Conectar

Ver Versão Completa : Servo freio



Luciano R. Oliveira
16/07/2004, 19:42
:D consegui instalar as pedaleiras suspensas usei um servo-freio de um veiculo da linha VW acho que do santana, tem 4 saídas,troquei toda a tubulação, ajustei as lonas, só que não está freiando :cry: e quando ligo o motor o pedal não retorna :roll: Já sangrei todo o sistema, coloquei tubos individuais. Tenho panelas ainda nas quatro rodas. Alguém pode dar-me uma luz :oops: O tamanho extreno do cilindro mestre e semelhante ao do opala. Agora tô sem sem jipe e sem freio. Ajudem-me

Fabio Cortez
16/07/2004, 20:08
Se é o que estou pensando, eu tive um problema parecido.
Eu utilizo o mesmo servo freio. Existe uma regulagem que vc encontra dentro do hidrovácuo....é o eixo que aciona o burrinho central. Na ponta desse eixo tem uma porquinha que vc pode regular, vc terá que girá-la no sentido anti-horário. Pode ser que vc consiga freio assim...

Me corrijam se eu estiver errado.

Sds,

leopoldo
16/07/2004, 22:12
Não mexe nessa porcaria de porquinha não!

Tss, tss, tss...... vocês não sabem nem sangrar um burrinho mestre antes de instalar....

Essa porquinha é regulada com um gabarito! caramba!

Pega o manual de manutenção do carro onde este servo vai instalado e lá tem como fazer o gabarito.

ANTES DE TUDO, MESMO ANTES DE COLOCAR A TUBULAÇÃO TEM QUE SANGRAR O BURRINHO MESTRE.

SÓ DEPOIS FAZ-SE A SANGRIA DA TUBULAÇÃO......

A menos que você tenha uma bomba de vácuo para "puxar" o fluído de freio.

Luciano R. Oliveira
19/07/2004, 15:52
:oops:Realmente existe essa porquina no interior do servo que vai para o cilindro mestre, mas não mexi na menina, fiz o seguinte, instalei as pedaleiras e depois o servo freio, logo em seguida coloquei toda a tubulação nova, com todos os sangradores abertos, após perceber que desceu para todos, fechei todos e fui descarregando um a um, logo em seguida liguei o motor, e pedi para alguém acionar o pedal enquanto percebia que saia fluido pelos sangradores fechei todos, fiz isso nos quatro, por favor pessoal diga-me onde errei, Leopoldo comprei o servo no desmanche que é de um carro 2002, não tenho esse manual, tem outras dicas ? Agradeço a juda de todos. Será que a quantidade de vacuo está muito grande por isso que o pedal fica sempre embaixo ?

leopoldo
19/07/2004, 17:57
Foi o que eu te disse.....tem que procurar o manual do carro de onde você removeu o servo.

O pedal do freio não "desce" quando se liga o motor, mas se você tiver com o pé no pedal, vai notar que quando liga o motor, só de encostar o pé, aí sim o pedal a "afunda".

Está muito difícil entender o que está acontecendo no seu sistema sem "ver o carro", mas se o pedal "afunda" e mesmo assim você não tem freio, alguma coisa, é obvio, está muito errada.

As únicas coisas que fazem um pedal afundar e não voltar é:

-válvulas do cilindro mestre com problema. PÔ.... tava nun desmanche?
-cilindros de roda com corrosão. Isso é fácil de ver....depois de aplicado o freio as rodas ficam travadas.
- tubulação de freio esmagada ou mangueiras entupidas. Mas você consegue sangrar, então não deve ser.

Quanto ao vácuo, não se preocupe....pode ter de menos.....não de mais.

Luca
19/07/2004, 18:03
Luciano,
Cara, você já foi tão longe, por que ficar com receio agora?

1) Você comprou um cilindro mestre usado. Pode não estar dando vedação adequada. Solte a tubulação do cilindro. Vede as quatro saídas, pressione o pedal e veja se ele está com boa pressão. Espere um tempo e pressione de novo. Os o´rings e as válvulas podem estar ruins.
2) É por tentativa, mesmo. A pedaleira você adaptou. Então vai ter que ajustar o varão. É com técnica, mas é na raça. Sem receios. Também num precisa sair rasgando com o jipe, depois. Vai com calma.
3) Teve uma vez que sangrei o sistema direitinho, e o pedal continuava indo “lá embaixo”. Tentei de novo, e de novo. Cansei, larguei tudo e fui cuidar de outra parte. Quando voltei ao freio, já tava direitinho. Havia sobrado alguma bolha em uma ondulação positiva do tubo. Por gravidade o óleo chegou lá e a bolha foi para o reservatório do cilindro mestre.
4) O sangramento que você fez foi correto. Mas não precisa estar com motor ligado.
5) Não tem essa de excesso de vácuo. Até porque, ele só atua quando você pressiona o pedal.
6) As lonas estão devidamente ajustadas às panelas?

Vai dando mais detalhes.
[]´s

Luciano R. Oliveira
19/07/2004, 21:37
:) Leopoldo e Luca, antes de mais nada obrigado pela ajuda ! Na verdade tenho grande interesse em aprender por isso me aventurei em fazer sozinho este trabalho, continuarei contando com a ajuda de vcs e quem mais puder ajudar.
1) Apesar da servo ter sido comprado em um desmanche estava em bom estado, sei que com freio deve se ter grande cuidado, mas só sairei de estiver com bom funcionamento e mesmo assim com o freio de de mão à mão;
2) Farei o teste de vedação que o luca sugeriu amanhã;
3) Ajustei as lonas de seguinte forma, folguei as contra porcas e apertei o paruso interno, de forma que percebia o movimento das lonas, assim que esse travava-se, soltava um pouco liberando as rodas, logo em seguida reapertei as contra-porcas, em um das rodas o sangrador não sai, soltei a porca da tubulação o deixei o fluido sair por lá, acredito que o fluido esteja indo até o cilindro de roda.
4) pelo que entendi do servo, este volta sozinho independente da ação das molas dentro das panelas, estou certo ?
5) quanto ao varão este ficou curto, mas fiz uma extensão com outro furo na própria pedaleira, e o varão é acionado normalmente, acho que está certo, ou não ?

P.S é normal o fluido descer sem o acionamento do pedal ?, se solto uma das pontas das dos tubos o fluido vai embora .

Leopoldo como faço a sagria antes de instalar a tubulação ?
Obrigado amigos ! :lol:

leopoldo
19/07/2004, 23:15
P.S é normal o fluido descer sem o acionamento do pedal ?, se solto uma das pontas das dos tubos o fluido vai embora.......... como faço a sagria antes de instalar a tubulação ?

Sim, é normal "vazar" fluído de freio ....é isso mesmo que acontece, pois se assim não o fosse, quando você soltasse o pedal, o fluído não retornaria para a cuba.

Parece que já está sangrado;
mas, é colocar fluído de freio na cuba, e antes de pressionar o varão:
como o cilindro tem 4 saídas, 2 (uma de cada circuito) tem de ser vedadas.
Pode fazer a sangria na mão mesmo. Ponha o dedo ou outro tampão em cada saída (as outras de cada circuito) e pressione o varão, e ao mesmo tempo que pressiona, abra uma de cada vez, dessas últimas que eu te falei. Sairá ar. então você fecha a saída , solta o varão e começa de novo...... repete essa sequência até que saia apenas o fluído de freio.
Cheque as primeiras saídas que você vedou, faça o mesmo. quando sair só fluído , coloque os tubos, encha a cuba e começe a sangrar as rodas, começando sempre pela tubulação mais longa de cada circuito.

Descrever parece bem complicado mas na verdade o trabalho é só braçal.

Luca
20/07/2004, 14:46
...servo ter sido comprado em um desmanche estava em bom estado
Cuidado, você somente terá ter certeza que ele está bom, se fizer o teste de fechamento das 4 saídas do cilindro mestre, e pisar no freio. Se baixar, e depois ficar firme, espere um tempo e repita. Se a cada descanso, na primeira pisada ele baixar, esqueça. Desmonte o cilindro mestre, examine a superfície interna e compre um reparo. O R I G I N A L da Varga. Nunca brinque com isso.
Porém, se ficar firme no teste, então o cilindro mestre está OK.


Farei o teste de vedação que o luca sugeriu amanhã;
E aí, já fez o teste? O que deu?


Ajustei as lonas de seguinte forma, folguei as contra porcas e ..., ...., ...., logo em seguida reapertei as contra-porcas,
Exceto por algum detalhe de Jeep, que eu desconheço, teu procedimento está correto.

em um das rodas o sangrador não sai, soltei a porca da tubulação o deixei o fluido sair por lá, acredito que o fluido esteja indo até o cilindro de roda
O flúido pode até estar indo, mas com certeza, sobrou bolha lá dentro. Pode não parecer nada, mas a encrenca pode ser precisamente esta. Compre um burrinho novo. Custa nada.

pelo que entendi do servo, este volta sozinho independente da ação das molas dentro das panelas, estou certo ?
Sim, ele tem sua própria mola. Independe inclusive da mola do cilindro mestre.

quanto ao varão este ficou curto, mas fiz uma extensão com outro furo na própria pedaleira, e o varão é acionado normalmente, acho que está certo, ou não ?
Não entendi muito bem este negócio de “outro furo”.


é normal o fluido descer sem o acionamento do pedal ?, se solto uma das pontas das dos tubos o fluido vai embora
Sim, ele desce por gravidade. Se você encher o reservatório, e deixar um duto aberto, ele vai descer por este duto. O flúido de freio, é de baixa viscosidade. É que nem formiga. Quando cê menos espera, ele aparece. Mas note, ele desce sozinho, mas bolhas podem parar se houver um “U” invertido no meio do circuito (barriga pra cima). Às vezes também tem válvulas de compensação no meio, e o flúido pára ali. Por isso tem que sangrar. Daí, sai tudo.

Boa sorte.

[]´s É desmontando que se conserta o que se quebrou no conserto anterior.

Luciano R. Oliveira
20/07/2004, 22:49
:D Luca e Leopoldo, a cada dia vejo mais que os jipeiros são quase como irmãos, todos ajudam-se mutualmente :) Luca ainda não fiz o teste pois acabei enrolando-me com outra atividade, mas farei em breve e informo a vc, quanto ao furo que vc não entendeu foi o seguinte: como o varão do servo ficou dois cm mais curto, soldei uma chapinha de 3 cm na pedal e fiz um furo com o mesmo diâmetro, aí consegui fixar a varão, está acionando normalmente, porém está um pouco em desnivel, ou seja quando piso, o movimento do varão não fica exatamente em 90 graus, varia de acordo com a descer do pedal, mas está acionando, vê algum problema ? :roll: Leopoldo entendi o procedimento de sangria do cilindro mestre, estarei fazendo juntamente com o teste de vedação. Conforme foi escrito, minha tubulação ficou um tanto longa, acabei por dar algumas voltas nela, pode ser que esteja com bolhas nestes locais. Luca irei comprar novos cilindros de rodas, pois não consegui encontrar só os sangradores (os meus são ninusculos) :cry: , acredito que com essas substituições e as sugestões por vcs apresentadas conseguirei resolver os probelmas, na verdade estou achando isso o máximo :twisted: , pois tô aprendendo pacas ! :P Um grande abraço, manterei vcs informados dos resultados, mais uma vez obrigado ! :wink:

Luca
20/07/2004, 23:35
Ok, Luciano,

Tá bom. Daqui há pouco tá dando aula pra nóis. Boa sorte.
[]´s

Luciano R. Oliveira
23/07/2004, 20:57
:D Pessoal é com gd felicidade que informo que consegui fazer o fenix ficar com freio, troquei todos os cilindros, tubulação nova, lonas e depois de sangrar :cry: Nada !, refiz a operação, :? Nada !. Depois de desanimado, chutei o pau da barraca ! :evil: Folguei a porca que fica dentro do cilindro mestre. :roll: Ai o freio começou a subir, fui folgando ela ai o menino ficou bom, tá freiando os 31 seco :D Só que ainda estou tendo problemas com o pedal, ele após acionado fica embaixo, deixando o carro freiado, isso só acontece com o motor em funcionamento, em último caso farei a substituição do reparo do cilindro.

Luca, Leopoldo muito obrigado pela ajuda, sem vcs não conseguiria !
Outras dicas serão bem vindas ! :wink:

Luca
28/07/2004, 11:40
Luciano,

Vamos por partes. Eu não entendi bem o ocorrido. Quando as lonas ficam justas, travam as duas rodas traseiras, ou uma só? Quando você liga a quarta roda (é isso?) o pedal afunda? Mas isso independentemente de qualquer "quarta" roda, ou somente quando você liga uma "quarta" roda específica?
Veja, Luciano, se o pedal afunda sempre que você passa de três para quatro rodas, independentemente de qual seja a "quarta" roda, o problema é o cilindro mestre. Falta volume deslocado. Vais ter que trocar por um cilindro mestre com "diâmetro" maior. Compra logo um de Band. Se o problema for em uma quarta roda específica, ou seja sempre que você liga "aquela" quarta roda, então o problema está naquela roda específica. Ou seja, isole a roda traseira esq. Funciona? Agora isole a roda traseira dir. Funciona? Quando você isolar a roda onde está o problema, desmonte o burrinho e as lonas (nem que seja prá remontar tudo igualmente). Tire os quarda-pós e os pistões. Limpe, remonte, sangre. Se não der ceto, pegue esse burrinho específico, e troque de lado. O do outro lado, passe para esse. Sangre. Veja se funciona. Se não, posta aqui o problema. Vamos ver novamente os sintomas. Na pior das hipóteses a gente procura uma "mãe de santo" prá dar um jeito. :D

Isso, prá começar, pois depois que sistema funcionar corretamente, se as rodas traseiras travarem, vai ser necessário colocar uma válvula de compensação.

Agora tem um sentimento pessoal meu. É apenas um "sentimento de feeling" :roll:. O cilindro mestre do Santana foi dimensionado para trabalhar com um par de burrinhos e um par de pinças. Penso que um par de pinças precisa de menor deslocamento de óleo para atuar do que um par de burrinhos. Ou seja, sobra mais volume deslocado para atuar nos burrinhos. Acho até que o sistema completo do Santana, precisa de um deslocamento de óleo menor do que o do Jeep. Por isso, quando você "liga" os quatro "burrinhos", o pedal afunda. Lembra que te perguntei se havia sido indicação de "mechânico". Menos mal que você comprou no desmanche.
Num desanima não.[]´s

Mauro B.
30/11/2004, 16:15
Oi Luciano !!! :D


Folguei a porca que fica dentro do cilindro mestre.

Porca dentro do cilindro mestre??? Que porca??? Ou tu te enganou e era para ter escrito que a porca é do servo ??? :roll:

[]'s

mattheus
30/11/2004, 16:52
Luciano,

Por experiência própria te digo que este cilindro mestre :evil: NÃO :evil: serve para o jipe com panela nas quatro.

Você pode fazer tudo quanto é gambiarra que não vai dar certo :cry:

Como fazer:

:arrow: Ou coloca o servo-freio e cilindro mestre do opala (varga ou bendix)

:arrow: Ou coloca o cindro mestre da kombi ou do opala (sistema varga) no seu servo freio :D

É plug´n play :wink:

Daí é só sangrar e regular bem sa lonas que dá freio.

Neste caso o pedal pode ficar baixo, mas aí é problema da adaptação feita (altura dos pedais), mas mesmo assim dá freio no final de curso.

Mesmo assim se não der freio, chora :cry: :cry:

[]´s

Mattheus

Mauro B.
30/11/2004, 17:05
Oi Mattheus !!! :D


:arrow: Ou coloca o cindro mestre da kombi ou do opala (sistema varga) no seu servo freio :D

É plug´n play :wink:


Tu queres dizer que os cilindros de freio da Santana, Kombi e Opala (todos Varga) são intercambiáveis??? Ou seja, Independente do servo utilizado, pode-se trocar os cilindros sem nenhuma adaptação???

[]'s

mattheus
01/12/2004, 09:25
Mauro

Os servos-freio sistema varga (opala moderno, volks) são intercambiáveis sim, não sei se todos mas pelo menos do santana, kombi, gol, opala (varga), etc, sei que cabe um no outro e sem nenhuma adaptação.

O problema é que nem todos conseguem alimentar o sistema do jipe, como é o caso do cilindro mestre do santana.

O da kombi e do opala tem vazão maior, por isso dão conta do recado.

Tinha o servo-freio + cilindro mestre do santana, e como não consegui fazer o freio funcionar fui tentando com vários cilindros-mestre até que cheguei a um que me serviu.

[]´s

Mattheus

Mauro B.
02/12/2004, 11:56
Oi Mattheus !!! :D

Graças às tuas informações, estou agora pensando em montar o seguinte conjunto:

:arrow: Pedaleira do Gol
:arrow: Servo do Gol
:arrow: Cilindro da Kombi

Pra quem não conhece:

PEDALEIRA DO GOL G3
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_thumbnail.php?pic_id=450 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=450)


CILINDRO DA KOMBI
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_thumbnail.php?pic_id=446 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=446)



Tinha o servo-freio + cilindro mestre do santana, e como não consegui fazer o freio funcionar fui tentando com vários cilindros-mestre até que cheguei a um que me serviu.Mattheus

Qual cilindro usas ???


Ah, Mattheus, tu não tem MSN? O meu tá num dos links abaixo da minha assinatura...

[]'s

mattheus
02/12/2004, 12:36
Fala aí Mauro,

Sou meio dinossauro na questão computador e não possuo MSN :cry:

Quanto ao cilindro que uso, acredito ser da própria Kombi, sem certeza, pois como falei, fui testando um por um, até que consegui dar freio.

Mas é muito parecido com o da sua foto, portanto acredito que seja da Kombi.

Qualquer caso o cilindro mestre do opala (sistema varga) também serve com certeza.

[]´s

Mattheus

hugo.morais
02/12/2004, 12:44
Mauro,

Você já possui o servo do Gol? Senão acho melhor o servo do santana, ele é bem maior do que o do Gol ;)

Na minha camper tinha instalado o servo do Santana com a cilindro mestre da Kombi que é de quase 1'' com pinças de freio do opala 6cc freiava bem, mas não como eu gostaria(a camper pesa mais de 2T) Então troquei tudo pelo sistam da D20, discos e pinças da D20 com cilindro mestre e servo da S10, agora o freio ficou bom :)

Já no meu ex-CJ3 tinha todo o conjunto do santana, kit super break na frente e discos de Kombi e pinça de chevette o eixo traseiro, com pneus fronteirão 255/75 R15 freiava melhor do que muito carro de passeio :)

Luciano R. Oliveira
02/12/2004, 12:48
:D E aí Maurão estas pedaleiras são do Gol Ger III ? Quanto Pagou por elas ? Veja se entendi, essas pedaleiras servem no servo do Santana que por outro lado encaixam-se perfeitamente com cilindro mestre do Opala Varga ? Como que é o encaixe do cabo da embreagem ?

Esteticamente fica melhor que as pedaleiras do opala.

Mauro B.
03/12/2004, 21:19
Oi Hugo !!! :D


Você já possui o servo do Gol? Senão acho melhor o servo do santana, ele é bem maior do que o do Gol ;)

Ainda não comprei servo nenhum. :) As fotos da minha mensagem anterior são do album de fotos do Walter Andreis aqui do forum. Ele instalou esse conjunto das fotos em seu cj3A. 8)

Ví um cj5 que usava, segundo um cara que não era o dono do jipe, o servo do Gol com cilindro do Mercedinho. Achei o servo pequeno, mas além de não confiar muito na informação do cara, ainda não sei dizer se o servo do Gol GIII é direrente... :roll:

Gostei da idéias do servo do Santana, mas tu ou alguém sabe me dizer se a parte de trás da haste e o suporte traseiro do servo do Santana são iguais ao do servo do Gol??? Se a resposta for SIM, quer dizer que o servo do Santana é "plug'nplay" na pedaleira do Gol! :P Daí com certeza utilizarei este servo...Alguém aí sabe a resposta ??? :roll: :D

Oi Luciano !!! :D


E aí Maurão estas pedaleiras são do Gol Ger III ? Quanto Pagou por elas ?

São do GIII sim, só que eu ainda não comprei. Mas o preço fica entre R$20 e R$40 pelo que eu sei ... :wink:


Veja se entendi, essas pedaleiras servem no servo do Santana que por outro lado encaixam-se perfeitamente com cilindro mestre do Opala Varga ? Como que é o encaixe do cabo da embreagem ?

Eu não sei se o servo do Santana se encaixa certinho na pedaleira do Gol (alguém sabe?). :? Mas o Mattheus disse que o cilindro do Opala se encaixa beleza no servo do Santana! :)
Eu não sei como é o encaixe do cabo da embreagem...por sinal gostaria de saber (alguém sabe?) O que sei é que o keko aqui do forum usa estas pedaleiras com cabo de embreagem do Chevete, que vai até o balancim. :wink: Ah, o keko usa estas pedaleiras com o servo+cilindro de F1000 pré 92 :P

[]'s

Beto Lacerda
03/12/2004, 21:47
uma colaboração , no meu esta assim , pedaleiras de gol (embreagem e freio) o acelerador é um pedal que vendem em autopeças para adaptar nas f1000 antigas custou 10 pilas e é facinho de adptar , vem com o suporte e é grande ficando bem bacana , servo de opala e cilindro de f-1000 , a pedaleira no servo deu um certo trampo mas adaptou-se , ja o cilindro no servo foi só aparafusar pnp
[]'s

Luciano R. Oliveira
06/12/2004, 07:40
:D :lol: Maurão, tudo tranquilo ? Estive no desmanche este fim de semana e comprei a pedaleira do Gol III (50,00), e encaixa-se certinho no servo do Santana, (30,00) comprei também o cilindro mestre do Opala Varga (72,00), encaixou certinho, quanto a aste do servo, plug and play :D Só não posso afirmar em relação a eficiência, pois ainda não instalei, mas acredito que vai ficar bom. Só fiquei chateado com o monte de furos que deixei na parede corta fogo e painel (já tinha preparado tudo para as pedaleiras do Opala), devido ao desenho das pedaleiras ela fica um pouco para a esquerda, quem usa o tubo da direção de forma original, terá problemas para instalar, já quem usa com furo no painel (+- 45 graus), dá certinho, pois o tubo passa entre o pedal da embreagem e do freio, há necessidade de fazer um calço, pois o apoio tem um pequeno desnivel, precisei fazer um pequeno desbaste em uma parte saliente, se não atrapalha o apoio.

Amanhã posto todo o conjunto aqui no site.

Um grande abraço a todos.

Espero ter ajudado. :wink:

Mauro B.
10/12/2004, 02:06
uma colaboração , no meu esta assim , pedaleiras de gol (embreagem e freio) (...)


Oi Beto!!! Mas a pedaleira do Gol não vem com o pedal do acelerador junto??? Ou tu arrancou o pedal fora?



o acelerador é um pedal que vendem em autopeças para adaptar nas f1000 antigas custou 10 pilas e é facinho de adptar , vem com o suporte e é grande ficando bem bacana


Beto, dê mais detalhes deste acelerador! Tu por acaso tem fotos? Qual cabo usaste com esse acelerador? :roll:




Estive no desmanche este fim de semana e comprei a pedaleira do Gol III (50,00), e encaixa-se certinho no servo do Santana (...) quanto a aste do servo, plug and play


Aee Luciano !!! Mas que beleza hein?!!! Tá tudo se encaixando certinho! Agora já estou beeem mais inclinado pra esse sistema! :P



(...) devido ao desenho das pedaleiras ela fica um pouco para a esquerda, quem usa o tubo da direção de forma original, terá problemas para instalar, já quem usa com furo no painel (+- 45 graus), dá certinho, pois o tubo passa entre o pedal da embreagem e do freio, há necessidade de fazer um calço, pois o apoio tem um pequeno desnivel, precisei fazer um pequeno desbaste em uma parte saliente, se não atrapalha o apoio.

Fiquei meio confuso mas acho que algumas fotos poderão sanar minhas dúvidas "de cara", então, pra não te dar trabalho, nem precisa por enquanto explicar mais detalhes! :P Se tu tiveres alguma maneira de conseguir algumas fotos estaremos muito agradecidos !! :D

Valeu pela mão!! :wink:

[]'s

Luciano R. Oliveira
17/12/2004, 13:15
Fiquei meio confuso mas acho que algumas fotos poderão sanar minhas dúvidas "de cara", então, pra não te dar trabalho, nem precisa por enquanto explicar mais detalhes! Se tu tiveres alguma maneira de conseguir algumas fotos estaremos muito agradecidos !!


Pessoal, desculpe-me a demora, porém só hoje tive oportunidade e acessar o site, amanhã darei sequência no trabalho, ai providenciarei as fotos, ai posto para que todos possam contribuir com sugestões.

:D Só para adiantar, e tentar explicar melhor a questão da barra: furando o painel a +- 5 cm a esquerda do local original, conseguirá um angulo de 45 graus, ai o tubo passa exatamente entre o pedal da embreagem e freio, de forma que o tubo saindo pra fora da parede corta fogo dá certnho para instalar a direção do opala, o servo vai acompanhar, ficará a direita do tubo da direção. Segunda-feira sem falta tem fotos. :lol:
Inté.
Luciano

Luciano R. Oliveira
20/12/2004, 12:24
:D Pessoal, promessa é divida, veja se fica melhor assim !
Caso alguém tenha dicas, por favor não deixe de passar, pois tá tudo desmontado ainda :lol:

Pessoal não estou conseguindo, anexar as fotos, vou tentar mais tarde, caso alguém precise das fotos, mande-me um MP com e-mail que envio todas que tenho :cry:

Mauro B.
23/03/2005, 21:05
Fala pessoal !!! :D

Eu tenho aqui em casa um cilindro mestre do Santana sem utilização. O problema é que disseram aqui no forum que ele é pequeno para quem tem tambor nas 4 rodas ... :? Mas se eu instalar freio a disco na dianteira (e ficar com tambor na traseira) ele daria conta?? Ou continuaria sendo pequeno??? :roll:

Pretendo instalá-lo com a seguinte configuração:

:arrow: Pedaleiras do Goll GIII
:arrow: Servo de Santana

*******

Fiquei devendo a um tempo atrás as fotos da pedaleira do Gol GIII que o Luciano R. Oliveira tentou postar mas não conseguiu. Aí embaixo estão todas as que ele me mandou. :P

[]'s

Ronaldo B.
23/03/2005, 21:38
Eu tenho aqui em casa um cilindro mestre do Santana sem utilização. O problema é que disseram aqui no forum que ele é pequeno para quem tem tambor nas 4 rodas ... Mas se eu instalar freio a disco na dianteira (e ficar com tambor na traseira) ele daria conta?? Ou continuaria sendo pequeno???


Mauro,

Eu estou com o servo e o cilindro mestre do Santana com freio a disco na dianteira e a tambor nas rodas traseiras e tá funcionando bem, estou pensando em colocar freio a disco nas rodas traseiras também, mas aí não sei se vai ficar bom com esse conjunto ou vou ter que trocar....

[]´s

elcio
23/03/2005, 22:00
Mauro

vendeu o branquinho?
o servo do santana da conta de alimentar um par de discos na boa, pois o curso dos cilindros nas pinças eh bem menor que os da lona de freio, sendo assim nao precisa de um grande deslocamento de fluido.
pode mandar bala.
com um servo de F1000 eu alimento 8 pinças.

[]'s

Ronaldo B.
23/03/2005, 22:11
o servo do santana da conta de alimentar um par de discos na boa, pois o curso dos cilindros nas pinças eh bem menor que os da lona de freio, sendo assim nao precisa de um grande deslocamento de fluido.


Elcio,

Eu já tô com freio a disco na dianteira com pinças de S-10, se eu colocar freio a disco nas rodas traseiras com pinça do Kadet, o conjunto servo/cilindro mestre do santana é suficiente ou vai ficar fraco ??

[]´s

elcio
23/03/2005, 22:41
oi Ronaldo.
as pinças da S-10 sao quase do mesmo tamanho das da perua kombi.
tem uns kits no mercado que vendem pinças de kombi na frente e kadett atras.
eu acredito que o seu servo seja suficiente pra tocar isso ai. alem do mais a pinça do kadett nao eh la essas coisas comparada com S-10 ou kombi.
na verdade eu nunca vi cilindro de santana/gol/parati em jeep, mas pelos relatos que vejo fica a contento, mas eu particularmente nao usaria NADA que seja procedente de motor AP.
pode ser radicalismo, mas como sempre tive motorzao entao sempre dimensionei o jeep para maior resistencia ou segurança, e motor AP e seus componentes nao transmitem segurança alguma, pelo menos pra mim.
mas pra efeito de comparaçao, tem gente colocando o kit do Berga com duas pinças (na frente) por roda alimentadas pelo cilindro mestre do opala, com pinça simples de tempra atras.
eu ja gosto mesmo eh de chutar o pau da barraca, ja taquei logo um de F-1000 pra ver ate onde aguenta. :twisted:
queria mesmo um de F-4000, mas nao coube. :cry:

[]'s motorizados

Ronaldo B.
23/03/2005, 22:47
Valeu Élcio,

Vou manter a pinças de S-10 na frente e colocar as do kadet no freio traseiro pra aproveitar o freio de mão, porque freio a tambor no eixo traseiro já deu o que tinha prá dar..... só não queria ter que gastar com o servo ou o cilindro também.

Obrigado

[]´s

elcio
23/03/2005, 23:02
eh isso ai Ronaldo.
e conta pra gente ai quais foram os resultados.


[]'s

Beto Lacerda
24/03/2005, 12:56
uma colaboração , no meu esta assim , pedaleiras de gol (embreagem e freio) (...)


Oi Beto!!! Mas a pedaleira do Gol não vem com o pedal do acelerador junto??? Ou tu arrancou o pedal fora?

vem mas do gol usei apenas a hastes dos pedais pois a fixação foi toda refeita para adptar o servo de opala e a embreagem hidraulica ,tudo pendurado na coluna de ranger (eita salada :lol: ) como desmontei tudo pra arrancar o de acelerador não usei



o acelerador é um pedal que vendem em autopeças para adaptar nas f1000 antigas custou 10 pilas e é facinho de adptar , vem com o suporte e é grande ficando bem bacana


Beto, dê mais detalhes deste acelerador! Tu por acaso tem fotos? Qual cabo usaste com esse acelerador? :roll:
cara vou ver se consigo tirar umas fotos , mas não tem nada de especial não , é um pedal (grande por sinal) com uma haste onde vc prende o cabo na ponta e um ponto de apoio pra fazer a alavanca , parece complicado mas se eu conseguir umas fotos vc vai ver como é simples , é algo meio comum em lojas de peças p/ pick ups ,


[]'s