PDA

Ver Versão Completa : Atolei na subida na argila - e agora?



rafael zanetti
08/05/2008, 22:04
Ola

Estes dias enfreitei uma subida de uns 200 metros de um barro tipo argila e embaixo desta argila mais argila, nao tinha terra nem pedra embaixo, muito liso, um sabao so.

Estava com uma TR4 com pneus Pirelli novos e nao teve jeito, o carro patinava patinava e nao saia do lugar e o barro embaixo nao deixava os pneus cravarem em nada.

Na lateral da pista so argila tambem, nao dava pra ir pra nenhum lado pra pegar tracao.

Pensei em:
- por correntes no carro na proxima vez
- fazer uma trilha com tocos de arvore pro carro calcar em algo
- ou de pedregulho
- nao tinha guincho e nao teria onde engatar, a mata do lado era muito fraquinha pra qualquer guincho puxar
- so tinha trilha de trator esteira

e agora?

Alguma dica de como subir um lugar assim?

arigirardijr
29/06/2008, 14:59
Também já passei por situação parecida. A primeira coisa é aumentar tua tração com mudança nos jogos de pneus...corrente é uma outra solução, mas demora muito para colocá-las e tirá-las. Se voce tem um guincho, fica fácil...desde que você tenha uma âncora, que é leve e fácil de transportar...abraço8-)

João Fellipe
30/06/2008, 20:21
Meu camarada tava reduzido? esses pirelli de cidade são assim mesmo enchem de lama e vira pneu careca, o ideal é um Mud ou coisa melhor porém andar de mud na cidade é foda!!!

agora uma segunda reduzida não ia bem? como fez tava usando a 4x4 hi?

gilferro
01/07/2008, 16:00
João, boa tarde.
MUD na cidade ou na lama é bom demais.
Na terra que eu acho que o bicho fica ruim.
Valeu

Edintruder
05/07/2008, 12:56
Na verdade o Mud se comporta pior é na pedra molhada, de resto tem uma peformance superior de tração em terrenos de baixa aderência. Em relação ao desempenho na terra, e colocares um MUD de maior largura que o AT, acaba superando o desempenho do AT nesse terreno também.

Eu andava nas dunas com 235/75 S/T, porém sempre cuidando para não enterrar, hoje ando de MUD 33" sem esse receio justamente pela largura ser bem maior.

No teu caso, um jogo de correntes custa quase o mesmo que um jogo de pneus, então o melhor seria comprar pneus MUD e deixar rodando direto ou fazer um jogo de rodas só para isso aonde poderias inclusive usar pneus recapados.

Allan
14/07/2008, 17:27
Alô Rafael,

Concordo com o que os companheiros te disseram. Tua solução são pneus MUD. Sugiro você colocar os 235/70 R16, que não precisa trocar as rodas, da BF. Esses pneus vêm sob encomenda, mas não tem mistério, basta aguardar de 90 a 120 dias.:mrgreen:

Outra opção de MUD são os 30´ x 9,5 R15 da Pirelli Scorpion. Eles têm um desenho bem agressivo. Tem uma galera que os usa, o diâmetro total deles é aproximadamente 1,0 cm maior que opção dos 235. O ponto fraco é que você vai ter trocar tuas rodas.

Em ambos os casos você não precisa mexer na suspensão, porém seria bom fazê-lo!

Abraço.

BADIA
25/08/2008, 10:26
Rafael, por aqui temos esse tipo de terreno e o que fazemos é o seguinte:
Pneus Mud, baixa pressão, no caso usamos 33 ou 35 com 10/14lbs, 4x4 reduzida, de preferencia sobrando motor, entra celerado, manténdo a aceleração até o fim do trecho a ser vencido, afinal são apenas 200m. Se o trecho estiver embarrado, uma maneira de "limpar" os pneus MUD é dar uns "tapas" no acelerador, provocando movimentos na borracha dos pneus. Caso pare antes do fim, retorne e tente novamente. Só irás passar sem a ajuda do guincho se tiveres a inércia ao teu lado. espero ter ajudado. Badia


Ola

Estes dias enfreitei uma subida de uns 200 metros de um barro tipo argila e embaixo desta argila mais argila, nao tinha terra nem pedra embaixo, muito liso, um sabao so.

Estava com uma TR4 com pneus Pirelli novos e nao teve jeito, o carro patinava patinava e nao saia do lugar e o barro embaixo nao deixava os pneus cravarem em nada.

Na lateral da pista so argila tambem, nao dava pra ir pra nenhum lado pra pegar tracao.

Pensei em:
- por correntes no carro na proxima vez
- fazer uma trilha com tocos de arvore pro carro calcar em algo
- ou de pedregulho
- nao tinha guincho e nao teria onde engatar, a mata do lado era muito fraquinha pra qualquer guincho puxar
- so tinha trilha de trator esteira

e agora?

Alguma dica de como subir um lugar assim?

regisJ
16/09/2008, 19:37
Rafael
Pneus mud são ótimos, mais se queres manter os pisantes mais silensiosos, manda fazer as correntes . Mas lembre-se de tirar assim que transpor o obstáculo. Agora se na saída programaste apenas um passeio e se depara numa situação desta e sem condições de retorno e se ..... A ladeira tiver pego apenas as primeiras chuvas e se ...... A vontade for grande ..., as vezes melhora muito uma simples raspagem da camada superficial com uma enxada ( pelo menos enxada e pá VC leva NE ).
Enxada, pá, cintas ou cordas e ... um monte de peões fazem coisa que a gente nem acredita.
siga o que ja foi orientado mas se for usar corrente cuidado para não danificar muito a trilha.
no mais é como ja falaram .. pé na tábua, digo na lata.
regis

fil
15/10/2008, 14:44
João, boa tarde.
MUD na cidade ou na lama é bom demais.
Na terra que eu acho que o bicho fica ruim.
Valeu

Tenho uma duvida , nao sei se mto iniciante a pergunta mas .
A durabilidade de um MUD na cidade utilizada 70% em uso urbano é a mesma que um Pirelli ou a durabilidade do MUD é inferior sendo usada no asfalto?

E em velocidade de 120 a 140 sofre alguma alteração ?

Abraços

F. França
16/10/2008, 13:54
Pois Bem, Os Pneus Mud São Otimos Na Lama, Na Cidade Ou Na Estrada, Respeitando O Limite De Velocidade Ele é Otimo Também, Agora O Problema Que Alguns Reclamam é Sobre O Ruido Que Ele Faz No Asfalto, Mas Isso Você Acostuma!

Quanto Esse Atoleiro Ai, Acho Que Dá Proxima Vez Leve Umas Placas De Aço Para Calçar Os Pneus Se Chegarem A Atolar, Esses Pirelli Definitivamente Não Sao Os Pneus Ideais Para Esse Tipo De Uso, Ficam Lisos Logo Na Começo Pois Grudam Toda A Lama Em Sua Banda.

Abraços Trilheiros!

netão
18/10/2008, 12:55
Tenho uma duvida , nao sei se mto iniciante a pergunta mas .
A durabilidade de um MUD na cidade utilizada 70% em uso urbano é a mesma que um Pirelli ou a durabilidade do MUD é inferior sendo usada no asfalto?

E em velocidade de 120 a 140 sofre alguma alteração ?

Abraços
No teu caso os pnues MUD não vão durar muito.
Quando eu usava Pirelli MUD,nas savana ela só dava 140 de final,e não passava confiança!!!!!

diego.P
21/10/2008, 10:21
Pois Bem, Os Pneus Mud São Otimos Na Lama, Na Cidade Ou Na Estrada, Respeitando O Limite De Velocidade Ele é Otimo Também, Agora O Problema Que Alguns Reclamam é Sobre O Ruido Que Ele Faz No Asfalto, Mas Isso Você Acostuma!

Quanto Esse Atoleiro Ai, Acho Que Dá Proxima Vez Leve Umas Placas De Aço Para Calçar Os Pneus Se Chegarem A Atolar, Esses Pirelli Definitivamente Não Sao Os Pneus Ideais Para Esse Tipo De Uso, Ficam Lisos Logo Na Começo Pois Grudam Toda A Lama Em Sua Banda.

Abraços Trilheiros!


tenhu um hilux 95 2.8 e uso pneus GT radial 31, oq me dizem sobre eles em trilhas off road? eles aumentam muito o consumo em combustivel? tenhu pouca esperiencia no assunto! fico grato por respostas.. vlw

MarcSP
25/06/2012, 20:14
Caros, preciso e uma luz.............

Nesse final de semana demorei coisa de 5 horas p/ encarar uma subida de uns 200 mtos. ........ "setup" mto. parecido c/ o tópico....

No meu caso, Grand Sportage ( pátcha bicho pesado !!! Foi dureza empurrar o bicho na subida !! ), pneus AT ( Wrangler ), c/ corrente no eixo traseiro ( q/ só conseguia cavar e afundar o carro mais ainda )....

P/ piorar, não tem espaço p/ pegar embalo........ no máximo, 2 metros de terreno plano ( tb. extremamente argiloso ), até começar um degrau, onde fica o começo da subida..... 4L engatado, em segunda, pé no porão, e o bicho só conseguia cavar......

Sou newbie em offroad..... mas me pareceu q/, nesse caso, o q/ ferrou foi o peso do carro...... ACHO q/ se estivesse num carro mais leve, não sofria tt. assim.....

Será q/ a minha idéia é válida ?? Trocar a Grand Sportage por um Niva, ou um Baja ?? rs........................

Não ligo p/ conforto e afins.... o carro é única e exclusivamente p/ ir p/ o sítio.....

Ou será melhor alugar um trator e mandar raspar toda a argila da estrada ?? rs.....................

Abraços à todos !!!

RodrigoPD
25/06/2012, 22:00
Algum pneu MUD já ajudaria muito. Se não faz muita questão de rodar rápido demais com a viatura nos deslocamentos em estrada, experimente uns VJ 900. Abs.

MarcSP
26/06/2012, 01:09
Algum pneu MUD já ajudaria muito. Se não faz muita questão de rodar rápido demais com a viatura nos deslocamentos em estrada, experimente uns VJ 900. Abs.

Eu estava usando corrente nos pneus traseiros...... é mta. diferença usar pneu mud do q/ usar corrente ?? É mais "eficiente" ??

sgrul1
26/06/2012, 22:22
Até onde entendo, deveria cavar até achar solo firme p tracionar...se fosse areia ou barro mto solto que quanto mais cava mais afunda...as vezes dando re e indo p frente varias vezes da certo.

MarcSP
28/06/2012, 00:40
sgrul1, tava duro de encontrar o solo firme.... rs.... p/ vc ter idéia, a Sportage cavava até chegar no meio da calotinha de roda.... só conseguimos sair procurando areia seca ( destruímos um barranco próximo ), pedaços de pedra encontrados pelo caminho, e mto. braço e perna...

Tentamos uma única vez "dar uma rezinha" p/ tentar embalar..... o bicho não saiu do lugar, e ainda cavou buraco..... aí começamos a dar uma ré apenas o suficiente p/ sair do buraco, p/ enchermos de pedra e areia.... rs...

Tá difícil resolver o q/ fazer....................................

Frederico Mendes
16/10/2012, 09:53
Caros, preciso e uma luz.............

Nesse final de semana demorei coisa de 5 horas p/ encarar uma subida de uns 200 mtos. ........ "setup" mto. parecido c/ o tópico....
No meu caso, Grand Sportage ( pátcha bicho pesado !!! Foi dureza empurrar o bicho na subida !! ), pneus AT ( Wrangler ), c/ corrente no eixo traseiro ( q/ só conseguia cavar e afundar o carro mais ainda )....
P/ piorar, não tem espaço p/ pegar embalo........ no máximo, 2 metros de terreno plano ( tb. extremamente argiloso ), até começar um degrau, onde fica o começo da subida..... 4L engatado, em segunda, pé no porão, e o bicho só conseguia cavar......
Sou newbie em offroad..... mas me pareceu q/, nesse caso, o q/ ferrou foi o peso do carro...... ACHO q/ se estivesse num carro mais leve, não sofria tt. assim.....

Será q/ a minha idéia é válida ?? Trocar a Grand Sportage por um Niva, ou um Baja ?? rs........................
Não ligo p/ conforto e afins.... o carro é única e exclusivamente p/ ir p/ o sítio.....
Ou será melhor alugar um trator e mandar raspar toda a argila da estrada ?? rs.....................
Abraços à todos !!!

Marc, como voce disse, a viatura é para ir para o sítio, neste caso, vale a pena pneus MUD. Este modelo de Sportage, tem reduzida?
Eu nao sairia da Grand Sportage para o Niva.