Ver Versão Completa : Motor L200 (turbo diesel) + Câmbio Clarck (5 marchas, C20)?
Camaradas,
O que acham deste conjunto?
Já ouvi que fica chocho. Que fica bom. Que o câmbio é fraco.
Quem conhece o que acha?
Pedro Bachir
15/07/2004, 17:46
Chocho não, pois o clark 5 marchas tem a 1 bem reduzida 8)
Provávelmente ficaria bom sim 8)
Pelo contrário, o câmbio eh bem resistente :wink:
Ocâmbio eh bom, mas eu penso que o ideal seria o câmbio da própria L-200, além de ja ter as relações adequadas ao mtr, vc economizaria em adaptação, pois só precisaria adaptar a transferância na cx, jah se optasse pelo clark 5 m, vc teria que adaptar o mtr na cx e cx na transferência :wink: :roll:
Não eh questão soh de economia tb, pois quanto menos adaptação melhor... 8) :wink:
Beto Lacerda
15/07/2004, 17:54
bom adimitindo que o cambio aguenta o 4.1 mpfi com +/- 140 hp / e 32kgfm de torque , pois em 96 era esse o motor da ultima serie da c-20 , meio que teste pra silverado , ele deve aguentar sim o motor mitsubishi e seus pifios 87cv/20,5Kgfm , que são valores inferiores em potencia mas pouco superiores em torque em relação ao AP 2.0 que equipa os troller ( 112cv/17,5kgfm) junto a esse cambio sem problemas .
resta saber se o acoplamento motor/cambio não será muito dificil de adaptar , mas se vc conseguir tal acoplamento , tem cambio de sobra pra esse motor
[]'s
Alguns opinaram desta forma. Agradeço a preocupação e as ressalvas.
Acontece que em 2000 a besta do meu mecânico (ainda não existia o forum 4x4 Brasil, infelismente) me recomendou que eu não necessitaria comprar o câmbio da L200 (detalhe, na época paguei $3500 no motor e por mais $1500 levava o câmbio completo). Disse ele que a câmbio original do Maracatu (1976, 4 marchas) dava boa adaptação. Resumindo, atualmente o motor equipa a viatura (desde 2001) e a urna (caixa seca?) teve que ser soldada a uma flange que recebeu a furação do câmbio original do jeep. Acontece que a primeira quase não sobe ladeira se não tracionar. É muito longa.
Realmente este é o resultado que tem tido maior pontuação na enquete. Primeira só para tirar da inércia, caixa que tem poucas quebras, e com uma quinta marcha que me permitirá uma velocidade de 120 quilômetros sem grande sofrimento. Toda a parte de segurança foi providenciada à época.
Meu Maracatu mecece.
[ ]s tracionados aqui dos sertões.
Thiago Rodeghel
15/07/2004, 18:57
Então se tem q embalar a viatura para subir, é q a relação do diferencial está muito longa :wink:
Em vez de gastar 1500,00 em um clark, q duvido q iria resolver muita coisa nessa situação, mais a adaptação no Jeep, coisa e tal... Troca as relações do diferencial primeiro, veja se resolve :wink: coloca uma mais curta 8) vc gasta muito menos...
[s]
Paulo Eduardo
15/07/2004, 19:11
Olá...
gasta muito menos mas não vai passar de 80km/h com o jeep nem a pau... já imaginou motor diesel com 4ª 1/1 e rel. 8/43 :roll:
Marisan, sabe qual sua relação?
[]´s
Realmente, na adaptação botei coroa e pinhão do maveco. Mas será que a relação original não vai limitar a velocidade em quarta na estrada?
Thiago Rodeghel
15/07/2004, 19:45
Mas vc quer chegar a 160km/h no Jeep :roll: ??? É complicado, mas pelo jeito é isso então :)
É melhor vc tentar com a original, antes de se aventurar a gastar mais $$$, e outra sem ter certeza se com a mudança do câmbio vai ajudar :shock: .
Uma velocidade de 110km/h, já tá bom demais pra Jeep 8)
[s]
Realmente,
Na estrada a 100 Km por hora está muito bom. Nas ultrapassagens a gente aperta um pouco mais. O conjunto atual está de bom tamanho neste quesito. O problema, e sempre tem um, é que nestes 3 anos já tive duas quebras de câmbio (um eixo carretão e um eixo piloto). Pode ter sido por conta de montagem mal feita, pode ter sido a qualidade de nossas peças paralelas (já pedi para o Portugues mandar as peças para examinar) ou pode ter sido problema de inadequação do câmbio ao torque do motor (estranho neste caso por se tratar de um motor de 87 cv).
Acontece que quero melhorar o conjunto sem me, mantendo as atuais características de bom desempenho em altas velocidades com um bom desempenho em baixas e trilhas.
Resumindo, não estou satisfeito com meu Maracatu.
Lembrando aos puristas que já me recomendaram comprar um Troller que eu gosto do meu CJ e pronto. Gosto de viajar com ele, de andar na cidade. E que durante 6 anos mantive a mecância original e quantas vezes e meses não ficou no mecânico ou na garagem, ou no meio da rua (muitas).
Pedro Bachir
16/07/2004, 14:06
Ainda axo a cx original da L-200 o ideal!!!!! :lol: :roll:
Thiago Serpa
16/07/2004, 15:26
Ainda axo a cx original da L-200 o ideal!!!!! :lol: :roll:
sem adaptação num tem graça.. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[]´s engenhosos
Paulo Eduardo
16/07/2004, 17:19
é, realmente essa rel. do maveco é muito longa.... ainda mais se for do 8canecos...
mas opções existem, só depende de grana... até a cx + t-case toy seria uma boa, e com ela não precisa mexer na rel. ja que a 1ª é 6 e pouco pra 1...
[]´s
De fato, concordo que a caixa da L200 é melhor, mas, como dito acima, a caixa seca já foi recortada e soldada um flange. Se eu quizer colcocar a caixa da L200 estamos falando em câmbio+redução ($$$$$$). No caso da caixa de 5 marchas é $800 do câmbio mais o kit de adaptação +$600. Mão de obra e serviços de cardã (semi eixo) terei de em ambos os casos.
Quem pode avaliar o total de gastos em cada opção e o benefício total?
Gostaria muito que me convencessem para um dos lados (quanto gasto e qual o ganho?).
Pedro Bachir
16/07/2004, 23:16
De fato, concordo que a caixa da L200 é melhor, mas, como dito acima, a caixa seca já foi recortada e soldada um flange. Se eu quizer colcocar a caixa da L200 estamos falando em câmbio+redução ($$$$$$). No caso da caixa de 5 marchas é $800 do câmbio mais o kit de adaptação +$600. Mão de obra e serviços de cardã (semi eixo) terei de em ambos os casos.
Quem pode avaliar o total de gastos em cada opção e o benefício total?
Gostaria muito que me convencessem para um dos lados (quanto gasto e qual o ganho?).
Eu tinha pesnsado na cx da L-200 e na transferência do jeep mesmo... :roll:
Ai vc teria que adaptar a transferências na cx.... :roll:
É, tens razão camarada, é meio que "já decidi" e tô querendo um reforço do mundo 4x4. Já pesquisei preços e tempo de oficina, se tudo correr bem estarei em São Paulo em dezembro e janeiro para pegar umas trilhas. Aqui no nordeste, fora os meses de junho e julho, é muito seco.
Aguardem para ver como ficou. E a partir de fevereiro no Rio Grande do Sul.
Se a devolução do IR sair antes de outubro coloco o intercooler. Acho que vai ficar legal, motor da L200 turbo diesel, câmbio de cinco marchas C20 e intercoolado. Cada um com seu gosto.
Thiago Rodeghel
17/07/2004, 22:07
Marisan :D
Olha, com certeza vc vai gastar muito mais, se vc for colocar o Clark 5m :shock: , só o câmbio vai ser uns 1000 a 1500, daí mais a flange para reduzida, uns 640,00 +ou- na Deep tec :) . Se os cardans derem medida, blz, senão vai ser uns 60 a 80, para alongar ou diminuir :roll: . Fora mão de obra, se for vc melhor 8) . E fora o serviço na caixa seca, embreagem, coisa e tal :?
Vc tem uma relação do Maverick, q tinha um baita V8 5.0L, chega aos 180km/h fácil, agora para a L200, q deve ser uns 140, esguelando, e um motor com cilindrada bem menor... Troca a relação :P coloca uma mais curta e seja feliz :wink:
Mas gosto é gosto, faz o q vc achar melhor :wink:
[s]
Agora fiquei em dúvida :?
Ainda tenho a relação original, guardada para ocasiões como esta.
Mas e as duas quebras do câmbio quatro marchas em dois anos e meio?
Será que espero a próxima quebra para decidir pela troca?
:?: :?: :?: :?:
Rogério Tortato
25/07/2004, 22:52
Olá Marisan
meus parabéns, eu tive uma Mitsbishi e sou fã deste motor.
ele "toca" a camionete muito bem, embora não seja muito potente e, acredite, deve tocar melhor ainda o jeep, que, por baixo, deve ser uns 600 kg mais leve. é realmente muito motor para o jeep.
se está "xoxo" só pode ser por causa da relação do diferencial.
tenho apenas algumas palavras a dizer.
realmente acho que foi bom negócio não ter comprado o câmbio da "mits" para o cj. em primeiro lugar, ele tem a saída para o cardan dianteiro invertido, ou seja, para a esquerda, ao invés de para a direita como no jeep, isso lhe daria dor de cabeça para inverter a "bola" do diferencial dianteiro, embora seja possível. em segundo lugar e isso é ainda pior, esse câmbio, apesar de muito bom, deve ter quase um metro de comprimento e o cardãn trazeiro tem saída centralizada. por isso, para não dizer que seria impossível, acho que seria "muito" difícil você conseguir a adaptação.
vamos ver a atual condição.
em primeiro lugar quero ressaltar que não sou nenhum expert, apenas aprendi com alguns erros e também com acertos.
o grande acerto que fiz foi colocar um Câmbio Clark desses em meu cj.
é realmente muito bom e confiável.
eu tenho instalado um motor 2.0 diesel toyota (do corola) importado. o motorzinho é muito valente, mas não chega aos pés do seu.
apesar de estar o jeep com pneus 33" (o que alonga muito a relação), o motor aguenta bem, sobe qualquer coisa na lenta, sem precisar reduzir, isso, pq a relação do diferencial é a mais curta, ou seja 8/43 e também pq a primeira do cambio é bastante curta.
na estrada, se forçar ele dá 120.
veja, estou relatando isso apenas para voce comparar.
os jeeps, ao menos para usar em trilhas, devem ter relação de diferencial bastante curtas, o que importa é força e não velocidade.
assim, acredito que se você colocar a relação original vai ter o problema resolvido.
deve-se lembar que o motor original do jeep é bastante antigo e, não tenho certeza, mas sua rotação máxima deve ficar entre 3 e 4 mil giros. o seu mitstibishi é moderno e, apesar de diesel, supera os 5 mil giros, se forçar chega a 6 mil ou até mais, embora não seja aconselhável.
assim, ainda que com o câmbio e relação de diferencial originais, o novo motor deve proporcionar altas velocidades (para jeep) - lembrando que jeep não foi feito para correr, não tendo nenhuma estabilidade ou condições de superar 120 ou 130 km/horários. é bom ter prudência para fazer muitas trilhas pela frente.
mas se você realmente quer e pode colocar um cinco marchas, vá em frente, a primeira realmente é mais curta e a quinta bastante longa, dá realmente mais aproveitamento do motor em ambas as situações (trilha e asfalto). ademais, não é tão caro assim e a adaptação é quase original com kits próprios a disposição.
particularmente, acho que de qualquer jeito voce deveria experimentar andar com a relação original, esse motor tem muito a oferecer desde que bem aproveitado.
abraços.
Legal Rogério,
Vou ver como é que fica do jeito que você falou.
Valeu os esclarecimentos. :D
Pedro Bachir
10/08/2004, 23:12
realmente acho que foi bom negócio não ter comprado o câmbio da "mits" para o cj. em primeiro lugar, ele tem a saída para o cardan dianteiro invertido, ou seja, para a esquerda, ao invés de para a direita como no jeep, isso lhe daria dor de cabeça para inverter a "bola" do diferencial dianteiro, embora seja possível. em segundo lugar e isso é ainda pior, esse câmbio, apesar de muito bom, deve ter quase um metro de comprimento e o cardãn trazeiro tem saída centralizada. por isso, para não dizer que seria impossível, acho que seria "muito" difícil você conseguir a adaptação.
e ae??? :D
eu falei em colocar o câmbio da L-200, o que determina onde serão as saídas pro dif. eh a t-case... eu falei na t-case de band que tem as saídas iguais às do jeep... :wink: Quanto ao comprimento pode até complicar mesmo... 8)
flw :)
alvaro.jrc
21/11/2009, 15:14
Novidades sobre o jipe com motor de L200??? Pergunto isso pois estou adaptando esse motor num pequeno e leve samurai, mas estou usando câmbio original e t-case original.
Deu um puta trampo inverter os eixos mas tá andando a adaptação.:concordo:
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.