Conectar

Ver Versão Completa : Motor 4cil OHC - O QUE PODE TER ACONTECIDO??



DANIEL WERNECK
17/07/2004, 09:31
BUENOS DIAS!!!
VOU CONTAR O MEU CASO. :cry:
NUMA QUINTA MEU JEEP PAROU POIS O ALTERNADOR PIFOU, MAS QUANDO ISSO ACONTECEU, AO MESMO TEMPO O MOTOR COMEÇOU A BATER TUCHO, MAS EU ACHEI ATÉ NORMAL!
ENTÃO LEVEI O VEÍCULO PARA TOCAR O ALTERNADOR, QUE POR SINAL FICOU EXELENTE!!!(ALTERNADOR DO PALIO)
MAS AO TERMINAR O SERVIÇO E LIGAR O JEEP, O MOTOR CONTINUOU A BATER TUCHO. :cry: NÃO PARECE SER ALGO QUEBRADO DENTRO, ATÉ PORQUE TEM 3 MESES QUE FIZ O MOTOR DO JEEP.
AGUARDO RESPOSTAS ANCIOSO....
PS: O MOTOR É UM OHC 4CC DO MAVECO
DANIEL WERNECK

leopoldo
17/07/2004, 09:47
Então, corre na mecanica que fez o serviço do motor.

Pode ser tucho, mas também pode ser algo mais sério.......tipo........ih!, esquecemos de apertar os parafusos das bielas........entendeu?

Como não dá para fazer diagnóstico sem estar ouvindo o barulho e como você deve ter garantia do serviço..........nem perca tempo. Corre lá.

DANIEL WERNECK
17/07/2004, 10:00
Leopoldo,
mas,................eu já rodei mais de 500 KM depois do motor feito! Não que tenha perdio a garantia, mas acho dificil estar algo solto!!
Valeu pela força
PS: Estou indignado pelos mecanicos que não trabalham sábado!!

ronairy
17/07/2004, 11:17
Talvez falta de torquimetro.

Cowboy
18/07/2004, 06:57
Daniel, os tuchos desse motor são hidráulicos, e não lhe darão o prazer de ouvi-los. Deve ser algo mais sério.
Para que você escutasse os tuchos, seu carro teria de estar com um problema sério no circuito de alimentação de óleo, ou vazamento nos retentores do tucho, o que iria baixar a pressão do óleo, prejudicando outras partes do motor.
Se fosse você, seguiria o conselho do Leopoldo, afinal garantia é pra isso. Não corra riscos desnecessários.
Se quiser tirar a dúvida em casa, retire a tampa dos tuchos e verifique o posicionamento dos balancins. Depois peça p/ alguém ligar o carro, mas não acelerar ( o óleo que iria jorrar seria demasiado) você irá ver os balancins subirem e alcançar suas posições de trabalho, e se realmente tiver algum problema você irá perceber logo. Um deles não subirá e ficará batendo.
Tive um problema uma vez, de entupimento do duto de lubrificação do eixo de comando, que aquecia tanto o balancim, que colava no eixo, e quando dava nova partida ele pulava da posição, deixando a válvula sempre fechada, mas certamente não é o seu caso.
Você irá sujar um pouco a garagem de óleo, mas vale a pena. É muito fácil e legal.
Boa sorte.

DANIEL WERNECK
22/07/2004, 10:00
Agora eu BOIEI!!!
De acordo com o que foi discutido, o mecanico que fez o motor foi lá ver o carro, e disse que queimou a bomba de óleo!!
Como pode queimar a bom de óleo? Onde fica essa bomba? Quanto custa essa bomba? Onde aco essa bomba? Eu posso estar sendo enganado?
ME AJUDEMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!
Daniel werneck

elcio
22/07/2004, 10:11
karai!!!!

:shock: :shock: vc andou 500km com a bomba de oleo queimada????!!!! :shock:

Alessandro Henrique
22/07/2004, 10:37
Normalmente quando se reforma o motor se substitui/analisa o estado da bomba de óleo. Me parece difícil acreditar que este seja o problema, mencionando que você já rodou cerca de 500 km. Se este for o problema o mecânico que fez a reforma foi negligente neste ítem!
Bem, nem todo mundo utiliza/conhece o vocabulário técnico. Para alguns mecânicos a termo "queima" pode significar qualquer tipo de pane possível para um determinado componente, pode ser sobre-aquecimento, ruptura, folga, etc...
Se realmente houvesse "queima" no real sentido da palavra (combustão), haveria a possibilidade de incêndio no cárter, uma vez que o ponto de fulgor do óleo lubrificante facilmente seria ultrapassado.

DANIEL WERNECK
22/07/2004, 11:08
E quanto custa???
Posso colocar a culpa no mecanico!!??!!

Alessandro Henrique
22/07/2004, 11:48
Bem, como foi feito este diagnóstico? Algo foi desmontado? A pressão da bomba foi verificada?
Para ter certeza do realmente está acontecendo, é necessário uma inspeção mais minuciosa.
Se realmente há problema na bomba, por que o mecânico não viu?
Se você realizou uma reforma completa no motor, utilizando as peças adequadas, não deveria se esperar nada incomum.
Provavelmente o problema possa ser de montagem/ajuste de algum componente. Qual? é difícil de dizer. Pode ser que o mecânico seja culpado sim! Afinal a reforma foi completa e nada deveria ter ficado de fora!

DANIEL WERNECK
22/07/2004, 12:09
Falei com ele e me disse que a bomba estava boa quando montou o motor. Disse que tem uma bomba por R$260,00.(nova)
É o preço? Tem diferenciação de marcas (boas x ruins).Qual a boa?
Vale a pena colocar uma usada?
Abraços cansados de perguntar......
Daniel Werneck

Alessandro Henrique
22/07/2004, 12:32
Daniel,
Estou desatualizado com relação aos preços. Me parece que está um caro.
Na minha opinião, não vale a pena colocar um bomba usada, a não ser que você tenha a plena certeza de que ela esteja boa. Normalmente na reforma do motor a bomba é substituída, até por que a mesma desgasta como todo o conjunto, muitas das impurezas que estão sendo transportadas pelo óleo passam pela bomba! No momento em que você reforma o motor, a bomba passa a receber uma carga maior e se não estiver boa pode prejudicar o motor por insuficiência de lubrificação.
Que marca é a melhor? Sugiro a original.

leopoldo
23/07/2004, 07:48
ISSO É HISTÓRIA PARA BOI DORMIR !

Se a bomba "queimou", ou seja, alguma coisa, por exemplo um pedaço de pano esquecido dentro do carter, tampou a entrada do pescador de óleo, e então o seu motor foi para o espaço, pois um monte de pequenas partículas de metal + sujeira contaminaram o óleo, detonando todos os mancais de girabrequim e comando de válvulas e as válvulas internas dos tuchos hidráulicos.

Não pode ter sido "queima" de bomba, a menos que tenha rodado sem óleo o seu motor. E se for isso, além desses danos aí em cima, as camisas e os aneis dos pistões também deram tchau pra você.

Esse mecânico deve ser um imbecil de um nó cego que nem mobral fez....como tantos outros "especializados em jeep", fez alguma enorme cag@#@ e agora quer te empurrar outra peça + mão de obra e daquí a pouco, BUUUMMM pro seu motor.......e aí vai dizer que você não amaciou o motor e botar a culpa em você.

Cuidado com esse picareta tá parecendo que tá querendo te dar nó.

DANIEL WERNECK
23/07/2004, 08:48
Leopoldo,
Meio trágico demais, mas valeu!!
Vou ficar esperto com ele. Ele falou que não irá cobrar a mão de obra!
BRIGADÃO a todos,

Daniel Werneck

Luca
23/07/2004, 09:44
Daniel,
Não tem nada trágico, não. O Leopoldo tem razão. Bomba de óleo é mecânica. Não tem essa de queimar. Se foi "queimar" como o Leopoldo disse, tem coisa muito errada. Eu nunca ouvi este tipo de gíria para bomba de óleo. Poderia ser "pifou". Sai fora deste mecânico. Procure ver em autopeças quanto custa uma bomba de óleo. Tenho a impressão que não tem sem-vergonha produzindo bomba de óleo, pois é um item que não dá defeito. Não quebra. Bomba de óleo não tem segrego. É bomba de engrenagens. É muito simpels. Os fabricantes devem ser tradicionias. Vá em outro mecânico. Mas tem algo muito, mas MUITO mais importante. Se a bomba "queimou", seu motor está SEM LUBRIFICAÇÃO. Não ligue o motor. Chame um "médico" em casa, senão seu motor vai "queimar". De verdade.
[]´s

DANIEL WERNECK
23/07/2004, 11:41
LUCA,
QUANDO DISSE QUE QUEIMOU, QUIZ DIZER QUE PIFOU. E DEPOIS DISSO LIGUEI O CARRO MAS NÃO FORCEI O MOTOR.
ABRAÇOS

DANIEL WERNECK

Cowboy
29/07/2004, 07:55
Daniel, a bomba do motor Georgia OHC, como da maioria esmagadora dos veículos de motor a combustão interna do mundo, é uma bomba de deslocamento positivo com engrenagens (sem nenhum mistério), e duram mais que o próprio veículo.
Como foi feito esse diagnóstico??? A tampa do carter foi retirada? A bomba de óleo foi desmontada p/ que se verificasse o estado das engrenagens?
Caso ele tenha feito o teste através de um simples manômetro, não o leve a sério, pois o óleo pode estar escapando por um casquilho montado errado, (com a furação invertida, o que causaria o desgaste prematuro dessa peça) baixando assim a pressão do sistema. Infelismente esse erro de montagem é muito comum, e o profissional geralmente culpa a bomba de óleo. A perda de pressão nesses casos não é suficiente p/ fazer "bater" o motor todo, mas você poderá ter de dar um passe no virabrequim e em casos extremos a troca da biela.
Não rode com carro. Chame ouro mecânico p/ uma segunda opinião.

Policarpo
28/05/2009, 12:58
Pessoal, vcs sabem me informar se existe no mercado algum carter maior para o Georgia 2.3? Ouvi falar em algum lugar que o carter desse motor propicia falta de lubrificação em inclinações (trilhas)...

Baria
01/06/2009, 12:26
LUCA,
QUANDO DISSE QUE QUEIMOU, QUIZ DIZER QUE PIFOU. E DEPOIS DISSO LIGUEI O CARRO MAS NÃO FORCEI O MOTOR.
ABRAÇOS

DANIEL WERNECK

Olá Daniel,

Estou chegando agora no fórum e aparentemente ocorreu algo parecido comigo há algum tempo atrás e o ocorrido foi um tucho travado, manutenção simples e barata, sem troca de bomba de óleo "queimada", (é a primeira vez que escuto essa gíria). Se a bomba de óleo estivesse mesma danificada o seu motor já estaria zunindo com tanto metal patente desprendendo. Se quiser saber se a bomba pifou, com 500Km de motor novo, esgota o carter e verifique se há muita limalha no óleo esgotado ou colocando o dedo no furo do bujão, após esgoatr o óleo.

Boa sorte.