Ver Versão Completa : Molas
Rafael Junior
07/05/2008, 20:06
Pessoal, precisa da ajuda de vcs para encontrar a mola certa para meu engesa. Ele é um Fase I com motor maxion Hs, da S 10.
Já troquei varias vezes de molas, maiores, menores, duras e macias. Cansado de tentar a sorte, segui o conselho de vcs e procurei o Igor da Rota. Encontrei a mola, fio 15,5 e comprimento acho que de 42 cm, com a consistência que eu acho que ficou legal, nem muito duro nem muito mole, como ando basicamente em ruas, achei que ficou legal.
Pena que essa mola deixou o engesa muito alto.
Resumindo: preciso de uma mola com fio 15mm e que deixe o engesa na altura praticamente original, alguém tem alguma sugestão de onde encontro molas com essas medidas?
Aguardo ansioso sugestão dos amigos engeseiros!!!!
Abraço a todos
André Mázzia
07/05/2008, 20:13
Tenho um problema parecido........pelo que vc está falando são as molas dianteiras?
OTTO HEITZMANN
07/05/2008, 20:20
Oi Rafael,tive mesmo problema, então pedi para Igor fazer uma nova mola com um elo a menos, ficou excelente...
Caro Rafael Junior!
Se ficou com a elasticidade que gostou, mais está muito alto, corte um pouco da mola, de 1/2 em 1/2 volta, lembrando que tem que ser com o policorte, tendo em vista não destemperar o material.
Não mencionou, mais o problema seria nas dianteiras?
Para uma maior literatura sobre o assunto:
Molas traseiras para F II (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37416)
Molas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2838)
Molas diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28294)
Abraços.
Kim.
Rafael Junior
08/05/2008, 16:52
Pensei em cortar mas a mola é muito nova.....e ainda por cima paguei bem caro nela.
São para dianteira sim!!!
Vou falar com o igor..... R$$$$........queria encontrar de algum carro que desse essa medida de fio.
Valeu
OTTO HEITZMANN
08/05/2008, 21:49
Rafael, não acho uma boa ideia cortar a mola, a mola da engesa é apenas encaixada, cortando a mola voce vai perder o acabamento de uma das pontas, e o encaixe não ficara perfeito ficando com cara de "gambiarra"
paulobarbosa
08/05/2008, 22:20
O que vc chama de muito alto ?
Na minha Camper com S4, estou querendo trocar as molas para poder levantar mais um pouco o carro.
Curiosidade, quanto saiu as molas ?
PB
Paulo, a sua está com as molas originais da Diesel ? Se sim, poderia fazer uma gentileza ? Medir a altura que fica a mola dianteira e traseira no estado de repouso do veículo ? :pensativo:
Rafael Junior
09/05/2008, 12:27
Paulo, paguei 270,00 nas molas.....achei caro, mas......para quem quiser levantaro veiculo, posso até vender se alguém tiver interesse, estão novas, não rodei nada com o veiculo com elas montadas, nem dava!!!!
Não quis cortar por que sei que não vai encaixar legal, fica sem acabamento.
Falei com o Igor para ver se ele tem molas nessa configuração que deixem o veiculo na altura original. Chega de levanta e abaixa!!!!
Eu vou tirar uma foto com a altura que ficam as molas fpandur, também tenho essa curiosidade.
Alguém sabe qunato tem que ser o caster para o engesa ficar com a dirigibilidade boa????
Abraço a todos
Segue medidas do manual do mecânico engesa.
:arrow:Ângulo de cáster.........................5º+30 (nominal) - condição estática;
:arrow:Ângulo de câmber........................1º+30' + 30" (referência);
:arrow:Inclinação do pino-mestre.............7º 30' (referência);
:arrow:Convergência..............................e ntre 2 e 4mm;
:arrow:Ângulo de esterçamento (LD e LE)..24º;
:arrow:Raio de giro:
LD..........................................6000mm ;
LE..........................................6200mm .
paulobarbosa
09/05/2008, 13:47
Fpandur,
Se são as "originais" da camper, como vou poder saber. Estou com o carro a menos de um ano e não troquei as molas. rs rs
Vou medir e postar aqui.
Rafael, quanto será que ficaria o frete para o Rio ? Como estou comprando uns ranchos também. Aproveitaria e trocaria tudo de uma vez só.
PB
Então, eu tenho 2 Camper: uma Diesel original, com S4T e acredito com as molas originais. Tô achando que as molas dela estão arriadas, as dianteiras principalmente ficam bem comprimidas no veículo. Já na outra Camper, com o mesmo motor adaptado (era gasolina), sabidamente o antigo dono colocou as molas mais altas da Rota. A diferença entre uma e outra montadas no veículo é enorme ! Daí eu gostaria de saber qual o tamanho que fica uma mola original diesel, instalada no carro, pois estou sem parâmetros de comparação. O que sei é que a Camper com as molas originais (supostamente arriadas) dá banho na outra em termos de estabilidade e inclinação lateral da carroceria ....
André Mázzia
09/05/2008, 14:32
Kim;
Estou mexendo na geometria da minha engesa. Estive na monobloco, uma empresa que faz alinhamento de chassis, conserto de suspensão, e vários outros serviços aqui em londrina. Tem muita gente que leva lá pois é a maior da região.
Estava conversando sobre o angulo de caster e o pessoal de lá afirmou que o caster de uma engesa deve ser entre 8 e 9 positivo. questionei esses valores e eles me mostraram a tabela de vários fabricantes de camionetes e jeep´s, por exemplo o troller que tem caster entre 8 e 9 positivo. então fui medir o angulo do meu jeep, deu 8,21 positivo. Disseram que tá excelente. tá certo isso, o jeep tá muito bom pra andar!!!!
Já ouviu a explicação do caster baseado na roda maluca de carrinho de supermercado???
Igor Lustosa Goulart
09/05/2008, 18:41
André,
Explica prá gente a teoria da roda maluca...
Igor Lustosa Goulart
09/05/2008, 18:56
Flávio,
A minha Camper é 6cc e também tem as molas bem comprimidas, batiam direto nos batentes de borracha e com isso era muito dura. O que fiz primeiro foi cortar um gomo de cada batente, melhorou um pouco mas como os amortecedores são muito longos (trabalham praticamente fechados) começaram a socar, então eu troquei os 4 batentes pelos da Currier que são com a borracha macia e por último coloquei um espaçador de madeira entre o "copo" guia da mola e o suporte. Melhorou, mas em buracos mais profundos os amortecedores principalmente os dianteiros ainda socam. Estes já estou providenciando a troca.
Kim;
Estou mexendo na geometria da minha engesa. Estive na monobloco, uma empresa que faz alinhamento de chassis, conserto de suspensão, e vários outros serviços aqui em londrina. Tem muita gente que leva lá pois é a maior da região.
Estava conversando sobre o angulo de caster e o pessoal de lá afirmou que o caster de uma engesa deve ser entre 8 e 9 positivo. questionei esses valores e eles me mostraram a tabela de vários fabricantes de camionetes e jeep´s, por exemplo o troller que tem caster entre 8 e 9 positivo. então fui medir o angulo do meu jeep, deu 8,21 positivo. Disseram que tá excelente. tá certo isso, o jeep tá muito bom pra andar!!!!
Já ouviu a explicação do caster baseado na roda maluca de carrinho de supermercado???
Caro André!
Se está na medida, está bom, não mexa!
No meu caso (vide álbum), mexi porque alterei a medida das molas, quando feito isso, o cáster vai aproximando de zero e, conseqüêntemente ficando como a roda de carrinho de supermercado.
A teoria do carrinho é mais ou menos a seguinte:
Se o ponto de apoio for em linha com o eixo da roda, esta fica sem controle.
Então, o ponto de apoio ao chassis deve ser anterior ao eixo (como o leme de um navio), fazendo assim a roda seguir o curso desejado sem "chimme".
Muitos jeeps tem chimme por estar com o cáster desregulado.
Na primeira vez que troquei as molas, não havia quem cosseguisse dirigir meu engesa, hoje, mesmo em alta velocidade, pode-se tirar a mão do volante. (não recomendado).
As medidas que passei é do manual do mecânico engesa.
Abraços.
Kim.
Rafael Junior
11/05/2008, 19:10
Então pessoal, voltando sobre as molas, alguém sabe onde consigo as molas fio 15 mm que deêm a altura original da engesa?? Qual veiculo pode ter essas molas para eu colocar na dianteira da minha engesa???
Aguardo sugestões!!!!
paulobarbosa
11/05/2008, 21:01
Fpandur,
Desculpe a demora. Acabei de medir a altura do chão até o inicioda carroceria.
Dianteira e Traseira são iguais a 87cm. Passando pelo cubo da roda.
Qual a altura das suas duas configurações???
Paulo
Bem, hoje analisei com mais calma a situação de minhas 2 Campers. Em anexo fotos: da Camper vermelha (fotos com indicação vm) a mola dianteira está muito comprimida. Sempre foi assim e hoje vi que é só movimentar um pouco o veículo parado mesmo que o batente já encosta no apoio debaixo. Com isso presumo que a ação do amortecedor em compressão está muito limitada. Por incrível que pareça, essa Camper pula demais em quebra-molas, a frente joga para cima e para baixo (será o batente que dá fim de curso e joga a suspensão para cima novamente ? :pensativo:). Em compensação ela é muuuito estável em curvas.
Já na Camper preta (fotos com indicação pt), vejam que além da mola mais alta (é a mola da Rota), o batente é muito menor, dando a impressão que foi cortado até. Essa Camper é muito mais macia e firme que a outra, mesmo estando com amortecedores da F4000, que são mais macios que os originais da Camper. No entanto ela inclina bastante em curvas, dá até um certo receio, principalmente depois que se dirige a vermelha ... :rolleyes:
Pessoal do Engesa e Campers, poderiam comparar com suas viaturas e dizer qual das 2 situações se assemelha mais às suas viaturas (suspensão dianteira) ? Estava pensando em colocar amortecedores retrabalhados mais firmes na preta, para minimizar o efeito de inclinação. Até pensei em cortar as molas, mas como já foi dito antes, perderei o acabamento de assentamento da mola no suporte. :parede:
Na vermelha não sei o que fazer: cortar/trocar o batente ou trocar a mola ? :pensativo:
Tenho um par de molas novas da Rota, e assim como o Rafael, pedi que viesse as molas de tamanho original para Diesel, mas pela medida é das mais altas: fora do carro estão dando cerca de 43 cm de altura ... :x
Igor, obrigado pela dica do batente da Courier. Como meus amortecedores são do tamanho dos originais, creio que não terei os problemas que você relatou.
Paulo, com essa medida preciso saber se a sua Camper tem calço de carroceria ou não. A minha vermelha tem calços, porém as molas mais baixas. Medindo na frente deu 90 cm. A preta não tem calços, porém molas mais altas. Medindo na frente deu 93 cm. Esse tipo de medida também que levar em consideração o pneu, no meu caso estou com 31".
Pediria que verificasse as fotos que postei a pouco e veja qual delas se assemelha mais com a sua viatura por favor.
paulobarbosa
12/05/2008, 00:01
Flavio, fui na garagem e tirei fotos das minhas molas também.
E agora levei um susto. Apesar de estarem com a mesma altura na frente e atras, achei que 6 cm de diferenca entre a minha e a sua, é muita coisa.
Também estou com BF 31".
A minha mola dianteira parece que está muito encolhida, enquanto a traseira parece ao contrario.
Amanha estou indo trocar os amortecedores. Uso do 1113, e passarei para rancho.
Os meus 1113, tem menos de um ano, mas a mulher está gravida e reclamava que quicava muito. Achando que era o amortecedor muito duro, resolvi me dá Ranchos com regulagem. Agora começo a achar que podem ser as molas....
Vou colocar as fotos aqui também.
Vamos ver se encontramos a solução.
PB
Suas fotos mostram uma situação muito semelhante a minha Camper vermelha. Ela é muito estável em curvas, mas quica demais na vertical. A preta é completamente ao contrário: inclina em curvas, mas é uma maravilha de andar com ela quando a suspensão tem que trabalhar na vertical.
Pois é,
Acho que meu engesa pula muito, na época que coloquei o motor a diesel, meu mecânico colocou as molas da F250 6 cilindros ou coisa parecida (disse ele)
O jipe pula demais..........
Como uso ele para o dia a dia em sp, as vezes enche o saco........
Não quero que ele seja um landau, apenas mais confortável.
Vou ficar ligado nesse tópico............
gomila, será que no seu caso não pode ser amortecedor inadequado ? Veja os números de força de funcionamento:
compressão:
F250 traseiro: 489
Engesa dianteiro: 620
Engesa traseiro: 820
extensão:
F250 traseiro: 1843
Engesa dianteiro: 1350
Engesa traseiro: 2500
Veja que a força de compressão da F250 é menor que o original, apesar da força extensão estar compatível. Em teoria, o da F250 permite que a suspensão "afunde" mais fácil que os amortecedores originais.
Ralado/SP
12/05/2008, 20:13
Palpitando um pouco....
Paulo: você usa amortecedores de 1113 com molas originais???? em geral ouço falar que esses amortecedores são aplicados nas camper's que utilizam as molas altas da ROTA. Se bem que mesmo não sendo tão alta as molas, o mortecedor fica mais firme e ajuda em curvas, porém parece que as suas molas estão cansadas, e perto de dar "batente", pois esse tipo de motor é muito pesado. Acredito que molas novas sejam bem vindas para o seu carro, e a patroa ficaria mais feliz....
Abraçones
Ralado
Complementando a informação do Ralado: enviei minhas fotos para o Farias, do Clube da Camper e "BatCaverna" e o veredicto foi o mesmo: molas cansadas e arriadas. Já tenho um para de molas dianteiras, resta agora comprar as traseiras.
Sobre amortecedores, se compararem a tabela que tem no outro tópico de molas, vão ver que os da F4000 e MB 1113 são muito semelhantes em força de compressão. Na Dalila vou retrabalhar os amortecedores para ficar no mesmo nível dos Repowering Cofap para F4000, que tem uma força de compressão 10% maior que os originais Engesa.
Quanto as molas, continua a dúvida do Rafael, que o fez abrir este tópico: a dificuldade em encontrar atualmente molas de tamanho original para Engesa/Camper, com fio de espessura 15mm. O meu par de dianteiras mesmo eu pedi tamanho original, mas quase certeza que veio das maiores (43 cm de comprimento, fora do carro)
paulobarbosa
12/05/2008, 23:40
Flavio, vc acha que as molas maiores são realmente muito ruins.
Eu queria muito colocar as molas maiores, acho que com a regulagem dos ranchos poderia resolver um pouco esse problema do excesso de molejo.
PB
Paulo, com os Ranchos com certeza você consegue eliminar a inclinação lateral com molas mais altas. Os contras que vejo para as molas mais altas é a alteração de cáster no eixo dianteiro, as buchas dos braços longitudinais começam a trabalhar inclinadas e também a inclinação que as barras de direção e panhard irão ficar. No caso da Panhard é até relativamente fácil, basta "esticar" o suporte no chassis. Já com a barra de direção (caixa de direção-roda esquerda), somente um pitman diferenciado ou alguma traquitana no munhão. E no caso das barras longitudinais, somente alterando as mesmas, como fez o colega Kim (veja o album de fotos dele). De quebra, já corrige o cáster ...
Rafael Junior
13/05/2008, 08:25
Então pessoal;
Alguém sabe de molas que tenham fio 15,00mm e que deem resultado de altura próximo ao original????
Agradeço a quem puder ajudar.
Rafael, também gostaria de saber ... vamos ver se alguém dá alguma luz ...
Paulo, já experimentou colocar os Rancho na posição mais firme ? Em teoria, se deixar eles mais moles, as molas vão dar batente muito mais fácil. Experimenta colocar eles na posição mais firme e relate aqui os resultados por favor.
paulobarbosa
13/05/2008, 11:59
Resposta do Igor da Rota4x4 sobre o meu questionamento sobre modelos de molas para Camper/Engesa.
"Nós fabricamos as seguintes molas :
Dianteira diesel para motor Perkins ou maxxion S-4 S-4T R$140,00 cada
Dianteira gasolina para motor 6cc opala (serve também para MWM 2.8) .R4140,00 cada
Traseira original para todos tanto diesel quanto gasolina R$140,00 cada
Kit especial dianteira e traseira são molas mais altas para o uso de pneus 35 ou maiores tendo que trocar os amortecedores . R$150,00 só por encomenda "
Ou seja, eles tem dois modelos de molas. Flavio, poderia ligar pra lá, e perguntar qual o tamanho da mola original, sem se identificar como cliente já atendido.
E vc saberá se te entregaram as molas que queria ou não.
Quanto ao rancho, já regulei para o mais duro, mas ainda não deu tempo de perceber a diferença.
PB
Ralado/SP
14/05/2008, 12:24
Palpitando mais um pouco....
Quanto ao fato da mola fora do carro ser "grande", isso não deve ser levado muito como referência, pois motores MAXION e Q20B são aproximadamente 2 vezes mais pesados que os 2.8 e os 6cc gasolina ( tanto que as molas para 2.8 e 6cc são outras ), falo por experiência própria.... quando estava com as molas velhas, dando batente até com o carro parado, na camper (S4T) vi umas molas que supostamente estariam um pouco cansadas ( pois medi elas no chão )... briquei de "mexânico" e troquei as 4 na garagem, mais ou menos 6 horas trabalhando, quando coloquei o carro no chão FOI TUDO POR TERRA, as molas estavam à 2cm de dar batente, mas depois de um dia no carro, lá estava eu com a "camper tunada".
Fiquei "P" e coloquei as molas grandes.... hoje naõ tenho oq reclamar, quanto á geometria do carro, as informações que o Igor me deu sobre a "super mola" é que ela é a medida máxim que a suspensão original agüenta, ou seja, não tem que modar nada, só os amortecedores.
Abraçones à todos
Ralado
PS: Paulo, faz um teste que parece meio bobo, mas vc vai sentira a diferença.... levanta o seu carro pelo chassi ( a frente toda e depois a trseira toda) e calibra o rancho no máximo, ele vai "abrir " as suas molas e vc verá como o seu carro,mesmo com o amortecedor no máximo ficará com mais molejo.
paulobarbosa
14/05/2008, 18:26
caramba, a cada comentário eu mudo de opnião.
Liguei para a Rota hoje, iria comprar as molas para diesel normais.
Só daqui 15 dias.
Agora vc me diz que com as molas grandes (que teoricamente eu prefiro) não fica ruim, junto com os ranchos. Logo acho q vou optar para as molas grandes.
Só uma perguntinha, qual pneus vc usa na Camper com as molas altas ?
Abracos esperando as molas chegarem....
PB
Ralado, não entendi bem sua experiência: você colocou que molas na Camper e que ficaram muito baixas depois de instaladas ?
Ralado/SP
15/05/2008, 15:24
Tirando dúvidas.....
quando peguei a camper, ela estava com as molas arriadas, duro pacas, porém fazia curva como se fosse carro de passeio. media +ou- 175cm. Troquei os coxins de cabine e coloquei calços de 5 cm, ela passou para 180,5cm. Comprei as molas altas da rota (zero KM)* e coloquei no carro, que passou a medir 188,5cm, troquei os pneus por 275/70 r 16 ( pouco mais que 31, porém menso que 32 pol.) e atualmente a caranga está com 194,5cm. Estou batalhando um amortecedor 1113 pra colocar no carro, pois como a grana acabou, optei por fazer em caa uma gambi, e aproveitar os amortecedore que tinha, mas assim que der coloco os 1113... só não ponho rancho, pois a grana não está dando nem para os 1113, quem dirá os tão sonhados rancho. (Paulo, vc já está com os ranchos... parte para a molas novas)
*antes de partir para as molas ALTONAS, tentei usar umas molas para diesel que estavam supostamente meia vida, mas só gatei meu tempo instalando , pois em um dia já estavam dando batente.
Abraçones
Ralado
Ralado/SP
15/05/2008, 15:35
Fpandur,
o lance das molas, é o seguinte: não fique imprecionado com o tamanho das molas fora do carro comparadas às que estão fora, pois como os mmotores S4T e Q20B são muito pesados, podem comprimir ou fadigar as molas.
Situação ideal: com a mola nova em mãos, vc retira as molas do seu carro e compara. Amola usada sempre estará mais baixa que a nova, poém se ela estiver muito menor, é pq o peso do carro acabou "comprimindo" a mola visualmente vc diagnostica a troca. Também tem a possibilidade do material da mola fadigar e destemperar, nessa segunda opção a mola fora, parece estar boa, pois ainda está próxima do tamnho original, porém a capacidade de suportar peso dela está "danificada" e ao colocar peso ela SEDE muito mais doque deveria...
Esse segundo caso é o que eu tive quando instalei umas molas que estavam visulmente boas, porém depois de instaladas, não duraram um dia.
Abraçones
Ralado
OK, perfeita a explicação Ralado, agora compreendi. Minha Camper vermelha está exatamente como você relatou: dura pacas, mas faz curva que é uma beleza. Já vi que o batente fica praticamente encostado na parte debaixo, mesmo com o carro em repouso. A outra é justamente o contrário, está muito macia e confortável, mas inclina demais em curvas. As soluções que vejo até agora é trocar as molas na vermelha e colocar amortecedores mais firmes na preta.
Colaborando com o tópico, o Igor me respondeu as medidas das molas para Engesa/Camper Diesel:
Mola dianteira: 42cm
Mola traseira: 40 cm
Mola especial diant: 47cm
Mola especial tras: 48cm
Ou seja, o conjunto de molas dianteiras que tenho é do tamanho original (ou próximo disso). Preciso agora então comprar um par de molas traseiras.
Aproveitando, para trocar as molas, veja se estou certo:
- apoio o chassis
- solto as pinças de freio e amortecedores
- vou baixando o eixo até que as molas fiquem livres
É isso mesmo ? Não preciso soltar panhard nem as longitudinais ?
Igor Lustosa Goulart
15/05/2008, 18:58
FPANDUR.
Como os amortecedores da minha Camper são muuuuito longos, eu consigo retirar as molas sem comprimí-las ou soltar nada. No seu caso acho que somente soltando um dos lados do amortecedor com o carro levantado pelas longarinas vc já retira as molas.
Abraço.
Igor, obrigado pelo retorno. Na verdade quando escrevi soltar os amortecedores, estava pensando mesmo em somente um dos lados. Bom ter a confirmação de que é assim relativamente fácil, já estava pensando até em comprar um encolhedor de molas ...
Ralado/SP
19/05/2008, 19:26
Eu apanhei um pouco, na primeira vez que fiz a troca, mais agora já estou mais esperto... as minhas dicas são:
O eixo traseiro, soltar o cabo do freio de mão; calçar o carro pelo chassi ( bem alto pois as nossas suspensões abrem bastante ); soltar os amortecedores ( chave de 1 pol. ou 24mm ) e as molas polam pra fora sem dar trabalho algum.... encaixe os batentes nas molas novas e coloque de volta, sem grande trabalho.
A dianteira é um pouco mais chato por conta o peso do motor e o freio, mas dá pra fazer no mesmo esquema que o traseiro, porém antes de levantar o carro, pelo chassi, prenda as molas antigas com o "prensa molas" ferramenta que vale cada centavo... ao levantar o carro com as molas amarradas, elas caem a medida que vc levanta o carro. Outra dica, como havia uma prensa por perto, comprimi a mola nova, travei com o "prensa mola", coloquei o batente e foi só colocar no devido lugar... pra não perder muito tempo soltando a ferramenta, baixei o carro com as molas ainda presas e baixei o carro deixando que o peso do mesmo comprimiu mais a mola e soltei com a mão, só então coloque o amortecedor. Repetir a operação do outro lado.
Abraçones
Ralado
Ralado, grato mais uma vez pela colaboração. Esse "prensa mola" eu até pensei em comprar, mas não sei de qual aplicação serve. Me lembro que quando procurei em sites de lojas de ferramentas, só encontrei modelos de bancada, não portáteis. Tem alguma dica ou indicação de qual tipo de ferramenta serviria para nossa aplicação e onde comprá-la ? Abraços !
Faça como eu fiz!!! :-)
Troquei as molas dianteiras assim:
1-) Calço no pneu traseiro
2-) Solta as porcas das rodas dianteiras
3-) Levanta o carro no macaco, retira as rodas e calça o eixo com os pneus 33 (proteção em caso de queda)
4-) Retire os parafusos dos amortecedores e verifique o estado das buchas (boa oportunidades para trocá-las)
5-) Levante a dianteira com um trator!!! Ficará aaaaalto.
6-) Saque as molas antigas. Comprima as novas com a ferramenta adequada, encaixe o suporte superior, descomprima e voilà!! De volta ao lugar!!
Depois é só refazer na ordem inversa. Demorei 01 hora para trocar os dois lados.
Abração,
Ralado/SP
21/05/2008, 12:09
Loras,
Da próxima vez trocarei as molas no sítio do meu tio, pois é um pouco dificil encontrar tratores agrícolas aqui em Sampa, sem falar que o meu trator (engesa) já é milimétricamente ajustado para entrar na garagem do prédio - rsrsrsrssrsrsrsrsrsrs
fpandur,
Aqui em Sampa é fácil encontrar, pois temos um "shopping de ferramentas" que é a Rua Florenço de Abreu... mas já vi gente que fez a própria ferramenta, pois ela é basicamente composta por uma barra roscada com um "U" fixo em uma das extremidades e um "U ajustável" através de uma porca na outra. Com duas ferramentas dessas em mãos, basta que coloque uma em cada lateral da mola à ser retirada, colocando o "U" fixo no elo mais inferior possível e o "U ajustável" no mais alto, e vai apertando as porcas alternadamente e comprimindo a mola até que essa saia do suporte.
Na hora de fazer a colocação da mola, não esqueça de deixar uns elos livres antes de encaixar a ferramanta e comprimir a mola, pois os suportes de molas impedem a liberação da ferramenta se estiver fixada nos primeiros elos. Nessa hora que usei a prensa para comprimir a mola e facilitar o serviço ( pois esse aperta e solta alternado enche a paciência).
Abraçones
Ralado
Caros amigos!
Outro dia postaram o endereço de uma fábrica de molas, tinha a explicação do que são molas progressivas, achei muito interessante.
Bem, uso molas de 510mm na dianteira e, coloquei calços nas molas trazeiras, mais não estou contente.
Então, penso em fazer molas de 520mm ou 530mm, 16mm de fio e com o passo variado, sendo os elos mais pertos nas pontas e mais espasado no meio, para colocar na traseira.
Gostaria de saber qual SAE deve ser o metal a ser usado e quantos passos?
Se alguém se habilitar, ficarei agradecido.
Também pretendo reforçar a mola dianteira, me falaram para colocar a mola do trazeira do gol (quadrado) dentro da mola do engesa (serve certo), sendo que as mesmas ficarão apoiadas no suporte do batente.
Ficaria algo como o progressivo. (tem uma dodge 4x4 assim aqui no fórum).
Então, qual fio deveria usar na mola dianteira?
Achei muitas fábricas de molas de compressão, mais não consegui a que foi postada...
Bem, se alguém quiser ajudar com muitas informações, ficarei agradecido.
Abraços.
Kim.
Opa,
Não sei nada de molas, mas o tema me interessa.
Kim, mandei email e MP e você não me respondeu: e o Bura?
Caveso, está faltando somente eu achar a tampa do injetor da rápida, que quebrou no transporte.
De resto, acho que vou mexer depois das eleições, pois estou acessorando meu sogro, que é candidato a prefeito... (eita!!!)
Mais assim que tiver alguma notícia, te repasso.
Abraços.
Kim.
paulobarbosa
09/08/2008, 01:25
Kim,
O Gheck, está vendendo um par de molas de defender, que são progressivas. Segundo ele ficam otiimas na traseira das Campers. Deve ter um resultado bom também nos engesas.
Procura aqui no forum.
PB
rodrigo camper
09/08/2008, 06:34
Uso as Molas da Defender 110 nas traseira,mas mesmo assim tive que por calço para chegar na altura da dianteira.
Land ou Engesa com Calços ! acho que da na mesma...
paulobarbosa
09/08/2008, 22:07
Rodrigo,
O carro ficou melhor com as molas da defender do que com as originais ?
Paulo
Galera, o que eu quero é retirar os calços, colocando molas maoiores e, de quebra, progressivas.
A da 110, é o mesmo tamanho do engesa, só que progressivas.
Abraços.
Kim.
paulobarbosa
10/08/2008, 04:14
Kim, qual a desvantagens dos calcos nas molas ?
Paulo
Eduardo Velo
11/08/2008, 18:22
Meu engesa estava com molas originais de 40 cm , porém ja estavam com pouco menos de 39 cm ... coloquei calços de 1" , subiu um pouco , mas a tras. continuava mais bx que a diant. em 1" , o calço de 1" fez a mola sair do apoio original e deslocou pra tras fazendo pegar na guia superior , talvez seja por isso que o Kim queira tirar os calços , pra colocar calço e ficar guiado é preciso usinar e manter a conicidade no calço e é lógico que além de ficar mais caro a mola vai trabalhar fora de padrão , os amortecedores tb sofrem pq só com os calços eles ficam mudando a posição de trabalho ...
Coloquei molas de 49 cm que comprei na Rota , o Igor tinha o último par , mas acho que ele consegue mandar fazer o tamanho que quiser ... a que peguei é a mesma bitola da antiga 16 mm com 2 elos a mais , mantendo o mesmo passo ... , se fosse fazer maior , por ex. de 510 mm iria tentar fazer o mesmo passo com bitola de 16,5 ou 17 mm ... pra não deixar a vtr feito uma sanfona depois ... a vtr ficou 4 cm mais alta atras , show ... sem as cxs de ferramentas e sobressalentes ficou com mais de 6 cm de diferença ... recolheu 13 cm no total com peso ... de 49 cm foi pra 36 cm .
abs ...
.
.
.
.
.
.
bingo!!!!!
.
.
.
.
.
..
guilhermeabreu
21/09/2008, 13:46
PAULOBARBOSA
Olhando suas fotos da pag. 3 , deu para perceber que as molas da traseira são bem mais grossas do que a dianteira , ela de fato é mais grossa , mas a sua estou achando muito mais grossa , será que estas molas traseiras sua não são da F-1000 que tem 17 mm de espessura ? por ísto vcv esta achando que esta pulando muito ?
Este caso de molas , vou acabar ficando louco , pq a cada dia vem uma informação de bitola e tamanho diferente da mesma mola .
EX:
Tive na ROTA 4X4 pessoalmente e troquei idéia com o ÍGOR , de quais molas deveria colocar no meu ENGESA , pq achava ele muito baixo e macio demais . Sabendo que tenho o MWM 2.8 que tem o mesmo peso do GM 6cc .
Ele me sugeriu de colocar as molas do GM 6cc com 40 cm na frente e a original na traseira de 43,5 cm traseira , assim o fiz , troquei as 4 .
Minha surpresa , 3 meses após ter trocado o ENGESA estava da mesma altura de qdo estava com as molas velhas . Ele tb me falou que a espessura do fio das molas do 6cc era de 15mm , qdo cheguei aqui e medi com o paquímetro , tinha 14,8mm .
Daí liguei para o ÍGOR e pedi que me desse as medidas das molas do ENGESA díesel , ele me passou :
Dianteiras : comp.: 40 cm , diam. fio : 15mm , diam. ext. : 135mm , nº de voltas : 10
Traseiras : comp.: 43,5 cm , diam.fio : 16mm , diam. ext. : 145mm , nº de voltas : 8
Com ísto não bate com nenhuma das medidas dadas por vcs que pegaram com ele .
O FPANDUR citou que s molas dianteiras tem 42 cm e as traseiras 40 cm , acho que ele inverteu os valores , pq as traseiras são maiores .
É uma merda este negócio de molas e medidas de molas , a gente compra com uma medida e ao chegar ve que não tem as medidas previamente ditas .
É bom verificar antes de comprar e/ou pagar .
Mas peço a vc PAULOBARBOSA de dar uma checada nas medidas das suas molas traseiras , vê se elas não tem 17mm de espessura , pois se tiver , elas são da F-1000 e ficam duras demais mesmo .
E as molas com mesmo comprimento , as que tem maior nº de elos , são mais macias do que as que tem menos elos , mesmo tendo o fio da mesma espessura .
Outra coisa , pesquisei vários fabricantes de molas , TODOS ELES me disseram que não existe fio de 15mm , eles tem o 14,8mm 16mm , logo não podemos mandar fazer uma mola com fio da espessura que nós queremos INFELIZMENTE .
Estou com a tendencia de colocar estas molas de 48 cm que o EDU VELO colocou na traseira do meu pq a traeira do meu esta visualmente arreada , mas o estribo esta nivelado , mas da a impressão que a traseira esta mais baixa e fica feio . Tenho 4 amortecedores do 1113 .
ABRAÇÃO , e mais lenha na fogueira .
Rodrigo Ielpo Bastos
21/09/2008, 21:21
Dr. Guilherme vejo que vc tem boas informações sobre molas, talvez possa me ajudar minha camper esta com motor 6cc gasolina e gas na trazeira falei com o igor da rota e ele me recomendou mola da camper disel na dianteira e molas de 48 cm na trazeira pois estou com pneus 33 e esta pegando um pouco quando faço trilha. a questao é que as dianteiras ja chegarm porem não as coloquei, e as trazeiras o igor mandou fazer mas sempre diz que esta chegando e não entrega. ai vai a pergunta será que com as medidas que vc citouno site eu consigo mandar fabricar as molas da trazeira
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
22/09/2008, 00:31
CARO AMIGO RODRIGO
Infelizmente não temos muito para onde correr , acho eu que estas que vc comprou para a frente ficarão boas e as traseiras com 48 cm vai completar a sua solução , eu tb estou pensando em comprar estas de 48 cm para a traseira do meu ENGESA .
Na realidade , fuçei tudo qto foi lado e descobri umas 4 fábricas de molas que fabricam molas para pessoa fisica e pedi que fizesse orçamentos das molas com as medidas que eu queria , daí deparei com a dificuldade das espessuras do fio , pq eles só trabalham com fios padronizados por eles , daí com o orçamento nas mãos liguei para o ÍGOR , e vi que não valeria a pena de encomendar pq os preços batiam com os do ÍGOR , e teve duas que ficaram mais caros .
Ex: As molas traseiras tem 16mm de espessura de fio , para fazer uma que ficasse mais firme um pouco , teria que fazr uma com fio de 16,5mm de espessur , mas eles não tem .
As molas dianteiras diz o ÍGOR que tem 15mm de espessura , mas eu medi com o paquímetro deu 14,8mm , qdo liguei para as fábricas , pedi que fizessem uma de 15mm de espessura de fio , eles disseram que só tem fio de 14,8mm BATENDO COM A MEDIDA DA MOLA DO ÍGOR .
Agora devolvo uma pergunta para que eu fique com a informação correta da espessura destas molas dianteiras que o ÍGOR vende para os ENGESAS/CAMPERS a díesel . Faz um favor para mim , como vc ainda não colocou as molas dianteiras , leva ela em uma oficina que tenha paquímetro e mede a espessura do fio destas molas novas sua e me manda o resultado , aí sim vou complementar todo o meu conhecimento das molas dos ENGESAS/CAMPERS .
Mesmo sem saber deste resultado , como disse anteriormente , acho que vc agora acertará com as molas de sua CAMPER . Tanto na altura como na flexibilidade , apesar de vc estar com KIT GAS .
Ou melhor , como vc esta com KIT GAS , esta mola de 48 cm do ÍGOR pode ser que ainda não seja suficiente para segurar este peso todo .
Uma outra opção , ANTES DE COMPRAR ESTA DE 48 CM , bem mais barata para vc testar seria vc ir em um ferro velho que aí em VITÓRIA tem aos montes e pegar emprestada duas molas da F-1000 , elas tem 17mm de espessura de fio , ou seja é bem mais dura do que as da CAMPER , só que tem um detalhe : elas são um pouco curtas , elas tem 38cm , mas como elas são duras talvez não arreiam tanto , mas dará para vc ver se a dureza esta boa , ou esta dura demais .
O EDU VELO colocou estas de 48cm na traseira do ENGESA F-III dele e arreou 16cm . Como estas da F-1000 são mais grossas , talvez irá arrear bem menos , se ficar faltando um pouco de altura e se a dureza estiver boa , vale a pena calçar elas , fazendo os cones para as molas nã saírem do lugar . É uma sugestão que não fica caro para experimentar .
Qquer coisa estamos aí .
ABRAÇOS .
Rodrigo Ielpo Bastos
22/09/2008, 01:57
vou medir e te respondo amanha
Eduardo Velo
23/09/2008, 14:39
As molas que estão na dant. do meu são de bitola 16 mm , 11 fios ... não sei a medida qdo aberta , assim que pintar uma manut. na diant. tiro essa medida ... com o peso do Perkinho fica com 31 cm ... o antigo dono , Millei , falou que as molas eram originais e compradas com o saudoso João , da Rota 4x4 ...
Algumas informações a respeito do meu FIII - a capota de fibra pesa em torno de 120 kg , 2º o camarada que a colocou ... o Millei pesou numa balança rodoviária qdo colocou a capota e o peso total ficou 2.800 kg ... pra cofirmar que o bixo é pesado mesmo , qdo precisei de guincho veio um plataforma comum e não podia passar de 60km/h pq perdia a dirigibilidade ... além de ter sofrido muito pra descer uma estrada de terra cheio de curvas ... então pode ser que esses 16 cm que cedeu no meu , pode ser bem menos em outro Engesa ...
abs ...
Ralado/SP
23/09/2008, 18:53
KARAKA!!!!!!
Eu achei que estaríamos perto de 1.800 KG e o Edu está em quase 3.000KG, onde tem uma balança pertinho??? tô com medo do peso real do meu carro. Agora entendo oq vc falou do seu guicho sofrer pra puxar o carro. 12.000 Lbs = 5.500 KG seu carro pesa quase 3000 sem estar afundado na lama... ferrou a pátria amada.
Abraçones
Ralado
Rodrigo Ielpo Bastos
23/09/2008, 21:07
Guilherme medi a mola dianteira que comprei na rota o diam. 135mm comp. 430mm e diam. do fio 16mm não contei as voltas mas amanha vou contar e coloco aqui, as trazeiras o igor prometeu mandar esta semana vamos ver se chega ai eu coloco as medidas aqui so sei que a altura é de 480mm
Ralado e Edu,
3.000 kg acho exagerado também, não?
O peso "líquido" de um fase II não é 1.500 kg?
Eduardo Velo
23/09/2008, 23:30
Ralado e Edu, 3.000 kg acho exagerado também, não?
O peso "líquido" de um fase II não é 1.500 kg?
Fala Caveso , td bem contigo ?? e o Engesa qdo sai da UTI ???
O Fase 1 pelo manual pesa 1.765 kg com motor 4 cil. do opala , o fase 3 é uns 65 cm maior que o fase 1 e tem motor Perkins 4 cil. ... acho que essa diferença deve ficar por volta de uns 700 a 800 kg a mais pela espessura da chapa , o chassi ser fechado e o motor pesar mais ... o Sto antonio é de chapa bem grossa tb não sei qto pesa , mas é bem pesado ... e a capota pesa 120 kg 2º o cara que colocou ... tb tenho curiosidade de saber o peso correto , mas acho que o que o Millei me passou não ta muito fora ...
abs ...
Boa tarde .
Alguem aqui usa as molas da F-1000 na Camper,qual seria a opinião a respeito desta mola na Capmer, pois acabei de comprar uma camper a um valor camarada mas a suspençao esta com um calço de deixa ela descontolada em qualquer curva.
Deveria primeiro tirar este calço e ver bo que dá?
Sei que as molas estam cançadas e o amortecedor é original.
Ralado/SP
24/11/2008, 10:16
Ferraz,
entre em contato com o pessoal do site: camper.com.br ou passe no oficina dele, que fica nas imediações do metrô São Judas e eles te darão um diagnóstico exato do problema da sua camper. Assim vc terá informações técnicas e juntando com o gosto pessoal, ficará mais fácilpra chegar em um número.
Abraçones
Ralado