Conectar

Ver Versão Completa : Biodiesel! Usar Ou Não Usar No Motor Toyota



André Cajarana
08/05/2008, 17:11
Olá amigos da 4x4:dance:

Gostaria que alguns amigos mais experientes no assunto a respeito de BIODIESEL, fornecessem informações tais como:
- É compensatório aos motores a diesel da Toyota usarem Biodiesel;:stop:
- Quais são as principais vantagens e desvantagem em usar o biodiesel nos motores a óleo diesel?:pensativo:
- O preço é compensador?:discordo:
- É necessário trocar ou colocar algum equipamento para se usar o biodiesel?:rolleyes:
- Aumenta a vida útil do motor?, etc , etc:roll:

É BOM SABER QUE::pensativo:
Sabemos que a criação do primeiro motor a diesel que funcionou de forma eficiente data do dia 10 de agosto de 1893, portanto, há 115 anos e fui criado por Rudolf Diesel, na Alemanha, e por isso recebeu este nome. Alguns anos depois, a motor foi apresentado oficialmente na Feira Mundial de Paris, França, em 1898. E o mais importante, é que o combustível então utilizado era de óleo de amendoim, um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação (separação da glicerina e do biodiesel).:palmas:

UM FORTE ABRAÇO A TODOS
'Se queres chegar a possuir Cristo, jamais o busques sem a cruz" (S. João da Cruz):concordo:

Francisco Bicalho
08/05/2008, 18:05
André

Duas más notícias.

1: O biodiesel, de acordo com esse estudo http://www.tecpar.br/cerbio/Palestras/09-Roberto%20Dabague-Bosch-Anfavea-Sindipecas-Programa...pdf é ruim para qualquer tipo de motor à diesel.

2: Todo o diesel vendido hoje no Brasil, ou seja, o diesel distribuído pela Petrobras é biodíesel.

Araçari
08/05/2008, 20:54
André
2: Todo o diesel vendido hoje no Brasil, ou seja, o diesel distribuído pela Petrobras é biodíesel.

Isso não é verdade. O diesel comum vendido nos postos do Brasil contem apenas 3% de biodiesel. Todos os 97% restantes continuam tendo como origem o petroleo.

Francisco Bicalho
08/05/2008, 21:45
Araçari, esses 3% classificam o diesel como biodiesel. O termo biodiesel sempre foi referido a uma percentagem pequena de vegetal, e a maioria diesel mineral. Na Europa eles usam de 5 a 10% de vegetal e o resto mineral e sempre chamaram de biodiesel. A Petrobras está trabalhado num diesel chamado H-Bio em que o óleo vegetal faz parte do processo de refino do mineral e eles cogitam usar até 12% de óleo vegetal. Agora, o chamado biodiesel como conhecemos sempre foi uma fração de vegetal 3 a 6% e o resto mineral. Se você está falando em 100 % diesel vegetal isso é outra história. Tirando a Greenpeace, não sei quem use o diesel 100% vegetal aqui no Brasil. Na Malaysia, existe um diesel 100% vegetal oriundo de uma palmeira referido como “óleo de palma”.

O que a Petrobras precisa fazer é cortar a quantidade obscena de enxofre usada no diesel brasileiro antes de mais nada.

Araçari
09/05/2008, 09:41
Francisco, se o diesel contem uma mistura de apenas 3% ele não é biodiesel nem aqui nem na China, apesar da Petrobras dar esse nome a ele (claro, convém, é "ecologicamente correto"). Pros efeitos negativos no motor que vc falou com certeza precisaria de uma concentração muito maior de biodiesel... B50 pra cima, no mínimo.

Francisco Bicalho
09/05/2008, 09:58
Araçari, você pode chamar do que quiser, o que eu tentava esclarecer a você, é que o termo "biodiesel" é usado na Europa, a mais de 20 anos, referindo-se a uma mistura de mais ou menos 6% de diesel vegetal para 94% de diesel mineral. Desde então, os paises que usam essa fração de vegetal no diesel mineral sempre usaram o termo "biodiesel". Não é uma invenção minha.

Biodiesel, é apenas um termo que é usado a muitos anos. Se você discorda dele é outra questão filosófica, e se acha que só o diesel 100% vegetal deve ser chamado de biodiesel, sugiro você começar sua campanha no European Biodiesel Board em Bruxelas, e não aqui nesse forum.

Em suma, você pode discordar do termo, mas até segunda ordem, biodiesel se refere a uma proporção pequena de óleo vegetal misturada ao diesel comum.

Dieselboy
09/05/2008, 11:13
se o diesel contem uma mistura de apenas 3% ele não é biodiesel nem aqui nem na China, apesar da Petrobras dar esse nome a ele (claro, convém, é "ecologicamente correto")

Particularmente acho que, se analisarmos a palavra BIODIESEL ao "pé da letra", tal termo deveria ser aplicado somente a um combustível de origem 100% vegetal, mas acho que todos nós sabemos muito bem como são as coisas :rolleyes: .... marketing é fod@!!! :evil:




O que a Petrobras precisa fazer é cortar a quantidade obscena de enxofre usada no diesel brasileiro antes de mais nada.
:stop: :discordo: O enxofre é um dos elementos responsáveis pela lubrificidade do diesel, ou seja pela saúde da bomba injetora e consequentemente do motor.

O diesel que comercializam na Europa e EUA, apresentam teores infinitamente menores de enxofre, porém os motores deles já vem de longa data sendo reformulados para "trabalhar" neste regime.

Francisco Bicalho
09/05/2008, 11:52
Dieselboy

Com relação ao enxofre, pouco me importa a: "saúde da bomba injetora e consequentemente do motor". Acho que a saúde do meio ambiente, e das pessoas é muito mais importante. Você está falando em nivelar por baixo quando diz que "os motores deles já vem de longa data sendo reformulados para "trabalhar" neste regime." Você quer dizer então que no Brasil não se deve aperfeiçoar os motores a diesel (praticamente todos de tecnologia européia), para a gente continuar a poluir o ar com enxofre? Fala sério; o mundo inteiro está reduzindo drasticamente a quantidade de enxofre no diesel, só o Brasil continua na retaguarda.

Quanto ao termo Biodiesel, você pode não achar o nome justo, mas é a vida assim mesmo. Existe um termo chamado B100 para se referir ao diesel vegetal 100%.

Concordo que se analisarmos o termo "biodiesel' ao pé da letra ele deveria ser 100% verde, mas não é assim.

Dieselboy
09/05/2008, 13:11
Com relação ao enxofre, pouco me importa a: "saúde da bomba injetora e consequentemente do motor". Acho que a saúde do meio ambiente, e das pessoas é muito mais importante.
Bom, mas vc acha que 3% de óleo vegetal vão resolver os problemas da poluição mundial? :rolleyes: e não adianta vir com aquele discurso de cada um tem que fazer sua parte e blá, blá, blá .... :rolleyes:

Sinceridade? acho que, a solução - se é que isto existe :rolleyes: - seria a implantação de pedágios urbanos proporcionais à taxa de ocupação de cada veículo, além de rodízios cada vez mais restritivos.

Ahhh, enquanto alguns "perdem seu sono" tentando salvar a saúde do planeta, a China e Índia crescem economicamente a taxas anuais absurdas!! :shock: poluem como nunca e suas populações começam a consumir cada vez mais e mais :shock: :putz:

Quer "salvar" o planeta? então podes começar tua "cruzada", boicotando TODO e qquer produto "Made in China, Malasya, Hong Kong, etc" :rolleyes: Ahh, mas daí vai complicar, sabe porque? :pensativo: porque quero ver que "neguinho" vai querer abrir mão da economia de seu bolso, em prol da "saúde" do planeta :rolleyes:

Achas que alguém vai querer pagar o dobro do preço de um produto somente para salvar o mundo, boicotando o crescimento chinês? :rolleyes:


Você está falando em nivelar por baixo quando diz que "os motores deles já vem de longa data sendo reformulados para "trabalhar" neste regime." Você quer dizer então que no Brasil não se deve aperfeiçoar os motores a diesel (praticamente todos de tecnologia européia), para a gente continuar a poluir o ar com enxofre? Fala sério; o mundo inteiro está reduzindo drasticamente a quantidade de enxofre no diesel, só o Brasil continua na retaguarda.
Olha, pela legislação VIGENTE, a Petrobost@ já deveria comercializar o diesel com índice inferior a 500 PPM há muitos anos :rolleyes: porém como estamos na Bruzundanga como diz um colega aqui do fórum, onde o intere$$e de alguns SEMPRE se sobrepõe à lei :rolleyes: continuamos empurrando esta situação com a barriga :parede: no país em que ninguém fala nada, ninguém viu nada, continuamos "tocando o barco" do jeito que está ... :rolleyes:

Enquanto isso, ludibriam o consumidor com propagandas que, atrelam o nome da empresa à principal ctegoria do automobilismo mundial :roll: como se isso fosse aval de qualidade e tecnologia :rolleyes:

PS - Olha, o teor do post pode ATÉ ter ficado com cara de afronta, mas acredite, esse não é o objetivo :discordo: e sim a reflexão acerca de alguns aspectos que, ao meu ver não condizem com a realidade, ok? :concordo:

Wagninho
09/05/2008, 13:12
Caros amigos,
vamos ser um pouco mais razoáveis, afinal de contas o colega André fez uma pergunta e devemos nos concentrar na ajuda. E respondo a pergunta dele : Sim devemos usar o bio-diesel B2 ( bio-combustível com 2% de oleoginosa : soja ou mamona ) até 2013 em todos os grandes centros metropolitanos, isso é LEI. A partir de 2013 bio-diesel B5 ( bio-combustível com 5% de oleoginosa : soja ou mamona ) e no futuro com as modificações necessárias nos motores 100% de bio-combustível.
O planeta agradece e nossas gerações futuras tbm !!!

Dieselboy
09/05/2008, 13:28
Caros amigos,
vamos ser um pouco mais razoáveis, afinal de contas o colega André fez uma pergunta e devemos nos concentrar na ajuda. E respondo a pergunta dele
E tem escolha? para bem ou mal seremos obrigados a utilizar o que nos for empurrado :rolleyes: se amanhã ou depois disserem que, mijo de boi é benéfico para o meio ambiente e porventura resolverem adicionar ao diesel, fazer o que? :rolleyes:

Wagninho
09/05/2008, 14:04
E tem escolha? para bem ou mal seremos obrigados a utilizar o que nos for empurrado :rolleyes: se amanhã ou depois disserem que, mijo de boi é benéfico para o meio ambiente e porventura resolverem adicionar ao diesel, fazer o que? :rolleyes:

Olá Dieselboy,
eu gosto dos teus comentários, mas vou pedir um pouco mais de paciência, até pelo fato desse assunto ser de interesse de todos e acredito que juntos podemos enriquecer nossos comentários, que volta a tona novamente, pois já foi discutido no fórum. Comecei a usar o bio-diesel já há algum tempo e não notei diferença nenhuma, parece a mesma coisa. Vale lembrar que as oleoginosas destinadas a fabricação do bio-combustível mamona e soja, interferem na viscosidade dos óleos lubrificantes sendo que uma delas interfere aumentando a viscosidade do óleo lubrificante e a outra interfere no aumento da ácidez do lubrificante do motor, portanto acredito que deveremos nos preocupar com as trocas de óleo em períodos mais curtos até que o mercado de lubrificantes esteja adaptado para fornecer lubrificantes que sejam inertes a essas ações provocadas por essas oleoginosas. Lembrando mais uma vez que no passado tinhamos enormes problemas com o álcool na década de 80, onde os carburadores precisam ser niquelados internamente inclusive até os tanques de combustíveis fora outros problemas que dariam para listar uma folha inteira, mas apesar de tudo hoje temos uma tecnologia copiada pelo mundo. Acho que vai ser assim com o diesel..., imagino que no futuro teremos motores do sistema diesel operando com qualquer mistura de bio-combústivel ou seja igual aos carros flex.
Passo a palavra...

Torezan
09/05/2008, 15:13
Respondendo à pergunta inicial (que é o que realmente importa), venho dizer que não são necessárias adaptações no moto para a utilização do Bio-Diesel e que para sabermos se aumenta a vida útil ou não, precisamos de testes sérios e com metodologia idônea, porém, como a parcela vegetal é muito pequena, acredita-se que o novo combustível tenha pequena influência (com certeza menor que a adulteração dos postos) tanto no desempenho quanto na vida útil do motor.
Abraço a todos.

Francisco Bicalho
09/05/2008, 15:27
Alguém aí leu esse estudo?

http://www.tecpar.br/cerbio/Palestras/09-Roberto%20Dabague-Bosch-Anfavea-Sindipecas-Programa...pdf

Fazendeiro RJ
10/05/2008, 07:46
prezado Chico,
você como sempre, bem informado...abraços e boa dica para os "diesel's users" !

Fazendeiro RJ
10/05/2008, 08:02
Bom, mas vc acha que 3% de óleo vegetal vão resolver os problemas da poluição mundial? :rolleyes: e não adianta vir com aquele discurso de cada um tem que fazer sua parte e blá, blá, blá .... :rolleyes:

Sinceridade? acho que, a solução - se é que isto existe :rolleyes: - seria a implantação de pedágios urbanos proporcionais à taxa de ocupação de cada veículo, além de rodízios cada vez mais restritivos.

Ahhh, enquanto alguns "perdem seu sono" tentando salvar a saúde do planeta, a China e Índia crescem economicamente a taxas anuais absurdas!! :shock: poluem como nunca e suas populações começam a consumir cada vez mais e mais :shock: :putz:

Quer "salvar" o planeta? então podes começar tua "cruzada", boicotando TODO e qquer produto "Made in China, Malasya, Hong Kong, etc" :rolleyes: Ahh, mas daí vai complicar, sabe porque? :pensativo: porque quero ver que "neguinho" vai querer abrir mão da economia de seu bolso, em prol da "saúde" do planeta :rolleyes:

Achas que alguém vai querer pagar o dobro do preço de um produto somente para salvar o mundo, boicotando o crescimento chinês? :rolleyes:


Olha, pela legislação VIGENTE, a Petrobost@ já deveria comercializar o diesel com índice inferior a 500 PPM há muitos anos :rolleyes: porém como estamos na Bruzundanga como diz um colega aqui do fórum, onde o intere$$e de alguns SEMPRE se sobrepõe à lei :rolleyes: continuamos empurrando esta situação com a barriga :parede: no país em que ninguém fala nada, ninguém viu nada, continuamos "tocando o barco" do jeito que está ... :rolleyes:

Enquanto isso, ludibriam o consumidor com propagandas que, atrelam o nome da empresa à principal ctegoria do automobilismo mundial :roll: como se isso fosse aval de qualidade e tecnologia :rolleyes:

PS - Olha, o teor do post pode ATÉ ter ficado com cara de afronta, mas acredite, esse não é o objetivo :discordo: e sim a reflexão acerca de alguns aspectos que, ao meu ver não condizem com a realidade, ok? :concordo:
Prezado DieselBoy, muito interessante a discussão que tenho acompanhado entre os nossos participantes... quero lembrar ainda que a Petrobrás está abastecendo os postos de estrada com DIESEL de 200ppm e os de Cidade com 50ppm de Enxofre.
Será que êles acham que o caminhão abastecido numa estrada não é capaz de entrar e circular numa Cidade e em área urbana para entregar a sua carga ?
Será que isto é uma decisão estratégica desta empresa monopolista ?
Será que as campanhas que esta empresa faz de proteção ao meio ambiente são honestas com esta simples diferenciação ?
Isto é uma vergonha, afinal, monopólio é monopólio !

Allan Nielsen
10/05/2008, 10:27
Prezado DieselBoy, muito interessante a discussão que tenho acompanhado entre os nossos participantes... quero lembrar ainda que a Petrobrás está abastecendo os postos de estrada com DIESEL de 200ppm e os de Cidade com 50ppm de Enxofre.
Será que êles acham que o caminhão abastecido numa estrada não é capaz de entrar e circular numa Cidade e em área urbana para entregar a sua carga ?
Será que isto é uma decisão estratégica desta empresa monopolista ?
Será que as campanhas que esta empresa faz de proteção ao meio ambiente são honestas com esta simples diferenciação ?
Isto é uma vergonha, afinal, monopólio é monopólio !

X2...

Fazendeiro,
vc apenas se enganou nos valores, se fossem os que vc colocou estariamos quase no 1° mundo em termos de diesel, é muito pior.

O diesel 50ppm esta prometido para jan09, 200ppm é o urbano atual, e o do interior até Deus duvida.

Infelizmente ainda estamos na idade da pedra em qualidade de combustíveis, isto para falar apenas dos que saem das refinarias da Petrobras, sem contar os adulterados e outras picaretagens que abastecem nossos carros.

O diesel com 50ppm de enxofre é exigência da legislação a partir de janeiro de 2009, definido pelo Conama em 2002.

A Petrobras é muito boa em propaganda. Enfim, este é o preço do monopólio, desmandos políticos e Justiça ineficaz.

Veja a noticia da ultima semana de abril:
Esta semana o Conar suspendeu propagandas da Petrobras veiculadas desde dez 2007 ligadas a responsabilidade ambiental. A decisão foi tomada a partir de uma representação de orgãos governamentais e não-governamentais ligados ao meio ambiente e defesa do consumidor que questionaram o fato de a Petrobras veicular anuncios em que fala em responsabilidade ambiental e não cumprir legislação que determina testes no diesel produzido pela companhia para a redução de partículas de enxofre.

A representação foi feita ao Conar por diversos orgãos, entre eles as secretarias estaduais de meio ambiente dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

ALEXANDRE FREIRE
10/05/2008, 17:46
Ao que me consta o petróleo brasileiro é um petróleo de baixo teor de enxofre, a questão é que não possuímos autosuficiência nem em óleo diesel nem em gasolina, o que obriga a Petrobras a importar combustivel refinado, daí vai a lei de mercado, como os óleos ricos em enxofre além de não possuirem mercado no 1º mundo são mais baratos, é esse que você encontra na bomba. Além do mais, o óleo refinado brasileiro, por possuir maior valor, é exportado, reduzindo o deficit do subsídio do óleo diesel.
Aos ecologistas: a refinaria que está sendo construida no Nordeste em parceria com a PDVSA processará o petróleo de baixa qualidade venezuelano, o que não interessa a Europa nem ao EUA. É enxofre puro.

Abraços a todos

Alexandre Freire
Hilux SW4 3.0TD 97

folgado
10/05/2008, 18:48
Estava lendo o manual da minha Defender 90, ano 2004, e vi que ao se referir aos combustíveis há o aviso:

"este veículo NÃO é compatível com o bombustível 'Bio-diesel'".

Acredito que esteja se referindo ao combustível 100% vegetal, e não ao nosso com 3% de óleo vegetal, não é isso?

[]s

Allan Nielsen
10/05/2008, 19:12
Alexandre,

O petroleo brasileiro é um petroleo pesado com alto teor de parafinas e com baixo valor comercial. As refinarias brasileiras foram concebidas para refino de oleo leve, pois a produção nacional era pequena na epoca em que foram construidas; algumas foram adptadas para refinar oleo mais pesado, mas o craqueamento encarece o processo.

No Brasil sobra gasolina e falta oleo diesel.

A gasolina é exportada e nossa "gasolina" (se é que pode ser chamada de gasolina) é um coquetel de gasolina de baixa octanagem aditivada de alcool (de 20 a 25% dependendo da disponibilidade), portanto pagamos caro por 3/4 de gasolina de baixa qualidade e 1/4 de alcool a preço de gasolina. No passado a industria automobilistica brigava com o governo tentando uma fixação do % de alcool, mas nunca conseguiu e a quantidade varia até hoje com a disponibilidade de alcool que é função das safras e do mercado mundial de açucar. A industria inventou então o carro flex, que alguns chamam de marreco (não voa, anda e nada direito, faz tudo mais ou menos) pois não é possivel otimizar o rendimento termico para queimar combustiveis diferentes.

O nosso "diesel" é pior que a gasolina, pois tem uma elevada quantidade de nafta com perda de energia especifica. Com relação a quantidade de enxofre, é vergonhoso, pois por melhor que seja o petroleo usado no refino o indice de enxofre ainda é elevado e tem que ser reduzido no processo de refino; ai esta o problema pois é necessario competencia e custo.

Outra conversa pra boi dormir é a estoria de subsidio ao diesel. O diesel no mercado mundial tem valor proximo a gasolina, o que acontece aqui é que ele é menos tributado que a gasolina, mas isto não é subsidio. Veja o que aconteceu neste ultimo aumento, o diesel é a gasolina receberam aumento mas houve uma redução dos tributos da gasolina de forma que o preço na bomba se manteve. Isto significou na pratica que o governo tirou um dinheiro que entrava em seus cofres e transferiu para a Petrobras, que é vergonhoso. Voce tira dinheiro publico e transfere para uma empresa de capital aberto num populismo descarado.

Abs

BIOCOM
10/05/2008, 19:40
quanto a isso tem informações aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40186&page=5
e aqui tb
links do forum nova energia:http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18

1- para iniciantes no OV - I : http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2221
2- iniciantes de ov - II :http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2864
3- Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3171
4- Anexo(s) Parte Eléctrica e Electronica: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6278
5- Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada e % de OV: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200
6-Anexo(s) Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=2864
7-aspectos a considerar na aquisição de um kit:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3259
8-cuidados para a proteção dos nossos investimentos: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3840
9- Guia do uso do Óleo Vegetal - para novatos:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
10-montagem do equipamento:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6540
11-aquecimento do combustivel: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5922
12-Misturar Correctamente o OV com o Diesel:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5893
13-Quais são as restrições:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5891
14- Motores e veículos que podem consumir OVD:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=1251
15-Etanol no OV - Estudos revelam vantagens:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3622
e muito mais, prepare o coração e a impressora e visite o site.
sds
Evandro
__________________

ALEXANDRE FREIRE
11/05/2008, 20:59
Obrigado pela correção Allan, pelo jeito a coisa é um pouco mais complexa do que eu supunha! :palmas:
Abç

Alexandre

André Cajarana
12/05/2008, 17:41
É isso aí Wagninho!:palmas::palmas:
Vamos por parte. Preciso que alguém me responda primeiro a primeira pergunta, OK?:concordo::concordo:
Um forte abraço:dance:
"Quem busca Cristo sem a cruz, vai achar a cruz sem Cristo"
(S. João da Cruz):pensativo:

FRanger
13/05/2008, 21:48
É isso aí Wagninho!:palmas::palmas:
Vamos por parte. Preciso que alguém me responda primeiro a primeira pergunta, OK?:concordo::concordo:
Um forte abraço:dance:
"Quem busca Cristo sem a cruz, vai achar a cruz sem Cristo"
(S. João da Cruz):pensativo:

Olá André!
Pelo que já havia te falado, entendo por outras citações do forum, que o biodiesel puro é um combustível de menor poder calorífico. O misturado porém, acredito que é uma imposição do governo. Vamos torcer que não estrague nossas bombas injetoras.
Já que vc usou uma frase religiosa...
"Maldito o homem que confia no homem"
(O autor vc conhece pessoalmente):pensativo:
Abraços,
FRanger