs
to todo enrrolado aki, amanha cedo te mando uma mp!

vlwww

AdrianoJPX
18/05/2008, 21:41
Qualquer coisa manda um email.

MARCOS AFONSO
19/05/2008, 10:12
Fala Marcos, esses sintomas são típicos de BI desregulada e fora do ponto. A sua BI é uma lucas? Se for, antes de mandar arrumar faça um orçamento de todo o serviço, talvez comprando minha BI bosch já com bicos novos saia mais barato.

A turbina tá nova e vai com a flange de saída para o escape.
Salve, ADRIANO,
Abri meu motor no sabado, e para surpresa, foi uma valvula quebrada. Saldo; cabeçote sem recuperação e um pistão machucado.
Não vou consertar, optarei pelo opala 4cc.
Abraços..

Maurício Fernandes
19/05/2008, 10:27
marcos, quem sabe me vende teu tensor (ou esticador) da correia do alternador ????
abri um tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9159
até pode vir a correia junto....

AdrianoJPX
19/05/2008, 10:33
Salve, ADRIANO,
Abri meu motor no sabado, e para surpresa, foi uma valvula quebrada. Saldo; cabeçote sem recuperação e um pistão machucado.
Não vou consertar, optarei pelo opala 4cc.
Abraços..

Poxa que pena....Cara pensa bem e faça bastante cálculos. A escolha do motor passa muito pelo tipo de utilização que vc faz do seu JOTA.

MARCOS AFONSO
19/05/2008, 10:43
Salve, ADRIANO,
Ja tenho a ideia formada, mas vou pesquisar bastante antes de por em pratica; A utilização do J e 90% trilha e 10% asfalto, e como acabei de compra-lo, o caixa esta zerado, para não ficar chupando o dedo, motor opala ( barato ) agora e para o futuro um diesel mais confiavel.
Abraços......

Maurício Fernandes
19/05/2008, 18:03
Vejamos que aconteceu hoje:
a) liguei para os seguintes fornecedores e todos só têm novo (alguns sob encomenda):
Márcio Pais; Torque Máximo; Murari; autopeças América.
Média de preço: R$150,00

b) o pessoal da MGC Auto-Mecânica, tem um com Rolamento blindado por R$240,00. Alegam que resiste mais na água.

Peça usada, nada ainda.

Continuo na busca.

MARCOS AFONSO
19/05/2008, 18:50
Salve, MAURICIO,
Respondido no topíco
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9159

joão k. chikui
19/05/2008, 19:15
Marcos , como vc é de Sampa e aqui o alcool é muito em conta , veja se já parte para um GM 151 alcool. Além de mais forte , o carro fica muito econômico.
[]s


Salve, ADRIANO,
Ja tenho a ideia formada, mas vou pesquisar bastante antes de por em pratica; A utilização do J e 90% trilha e 10% asfalto, e como acabei de compra-lo, o caixa esta zerado, para não ficar chupando o dedo, motor opala ( barato ) agora e para o futuro um diesel mais confiavel.
Abraços......

MARCOS AFONSO
19/05/2008, 19:23
Salve JOÃO,
A ideia é essa mesmo, e aproposito, lembro de ler algo onde voce diz que tem carburador do gol, é o mini progressivo ou o 2E,? Não da mistura pobre em rotações maiores e constantes, como estrada?
Abraços.........

netto mietto
20/05/2008, 23:03
marcos afonso so uma opiniao coloque o motor da s 10 2.4 o jota fica o bicho e aproposito tem flex custo beneficou barato em torno de 5000,00 o motor injetado, qualquer desmanche de caminhonete vc acha.

MARCOS AFONSO
21/05/2008, 08:39
Salve NETTO,
A ideia parece muito boa, mas apriore a opção opala tem custo muito menor, cerca de 800,00, e por ser uma solução provisoria devido a firma estar quebrada. Para o futuro um diesel moderno e confiavel.
Abraços........

Eduardo Tescarollo
21/05/2008, 08:52
Acho tambem que o motor da S-10 2.4 seria o ideal, claro que tem analisar o quanto esta querendo gastar. Já tive vontade de colocar em meu JPX um MWM, mas fica uma adaptação muito cara, ainda mais hoje em dia que o preço do diesel esta quase igual a gasolina e pode ter certeza que o preços vão se igualar, hoje o custo por Km rodado entre um motor a alcool e um a diesel estão praticamente iguais.

MARCOS AFONSO
21/05/2008, 09:02
Salve EDUARDO,
Concordo plenamente..., a unica grande vantagem do diesel, no meu ponto de vista é a ausencia de eletrica que pernite grandes mergulhos e sua estabilidade de funcionamento tendo menores variações na lenta e mais dificil de apagar. Mas no meu caso para hoje é realmente R$...
Abraços.......

leogc
21/05/2008, 09:11
"grades mergulhos"??

desculpe, não resisti.

se meu motor quebrar, eu juro que eu parto para um desses a gasolina...a mecanica é muito mais simples e barata...e acho que bem cuidado, dá para os tais mergulhos.....

abs

Eduardo Tescarollo
21/05/2008, 10:22
Marcos, a elétrica/eletrônica esta presente nos motores a diesel mais modernos tambem, o pessoal dos troller sempre fala que o 2.8 mecânico vai melhor que o 3.0 eletrônico na agua, agora no motor do Opala é só
cobrir o distribuidor e a ignição e entrar sem medo. Eu já fiz isto com um
Niva, a agua chegou a cobri o capô mas ele não parou, apesar de ter entrado um pouco de agua pelo filtro, solte que não deu calço ehehe.

Abç

MARCOS AFONSO
21/05/2008, 18:32
Salve, EDUARDO/LEO,
Penso que ao se dispor a desafios mais "incomuns" e muito importante uma ferramenta simples e pratica, imagine os motores eletronicos com modulo e aqueles diversos sensores, que logo apos passar por um pequeno alagado, voce teria que ir ate sua cx de ferramentas, pegar o not book, já com o programa de anasilse de motores instalado, mais aqueles varios cabos e identificar quem esta falhando..., enquando que de contrapartida nos motores antigos seria no maximo enxugar a tampa do distribuidor. Quando se fala de jipe visualisa-se rusticidade; um pouco de conforto ajuda bastante; mas alta tecnologia acredito que ira atrapalhar.
Abraços.........

netto mietto
21/05/2008, 23:04
Marcos Afonso

Meu Amigo Comprou O Conjunto Motor E Cambio S10 2.5 $$ 8500,00 E Ja Gastou $$ 5000,00 Para Adaptar No Jpx Dele Ficou Um Canchao O Jpx Eu Qdo Fundir O Meu S10 2.4 Flex.

MARCOS AFONSO
23/05/2008, 12:55
Salve NETTO,
Acredito que essa configuração deve ficar muito boa, mas ainda tenho duvidas em relação ao investimento, (custo beneficio ) dependendo da finalidade de uso, ex. investir +- 13/15 mil numa mecanica para uso diario pode ser viavel, mas apenas para trilhas acho que com muito menos terá um bom trilheiro que não irá decepcionar. Ps. hoje encontrei um land batido a venda por 15.500,00 completo arrancou uma roda dianteira e estragou um poco de lata, mas con direito a docs.
Abraços.......

skinnie
03/08/2010, 20:21
Amigos peço desculpa ressuscitar este tópico,mas já alguém por aqui aplicou uma turbina de geometria variável no xud9?
Estou a pensar fazer isso no xud9 do meu niva..tenho uma Garrett GT1544V para adaptar..
E já agora que pressões fazem os vossos JPX de origem?
Ando a "sondar",pelo que vi,este motor não deve levar com mais de 0.6bar de pressão...

TTJPX
03/08/2010, 22:18
skinnie,
Como vc fará o controle do variador da turbina?
No Super XUD pode-se rodar com até 1 bar de pressão sem maiores problemas, pelo menos até agora....

No meu jota com motor ATD, que tem turbina variável, a pressão chega a 1,7 bar. Essa pressão o XUD não aguenta.

skinnie
04/08/2010, 05:16
skinnie,
Como vc fará o controle do variador da turbina?
No Super XUD pode-se rodar com até 1 bar de pressão sem maiores problemas, pelo menos até agora....

No meu jota com motor ATD, que tem turbina variável, a pressão chega a 1,7 bar. Essa pressão o XUD não aguenta.

Eu estou a pensar fazer a adaptação junto com um amigo meu que tem um GT1749vc num Opel Corsa B 1.5TD,e o que ele falou foi de trocar a actuadora de origem do turbo por uma de pressão..mas depois tem mais truques acho,mas o corsa dele está assim.
Onde posso ver dados do superxud?esse motor deve ser mexido não?Eu falei nos 0.6bar para um XUD9 atmosférico completamente de origem.
Tenho ideia que os Nivas 1.9TD (xud9sd 75cv) fazem 0.3bar com um KKK K14 (idêntico ao Garrett T2) e que os Samurai 1.9TD (que não são nada mais nada menos que o xud9 atmosférico com turbina) sopram a algo como 0.3bar também,se alguém me conseguisse confirmar estes dados agradecia.
A minha ideia era ter um setup fiável:dance:

leogc
04/08/2010, 11:06
skinnie,

O superxud é preparado basicamente pegando-se o xud 9 original e reduzindo a taxa de compressão, assim como algumas modificações no sistema de arrefecimento. Se não me engano, aqui no forum tem os detalhes técnicos.

abs

Eduardo Tescarollo
04/08/2010, 11:12
Skinnie,

De uma olhada no link abaixo:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44568&highlight=up-grade+concluido

skinnie
04/08/2010, 15:56
skinnie,

O superxud é preparado basicamente pegando-se o xud 9 original e reduzindo a taxa de compressão, assim como algumas modificações no sistema de arrefecimento. Se não me engano, aqui no forum tem os detalhes técnicos.

abs

Obrigado pela info leogc :)
Alterar taxas de compressão é algo em que não estou muito interessado,é uma alteração já muito intrusiva para o meu gosto.
Cá nós não temos problemas com o aquecimento desses motores,aliás o meu só em trilha passa dos 75ºC tal como muitos outros nivas por aqui.


Skinnie,

De uma olhada no link abaixo:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44568&highlight=up-grade+concluido

Obrigado Eduardo,vou ler com atenção.

MRaizer
28/08/2010, 04:05
Marcos, a turbina original acho que ichi, mas não sei a especificação.

eu to usando uma garret t2, acho que de ranger 2.5....o carro vira outro, vc nem lembra como era andar de XUD normal.

abs

Precisa mecher na bomba ou vc manteve tudo original?