PDA

Ver Versão Completa : Engesa com motor MWM adaptado



guilhermeabreu
15/07/2004, 16:24
quais as vantagens em qualquer tipo de trilha com um engesa tendo um motor mwm da s-10 acoplado nele? Um abraço

Marcelo Marques Santos
21/07/2004, 03:14
É só vc acompanhar o desempenho das S10 e Troller no Rally dos Sertões (TV ou revistas especializadas)...

Ou senão até mesmo no site da MWM Motores.

Um abraço à toda nação engeseira. :lol:

RAFAEL TOSTES
21/07/2004, 06:25
Guilherme...
Meu brinquedinho tem motor MWM 2.8TDI, cara é só alegria,
se puder colocar um, não vai se arrepender.
Um abraço
Rafael

haundrich
23/07/2004, 19:41
Guilherme

O meu mwm 2.8 anda bem., estou contente.. Dá 140 brincando, não tive coragem de puxar mais... já é um exagero....
Só sinto que ele é um pouco fraco em baixa rotação (puxa, como sou chato..)
Não posso reclamar, estou usando o câmbio original clarck 240V dos engesas, acredito que este câmbio não casa tão bem como o câmbio da própria S-10.... mas nada como usar a marcha certa e andar na moral... E ainda alonguei mais a minha relação.

É que depois que andei com um engesa com motorização maxion de 150CVs, a diferença apareceu nos primeiros 1000 rpms... um trator.

Muito provável que lá para frente (mwm abrir o bico? mas demora heim!) considere este motor maxion .

Resumindo, em trilha e estrada o MWM vai muito bem e econômico, nada a desejar.


Flávio - Frequentando precariamente o fórum

guilhermeabreu
26/07/2004, 03:42
Valeu Flavio.
Hoje cedo, o meca ja vai tirar o 4 bocas do opala. E qual a relaçao que voce colocou?

haundrich
26/07/2004, 16:58
Guilherme

A relação do meu está 11/43 ( 1: 3,91 ), com pneus BukShot Mudder 33"pol. Isso significa 120 km/h a 3000 RPMS , teóricos. Acredito que ficou muito alongada a relação para este motor.
Na próxima troca de óleo dos diferenciais vou te confirmar isso .. (contando os dentes..)

Flávio

Eduardo Velo
26/07/2004, 18:25
Guilherme
A relação do meu está 11/43 ( 1: 3,91 ), com pneus BukShot Mudder 33"pol. Isso significa 120 km/h a 3000 RPMS , teóricos. Acredito que ficou muito alongada a relação para este motor.
Na próxima troca de óleo dos diferenciais vou te confirmar isso .. (contando os dentes..)
Flávio

Guilherme , pq vc acha que ta longo demais ? , por causa do rpm alto ??
VC só vai sentir isso numa subida íngreme qdo precisar de torque em bx , fora isso ta tudo certo ...

[]s...

guilhermeabreu
26/07/2004, 20:04
Valeu Flavio.
Por questao de preço, colocarei a relaçao 43X14 =3,07 mais longa ainda. Mas o mais breve possivel colocarei reduçao da toyo.
Eduvelo, quem falou que a relaçao 43X11 =3.91 e longa demais foi o Flavio e nao Eu.
Em tempo; no ultimo FDS, fui a Maua,Maringa, Maromba, foi show;mas na volta, em Casemiro de Abreu, as 22,30 hs. estourei a correia dentada da BONEQUINHA (toyo sw4). So preju, mas sem acidente e todos vivos.Tenho que trabalhar mais para zerar as contas.

haundrich
27/07/2004, 09:54
Guilherme

......, pq vc acha que ta longo demais ? , por causa do rpm alto ??
VC só vai sentir isso numa subida íngreme qdo precisar de torque em bx , fora isso ta tudo certo ...

[]s...

EduVelo

Acredito que a relação ficou muito alongada para esse meu motor MWM2.8, logo depois que coloquei os Mudder 33"pol. Ficou gostoso de viajar com rotação mais baixa. E ficou mais econômico nas viagens.
Eu já esperava .. mas perdeu aquele pique para ultrapassar nas subidas.

Daeh tem que reduzir. Até por isso falei que não casou bem a caixa com o mwm. A quarta marcha dá fim de giro, e a quinta fica pesada. Tem que tirar o pé. Mas isso não é frequente. Muito provavel que a relação da quarta marcha da S10 seja um pouco mais alongada que esta minha.

[ ]s - Mal acostumado com o pique deste motor na relação um pouco mais reduzida...

Flávio

Eduardo Velo
27/07/2004, 10:32
Ah , esse buraco de 4º pra 5º tbm tenho no meu , é fo.. toda subida tem que reduzir 1 marcha , mas a rel. mais curta não vai te ajudar nisso não , vc só vai ter mais força mas não mais velocidade . Quem manda nessa parte é cx de cambio ...

Prefiro assim , vc pode controlar no rpm e tudo bem , toda subida que pego mantenho 2000 rpm a 80km/h em 4º , se pisar aumenta o giro mas se por 5º cai e aumenta temp. do motor por esforço , então , sabendo disso é só manter essa velocidade e rpm e poupar o motor ...

Meu conselho é manter como está e se adaptar á dirigibilidade da máq. pq numa rampa com erosão essa relação com esse motor vão muito bem ...

Faz uma viagem experimental aqui pra Sampa numa quinta e cola no Cabral no Ibira pra gente trocar uma idéia , ...

[]s... aguardando mais um Engeseiro no Cabral (toda 5º tem um monte ..)

haundrich
27/07/2004, 10:58
Meu conselho é manter como está e se adaptar á dirigibilidade da máq. pq numa rampa com erosão essa relação com esse motor vão muito bem ...

[]s... aguardando mais um Engeseiro no Cabral (toda 5º tem um monte ..)

Você está enlameado de razão, caro EduVelo. Na estrada de terra, onde as velocidades costumam ser menores que 90km/h, que esse câmbio mostra suas melhores qualidades....

Obrigado pelo convite. Vai ficar para dezembro.

[]'s - Flávio -Ninguém segura esse bicho em quarta marcha numa serrinha bem pesada....

wilson ghetti
19/07/2005, 22:06
Bem, vou reativar esse tópico, adquiri à pouco tempo uma camper com essa motorização(2.8-MWM), com cambio original, e gostaria de saber de vcs. qual embreagem que usam??qual o disco e platô, pois sinto que a minha ja está na hora da troca, se alguem puder me ajudar, fico agradecido à todos....um grande abraço, e muito obrigado, Wilson

haundrich
20/07/2005, 07:54
Se o mecânico não estiver enganado, meu conjunto está com disco e platô da F1000-turbo.
Só tive que mudar a embreagem hidraulica de plástico para a de ferro fundido da Toyota, bem mais barata de manutenção. Tem de trocar só os reparinhos em vez de substituir todo o corpo de plástico descartável no fim de vida útil.

Flávio Schurt - Meus parabens pela camper e seja bem vindo

guilhermeabreu
20/07/2005, 21:37
WILSON E HAUNDRICH

Estive sumido , estou só trabalhando ,mas estou de volta.

Qto ao nosso velho assunto ? estou andando bastante com o CORAÇÃO VALENTE ( ENGESA F-1 com motor MWM 2.8 turbo com intercooler) .

Andei bastante com o cambio CLARK 240 V original do ENGESA , E O COLAR de embreagem é o original do ENGESA que é o da D-20 e o disco e platô é o original do motor MWM 2.8 da S-10 , eu mesmo que comprei.
Qdo comprei o conjunto disco/platô , comprei tb o colar da S-10 , e não era igual ao que tirei , por ísto eu troquei com um igual ao que estava , que é igual ao da D-20 e casou certinho na caixa seca original do ENGESA e no moto MWM 2.8.

Andei uns 5.000 Km com este conjunto e relação de diferencial original do ENGESA ,39x8=4,8785 na frente DANA 30 e 44x9=4,88 na trazeira DANA 44 .
CONCLUSÃO : o animal virou o bicho , acho que de 0 a 100 Km/h devia fazer em 8 segundos e esgoelando o motor chegava em 5° a uns 115Km/h . em ultrapassagem em estrada , nem a RANGER 2.8 POWERSTROKER do meu irmão me alcançava . Ele me perguntou , o que é que vc fez neste carro ? Engenheiros de fábrica ficam 200 anos pra chegar a alguma conclusão e vc sem cálculo algum montou este foguete .
Respondi , é a força do MWM e o cambio/diferenciais reduzido.
Então era um foguete nas arrancadas e retomadas , final de 115Km/h e consumo de 8 a 9 Km/l.

Como vcs sabem que sou de CAMPOS - RJ . e meus irmãos 7 ao todo estão por aí dispersos em todo ESTADO DE SÃO PAULO , frequentemente faço viagens longas ,DAÍ :
RESOLVI trocar a relação dos diferenciais para 46x13 = 3,54 no trazeiro e dianteiro , mantendo os mesmos diferenciais DANA 30 NA FRENTE E DANA 44 A TRÁS .
E coloquei pneus 33" BF ALL/TERRAIN. Eram pneus 235x85x16 = 32".

O CORAÇÃO VALENTE mudou todo o comportameto . Na estrada perdeu muito nas arrancadas e retomadas , ficou bem calmo , perdeu aquele nervosismo que tinha . Em compensação foi até uns 150 a 160 KM/h , não deu pra saber direito pq estou sem velocímetro , sem conta giro. e a sensação de ingovernabilidade fica grande nesta velocidade .
MAS a 120 a 130 Km/h fica muito sereno com motor redondo e o carro na mão com segurança fazendo 8,5 a 9,5 Km/l , dependendo de como anda. Achava que com esta relação faria uns 12 a 13 Km/l , mas não faz , acho que é pela aerodinamica do ENGESA que é desfavorável .

ENFIM ,VALEU A PENA ESTAS MUDANÇAS : MOTOR MWM 2.8 TURBO COM INTERCOLLER , CAIXA ORIGINAL CLARK 240 V E RELAÇÃO 46X13 =3,54 . Nesta configuração que está o meu , para trilhas pesadas , NESCESSITARIA de colocar a CAIXA DE TRANSFERENCIA DA TOYOTA BANEIRANTE ,para não faltar foça em baixa velocidade . Que será minha meta no FUTURO .

UM ABRAÇO A TODOS desculpe a extensão

wilson ghetti
20/07/2005, 21:49
Valeu, realmente eu desmontei a embreagem e é a original da S10 com MWM 2.8 , Obrigado pela ajuda de todos.

haundrich
20/07/2005, 23:02
É isso aeh Guilherme

Depois de colocar os 33"Pols, ele fica mais calmo. Mas o consumo não melhora tanto quanto eu esperava, talvez até pela largura dos mesmos, somente terá economia se andar abaixo dos 100km/h (também por causa da aerodinâmica).
Como fica o "buraco" da 4 para 5 marcha?
ah, marque a kilometragem que vc iniciou com os BF33-AT, veremos quanto tempo dura com um engesa nas costas.
Flávio Schurt

Luiz Antonio
21/07/2005, 19:34
guilhermeabreu, opa....valew pelos testes efetuados, mas vai devagar amigo, afinal é uma viatura que não tem caracteristicas pra tanta velocidade.


[]'s sem querer regular nem ser muito chato.... :stop: :stop:

guilhermeabreu
22/07/2005, 10:07
CAROS AMIGOS HAUNDRICH E LUIS ANTONIO

Realmente , qdo consegui fazer uma viagem curta +-300 Km andando a 90 a 100 km/h ele chegou a fzer 10 Km/l .
Mas embora eu seja médico , eu trabalho em 2 cidades próximas daqui 50 Km. Então já viu né , sempre atrazado , sempre com pressa , aí a gente acostuma a andar correndo . Por ísto que eu dizia e digo , que com um motor destes ,será a primeira vez que iria respeitar o ascelerador , pq este MWM é muito forte e empurra com vontade , até para o CEMITÉRIO se vc não tiver juízo . Por ísto , devo estar andando a uns 120 a 130 Km/h com segurança . Só qdo pego uma vigem mais longa , uns 800 Km , que pego asfalto bom e com muitas retas , calço mais pesado e vai a uns 140 a 150 Km/h , mas ele fica maluquinho com estes pneus 33". NÃO RECOMENDO ÍSTO A NINGUEM A FAZER ÍSTO .

Com estes pneus 33" , ele perdeu muito sua diribilidade , mesmo em velocidade mais baixa , da a sensação de que ele quer acompanhar qquer irregularidade do piso , ainda mais se estas irregularidades forem no sentido longitudinal da pista . Mas a gente se acostuma com ísto , fica ruim para quem sabe dirigir e vai de carona , da a impressão toda hora para o carona que o carro vai tomar o mato.

Agradeço a vcs a preocupação com a velocidade com que ando.
È sinal da união e amizade de todos os JEEPEIROS E ENGESEIROS , mesmo estando longe uns dos outros.


UM ABRAÇÃO

haundrich
22/07/2005, 11:05
Sei que é fora deste tópico, mas, aproveitando o gancho do Guilherme, será que aumentando o ângulo do caster melhora essa característica de direção mais firme?
Acaba desgastando irregularmente os pneus? ou causar insegurança nas curvas?

Flávio Schurt

NeRo
22/07/2005, 18:32
Fala Guilherme... eu ainda acho que tem gato escondido aí. :D
Verificou o embuchamento e a panhard?

Eduardo Velo
22/07/2005, 19:26
O Caster é imexível ...
Se está comendo pneu é convergencia fora ou rolametos de munhão estourados .
Agora o caso do Guilherme não é pneus 33" , mas sim , acentuou com o uso deles .
Buchas da panhard , ou até das longitudinais fazem passarinhar , rolamentos de roda e de munhão com folga , folga na cx de dir. ou nas cruzetas da barra , desalinhamento e assimetria dos eixos tb causam passarinhada ... , não é shimmi ...
Com motorzão e pneuzão , lógico que os rolamentos - de modo geral - tendem a abrir o bico mais cedo , as buchas sofrem mais - principalmente as das longitudinais tras. , o sist. de susp. e direção sofrem um pouco mais em curvas e o sist. de freio é mais exigido ... com isso as revisões tem que ser feitas em menos tempo ...

Cuidado nas estradas , principalmente em SP , estão colocando radares adoidado agora que as multas vão para todos os estados ...

[]s...

Marcelo R. A. da Cunha
22/07/2005, 20:15
Valeu Flavio.
Por questao de preço, colocarei a relaçao 43X14 =3,07 mais longa ainda. Mas o mais breve possivel colocarei reduçao da toyo.
Eduvelo, quem falou que a relaçao 43X11 =3.91 e longa demais foi o Flavio e nao Eu.
Em tempo; no ultimo FDS, fui a Maua,Maringa, Maromba, foi show;mas na volta, em Casemiro de Abreu, as 22,30 hs. estourei a correia dentada da BONEQUINHA (toyo sw4). So preju, mas sem acidente e todos vivos.Tenho que trabalhar mais para zerar as contas.


Guilherme

Atualmente estou morando em Casimiro de Abreu, se vc precisar de qualquer coisa pode falar comigo.

Cel 22 9999-6702

rgds

Marcelo

Eduardo Velo
22/07/2005, 20:30
Atualmente estou morando em Casimiro de Abreu, se vc precisar de qualquer coisa pode falar comigo.


Caramba , se eu continuasse tramprando em Macaé iria morar em Casimiro , com certeza ... , sou fã dessa cidadezinha ...

[]s...

Marcelo R. A. da Cunha
22/07/2005, 20:36
Eu tambem adoro esta cidade e meus pais tem uma propriedade aqui a uns 13 anos conheci a patroa aqui e me mudei de vez a uns 9meses, me manda uma MP quando vc estiver por aqui.

rgds

Hugo4x4
22/07/2005, 20:37
Guilherme,
A próxima segunda feira é o dia do motorista, uma boa data para refletir sobre a velocidade mais adequada para transitar pelas estradas do belíssimo país em que vivemos, numa distância de 50 km a uma velocidade de 90 km/h e uma de 120 km/h a diferença em tempo é de 8 minutos e em 800 km dá 2 horas a mais de viagem, curte o torque em baixa, o barulho da turbina, a paisagem, o companheiro do lado, a vida.
Um grande abraço,

guilhermeabreu
22/07/2005, 22:04
GRANDE HUGO AGUIRRE

EDUVELO , ESTE CAMARADA , HUGO AGUIRRE , é meu cunhado , meu irmão ,meu camarada , meu parceiro pra trilha e tudo mais . Gostou tanto do mundo OFF-ROAD ,que comprou um LAND DEFENDER 110 0Km e bota pra quebrar , e minha irmã ,parceirona dele , aqui em casa fui o primeiro a esperimentar este gosto e consegui passar para todos os outros irmãos .

estou citando vc EDUVELO pq acho que ele andou "discutindo " com vc sobre LAND e ENGESA E OUTROS . ELE É FANÁÁÁÁÁÁÁTICO EM LAND.

Fizemos um final de semana IMPERDÍVEL em MAUÁ - RJ. conseguimos reunir os irmãos e amigos neste evento .

VALEU HUGO AGUIRRE PELA DICA , MAS VC CONHECE BEM A FAMÍLIA E PRINCIPALMENTE EU

UM ABRAÇÃO CUNHADO , QUE SEJE BREVE A PRÓXIMA . E FELIZ ANIVERSÁRIO ANTECIPADO

NERO EDUVELO E HAUNDRICH

Acho que estou exagerando qdo digo que fica INDIRIGÍVEL , mas dá uma sensação ruim qdo passa de 130 Km/h . Não são as buchas ou outra coisa como rolamento de munhão e etc , pq qdo estava com pneus 235x85x16 , ele andava certinho , e só tem 4meses que estou andadndo com ele e troquei TODAS AS BUCHAS , se fosse estas buchas DESISTIRIA DE TER ENGESA . Pq para cada 2.000 km rodados ter quer trocar todas estas buchas , chegaria a conclusão RÁPIDO que não valeria a pena ter um ENGESA .

MAS NÃO É ESTE O CASO . CONTINUO ACHANDO QUE É PELO TAMANHO DOS PNEUS . ACREDITO TAMBÉM QUE NÃO TEM NEHUM DE VCS QUE ANDAM NO MEU RÍTMO , QUE É ERRADO TAMBÉM ,NÃO É HUGO AGUIRRE?
Para se ter uma idéia , vim de JUÍZ DE FORA a CAMPOS , 457 KM DE DISTANCIA A NOITE , no CORAÇÃO VALENTE em 4hs e 30 minutos , ha de convir que vim muito rápido . Só conseguiu me passar , na descida da serra de petrópolis , pra quem não conhece , é parecida com a descida da serra das araras , SIMPLESMENTE UM CAMINHÃO BAÚ DAS CASAS BAHÍA . Fiquei IMPRECIONAAAAAAADO , COMO O PESTE ANDAVA. Como não sou orgulhoso , encostei à direita e deixei me passar e dei os parabens , ele sumiu rápido da minha frente , e falei para a minha esposa : VAI DIRIGIR ASSIM LÁ NA CASA DO CA$%%¨&&(*)_)(**&%%#@%%&&**0.

NOTA : ÍSTO NÃO FOI PIADA , FOI REALLLLLLLL. ABRAÇÃO A TODOS

NeRo
22/07/2005, 23:18
SIMPLESMENTE UM CAMINHÃO BAÚ DAS CASAS BAHÍA . Fiquei IMPRECIONAAAAAAADO , COMO O PESTE ANDAVA. Como não sou orgulhoso , encostei à direita e deixei me passar e dei os parabens.
:lol:
Querido Guilherme que não é coxinha! :D Então não é o carro que está instável, é meu grande amigo que está com o da direita pesado demais. :mrgreen: Passar dos 130 com um Engesa... considero temerário!:twisted: É cada figura que me aparece aqui... :?
Grandessísimo Abraço!

ps. Antes de entrar em casa, raspe o asfalto do pé direito. :D

Eduardo Velo
23/07/2005, 01:34
Guilherme , eu ando nessa faixa de velocidade que vc anda com o Engesa tb , entre 120 , 130 km/h , mantendo tanto em reta qto em curvas , o inclinômetro chega ficar prox. dos 40 % , colo na traseira de muito carrão em curvas ... Mas só qdo não tem ninguém me acompanhando ...
Mas pelo tanto de radares que vi nas estradas qdo fui pro sul semana passada , dificilmente vou manter esse ritmo , uma coisa é parar um Fiesta qdo vc ve o radar , o Engesa só vai reduzir a velocidade tarde demais ...
Então o Hugo é teu cunhado , rsrsrs ... Cara não podemos falar nada contra um Land Rover é um dos melhores 4x4 do mundo , lógico que minha preferência SERIA um Wrangler , mas tudo bem ...
Disse " SERIA ... " pq teria o mesmo problema pra manter , tanto um Land como um Wrangler , uma coisa é ter um jipe e outra é manter ... Os 2 tem mecânica robusta e confiável , mas uma hr tem que fazer revisão né ???
Uma revisão nos freios do Engesa não passa de R$ 250,00 ( trocando burrinhos , óleo , lonas , pastilhas e dando passe ) , uma troca de embreagem uns R$ 400,00 ... vai fazer o mesmo trampo num desses jipes que citei ...

[]s...

guilhermeabreu
23/07/2005, 11:10
EDUVELO

Então vc anda no meu rítmo , nesta velocidade da pra levar legal , como vc mesmo disse , comigo também ocorre , a gente esta andando neste rítmo aí aparece lá longe um carro aproximando e passa , é sempre um VECTRA,COROLA,PEUGEOUT,ASTRA , QDO CHEGA NAS CURVAS , aí pronto começa nossa agonia , os caras freiam o tempo todo , nós alcançamos eles e eles NÃO ADMITEM QUE NÓS ADEMOS MAIS DO QUE ELES , e qdo nós passamos por eles, eles nos olham como nós fossemos de outro planeta , de como pode uma geringonça dessas passarem por eles . Acho que é isso que eles pessam de nós .

Amigo EDUVELO , tem outro detalhe tb , o seu ENGESA é o F-3 , que é mais longo 50 cm do que o meu F-1 , daí dá uma dirigibilidade um pouco melhor que a do meu , concorda? entre-eixos maior.

E com relação a frenagem ,o meu só fica difícil acima dos 120 km/h , abaixo disto ele para de acordo com a força do pé no pedal , e para certinho sem desviar . Vc sabe quais são os meus freios diant. e traz. certo? ACIMA DOS 120KM/H ELE PARA BEM, MAS VARIANDO A TRAGETÓRIA O QUE O TORNA MUITO PERIGOSO DE PARAR BRUSCAMENTE NESTA VELOCIDADE . Acredito tb por ter entre-eixos muito curto .

Marcelo R. A. da Cunha
23/07/2005, 14:11
Valeu Flavio.
Por questao de preço, colocarei a relaçao 43X14 =3,07 mais longa ainda. Mas o mais breve possivel colocarei reduçao da toyo.
Eduvelo, quem falou que a relaçao 43X11 =3.91 e longa demais foi o Flavio e nao Eu.
Em tempo; no ultimo FDS, fui a Maua,Maringa, Maromba, foi show;mas na volta, em Casemiro de Abreu, as 22,30 hs. estourei a correia dentada da BONEQUINHA (toyo sw4). So preju, mas sem acidente e todos vivos.Tenho que trabalhar mais para zerar as contas.


Guilherme

Atualmente estou morando em Casimiro de Abreu, se vc precisar de qualquer coisa pode falar comigo.


Cel 22 9999-6702

rgds

Marcelo

Guilherme

Nao tinha visto que a sua mensagem era do ano passado :putz: , mais valeu :concordo: por ter me ligado e vamos manter contato....e para os demais membros do forum se precisarem de alguma coisas por essas bandas e so me ligar.

rgds

Marcelo

guilhermeabreu
23/07/2005, 15:24
VALEU MARCELO, ESTAREMOS SEMPRE EM CONTATO


ABRAÇO

Eduardo Velo
24/07/2005, 00:57
Guilherme , é isso mesmo que vc descreveu , certinho ... os caras passam na reta , mas nas curvas a gente cola e eles não acreditam que aquela geringonça faz curvas a 120 km/h , e demoram pra tirar , as vezes como pela dir. mesmo pq percebo que o infeliz não vai tirar da esq. nem a pau ...

Não tenho problemas em frenagem mas qqer freada brusca com quase 3 ton pra parar é complicado , então sempre uso freio motor junto , mas pra parar rápido a fim de evitar multa por excesso de velocidade fica muito em cima , pq a gente ve o tripé qdo está bem perto e é de 100 km/h ...

[]s...

guilhermeabreu
24/07/2005, 13:57
EDUVELO

È ÍSTO AÍ MESMO.Qdo nós vemos o radar , ele já nos viu e já anotou , e aí já era , no meu caso ,eu tenho que dar mais plantões pra cobrir este rombo ,que é sempre acima de 500 latinhas. COMO DÓI.

O seu tem inclinômetro , o meu não , mas da praperceber que ele inclina um pouco menos do que as TOY , com certeza por causa da barra estabilizadora , mas memso assim um primo meu que viajou me acompanhando e ficava pra tras nas curvas , me falou que não via a hora de eu tombar o ENGESA , de tanto que ele inclinava . E vc mesmo escreveu que no seu inclinômetro já indicou 40° de inlinação , é para os braços-duros ficarem de queixo caído mesmo , e vamos nós felízes da vida com o que temos nas mãos.

VALEWS

haundrich
25/07/2005, 11:28
Grande Edu Velo e Guilherme e Todos

Entendo que o caster é imexível (quero dizer, dá algum trabalhinho de usinagem e solda, se vc for inventar de mexer ali, desde que saiba o que está fazendo... ;-) ).
E que também pneu largo não tem muuiiito a haver com caster.

Eu não expressei bem o que eu queria perguntar, quando o Guilherme comentou sobre o seu problema e os gatos que aparecem no alinhamento.


O caster original do engesa, faz com a que o conjunto de direção, depois de esterçada, volte para sua posição central, e pela peso do carro, faz com que se mantenha alinhado e dá um certo conforto para guiar.

Acredito que o cálculo do caster, entre outras coisas que influem neste cálculo (geometria, suspensão, pneus, peso...), entra também a resistência que os pneus originais oferecem para a direção voltar para sua posição central. E que um pneu estreito não oferecerá tanta resistência para o retorno automático do volante quanto um pneu largo . Até aeh não é novidade.
E sei também que aumentando o ângulo de caster, a direção vai ficar um pouco mais pesada. Não experiência para dizer o quanto.

Pois bem, considerando tudo certo a mecânica, folgas, buchas, se usarmos pneus mais largos, não seria o ideal aumentar um pouquinho o ângulo de caster , de forma compensatória talvez uns 1 ou 2 graus, e desta forma deixamos a direção mais confortável e precisa , para viagens a 110km/h?
Até para diminuir aquela influência dos pneus largos sobre aqueles "sulcos"no asfalto na direção?

Refazendo minha pergunta lá de cima: Se aumentar mais o caster, ocorrerá desgaste anormal nos pneus, principalemte nas beiradas? (nas retas, ainda assim tem que compensar a direção em função do desnível do asfalto da esquerda para direita, drenagem, essas coisas do asfalto)
E nas curvas, com o ângulo de caster modificado e pneus largos, o quanto pode afetar ou melhorar a segurança?


um grande abraço
Flávio Schurt

guilhermeabreu
27/07/2005, 09:53
HAUNDRICH



Até concordo com a teoria , AÍ devolvo a pergunta : será que vale a pena mudar 1 a 2 graus o cáster , cortar solda ,soldar , resoldar para ver se vai melhorar , e se não melhorar , valeria a pena ? e se piorar RSRSRFJHFIJ@@#$%¨&*) SÓ DE RAIVA EM TER MEXIDO E NÃO TER RESOLVIDO?

haundrich
27/07/2005, 16:05
E ae Guilherme

hehehe isso aeh não teoria, foi introdução para minha pergunta no final. Alguém que tenha feito isto poderá nos passar a experiência...

Mas, respondendo a sua pergunta, na minha opnião, não vale a pena, concordo com você.
Apesar de que, se tratando de hobby para alguns, o fim pode justificar os meios.. putz

um grande abraço

Flávio Schurt

guilhermeabreu
27/07/2005, 23:13
HAUNDRICH

É ÍSSO AE VALEWS

CAVESO
17/01/2006, 17:28
Guilherme,

Quanto pagou (na época) pelo motor MWM?

Aí em campos Consegue-se num preço bom?

Se souber de algum fornecedor com nota e baixa no detran, me passa por favor.

Abraços do único engeseiro de Muriaé-MG

Kim
17/01/2006, 23:59
Caros Amigos!
Desculpe-me a intromissão, mais não deixei de ler sobre o caster e, asiim relater meu problema parecido com o do haundrich, onde mau veículo desgastava o pneu de forma irregular.
Parecia que estavam inclinado com a parte inferior para dentro do veículo
(vide tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13938 )
Assim procedi o alinhamento e ficou bom, atualmente, já consegui domesticar o rapaz do alinhamento, tá ficando bom nas regulagens de 4x4 em geral.

Atte,

Gentil Filho.

dero
20/01/2006, 23:30
Alguem tem o peso (seco) dos motores originais do Engesa? bem com potência

Se tiverem favor postar aqui ou no tópico abaixo:
"Peso dos Motores"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=217315

Um interessante comparativo dos pesos dos motores x potência oferecida.

Justamente para orientar qdo da troca de motor.

valeu

haundrich
23/01/2006, 08:21
Essa foi uma boa idéia Dero

Vítor Martins
05/02/2006, 20:27
O negócio é evoluir! Já que a empresa acabou, temos que rebolar para manter o carro competitivo. É só olhar o que a Agrale fez, ou seja, motorização MWM, caixa Eaton, etc. Estou fazendo o mesmo no meu. O motor é bem mais leve, mais potente e, principalmente, mais econômico em relação ao Perkinho. Um abraço a todos. Vítor

CAVESO
06/02/2006, 00:17
Sou um cara favorável àquelas evoluções que trazem melhoria ao conjunto, mas olho com certa cautela algumas "evoluções", como por exemplo a do Troller 2006, que adotou um motor de 163 cv (se não me engano) e manteve o mesmo conjunto mecânico (freios inclusive).
Ao adotar motores muito potentes é preciso refazer todo um trabalho de engenharia para que nossas máquinas suportem tais motores.

Abraços cautelosos, procurando um MWM das antigas (226) ou um perkins q20b para adaptar em meu fase II.

Vítor Martins
06/02/2006, 09:14
Boa sorte amigo, em teu "estaleiro" !!!! Um dia ele vai ficar pronto !!!

CAVESO
06/02/2006, 11:14
Obrigado Vítor!

Estou quase lá!

Se não fosse o Igor da Rota 4x4, que está me enrolando desde dezembro do ano passado com um quadro de pára-brisa, ele já estaria pronto.

Abraços

Vítor Martins
06/02/2006, 14:24
É meu amigo, também estou na mesma situação que vc. O meu está no estaleiro desde que chegou, ou seja, Junho/2005. Mas, o pior, é que o meu veio todo desmontado, tendo em vista tê-lo adquirido de um leilão do exército. Tou penando. Só fiz a estrutura de chassis, suspensão, rodas, freios, pneus (tudo novo). Comprei motor (MWM 2.8 Sprint - novo), caixa, refiz os diferenciais, transmissão, etc. Agora, vou subir o motor e caixa. Ainda falta lanternagem (funilaria), pintura, parte elétrica, bancos, capota, emplacar (agora que saiu o documento do EB). Tá uma novela mexicana, mas, sei que um dia vou poder curtir bastante. Enquanto isso, é juntar dinheiro, ligar pro Igor, depositar e aguardar o envio. O valor dos gastos já está beirando os R$27.000,00 Mas, o gostoso é ver a coisa saindo aos poucos, com muito sacrifício. Um grande abraço companheiro de sofrimento :concordo: . Vitor Martins

guilhermeabreu
06/02/2006, 22:32
CARLOS AUGUSTO VEQQI

Comprei meu motor MWM 2.8 completo com nota fiscal h`+- 1 ano por R$5.000,00 , em Cachoeiro do Itapemirim , hoje está na faixa de uns R$7.000,00 .

NÃO ACREDITO QUE TENHA UM MOTOR MAIS ADEQUADO DO QUE ESTE PARA OS ENGESAS , DIGO PELO CUSTO/BENEFÍCIO E FACILIDADE DE ENCONTRAR .

O ENGESA VIRA O BICHO , COMO ESTOU CONTENTE COM ESTE CONJUNTO .

CAVESO
07/02/2006, 10:17
Vitor e Guilherme,

Obrigado pela força!

Vocês poderiam me passar os contatos de onde posso comprar um motor diesel com nota?

Vou colocar o meu pra rodar na cachaça por enauqnto, mas futuramente colocarei um diesel.

Abraços

Vítor Martins
07/02/2006, 16:21
Caro Carlos, em atenção à tua pergunta, respondo-te que adquiri meu motor MWM 2.8, através de um amigo, o qual é proprietário de uma concessionária Agrale. Paguei 4.500,00 pelo motor, sem periféricos. O restante, turbina, e componentes, paguei outros 4.200,00, em um ferro-velho especializado em diesel. Peças semi-novas. Ficou caro. Ainda está faltando a caixa seca, uma peça do arranque, e esticador da correia. Infelizmente, não sei como te indicar onde comprar. Foi ocasião. Havia visto o Marruá, e comentei com ele a respeito da motorização, oportunidade em que ele me ofereceu o motor. Devia ter comprado um motor já pronto. Já me disseram que em SP, encontra-se este motor a preços melhores. Entretanto, há o risco de ser problemático, ou seja, sem documentos, ou procedência duvidosa. Vc tem de ficar esperto, pois, se colocar um motor com problema (furtado) em teu carro, ele vai ser apreendido. Dê uma olhada no site do Mercado Livre, digite "Motor", e, de vez em quando, aparece algum motor deste lá, a preços interessantes. Boa sorte. Vitor

CAVESO
08/02/2006, 00:00
Valeu por mais uma dica Vítor!

A propósito, esse seu amigo por acaso é o Franz da Revenda agrale?

Se sim, veja, por favor, se ele consegue a grade dianteira e as duas carenagens de farol do Marruá. Como estou sem as máscaras e quero mudar a grade dianteira, pensei em adaptar do marruá.

Liguei para ele há um certo tempo atrás mas ele deve ter esquecido de mim.

Abraços

Vítor Martins
08/02/2006, 08:47
É o Franz sim. Anote aí o telefone dele: (031) 3388-5550. Se encontrar com ele, darei o recado. Um abraço, Vitor

guilhermeabreu
03/03/2006, 21:35
carlos augusto veqqi

Eu comprei o meu motor MWM 2.8 turbo com intercooler em CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM - ES. , na COFERRO comércio de ferro velho , fone (28) 3522-9848 com ALEX .
O motor veio completo , com todos os periféricos e com nota fiscal .

valmor
10/03/2006, 08:16
Onde encontro este motor MWM 2.8 e qual o preço ????

[]´s

Ralado/SP
24/05/2006, 18:03
Parabéns pelo brinquedão.... sempre quis colocar esse motor no meu F1. Lendo o seu depoimento me dá mais vontade.

Abraços

Ralado

Pedro Rocha
09/06/2006, 21:10
Saudações engeseiros!

Cara, eu achava que era maluco em andar a 120 130km/h no meu F1 totalmente original, (inclusive os freios a tambor na traseira, bomba e hidrovácuo do gol bx, e ainda c/ dir mec), a única exceção é o motor 4 cil álcool (repotenciado). Os pneus são os argentinos (pra lá de gastos), faço curvas nessa velocidade, e volta e meia passo algum incrédulo por fora! Acima de 110 km/h a impressão que dá é que se o jipe passar em cima de uma bituca de cigarro na pista ele levanta vôo. Com o tempo vc se acostuma com as "passarinhadas" e começa achar que tá devagar...ainda mais quando alguém me ultrapassa, principalmente se for meu pai de "WILLYS" (ap2.0mi) !! Mas o fato é que depois de ler o tópico inteiro, e ver a velocidade que o pessoal tá andando, tô começando a achar que sou até ajuizado! 150, 160 km/h ?!?!?!?! :shock: :shock: :shock: É bem verdade que eu não passo dos 130 km/h pq ele não anda mais que isso (a não ser descendo..rs) :mrgreen: , porém a impressão é que vai moer alguma coisa... :!: por isso, pela saúde do carro, e do motorista, não recomendo tal conduta!!! ou seja, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço! :concordo:

Mais pra frente, quando o 4 cil opala derreter, pretendo trocar o motor pelo 2.8 mwm, mas com relação 4,57(importada) e pneus 35 ou 3,90 e pneus 33 (que sai bem mais em conta e força menos o carro), alguém tem alguma dessas configurações?!?! Como é que ficou? Final? vel de cruzeiro? nas trilhas? e o consumo? Abraços a todos que curtem essa verdadeira ´MÁQUINA'!!!!

rodrigo camper
10/06/2006, 07:31
Guilherme v/c usa relação de diferencial difende no mesmo carro. :pensativo:

rodrigocbt
10/06/2006, 09:47
A minha Camper tá com relação 4,09 no dana 46 e 4,10 no Dana 30 em conjunto com os 31.. lembrando que minha quinta é overdrive.. algo como 0,85:1

Ando normal a 150/160 com consumo em cerca de 9 km/l

Já em velocidade racional (cruzeiro), 120, faz 10

Se mantiver passeio, daí vai pra 11...

Como sempre, td depende do pé e do gosto de ver o manômetro da turbina esguelado...

Nas trilhas ainda não deu tempo de testar, mas deve estar um espetáculo, pois as poucas erosões que peguei, não cheguei nem a reduzir e só andei em marcha a lenta....

Abraços

Rodrigo

guilhermeabreu
12/06/2006, 19:54
RODRIGO CAMPER

No meu CORAÇÃO VALENTE MWM 2.8 TURBO COM INTERCOOLER , coloquei a relação da F-1000 13x46 = 3,54 na trazeira , com eixo original do ENGESA que DANA 44 , e na frente que tb é original ENGESA que é DANA 30 , foi colocado a relação 13x46 = 3,54 de um diferencial de opala achado num ferro velho , que paguei R$100,00 uma molasa não acha?

Como a caixa é a original ENGESA 5º 1X1 SEM REDUZIDA , nas trilhas a reduzida faz e já fez falta comigo , aí é queimar embreagem OU colocar a TRANSFERENCIA COM REDUZIDA DA TOYOTA BANDEIRANTE ,que é o meu objetivo , esta faltando é R$ cascalhoR$R$R$ mesmo .

A velocidade máxima não tenho com precisão porque o velocímetro ficou marcando menos com estas modificações , e mais pneus 33" , mas acho que ficou na casa dos 150 Km/h , pq semana passada qdo voltava do meu plantão ultrapassei um colega num ASTRA e ele depois encontrou comigo e comentou que meu ENGESA anda muito , aí perguntei a ele , a qto ele estava naquele momento , e ele me respondeu que estavba a 140Km/h. por ísto que eu acho que meu ENGESA chega aos 150Km/h de velocidade máxima , e o consumo a 110 a 120 Km/h fica em torno de 8,5 a 9Km/l e a 80Km/h faz 10Km/l .

RODRIGOCBT

Acho que sua CAMPER anda mais e é mais economica por causa da AERODINÂMICA da mesma que é indisticutivelmente de coeficiente de atrito menor que dos ENGESAS .

rodrigo camper
01/07/2006, 08:53
E Guilherme talvez seja isso mesmo,maxima de 150km e quase 1000 metros se precisar parar.

Mas o 14B e econimico se pisar leve, pelo contrário, Faz até rodamoinho no tanque, ainda mais com a bomba aberta e 0,9 de pressão no turbo.

rodrigo camper
04/07/2006, 07:26
Com certesa a melhor opção eo mwm 2.8.Mais tome cuidado!! no que compra as vesez o motor tem nota fiscal mais e roubado (produto de furto).
Pode até não dar problemas com v/c, mas quando v/c vender o bichão, nos tramitês de transférencia a verdade pode vir a tona.
Você pode procurar na Rua Piratininga que fica no Brás - SP, São lojas e não desmanches.