PDA

Ver Versão Completa : Duvidas do cotidiano Sport



Nava
06/05/2008, 21:51
Moçada, como faço pra deitar os bancos traseiros? Eles sao bipartidos mas nao achei onde é o dispositovo que solta a trava.

Outra: o ponteiro do combustivel é mecanico? Vc desliga a chave e ele permanece marcando. Outra coisa que percebi...enchi o tanque, andei um pouco (~80km) e o ponteiro começou a descer, descer, po, quase meio tanque...pensei furou o mardito...que nada. Fui abastecer foi só 9 litros...ou seja, marca meio errado entao. Conforme andava ele voltava a marcar mais pro alto...sinistro.

Ainda do marcador do gas, tinha só 5 litros no tanque e a luz da reserva nao acendeu, mas acende normalmente quando liga a chave e na partida apaga normalmente...o q pode ser?

Alguem tem a viatura sem a valvula termostática?

Grato

EDuarte
12/05/2008, 10:35
Ola Nava, se a sua Sportage for a curta, pra rebater o banco, são dois pinos que tem no encosto, um de cada lado, se estiver sem os pino tera os furos.
O marcador de gasolina é eletronico, é normal ele ficar na mesma posição quando se desliga o carro e voltar a marcar com o contato ligado.
Quanto a luz do combustivel, provavelmente seja o sensor junto da boia do marcador.
Não é aconselhavel rodar sem a valvula termostatica, ela auxilia o motor a trabalhar na temperatura ideal, sem a valvula ele trabalha-rá sempre frio, o que ocasiona um comsumo maior de combustivel.
[]s
(DU)

Nava
13/05/2008, 21:38
Bem, nao vi nem pinos muito menos os furos ond etinha os pinos...vou levar ate a kia pra achar isso...
O tanque tem um amassado bem no meio, pode ser que a boia nao ta chegando ao final e por isso a danada nao acende....vamos ver.

Vou ver a questao da termostatica, mas nao notei nenhum atraso no aquecimento ou queda da temperatura em regime normal...

Nava
19/05/2008, 23:34
Nao tem os furos no tecido dos encostos, mas passando a mao percebe-se que por debaixo do tecido existem...alguem pode tirar uma foto destes pinos e os encostos rebatidos, etc?

Robinho da Jaguatirica
05/06/2008, 12:04
Nao tem os furos no tecido dos encostos, mas passando a mao percebe-se que por debaixo do tecido existem...alguem pode tirar uma foto destes pinos e os encostos rebatidos, etc?

Oi Nava,

Vai as fotos que vc pediu, se precisar de mais, eu tiro e envio. Pelo visto seu banco foi recapado e a mula do capoteiro anulou o pino.

Forte abraço!


Robson

RILDO FILHO
05/06/2008, 15:02
Eduardo, boa tarde, pode me dizer onde fica exatamente a válvula termostática na versão a gasolina? Ano 1997.

Abraços,

Rildo Filho

EDuarte
05/06/2008, 18:29
É só seguir a mangueira Rildo, fica atras da ventuinha.
[]s
(DU)

Nava
06/06/2008, 00:08
Rildo, acesse o site da kia, lá tem tudo qto é esquema da sportage...facinho.
Ela fica na saida do bloco, na conesao da mangueira. Tem parafusos, solte alie e vai acha-la.

Valeu Trojão, realmente nota-se que há o furo debaixo do tecido, mas nao tem os pinos. Eles destravam pra cima ou pra baixo?

Robinho da Jaguatirica
06/06/2008, 08:58
Rildo, acesse o site da kia, lá tem tudo qto é esquema da sportage...facinho.
Ela fica na saida do bloco, na conesao da mangueira. Tem parafusos, solte alie e vai acha-la.

Valeu Trojão, realmente nota-se que há o furo debaixo do tecido, mas nao tem os pinos. Eles destravam pra cima ou pra baixo?


Nava,

O acionamento se faz puxando o pino para cima.

Forte abtaço!


Robinho

RILDO FILHO
06/06/2008, 10:37
Valeu pessoal pelas dicas,:concordo:

Eu ainda não sei se a minha viatura ta com a válvula termostática. Mais se não tiver, eu vou comprar uma e colocar, buscando aumentar a temperatura de trabalho do motor que ta baixa (85º) para 95º, pois a ventoinha ta ligada direto (travada), conseqüentemente elevando o consumo de combustível. Se alguém tem uma válvula funcionando disponível por favor avise-me.


Forte abraços a todos,

Rildo Filho

Robinho da Jaguatirica
06/06/2008, 11:06
Valeu pessoal pelas dicas,:concordo:

Eu ainda não sei se a minha viatura ta com a válvula termostática. Mais se não tiver, eu vou comprar uma e colocar, buscando aumentar a temperatura de trabalho do motor que ta baixa (85º) para 95º, pois a ventoinha ta ligada direto (travada), conseqüentemente elevando o consumo de combustível. Se alguém tem uma válvula funcionando disponível por favor avise-me.


Forte abraços a todos,

Rildo Filho

Rildo,

Se sua viatura está trabalhando na faixa dos 85º, :discordo: não tem nada de baixa nisso, a minha nunca passou dos 87º, isso subindo 11 km de serra pesada, 95km/h a 2500 giros, lotada de zequinhas e bagagens, a minha tem válvula com um furo de 4mm (se travar fechada dá pra passar alguma água), com a FDP da ventoinha travada a sua viatura deveria trabalhar bem abaixo disso.
Segundo informações da KIA, a abertura da válvula termostática inicia-se a 79º, e está completamente aberta a 100º, acredito que ela abre totalmente somente em condições extremas mesmo, ou seja quase torrando o cabeçote. Meus sistema auxiliar de temperatura eu programei para alertar a 95º a água e 110º o óleo. O óleo chega aos 120º raramente, normalmente trabalha entre 85º e 95º, mas a água é sempre entre os 79º e 84º, com sol escaldante, ar ligado e em trânsito pesado.


Boa lama!

Robinho

Chacal
06/06/2008, 11:29
Pessoal,

Não sei se é neste tópico, mas é o seguinte, minha sport está queimando gasolina com mistura rica, o escapamento está preto e cheirando gasolina crua, será que um simples uso de um aditivo de limpeza de bicos resolve? ou uma limpeza manual dos mesmos, ou seria mais sério como troca da sonda lâmbda?, se for o caso de troca de bicos, o uso de bicos de outros carros funcionam bem?

Um grande abraço a todos.

RILDO FILHO
06/06/2008, 14:43
Robinho, obrigado pela dica.:concordo:

Desculpem quando falei 85º, me enganei;:mrgreen: a minha trabalha em torno de 75º. Temperatura medida com um termômetro a laser localizando o ponto na mangueira superior do radiador onde sai a água com a temperatura mais elevada. O meca me disse que o motor trabalhando com a temperatura mais baixa que o normal aumenta o consumo de gasolina. Estou com a ventoinha travada, e acredito sem válvula termostática. Vocês não acham que é muita refrigeração para o sistema?



Abraços,


Rildo Filho

Nava
08/06/2008, 23:50
Rildo que pneus vc usa e qual o consumo da sua?
a minha ta fazendo 6km/l na cidade e ta doendo o bolso...

RILDO FILHO
09/06/2008, 14:58
Rildo que pneus vc usa e qual o consumo da sua?
a minha ta fazendo 6km/l na cidade e ta doendo o bolso...

Nava, estamos iguais, o melhor que consegui foi 6 km/lit. de gasosa, com bicos limpos, testados e velas novas. Este peso no bolso também to sentindo, já vi o pessoal postar que ela faz 8 a 8,5 km/lit. mais eu ainda não consegui esta proeza. Se alguém tiver a receita manda pra nos ok ? Os pneus que uso são os 225 Scorpion.

Grande abraço

Rildo Filho

Beto4x4
24/08/2008, 21:08
Nao tem os furos no tecido dos encostos, mas passando a mao percebe-se que por debaixo do tecido existem...alguem pode tirar uma foto destes pinos e os encostos rebatidos, etc?

Pergunta antiga né!!! Mas só agora visitei este tópico. Eu tive uma Sport 97 e também não tinha os pinos (é assim mesmo). De acordo com a Kia, era proibido por causa da classificação do veículo (perdia o desconto no imposto). Agora tenho uma 2000 e já em com os pinos de rebatimento. Não sei em que ano começou. É isso! Sds:dance:

MarianoRatis
28/12/2015, 18:09
Pergunta antiga né!!! Mas só agora visitei este tópico. Eu tive uma Sport 97 e também não tinha os pinos (é assim mesmo). De acordo com a Kia, era proibido por causa da classificação do veículo (perdia o desconto no imposto). Agora tenho uma 2000 e já em com os pinos de rebatimento. Não sei em que ano começou. É isso! Sds:dance:

Sendo assim, a minha é uma 97, se não achar os pinos fica SEM REBATER mesmo???!!!!