Ver Versão Completa : Troca de Motor - Detran complicando... Brasil - que país é esse ???
Amigos,
depois de algumas semanas procurando, acabei encontrando um Motor 4.1 injetado completão para o meu CJ5 e comprei. Deixei o motor na oficina do instalador para providenciar os trâmites legais, para não ter problemas futuros, e qual a minha surpresa ao me informar no Detran da minha cidade sobre como proceder...:dance::concordo:
a resposta que me deram é que não é mais permitido fazer alteraçoes de potência nos veículos, com lei que entrou em vigor dia 01/05/2008, e logo como substituir um 4 cil por um 6 cil teria ganho de potencia logo não seria permidido mais pelo orgão. :stop::discordo:
minha perplexidade então me fez por o rabinho no meio das pernas e sair de lá praguejando porque nao agilizei a coisa antes...:evil:
:parede::parede::parede:
venho então aqui perguntar e pedir luzes para a galera do fórum....
:pensativo:
alguem conhece essa tal lei mais a fundo ???
exite realmente tal restrição para veiculos antigos como nossos jeeps ( o meu é um 61 )...???
não há algum precedente legal, visto que o motor atualmente utilizado é um de opala 4 cabecos, já adaptado e constando no documento, logo já nao se trata de veículo original e tendo ja sido alterado talvez pudesse ser novamente... ???
o certo é q vou socar o 4.1i no Arapuca... so que queria estar com ele legalizado bonitinho... logo aceito opiniões e sugestões...
[] a todos !!
Anthoniusnikos
06/05/2008, 19:07
Caro amigo RBettin, dei umas pinceladas nas Resoluções 261 e 262 de 14/12/2007 e que entraram em vigor em 01/05/2008. Ambas tratam das modificações que podem ser feitas e regularizadas em veículos automotores (vide anexo da Resol. 262). Tipo: suspensão, carroçaria, cor, combustível, sistema de freios, etc. - Não faz menção sobre alteração de motor e caixa de tranferência, e também de potência. Porém como o número do motor vêm no Certificado RLV, acredito que tenham deixado um brecha para que tais alterações sejam possíveis.
Também extraí das Resoluções o seguinte:
Art. 13 Fica garantido o direito de circulação, até o sucateamento, aos veículos modificados antes da entrada em vigor desta Resolução, desde que os seus proprietários tenham cumprido todos os requisitos exigidos para a sua regularização, mediante comprovação no Certificado de Registro de Veículo – CRV e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.
Todas as modificações permitidas estão previstas no anexo da Resolução 262. Quem descumprir as normas estará cometendo infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização.
Ainda assim, melhor aguardar outras opiniões. Talvez apareça um jurista especializado na área.
Boa sorte no ajeito do Bicho! Nem que para isso tenha que consultar um bom advogado.
Abs
Anthoniusnikos
Amigos, também fiz consulta aqui no RS,e disseram a mesma coisa...não pode alterar a potência!
Mas tem uma...digamos,luz no fim do túnel.
Disseram que empresas certificadas podem tornar isso possível(absurdo).
Eles criam a lei que limita as transformações, estabelecem que empresas poderão fazer legalizar,mas advinhem,como não poderia ser diferente no brasil, essa empresas ainda não EXISTEM!
Mas é provável que caia essa decisão, pois eles deixaram liberado para os caminhões e ônibus!
É revoltante, mas por hora só se pode rodar sem legalizar as tranformações....
Se alguém souber de alguma saída, despachante, ou brecha na lei nos informe por favor!
Abraço
Nossa... Agora fiquei preocupado, pois estou no final da adaptação do motor AP 1.8 no Feroza. Comprei o motor com baixa, tudo certinho pra regularizar, e agora??
Dá uma ligada no CRVA e confirma!
Eles mesmos me falaram que essa resolução não tem sentido,pois se vale para veículos grandes,por que não aos utilitários e caminhonetes...?
Abraço
umberto xxxrrr
14/05/2008, 16:32
Pelo que entendi, ficou tudo mais ou menos como era dantes.
Todo mundo vai continuar modificando, uns lugares vão fazer regularização, outros vão se negar...
Liberaram (sob as normas novas e mediante CSV) modificar supensão em veículos de passeio (proibido até então), mas não permite a opção de ser "regulável" em altura (deviam proibir os Citroens então???).
Não mencionam mais as alterações de potência, mas permitem a de combustível :putz:(Ironia mode on: Vai ser difícil igualar certinho a potência da picape gasolina passada para Diesel né? ).
Pode-se modificar o aspecto "visual" do veículo, desde que ele não passe a ficar parecido com outro :pensativo: è a legalização do Tututunning? E quem vai julgar se o carro ficou ou não com cara de outro? (manda prender os caras da VW então, porque eu não consigo diferenciar o novo Polo, Novo Jetta, Novo passat, Novo Golf, Novo bora...)
Ê ê que país...
Este país realmente não é sério.
Anthoniusnikos
14/05/2008, 16:45
Pessoal.
Este assunto é tratado nos artigos nº 98, 103, 104, 106, 113, 125, 131 parágrafo 3º, e penalidades previstas no artigo 230 incisos VII e VIII, XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro, e ainda pela Resoluções nº 25 e 77 de 98.
A troca de motor a álcool ou gasolina por motor a diesel é permitida exclusivamente para veículos de carga com capacidade original de fábrica igual ou superior a 1.000 Kg, e veículos do tipo JEEP 4x4.
Para a troca do motor precisa autorização prévia do Detran PR. Art 98 do CTB.
Após a alteração é necessário que seja registrado no Detran PR para que os novos documentos passem a informar o novo combustível.
Infração - Grave, Penalidade - Multa, Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.
Documentos Necessários para Regularização Junto ao Detran-PR.
Cópia do CNPJ, ou cópia do RG, CPF e comprovante de residência para pessoa física. Cópias autenticadas em cartório.
CRV original.
Cópia do CRLV do exercício.
Vistoria do Detran PR ou Despachante Curitiba devendo constar decalque do nº do chassi e do nº do novo motor implantado
Autorização Prévia do Detran PR para troca do Motor.
Nota Fiscal de Compra do motor e ou componentes, ou declaração/ recibo que comprove a origem dos mesmos, caso adquiridos de particular, com firma reconhecida.
Nota Fiscal do Serviço da troca, com a devida identificação do nº das placas e do chassi do veículo onde foi instalado, ou declaração do particular que promoveu a troca, com firma reconhecida, Não pode conter nenhuma rasura.
Certificado de Segurança Veicular -CSV emitido por entidade credenciada pelo INMETRO e homologada pelo DENATRAN.
Quitar todos os débitos existentes.
Pelo fato dessas Leis e Resoluções serem federais, com algumas exceções, são válidas igualmente para todos os Estados.
Fonte: Despachante Junior. www.despachantejunior.com.br (http://www.despachantejunior.com.br)
R. Izaac Ferreira da Cruz, 4731 BL-03
Loja-03 CEP: 81.910-000
Bairro: Sitio cercado
Curitiba - PR
Abs
Anthoniusnikos
umberto xxxrrr
14/05/2008, 17:02
Pois é, mas esta nova, em tese não prebalece quando (não)diz sobre a mudança de potência (nos veículos não-caminhões/ônibus) ?
E o que eu quis dizer sobre a incoerência da legislação é que (se tomada ao pé da letra) eu não poderia passar um Ford Ka de 1.0 para 1.6 (mantendo o combustível), porque seria uma mudança de potência certo? Mas posso passar um Jipe de BF gasolina para 3.0TB e não estou duplicando/triplicando potência aí?
A questão (para mim) é a seguinte:
Criaram os órgãos "acreditados" pelo INMETRO e DETRANs não foi? então que se permita que eles vistoriem (de fato) os carros e suas adaptações, e caso sejam bem-executadas(seguras), legalizem-nos e pronto.
Concordo com vc Umberto.
Na verdade está implícito na tabela pois só permite que se faça mudança de cilindrada/potencia dos veículos pesados.
Acho estranho que no início da resolução fale em segurança...entretanto deixaram liberados os veículos mais pesados e os que carregam dezenas de passageiros.
Penso também que isso vai gerar um bom negócio para os proprietários de empresa homologada.
Imaginem uma cidade com uma empresa somente...como serão os valores???
Arranjaram mais uma forma de arrancar um dinheiro...
E tem mais uma,quem usa GNV não poderá fazer o licenciamento sem o certificado do imetro anual!
Abraço
umberto xxxrrr
14/05/2008, 17:45
Sobre o GNV , pelo menos no RJ, já é assim tem tempos (uns cinco ou mais anos).
Anthoniusnikos
14/05/2008, 17:57
É lamentável, né Zepi. Pelo menos para as vistorias anuais do GNV existem oficinas credenciadas em quase todos os municípios do Brasil. O bicho vai pegar quando a lei de vistoria anual para todos os veículos for sancionada e entrar em vigor.
Quanto as trocas de motores das Ranger 2.5 por 2.8, que tem como finalidade um aumento de potência, o pessoal aquí do Fórum vêm fazendo (ou vinha fazendo!), vamos esperar que se manifestem a respeito.
Abs
Anthoniusnikos
E ai pessoal, nada?
Alguém descobriu algo?
Será que terei de voltar a colocar um BF na minha rural depois de ter comprado um 6cc gm e passar ele para 4.4?
ABs
Beleza Umberto?
Essas empresas ainda não existem....não as criaram.
Esse Brasil...
Abraço.
Amigos, liguei em outro CRVA e eles me disseram que só não pode alterar potência...
Que eu saiba isso era antes de maio....
Mas se for assim eu teria que colocar um motor com exatamente 130 CV, que é a potência do 3000 Itamaraty.
Me disseram que se alterar um CV já não consegue regularizar...
Perguntei sobre GNV, ele disse que pode pois não altera potência...vê se pode...disse que só perde força...como se o torque e a potência não tivessem relação.
Troca de combustível só se manter a mesma potência...e quem vai medir isso?O IMETRO?Não, o Imetro não faz isso.
Alguém sabe me dizer a potência dos motores opala antigo?
Será que terei de apelar para renumerar um motor FORD?
Que paísinho.....
Ps.:Desculpem o desabafo.
Abraço!
umberto xxxrrr
28/05/2008, 11:16
HOJE me disseram que "simplesmente" é só chegar lá e "declarar" que o novo Vêoitão turbo-nitro-blower Fueltech que vc instalou tem 70hp como o original, e vamos que vamos.(Cristo)
Quanto à aferição desta, disseram (Jesus), que caso alguém duvide , é "só" vc ir nas oficinas que tem dinamômetro e pedir para imprimir um "mapa" com esta potência e imprimir.
Ah, e nas palavras do FUNCIONÁRIO da "acreditada" do INMETRO :
-Oh, não esquece de pedir para colocar a placa do SEU carro na hora de imprimir, já que o teste vai ser de OUTRO mesmo. (aqui eu quase ri na hora, para não chorar é claro).
matrakaum
28/05/2008, 11:33
Amigos, Amigos não se assustem...isto é apenas a ponta do Iceberg...
Eu trabalhei 01 ano na Ciretran de Carapicuíba e saí pq. não há, ao menos, a pessoas honestas, a menor condição de trabalhar em tal lugar.
Não irei entrar em detalhes por motivos óbvios...SEGURANÇA.
A questão da potência é ridícula. O que sei é sobre a numeração do motor. Se o motor estiver cadastrado e/ou o seu veículo já tiver cadastro de 01 motor este não poderá ser modificado. Pergunta: - E qdo. o motor não mais tem recuperação exigindo, assim, a sua troca.??? Resposta: - Vc. vai ter de comprar em desmanche e este só pode ter adquirido o motor em Leilão.
Ganhei um motor de GM 4.1, acho que é 92, de um primo(minha família, quase todos, trabalham com desmanches). Ele comprou o carro de um conhecido, o carro é documentado e está no nome do amigo dele, e me deu a parte mecânica inteira. Só que o Caroço já, vou pegar o dcto. hj., está com o motor, original BF 161, cadastrado. O que eu faço??? Ando ilegal?? É claro. Não vou deixar de colocar um motorzão só pq. o Lula quer ....
Tenho nojo, não do Brasil, mas de quem governa...e hj. em dia não melhores e piores, apenas, tão e somente, BANDIDOS...
Meu irmão está indo, agora em Julho, para a Espanha. Estou pensando, seriamente, em ir tb. Não aguento mais viver com este lixo.
Desculpe a minha revolta mas é algo que me consome viver e ter trabalhado, até ontem, só para sustentar vagabundo.
Um abraço,
Matraka
HOJE me disseram que "simplesmente" é só chegar lá e "declarar" que o novo Vêoitão turbo-nitro-blower Fueltech que vc instalou tem 70hp como o original, e vamos que vamos.(Cristo)
Quanto à aferição desta, disseram (Jesus), que caso alguém duvide , é "só" vc ir nas oficinas que tem dinamômetro e pedir para imprimir um "mapa" com esta potência e imprimir.
Ah, e nas palavras do FUNCIONÁRIO da "acreditada" do INMETRO :
-Oh, não esquece de pedir para colocar a placa do SEU carro na hora de imprimir, já que o teste vai ser de OUTRO mesmo. (aqui eu quase ri na hora, para não chorar é claro).
Bah Umberto...essa é de morrer de rir!!!
Já vi que vou conseguir legalizar meu motor aproveitando essa bagunça, desornização dos desinformados do detran...
Agora essa do dinamômetro é uma boa idéia....
Se no cadastro não tivar a potência terei de fazer esse teste...daí só peço para me dar um com 130 cv..nem fica tão absurdo, pois eles nem vão saber que é potência Bruta e não líquida...hehehe!!!!
Abraço
Matrakaum,
Concordo com vc!
Mas no meu caso como tenho GNV pra pagar o licenciamento e receber o documento, terei de fazer inspeção todo ano...então tem estar regularizado mesmo.
Abs
Tava querendo saber sobre isso! Mas por aqui o pessoal anda com placa e carteira fria que mal tera em andar com o motor desregularizado?? O unico problema no caso, seria em blitz com aquelas checagens de numeraçao do motor e etc...
Se a coisa por aqui sair como planejado, nao poderei andar dirigindo na rua mesmo entao vamo soca o motorzao.....
Mas eu continua a acreditar que isso vai cair logo logo!
Com suspensao eles proibiram em dezembro e regulaziram novamente, por que nao com os motores?
[]´s
GIOVANNI LUIS
28/05/2008, 16:03
Bom pessoal, isso q esta se apenas iniciando no Brasil, existe aqui faz muito tempo. Primeiro, aqui temos uma vez por ano, levar o proprio carro ate uma ofinina credenciada fazer uma vistoria. Essa mesma oficina por sua vez, depois de se efetuar os devidos reparos (se necessario), entrega um adesivo com data que fica colada no para-brisas, já na Alemanha , é uma pequena plaqueta na placa, mostrando a data da proxima vistoria. Se estiver rodando com essa vistoria irregular, se paga uma multa federal, inclusive a apreencao do veiculo.
Quanto as modificacoes, tudo q vc quiser modificar, que seja dentro das normas especificadas, e se pagando por tal modificacao, vc pode rodar.
A minha opiniao é a seguinte, claro q para nos q adoramos essas tais modificacoes, é foda, porem se esse tipo de atitude for aplicada no Brasil (de forma coerente e verdadeira, sem as falcatruas que de praxe acontecem) eu apoio. Pq pelo menos assim, essa frota de "Carrocas" poluentes, perigosas, sem a minima condicao de circular irao diminuir!
GIOVANNI LUIS
28/05/2008, 16:14
Cara assino em baixo quase tudo oq vc disse.
O q realmente revolta, é a falta de carater do povao brasileiro. Esses politicos eselham somente a cara do povo.
Esse exemplo que acontece por aqui, é dificil de funcionar no Brasil, justamente pela corrupcao generalizada.
Mas por outro lado, nos temos q fazer a nossa parte, e contribuir para mudar essa situacao. Ja moro aqui fora fazem 8 anos, e nao vejo a hora de retronar para essa Patria maravilhosa q tanto amo.
Esse Brasil é um pais cheio de podres, corruptos, sem-vergonhas, bebados semi-analfabetos barbudos, mas com certeza ainda tem geito e solucao, so nao devemos para de fazer a nossa parte!
umberto xxxrrr
28/05/2008, 16:16
Sim sim, em tese também concordaria, mas a verdade é que criam a dificuldade para vender a facilidade.
Já vivi a época aqui da plaquetinha do ano fixada na placa (amarela na época), do selo-pedágio, do kit de primeiros socorros...
Me desculpem a "revolta" (na verdade é mais uma indignação), mas contra a galera que usa placa "clonada" nada é feito né?
Quanto à "declarar" potência diferente da real, o exemplo vem das próprias montadoras, quem não se lembra do Gol GT de 99 cv na época do IPI diferenciado para 100cv+ ?
É...tá difícil no .br
GIOVANNI LUIS
28/05/2008, 16:26
Pois é Humberto!
É justamente ai q esta o problema, primeiro, essas leis idiotas, sem logica nenhuma q se cria no Brasil por esse bando de FDP ignorantes! É so obsevar o codigo penal Brasileiro (so existe no papel e mesmo assim nao é respeitado).
Depois, como ja falei, a mentalidade desse povo, com o eterno jeitinho brasileiro, sempre querendo tirar uma vantagem! Enquanto isso reger no nosso pais, a coisa nao funcionara!
Bom pessoal, isso q esta se apenas iniciando no Brasil, existe aqui faz muito tempo. Primeiro, aqui temos uma vez por ano, levar o proprio carro ate uma ofinina credenciada fazer uma vistoria. Essa mesma oficina por sua vez, depois de se efetuar os devidos reparos (se necessario), entrega um adesivo com data que fica colada no para-brisas, já na Alemanha , é uma pequena plaqueta na placa, mostrando a data da proxima vistoria. Se estiver rodando com essa vistoria irregular, se paga uma multa federal, inclusive a apreencao do veiculo.
Quanto as modificacoes, tudo q vc quiser modificar, que seja dentro das normas especificadas, e se pagando por tal modificacao, vc pode rodar.
A minha opiniao é a seguinte, claro q para nos q adoramos essas tais modificacoes, é foda, porem se esse tipo de atitude for aplicada no Brasil (de forma coerente e verdadeira, sem as falcatruas que de praxe acontecem) eu apoio. Pq pelo menos assim, essa frota de "Carrocas" poluentes, perigosas, sem a minima condicao de circular irao diminuir!
Amigo, concordo com boa parte do que disseste!
Entretanto não estou querendo colocar de qualquer jeito um motor 5 vezes mais potente que o original...
Quero justamente legalizar,tudo bonititnho!
Mas a "burrice"( ou as burrices) do Detran está em criar uma lei sem pensar nas consequências.
Vejam que se prevê a alteração de potência, mas terá de ser feito por uma empresa credenciada, só que eles ainda não a criaram!
E mesmo assim, como manterei a potência? O motor original da minha rural teria 130cv, e como eu faria para encontrar outro?O Bf é também original mas tem 90cv...como fica? Isso sem entrar no mérito da potência de fato!Quem garante que um motor tem exatamente 134 cv???
O Detran seria mais inteligente criando um novo mecanismo na inspeção veicular, com maior rigor às adaptações mal feitas.Não simplismente cortando com um "machado sem fio" o sistema de troca de motores.
Fica o meu desabafo!
Abraços
GIOVANNI LUIS
28/05/2008, 17:25
Justamente, é bem nessa, eu sou totalmente a favor de q se permita uma alteracao de forma profissional dos motores, suspensao, de qualquer coisa!
Mas ta foda.....
umberto xxxrrr
28/05/2008, 17:33
Pois é... lembram que proibiram os GPS? Teve gente que tinha que inventar sistema que só ligava se puxasse o freio de mão (porque podia usar parado!!!).
Imagina que lindo, vc com seu carrão querendo se localizar (de preferência num lugar perigoso) e ter que estacionar...
Desculpem o termo , mas isto aqui (br) parece "couro de Pi@*" , estica e volta...
Justamente, é bem nessa, eu sou totalmente a favor de q se permita uma alteracao de forma profissional dos motores, suspensao, de qualquer coisa!
Mas ta foda.....
Ok.Isso aí!
Vamos esperar e rezar para que esses cabeças de coco resolvam da melhor situação da melhor forma...
Por ora vou seguir com adaptação e manter ela em teste...(voltas na quadra..hehehehe!!!)
Abraço
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/05/2008, 23:51
ÓTIMA NOVIDADE
Foi derrubada a lei/artigo (sei lá o nome da coisa) que não permitia a colocação de motores mais potentes q os originais.
Então tá permitido colocar motores mais fortes nas viaturas...:mrgreen:
[]'s com alguns cv's a mais
obs: Recebi a notícia de um CRVA.
Opa!Só podia ser um Gaúcho dando essa notícia!
Coloca os dados pra nós aí!
Qual Resolução?
Não nos deixa aflitos!
Qual CRVA????Hehehe!!!
[]'s reguladizados!
umberto xxxrrr
29/05/2008, 09:53
hauhauhauha
Rápido, não?
hauhauhauha
Rápido, não?
pois é...
Com presuposto de que cada CRVA diz uma coisa...daqui a pouco vão dizer que é permitido andar com dragster na rua, desde que não se use turbina a jato, pois pode danificar veículos que estejam próximos a ela...ou que cause poluição sonora...hehehe!!!
Abraços
umberto xxxrrr
29/05/2008, 10:27
Moto a jato já tem. E anda na rua (lá fora) faz muuuuito tempo.Será que aqui é proibido?
Turbina de helicóptero.
Hum...num sei...
dei uma olhada no site do detran e continua lá a resolução...
Será que é um procedimento interno???
Abs
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/05/2008, 12:43
Zepi
Essa informação foi primeiramente passada aos CRVA's pois os mesmos são sempre atualizados antecipadamente. No site do Denatran ainda não foi atualizado, mas acredito que segunda-feira já seja de conhecimento geral ...:mrgreen:
Não sei como eles vão fazer, mas acredito que alterarão o Anexo I da resolução 262, pois é ele que trata das modificações possíveis.
Infelizmente o art.8, também da res.262 é q será um calo nos nossos sapatos, pois o mesmo não permite um diamentro externo da roda maior que o original. Resumindo: O Jeep pode ter 3 metros de altura, mas os pneus terão q ser do tamanho do original de fábrica...:parede: :parede: :parede:
Segue abaixo o art.8
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/05/2008, 12:46
Outro ótima notícia
Agora eles permitirão o uso do alargador de pára-lamas. Antes o pneu não poderia ser mais largo que os pára-lamas originais. Agora pode ser mais largo, desde qu esteja tapado por um alargador...:dance::parede:
Zepi
Essa informação foi primeiramente passada aos CRVA's pois os mesmos são sempre atualizados antecipadamente. No site do Denatran ainda não foi atualizado, mas acredito que segunda-feira já seja de conhecimento geral ...:mrgreen:
Não sei como eles vão fazer, mas acredito que alterarão o Anexo I da resolução 262, pois é ele que trata das modificações possíveis.
Infelizmente o art.8, também da res.262 é q será um calo nos nossos sapatos, pois o mesmo não permite um diamentro externo da roda maior que o original. Resumindo: O Jeep pode ter 3 metros de altura, mas os pneus terão q ser do tamanho do original de fábrica...:parede: :parede: :parede:
Segue abaixo o art.8
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados.
Salvo exageros, quem vai saber a diferença de um pneu original com um outro 32"(em relação ao diâmetro externo)?
E além disso teriam de proibir trocar a roda(tala) também....
Abs
matrakaum
29/05/2008, 14:40
Não sou contra as Leis, as sensatas é claro! Sou contra as Leis que são formuladas para tirar das costas do Estado o dever e a obrigação de seus atos. Por exemplo: - Rodízio.
Vc. compra seu carro pagando todos os impostos possíveis e imagináveis, faço um aparte aqui. Segundo a Revista 4 Rodas (eu acho, li na Internet) um Honda New Civic Es aqui custa R$99.000,00 a mesma versão, com alguns opcionais a mais, custa no EUA US$ 22.000,00. Depois de pagar pelo carro vc. paga IPVA, Seguro Obrigatório, Seguro (só se for louco para não ter), Licenciamento, Transferência, Despachante..Ufa!!, tem mais, tem que trocar a placa, pagar o quebra para o pessoal da Ciretran, sim isto tb. é imposto, e outras "Leis" Anuais que só tem um objetivo..ROUBAR.
Agora pasmem!!! Não podemos andar com o carro...Ou pq. o trânsito torna as vias um verdadeiro estacionamento a céu aberto ou pq., o Estado, invés de investir em transporte público prefere, simplesmente, proibir os carros de sair...E o que é pior, fere um direito básico do cidadão que é o de Ir e Vir.
O caso do motor é simplesmente assumir a incompetência de acabar com os assaltos e roubos de veículos...aí simplesmente se proíbe de trocar o motor...fácil né...
Tá faltando água....Inves de se modernizar as adutoras, limpar os mananciais, o que se faz??? Fecha-se a água para vc. não consumir mas, vc. continua pagando...Aqui em casa faz 3 meses que não temos água aos finais de semana.
Agora pergunto é ou não para ficar Revoltado?
Giovanni, este kra já se mostrou gente fina, concordo com vc. que o Brasil é maravilhoso. Mas paciência tem limite. Amo esta terra e estou disposto a dar a vida, se preciso for, por ela e pelo meu povo. Só não consigo continuar a ser tratado como gado.
Um abraço,
P.S. E viva os motorzões....
Triste realidade....
Abraços
Triste realidade....
Abraços
Me desculpem a "revolta" (na verdade é mais uma indignação), mas contra a galera que usa placa "clonada" nada é feito né?
É...tá difícil no .br
Tambem concordo. So dei exemplos que a coisa ta feia! O pessoal ta infringindo a lei por aqui que nem locos!
Agora como ja foi liberado...so temos que esperar derrubar a troca ou nao de rodas e pneus de maior diametro. É que isso ja é mais complicado! Vao ter que fazer que nem suspensao pra dar certo. Se muda as rodas e pneus pra maiores muda bastante o carro. Fica mais pesado, mais dificil de parar.... Tomara que tenha que ter certificado de impresa licenciada que fez a adaptaçao e certificou-se do resolvimento dos problemas.
O negocio é esperar pra ver.....
So falta tambem licenciar suspensao a ar......:mrgreen::mrgreen:
[]´s
segunda mesmo vou ligar de novo para o Detran e perguntar novamente...
vamos ver o que vai dar esse vai e vem todo...
vai e vem so é bom em sexo...
alem do mais o correto seria tudo ser permitido desde que pagando a devida quantia e valor para a modificaçao.. e estar vistoriada por orgão (in)competente.
Quer ter motorzao? pague mais imposto...
Quer rebaixar ? pague mais imposto...
Quer socar turbo e nitro ? pague mais...
Quer rodas? pague...
soca no documento e todo ano tu vai pagar um pouco mais pra isso... mas pelo menos nao se encomoda !!
so que no Brasil nao basta so pagar... e os impostos já pagos nao bastam ?
é gente... é Soda !!!
mas dias melhores virão !!! um dia... ;)
GIOVANNI LUIS
02/06/2008, 13:10
Essa letargia que o povo brasileiro vive é foda!
Leonardo Raffi
04/06/2008, 19:49
desculpa eu nao li as anteriores... trocar nos jeep o motor de gasolina p diesil ainda pode... um abraço
Elmer_Jeep
05/06/2008, 11:21
Leonardo, esse assunto está em outro tópico:
Ofício Detran para troca de Motor (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8129)
[]'s
Amigos ainda não vi a tal resolução....
Desculpem mas parece rápido demais como disse o colega Humberto...
Vou ter que ligar pra ter certeza!
Abs
Larry Junior
14/07/2008, 02:00
Bom dia a todos do forum que lerão esta menssagem,é com tremenda indignação que chego até aqui...
Como sabem e é assunto do tópico,graças ao novo artigo da lei 262 do Denatran esta proibida qualquer modificação que implique em aumento de potência(troca de motor,turbinar,aspro,compressor,etc),agora todo carro que sofrer tais modificações não serão mais permitidos de circularem nas ruas normalmente, pois são conciderados carros de "competição",me indiguino........
Minha história é a seguinte,trabalho desde os 12anos ajudando meu pai(por escolha própria) para juntar dinheiro para fazer uma PUMA GTE(o carro dos meus sonhos),hoje tenho 17anos sendo que faço 18 dia 20/03/09,nosso objetivo era terminar a Puma até meu aniversário,porém essa lei acabou com toda minha vida,derrubou meus sonhos,e creio que os de muitos Brasileiros como eu,então são 5 anos guardando dinheiro,para realisar meu sonho,neste tempo comprei parachoques originais novos,emblemas,refiz chassi,comprei uma caixa de kombi diesel para colocar um ap 1.6flex nela(que já comprei o motor),e um kit turbo(que rodaria com alcool e 0.4kg de pressão)opção minha pois quero me acostumar ao carro primeiro,tenho o kit turbo já, tudo só montar,então começamos a fazer a mecânica,revissão da caixa,suspenção coilover,revissão de setor de direção(foi trocado por um novo),homocinéticas novas,freio a disco nas 4rodas,mas e agora tudo se vai...
Graças a esses FDP,não posso trocar motor(confirmado),não posso turbinar(não legalmente mais),:cry::cry::cry:,vcs sabem o que é vc trabalhar e guardar dinheiro 5 anos para ter um carro como vc quer,e uns FDP vim e acabar com tudo...tenho vergonha de ser brasileiro:oops::oops::oops:,mas sabe porque isso acontece,por nossa culpa,eles nos roubam,nos ficamos quietinhos,eles tiram nossos direitos,nos permanecemos quietinhos,REVOLUÇÃO,o BRASIL pede uma REVOLUÇÃO...CHEGA CHEGA CHEGA DE SER PALHAÇO,eu não aguento mais...
Tenho 3opções:
-1°viver no Brasil,fazer o que quiser no carro e tentar camuflar p/não ser pego.
-2°ir embora para outro País(com algumas desvantagens porém muitas vantagens).
-3°virar um fora da lei,pois só esses se dão bem,o cidadão de bem só toma no _ _....(comprar carro sem documento,fazer de tudo turbinar,rebaixar,colocar roda.....e quando mandarem parar fugir,e como não tem placa,e os home não tem carro,vc tem 90% de chance de nunca ser pego 100%se for ferra)...:shock::shock::putz:
Porque isso acontece:
É mais fácil proibir que fiscalisar...ex:
Alcool 0(por que fiscalizar,proibe foi pego tem suspeita que bebeu,vai pro xadrez).
Artigo 262(proibe troca de motor assim não se tem problema com os desmanches clandestinos).
Isso é só o início...vai piorar e muito...Mas só se não fizermos nada...
Pra mim tirando DEUS e família,o sentido de eu viver é CARRO,(carro que não é tuning...turbo,roda rebaixado),não é CARRO é meio de condução...
Infelismente ferro para todos...
Para quem vende turbo,e para quem quer comprar,para quem vende roda,e para quem compra,para quem vende suspenção a ar,rosca e hidraulica,e para quem quer comprar,para quem quer trocar de motor e para quem vende(seguradoras,e desmanches(legais)...
Pra quem gosta de gipe,pois gipe volta e meia se troca motor,gipe sem pneu lamero(e maior 32"exemplo) não dá...
Para que vou trabalhar agora???só pra paga imposto???acho que sim,melhor é virar vagabundo mesmo aí vc ganha o fome zero auxílio família,e nem trabalha...já que não precisamos dinheiro pois nada mais é permitido...
Só por Deus mesmo senão muita gente morreria naquele senado,(Deus disse não matarás),a sorte deles...já que marginal sempre se da bem,não fosse a lei de Deus,justiça seria feita logo,logo....mas fazer o que esse é o preço de querer ser um cidadão de bem,somos todos palhaços,marionetes do governo...mas que Deus nos ajude,pois só nele podemos crêr mesmo...
Espero que um dia isso mude e que seja logo,pois paciência tem limite, e a minha ta acabando...:-(:-(:-(
Deus a todos abençoe!!!:dance::dance::):):concordo:
matrakaum
14/07/2008, 09:30
Aproveitando a volta do tópico, uma questão que vem me atormentando: Se o motor do Jeep (BF 161) morrer e não for mais possível ressuscitá-lo o que é que se faz? Uma vez que, não é mais possível a troca de motor.
Canibaliza o carro a fim de montar outro? Ou simplesmente senta e chora?
Amigos também estou muito indignado com isso...achei estranho não revogarem essa resolução...
Eu estou montando meu 4.1...liguei para vários crva e cada um fala uma coisa...
em outra cidade me falaram que só a potência que não pode mudar...eu vou licenciar em outra cidade, e se não der vou nos despachantes, sei lá...infelizmente vou usar o jeitinho brasileiro estimulado por essa lei ridícula!Não troxa de deixar todo meu investimento apodrecer.
Vai começar a acontecer do pessoal trocar a numeração dos motores, aí eu quero ver...
Abs
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/07/2008, 23:06
Pessoal
Como tinha dito anteriormente, aqui em Porto Alegre é possível sim mudar o motor.
Sem querer, encontrei uma matéria na Revista 4&4 e Cia do mês de maio que foi assinada pela assesoria de impresa do Denatran e que confirma a liberação.
[]'s
umberto xxxrrr
16/07/2008, 09:17
Aham, então quer dizer que na mesma data entrou em vigor um aresolução que proíbe e outra que permite/normatiza??
País sensacional não é?
umberto xxxrrr
16/07/2008, 09:22
Aham, então quer dizer que na mesma data entrou em vigor um aresolução que proíbe e outra que permite/normatiza??
País sensacional não é?
Barbarix....
Nessas horas dá vergonha de ser brasileiro...
Realmente lendo atentamente a resolução 261 utilitários/caminhonetes e caminhonetas na troca de potência/cilindrada permaneçe o mesmo tipo/modelo....
Só que a resolução 262 confunde tudo...
Abraço
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
16/07/2008, 22:27
Nessa nova lei foi decidido que nada foi decidido :mrgreen: :pensativo: :shock: :putz: :parede:
umberto xxxrrr
17/07/2008, 11:50
E na 261 dá a entender que então pode-se emplacar Quadriciclo (discussão de outro tópico).
Mas também o faz para motonetas e ciclomotores...
Que zona.
proelton
04/08/2008, 00:10
O que é fato é que o governo quer dinheiro. E à vista no banco do estado, de preferência.
Tem que ser encontrado onde se paga esse dinheiro, no caso seria essa terceirizada que faz a vistoria e libera, ou talvez alguma taxa para liberação de alteração paga no banco.
Provavelmente algum bom despachante ou advogado tenha a solução.
Esta solução de potencia falsa até soluciona, mas não é a saída "legalmente correta".
Mesmo assim boa sorte, quando resolveres, publique a resposta aqui.
Abraço
Pessoal.
Este assunto é tratado nos artigos nº 98, 103, 104, 106, 113, 125, 131 parágrafo 3º, e penalidades previstas no artigo 230 incisos VII e VIII, XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro, e ainda pela Resoluções nº 25 e 77 de 98.
A troca de motor a álcool ou gasolina por motor a diesel é permitida exclusivamente para veículos de carga com capacidade original de fábrica igual ou superior a 1.000 Kg, e veículos do tipo JEEP 4x4.
Para a troca do motor precisa autorização prévia do Detran PR. Art 98 do CTB.
Após a alteração é necessário que seja registrado no Detran PR para que os novos documentos passem a informar o novo combustível.
Infração - Grave, Penalidade - Multa, Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.
Documentos Necessários para Regularização Junto ao Detran-PR.
Cópia do CNPJ, ou cópia do RG, CPF e comprovante de residência para pessoa física. Cópias autenticadas em cartório.
CRV original.
Cópia do CRLV do exercício.
Vistoria do Detran PR ou Despachante Curitiba devendo constar decalque do nº do chassi e do nº do novo motor implantado
Autorização Prévia do Detran PR para troca do Motor.
Nota Fiscal de Compra do motor e ou componentes, ou declaração/ recibo que comprove a origem dos mesmos, caso adquiridos de particular, com firma reconhecida.
Nota Fiscal do Serviço da troca, com a devida identificação do nº das placas e do chassi do veículo onde foi instalado, ou declaração do particular que promoveu a troca, com firma reconhecida, Não pode conter nenhuma rasura.
Certificado de Segurança Veicular -CSV emitido por entidade credenciada pelo INMETRO e homologada pelo DENATRAN.
Quitar todos os débitos existentes.
Pelo fato dessas Leis e Resoluções serem federais, com algumas exceções, são válidas igualmente para todos os Estados.
Fonte: Despachante Junior. www.despachantejunior.com.br (http://www.despachantejunior.com.br)
R. Izaac Ferreira da Cruz, 4731 BL-03
Loja-03 CEP: 81.910-000
Bairro: Sitio cercado
Curitiba - PR
Abs
Anthoniusnikos
:discordo:ALL PARA FAZER VALER NOSSOS DIREITOS EXISTE A JUSTIÇA CIVIL, BASTA UM BOM ADVOGADO PARA RESOLVER ESTA QUESTÃO. TA NA LEI TEM DE CUMPRIR:palmas:. BADIA
victor massinha
20/08/2008, 14:57
Se vai usar o Jeep em rodovias etc, saiba que Spoa é proibido pelo Denatran! Consulte as resoluções que estão disponíveis na net! Alterar a suspensão é proibido e se for fazer a coisa "direitinha", vai ter que encarar vistoria, obter laudos etc.
pessoal eu ia abrir um topico so para falar disso mas vou aproveitar que o mauro tocou no assunto e perguntar;
a vistoria veicular esta chegando como muitos ja sabem, sera que muito jeep nao ir ter problemas com isso?:pensativo:
conheço muito jeep com motor alterado sem devida documentaçao e comprovante de compra(nota fiscal) que acho ser o maior dos problemas, pneus exageradamente para fora do paralamas, jeeps muito altos sem estabilidade, alguns itens de segurança faltando, pneus com gomos muito separados que impossibilitam a transiçao em maiores velocidades na estrada, pinturas de outra cor sem ser a do documento e por ai vai...
sei que temos que nos adequar para que tudo esteja dentro das normas de segurança, mas isso com certeza custaria muito dinheiro para muita gente! tenho minhas duvidas sobre o que realmente vai acontecer, porque se forem para pegar no pé de verdade o que vai ter de jeep no patio do detran nao vai ser mole nao:-x
bem que eles podiam abrir uma excesao para os jeeps:mrgreen:
se alguem tiver alguma ideia do que possa acontecer, ou soluçoes por favor nao deixe de expressar!
obrigado.
pessoal eu ia abrir um topico so para falar disso mas vou aproveitar que o mauro tocou no assunto e perguntar;
a vistoria veicular esta chegando como muitos ja sabem, sera que muito jeep nao ir ter problemas com isso?:pensativo:
conheço muito jeep com motor alterado sem devida documentaçao e comprovante de compra(nota fiscal) que acho ser o maior dos problemas, pneus exageradamente para fora do paralamas, jeeps muito altos sem estabilidade, alguns itens de segurança faltando, pneus com gomos muito separados que impossibilitam a transiçao em maiores velocidades na estrada, pinturas de outra cor sem ser a do documento e por ai vai...
sei que temos que nos adequar para que tudo esteja dentro das normas de segurança, mas isso com certeza custaria muito dinheiro para muita gente! tenho minhas duvidas sobre o que realmente vai acontecer, porque se forem para pegar no pé de verdade o que vai ter de jeep no patio do detran nao vai ser mole nao:-x
bem que eles podiam abrir uma excesao para os jeeps:mrgreen:
se alguem tiver alguma ideia do que possa acontecer, ou soluçoes por favor nao deixe de expressar!
obrigado.
Essa lei é boa pra quem quer comprar um jipe... vai ter aos montes nos leilões do detran
Marcelo Cunha
21/08/2008, 17:38
Gostaria de colocar que no meu entender esta lei não deverá criar complicações para transformações, apenas estimulará a ilegalidade, pois em determinadas situações se obrigariam então os proprietários a mandar seu veículo para um desmanche? Eu me negaria.
Leonardo L.
22/08/2008, 22:40
Esta questão da potência é até engraçada: para um carro de série, é fácil saber a potência - mesmo porque é só você procurar numa tabela razoavelmente atual, e você encontra.
E para um CJ? O de 6cil era 90cv de fábrica, e a maioria dos Jeeps que vi tinha esta potência cadastrada... mas não tinham NADA da mecânica original. Mesmo assim, nunca vi ninguém apreendendo nenhum jeep por causa disso..
Vejo o exemplo do meu jipe quando comprei: no DETRAN/SP, na hora de converter a documentação para o "sistema digital" (placa amarela para branca), fizeram uma "caca" em algum momento, e simplesmente não tinha potência cadastrada! :parede::parede::parede: Isso mesmo, onde deveria constar a potência, estava escrito "000 cv". Aí quando comprei e quis passar para Florianópolis (DETRAN/SC), eles simplesmente não aceitaram.
O que eu precisava? Fácil: ligar na Willys (agora FORD) e pedir uma declaração da potência do veículo! :putz::putz::putz: Imaginem o tamanho da novela... e se a fábrica, em vez de ter sido comprada e não existisse mais, com certeza seria pior ainda. :roll: Isso sem contar que provavelmente iriam rir da minha cara lá... :parede::parede::parede:
O que tornou tudo mais fácil é que eu tinha trocado o motor, e já não era a mesma potência. Não sei o que foi feito, mas consegui que um despachante resolvesse tudo lá em São Paulo mesmo, mesmo sem nota do motor nem nada com a potência declarada. Prefiro nem saber como. :rolleyes:
Outra coisa interessante foi na hora de documentar aqui: aí é que o número do motor foi cadastrado no documento. Nenhuma requisição de nota, nem nada sobre a procedência. O cara da vistoria ainda me perguntou qual era o motor.. quando respondi que era um "1.9 diesel", ele voltou a me perguntar "1.9??" algumas vezes ainda, como se não tivesse entendido... decerto achou que eu não sabia do que estava falando. :lol:
O que aprendi desta experiência é que ninguém sabe ao certo o que fazer nem como fazer... e muitas vezes, também falta é vontade de fazer. O que você precisa é acertar os números no documento, e tudo certo. :-?
A propósito, o meu jipe foi documentado com 90cv, mas o motor originalmente (sem supercharger) tem uns 65cv. Mas tenho certeza que, enquanto não trocar o motor, nunca vou me incomodar com isso.
Só espero nunca mais ter que passar por isso com outro carro, porque uma dor de cabeça dessa ninguém merece! :putz:
Pessoal,
Não sou letrado em legislação, mas já tive um pouco de dor de cabeça para acertar a documentação do meu jipe, quando troquei o motor a Alccol por um a Diesel, esse povo dos DETRANs nunca tentam nos ajudar e fizeram eu ler muita legislação, porém em menos de 30 dias ele esta documentado como Diesel.
Andei olhando essa resolução 261, e nela diz é possível sim fazer a troca de um motor por outro de maior cilindrada e potência, basta seguir o texto da resolução, que diz:
Art. 1º Todos os veículos fabricados, montados e encarroçados, nacionais ou
importados, devem possuir código de marca/modelo/versão específico, o qual deve ser
concedido conjuntamente à emissão, pelo Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União, do
Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT.
Parágrafo único: Ao requerer a concessão do código específico de
marca/modelo/versão e emissão do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT
o interessado deve:
I – Respeitar as classificações de veículos previstas na Tabela constante no Anexo
I desta Resolução;
II – Atender aos procedimentos estabelecidos, mediante Portaria, pelo Órgão
Máximo Executivo de Trânsito da União;
colocando um ( ) ...
primeiro passo: analizar onde se classificam os jipes no Anexo I...
Anexo I – Tabela de classificação de veículos
item 25 – Utilitário
Código de marca 2xxxxx, se peso bruto total for menor ou igual a 3500 kg
Espécie - Misto
Carroçaria Possível – Jipe
agora onde fala que pode ser feita essa transformação, o Anexo II diz ...
Tipo – Utilitário
Espécie - Misto
Transformação permitida - alteração de potência/ cilindrada
nova classificação do veículo - mesmo Tipo / Espécie
logo, pode-se alterar potência/ cilindrada dos jipes, mas para isso,
observem o Art 2°...
Art. 2º As transformações previstas no Anexo II desta Resolução acarretam para o
interessado a obrigatoriedade de obtenção de código de marca/modelo/versão específico, além
de apresentação de Certificado de Segurança Veicular, emitido por Instituição Técnica
licenciada pelo DENATRAN.
§ 1º O veículo já registrado, que vier a sofrer as transformações previstas no caput
deste artigo deve solicitar prévia autorização à Autoridade Executiva de Trânsito da Unidade
da Federação onde estiver cadastrado e deve ter seus dados devidamente alterados no cadastro
estadual, constando a nova marca/modelo/versão na Base Índice Nacional.
§ 2º O número do Certificado de Segurança Veicular – CSV, deve ser registrado
no campo das observações do Certificado de Registro de Veículos – CRV e do Certificado de
Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV, e as modificações devem ser registradas nos
campos específicos e, quando estes não existirem, no campo das observações do CRV/CRLV.
Esse Art. diz que se tem que fazer o enquadramento dos jipes conforme o Anexo I
logo, se seu jipe estiver como “automóvel” no CRLV eles podem negar essa troca de potência/ cilindrada, então, a saída é fazer o CAT, para enquadrar o jipe como utilitário e depois desse enquadramento fazer a modificação de motor conforme o Anexo II.
Mas depois de fazer a modificação, ela também tem que constar no CRLV, logo fazer outro CRLV.
O que precisa agora é verificar os trâmites no DETRAN, para saber a parte de documentação a ser entregue, procedimento a serem adotados e coisas do tipo “ burrocracia”.
Não esquecer de quando forem adquirirem um motor "novo" ele tem que ter NOTA FISCAL, pois essa é uma das exigêncis quando se troca um motor por outro, independentemente de mudar cilindrada e potência.
[ ]s
Elmer_Jeep
18/09/2008, 12:40
tem boas informações aqui:
http://www.conarem.com.br/resolucao_282.pdf
[]'s
Pessoal,
Não sou letrado em legislação, mas já tive um pouco de dor de cabeça para acertar a documentação do meu jipe, quando troquei o motor a Alccol por um a Diesel, esse povo dos DETRANs nunca tentam nos ajudar e fizeram eu ler muita legislação, porém em menos de 30 dias ele esta documentado como Diesel.
Andei olhando essa resolução 261, e nela diz é possível sim fazer a troca de um motor por outro de maior cilindrada e potência, basta seguir o texto da resolução, que diz:
Art. 1º Todos os veículos fabricados, montados e encarroçados, nacionais ou
importados, devem possuir código de marca/modelo/versão específico, o qual deve ser
concedido conjuntamente à emissão, pelo Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União, do
Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT.
Parágrafo único: Ao requerer a concessão do código específico de
marca/modelo/versão e emissão do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT
o interessado deve:
I – Respeitar as classificações de veículos previstas na Tabela constante no Anexo
I desta Resolução;
II – Atender aos procedimentos estabelecidos, mediante Portaria, pelo Órgão
Máximo Executivo de Trânsito da União;
colocando um ( ) ...
primeiro passo: analizar onde se classificam os jipes no Anexo I...
Anexo I – Tabela de classificação de veículos
item 25 – Utilitário
Código de marca 2xxxxx, se peso bruto total for menor ou igual a 3500 kg
Espécie - Misto
Carroçaria Possível – Jipe
agora onde fala que pode ser feita essa transformação, o Anexo II diz ...
Tipo – Utilitário
Espécie - Misto
Transformação permitida - alteração de potência/ cilindrada
nova classificação do veículo - mesmo Tipo / Espécie
logo, pode-se alterar potência/ cilindrada dos jipes, mas para isso,
observem o Art 2°...
Art. 2º As transformações previstas no Anexo II desta Resolução acarretam para o
interessado a obrigatoriedade de obtenção de código de marca/modelo/versão específico, além
de apresentação de Certificado de Segurança Veicular, emitido por Instituição Técnica
licenciada pelo DENATRAN.
§ 1º O veículo já registrado, que vier a sofrer as transformações previstas no caput
deste artigo deve solicitar prévia autorização à Autoridade Executiva de Trânsito da Unidade
da Federação onde estiver cadastrado e deve ter seus dados devidamente alterados no cadastro
estadual, constando a nova marca/modelo/versão na Base Índice Nacional.
§ 2º O número do Certificado de Segurança Veicular – CSV, deve ser registrado
no campo das observações do Certificado de Registro de Veículos – CRV e do Certificado de
Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV, e as modificações devem ser registradas nos
campos específicos e, quando estes não existirem, no campo das observações do CRV/CRLV.
Esse Art. diz que se tem que fazer o enquadramento dos jipes conforme o Anexo I
logo, se seu jipe estiver como “automóvel” no CRLV eles podem negar essa troca de potência/ cilindrada, então, a saída é fazer o CAT, para enquadrar o jipe como utilitário e depois desse enquadramento fazer a modificação de motor conforme o Anexo II.
Mas depois de fazer a modificação, ela também tem que constar no CRLV, logo fazer outro CRLV.
O que precisa agora é verificar os trâmites no DETRAN, para saber a parte de documentação a ser entregue, procedimento a serem adotados e coisas do tipo “ burrocracia”.
Não esquecer de quando forem adquirirem um motor "novo" ele tem que ter NOTA FISCAL, pois essa é uma das exigêncis quando se troca um motor por outro, independentemente de mudar cilindrada e potência.
[ ]s
Amigo concordo com você, realme a resolução 261 permite a troca de motores..mas você olhou a resolução a procede?(262)
É na 262 que a coisa empaca...só que ela mesmo não revogando a 261 atrapalha nossa vida.
Mesmo assim ainda é diferente de CRVA para CRVA.
Abs
Marcelo Cunha
06/02/2009, 08:41
Bom dia pessoal, estou ressucitando o tópico para saber se há alguma novidade sobre a resslução 262 do detran no que diz respeito a troca de motores. Há algum precedente legal?
quadris.com.br
18/02/2009, 08:05
procurem www.cetra.com.br (http://www.cetra.com.br)
eles fazem o processo de vistoria e licenciamento para essas alterações de potência
Agora já houve alterão...mas parece que até 10% de alterãção de potencia.
Abs
OUtro detalhe, voces viram que esses 1000 quilos são de "capacidade de transporte " e não "carga", e incluem o peso dos passageiros?
OU seja se a capacidade de carga é de 600 quilos e de 6 passageiros(6x70=420), isso daria um total de 1020 quilos!
1. Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga ou de uso misto nacionais e importados com capacidade de transporte inferior a 1.000 (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, passageiros e da carga.
ariel kleinubing
18/02/2009, 08:56
Zepi e galera:Uma das decisões que tive da justiça do RS sobre tema semelhante:
http://www.tj.rs.gov.br/site_php/consulta/download/exibe_documento.php?codigo=172813&ano=2008
Só um pouquinho...o veículo era uma Veraneio?
Com menos de 1000 quilos de carga nem com reza brava!!!
Abs
Senhores,
Tenho uma Jeep-SW (Rural), convertida para diesel, desde 2006, vale lembrar que o chassi da minha SW é americano, 1951, que na época no Brasil não havia marcação de numeração no mesmo, comprei esta em Curitiba-PR e a mesma teve o seu chassi gravado neste estado.
Na ocasião que instalei o motor a diesel fui no INMETRO fiz a vistoria, saí de lá com o certificado e fui ao DETRAN fiz outra vistoria e saí de lá com o documento constando diesel.
Telefonei hoje para o INMETRO e falei com o Engº Responsável e o mesmo me informou que nada mudou, o veículo tem que ser 4x4 e ter caixa de redução, não importa se o mesmo e fechado ou com carroceria aberta, inclusive este mês já foi vistoriado um Samurai, uma Rural e uma F-75.
O que está acontecendo é que alguns estados estão interpretando a LEI de maneira diferente, por exemplo aqui próximo, no Estado do Espírito Santo eles não regularizam estes veículos, só os de carga = ou maior a 1000kg., então os jeepiros de lá vem aqui na minha Cidade e regularizam.
ABS.
O burriçe!
Me desculpem, sou brasileiro e amo meu país, mas às vezes dá vontade de sumir daqui!
Abraço
ariel kleinubing
20/02/2009, 10:25
Só um pouquinho...o veículo era uma Veraneio?
Com menos de 1000 quilos de carga nem com reza brava!!!
Abs
Pois é Zepi, mas tá aí, a justiça mandou ficar a diesel e é definitiva esta decisão.
E já entrei com outro processo pedindo danos morais em cima do Detran pq colocou restrição indevida no veículo do meu cliente. Tem várias outras decisões neste sentido.
Abraços
Poxa!
Bem como minha rural é 4x4 original, se encrencarem uso sua jurisprudência!
Abraço
Marcelo Cunha
06/03/2009, 16:59
Ariel e quanto a troca do motor original, BF, por outro à gasolina ou álcool mais potente; 4.1 GM por exemplo? Tens alguma informação?
On cô vô, cê num vai
27/04/2009, 15:06
Na troca de um opala 4cc por um S10 2.2, aqui em Lajeado não to conseguindo legalizar. Onde será que consigo?? To loco então...
David Ricardo-RS
27/04/2009, 19:08
Na troca de um opala 4cc por um S10 2.2, aqui em Lajeado não to conseguindo legalizar. Onde será que consigo?? To loco então...
Prezado amigo!
Acho que terás que recorrer ao Poder Judiciário para resolver esse problema.
ariel kleinubing
28/04/2009, 16:24
Ariel e quanto a troca do motor original, BF, por outro à gasolina ou álcool mais potente; 4.1 GM por exemplo? Tens alguma informação?
Boa Tarde Marcelo
Até 10% a mais do que a potencia do motor original não há problema, desde é claro que passe na inspeção veicular hehehe.
Acima disto, acho que nem o poder judiciário vai poder te ajudar ok.
Abraço.
No documento do meu jipe, consta como potência de 65 cv quando na verdade é 95 cv. Já pedi ao DETRAN fazer a devida correção, apresentando a nota fiscal do veículo onde consta o correto ( 95cv ).
A resposta que obtive foi de que precisaria de um laudo do INMETRO atestando que a potencia real está de acordo com a nota fiscal, para depois disso efetuarem a correção e é claro correção efetuada depois de ter pago todas as taxas ( INMETRO e DETRAN).Pagar para corrigirem uma c@gada deles :parede::parede:
O procedimento é esse mesmo ou o funcionário estaria talvez esperando que eu pedisse pra ele dar uma "facilitada $$$" no processo ?
abs
Alexandre Banana
23/05/2009, 21:10
Pauli,
Isso provavelmente é um erro no cadastro do veículo. Sendo assim realmente para alterar a potência do que foi cadastrado quando a montadora passou as informações do veículo para o Detran deve-se fazer uma aferição de potência em órgão competente. No caso o Inmetro.
leo cabral
23/05/2009, 22:50
No documento do meu jipe, consta como potência de 65 cv quando na verdade é 95 cv. Já pedi ao DETRAN fazer a devida correção, apresentando a nota fiscal do veículo onde consta o correto ( 95cv ).
A resposta que obtive foi de que precisaria de um laudo do INMETRO atestando que a potencia real está de acordo com a nota fiscal, para depois disso efetuarem a correção e é claro correção efetuada depois de ter pago todas as taxas ( INMETRO e DETRAN).Pagar para corrigirem uma c@gada deles :parede::parede:
O procedimento é esse mesmo ou o funcionário estaria talvez esperando que eu pedisse pra ele dar uma "facilitada $$$" no processo ?
abs
me diz uma vantagem nesse aumento de potência no documento?
BoaTrilha
23/05/2009, 23:09
sem querer levantar polemica mas.......o que isso interfere para você?
junior braga
23/05/2009, 23:35
Ora, ora....alguém quer ter uma caranga com motor 1.0, e no doc 1.8?
Simples assim, se é 1.0 tem que constar 1.0, se tem 95 cv então tem que estar no doc 95 cv.
[Que seja o correto, porque deixar errado?]
samukanvas
23/05/2009, 23:35
Psicologicamente o carro andará muito mais... :mrgreen:
Abs
Alexandre Banana
24/05/2009, 12:52
Psicologicamente o carro andará muito mais... :mrgreen:
Abs
kkkk essa foi boa :D
Ora, ora....alguém quer ter uma caranga com motor 1.0, e no doc 1.8?
Simples assim, se é 1.0 tem que constar 1.0, se tem 95 cv então tem que estar no doc 95 cv.
[Que seja o correto, porque deixar errado?]
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:
me diz uma desvantagem em não constar o correto.:mrgreen:
Realmente nem vou tentar mudar, pensei que o tiozinho do detran apenas estava com má vontade e a coisa fosse simples e barata:concordo:
On cô vô, cê num vai
27/05/2009, 12:04
Pessoal. Eu tava pensando se pegar e substituir o bloco do motor a ser trocado por um bloco que tenha a numeração com cavalaria a menor tem como fazer a subsituição pelo DETRAN . O porém é a mão de obra gerada para faze-lo, mas acredito que de certo.
Abraços de que esta indignado com essa Lei.
nossa que estranho...
aqui em são paulo rola assim, vc põe o que quiser (menos diesel) e vai lá mostra notas do motor e tudo beleza, caso vc turbine, coloque nitrogênio ou mesmo ganhe mais 800cv só passar pelo controle do inmetro e fazer uma vistoria, paga 200 reais de taxas por ai e sai com o doc perfeito...
se vc tiver nota do motor aqui vc põe até motor de ferrari, desde que com nota e nàos eja diesel em jeep pois isso deu um rolo que num pode mais...
agora num entendi qual a dificuldade... nego tira o motor BF e coloca o vortech ou o 4.1mpfi e legaliza numa boa
no meu consta 65cv e o motor tem 200.
nao vou mudar isso, pois é uma aporrinhação dos infernos no detran que so presta pra cobrar taxas, e eu nao vou encher o rabo de repartição publica com grana.
se é pra mudar a cor predominante, ate concordo, pois o guardinha vai perceber na hora o documento constando cor amarela num jeep verde. agora potencia de motor...
On cô vô, cê num vai
28/05/2009, 10:43
nossa que estranho...
aqui em são paulo rola assim, vc põe o que quiser (menos diesel) e vai lá mostra notas do motor e tudo beleza, caso vc turbine, coloque nitrogênio ou mesmo ganhe mais 800cv só passar pelo controle do inmetro e fazer uma vistoria, paga 200 reais de taxas por ai e sai com o doc perfeito...
se vc tiver nota do motor aqui vc põe até motor de ferrari, desde que com nota e nàos eja diesel em jeep pois isso deu um rolo que num pode mais...
agora num entendi qual a dificuldade... nego tira o motor BF e coloca o vortech ou o 4.1mpfi e legaliza numa boa
Estranho mesmo. Aqui não funciona de jeito nenhum. Tenho a NF do motor que comprei e naum consigo legalizar o mesmo pois tem mas de 10% da potencia do motor que tenho no meu CJ.
Em um mesmo país o DETRAN com lei diferente...
digo uma, indiferente do veículo:
Se for trocar de motor , deverá ter no máximo 71,5 cv:-(:-(:-(
Mesmo que seja um motor original do próprio veículo!
Imagina se o bloco dele racha no meio...ele vai comprar outro original e não vai conseguir legalizar pois vai constar 95 cv, bem mais do que o limite de 71 cv!!!
Como disse antes, já comprei o mwm sprint pensando nisso...ele tem só dois pocotós a mais que o original BF 184!
Abraço
Vinícius-RS
01/06/2009, 20:21
Putz.... Tinha ouvido esses comentários mas não sabia da confirmação. Minha rural está quase pronta da reforma, tem uns 3 anos de papel atrasado e coloquei um V6 da ranger! Então posso dar adeus ao meu sonho de andar com ela pelas ruas? Esta valendo para todo o país? Porque em último caso, vou emplacá-la em outro lugar!
abraço
só uma pergunta e quando no documento está 000cv ???
heheheeh
exemplo meu civic que é importado está assim??
pra ver como é uma bagunça esse papo de detran
meu ohc que coloquei mal disse qual motor era só apssei o numero e pans!! tá lá no doc
diogo ludovico
02/06/2009, 09:21
Rubens neste caso, se der PT no seu motor voce pode providenciar um motor de moto 100cc (honda biz) para substituir o original hehehehehehe pois se colocar outro do honda civic os "homi da lei" não vão deixar voce documentar o carro..:parede:
Aqui em Goiás, não tem problema troca de motor, desde que não se altere o combustivel (tá dificil passar para diesel), mas de gasolina/alcool para flex, ou gasolina gasolina tá tranquilo. Tô trocando o motor original do samurai de 69cv pelo do astra, 130cv:dance: e até agora o processo está andando bem, o despachante só está demorando devido ao aumento de 60cm na largura do carro devido aos eixos de rural + pneus 33", e isso sim o detran daki enche a paciencia.:parede:
Marcelo Cunha
02/06/2009, 10:02
Diogo, quando finalizar o prcesso posta aqui pois tem muita gente boa com este problema.
Vamos quem sabe pessoal, divulgar o nome do autor desta Lei, para que nas próximas eleições possamos escolher melhor nossos representantes!:twisted::twisted::twisted:
On cô vô, cê num vai
02/06/2009, 11:06
Diogo, quando finalizar o prcesso posta aqui pois tem muita gente boa com este problema.
Vamos quem sabe pessoal, divulgar o nome do autor desta Lei, para que nas próximas eleições possamos escolher melhor nossos representantes!:twisted::twisted::twisted:
Assino em baixo...
Eu estou pensando seriamente em cutucar esse vespeiro!
Meu motor original era o BF161 e consta no documento 98CV. Coloquei o motor do opala SS 4 cil gasolina que tem tambem 98CV. Ou seja estou trocando o motor sem alterar a potencia.
Quero ver o que irao dizer
Marcelo Cunha
02/06/2009, 14:24
Dic 3 vão pedir nota do motor e do serviço, taxas e talvez Inmetro, no mais está tudo ok pois a potência pode ser aumentada em até 10% da original.
On cô vô, cê num vai
02/06/2009, 14:36
Dic 3 vão pedir nota do motor e do serviço, taxas e talvez Inmetro, no mais está tudo ok pois a potência pode ser aumentada em até 10% da original.
Isso mesmo. Só até 10%. To com um opala de 90cc e queria colocar um S10 de 113. Só queria mesmo...to com o motor parado sem saber o que fazer.
Marcelo Cunha
02/06/2009, 14:58
Isso mesmo. Só até 10%. To com um opala de 90cc e queria colocar um S10 de 113. Só queria mesmo...to com o motor parado sem saber o que fazer.
Não desista pois vai ficar um espetáculo!
SERGIO AUGUSTO
02/06/2009, 15:48
Boa tarde amigos:
Pelo que pude entender, lendo esta resolucao(alguns pontos), é permitido sim a transformacao em que se altere a potencia do veiculo pra mais de 10% acima da potencia do motor original, desde que obedecidos os procedimentos citados no artigo segundo, inciso primeiro . A "transformacao" de aumento de potencia acima de 10%, está prevista no anexo II desta resolucao, para AUTOMOVEIS, CAMINHONETES("CAMIONETAS" NÃO) e UTILITARIOS(acho que ai se enquadram os "JIPES"). Haja BUROCRACIA!!!
Anexo cópia da RESOLUCAO.
Abraco
Sérgio Augusto
denovo...
depende do despachante que vc tem...
Meu jeep tb não tinha e ainda não tem os CV no doc e foi sim trocado o motor sem muitas delongas, coloquei o OHC sem nada de encheção de saco
Marcelo Cunha
02/06/2009, 21:24
Rubens, quando você trocou o motor pois os problemas começaram em 31/05/08 com a resolução 262 do contran.
On cô vô, cê num vai
04/06/2009, 14:40
denovo...
depende do despachante que vc tem...
Meu jeep tb não tinha e ainda não tem os CV no doc e foi sim trocado o motor sem muitas delongas, coloquei o OHC sem nada de encheção de saco
Quer dizer que depende de qual despachante for contratado? Não depende do DETRAN?
On cô vô, cê num vai
09/06/2009, 16:21
Desisti...to trocando o meu S10 por um AP 1.8 injetado para ficar dentro da cavalaria necessária para legalizar.
Rafael Cavalheiro
11/06/2009, 19:54
Boa tarde, pessoal.. Vamos lá, retirei meu Bf da minha F75 e vendi com procedencia para um amigo, e coloquei um opala 4cc, mas não regularizei... andei 2 meses, resolvi trocar por um 4.1 (Não fiquei contente com o 4cc aheiuaheiuaheiua) Bom... vamos lá, liguei para o rapaz do inmetro da minha cidade e ele me disse que só pode aumentar 10% da capacidade do motor original, se o meu tem 91cv, e esse 4.1 tem 135cv, alguem ai ta conseguindo colocar o numero do motor com mais CV nos papéis.
Valeu abraço a todos....:idea::idea::idea:
diogo ludovico
11/06/2009, 21:20
Aqui em goiás não temos problema nenhum em colocar motor de qualquer potencia, pode ser sair de um de 69CV para 450CV que não tem problema.
Aqui só empombam com mudar de gasolina para diesel.
Nesse país onde cada um faz a sua lei, o melhor é pegar um bom despachante e emplacar onde conseguir. Nem que seja no Oiapoque!
Aqui o responsável do Detran é tão burro que mandou um amigo meu abrir o V8 da Cherokee para achar o n° do motor, que estaria gravado "dentro" do motor!:shock:
Outro dia ele complicou com a conversão da Cherokee do Zenzen (Zenzen4x4) de gasolina para diesel pq o motor (MWM 2.8 ) não poderia ser turbo!:shock:
Uma Saveiro pode andar sem molas, no "batente". Ridículo ver essas pick-ups "pulando" no asfalto. Sem falar na total falta de segurança.
Se baixar 1" a suspensão de um Gol, vai pro guincho.
Ô brasilzão... :parede:
[]'s
umberto xxxrrr
12/06/2009, 09:18
Pois é, chamar isto de "confuso" é pouco :putz:
Vamos de teoria à prática e depois voltemos à teoria:
1- Comprei vários motores ZERO km , na caixa, com nota da concessionária e fui ao "INMETRO", que na verdade é uma empresa "acreditada")... Lá chegando, indaguei acerca destas dúvidas, fui de Ford Ka 1.6(95cv) , dirigi-me ao balcão de atendimento, expus que desejava trocar o motor dele pelo Duratec (145cv) sem mencionar nada mais além disto. Chamaram o responsável "superior" (pois a atendente disse que não há procedimento para inspeção de "troca de motor" (claro, há o para "mudança de características", mas ela não o citou).
Ele ao chegar, me indagou o porque de eu QUERER fazer a vistoria, pois (segundo ele, não eu) se não fosse mudar de combustível e se eu tinha nota do motor, não "precisava" fazer nada. :shock:
Argumentei (claro, estava na verdade "sondando", se já tivesse feito eu girava nos calcanhares e ia para casa) que todo ano eu tinha que fazer a vistoria do Detran (aqui no RJ é assim) e iam reclamar do motor "trocado". Ele retrucou: Relaxa, eles colocam como número "obstruído/inacessível" e a vida segue.:shock: Disse que o que poderia acontecer "no máximo" era uma Blitz da Polícia Civil (DRFA) afirmar que o motor era roubado, mas que se eu portasse a nota tava tranquilo.
Isto não é conversa em botequim, fui "atendido" em "homologadora" onde em verdade só estavam (não vou generalizar dizendo que sejam todas iguais) preocupados com a imensa fila de conversões para GNV.
2- Peguei o dito cujo Ka (não foi trocado nada, tá originalzinho) e fui fazer a vistoria "2009" (a do Detran, para emplacamento anual)...
-Pisca o farol, joga água no vidro, engata a ré...
-Assina aqui (prancheta com o "ok" nos itens vistoriados e um OBSTRUÍDO no campo "número do motor"). :pensativo:
É... pois é, era verdade.
NOTA: Não estou aqui recomendando nada, apenas comentando o fato.
Voltando a teoria, é , em minha humilde opinião uma norma que já nasce anacrônica esta de atribuir determinada potência nominal para um propulsor (e dele fazer uma relação com o propulsor anterior do veículo).
Oras, um "motor", na prática não TEM determinada potência, se eu monto o dito cujo com carburador ele dará um valor, se injeto outro.... Se injeto com outra configuração uma terceira... Se sobrealimento... Se retiro uma sobre alimentação que eventualmente(originalmente) ele possuia no veículo anterior vai debitar outra...
Para ser "séria" deveria exigir a aferição pós-instalação, mas sabemos que também esta podia ser manipulada...Enfim, que se fizesse a vistoria das reais condições de rodagem/segurança e aí sim reprovasse o que não atendesse a (é, fica subjetivo?) segurança, independente se aquele opala 1979 nasceu 4 ou 6 cilindros, ele é "igualzinho".
Desculpem o post longo.
Marcelo Cunha
12/06/2009, 10:13
Pois é, chamar isto de "confuso" é pouco :putz:
Vamos de teoria à prática e depois voltemos à teoria:
1- Comprei vários motores ZERO km , na caixa, com nota da concessionária e fui ao "INMETRO", que na verdade é uma empresa "acreditada")... Lá chegando, indaguei acerca destas dúvidas, fui de Ford Ka 1.6(95cv) , dirigi-me ao balcão de atendimento, expus que desejava trocar o motor dele pelo Duratec (145cv) sem mencionar nada mais além disto. Chamaram o responsável "superior" (pois a atendente disse que não há procedimento para inspeção de "troca de motor" (claro, há o para "mudança de características", mas ela não o citou).
Ele ao chegar, me indagou o porque de eu QUERER fazer a vistoria, pois (segundo ele, não eu) se não fosse mudar de combustível e se eu tinha nota do motor, não "precisava" fazer nada. :shock:
Argumentei (claro, estava na verdade "sondando", se já tivesse feito eu girava nos calcanhares e ia para casa) que todo ano eu tinha que fazer a vistoria do Detran (aqui no RJ é assim) e iam reclamar do motor "trocado". Ele retrucou: Relaxa, eles colocam como número "obstruído/inacessível" e a vida segue.:shock: Disse que o que poderia acontecer "no máximo" era uma Blitz da Polícia Civil (DRFA) afirmar que o motor era roubado, mas que se eu portasse a nota tava tranquilo.
Isto não é conversa em botequim, fui "atendido" em "homologadora" onde em verdade só estavam (não vou generalizar dizendo que sejam todas iguais) preocupados com a imensa fila de conversões para GNV.
2- Peguei o dito cujo Ka (não foi trocado nada, tá originalzinho) e fui fazer a vistoria "2009" (a do Detran, para emplacamento anual)...
-Pisca o farol, joga água no vidro, engata a ré...
-Assina aqui (prancheta com o "ok" nos itens vistoriados e um OBSTRUÍDO no campo "número do motor"). :pensativo:
É... pois é, era verdade.
NOTA: Não estou aqui recomendando nada, apenas comentando o fato.
Voltando a teoria, é , em minha humilde opinião uma norma que já nasce anacrônica esta de atribuir determinada potência nominal para um propulsor (e dele fazer uma relação com o propulsor anterior do veículo).
Oras, um "motor", na prática não TEM determinada potência, se eu monto o dito cujo com carburador ele dará um valor, se injeto outro.... Se injeto com outra configuração uma terceira... Se sobrealimento... Se retiro uma sobre alimentação que eventualmente(originalmente) ele possuia no veículo anterior vai debitar outra...
Para ser "séria" deveria exigir a aferição pós-instalação, mas sabemos que também esta podia ser manipulada...Enfim, que se fizesse a vistoria das reais condições de rodagem/segurança e aí sim reprovasse o que não atendesse a (é, fica subjetivo?) segurança, independente se aquele opala 1979 nasceu 4 ou 6 cilindros, ele é "igualzinho".
Desculpem o post longo.
Agora não entendi nada, liguei para um CRVA aqui em Porto Alegre para obter informações diretas e a pessoa que me atendeu disse que se você levar a uma oficina para diminuir a potencia do motor e apresentar as notas do serviço e de procedência das peças utilizadas e do motor acompanhadas de um laudo da aferição da potênia e do certificado de inspeção veicular o Detran aceitará a troca do motor.
Vejam bem, aí eu argumentei o seguinte:
O que me impediria de reverter estas altrações após a regularização dos do cumentos?
O cidadão respondeu:
Nada mas pelo menos voçê ficou com a sua documentação em ordem.
Detran ó: :odedo:
On cô vô, cê num vai
12/06/2009, 13:33
Aqui em goiás não temos problema nenhum em colocar motor de qualquer potencia, pode ser sair de um de 69CV para 450CV que não tem problema.
Aqui só empombam com mudar de gasolina para diesel.
Vou ter que ir para GO para legalizar o meu então.
Rsrsrsrs
O BRASIL em!!!
Rafael Cavalheiro
12/06/2009, 19:14
Boa noite pessoal, é revoltante a situação, varios jeeps aqui da minha cidade tem inmetro, agora que iventei de colocar um 6cc, não pode mais.. só que o cara que me vendeu o motor me disse que esse mesmo motor tava na f75 dele sem inmetro e nos papeis. Não entendi até agora como!!!!! ai liguei pra um amigo do crva ele me disse que esse meu n° ta em um jeep de iapapaoa SP nem conheço esse lugar!! aheiuaheuiahe bom... vou tentando ver o que faço... ja estou pensando até umas bobagens!!! ;)
On cô vô, cê num vai
15/09/2009, 16:25
Alguem sabe se teve alguma alteração no sentido de legalização?
Leonardo Raffi
15/09/2009, 20:25
Tú disse que o motor estava numa f75 e constava o numero q esta no bloco do motor nos doc.
então precisa de uma cópia desse documento e mais um outro documento ou seja um papel no qual ele te passa a posse legal do mesmo...
os motores chevrolet principalmemte dos opalas é comum em aparecer em mais de um carro as vezes até 3-4...
detalhe se os hp q consta nos doc da f75 do cara q t vendeu é o mesmo hp s da tua viatura ou até 10% a menos ou a mais não precisa immetro...
ps tem immetro em rio grande??
se não faz em Pel com ajuda de um despacahnte local...mas antes de dar entrada tem q conversar olho a olho sem gravador entendeu...
....
Boa noite pessoal, é revoltante a situação, varios jeeps aqui da minha cidade tem inmetro, agora que iventei de colocar um 6cc, não pode mais.. só que o cara que me vendeu o motor me disse que esse mesmo motor tava na f75 dele sem inmetro e nos papeis. Não entendi até agora como!!!!! ai liguei pra um amigo do crva ele me disse que esse meu n° ta em um jeep de iapapaoa SP nem conheço esse lugar!! aheiuaheuiahe bom... vou tentando ver o que faço... ja estou pensando até umas bobagens!!! ;)
Marcelo Cunha
16/09/2009, 17:38
Tú disse que o motor estava numa f75 e constava o numero q esta no bloco do motor nos doc.
então precisa de uma cópia desse documento e mais um outro documento ou seja um papel no qual ele te passa a posse legal do mesmo...
os motores chevrolet principalmemte dos opalas é comum em aparecer em mais de um carro as vezes até 3-4...
detalhe se os hp q consta nos doc da f75 do cara q t vendeu é o mesmo hp s da tua viatura ou até 10% a menos ou a mais não precisa immetro...
ps tem immetro em rio grande??
se não faz em Pel com ajuda de um despacahnte local...mas antes de dar entrada tem q conversar olho a olho sem gravador entendeu...
....
Explica melhor esta hitória. :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Leonardo Raffi
16/09/2009, 20:37
e ai marcelo qual a dúvida... o caso do faisca parece ser simples desde que tenha procedencia do motor e doc com passando o motor para ele com firma reconhecido em cartorio e desde q os hps não excedam ou sejam menos q 10%...
o fato de conversar no olho é q por telefone nada feito... pois se conversa mostra os doc e só traria o veiculo p inspeção se tiver certeza da aprovação...
Marcelo Cunha
17/09/2009, 16:26
e ai marcelo qual a dúvida... o caso do faisca parece ser simples desde que tenha procedencia do motor e doc com passando o motor para ele com firma reconhecido em cartorio e desde q os hps não excedam ou sejam menos q 10%...
o fato de conversar no olho é q por telefone nada feito... pois se conversa mostra os doc e só traria o veiculo p inspeção se tiver certeza da aprovação...
Foi o sem gravador q me deixou curioso :concordo:
Leonardo Raffi
17/09/2009, 18:56
agora é moda gravar conversas principalmente se entra no meio da conversa um agente faciltador de processos tambem conhecido como "deixa um cinquentinha.."
e no olho ´se fores apresentado previamente por um mito conhecido dele ...eles até indicam o uso do facilitador caso contrario mesmo q a regra seja claro vão custar a entender....
he..he..he..he
tu entendeu..........
Marcelo Cunha
23/09/2009, 18:00
agora é moda gravar conversas principalmente se entra no meio da conversa um agente faciltador de processos tambem conhecido como "deixa um cinquentinha.."
e no olho ´se fores apresentado previamente por um mito conhecido dele ...eles até indicam o uso do facilitador caso contrario mesmo q a regra seja claro vão custar a entender....
he..he..he..he
tu entendeu..........
Olho no olho, sem gravador e rola o facilitador, agora to entendendo! :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Amigos,
Vou inciar o processo de alteração de motor e cambio em uma Camper e gostaria de saber quais procedimentos que eu devo seguir para conseguir a documentação a diesel.
Atualmente ela é uma 4x2, gasolina 6 cilindros, está como Jipe no documento e o objetivo é deixa-la 4x4 diesel.
Nesta alteração vou ter que comprar o cambio com a caixa de transferencia, diferencial dianteiro e o motor. Todos com Notas Fiscais e baixa do Detran, retirados de pick ups com perda total.
Alguem poderia informar os passos que eu devo seguir para conseguir fazer a documentação?
Grato,
Rubens
Rub!
Para a troca de motor:
http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=65
- Nota Fiscal referente à aquisição do motor e/ou componentes (ou Declaração/Recibo, que comprove a origem dos mesmos, caso adquiridos de particular, com firma reconhecida);
- Nota Fiscal de Prestação de Serviço (ou Declaração do particular que promoveu a substituição ou alteração, com firma reconhecida);
- Cópia da Autorização Prévia para Alteração de Características (ou recolhimento da multa, caso não tenha solicitado a Autorização Prévia);
- Certificado de Segurança Veicular, expedido por entidade credenciada pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.
Note, que não é necessária a nota fiscal do motor!!!!!
Para a colocação do 4x4:
http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=64
Lembrando que tanto para um, quanto para o outro, precisa da autorização prévia.
http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=81
Abraços.
Kim.
Amigos,
Vou inciar o processo de alteração de motor e cambio em uma Camper e gostaria de saber quais procedimentos que eu devo seguir para conseguir a documentação a diesel.
Atualmente ela é uma 4x2, gasolina 6 cilindros, está como Jipe no documento e o objetivo é deixa-la 4x4 diesel.
Nesta alteração vou ter que comprar o cambio com a caixa de transferencia, diferencial dianteiro e o motor. Todos com Notas Fiscais e baixa do Detran, retirados de pick ups com perda total.
Alguem poderia informar os passos que eu devo seguir para conseguir fazer a documentação?
Grato,
Rubens
Para passar para diesel o veículo, no seu caso, deve ser original de fábrica com 4x4 e redução...agora se vc colocar a caixa de tranferência, eu não sei se o detran tem como saber se veio de fábrica assim....
Abraços
Amigo Kim,
Valeu pelas dicas.
Vou aprofundar neste assunto para ver se eu mesmo consigo fazer a modificação de gasolina para diesel sem ter que arcar com valor abusivo que os Despachantes cobram por este serviço.
Não sei se será fácil, mas com essas dicas já tenho como iniciar.
Abs,
Rubens
Para passar para diesel o veículo, no seu caso, deve ser original de fábrica com 4x4 e redução...agora se vc colocar a caixa de tranferência, eu não sei se o detran tem como saber se veio de fábrica assim....
Abraços
Zepi,
O que eu fiquei sabendo é que o veículo tem que ser Jipe para poder passar para diesel e consequentemente para 4x4.
Obrigado e vou investigar para não ter surpresas desagradáveis.
Abs e obrigado,
Rubens
guilhermeabreu
24/10/2010, 02:04
ESTE ASSUNTO DE TER T-CASE COM REDUÇÃO JÁ FOI FALADO MUITO .
A lei não é muito clara MAS TEM UM CASO QUE É O MARRUÁ e sai de fábrica com díesel e não tem redução , logo : assunto morto , o que vejo são os sanguessugas do poder público que querem sempre CRIAR DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADE .
Eles aproveitam a falta de conhecimento da população para tentar estorquir o cidadão .
Aqui em Campos - RJ. depois que eu fiz as adaptações do motor a díesel no meu ENGESA e saí andando com ele , fui ao meu despachante e entreqguei todos os documentos exigidos pela lei , ele entrou com o processo , tive que fazer a vistoria no INMETRO que tem aqui na minha cidade mesmo paguei os DARJs que são exigidos para serem pagos e em apenas 15 dias , SAÍ COM O DOCUMENTO VERDINHO DO ANO CONSTANDO CARRO A DÍESEL , sem dar bola , chepa , jeitinho , comissão , grana extra , faz me rir ou outro nome que vcs conhecem para facilitar alguma coisa .
Muito rápido e eficiente .
NÃO TEM QUE DAR JEITINHO ALGUM , ESTA NA LEI , É SÓ TER OS PAPÉIS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA ESTE FIM E PRONTO .
Se vc tiver dificuldades aí , tras o bichão para cá que levo vc ao meu despachante que resolve tudo dentro da lei , o meu não me lembro direito , mas acho que ficou tudo em torno de uns R$650,00 dos DARJs taxa do INMETRO e mão de obra do despachante , se quizer posso ver pra vc qto esta atualmente .
Se vc tiver dificuldades aí , tras o bichão para cá que levo vc ao meu despachante que resolve tudo dentro da lei , o meu não me lembro direito , mas acho que ficou tudo em torno de uns R$650,00 dos DARJs taxa do INMETRO e mão de obra do despachante , se quizer posso ver pra vc qto esta atualmente .
Amigo Dr. Guilherme,
Por favor, se você puder verificar, ficarei muito agradecido.
A dúvida é, será que eu posso já ir mudando a motorização de gasolina para diesel ou será necessário alguma vistoria prévia para autorizar a modificação? Por exemplo no INMETRO, etc...
Você sabe se existe alguma autorização para ir digirindo o bichão de SP ao Rio, sendo que o mesmo estará com a motorização diesel e o documento a gasolina?
Abs,
Rubens
guilhermeabreu
24/10/2010, 22:35
Amigo Dr. Guilherme,
Por favor, se você puder verificar, ficarei muito agradecido.
A dúvida é, será que eu posso já ir mudando a motorização de gasolina para diesel ou será necessário alguma vistoria prévia para autorizar a modificação? Por exemplo no INMETRO, etc...
Você sabe se existe alguma autorização para ir digirindo o bichão de SP ao Rio, sendo que o mesmo estará com a motorização diesel e o documento a gasolina?
Abs,
Rubens
RUBENS
No meu caso , não fiz vistoria antes , SÓ APÓS O MOTOR DÍESEL INSTALADO .
COM CERTEZA VC NÃO PODERÁ VIR ANDANDO COM MOTOR DÍESEL E DOCUMENTOS A GASOLINA , na realidade pode , MAS SE TE PEGAREM VAI DAR COMPLICAÇÃO PRA VC NA CERTA .
Todos os meus irmãos moram por aí no Estado de São Paulo , já fui aí infinitas vezes e só fui parado umas 3 vezes , vai que vc vem e te pegam na primeira , SERÁ RABUDA NA CERTA .
ABRAÇO
O embasamento do meu comentário está aqui...
Coloquei diesel na minha rural obedecendo a portaria 23 e resoluções 292 e 303!
POrataria 23
AlteraÇÃo do CombustÍvel do VeÍculo para Diesel
Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.
Portaria - 23, de 6 de junho de 1994.
Diretor do Departamento Nacional de Combustível (DNC) do Ministério de Minas e Energia, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 12 do Decreto n.º 507, de 23 abril de 1992.
1. Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga ou de uso misto nacionais e importados com capacidade de transporte inferior a 1.000 (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, passageiros e da carga.
2. Para os fins desta portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg.
3. Excetuam-se os veículos automotores denominados jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.
4. Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a portaria já citada.
Procedimento:
Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).
Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.
Montar processo de transferência (ver transferência).
Vistoria do veículo.
Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).
Obs.: É importante que, efetuada a modificação do combustível do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Endereços para Vistoria
DET-Centro: Av. do Estado, 900, próximo à estação Armênia do Metrô - Bom Retiro
Av.Queiroz Filho, s/n - Parque Villa Lobos, para todos os tipos de veículos.
Av. Aricanduva, 5555 - Auto Shopping Leste (exceto ônibus, caminhão, reboque, semi-reboque e aprendizagem).
Prontuário de Veículos - CRV/CRLV - Remarcação de Chassi - Classificação de Placas - Licenciamento
DET-Centro: Av. do Estado, 900 (próximo à estação Armênia do Metrô) - 2º andar - das 8:00 às 17:00.
CRV/CRLV - Classificação de Placas - Extrato PRODESP
DET-Sul: Av. Interlagos, 2225 - dentro do Shopping Interlar - Interlagos - das 9:00 às 17:00 (só para o usuário particular)
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_319_09.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf
Posto mais uma esses dados, e espero que seja útil para algum colega!
Da última vez que postei sobre esse legislação fui xingado por MP...
Abraços
Leonardo L.
25/10/2010, 09:38
Só um lembrete: não esqueçam que essa mesma resolução do CONTRAN acima ( 292/2008 ) estabeleceu que a troca de motor apenas podem ser feita por um de 10% a mais ou 10% a menos de potência que o original.
Ou seja, tirar um Hurricane 6cc para colocar um V8 ou um turbo diesel de alta litragem pode dar dor de cabeça na hora de legalizar.
Não sei se os DETRANs estão exigindo isso em jipes ou quando se altera o combustível, mas a lei está aí e pode ser "interpretada" a qualquer momento.
Martin Melcop
25/10/2010, 11:25
Acabei de fazer a troca dos motores, na verdade a troca foi no inicio do ano, agora saiu o documento.
Posso dizer que fiz tudo pessoalmente, não paguei nada. O que demorou foi agendar a vistoria para sair o documento 2010, pois no Rio, só assim q se tem documento.
Em tempo, troquei um XUD por um MWM Sprint 4.07, onde no documento mantive a mesma potência :D
Só um lembrete: não esqueçam que essa mesma resolução do CONTRAN acima ( 292/2008 ) estabeleceu que a troca de motor apenas podem ser feita por um de 10% a mais ou 10% a menos de potência que o original.
Ou seja, tirar um Hurricane 6cc para colocar um V8 ou um turbo diesel de alta litragem pode dar dor de cabeça na hora de legalizar.
Não sei se os DETRANs estão exigindo isso em jipes ou quando se altera o combustível, mas a lei está aí e pode ser "interpretada" a qualquer momento.
Na verdade, o limite de 10% é somente para aumento de potência, e está na resolução 319 que revoga a 292.
Abraços
Leonardo L.
26/10/2010, 11:46
Na verdade, o limite de 10% é somente para aumento de potência, e está na resolução 319 que revoga a 292.
Abraços
Realmente, fui conferir a 319 e o limite é 10% para cima - e não há limite para redução.
Abraços.
Realmente, fui conferir a 319 e o limite é 10% para cima - e não há limite para redução.
Abraços.
Hehehe!Pelo menos isso né amigo...imagina se fosse para redução também...tá loco!!!
Abraços
mas e ai esta garrando mesmo para fazer a troca ou nao?!
to querendo tirar o meu Bf161 e colocar um 6cc de silverado de 90 para 121 era para dar problema mas to vendo a galera mudando os motores?!e ai troco e vejo depois oq dá?hehehe
mas e ai esta garrando mesmo para fazer a troca ou nao?!
to querendo tirar o meu Bf161 e colocar um 6cc de silverado de 90 para 121 era para dar problema mas to vendo a galera mudando os motores?!e ai troco e vejo depois oq dá?hehehe
Amigo,
O que está na legislação é uma coisa...agora, a prática é outra....
Eu fiz minha adaptação conforme a legislação vigente para não ter problemas...
Abraços
depois de 7 anos fui transferir o jipe pro meu nome, com alteração da potencia. No Detran foi conferido nr do chassi e nr do motor e tambem solicitado a colocação de um silencioso e remoção do engate por falta da entrada eletrica e ja liberado para a inspeção tecnica, sem verificação do sistema eletrico e itens obrigatorios.......Na inspeção, só me consultaram a potencia do novo motor e informei conforme a NF, dentro dos 10%(90 para 97hp). como não acompanhei, acredito que tenham verificado tambem o sistema de freio, pois consta no laudo, sendo que tenho freio a disco nas 4 rodas porem esta isolada a traseira. posterior apresentei novamente no detran com silencioso e engate, os quais tambem não foram conferidos e ja foi liberado para trca de placas. Claro que contei com auxilio de um despachante que converson bastante com os vistoriadores. Quando a valores, ficou em torno de R$ 600,00.
depois de 7 anos fui transferir o jipe pro meu nome, com alteração da potencia. No Detran foi conferido nr do chassi e nr do motor e tambem solicitado a colocação de um silencioso e remoção do engate por falta da entrada eletrica e ja liberado para a inspeção tecnica, sem verificação do sistema eletrico e itens obrigatorios.......
Obrigado pela dica. Os amigos estão informando que os valores para mudança de Gasolina para Diesel, gira em torno de R$ 600,00.
Como terei que fazer essa mudança também, tenho que ver com os despachantes como eu devo proceder.
Dúvida:
- Levo para fazer a inspeção no InMetro da forma que está, ou seja, a gasolina, e depois eu faço a modificação ou eu modifico para diesel e levo para fazer a inspeção.
Na Camper eles mencionam em algum campo a palavra 4x4? Sendo que atualmente ela é 4x2.
Os amigos poderiam postar os telefones dos Despachantes que vocês utilizaram para que eu possa fazer o contato e eliminar essas dúvidas?
Abs,
Rubens
XAVIER S4T
16/11/2010, 14:30
Numeração de motor, ou veículos com emendas (soldas) e documentos enrolados!!! DESPACHANTE neles!
Garruchos
15/12/2010, 20:43
eu fiz também uma pesquisa aqui na minha cidade e o que implica é os 10%, a solução para mim que quer colocar um motor de S10 no meu CJ5 é legalizalo em Santa Catarina, lá essa lei não entrou em vigor.
Mas só uma coisa : Tem um motor de ASTRA 2.0 Diesel no mercado livre e outros sites, ele apresenta 100cv, passou somente 1cv, será que esse motor passa no detran e será que é bom para jeep?
olá amigos
então em são paulo a pessoa só pode trocar de motor por outro e este motor só pode ser 10% mais potente? e se a pessoa não regularizar o motor e a troca de motor? será que em uma blitz a policia vai querer ver o motor?
obrigado
Martin Melcop
17/12/2010, 11:04
eu fiz também uma pesquisa aqui na minha cidade e o que implica é os 10%, a solução para mim que quer colocar um motor de S10 no meu CJ5 é legalizalo em Santa Catarina, lá essa lei não entrou em vigor.
Mas só uma coisa : Tem um motor de ASTRA 2.0 Diesel no mercado livre e outros sites, ele apresenta 100cv, passou somente 1cv, será que esse motor passa no detran e será que é bom para jeep?
Tem algo estranho que este astra ai, pela legislação corrente carro de passeio não pode ter motor diesel.
Só pode ter diesel veículo que carrega 1 TON de carga e/ou que tenha caixa redutora.
Nada de errado nao, deve ser escrape da fabrica.
Pra quem nao sabe a GM do Brasil monta astra a diesel sim, mas somente para exportacao.
Com certeza trata-se de um motor desses. Mas pense bem, sera que é facil conseguir pecas pra ele aqui no mercado brasileiro?
Martin Melcop
17/12/2010, 11:43
O que estou querendo dizer é que o DETRAN não pode pela regra emplacar este carro. vide a legislação vigente
Mas ele nao quer emplacar o carro, ele quer é usar o motor pra colocar no Jeep, o carro é escrape de fabrica, com certeza nao tem docs
Garruchos
17/12/2010, 14:48
Tem algo estranho que este astra ai, pela legislação corrente carro de passeio não pode ter motor diesel.
Só pode ter diesel veículo que carrega 1 TON de carga e/ou que tenha caixa redutora.
Eu não sei muita coisa sobre isso, mas o Brasil não produz uma cota de carros e vende na Argentina? lá o diesel é permitido, ou será que esse motor não deveria vir de um carro Argentino que foi apreendido e colocado em leilão aqui no Brasil?
Minha opinião..
Na verdade, não tem o carro, é só o motor, eu olhei o anuncio.
Aqui na minha região tem muito motor de golf TDI (turbo diesel intercooler), as saveiros e pampas que tem, andam bem! (são da época que podia emplacar a diesel, que foi até 1984)
Esse motor deve ser destinado ao Uruguai ou Argentina, pois lá até o Uno é a diesel.
Abraços.
Kim.
Galo Xucro
30/01/2011, 22:39
Tenho um BF 3000 de 110 CV na minha Rural, será que posso colocar um motor de até 121 CV, regularizar no Detran e depois trocar de novo por um motor de até 133 CV, regularizar e trocar de novo por um de 146e assim por diante ?
Ou seria mais fácil procurar o kit de carburação dupla do BF 3000 que tinha no Itamaraty e nem lembrar do Detran ?
Sabem como saber se o motor está registrado em algum carro ou não, para poder comprar sem problemas?
Em posse do número dele, aonde posso conseguir essa informação? É rápido?
Obrigado a quem puder ajudar!
Ressuscitando o tópico.
Alguém sabe se essa lei anda pegando mesmo pelo nosso pais? Já surgiu alguma mudança ou brecha maior na lei pra gente poder legalizar os motores adaptados em nossos jeeps? Pergunto pois estou querendo colocar o motor da S10 em meu jeep, e já me informei com um agente do Detran que isto está valendo por aqui. Alguém tem alguma novidade?
Ressuscitando o tópico.
Alguém sabe se essa lei anda pegando mesmo pelo nosso pais? Já surgiu alguma mudança ou brecha maior na lei pra gente poder legalizar os motores adaptados em nossos jeeps? Pergunto pois estou querendo colocar o motor da S10 em meu jeep, e já me informei com um agente do Detran que isto está valendo por aqui. Alguém tem alguma novidade?
Pelo que foi falado aqui pode sim trocar.
[]´s
Marcelo Cunha
11/01/2012, 22:48
A lei foi modificada ou não está sendo cobrada?
jfwebber
18/01/2012, 14:11
Marcelo.
Ando querendo aposentar o BF 161 de 90 HP e pelo que me informei com alguns despachantes aqui no sul (Porto Alegre em especial) eles andam olhando pelo número do motor os HPs de fábrica e andam complicando bastante. O comentário é que é mais fácil passar para diesel que trocar por um motor com mais de 10% de potência.
Dureza.
Em virtude de casos como os citados neste e em outros tópicos, criei o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/100435-central-de-legislacao-de-transito-e-procedimentos-correlatos.html#post1612122 . Vamos participar! Um abraço a todos.
Raphael
Marcelo Cunha
20/01/2012, 21:38
Marcelo.
Ando querendo aposentar o BF 161 de 90 HP e pelo que me informei com alguns despachantes aqui no sul (Porto Alegre em especial) eles andam olhando pelo número do motor os HPs de fábrica e andam complicando bastante. O comentário é que é mais fácil passar para diesel que trocar por um motor com mais de 10% de potência.
Dureza.
Pois é jfwebber, o meu cj tá com um 4.9i instalado no capricho, e esbarrou na legislação.
Hoje vi aqui em Porto Alegre um fusca q não tinha nenhum item de segurança funcionando, circulando em plena zona sul, a falta de critérios é surpreendente.
:farted::farted:
jfwebber
16/02/2012, 11:59
Prezados.
E para simplesmente "alterar a potência sem alterar o motor" alguém já fez?
Posso "legalmente" alterar a potência do BF para 120HP? nem que seja só para o teste e para colocar no documento aí já estarei com 12h mesmo e poderei trocar por um motor mais moderno....
Alguém jé fez? Será que é possível?
Saudações
zenzen 4x4
16/02/2012, 14:02
Tô com o mesmo problema na minha F75.O BF161 ta Fraquinhooooo....,tô até pensando em colocar um Turbo,mas falta saber se alguém já fez esta c#%&a.Já providenciei até um coletor usado para fazer o flange para colocar o turbo.Serviço simples,mas gostaria de trocar idéias com alguém que fez.
diogo ludovico
16/02/2012, 18:46
Troquei o motor do meu samuka, dos 69Cv originais foi para um GM 2.0 de 140, no Doc mudou a numeração do motor, mas continua "69CV"
Já tentaram mudar o motor e continuar com a "cavalaria original" no doc??
jfwebber
17/02/2012, 09:30
Diogo.
Aqui no sul o pessoal do DETRAN tá complicando.
Se eu conseguisse isto que vc conseguiu para mim seria o ideal (inclusive com este mesmo motor), ou seja não me importa o número de CVs no documento e sim embaixo do capô.
Aqui se eu comprar um motor de 140cv e pedir para colocar no JEEP o detran não autoriza eles identificam o nº de CVs pelo registro do motor e dizem que não posso instalar pq ultrapassa os 10% de aumento da Por(c)taria do DETRAN. (Malditos burocratas do PT).
Por isto pensei em "aumentar" os CVs do BF (nem que seja só num laudo - papel aceita tudo) alterar o documento e depois trocar de motor.
Alguém do sul com esta dificuldade já pensou nisto?
Abraço.
georgevalle
17/02/2012, 09:56
Esta semana li num post aqui do forum mesmo (não lembro mais qual se não me engano na sessão dos jeep's) sobre uma brecha na lei, parece que a lei é clara na questão do aumento da potencia do motor (turbinar por ex.) mas permite a troca do motor e é claro com outra potencia desde que especificado na nota do motor, ainda postaram um video do caldeirão o LH que trocaram o motor de um chevete colocaram um 6 caneco nele e o Luciano ainda comenta sobre a troca o dono sonhava com motor turbinado mas a legislação não permite mais que 10% mas permite a troca, acredito que o caminho é por aí.
fabiano carraro
17/02/2012, 12:44
olá pessoas .....Bom estou terminando a instalaçao de um motor AP 2.0 em meu vitara ...e fui ao DETRAN,depois ao TECPAR,e mais adiante na MG VISTORIAS....do lado da oficina kkkkkkk
e todos cantaram a mesma musica,afirmando o seguinte:
TROCAR O MOTOR DO CARRO PODE,mas sobre as seguintes circunstancias:
1°) o MOTOR deve possuir PROCEDENCIA,seja ela atraves de nota fiscal,ou carta registrada em cartório.
se o motor for de desmanche(PESSOA JURÍDICA) a nota fiscal DEVE comprovar que o mesmo foi retirado de veiculo baixado, e esta informaçao consta no detran...portanto já esta livre pra ser recadastrado,pois o desmanche possui um documento de baixa e portanto pode emitir uma nota.
outra consideraçao é que, VOCE PODE BAIXAR SOMENTE O MOTOR e continuar com o veiculo ativo.
MAS NAO PODE BAIXAR O VEICULO E MANTER O MOTOR,ISTO É OBVIO.
agora se o motor for de pessoa FISÍCA,cidadao comum sem nota fiscal?
SOMENTE O PROPRIETARIO QUE CONSTAR NO RECIBO PODERÁ DAR PROCEDENCIA DO MESMO....ou seja,ele vai a um cartório e registra uma carta com sua assinatura por VERDADEIRA.
Nesta carta deve constar todos os dados do veiculo do qual esta sendo retirado o motor,e os dados pessoais como cpf,rg,endereço...do dono do motor/veiculo.
QUEM ESTIVER com esta carta registrada,PODE IR ao detran e pedir por troca de motor,pagar as taxas,e levar o seu carro com este motor instalado a uma empresa especializada em vistorias,pagar a vistoria,pegar o laudo e esperar,em média 20 dias pelo novo documento,pois ele ja foi enviado ao mesmo tempo ao DETRAN tembem.
que já estará providenciando a nova documentaçao.
ok.
motor trocado e legalizado dentro das normas da lei e da engenharia.
AGORA a parte da potencia....
1°)olhe no numero do renavam,e veja quantos HP ele possui de fabrica,pronto ,voce poderá colocar um motor ou repotencializar o proprio 10% a mais...unicamente e exclusivamente isto.
NAO IMPORTA DE QUE FORMA,seja através de maior aspiraçao natural,ou por artificio de compressores,TURBO/BLOWER/NITRO...ou o kct a 4...
aq NAO VEM AO CASO AS BRECHAS NO SISTEMA,POIS A LINGUA PORTUGUESA É RIQUISSIMA E PERMITE DIVERSAS INTERPRETAÇOES,E TAO POUCO A CAPACIDADE DO CIDADAO EM SER DESONESTO ...É LEI E COMO TAL DEVE SER O MAIS AMPLA POSSIVEL ,MAS PODE SER REVISTA E APERTADA A QUALQUER MOMENTO ,SE NECESSARIO FOR....e malandros com chave 13mm e allen, arroxando parafuzinhos sao a parte fraca do jogo,portanto.....nao baguncem o coreto.
resumindo:
O QUE NAO PODE SEGUNDO OS ENGENHEIROS É ULTRAPASSAR A CAPACIDADE DE SEGURANÇA DO VEICULO.
O QUE NAO PODE SEGUNDO OS POLITÍCOS É FAZER ALGO QUE ELES NAO CONSIGAM ENTENDER e muito menos explicar DEPOIS DE ouvirem 1/2 HORA DE EXPLICAÇOES!!!!
mudança de combustivel...tem legislaçao propria pois envolve imposto.
protótipos,ou cati....exige projeto antecipado!!!
resumindo:Va, arrume um motor com nota de sua preferencia que possua o maximo de cvs permitidos,com procedencia honesta é claro,instale com capricho e dedicaçao,pague os impostos e taxas devidos,e va andar com algo seguro em seu veiculo.
OBS:A POTENCIA DE UM MOTOR É PESQUISADA ATRAVÉS DE SEU NUMERO DE BLOCO....ou seja willis hurricane ...90cv+10%=99 apenas....opala 6cc série S,177CV ,mais 10 %.....esquece seu dok provavelmente nao permite.
simples assim.
entao ,fui com meus 149hp no documento do meu vitara v-6......kkkkkkkkkkkkk
jfwebber
20/02/2012, 10:01
Fabiano.
"resumindo:Va, arrume um motor com nota de sua preferencia que possua o maximo de cvs permitidos,com procedencia honesta é claro,instale com capricho e dedicaçao,pague os impostos e taxas devidos,e va andar com algo seguro em seu veiculo."
Nenhuma novidade.
Quanto ao "algo seguro" discordo. O BF161 tem só 90hps e se colocarmos um motor mais moderno com 120/130hps não quer dizer que a viatura ficará "insegura" até porque normalmente uma das primeras melhorias são freios a disco, servo freio e direção hidráulica. Um Vitara cm 149Hps é seguro? Meu Jipe com um motor mais moderno que o BF mas com 120Hps também será.
De qualquer sorte obrigado pelo post e pelas informações.
Quanto aos impostos e taxas também nenhuma novidade, muito pelo contrário.
Vou me informar no DETRAN aqui do RS e se encrecar - o que é quase certo - vou tentar bolar alguma medida judicial até porque uma "resolução" é apenas uma regra administrativa e não LEI. E somente a LEI obriga.
Abraço.
fabiano carraro
20/02/2012, 11:28
jfwebber......
Um Vitara cm 149Hps é seguro?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/95701-projeto-zuki-expedition.html
este é.....rsrsrsrrs
:pipoca:
diogo ludovico
22/02/2012, 11:40
Dando um pitaco para argumentação dos mais experientes....
Que a questão da segurança do veiculo é valida, ok, mas a questão é, por exemplo o samurai: Motor Original 69cv + 10% = 75,9CV. Torque original 10kgf. Neste caso, se fosse trocar o motor 1.3 original, teria que colocar um 1.0!!! porque os 1.4 ou 1.3 atuais já ultrapassam os 10% a mais de potencia!!
Como proceder nos willys, cujo CV é baixo mas o torque é alto?? alguns motores 1.0 já estão proximo dos 90CV e 99CV é pouco para qualquer motor 1.6 da vida, mas mesmo um 2.0 tem o torque baixo comparado com os originais BF assim não seria possivel usar o torque como argumentação em uma possivel ação??
Meu Samuka hoje está com um motor 2.0 do astra, 140 CV no alcool e 19kgf de torque, o motor BF 161 tem "só" 90 cv e 18,67kg de torque!!!, ou seja praticamente o mesmo torque do motor GM 2.0!
Assim, presumindo a manutenção do desempenho, trocar um BF161 por qualquer motor inferior a 18,67 kg de torque seria perder desempenho e "segurança", então qual motor com 99CV teria este torque, para que se possa seguir a legislação?
Hoje o motor 1.4 da GM já tem 102 CV no alcool, porem só 13,5 KGf de torque, ou seja a legislação argumenta a manutenção dos valores "originais" do projeto, alguém já tentou usar o torque como argumento?? já que para se manter o torque original do BF só com um 2.0 da vida....
Walter da Camper
22/02/2012, 15:09
O problema é que existe um abismo de ignorância entre a questão burrocrática e a realidade técnica.
A Lei é feita sem critério técnico e a autoridade ao interpretá-la, ou segue ao pé da letra, ou adota a interpretação mais desfavorável possível.
Duvido que alguma otoridade de trânsito saiba o que significa torque. Se a lei fala em potência eles só vão olhar a potência sem dar bola para sua argumentação técnica, por mais pertinente que seja.
A algum tempo atrás, quando eu pensava em mudar meu jipe para diesel, fui consultar uma otoridade, com base na lei que autoriza a conversão de jipes, mas foi negado por não constar jipe no documento. Enquanto isso, no mundo real, qualquer um que tenha 10% dos neurônios funcionado olha para o carro e entende de imediato que se trata de um jipe.
Quanto à troca de motor, eventualmente, numa ação judicial, se der sorte de cair num Juíz com bom senso, ele irá nomear um perito em mecânica para dar um parecer que poderá ser favorável. O problema é ter que arcar com uns 2000 dinheiros de honorários periciais (fora o adv), esperar alguns anos pela sentença e ainda correr o risco de ter recurso e a sentença ser reformada pelos desembargadores com base no texto da lei (a potência, pura e simplesmente).
Na minha opinião a única forma legal de resolver essa e outras questões é criar algum tipo de associação, de preferência em conjunto com o pessoal que curte carros antigos e hot-rods (muito em moda hoje em dia) e fazer lobby para alterar a legislação criando exceções que permitam que os veículos "especiais" continuem rodando.
jfwebber
23/02/2012, 10:19
Walter/Diogo.
"Faço minhas as suas palavras". Voces pegaram exatamente o problema e a injustiça cometida pelos DETRANS.
Meu Jeep é mais seguro que muitos tempras, corsas, renaults, escorts e gol que andam por aí.
Veja a incongruência se eu colocar um motor a diesel não importa o número de HPs.
Só no Brasil mesmo.
Sou advogado vou pequisar e pensar em algo. Se der certo....
Abraço.
Marcelo Cunha
28/02/2012, 20:16
Walter a idéia da associação é excelente, unir forças e formar opinião.
É mais fácil até mesmo para acessar uma autoridade com 10% de neurônios funcionando, que tenha um jipe ou ambos.
Formando associação, poderemos divulgar também o nome de todos deputados que votaram nesta lei absurda e fazer barulho. Que tem nome tem medo.:twisted:
jfwebber
29/02/2012, 09:28
Marcelo/Walter.
Grande idéia. Seria a melhor forma de dar um jeito nisto. A assosciação tem mais força e impacto que um cidadão "solitário".
Outra alteranativa seai se alguém conhecer um deputado (de preferência jipeiro) que possa alterar e lei ou os "desmandos" do CONTRAM/DETRAN acho que seria a forma de resover para quem tem jipe.
So temos que estar atentos para que a idéia não se torne com aquela fábula onde os ratos queriam colocar um gizo no pescoço do gato para não serem mais apenhados....
(ótima idéia, mas, quem vai ter coregem de fazer??!!)
Abraço.
Webber
Walter a idéia da associação é excelente, unir forças e formar opinião.
É mais fácil até mesmo para acessar uma autoridade com 10% de neurônios funcionando, que tenha um jipe ou ambos.
Formando associação, poderemos divulgar também o nome de todos deputados que votaram nesta lei absurda e fazer barulho. Que tem nome tem medo.:twisted:
robson010203
02/03/2012, 21:27
botando lenha na fogueira: tirei o motor HSD da minha f1000 e coloquei um MWM 229 TDEC4 mais intercooler e lift de 3" entrei com um pedido de regularizçao do nº do motor, na quarta feira fiz a vistoria, o vistoriador olhou o nº do chassi e do motor, comparou com o decalque (retirado pelo despachante) e disse que estava tudo bem, e pediu para aguardar a documentaçao sair, achei muito fácil mas estou no aguardo
robson010203
09/03/2012, 20:40
ALL! depois de pagar algumas multas e aguardar a baixa das mesmas no sistema, finalmente saiu o documento da f1000, "novo" motor cadastrado no veiculo. Lembrando que fiz transferencia interesdadual.
custos:
1º registro no estado (veiculo usado): R$204,?? nao me lembro dos centavos! kkkkk
taxa de relacraçao (troca da tarjeta) :R$70,?? a mesma coisa.
inclusao do numero do motor no veiculo:R$0000,00
conclusão: sempre tem uma brecha para se fazer as coisas no Brasil, se não pagar, não pode nada
Rodrigo Baratti
01/04/2012, 17:33
Pessoal,
O docimento do meu jeep está com a potencia em branco e tb não tem o numero do motor cadastrado.
Como fica nesse caso? Coloco qualquer motor com procedencia e pronto?!?!
[]'s
hercilio.neto
01/04/2012, 21:23
Pessoal,
O docimento do meu jeep está com a potencia em branco e tb não tem o numero do motor cadastrado.
Como fica nesse caso? Coloco qualquer motor com procedencia e pronto?!?!
[]'s
É isso mesmo. Se tiver a nota fiscal do motor com a baixa é só requerer a inclusão da numeração no documento, o despachante faz isso para voce.
Rodrigo Baratti
02/04/2012, 07:43
O despachante vai ter trabalho, preciso regularizar o CONTROLAR também.
Abs
hercilio.neto
02/04/2012, 19:35
O despachante vai ter trabalho, preciso regularizar o CONTROLAR também.
Abs
Rodrigo,
Controlar não é só na Capital?
Jundiaí também tem Controlar?
Rodrigo Baratti
03/04/2012, 10:39
Hercilio,
Jundiaí ainda não.
O jeep está cadastrado na Capital e assim que andar vou transferir para Jundiaí ou Caragua (meu pai mora lá), mas já tem vencidos 2 anos de vistoria.
Por outro lado ele acabou de ser isento do Controlar (abaixo de 1965), não sei como vão ficar os anos atrasados, nem o Detran sabe!!
Se tivesse tempo ia atras de tudo isso, no Detran de SP dá pra fazer tudo sozinho, só preciso meter a cara e ter tempo.
[]'s
hercilio.neto
03/04/2012, 23:54
Uma perguntinha meio off-topic:
Os veículos fabricados em 1992 já ficaram isentos de IPVA este ano? (licenciados em SP)
Pergunto isso porque o meu jipe é 93. Só pra saber se ano que vem eu já estou livre.
Para constar o IPVA deste ano foi R$ 1.191,32.
Walter da Camper
04/04/2012, 00:06
Prepare-se para pagar o último em 2013.
O meu é 92 e paguei esse ano.
Marcelo Cunha
01/05/2012, 20:40
Alguém já pensou em remarcar o bloco?
Uma perguntinha meio off-topic:
Os veículos fabricados em 1992 já ficaram isentos de IPVA este ano? (licenciados em SP)
Pergunto isso porque o meu jipe é 93. Só pra saber se ano que vem eu já estou livre.
Para constar o IPVA deste ano foi R$ 1.191,32.
Opa Hercilio!
2013 ainda terá que efetuar o pagamento, 2014, isento!!!!!
O meu é 87, estou livre!
Só o seguro obrigatório.
Abraços.
Kim.
ricardoslima
03/05/2012, 02:26
É isso ai, depois de 20 anos o veiculo fica isento do ipva, somente o seguro obrigatório mesmo.
Enquanto a troca do motor, tem que ter autorização prévia do detran e depois da troca fazer a vistoria para ver se esta de acordo com as normar do INMETRO, no site do Detran do seu estado tem aonde pode ser feita esse vistoria.
E outra curiosidade, mudar o veiculo a gasolina ou alcool para diesel somente se for uma camionete ou jioe 4x4. Tamo tranquilo nesse quisito pelo menos hehehe
Rodrigo Baratti
04/05/2012, 09:43
E outra curiosidade, mudar o veiculo a gasolina ou alcool para diesel somente se for uma camionete ou jioe 4x4. Tamo tranquilo nesse quisito pelo menos hehehe
Fiz essa pergunta ontem pra um vendendor de caminhonetes e ele me informou que 4x2 somente acima de 1.000 kg de capacidade de carga pode passar pra diesel, portanto (4x2) Ranger, S10,....ficam de fora.
Alguem pode confirmar essa informação?
[]'s
leobnaval
04/05/2012, 10:58
Fiz essa pergunta ontem pra um vendendor de caminhonetes e ele me informou que 4x2 somente acima de 1.000 kg de capacidade de carga pode passar pra diesel, portanto (4x2) Ranger, S10,....ficam de fora.
Alguem pode confirmar essa informação?
[]'s
Exatamente, para ter motorização diesel, somente veículos que carreguem acima de 1 ton. ou tenha sistema de tração 4x4 com redução.
[]s
marcelbs007
11/05/2012, 10:37
Pessoal, tenho um caso que vou desmanchar um carro e baixar a documentação. Posso usar a mecanica dela em outro carro ?
abs
leobnaval
11/05/2012, 15:55
Pessoal, tenho um caso que vou desmanchar um carro e baixar a documentação. Posso usar a mecanica dela em outro carro ?
abs
Se a documentação estiver em dia e a numeração tudo certo (é o requisito para dar baixa no doc.), poderá usar a mecânica em outro veículo sim.
De qualquer forma consulte algum despachante, ciretran ou detran.
[]s
alguem poderia ler e comemtar PORTARIA DENATRAN 1207/10 e RESOLUCAO CONTRAN 397/11
guilhermeabreu
07/06/2012, 00:07
AMIGOS
Tenho visto aqui o pessoal reclamando da burocracia e dificuldades em transforamr o JIPE ou outro 4x4 qualquer de motorização de gasolina/álcool para díesel .
Relatei que no meu caso demorou 30 dias tudo , até chegar o verdinho legalizado para díesel . Mas a legislação mudou e agroa não é feito mais aqui , tem que ír para a capital .
Mas encontrei um amigo aqui que esta tb tendo dificuldades de legalizar o jipe dele , ele fez todo o procedimento direto no DENATRAN , DETRAN e empacou não sai do lugar , ísto SIMPLESMENTE PQ ELE COLOCOU O MOTOR MWM 2.8 NO CJ5 CUJO MOTOR ERA A GASOLINA COM 90HP E O MWM 2.8 132 HP , só que a legislação DIZ que qdo fizer a troca de motor não pode exceder em 10% da potencia do motor original .
E o cara lá no Rio de Janeiro falou para ele que a única maneira dele conseguir legalizar é LEVAR UM DOCUMENTO QUE SE CHAMA " CAT " ( Certidão de Acervo Técnico ) que tb tem o nome de : CERTIDÃO DE ADEQUAÇÃO A LEGISLAÇÃO DE TRANSITO - CAT Nº : 0105/02 .
Só de posse desta CERTIDÃO que ele pode andar com o processo e legalizar a mudança de combustível .
TALVEZ ESTE TENHA SIDO O PROBLEMA DE TODOS VCS E OS CARAS NÃO INFORMAM DA MANEIRA CORRETA .
ESPERO TER AJUDADO EM ALGUMA COISA .
Só que ninguem aqui sabe que EMPRESA TEM AUTORIZAÇÃO PELO DENATRAN PARA EMITIR ESTE " CAT " .
Resumindo ficou tudo como dantes , ELE ENROLADO COM A LEGALIZAÇÃO DO JIPE DELE .
jipeirodesdepequeno
07/06/2012, 01:09
Exatamente, para ter motorização diesel, somente veículos que carreguem acima de 1 ton. ou tenha sistema de tração 4x4 com redução.
[]s
Cada lugar é diferente... aqui no detran da minha cidade dizem que para mudar pra diesel nos doc tem que constar como "utilitario" (jeeps mais antigos) e não automovel, essa de 4x4 com redução não vale... complicado...
[]'s
leobnaval
07/06/2012, 13:03
Cada lugar é diferente... aqui no detran da minha cidade dizem que para mudar pra diesel nos doc tem que constar como "utilitario" (jeeps mais antigos) e não automovel, essa de 4x4 com redução não vale... complicado...
[]'s
Amigo isso é válido no Brasil, pois a legislação é nacional e não municipal ou estadual, portanto é possivel realizar isso em todo o Brasil, veja a matéria a seguir:
Alteração do Combustível do Veículo para Diesel
Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.
Portaria - 23, de 6 de junho de 1994.
Diretor do Departamento Nacional de Combustível (DNC) do Ministério de Minas e Energia, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 12 do Decreto n.º 507, de 23 abril de 1992.
2. Para os fins desta portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg.
3. Excetuam-se os veículos automotores denominados jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.
4. Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a portaria já citada.
Procedimento:
Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).
Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.
Montar processo de transferência (ver transferência).
Vistoria do veículo.
Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).
Obs.: É importante que, efetuada a modificação do combustível do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Fonte:Detran e Alteração de Combustível do Veículo para Diesel (http://www.detran-br.com.br/detran-e-alteracao-de-combustivel-do-veiculo-para-diesel.html)
PORTARIA Nº 127 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008
Estabelece procedimento adicional à concessão de código marca/modelo/versão a veículos classificados na espécie misto, tipo utilitário, carroçaria jipe, com motores movidos a diesel. continuação da matéria no link:
http://www.denatran.gov.br/download/Portarias/2008/PORTARIA_DENATRAN_127_08.pdf
Site com dica para legalizar jipe a diesel: ..:: Jeep Club Lages ::.. (http://www.jeepclublages.com.br/dica/exibir/id/3)
Reportagem discutindo a legislação de motores diesel: VRUM - Notícias: Motores a diesel - Denatran vai reavaliar decisão (http://jornaldotocantins.vrum.com.br/app/301,19/2008/07/23/interna_noticias,27301/index.shtml)
[]s
Walter da Camper
08/06/2012, 08:47
Realmente a lei é válida em todo o Brasil, mas cada "otoridade" municipal faz a interpretação do jeito que quer. Daí surgem os absurdos.
A solução: Mandado de Segurança. Mas tem que torcer para que o Juiz tenha uma interpretação favorável.
Isso é o resultado de Leis mal redigidas e que dão margem a vários entendimentos diferentes.
As pessas que fazem leis (jogadores de futebol, artistas, banqueiros de bicho, sacerdotes, etc...) não tem lá muito conhecimentos técnico. Assim como as autoridades de trânsito e Juizes.
Marcelo Cunha
15/06/2012, 22:48
Pena q quem faz as leis não seja Jipeiro.
Rodrigo Baratti
16/06/2012, 07:51
realmente cada lugar é de um jeito.
Comprei um F1000 a gasolina para colocar mecanica diesel 4x4.
Em Limeira e Jundiai os despachantes já falaram que o delegado não dá autorização prévia, para jeep tudo bem sem problemas, mas para pickup não.
Um deles até comentou, sei que tá na lei que veiculos acima de 1 t de carga.....mas não posso me indispor com o delega, é meu ganha pão.
Estou tentando na capital agora, sorte minha que tenho algumas opções de municipios para emplacar.
[]`s
junior888
16/06/2012, 12:08
Opa, tudo certo??
Tenho uma toyota bandeirante, motor OM-364 (709) turbo, tudo certo no documento, estou pensando em trocar o caracol quente da turbina para dar mais pressão, e pretendo intercoolar ela, alguem sabe me dizer se tenho que documentar ela de novo??
Trocando o caracol da turbina, acho que nao tem problema (embora mude a cavalaria), mas o intercooler tem que constar no documento?
Obs: Sou do RS.
leobnaval
16/06/2012, 13:11
Opa, tudo certo??
Tenho uma toyota bandeirante, motor OM-364 (709) turbo, tudo certo no documento, estou pensando em trocar o caracol quente da turbina para dar mais pressão, e pretendo intercoolar ela, alguem sabe me dizer se tenho que documentar ela de novo??
Trocando o caracol da turbina, acho que nao tem problema (embora mude a cavalaria), mas o intercooler tem que constar no documento?
Obs: Sou do RS.
Amigo pode trocar turbina e colocar o intercooler que quiser que não terá problema algum, pois embora você esteja aumentando a potência, os policiais não tem como aferir estes dados.
O importante é constar que possui a turbina, como já consta isso no documento, você pode alterar a vontade.
Abraços
guilhermeabreu
16/06/2012, 17:35
Aqui na minha região a dificuldade é como de todos aqueles que querem mudar de combustível para díesel ou trocar de motor , o problema é a potencia do motor que não poder ser maior do que 10% da potencia do motor anterior como já falei .
E aqui depois que o carro já esteja documentado , NINGUEM AQUI FICA OLHANDO SE TEM TURBINA , INTERCOOLER OU NÃO , O QUE IMPORTA É O DOCUMENTO , E NO DOCUMENTO DE NENHUM CARRO TEM SE ELE É TURBINADO OU INTERCOOLADO , se vc ver nos carros 0K , em nenhum deles no verdinho tem se ele é turbinado ou não , LOGO :
Vc pode trocar de turbina , colocar intercooler que não terá problema .
junior888
16/06/2012, 19:43
Blz... é, dificilmente eles olham essas coisas, mas é bom ter tudo certinho, a turbina, eu imaginava que nao tinha problema em trocar o caracol, mas o intercooler eu nao sabia mesmo, obrigado gente.
Abraço
Douglas Souza
20/06/2012, 10:58
Aqui e minha cidade um rapaz trucou uma rural e deixou 6X6 e passou para diesel mwm e está legalizada, tudo feito este ano. Procura ele no forum. Procura rural 6X6.
Marcelo Cunha
15/10/2013, 22:09
Blz... é, dificilmente eles olham essas coisas, mas é bom ter tudo certinho, a turbina, eu imaginava que nao tinha problema em trocar o caracol, mas o intercooler eu nao sabia mesmo, obrigado gente.
Abraço
Boa noite Junior888, vão conferir no máximo a numeração do bloco; então beleza.
A lei é falha até neste sentido. Sorte sua, boa sorte
O artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro é claro sobre a alteração de características do veículo. Na prática existe um costume por parte das autoridades em não ser muito criterioso neste quesito em relação a determinados componentes. É mais comum alterar suspensão, cor, pneus, etc. Em veículos diesel, por ser muito comum, não se verifica questão de turbina, mas à gasolina sim. Quero dizer que turbina em veículo à gasolina - inclusive carros de passeio - é exceção mesmo. Mas olhar tamanho de caracol, intercooler, etc. Não se olha mesmo! Tudo depende do agente que está fiscalizando, se será ou não muito criterioso. De qualquer forma, praticamente qualquer alteração no veículo pode ser enquadrada naquele artigo 230, inciso VII do CTB. Saudações
Walter da Camper
16/10/2013, 10:30
O despreparo dos agentes gera uma situação de caos total em relação a qualquer questão técnica em veículos.
Na prática cada Detran, e até mesmo cada agente/autoridade, procede de uma forma diferente.
Na maioria das vezes, apenas conferem se a numeração do motor bate com o documento.
Se houver alguma modificação que chame muito a atenção (turbina no motor à gasolina, excesso de altura, etc...) o veículo poderá ser enquadrado no artigo 230 do CTB.
Por outro lado, há casos em que implicam até com o que não existe, como ocorre nas inspeções ambientais. Já ouví falar de Troller reprovado no Controlar-SP porque tinha silicone vedando o snorkel e isso foi considerado gambiarra pelo vistoriador.
Brasil, sil, sil, sil...
Desenterrando os ossos (pq defunto nem existe mais)........Marcelo, tu conseguiu resolver a pendenga?
Eu tô querendo/analisando a possibilidade de colocar no meu gv 2.0 que tem 128cv de potência o motor da s10 flex que tem 141cv na gasolina e 147cv no álcool, logo ultrapassando o limite de potência para alteração em 15%.
Meu GV, que é um 4x4, com reduzida consta no documento como PASSEIO!
Consultei um primo que trabalha no detran e o mesmo informou que eu preciso de um laudo do inmetro e um laudo doCAT, documento indispensável para pré-cadastro de veículos fabricados e ou transformados no Sistema Nacional de Trânsito para fins de licenciamento. (acho que isso, mas não lembro bem se realmente foi esta a sigla.)
Agora que achei o motor pertinho de mim fiquei instigado, pois antes, teria pensado no motor 2.0 flex com 133cv na gasolina e 140 no alcool que estaria dentro dos 10% permitido. Mas tenho pra mim que por se tratar de um 4x4 a lei não se aplicaria ou deixaria a brexa....Seria eu apenas mais um iludido???
Alguém tem notícias de que como que anda a legislação hoje, se consigo efetuar a alteração sem maiores broncaS???
Amigo, não há qualquer problema. Você não está alterando o motor para diesel e sim mantendo ele à gasolina ou no máximo trocando por álcool. Se você quiser menos dor de cabeça, pegue a nota fiscal do motor declarando que ele tem a potência idêntica a do seu motor e o mesmo combustível. Dessa forma não precisará nem de laudo do inmetro. Apenas uma vistoria para conferir e trocar a numeração do motor. Apesar dele ser flex, apenas não constará tal informação no CRLV, assim como sua potência. Abraço!
Rodrigo Baratti
10/12/2014, 20:48
Troquei o motor da F1000 de gasolina pra diesel e ninguem perguntou nada de potencia, que alias não estava declarado na nf.
No documento continuo com a mesma potencia anterior.
Ciretran é tudo bagunçado, cada uma faz de um jeito.
[]'s
Caros!
Estou afastado a algum tempo deste espaço, porém, ainda lembro de algumas informações.
Tenho a impressão que a porcentagem de potência foi revogada, pode aumentar ou diminuir sem problemas.
MAIS VERIFIQUEM ESSA INFORMAÇÃO.
Att.
Gentil.
Caros!
Estou afastado a algum tempo deste espaço, porém, ainda lembro de algumas informações.
Tenho a impressão que a porcentagem de potência foi revogada, pode aumentar ou diminuir sem problemas.
MAIS VERIFIQUEM ESSA INFORMAÇÃO.
Att.
Gentil.
Olá Gentil, aqui em Alagoas pelo menos continua na mesma. Consultei o Detran da minha região aqui, através de um primo que acionou logo o perito pra saber sobre isso ae e a informação passada foi a dos dois certificados (SENAI e um tal de CAT que certifica a segurança do veículo que só conseguiria em Recife-PE). O que limitava a questão do motor era a lei, só que com as empresas de certificação a lei é quebrada. Só que o medo são as exigências que por ventura venham a inviabilizar, ou complicar mais o processo.
A verdade é uma só, quem tem medo de cagar não come. Caso eu opte mesmo em aumentar a potência além dos 10% "permitido" chegando aos 15% penso em guardar o bloco do motor para uma eventual venda conseguindo assim a transferência burlando totalmente os trâmites, isso claro, se der muita bronca na pericia do carro.
Sendo que o importante é a consciência de manter o veículo sempre em dias com manutenção de suspensão e freios para que um dia não venha a acontecer um acidente devido a essa substituição.
[ ]´s
Marcelo Cunha
04/02/2015, 21:41
Desenterrando os ossos (pq defunto nem existe mais)........Marcelo, tu conseguiu resolver a pendenga?
Eu tô querendo/analisando a possibilidade de colocar no meu gv 2.0 que tem 128cv de potência o motor da s10 flex que tem 141cv na gasolina e 147cv no álcool, logo ultrapassando o limite de potência para alteração em 15%.
Meu GV, que é um 4x4, com reduzida consta no documento como PASSEIO!
Consultei um primo que trabalha no detran e o mesmo informou que eu preciso de um laudo do inmetro e um laudo doCAT, documento indispensável para pré-cadastro de veículos fabricados e ou transformados no Sistema Nacional de Trânsito para fins de licenciamento. (acho que isso, mas não lembro bem se realmente foi esta a sigla.)
Agora que achei o motor pertinho de mim fiquei instigado, pois antes, teria pensado no motor 2.0 flex com 133cv na gasolina e 140 no alcool que estaria dentro dos 10% permitido. Mas tenho pra mim que por se tratar de um 4x4 a lei não se aplicaria ou deixaria a brexa....Seria eu apenas mais um iludido???
Alguém tem notícias de que como que anda a legislação hoje, se consigo efetuar a alteração sem maiores broncaS???
Caro Amigo nem tentei mais pois algumas coisas não merecem tanto desgaste.
A viatura tá com mecânica 4.9i com documentação original do BF. Provavelmente vou remarcar o bloco. Não é bonito de se dizer mas num país como este é assim que as coisas se resolvem!
Caro Amigo nem tentei mais pois algumas coisas não merecem tanto desgaste.
A viatura tá com mecânica 4.9i com documentação original do BF. Provavelmente vou remarcar o bloco. Não é bonito de se dizer mas num país como este é assim que as coisas se resolvem!
Boa cara, eu acabei resolvendo pegar o motor acima da % mesmo (S10 FLEX). Nesses 15 dias acredito que o bixo tá rodando. O principal é rodar, depois as burocracias e se não resolver vou ligar o botão F0D@-$E e usar o bixano sem dó! Abraço cara!
Salete1981
07/08/2018, 13:42
O melhor falar com quem trata desses assuntos oficialmente, use um dos telefone detran (https://sac0800fone.com/telefone-detran-sac-0800/) para esclarecer suas dúvidas. Mesmo assim eles complicam por telefone. é o país que temos...
Walter da Camper
07/08/2018, 17:08
Se não consegue resolver nem pessoalmente, imagine por telefone.
O mais provável é ficar tomando uma canseira ouvindo musiquinhas e mensagens sem sentido, para ao final ser atendido por alguém que não tem a menor noção sobre veículos e documentos.
O melhor falar com quem trata desses assuntos oficialmente, use um dos telefone detran (https://sac0800fone.com/telefone-detran-sac-0800/) para esclarecer suas dúvidas. Mesmo assim eles complicam por telefone. é o país que temos...
MR=Araujo1980
08/08/2018, 11:29
Pessaol alguem sabe se o aumento de torque tambem e limitado em 10 porcento no documento? eu sei que os calavos e limitado mas nao entendi se o torque tambem
Walter da Camper
08/08/2018, 15:42
A lei só fala em potência e é melhor que os moderadores corram para apagar esse tópico, antes que algum legislador leia e resolva estender a limitação para o torque também.
Voltando a falar sobre e movimentar o tópico.
Alguém conseguiu fazer a alteração do motor e o DETRAN incluiu no DOC? jfwebber? Walter da Camper?
Se sim, o que fizeste? Pois também tenho a ideia de alterar e isso desobedece o limite de 10%.