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Ver Versão Completa : injeção no jeep - o que ta rolando na jipenet - opinioes???



Vinicius Hauagge
16/07/2004, 11:38
Pessoal, nao quero gerar polemica ou algo parecido, quero apenas a opiniao de quem entende do assunto sobre as sugestoes apontadas para adaptar injecao num jeep.
Segue abaixo parte do topico constante na Jipenet :


----- Original Message -----
From: <sraposo@m...>
To: "jipenet@yahoogroups.com" <jipenet@y...>; "Marcos
Eduardo - Mak (SP/ZN)" <medasilva@u...>
Sent: Friday, July 16, 2004 9:20 AM
Subject: Re: [jipenet] Re: equipamentos eletrônicos (injeção, ignição etc)


Oi. Marcos.

Sergio... estou jogando o papo para a Jipenet de novo porque isso
interessa á todos... não foram poucas as conversas que tivemos lá no
Ibira sobre a possibilidade de adaptar uma IE num motor WILLYS ou opala...

O motor BF é praticamente o mesmo do Itamaraty...

Ok.

Bom... começando:

1 - Essa injeção deveria ser MONOPONTO visto o custo de adaptação de
varios bicos num motor desse ser muito dispendioso...

Certo. Se o propósito não é alta performance, bico monoponto também entendo
como suficiente e baixaria o custo do conjunto de bicos+suporte+flautas.
Quem quer alto desempenho usa multiponto para não ter um 'objeto estranho'
(o bico injetor)no meio do caminho da entrada de ar, apesar de isso poder
ser compensado com um TBI mais largo.

2 - Bomba eletrica pode se colocar dentro ou fora do tanque... isso não
é problema pois conhecemos esses macetes de adaptação...

Ok. A bomba externa me parece de implementação mais fácil, mas esta decisão
fica por conta de quem vai usar.

3 - Onde colocar o sensor do distribuidor tbm não é problema... dá pra
fazer uma gambi no distribuidor com um hall facilmente...

Ok. Soube que a maioria destes motores usa distrinuidor com platinado. É
verdade? Mesmo que seja, não haveria problema para fazer a versão para usar
com platinado. O hardware teria que ter sofrer uma alteração para suportar
as tensões muito altas que aparecem no platinado quando ele se abre.

4 - Sonda lambda e amostra de vacuo tbm não são problemas... furadeira e
macho estão ai pra isso mesmo!

Blz!

5 - O ideal seria manter a borboleta normal para diminuir custo... e
esqueça performance em altas rotações... o bicho vai rodar em 4000
esguelando... Queremos torque em baixa...

Borboleta maior é para quem quer mais performance nos regimes de maior maior
rotação, geralmente.

jipe e velocidade não combinam...

Isso também é o que me parece :)

custos de tudo isso???? O Objetivo dessa adaptação seria basicamente
melhor desempenho e possibilidade do motor rodar redondo em qualquer
inclinação...

Me parece que o custo dos apetrechos (excetuando-se o módulo e considerando
que o dono do carro é que faria ele mesmo parte do serviço de instalação)
para a versão monoponto poderia ficar na casa dos R$800,00. Será que
chegaria a tanto? VejamosL: bico injetor monoponto, suporte de bico injetor
ou um TBI de algum carro comprável até em ferro velho, bomba elétrica que
poderia ser a de Corsa (uma das mais baratas e que provavelmente proverá o
combustível na vazão necessária com a pressão certa, cerca de 1.5 bar, se
tanto, pressão típica para um bico monoponto), mangueiras, abraçadeiras,
regulador de pressão de combustível, 2 espigões para colocar no tanque (1
para retirada outro para retorno do combustível), fios, solda, terminais de
latão, fita isolante ou espaguete termo-retrátil (muito melhor!), parafusos,
porcas... o quê mais?
Isso é a lista para usar injeção em condições 'on-road'. Para garantir o
funcionamento do motor (pelo menos por um bom tempo) nestas inclinações
radicais que vocês jipeiros (eu ainda não sou um) arrumam, sem querer
ensinar Pai Nosso a vigário (não tenho a menor idéia se isso já é conhecido
ou não no mundo off-road. Sei que é usado em arrancada), penso que um tanque
'cache' seria bem vindo. Não sei quanto um negócio desse custa. Depende do
tamanho e da estética que o freguês escolher. Me parece que o uso do cache
implica em um segunda bomba, não?

Quem fabrica a centralina pra essa injeção universal???
como programa???

Ué, a injeção universal é um dos produtos que eu já tenho desenvolvido. O
que eu chamo de 'injeção universal' é a própria centralina. Existem injeções
universais fabricadas em outros países também. A minha injeção não é
remapeável como se faz por aí. Ela é ajustável e conta com trimpots e
algumas chaves seletoras para esse fim. Esta tal universalidade implica em
ajuste próprio para cada carro, nada difícil de fazer.

Esta minha injeção somente foi usada até agora no modo multiponto nos carros
em que foi colocada. O produto pode operar nos dois modos. Conceitualmente,
se 1 bico ou mais bicos são acionados, isso não faz diferença. Muda aspectos
de ordem mecânica, como o posicionamento do bico injetor.

Aí, pessoal, gostaria de não fazer deste forum um balcão de venda das coisas
que eu faço, aliás, como já está previsto no estatuto.

Quanto a sua outra pendenga nas listas... essa é sua chance de mostrar
pra que veio... se não souber não chuta... pesquisa primeiro antes de
responder... isso não é vergonha nenhuma e só faz aumentar o seu e o
nosso conhecimento! se possivel dê os links com as referencias de onde
achou as informações e deixe tudo bem transparente... não adianta tentar
esconder nada aqui... www.google.com.br te quebra as pernas em 2 segundos...
Lembre-se que esses foruns e listas são PUBLICOSe por aqui falou
besteira tá no sal... tem muito jipeiro que é profissional de outras
areas e reunem-se aqui para falar exclusivamente de JIPE... mas eles
assinam outras listas tbm... e vão comentar algo mais tecnico que vc
diga com outros tecnicos de outras listas... isso vira um ciclo
gigantesco de trocas de informação... não tenha medo de dizer "NÃO SEI!"!

Obrigado pelo toque, Marcos, mas ele não era necessário. Basta ler minha
mensagens anteriores. Logo de início disse que gostaria da ajuda das
pessoas. Para terem uma idéia de quem era essa pessoa que estava se propondo
a fazer uns trecos eletrônicos novos, tive que comentar que esse já é o meu
negócio.

Imagino e entendo que vocês (e outros) possam estar como gatos escaldados
com medo de água fria por conta de gente que tentou empurrar produtos
tabajara aqui. Se o meu negócio é desenvolver e fabricar tal tipo de
produto, claro que tenho interesse comercial na coisa, só que eu não
pretendo fazer venda AQUI! Minha intenção é detectar oportunidades, saber
das necessidades e formar parcerias, inclusive. Comerciais até. Sabe como eu
quero fazer as vendas? Nas lojas! Se um produto novo sair daqui como
resultado de segestões e debates, ou se um produto que eu já tenho em linha
já servir para o mundo off-road, ele será comercializado nas lojas
especializadas. Contactarei-as para realizar esta operação. Se alguém se
disponibilizar como 'cobaia', ou melhor (mais chic), 'beta-tester', para
algum produto novo ou aplicação nova, será muito bem vindo!

Jipeiro existe em todo lugar, então devam existir muitos em Niterói também,
local onde moro. Niterói fica 14 km distante do Rio pela ponte Rio-Niterói,
portanto, jipeiros cariocas estão muito próximos. Isso não impede que
jipeiros fora do estado não possam participar de algum teste, mas
dificilmente contariam com eventual assistência pessoal 'in loco'.

Além disso, ou mais importante que isso, será um prazer formar novos amigos
neste meio! Talvez um dia até me anime a ter um 4x4 para enfiá-lo nestes
matos por aí.

Bem, se alguém quiser conhecer esta injeção ao vivo é só me ligar. Tem o meu
próprio carro (claro), e dois Gols de arrancada aqui no RJ. Um fusca com
motor AP já está com ela instalada mas não foi ajustada porque o carro ainda
está em obras diversas.

Um abraço!

(English version right below)

-----------------------------------------------------------------------
Sérgio Raposo - Niterói - RJ
-----------------------------------------------------------------------

Motor Spice - electronic devices

automação veicular

http://www.motorspice.com.br

telefone:_______0**21 2611-4209, 2610-5070
celular:________0**21 9136-4003
fax:____________0**21 2611-4209, 2610-5070
e-mail:_________sraposo@m...
MSN Messenger___motor_spice@h...
Yahoo Messenger_motor_spice@y...

-----------------------------------------------------------------------

English version:

-----------------------------------------------------------------------

Sérgio Raposo - Niterói - Rio de Janeiro - Brazil

-----------------------------------------------------------------------

Motor Spice - electronic devices

vehicular automation


http://www.motorspice.com.br

phone:__________+55 21 2611-4209, 2610-5070
cellular phone:_+55 21 9136-4003
fax:____________+55 21 2611-420, 2610-5070
e-mail:_________sraposo@m...
MSN Messenger___motor_spice@h...
Yahoo Messenger_motor_spice@y...

Martin Melcop
16/07/2004, 11:51
ihhh daki a pouco o wallace aparece!!!

Wallace
16/07/2004, 12:07
Oi Martin,

A pedidos...;-)
Ainda não... vou esperar o Sergio responder as questões que o Mak fez lá.
Mas gostaria de saber da opinião de vocês sobre o que o Sergio já respondeu.
Eu tenho minha opinião que vou colocar depois, se não ele vai falar que estou influenciando os outros!

Pavani
16/07/2004, 13:14
É sempre legal vc ter opiniões de outras pessoas....
E o nosso fórum serve pra isso....
Sou totalmente a favor de podermos trocar opiniões de modo civilizado....
Deixa o cara falar... Todos querem saber o que ele pode oferecer....
Abraço...
Pavani

Vinicius Hauagge
16/07/2004, 13:25
Ninguém vai se manifestar????? :( :( :( :( :( :(

Luis Assis
16/07/2004, 13:32
Pesquiso muito sobre motores na Internet, tanto em sites nacionais quanto sites extrangeiros, e sei que lá fora, não é segredo nenhum colocar injecao em motores que antes eram carburados. Só que eles lá fora, e nisso os americanos são especialistas nisso, possuem kits ja prontos para os motores em especifico. Outro dia achei uma injecao eletronica de alta performance fabricada por uma fabricante Norte-Americano, que a propria centralina ja previa controle de turbo ou blower e tambem inejcao de nitro, e mais, tudo isso era regulado por dentro do carro, através de um PalmTop. Não sei se os brasucas ja possuem produtos semelhantes, torço para que sim...
[]'s
Gustavo

ojaneri
16/07/2004, 13:40
Não sei pra que esse forum tem a seção Humor! Aqui no Geral se encontra diversão suficiente! :lol:

[]s monitorando tudo,

Martin Melcop
16/07/2004, 13:43
OFF

Oswaldo, o que aconteceu com seu antigo login???

Vinicius Hauagge
16/07/2004, 13:51
Bem, eu já sabia da existencia desses kits, porem ao que parece o custo é um tanto alto, sem falar nas despesas com imposto, frete, etc etc etc.
Gostaria de saber se existe alguma alternativa nacional, ou ainda se é possivel fazer uma adaptacao, pegando uma central monoponto em algum desmanhce e instalando ela no jeep, pois penso que somente assim seria economicamente viavel.
Alem disso, sou um tanto chato e por isso estou insistindo no assunto, pois apesar de leigo no assunto, depois que inventaram a solda e o torno nada é impossivel (se bem que nesse caso pode ser diferente, ne? :wink: )
Será que o motor georgia do meu jeep nunca terá injeção?
Abraços e a curiosidade continha!

billj
16/07/2004, 14:31
Olha, eu sou um completo retardado quando se fala de sistemas de injeção. Não me interpretem mal, ele é INFINATIVAMENTE MELHOR que o carburador, mas para mim a merda tem que funcionar e pronto. Caso pifar, estou na roça........ :P

Porém, com a troca do motor do Spider, acabei aprendedno alguma coisa sobre sistemas de injeção. Uma coisa que saquei foi o seguinte: O coração do sistema e a comunicação entre o distribuidor e o módulo.

Ou seja, se conseguir tirar de uma forma do distribuidor um sinal de posição (virabrequim ou comando) que o módulo entenda, o resto é baba.

Se fosse meu, tendo um motor ferro velho de Jeep, eu arrancaria fora toda aquela merda e botar um 4.1 da Silverado........ :shock: :D Mas caso PRECISAVA ficar com o motor original e queria injetá-lo, eu concentraria meus esforços iniciais em achar um gerador de sinal que poderia ser adaptado mecanicamente ao distribuidor original ou eventualmente uma substituição por inteiro do disty original. Obviamente, esta escolha teria que ser casada com o módulo a ser utilizado que por sua vez, casado com os demais componentes do sistema, dimensionado para um motor da mesma cilindrada. Mas eu começaria os estudos alí......

Apenas uma opinião leigo....... :P

Abraços,

ojaneri
16/07/2004, 14:42
OFF

Oswaldo, o que aconteceu com seu antigo login???

Perderam-se todos os dados, fotos, e posts meus. Tudinho :-(

O lassis ta investigando :-)

Vinicius Hauagge
16/07/2004, 14:48
Ola Bill, primeiro obrigado pelas dicas!

Quanto ao motor "ferro velho" eu até gosto bastante dele :D :D :D e há algum tempo adquiri bem baratinho (apenas R$ 500,00) um 4.9 da ford completo, (bicos, modulos, chicote, etc) com menos de 23.000 KM que seria colocado numa F75, mas estou pensando seriamente em por no meu jeep, mas isso vai ficar para o futuro, quando for fazer uma reforma completa no mesmo.
Quanto a insistencia do assunto sobre a adaptacao da injeção é uma mistura de curiosidade aliada com chatice somada ainda com vontade de colocar mesmo!
Tenho um amigo que é uma especie de "mecanico conselheiro" , um verdadeiro professor pardal ! Ele nunca fez algo parecido, mas disse que é possivel fazer isso, e que o calcanhar de aquiles seria justamente o que vc mencionou, ou seja, o sinal de posição para o modulo saber a posicao dos cilindros ou algo assim!
Ele mencionou em conseguir num desmanche o sistema completo do ap com injeção monoponto e dai comecaria a empreita.
O que acha?

dptucunduva
16/07/2004, 14:52
Devagando...........

Eu já pesquisei um pouquinho pra fazer uma adaptação dessa.... Desisti pque, por não ter garantia que vai funcionar, vale mais a pena trocar o motor todo. SUPONDO que funcione, devaguemos....... :D

No meu caso, eu estudei a hipótese de colocar injeção no motor de opala. Estudei a injeção monoponto do monza, por ser um sistema extremamente simples....

O que julguei como mais trabalhoso foi ligar o distribuidor do monza no motor de opala. Seria necessário cortar a haste, refazer a base e soldar a haste do opala, isso se não descobrir algum detalhe sórdido na hora do vamo ver...

O resto são apenas sensores que podem facilmente ser adaptados no motor (sensores de ar na admissão, sensor de temp. da água um antes e um depois da válvula termostática, sonda lambda, mais um ou outro que é simples de colocar).

Pra compensar a diferença de volume, um repetidor de sinal com um bico auxiliar ou até uma reprogramação (baba na injeção do monza) seria suficiente... Alias, creio que a reprogramação seria necessária de qquer maneira, pois o motor é outro, diferentes características.

Eu acho que num vale a pena......... O $$$ pra fazer tudo funcionar pode até ser menor que arrancar o motor e colocar um de S10 (por exemplo), mas não existem garantias que o trem vai funfar....

Mas, mesmo assim confesso que estou tentado a brincar com isso.... Deve ser legal ver um motor com o torque do opala funfar redondinho na injeção... hehehehehehe... Consumo foda-se, o que interessa é a constância da injeção.

billj
16/07/2004, 15:03
Me doi em falar isso, mas o Daniel "quebrador de molas" falou certinho...... :P :shock: :D


Realmente acho mais negócio trocar o motor por inteiro. Da sua pergunta Vinícius, quanto o uso do sistema AP num outro motor, se foram da mesma cilidrada e se conseguir gerar o sinal de posição, deveria funcionar......

Abraços,

Vinicius Hauagge
16/07/2004, 15:39
Valeu pessoal, por isso fiquei viciado nesse forum!
Abraço,
Vinicius!

Klendatu
16/07/2004, 16:12
Eu comprei uma Silverado batida, num leilão por R$ 2500
Completinha, com a frente intacta, com motor, câmbio, injeção, tudo.....

O plano era usar tudo num jipe, mas acabei desistindo da idéia.

Martin Melcop
16/07/2004, 16:30
o que fez com o motor???

Klendatu
16/07/2004, 16:36
Troquei ela toda por peças para a F-4000, so o cambio e os bancos eu vendi separado.

Mas se tiver a fim de comprar um motor eu tenho um Cummins 3.9 turbo diesel 4cc da f-4000 141cv, 51kgfm

Jeep Amarelo
16/07/2004, 16:46
ACHO QUE SERIA MAIS BARATO E MENOS TRABALHOSO BOTAR O MOTOR INJETADO ADAPATAÇÃO É ADAPATAÇÃO AINDA MAIS EM ELETRÔNICA PODE FICAR BOM OU RUIM.

Klendatu
16/07/2004, 16:55
Concordo, adaptação é arrumar sarna pra se coçar..........

Martin Melcop
16/07/2004, 17:18
Troquei ela toda por peças para a F-4000, so o cambio e os bancos eu vendi separado.

Mas se tiver a fim de comprar um motor eu tenho um Cummins 3.9 turbo diesel 4cc da f-4000 141cv, 51kgfm

pede quanto??

Klendatu
16/07/2004, 17:20
Ainda não pesquisei o valor medio dele...... assim que pegar o preço te mando uma mensagem particular.....

Luis Assis
19/07/2004, 13:02
Galerinha...

Pra que inventar??? Compra um powertech 4.1 de silverado por 1.000.00 a 1.500.00, instala ele e pronto...

Palavra de quem instalou e esta feliz da vida...

A adaptacao nao tem nada de absurdo... E o funcionamento nam se fala... Foi facil de mais fazer ele funcionar, mesmo com 3 sensores pifados e ele estando a mais de 3 anos parados...

Hoje, depois te ter passado pelo caminho das pedras de ter adptado um motor com Injecao no Jipe, eu jamais optaria por outro...

Nao tem sentido tentar colocar uma injecao em um motor original... Nem o custo compensa...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5715d8150fd1bd12de8955ec2ab6e22b.jpg

[]'s
Gustavo

billj
19/07/2004, 13:16
Gustavo,

Muito boa essa instalação, profissional mesmo........ :wink:

Infelizmente, é extremamente raro ver trabalho feito assim. O que prevalece são gambis feitas sem critério por parte do mecânico e sem olho crítico por parte do dono. No seu Jeep é óbvio que não faltou nenhum dos dois........

Parabéns!!!

:mrgreen:


BTW, tá faltando o Emoticon da cerveja, iria te brindar!!!

Abraços,

fugger
19/07/2004, 21:22
Troquei ela toda por peças para a F-4000, so o cambio e os bancos eu vendi separado.

Mas se tiver a fim de comprar um motor eu tenho um Cummins 3.9 turbo diesel 4cc da f-4000 141cv, 51kgfm

Desculpe a curiosidade, mas por quanto vc vendeu o cambio?

[]'s

Klendatu
20/07/2004, 13:16
mil reais

Klendatu
20/07/2004, 22:55
E ai Raposo....

Nada a declarar?????

Fábio
21/07/2004, 14:14
Gustavo,

Muito boa essa instalação, profissional mesmo........ :wink:

Infelizmente, é extremamente raro ver trabalho feito assim. O que prevalece são gambis feitas sem critério por parte do mecânico e sem olho crítico por parte do dono. No seu Jeep é óbvio que não faltou nenhum dos dois........

Parabéns!!!

:mrgreen:


BTW, tá faltando o Emoticon da cerveja, iria te brindar!!!

Abraços,

Brindemos, então: http://www.smiliemania.de/smilie.php?smile_ID=436 (mesmo que sua cerveja não tenha alcool álcool :roll: )

Eu tive o prazer de conhecer pessoalmente a viatura do Gustavo, numa ida até Franca. O mecanico dele me fez cogitar montar um carro há 500km de distancia da minha casa!!! Coisa rarissima!!!

[]´s

sraposo
21/07/2004, 17:57
Oi, Klendatu. Sim, tenho sim: parabéns pela montagem. Está de primeira!

Na jipenet alguém já tinha dito que mais valia a pena botar um novo motor 4.1 já injetado originalmente e pronto. Depois alguém disse que isso é muito bom, mas para ON-road, pois não aguentaria o uso em trilha.
Não posso opinar nada a respeito. Muitos são resistentes a usar uma solução que dependa de sensores e atuadores, pois mais vale um Jeep com tecnologia ultrapassada mas confiável do que usar algo moderno que pode para por falha de alguma coisa. Acho que isso é uma questão de filosofia.

Um abraço!

Wallace
21/07/2004, 18:11
Só que "a tecnologia ultrapassada" não funciona em algumas situações!
O que funciona é ter a tecnologia atual, mas com preparação para resistir ao ambiente que vai ser utilizado.

Só o que rolou lá foi mesmo outra coisa.
Quem quiser pode ir lá ler as mensagens.

Danniel Pizatto
22/07/2004, 01:55
Pelo que eu saiba, injeçao eletrônica só pára pelos seguintes motivos:

pane geral na central
Sensor de rotaçao
Sensor de PMS (posicionamento) do motor..

Se qq outra coisa der chabú ela adota um procedimento de emergencia que calcula os parâmetros (estimados, é claro) com base em outros sensores..

A Motronic 2.8 do 4.1 MPFI é assim... show de bola..