Conectar

Ver Versão Completa : Cambio automatico. Como usa-lo corretamente

Valdenio
02/05/2008, 22:10
Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

P = Estacionamento.
R = Ré.
N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
D = Cambio em funcionamento.

*Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

E o botão overdiver quando utliza-lo.

Abraço a todos e fiquem a vontade.

gutoxj98
03/05/2008, 02:58
Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

P = Estacionamento.
R = Ré.
N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
D = Cambio em funcionamento.

*Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

E o botão overdiver quando utliza-lo.

Abraço a todos e fiquem a vontade.

Vamos lá entao amigo.....

4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

OK ???

qquer coisa manda !!!!!!!!!!!

Valdenio
03/05/2008, 12:26
Vamos lá entao amigo.....

4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

OK ???

qquer coisa manda !!!!!!!!!!!

Grande Guto, mais uma vez salvando a pele dos menos favorecidos .. kkkkk

Meu camarada e eu pensando estar aliviando o cambio colocando em N enquanto aguardo o sinal abrir e pra minha surpresa isso poderá prejudica-lo, mas na minha ZJ não da tranco quando passo de N para D.

Sobre o OD (Over Drive) me expressei mal, ma verdade ele esta ativo o tempo todo, gostaria de saber em que situação desliga-lo??

Grato e forte abraço...

Overland
03/05/2008, 15:41
Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.

gutoxj98
03/05/2008, 16:44
Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.

Fala Overland....muito frio ai ???

Over Drive = 100 % acoplado, nao fica esfregando e vc tem toda a força do motor nas rodas........apertando o botao, trava-se o conversor ! Nunca tive Grand, vamos ver se entra alguem aqui e explica os detalhes de uso, como velocidade, etc.

P, N, D, = Eu so mudo de D para R com o carro totalmente parado, com certeza deve estragar ao longo do tempo se fizer a mudança naquelas manobras andando........

Ao colocar o P sem puxar o freio de mao até pode sim, mas é a mesma coisa que engatar a 1º e deixar o carro andar um pouco, usando o motor desligado como freio, mas no caso do automático, vc estaria usando o Cambio, como este freio, fica até difícil mudar a alavanca nesta situação.

O certo é Freio de Mao e P...........mas na pressa e no costume quase ninguém faz isso, eu mesmo me pego muitas vezes P e freio de mao......mas sempre com o Pézão do freio pedal.

Eu tbem nunca tinha tido carro automático, e fica difícil na próxima compra nao optar por esta comodidade, pois tanto em trilha, como na cidade o conforto e força sao extremas, basta tirar ou enfiar o pé para ter as respostas .............até a troca de marchas vc troca com o alivio de acelerador.

Trocas de oleo, filtro do cambio, e uso correto eles duram muito, a minha ta com 95 mil km e o cambio esta muito bom.

abs

Overland
03/05/2008, 18:16
Putz... deu uma esfriada por aqui sim, o suficiente pra ter que colocar um moletom...rsrs

Então o botão serve pra travar o conversor apenas? E qual é a finalidade de travar o conversor? Não se usa o botão pra mais nada?

O engate do P é fácil? Ou é difícil quando parar em subidas ou descidas?

O câmbio da LX 5.9 é diferente do câmbio da 5.2?

Eu sempre gostei muito da Grand Cherokee, achei uma por aqui agora, mas o preço médio por aqui gira em torno de R$35 mil, aquela é uma LX 5.9 com GNV (19m³ kit Landirenzo) e o cara tá querendo R$38 mil, não cheguei a andar ainda com ela (estou querendo), mas o interior dela está impecável, o couro, tudo em estado de novo!

Só estou assustado com o preço de algumas peças que parecem excessivamente caras, como kit de juntas e problemas no câmbio que leio muito por aí. Dizem que é por mau uso, mas só se vai saber normalmente depois que a bomba estourar no teu colo... aí ferrou!

Hoje eu tenho um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, impecável, sou sócio-fundador do Opala Clube de Jaraguá do Sul (www.opalaclubejs.com.br), mas ultimamente ando desanimado e motivado em comprar uma Grand Cherokee. Apesar de não parecer a manutenção do Opala está ficando cara, pois o pessoal tá cobrando o olho da cara por algumas peças seguindo a lei da oferta e procura. Pistões do Opala a álcool 91 e 92 são caríssimos, isso quando achar! Encontrei na internet um kit com pistões, biela e anéis para Grand Cherokee 5.2 por R$1400, cheguei a ver os caras pedindo R$900 por um pistão do Opala a álcool 91/92. Um par de faróis da Grand Cherokee custa R$300 enquanto do Opala custa R$500 no mínimo!
E como sempre mantenho o carro em dia e praticamente só faço manutenção preventiva (estou com o carro há quase 6 anos), gasto em média R$500 por mês, e já foi muito dinheiro pelo ralo, acho que não gastaria tanto com uma Grand Cherokee, mesmo que eu tivesse um problema mais grave como no câmbio.

gutoxj98
03/05/2008, 18:39
Overland

Esse carro seria apenas para passeio ?, tens filhos ??

Porque vc nao opta pela cherokee sport ?.......é um motor praticamente com a mesma concepçao do 4.1, gasta um pouco menos que as v8

Tem o Jester aqui do forum, que ta vendendo a dele, e ja trocou muita coisa nela, e tem um historico de manutençoes exemplar, ele comprou um Troller e quer vender a XJ, tem GNV, pneus BF zero KM......e ele é de SC tbem.........e nao deve passar dos 30 mil o carro dele.

O cambio da Xj dele se nao me engano é zero, trocou o kit master (discos).....entao nesse quesito vc fica despreocupado.

Acho estes preços de Gran ai muito acima, aqui em Sp é uns 28 no maximo......uma 98 claro............

Overland, estes carros como os Opalas, é estado de conservaçao, senao com certeza vc terá despesa com varias coisas, suspençao, cambio, diferencial, CT......etc..... entao vale a pena pegar uma que vc conheça no minimo o historico de manutençoes.

A gran é maior, mais pesada, mais potente e mais confortavel que as Sport, mas as Sport tem uma manutençao um pouco mais barata e simples ao meu ver.

E hoje em dia vc compra peças direto dos EUA, que mesmo com frete e impostos fica mais barato que comprar aqui.....ou importadoras independentes que tbem tem bons preços.........ex...boma d´agua...170,00........amortecedores 120,00.....isso na XJ.....na ZJ é uns 20 a 30 % a mais.

ok ?

abs

Valdenio
03/05/2008, 19:46
Amigos Guto e Overland, acredito q vc's estão confundindo alguma coisa tipo.

Pelo q entendi o botão que o Overland quer saber é o q esta no lado esquerdo na própria alavanca do cambio certo? Se for amigo, ele serve para mudança de algumas marchas como de P para R ou de R para D, ou mesmo de D para 2 ou 1.

Guto acho que vc confundiu essa pergunta com o botão do OD (Over Drive) no painel.

Se eu disse alguma besteira aki me desculpem.

Valdenio
03/05/2008, 19:52
Overland sobre peças para Grand Cherokee alguns preços realmente não são baratos, mas como o Guto já disse tem como trazer direto dos U.S.A. que acaba saindo mais em conta, eu mesmo algumas vezes faço isso tb outra forma de compra é o nosso grande amigo NZardo aki do forum q vende peças a um custo bom.

Sobre XJ não tenho como opinar pois nunca tive uma, meu grande sonho já realizado felizmente, sempre foi ter uma ZJ. Mas já tô me empolgando em juntar uma grana pra comprar uma XJ para fazer algumas trilhas.

Overland
03/05/2008, 22:07
Overland

Esse carro seria apenas para passeio ?, tens filhos ??

Porque vc nao opta pela cherokee sport ?.......é um motor praticamente com a mesma concepçao do 4.1, gasta um pouco menos que as v8

Tem o Jester aqui do forum, que ta vendendo a dele, e ja trocou muita coisa nela, e tem um historico de manutençoes exemplar, ele comprou um Troller e quer vender a XJ, tem GNV, pneus BF zero KM......e ele é de SC tbem.........e nao deve passar dos 30 mil o carro dele.

O cambio da Xj dele se nao me engano é zero, trocou o kit master (discos).....entao nesse quesito vc fica despreocupado.

Acho estes preços de Gran ai muito acima, aqui em Sp é uns 28 no maximo......uma 98 claro............

Overland, estes carros como os Opalas, é estado de conservaçao, senao com certeza vc terá despesa com varias coisas, suspençao, cambio, diferencial, CT......etc..... entao vale a pena pegar uma que vc conheça no minimo o historico de manutençoes.

A gran é maior, mais pesada, mais potente e mais confortavel que as Sport, mas as Sport tem uma manutençao um pouco mais barata e simples ao meu ver.

E hoje em dia vc compra peças direto dos EUA, que mesmo com frete e impostos fica mais barato que comprar aqui.....ou importadoras independentes que tbem tem bons preços.........ex...boma d´agua...170,00........amortecedores 120,00.....isso na XJ.....na ZJ é uns 20 a 30 % a mais.

ok ?

abs

Meu Opala é de uso diário, então a Grand Cherokee seria para substitui-lo, mas ando em média 10km por dia, só de casa para o trabalho e trabalho para casa. Não tenho filhos. Meu Opala é muito bem conservado, mas sempre aparece uma coisinha que eu acabo fazendo manutenção pra não dar problema, preventiva.

A Cherokee não me agrada pelo design, nível de acabamento e uma das coisas que me atrai na Grand Cherokee é o motor V8, tanto é que não me interesso pela Grand Cherokee Laredo. Pois é, dizem que esse motor 6 cilindros fica mais econômico, mas na empresa que eu trabalho, todos os diretores ganharam Grand Cherokee's Laredo 6 cilindros em 1999 (modelo novo já) e todas bebiam mais que as V8 ficando o consumo na cidade entre 3,5 e 4km/L e na estrada chegava no máximo a 6km/L. Já as V8 que conheço aqui fazem entre 4,5 e 5,5km/L na cidade e 7,5km/L na estrada.

Essa LX 5.9 que eu vi à venda e está no GNV o cara tá fazendo 130km na cidade com um cilindro de 19m³ sem cuidar muito do pé.

Abçs.

Overland
03/05/2008, 22:10

Pelo q entendi o botão que o Overland quer saber é o q esta no lado esquerdo na própria alavanca do cambio certo? Se for amigo, ele serve para mudança de algumas marchas como de P para R ou de R para D, ou mesmo de D para 2 ou 1.

Guto acho que vc confundiu essa pergunta com o botão do OD (Over Drive) no painel.

Isso mesmo Valdenio, é esse botão que me refiro. Quanto ao botão no painel, esse eu nem vi. Quer dizer que tenho que acionar o botão OD no painel para funcionar a "quarta marcha" overdrive?

Quer dizer que não estando em D eu não consigo mover a alavanca para 2 ou 1 sem apertar o botão? Ou eu consigo mover e posso danificar o câmbio se não apertar?

[]'s

Overland
03/05/2008, 22:15
Overland sobre peças para Grand Cherokee alguns preços realmente não são baratos, mas como o Guto já disse tem como trazer direto dos U.S.A. que acaba saindo mais em conta, eu mesmo algumas vezes faço isso tb outra forma de compra é o nosso grande amigo NZardo aki do forum q vende peças a um custo bom.

Sobre XJ não tenho como opinar pois nunca tive uma, meu grande sonho já realizado felizmente, sempre foi ter uma ZJ. Mas já tô me empolgando em juntar uma grana pra comprar uma XJ para fazer algumas trilhas.

Legal! E quem são esses importadores confiáveis e com bons preços? Tem algumas dicas?

Quanto a diferença entre 5.9 e 5.2 será que 5.9 é mais dor de cabeça ou as peças entre as duas são intercambiáveis (exceto peças internas móveis).

Pelo que li a respeito também, o câmbio da 5.9 é diferente e mais robusto e o conversor de torque é similar aos utilizados em arrancadões. É isso mesmo? Vi inclusive num site americano que achei o link por aqui. Parece que os discos de freios também são maiores e a 5.9 tem uma aceleração brutal de 0 a 100km/h em 6.5s, mais rápida inclusive que a Mercedes ML 55 AMG. Claro que não vou usar pra dar pau, mas são números interessantes...rs

[]'s

Valdenio
03/05/2008, 22:40
Isso mesmo Valdenio, é esse botão que me refiro. Quanto ao botão no painel, esse eu nem vi. Quer dizer que tenho que acionar o botão OD no painel para funcionar a "quarta marcha" overdrive?

Quer dizer que não estando em D eu não consigo mover a alavanca para 2 ou 1 sem apertar o botão? Ou eu consigo mover e posso danificar o câmbio se não apertar?

[]'s

Não Overland, na verdade quando aciona o botão OD vc estará desligando o over drive.

Sobre a mudança do cambio funciona mais ou menos assim:

O cambio esta em P, vc irá mudar para D ou R, tera de aperta-lo para mudar se não fizer, o cambio não movimenta de jeito algum, só quebrando. Outra coisa interessante é que só entra a ré (R) se vc pressionar o botão e pressionar o freio. Imagina se não fosse assim como iria ter acidentes por ai com alguém engatando a marcha errada, outra informação para vc ficar esperto é que a chave somente sai da ignição com o cambio na posição P, se não estiver nesta posição vc não retira ela de jeito nenhum, assim como se o carro estiver desligado e vc por o cambio em R, D, 2 ou 1 e tentar dar partida, nem sinal do motor virando vc tem. Muito bom esse sistema.

Valdenio
03/05/2008, 22:45
Legal! E quem são esses importadores confiáveis e com bons preços? Tem algumas dicas?

Quanto a diferença entre 5.9 e 5.2 será que 5.9 é mais dor de cabeça ou as peças entre as duas são intercambiáveis (exceto peças internas móveis).

Pelo que li a respeito também, o câmbio da 5.9 é diferente e mais robusto e o conversor de torque é similar aos utilizados em arrancadões. É isso mesmo? Vi inclusive num site americano que achei o link por aqui. Parece que os discos de freios também são maiores e a 5.9 tem uma aceleração brutal de 0 a 100km/h em 6.5s, mais rápida inclusive que a Mercedes ML 55 AMG. Claro que não vou usar pra dar pau, mas são números interessantes...rs

[]'s

Bom, sobre as peças não tenho conhecimento se são intercambiáveis, mas sobre importação é só comprar pelo site: www.rockauto.com em 3 dias a encomenda esta em suas mãos, mas para algumas peças é melhor comprar com NZardo q saira mais em conta.

Lembrando que a compra nos U.S.A. pela internet (Rockauto) além do preço do produto mais frete q vc irá pagar tem a taxa de importação 60% + ICMS 18% e Tx aduaneira R$ 18,60

Overland
03/05/2008, 23:47
Não Overland, na verdade quando aciona o botão OD vc estará desligando o over drive.

Sobre a mudança do cambio funciona mais ou menos assim:

O cambio esta em P, vc irá mudar para D ou R, tera de aperta-lo para mudar se não fizer, o cambio não movimenta de jeito algum, só quebrando. Outra coisa interessante é que só entra a ré (R) se vc pressionar o botão e pressionar o freio. Imagina se não fosse assim como iria ter acidentes por ai com alguém engatando a marcha errada, outra informação para vc ficar esperto é que a chave somente sai da ignição com o cambio na posição P, se não estiver nesta posição vc não retira ela de jeito nenhum, assim como se o carro estiver desligado e vc por o cambio em R, D, 2 ou 1 e tentar dar partida, nem sinal do motor virando vc tem. Muito bom esse sistema.

Interessante saber esses detalhes. pois eu nunca andei com um câmbio automático. Ele é mais esperto do que eu imaginava...rsrs, praticamente a prova de burros e ainda tem gente que consegue quebrá-lo...

Qual a finalidade de desligar o Overdrive? O Overdrive não seria como uma quarta marcha e o D uma terceira? Então praticamente o Overdrive nem vai funcionar andando na cidade. Acredito que esse botão não tem muita finalidade certo?

Overland
03/05/2008, 23:49
Bom, sobre as peças não tenho conhecimento se são intercambiáveis, mas sobre importação é só comprar pelo site: www.rockauto.com em 3 dias a encomenda esta em suas mãos, mas para algumas peças é melhor comprar com NZardo q saira mais em conta.

Lembrando que a compra nos U.S.A. pela internet (Rockauto) além do preço do produto mais frete q vc irá pagar tem a taxa de importação 60% + ICMS 18% e Tx aduaneira R$ 18,60

Já reparei que o NZardo vende algumas coisas, mas valeu pela dica da loja. Será que comprando peças com o NZardo também tem que pagar as tais taxas ou os "métodos" são um pouco diferentes?...rs

[]'s

Overland
03/05/2008, 23:59

Bom, pelo que vi esse site é fica nos EUA mesmo, preciso de um cartão internacional, o frete será que sai caro? É informado na hora da compra? Você já comprou lá, é garantido?

Valdenio
04/05/2008, 09:14
Interessante saber esses detalhes. pois eu nunca andei com um câmbio automático. Ele é mais esperto do que eu imaginava...rsrs, praticamente a prova de burros e ainda tem gente que consegue quebrá-lo...

Qual a finalidade de desligar o Overdrive? O Overdrive não seria como uma quarta marcha e o D uma terceira? Então praticamente o Overdrive nem vai funcionar andando na cidade. Acredito que esse botão não tem muita finalidade certo?

É verdade, ainda tem gente q consegue o incrivel de quebra-lo.

Bom sobre o botão OD, ainda estou aguardando a explicação mais claro de algum forista com bastante experiência, mas pelo q já li e entendi o over drive é uma sobre marcha ao q já entendi ele só entra em ação em alta velocidade ou melhor após ultrapassar os 80 km.

Valdenio
04/05/2008, 09:15
Já reparei que o NZardo vende algumas coisas, mas valeu pela dica da loja. Será que comprando peças com o NZardo também tem que pagar as tais taxas ou os "métodos" são um pouco diferentes?...rs

[]'s

Já comprei peças com o NZardo, vc irá pagar o preço que ele lhe cobrar, lhe dei a opção de importar direto pois em alguns casos sai mais barato.

Valdenio
04/05/2008, 09:20
Bom, pelo que vi esse site é fica nos EUA mesmo, preciso de um cartão internacional, o frete será que sai caro? É informado na hora da compra? Você já comprou lá, é garantido?

Já comprei lá sim. Realmente vc precisa de cartão de crédito e o frete é cobrado na aquisição do produto, vc pode ter uma idéia do valor do frete fazendo uma simulação de compra ou seja adicione uma peça ao carro de comprar e indique a forma de envio que desejar mais sem finalizar a compra, vc terá o valor do frete. Mas posso te dar uma idéia, mês passado comprei um semi-eixo traseiro a peça custou U$ 247,00 + U$ 143,00 de frete total pago no cartão U$ 390,00. É super garantido nunca deixei de receber no prazo (3 dias mais rápido que algumas empresas de venda on-line no brasil) e chega tudo certinho, quem faz o transporte é a Fedex.

Overland
04/05/2008, 10:54
Já comprei lá sim. Realmente vc precisa de cartão de crédito e o frete é cobrado na aquisição do produto, vc pode ter uma idéia do valor do frete fazendo uma simulação de compra ou seja adicione uma peça ao carro de comprar e indique a forma de envio que desejar mais sem finalizar a compra, vc terá o valor do frete. Mas posso te dar uma idéia, mês passado comprei um semi-eixo traseiro a peça custou U$ 247,00 + U$ 143,00 de frete total pago no cartão U$ 390,00. É super garantido nunca deixei de receber no prazo (3 dias mais rápido que algumas empresas de venda on-line no brasil) e chega tudo certinho, quem faz o transporte é a Fedex.

Valeu!! Grandes dicas! Agora vou tentar vender meu carro pra ver se consigo pegar a Grand Cherokee, vou fazer um test-drive naquela LX 5.9 que tem aqui... espero que eu consiga. Meu primeiro carro foi um Jeep há 9 anos (que ainda tenho) e agora se tudo der certo meu outro carro também vai ser um Jeep!

[]'s

Valdenio
04/05/2008, 12:09
Valeu!! Grandes dicas! Agora vou tentar vender meu carro pra ver se consigo pegar a Grand Cherokee, vou fazer um test-drive naquela LX 5.9 que tem aqui... espero que eu consiga. Meu primeiro carro foi um Jeep há 9 anos (que ainda tenho) e agora se tudo der certo meu outro carro também vai ser um Jeep!

[]'s

Boa sorte amigo, tomara que dê certo. Bom vc já conhece Jeep então sabe q o bicho é bom D+

roberto carlos e.
04/05/2008, 19:06

ok amigo tbm utilizo p/ esses fim .:palmas:

gutoxj98
04/05/2008, 20:09
É verdade, ainda tem gente q consegue o incrivel de quebra-lo.

Bom sobre o botão OD, ainda estou aguardando a explicação mais claro de algum forista com bastante experiência, mas pelo q já li e entendi o over drive é uma sobre marcha ao q já entendi ele só entra em ação em alta velocidade ou melhor após ultrapassar os 80 km.

Os cambios das Xj e Zj tem 4 marchas.......o over drive é o acoplamento total dos discos......como se fosse uma 5 marcha, a exemplo.....as XJ quando vc atinge 80 km/h e tira um pouco o pé do acelerador, o OD é acionado automaticamente, caindo o giro entao de uns 2400 p 1500 rpm.......vc nao tem esfregassao de cambio, esta totalmente travado....

aos 100km/h com OD fica em 1900 giros.........muito silencio e força + economia de combust e cambio.

Vc esta em uma estrada plana ou leve subida.......velocidade cruzeiro......aciona entao o OD......o giro cai e a VTR vai aumentado a velocidade, assim vc economiza combust, e quase tudo, cambio, motor...etc

OverLand.........ja comprei na rockauto varias vz, muito bom, chega certinho, tem foto de quase todas as peças, o frete eles te fala na hora.....ai vc paga os impostos e taxas em dinheiro pra Fedex ou UPS.....o resto vem no cartao.

Realmente esses 5.9 sao uns monstros.................mas cavalo que anda cavalo que bebe né.........

abraços

Luiz Carlos Moreira
21/08/2008, 11:09
Kleber, eu comprei recentemente uma G Cherokee Limited 5.2 V8 96 e hoje não trocaria por uma Mercedes !:discordo:
O carro é muito bom, só tem alguns detalhes para resolver, tbem pudera, o carro tem 12 anos !
Tbem sempre fui fâ de opalas ( já tive uns 12 ) e se interessar, eu tenho algumas peças do 92 pra vender .
São usadas , mas estão em bom estado de uso.]
- pinças dianteiras do freio
- jogo de pastilhas freio trazeiro ( originais e zero, comprei e não usei )
- eixo cardã 3 segmentos. ( praticamente novo )
Qualquer coisa me mande uma MP, ai te passo os preços.
abraços :dance:

xamicolo
24/08/2008, 06:12
pessoal o O/D desligado preserva o seu cambio em transito pesado(engarrafamento) melhor dizendo: no anda para do congestionamento o cambio nao vai trocar rapido as merchas e reduzir frequentemente o q acontece normalmente no engarrafamento ok ele vai esticar mais as marchas e fazer menos trocas de marchas em baixa velocidade. por isso eh q nos modelos anteriores ele ja fica desligado. na minha(2001) tenho de apertar um botaozinho pra desligar. mas q poupa cambio poupa!

schio
24/08/2008, 13:41
Opa,gostei.

Caiogaucho
24/08/2008, 18:04
Overland,
Esta LX que vc falou, já foi vendida? Estou à procura de um 4x4 V8 e entre as Discovery e as Cherokee, muitos aconselham a Cherokee. Como recentemente deixei de comprar uma LX e me arrependi, estou indo à cata novamente. Porém tem que ser LX 5.9. Caso vc não a tenha comprado e ainda esteja à venda me avise. Fora As LX, poderia ser uma Sport 98 ou 99.
Abraço.:concordo:
Putz... deu uma esfriada por aqui sim, o suficiente pra ter que colocar um moletom...rsrs

Então o botão serve pra travar o conversor apenas? E qual é a finalidade de travar o conversor? Não se usa o botão pra mais nada?

O engate do P é fácil? Ou é difícil quando parar em subidas ou descidas?

O câmbio da LX 5.9 é diferente do câmbio da 5.2?

Eu sempre gostei muito da Grand Cherokee, achei uma por aqui agora, mas o preço médio por aqui gira em torno de R$35 mil, aquela é uma LX 5.9 com GNV (19m³ kit Landirenzo) e o cara tá querendo R$38 mil, não cheguei a andar ainda com ela (estou querendo), mas o interior dela está impecável, o couro, tudo em estado de novo!

Só estou assustado com o preço de algumas peças que parecem excessivamente caras, como kit de juntas e problemas no câmbio que leio muito por aí. Dizem que é por mau uso, mas só se vai saber normalmente depois que a bomba estourar no teu colo... aí ferrou!

Hoje eu tenho um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, impecável, sou sócio-fundador do Opala Clube de Jaraguá do Sul (www.opalaclubejs.com.br), mas ultimamente ando desanimado e motivado em comprar uma Grand Cherokee. Apesar de não parecer a manutenção do Opala está ficando cara, pois o pessoal tá cobrando o olho da cara por algumas peças seguindo a lei da oferta e procura. Pistões do Opala a álcool 91 e 92 são caríssimos, isso quando achar! Encontrei na internet um kit com pistões, biela e anéis para Grand Cherokee 5.2 por R$1400, cheguei a ver os caras pedindo R$900 por um pistão do Opala a álcool 91/92. Um par de faróis da Grand Cherokee custa R$300 enquanto do Opala custa R$500 no mínimo!
E como sempre mantenho o carro em dia e praticamente só faço manutenção preventiva (estou com o carro há quase 6 anos), gasto em média R$500 por mês, e já foi muito dinheiro pelo ralo, acho que não gastaria tanto com uma Grand Cherokee, mesmo que eu tivesse um problema mais grave como no câmbio.

lucciano amaral
03/02/2010, 13:10
Amigos alguem tem o manual do cambio automatico da xj (cherokee sport) 1997? valeuwwwww

gutoxj98
03/02/2010, 23:43
Amigos alguem tem o manual do cambio automatico da xj (cherokee sport) 1997? valeuwwwww

qual a caixa ??

lucciano amaral
04/02/2010, 08:47
Amigo guto, nao achei nenhuma nemração na minha caixa de cambio. A cherokee é sport 1997, com reduzida np 242 com full time. Se vc puder me ajudar, te agradeço

gutoxj98
04/02/2010, 21:39
Amigo guto, nao achei nenhuma nemração na minha caixa de cambio. A cherokee é sport 1997, com reduzida np 242 com full time. Se vc puder me ajudar, te agradeço

Luciano my friend !!!!!

neste link vc tem o manual do AW-4 4-SPEED AUTOMATIC !!!

http://wagoneers.com/XJ/tech/TRANSMISSIONS/Transmission_Service_AW4.pdf

mas ta em ingrêisss !!!!

abs

lucciano amaral
05/02/2010, 08:50
Guto muito obrigado

karrenato
06/02/2010, 16:48
Galera seguinmte , tenho uma ZJ . eu so passo a alavanca do 4x4 dela se desligar ela ,ai sim ela entrra no 4x4, pois se estiver ligada ela faz um barulhao como se tivese trepando marcha . o que estou fazendo de errado . Em qual posiçao P ou N que coloco para movimentar a de traçao com a viatura Ligada . aperto ou nao o freio.

Abraços galera :pipoca:

keko
06/02/2010, 22:06
karrenato
coloca em N e pisa no freio e em um movimento forte engate o 4x4 não vai tentando devagarinho se não da esse barulho estranho.

karrenato
07/02/2010, 01:18
Tenho medo de quebrar a caixa. Po faz um barulhao ....

gutoxj98
07/02/2010, 01:32
Tenho medo de quebrar a caixa. Po faz um barulhao ....

Renato, sua ZJ ja opera em 4x4 fuul time.....ela sempre relativamente falando em 4x4, o que vc esta tentando acionar, é a REDUZIDA "LOW".... certo ???

o certo seria vc colocar a alavanca de cambio em "N" e acionar a reduzida, se está raspando vc pode estar com o garfo da caixa gasto..... mas tenta colocar em "N" e colocar em Low....ai depois vc conta ai o que rola !!!

abs

karrenato
07/02/2010, 14:07
vou fazer isso , ate o KEKO falou para eu ir rapido e de uma vez so . Pois eu vou devagar e ai acho q por isso q faz o barulho .

Vou tentar

karrenato
07/02/2010, 16:15
so fico com medo de dar um piripaki nela .

keko
07/02/2010, 22:02
vai tranquilo que é assim mesmo pois o engate é mecânico mesmo.
não esquece de postar se esta engatando e funcionando.

karrenato
08/02/2010, 00:46
ok . assim q eu fizer , posto

Epa
08/02/2010, 17:12
Olá Pessoal, aproveitando o tema do tópico, estou com dúvidas na hora de passar com a ZJ em área alagada. Depois que o "Aquassabi" :putz: foi inaugurado em São Paulo tá difícil passar em algum lugar sem água por aqui nos últimos 46 dias. A dúvida é: No carro mecânico, engatava a marcha, acelarava e controlava a embreagem para não entrar água pelo escapamento, sempre acelerando bastante, mas andando devagar para não fazer muita onda. E no automático, como posso evitar a entrada de água?

Obrigado pela ajuda!

felipebgs
08/02/2010, 18:37
Olá Pessoal, aproveitando o tema do tópico, estou com dúvidas na hora de passar com a ZJ em área alagada. Depois que o "Aquassabi" :putz: foi inaugurado em São Paulo tá difícil passar em algum lugar sem água por aqui nos últimos 46 dias. A dúvida é: No carro mecânico, engatava a marcha, acelarava e controlava a embreagem para não entrar água pelo escapamento, sempre acelerando bastante, mas andando devagar para não fazer muita onda. E no automático, como posso evitar a entrada de água?

Obrigado pela ajuda!

Hum...verdade...

:idea: Mas os carros automaticos já são acelerados, certo? Será que isso já não garante que não entre água?

ou então no caso das nossas cherokas, o negocio é enfiar o pé e destruir com a enchente...(heheh pura cagada)...:discordo:

gutoxj98
08/02/2010, 19:13

Obrigado pela ajuda!

Acho que primeiramente vc deveria verificar os respiros do cambio, verificar os selos dos diferenciais, e se a sua caixa de ar esta bem vedada...... fazendo isso, acho que nao deva passar com agua acima da roda, pois vc pode sofrer com um calço hidraulico ( entrada de agua no motor ).

Mas quanto a entrar agua pelo escape, somente se a sua Zj morrer o motor no meio da travessia !!!

ou coloca um snorkel, veda bem as partes eletronicas e tal.......ai sim....vc tem uma caranga que pode entrar mais fundo nos alagamentos.

abs

Epa
08/02/2010, 20:14
Valeu pela dica Guto, mas eu realmente não quero encarar alagamentos. Mas do jeito que a coisa está aqui em Sampa, o alagamento vem até você. Vou levar o carro no meca após o Carnaval e então peço para ele verificar os respiros e os selos do diferencial. Obrigado!!!

Ricknit
08/02/2010, 23:24

Obrigado pela ajuda!

Coloque na primeira marcha ou L "low".

Na cherokee eu não sei como é o cambio, mas na maioria dos carros at que conheci, tem a primeira marcha. Na verdade, vc não pode permitir que seja trocada a marcha, já que no tempo de troca de uma marcha pra outra, a água pode entrar pelo escapamento. Então é isso, tanto pra AT como pra MT, o importante é manter aceleração constante e não trocar/permitir a troca de marcha.

Espero ter ajudado!

Abs!

Epa
09/02/2010, 17:00
Coloque na primeira marcha ou L "low".

Na cherokee eu não sei como é o cambio, mas na maioria dos carros at que conheci, tem a primeira marcha. Na verdade, vc não pode permitir que seja trocada a marcha, já que no tempo de troca de uma marcha pra outra, a água pode entrar pelo escapamento. Então é isso, tanto pra AT como pra MT, o importante é manter aceleração constante e não trocar/permitir a troca de marcha.

Espero ter ajudado!

Abs!

Olá Ricknit. Acho que pela low dá certo. O carro vai devagar e o motor fica com o giro alto. Deve ser por aí mesmo:concordo: Valeu pela dica!!!

LeandroCHT
17/02/2010, 22:14
Acho que primeiramente vc deveria verificar os respiros do cambio, verificar os selos dos diferenciais, e se a sua caixa de ar esta bem vedada...... fazendo isso, acho que nao deva passar com agua acima da roda, pois vc pode sofrer com um calço hidraulico ( entrada de agua no motor ).

Mas quanto a entrar agua pelo escape, somente se a sua Zj morrer o motor no meio da travessia !!!

ou coloca um snorkel, veda bem as partes eletronicas e tal.......ai sim....vc tem uma caranga que pode entrar mais fundo nos alagamentos.

abs

O problema é entrar água no cãmbio e misturar água com o óleo, perdi o câmbio assim, quanto a entrar água pelo escapamento, não interferre, já desliguei e liguei o carro várias vezes em 1,20 m de água, o carro continua pegando normalmente. Existe um programa do Mithybuster mostrando que é muito dificil bloquear o escape de tal forma que o carro não de a partida e expulse o que há no escapamento.

Heitor Dias Ribeiro
30/05/2010, 15:55
Grande Guto, mais uma vez salvando a pele dos menos favorecidos .. kkkkk

Meu camarada e eu pensando estar aliviando o cambio colocando em N enquanto aguardo o sinal abrir e pra minha surpresa isso poderá prejudica-lo, mas na minha ZJ não da tranco quando passo de N para D.

Sobre o OD (Over Drive) me expressei mal, ma verdade ele esta ativo o tempo todo, gostaria de saber em que situação desliga-lo??

Grato e forte abraço...

Amigo essa opinião é bem divergente. pois todas as vezes que paro em um semáforo coloco em N, comparando a um câmbio manual, quando vc para em uma subida e fica queimando embreagem pro carro não descer até que o semáfaro abra, é exatamente a mesma coisa que vc faz quando deixa o carro em D pra que ele não desça.
Quanto ao Over Driver deve desliga-lo sempre em descida de serra por exemplo, quando vc desce por exemplo a Anchieta (litoral sul) com o Over drive ligado, é como se vc coloca-se uma 5º no câmbio manual pra descer a serra, o Over Drive desligado faz com as marchas sejam trocadas com o giro mais alto, segurando assim o carro em descidas sem prejudir o sistema de freio. Espero ter ajudado.;-)

rsucesso
22/10/2010, 20:19
o overdrive pode ser descrito como uma quarta marcha (em câmbio de 3 marchas) para fins práticos de uso. Mas em realidade ele não é uma marcha. Ele uno o motor às rodas como se não houvesse câmbio, reduzindo assim o consumo em velocidades constantes no plano.

Alexandre Souto
22/10/2010, 20:55
Tive um Sidekick auto no passado, usava o overdrive para esticar nas ultrapassagens.

Sabendo sincronizar as marchas do auto, você ultiliza ele por um todo, como é aconselhável!

Abs hidramáticos!!!

bonissoni
12/07/2012, 11:08
Toda vez que paro a Grand Cherokee 99 do meu pai em um lugar ingrime, não importando a direção que deixo (apontado para baixo ou para cima), passo do P para qualquer outra "marcha" dá um estouro enorme, porém em lugares retos isso não acontece, meu tiu que era o antigo dono disse que isso é normal, porém tenho medo de estourar o cambio, lembrando que sempre coloco em N puxo o freio de mão e aciono o P.

Overland
12/07/2012, 12:26
Tive um Sidekick auto no passado, usava o overdrive para esticar nas ultrapassagens.

Sabendo sincronizar as marchas do auto, você ultiliza ele por um todo, como é aconselhável!

Abs hidramáticos!!!

Alexandre, não creio que seja possível "usar o overdrive" pra ultrapassar, pois normalmente ele entra de forma automática, independente da intervenção do motorista, em determinada situação de velocidade e rotação. Na Grand Cherokee normalmente ele "entra" se não me engano a 76km/h soltando levemente o acelerador. Se você exigir torque ou potência, ou seja, se pisar pra ultrapassar, ele automaticamente desativa o overdrive. Inclusive se você iniciar uma subida, o overdrive é desativado automaticamente, pois o motor vai exigir mais torque pra vencer o obstáculo, mesmo em estrada.

A única ação direta que o motorista tem sobre o overdrive é apertar o botão pra evitar que ele acione.

A função principal do overdrive é economizar combustível e consequentemente o motor trabalha mais aliviado e emitindo menor nível de ruído.

[]'s

Overland
12/07/2012, 12:30
Toda vez que paro a Grand Cherokee 99 do meu pai em um lugar ingrime, não importando a direção que deixo (apontado para baixo ou para cima), passo do P para qualquer outra "marcha" dá um estouro enorme, porém em lugares retos isso não acontece, meu tiu que era o antigo dono disse que isso é normal, porém tenho medo de estourar o cambio, lembrando que sempre coloco em N puxo o freio de mão e aciono o P.

Você deve cuidar pra não danificar o câmbio, pois o P nada mais é que uma trava mecânica do câmbio. O câmbio não vai estourar, mas acredito que a trava pode ser danificada.

Pra evitar isso o procedimento correto é com o pé no freio colocar o câmbio em posição N, puxar o freio de mão (aí vai ser o freio de mão que vai segurar o carro e não o câmbio), aliviar um pouco o pé no freio sem soltar e engatar o P.

A não ser que o seu freio de mão esteja ruim, você vai perceber que o tranco não vai mais ocorrer nessa situação de tirar do P em lugares íngrimes.

[]'s

IgorHp
12/07/2012, 19:44
Tem que seguir essa sequencia, parar o carro, manter o pé no pedal do freio, puxe o freio de mão e depois passe a alavanca para P suavemente, para sair, pé no pedal do freio, passe para D e depois solte o freio de mão. Jamais movimentar a alavanca do CA com carro em movimento. Um leve tranco é normal.

munhoz_duarte
12/07/2012, 21:05
Tem que seguir essa sequencia, parar o carro, manter o pé no pedal do freio, puxe o freio de mão e depois passe a alavanca para P suavemente, para sair, pé no pedal do freio, passe para D e depois solte o freio de mão. Jamais movimentar a alavanca do CA com carro em movimento. Um leve tranco é normal.

O procedimento correto é o seguinte:
Ao estacionar, pise no freio, passe a alavanca para N e puxe o freio de mão, solte o freio para que o veículo "acomode" seu peso sobre o freio de estacionamento. Após constatar a acomodação do veículo, pise novamente no freio e mova a alavanca para P e aí sim desligue o veículo.

Ao sair, ligue o carro, pise no freio e mova a alavanca para N (pronto, como o peso do carro não repousou sobre o câmbio, você verificará que não haverá tranco) ainda pisando no freio, solte o freio de mão. Aí é só mover a alavanca para D e ser feliz! rs....

Rápida explicação: Estacionando um carro com câmbio automático - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Uuq0kXzQep8)

Abraço
Paulo

Overland
12/07/2012, 21:18
O procedimento correto é o seguinte:
Ao estacionar, pise no freio, passe a alavanca para N e puxe o freio de mão, solte o freio para que o veículo "acomode" seu peso sobre o freio de estacionamento. Após constatar a acomodação do veículo, pise novamente no freio e mova a alavanca para P e aí sim desligue o veículo.

Ao sair, ligue o carro, pise no freio e mova a alavanca para N (pronto, como o peso do carro não repousou sobre o câmbio, você verificará que não haverá tranco) ainda pisando no freio, solte o freio de mão. Aí é só mover a alavanca para D e ser feliz! rs....

Abraço
Paulo

Foi o que eu disse...

[]'s

IgorHp
12/07/2012, 23:39
Eu já tirei essa dúvida com o mecanico que mexe no meu carro. Não há diferença em fazer de um jeito ou outro. Num momento em que vc passa suavemente de D para P o cambio é liberado. No P o que trava o carro é um pino indexador lateral dentro do CA.Nas cheokees conforme o manual é bem resumido, pedal de freio, freio de mão e suavemente passa alavanca para P. Para sair é o inverso. Em subida ou descida na hora de parar, o freio tem que estar bem pressionado juntamente com o freio de mão.

Jeanilson
12/07/2012, 23:44
... Jamais movimentar a alavanca do CA com carro em movimento...
Por que não??

Em uma descida longa você pode mudar a alavanca de D para uma marcha menor (2 ou 3, dependendo do câmbio) com o carro em movimento para evitar desenvolver muita velocidade e poupar os freios, por exemplo.

[]'s

Glaicon
14/07/2012, 08:33
Por que não??

Em uma descida longa você pode mudar a alavanca de D para uma marcha menor (2 ou 3, dependendo do câmbio) com o carro em movimento para evitar desenvolver muita velocidade e poupar os freios, por exemplo.

[]'s
Pode mudar a alavanca sem qualquer problema.
Se você estiver a 100 Km/h e mudar para 2-1, por exemplo, por questões de segurança, não acontecerá nada.
Somente quando você baixar velocidade utilizando os freios, caindo para uns 60-50 Km/h, é que a redução do motor atuará.
Câmbio automático é show!:concordo:

Mottrix
10/05/2013, 11:31
Dúvida de iniciante em câmbio automático 4x4 ?!?
na alavanca da reduzida da Grand Cherokee 2000 tenho 3 opções, minha dúvida é quanto ao "N", ele deixaria o carro em 4x2 ? se deixar quais as vantagens e desvantagens, ou deixo a alavanca sempre no Fulltime? alguém poderia em auxiliar como utiliza-lo ?

Overland
10/05/2013, 12:27
Dúvida de iniciante em câmbio automático 4x4 ?!?
na alavanca da reduzida da Grand Cherokee 2000 tenho 3 opções, minha dúvida é quanto ao "N", ele deixaria o carro em 4x2 ? se deixar quais as vantagens e desvantagens, ou deixo a alavanca sempre no Fulltime? alguém poderia em auxiliar como utiliza-lo ?

A posição N deixa o veículo completamente desengrenado, só deve ser utilizado em caso de reboque. Normalmente você vai utilizar em fulltime e acionar reduzida em caso que necessite trafegar em terreno acidentado ou que ofereça pouca tração e necessite muita força. Nesta situação é automaticamente o bloqueio do diferencial central e a força transmitida para os dois eixos é constante, sem variação.

[]'s

fredvicente1
06/08/2014, 12:38
fala pessoal.

Li o tópico, e seu para aproveitar muita coisa... Me tira una dúvida, isso também serve para o câmbio automatico da D1??

RenatoPhilippsen
18/09/2014, 10:42
Bom dia amigos,

Aproveitando o tópico sobre câmbio... Tenho uma dúvida.
A minha laredo 1998 apresenta um comportamento estranho em dias frios.
Quando ligo ela pela manhã, com a temperatura abaixo de 15°C +-, a troca de marchas fica mais longa.
Por exemplo:
Normalmente, pisando de leve, a troca de marcha ocorre lá pelos 1800 RPM.
Porém, nessas condições de carro frio + dia frio, a troca de primeira pra segunda ocorre por volta dos 2000 RPM, e pra trocar pra terceira só lá pelos 3000 RPM, dando até um certo tranco.
Isso dura cerca de um minuto ou dois... Depois tudo volta ao normal.

Isso é normal ou tem algo de errado? O que pode estar ocasionando isso?
O nível do óleo do câmbio está OK, e apresenta boa integridade.

Pablo.pinto2007
18/09/2014, 22:18
O que posso dizer em relação à câmbios automáticos é que como não foram "adotados" por aqui há tempos, não temos nem mão de obra, nem mercado de peças e serviços relacionados de qualidade...

Até onde sei, temperatura do câmbio automático tem tudo a ver com o seu desempenho e funcionamento... normalmente esses carros tem radiador do câmbio integrado ao radiador do motor, o que vc poderia testar é, ligando o motor e deixando a temperatura estabilizar na temperatura de trabalho e observar o comportamento do câmbio...

Mas no meu ver e na verdade observando o meu câmbio (ZJ 97) é que por ser gasolina não troca de marcha pelo giro mas sim pelo torque, por isso o conversor de torque, o carro pode nem passar de 1200 RPM se vc só acelerar até aí é pra ela trocar as 3 marchas e over drive sem problemas... os trancos realmente vai depender de situações incomuns, de vez em quando eu sinto na minha, mas não em situação de arrancadas normal...
É igual aquele jargão, seu bolso é seu guia... quanto mais se pisa mais derrama gasosa... e o câmbio vai responder igual o seu pé... se forte as trocas serão mais longas (com giro mais alto) se pisa mais manso as trocas serão bem suaves e com giro mais baixo...

Pablo

Glaicon
19/09/2014, 07:05
Bom dia amigos,

Quando ligo ela pela manhã, com a temperatura abaixo de 15°C +-, a troca de marchas fica mais longa.
Por exemplo:
Porém, nessas condições de carro frio + dia frio, a troca de primeira pra segunda ocorre por volta dos 2000 RPM, e pra trocar pra terceira só lá pelos 3000 RPM, dando até um certo tranco.

Faça a sugestão do Pablo e deixe a viatura em marcha lenta por uns cinco minutos.
Acho que o seu câmbio está normal e deve ser só a temperatura do óleo da caixa, que por estar baixa, deve estar mais denso e não lubrificando com a necessária perfeição.:concordo:

AlexNogueira
20/09/2014, 13:09
Bom dia amigos,

Por exemplo:

Renato,
esse comportamento é normal, inclusive descrito no manual da minha. O overdrive também não engata enquanto estiver frio. Também é dito que o oposto pode acontecer: se o óleo esquentar acima de um limite, o câmbio reduz a marcha e tenta mantê-la, evitando as trocas e resfriando o conjunto.

RenatoPhilippsen
26/09/2014, 13:57
Muito obrigado pelas respostas amigos! Foram todas muito úteis!
De fato, deixando o carro ligado um pouquinho, até dar uma esquentada, esse comportamento não acontece...

Sendo isso normal, uma coisa a menos para me preocupar! hehehe

Um abraço a todos!

Sinuhe
26/09/2014, 14:20
Amigos, o ideal e recomendado é aguardar 1 ou 2 minutos para que o motor aqueça a uma temperatura minima para poder partir...85 graus....quando a válvula termostática abre....bom para o motor e bom para o cambio, principalmente qdo automático.