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Ver Versão Completa : Projeto Gurgel X-12 4x4, suspensão independente e outras coisas...



Marcelo A. Marchiodi
02/05/2008, 15:46
Bom, eu já faço parte do fórum há uns 4 anos, aprendi muita coisa aqui!
Sempre fiquei de olho nas dicas por aqui, aproveitando o que cada um falava de melhor, principalmente sobre onde buscar informação de qualidade!
Seguindo todas essas informações e juntando aos meus gostos, tomei a decisão de começar um projeto mais ousado, digamos.

No início eu tinha a idéia de apenas construir um Fusca 4x4, inclusive tem um tópico meu aqui sobre isso, mas acabou não indo pra frente e ficou somente na discussão.
Devido à dica de um amigo forista também, o Bráuio de BH, "gurgelzeiro" ferrenho, resolvi procurar um Gurgel para modificar, dei sorte pois logo que comecei a procurar, já achei um, nas condições que queria: barato!:mrgreen:

Porém, meus planos iniciais eram apenas pegar o carrinho, desmontar e adaptar uma tração 4x4, usar uma suspensão de Kombi ou Variant 2... mas...
O tempo foi passando, fui vendo coisas novas e me inspirei num video do youtube (vou colocar ele mais à frente), já tenho o meu Gurgel há quase 3 anos, e também fui vendo as condições deploráveis em que se encontrava o antigo chassis dele (o Gurgel tem uma estrutura tubular de seção quadrada "colada" à fibra) pois descobri que ele era de Pernambuco, provavelmente sendo usado muito tempo no litoral... resultando em algumas partes dessa estrutura simplesmente desaparecendo.

Bom, vendo isso tudo, resolvi chutar o balde, resolvi modificar tudo que eu pudesse!
Escolha cara, demorada, e complicada... mas que tem feito com que eu aprenda muita coisa nova! E só por isso já está valendo muito a pena!

Originalmente, no dia que comprei ele e vim até minha cidade com ele, rodando normalmente na rodovia (95 km daqui), ele estava como nas fotos abaixo:

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcVSQwckI/AAAAAAAAAB4/jLfKSeJu4lE/DSC01470%20em.jpg

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcWSQwclI/AAAAAAAAACE/8SdNbWzWNe4/DSC01471%20em.jpg

http://lh4.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcXCQwcmI/AAAAAAAAACM/_NHalUS_ukg/DSC01472%20em.jpg

Marcelo A. Marchiodi
02/05/2008, 15:50
Na foto abaixo vocês podem ver a razão que me fez "chutar o balde"! Não aparece muito, mas em alguns pontos as barras do chassi se parecem com aqueles salgados de massa folheada! De tanta ferrugem... ou seja, totalmente imprestável, recuperação até possível, mas não vale a pena.

http://lh4.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcYCQwcnI/AAAAAAAAACU/bc0fKtOakoo/chassi%20original.jpg

Marcelo A. Marchiodi
02/05/2008, 16:40
Agora vou explicar porque chamo de "projeto", a ficha técnica que proponho é a seguinte:

- motor preparado, blower M-24 (optei por um certo saudosismo até, por manter o motor à ar);
- estrutura tubular totalmente reconstruída;
- suspensão braço duplo A nas 4 rodas;
- coilovers nas 4 rodas;
- freio a disco "in-board" nas 4 rodas;
- gaiola interna;
- rodas da L-200 marca Enkei aro 15" e pneus 225 55 R15;
- tração 4x4 (foi usado um câmbio da Kombi Cliper, e modificado com saída para 4x4);
- caixa de direção americana pinhão e cremalheira (muito usada nas corridas de deserto).

Seguem abaixo, algumas fotos do que eu já tenho:

http://lh3.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcYyQwcoI/AAAAAAAAACc/hJEMvcg4D1E/ch_pne%20003b.jpg

Esse é o cãmbio que modifiquei, foi desmontado, retirado o eixo do pinhão, cortado e alongado com um entalhe na ponta, o resto do sistema de tração será feito tudo na oficina que trabalho com meu pai, temos freza, torno, todo o maquinário necessário para o serviço!

http://lh4.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcaCQwcqI/AAAAAAAAACs/l15DPITsrq8/c%C3%A2mbio.jpg

Esses são os terminais rotulares que vou usar na suspensão, mais à frente vou colocar uma foto de uma outra suspensão pra exemplificar como vou usar. Os terminais são IKO, os maiores de 22 mm e os menores de 3/4", eu ia usar na suspensão os de 3/4" mas encanei que ainda era pequeno e peguei os de 22 mm agora, os de 3/4" vou usar nos braços de direção. No começo fiquei com uma tremenda dúvida sobre eles serem aço/bronze (a superfície de fricção), vi muita gente falando que eram mais fracos que os aço/aço, mas depois de ver as tabelas da IKO, constatei que os aço/bronze aguentavam mais carga que os aço/aço, então resolvi arriscar. Vamos ver se não haverá problemas.

http://lh4.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcbCQwcrI/AAAAAAAAAC0/zYJIU3ouRX0/x12parts_termrot.jpg

Esse é o blower usado no Fiesta Supercharger, segundo a Eaton, ele pode ser usado em motores até 1.4 (mas segundo cálculos, ele alimentaria um motor 1600 também), mais que isso já não consegue suprir o motor. A adaptação dele em motores à ar ainda gera muita discussão pela internet, espero que com o meu projeto possa ajudar alguém que está tentando usá-lo também!
Algumas informações sobre ele:

vazao: 0,37L
rotaçao maxima: 19000 rpm
pressao de pico: 2,00 bar (19000)
pressao de trabalho maxima: 1,8 bar (18000)

http://lh3.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcbyQwcsI/AAAAAAAAAC8/-TX-cf9VFrc/x12parts_blower%20M24.jpg

Essa é uma parte fundamental para a construção da minha suspensão, são semi-eixos do Omega 4.1, consegui um par deles novos (são raríssimos em auto peças, e quando tem, são caríssimos), apesar de uma certa ferrugem no eixo, eles são novos mesmo. Vou explicar porque usar eles:

1°) São muito fortes, parrudos até demais para o meu uso! Alguém já viu Omega com semi eixo quebrado? E outra, essas homocinéticas são do mesmo tamanho (exceto pela largura 8 mm menor) que as usadas nos Porsche, as chamadas 930 CV, que são largamente usadas nas corridas baja americanas.

2°) E a principal razão, o ângulo de trabalho dessa homocinética, 22° (a partir da horizontal) é esse ângulo que vai me proporcionar um bom curso de suspensão, que calculo por cima que vá chegar a uns 36 cm (14"), não é muito, mas já é bem melhor que o original!

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtccSQwctI/AAAAAAAAADE/slgRLisDWaM/x12parts_semi%20eixo.jpg

Discos de freio do Santana (do mais novo), ventilados, e serão montados in-board, ou seja, junto ao câmbio, pra diminuir o peso carregado pelos braços da suspensão, o peso suspenso.

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcdSQwcuI/AAAAAAAAADM/xaUb0v0_QAE/x12parts_disco%20freio.jpg

alvaro.jrc
03/05/2008, 12:17
Cara parabéns pelo projeto, pela pintura do câmbio dá pra ver que o negócio vai ficar bem feito. :concordo:

[]s!!

ROAD TECH
03/05/2008, 14:24
Olá Marcelo,

Não consigo ver as fotos..... Fiquei curioso prá ver....

Marcelo A. Marchiodi
03/05/2008, 14:40
Cara parabéns pelo projeto, pela pintura do câmbio dá pra ver que o negócio vai ficar bem feito. :concordo:

[]s!!

Valeu Alvaro! A intenção é fazer tudo muito bem feito mesmo, caprichar nos detalhes, e dentro do que o orçamento permitir!

Marcelo A. Marchiodi
03/05/2008, 14:45
Olá Marcelo,

Não consigo ver as fotos..... Fiquei curioso prá ver....

Já me disseram isso mesmo, tem alguns que não estão conseguindo ver, não entendo, pois estou usando aqueles álbuns do Picasa, será que tem algum detalhe que esqueci?
Para garantir, vou anexar as fotos aqui!

Marcelo A. Marchiodi
03/05/2008, 14:49
Mais duas de como ele estava quando peguei e outra do chassi tubular original, duramente retirado (2 dias inteiros de trabalho sujo...), muito corroído já.

Marcelo A. Marchiodi
03/05/2008, 15:16
Mais algumas imagens, agora do cubo traseiro que comecei a projetar, estou usando o rolamento de roda do Monza, ele é bem grandinho! Acredito que aguente!
A parte vermelha onde está o parafuso amarelo é a ponta do semi eixo, desenhei ele parcialmente só, o verde é o rolamento de roda, na parte vermelha menor, onde tem uma tampa verde e parafusos allen é a parte onde será soldado o resto das partes para fixação dos braços de suspensão.

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBymhCQwc5I/AAAAAAAAAFU/R-arD2fz8JE/Cubo%20corte%20b.jpg

Nessa imagem dá pra ver como va iser, esses braços são somente uma simulação, fiz somente pra facilitar a visualização de como vai ser (ainda vou mudar esse desenho).
Vou fazer com braço duplo pois se fosse usar um braço arrastado (bem mais simples de fazer) não teria espaço suficiente, o Gurgel tem entre eixos muito curto, e não permitiria um braço arrastado ("trailing arm") com um bom curso.
Uma vantagem de se fazer braço duplo na traseira é que posso projetá-la para ter uma certa variação de cambagem... ou não. Ainda vou ver o que fazer.
A suspensão traseira não é tão complicada, a coisa pega mesmo é na dianteira, tem muitos detalhes a serem considerados. Muitas horas em fóruns americanos, lendo tudo que fale de suspensão, é o que tenho feito e aprendido muito.

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtxoSQwc0I/AAAAAAAAAEU/zj88jAYeXYM/arms%20simulation%20b.jpg

Marcelo A. Marchiodi
03/05/2008, 15:25
Uma coisa que me inspirou muito a mudar os rumos desse meu Gurgel, foi ter visto esse vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=S6ATXW4KBpY

Quando vi isso aí, pensei: "é algo assim que quero fazer"! Achei sensacional!
Outra coisa que me ajudou muito e mudou alguns conceitos em mim foi acompanhar alguns foruns americanos de corrida no deserto, ficar por dentro desse mundo de lá.
Sempre quiz construir um carro para rali, digamos que nesse Gurgel eu esteja fazendo isso, construindo-o como se fosse um carro pra rali, pra voar baixo pelas estradas de terra, minha intenção não é exatamente fazer trilhas com ele, isso veremos depois como ele se comporta, o objetivo é voar baixo, com segurança, dar alguns saltos e cair com segurança, sem medo de quebrar alguma coisa ou perder o controle!

Loiro
03/05/2008, 17:38
To gostando de ver!!
O projeto ta muito bem organizado e pensado!
Parabens..
Apesar de nao gostar de Gurgel e etc nao da pra nao ficar impressionado!
[]´s

ROAD TECH
03/05/2008, 20:49
Olá Marcelo,

Parabéns pela iniciativa. Desejo sorte no projeto. Consegui ver as fotos. Ficou a curiosidade de sabe com vc vai acoplar e desacoplar a tração dianteira. Vai fazer um acoplamento deslizante no cardã? As homocinéticas do Omega são mais parrudas do que as da Kombi? Andei pesquisando opções de homocinéticas mais reforçadas e acho que as das Fiat Ducato são prá serviço pesado.

Dê uma olhada nisso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69397654-juntas-homocinetica-ducato-jumper-e-boxer-aro-15-tulipas-_JM

Saudações cordiais,

Octávio

Marcelo A. Marchiodi
04/05/2008, 11:37
Octávio, obrigado pela força!
O acoplamento eu vou fazer como você disse mesmo, mas só vou começar o projeto dessa parte quando tiver todas as partes do "diferencial" dianteiro, há algum tempo vi uma PTO que é usada nos caminhões Mercedes, mas ela é bem maior do que eu preciso, umas 2 vezes maior, em desmanches de caminhões se consegue até por uns 300 reais. Mas acho que vou fazer mesmo, pois aqui na oficina sempre temos material bom (aço 4340, 8620, VC, inox...) que sobra de peças maiores que fazemos.
As cv's do Omega são bem maiores que as da Kombi sim, nesse site você pode ver algumas comparações: http://www.blindchickenracing.com/How_to/CVJoints_Axles/cv_joints_101.htm
A do Omega é quase a mesma dessa "Type 4", antes de pegá-las eu mandei um email para a Spicer e me recomendaram não exceder os 22°.
Outro dia mesmo eu reparei nessa Ducato, não havia pensado nela, aí vi uma na rua e me lembrei que ela é tração dianteira, e provavelmente deve ter uma cv bem forte mesmo!
na frente estou pensando em usar as do Omega junto ao diferencial e na roda usar a do Santana automático, e fazer o eixo aqui mesmo.
Mas meu sonho de consumo em cv's é montar uma monstra comprando as partes internas aqui: http://www.dansperformanceparts.com/buggy/susp/buggysusp%20IRS.htm e fazendo a parte externa aqui. Mas isso vai ficar p/ o futuro (outro projeto que tenho em mente)! Essas 934 CV chegam a mais de 28° de inclinação!

tonturinha
05/05/2008, 14:13
bem bacana o projeto hein.. pena que muitas fotos nao abriram..

mas quero ver mesmo depois de montado.
to louco pra ter dinheiro e por IRS no meu fusca..

imagino como tu nao deve tah, agora que tah começando a andar.. só alegria..

parabéns e atualiza bastante aqui viu.. vai ser interessantissimo esse topico!!

Marcelo A. Marchiodi
06/05/2008, 08:49
bem bacana o projeto hein.. pena que muitas fotos nao abriram..

mas quero ver mesmo depois de montado.
to louco pra ter dinheiro e por IRS no meu fusca..

imagino como tu nao deve tah, agora que tah começando a andar.. só alegria..

parabéns e atualiza bastante aqui viu.. vai ser interessantissimo esse topico!!

Eu não entendi o porque as fotos não abriram.:pensativo:
Agora coloquei no Imageshack, e vou fazer um teste aqui, se alguém não conseguir ver a foto, me avise ok!
A foto que vou postar é só uma simulação dessa suspensão no chassi original do Gurgel, que eu desenhei depois de retirar da carroceria. O chassi original vai ser refeito, tá num estado de corrosão lamentável e não serviria para o uso que eu vou fazer do carro, quebraria logo logo!
É claro que essas barras que ficaram no meio da suspensão vão ser retiradas, aliás, toda essa parte traseira vai ser reestudada pra fixar os braços, essa imagem é só pra sanar a curiosidade mesmo!

http://img146.imageshack.us/img146/9371/armssimulationchassisbta2.jpg

dalmo cruz torres
10/05/2008, 23:31
Marcelo, parabéns pela iniciativa. Eu tive um Gurgel X-12 por 9 anos, e ele foi dado a mim pelo meu pai, que o comprou zero em 1975. Sobre o chassis, a algum tempo atrás eu ví o anuncio de uma oficina de SP que estava fazendo ele em aço inoxidável. Deve ser caro, mas acho que vale a pena. O site onde ví o anuncio foi o GurgelGerreiro.

CAVESO
11/05/2008, 01:35
Ainda faço uma maravilha dessas.....:palmas:

Marcelo A. Marchiodi
12/05/2008, 17:13
Valeu Dalmo e Caveso!:concordo:

Marcelo A. Marchiodi
12/05/2008, 17:20
Acho que descobri o porque das fotos não aparecerem, mas agora é tarde... eu tava colocando o código img em letra minúscula...:oops:

Bom, mas voltando ao tópico, estou negociando com uma loja nos EUA (www.pacificcustoms.com) a compra destes 2 itens abaixo, uma caixa de direção "rack and pinion", e uma alavanca de troca de marchas, antes que alguém diga porque eu vou comprar uma caixa dessas, porque eu não pego uma aqui... bom, esta é brutalmente mais forte que qualquer uma de pinhão e cremalheira no mercado brasileiro, é o que eles chamam de heavy duty, trabalho pesado (claro, lá tem umas beeeem maiores... hidráulicas até), além disso, a relação de voltas dela é bem mais rápida, 1 volta e 1/4 de batente a batente... to meio com medo de ser pesada, mas vou mandar ver!
Quanto à alavanca, é muito mais precisa, rápida, selada, a ré se engata puxando o anel pra cim, é própria ppra qualquer câmbio VW... e além do mais é bonita pra cara¨%*#!

http://www.pacificcustoms.com/mm5/graphics/00000001/AC425152_RackPin_EndLoad_2.jpg

http://www.pacificcustoms.com/mm5/graphics/00000001/ac711285_2.jpg

Tenho que ir fazendo tudo muito devagar, não tá saindo barato! Mas aos poucos sai.
Essa vai ser minha primeira compra internacional pra ele, to meio com pé atrás, mas quem não arrisca não chega a lugar nenhum, o que tenho que fazer é parar de dar ouvidos a histórias de gente que compra e não recebe ... e no mais, esse site é super conhecido lá!

Marcelo A. Marchiodi
12/05/2008, 17:32
To postando a foto abaixo novamente, mais como teste, ela não apareceu uns posts atrás, é uma simulação de como vai ficar mais ou menos a suspensão traseira, só uma simulação, a estrutura tubular é a real do Gurgel mesmo, que eu desenhei 3d (uso o Rhinoceros, preciso aprender, e logo, o Solid Works!).

http://img211.imageshack.us/img211/8027/armssimulationchassisbze9.jpg

Marcelo A. Marchiodi
12/05/2008, 17:37
Marcelo, parabéns pela iniciativa. Eu tive um Gurgel X-12 por 9 anos, e ele foi dado a mim pelo meu pai, que o comprou zero em 1975. Sobre o chassis, a algum tempo atrás eu ví o anuncio de uma oficina de SP que estava fazendo ele em aço inoxidável. Deve ser caro, mas acho que vale a pena. O site onde ví o anuncio foi o GurgelGerreiro.

Olá Dalmo, eu já ouvi falar mesmo nisso, nós trabalhamos com inox aqui, é muito caro mesmo, chega a ser o mesmo preço de tubos de cromoly! E entre escolher a ausência de corrosão e uma estrutura mais leve e forte... eu escolheria a segunda opção! Mas a estrutura não vou fazer de cromoly não, só falei pra citar o exemplo mesmo.
Um chassi de cromoly é mais pra carros de competição, orçamento grande e tal, e isso é sonho para o futuro ainda!

dalmo cruz torres
12/06/2008, 16:00
MArcelo, parabéns pelo projeto, pelo jeito vai ficar animal mesmo.

Rammster
16/06/2008, 00:49
Eu desejo boa sorte :-D, mas no final vai recompensar o esforço. O Projeto parece bem animal, quando ficar pronto vai ficar o bicho, eu tenho um carajás 4x4 os dados:
Chassis: Camper
Motor e Cambio: Maxxion Hs 2.5T
Transferencia: Hilux
Eixos: Rural

Boa Sorte com o jipinho e vai pondo as fotos

alex reijers
16/06/2008, 22:20
e ai galera, queria saber onde vcs arranjam esse cambio, eu já vi gente fazer, mas tem como comprar?Eu estou mt interessado nisso.existe kits de motagem para o gurgel virar 4x4?
valeu pela atenção !!!!!!!

alex reijers
17/06/2008, 17:19
gostaria de saber onde vcs arranjaram esse cambio?
sei de gente q fez, mas esse parece ser de aguem q faz para vender.
gostaria de ver como é feito a ligação entre o ´pião e a tamada de força q sai do cambio trazeiro.
valeu galera
obrigado pela atenção
abraço

Rammster
24/06/2008, 01:04
No grupo do gurgel guerreiro no yahoo tem algumas fotos

http://br.ph.groups.yahoo.com/group/gurgelguerreiro/photos/browse/210c

Marcelo A. Marchiodi
24/06/2008, 08:29
gostaria de saber onde vcs arranjaram esse cambio?
sei de gente q fez, mas esse parece ser de aguem q faz para vender.
gostaria de ver como é feito a ligação entre o ´pião e a tamada de força q sai do cambio trazeiro.
valeu galera
obrigado pela atenção
abraço

Alex, esse câmbio eu mandei fazer numa oficina especializada em mecânica de grandes tratores e usinagem, eu mesmo poderia fazer pois tenho oficina de usinagem, mas preferi passar este primeiro pra eles pela experiência que eles tem nessa área, pois o eixo secundário do câmbio teve de ser emendado com uma nova ponta mais comprida (soldado) e depois foi feito o entalhe, e depois de tudo o material foi recozido para que a dureza da ponta ficasse igual à do resto do eixo. Pois quando foi feita a solda ela havia endurecido muito.

Marcelo A. Marchiodi
24/06/2008, 08:33
No grupo do gurgel guerreiro no yahoo tem algumas fotos

http://br.ph.groups.yahoo.com/group/gurgelguerreiro/photos/browse/210c

Esse câmbio mostrado nas fotos é o usado no Schwimmwagen da Seg. Guerra, alguns sites na Europa de vez em quando vendem, mas se fosse pra mandar um desses pra cá sairia por bem mais de uns 10000!!!!!
O esquema que usei é praticamente a mesma coisa desse, simplesmente o alongamento do eixo secundário do câmbio (o eixo do pinhão), simples e eficiente.
Ah, legal o seu Carajás, já vi alguns com essa receita, fica um monstrão!

Rammster
24/06/2008, 08:52
Tem um monte de x-12 4x4 rodando por ai, mas eu nunca me preocupei em olhar o cambio traseiro e como tinha sido feito eu só via a parte dianteira que é usado, se eu não me engano, um cambio "boxxer" ao contrário com um relalção de 1:1 assim ele fica independente na dianteira. Tem um cara que eu não me lembro quem que tava bolando uma alavanca para "liga" e "desligar" a tração tipo 4x2 para 4x4, mas sem a reduzida, só para não ficar 4x4 o empo todo

obrigado, meu carajás é um monstro mesmo mais especificamente o Frankstein :lol:

paulopinto
27/06/2008, 18:21
Marcelo, parabéns pelo seu projeto, cheguei aqui através da outra pagina sobre ATV´s que estou pensando em fazer, tipo Argo 6x6. Gostaria de morar perto de vc ( estou no Rio) para poder acompanhar esta reconstrução do Gurgel e tb trocar umas ideias sobre um 6x6 pequeno, com motor de moto.
Tenho tb um projeto em andamento, só que é um caminhão 6x6 que estou terminando a mecanica, vou estar sempre por aqui te visitando

Denilson Maçaneiro
27/06/2008, 22:15
Marcelo parabéns pelo empenho, e boa sorte com seu projeto.
Qndo possivel coloca fotos pra gente ver.
Abraço.

Marcelo A. Marchiodi
28/06/2008, 19:04
Marcelo, parabéns pelo seu projeto, cheguei aqui através da outra pagina sobre ATV´s que estou pensando em fazer, tipo Argo 6x6. Gostaria de morar perto de vc ( estou no Rio) para poder acompanhar esta reconstrução do Gurgel e tb trocar umas ideias sobre um 6x6 pequeno, com motor de moto.
Tenho tb um projeto em andamento, só que é um caminhão 6x6 que estou terminando a mecanica, vou estar sempre por aqui te visitando


Paulo, também curto muito esses ATV's tipo o Argo, e pretendo fazer um desses qualquer dia, de preferência 8x8!:twisted: Até já mandei email pra fábrica perguntando se tinham intenção de exportar pra cá, mas disseram qua até agora ninguém daqui os procurou, uma pena!
Fique à vontade pra escrever e acompanhar aqui! Tenho algumas fotos de atv's tipo o Argo aqui, desmontados e partes internas, se quiser posso mandar.
Em breve teremos novidades aqui... hehe... aguarde!

Marcelo A. Marchiodi
28/06/2008, 19:06
Marcelo parabéns pelo empenho, e boa sorte com seu projeto.
Qndo possivel coloca fotos pra gente ver.
Abraço.

Valeu Denilson, o negócio é demorado, mas vai sair um dia!
Logo terei mais material pra postar, aguarde!

paulopinto
29/06/2008, 12:35
Paulo, também curto muito esses ATV's tipo o Argo, e pretendo fazer um desses qualquer dia, de preferência 8x8!:twisted: Até já mandei email pra fábrica perguntando se tinham intenção de exportar pra cá, mas disseram qua até agora ninguém daqui os procurou, uma pena!
Fique à vontade pra escrever e acompanhar aqui! Tenho algumas fotos de atv's tipo o Argo aqui, desmontados e partes internas, se quiser posso mandar.
Em breve teremos novidades aqui... hehe... aguarde!

Estou esboçando algumas ideias sobre este ATV que tb pretendo fazer, se tiver fotos sobre gostaria de recebê-las, estou pensando em algo tb 6x6 ou 8x8, penso em fazê-lo com algum curso de suspensão independente por roda, tenho pesquisado na net sobre o assunto, peças,motores, pneus, rodas etc...tem algumas partes, tipo freio, pinhão, correntes que podem ser utilizadas peças de kart e motos ,vc sabia que a Argo tb comercializa a cx de transmissão?, tem 2 veloc. e ré, e saida para os 2 lados já com diferencial interno.
Marcelo para este Gurgel,vc está projetando as peças no computador e depois partindo para a oficina com desenhos para faze-las?

Marcelo A. Marchiodi
20/08/2008, 16:27
Estou esboçando algumas ideias sobre este ATV que tb pretendo fazer, se tiver fotos sobre gostaria de recebê-las, estou pensando em algo tb 6x6 ou 8x8, penso em fazê-lo com algum curso de suspensão independente por roda, tenho pesquisado na net sobre o assunto, peças,motores, pneus, rodas etc...tem algumas partes, tipo freio, pinhão, correntes que podem ser utilizadas peças de kart e motos ,vc sabia que a Argo tb comercializa a cx de transmissão?, tem 2 veloc. e ré, e saida para os 2 lados já com diferencial interno.
Marcelo para este Gurgel,vc está projetando as peças no computador e depois partindo para a oficina com desenhos para faze-las?

Paulo, desculpe pela demora, mando as fotos essa semana pra você!
Não sabia que a Argo vendia partes separadas, interessante, mas deve sair caro.
Quanto à sua pergunta, sim, eu faço tudo antes e depois vou com o desenho pronto pra executar/usinar.

Marcelo A. Marchiodi
20/08/2008, 16:46
Novidades!!!
Minhas peças (primeira compra internacional) chegaram, há algum tempo já, mas só agora to postando as fotos, tive que dar um tempo com o projeto pois meu pc antigo tava uma mer*#@... mas agora consegui finalmente um novo e que vai rodar todo o meu projeto em 3d tranquilo, só o arquivo dos pneus já é pesadíssimo, imagine tudo junto. Agora com esse pc novo a coisa anda!

Seguem as fotos das peças (detalhe: mandaram 2 revistas do mês de brinde!), uma caixa de direção "heavy duty" de relação rápida própria para suspensões braço duplo A, e uma alavanca de marchas de engate rápido (obra de arte!), tudo americano e próprio para "desert racing", acabamento impecável, comprei na www.pacificcustoms.com :

http://img382.imageshack.us/img382/9959/package019bgh7.jpg

http://img382.imageshack.us/img382/1460/package017buj8.jpg

http://img122.imageshack.us/img122/9126/package012bjz3.jpg


Mais uma boa novidade é o novo motor que consegui, depois de descobrir que meu motor à ar estava condenado fiquei bastante chateado, comecei a procurar sem compromisso um motor de Subaru, acabou que a oportunidade bateu à porta e não poderia recusar, apareceu o danado!
Era de um sujeito da minha cidade que ia colocá-lo num avião, é um 2.2 (135 hp originais) 16 v, boxer e japonês!:mrgreen: Coisa fina demais!
Porém, faltavam algumas partes, fuçando mo Mercado Livre consegui um 2.0 desmontado por um preço muito bom também, e agora estou com 2 motores!
Já consegui o manual de montagem, 200 páginas em inglês, bem completo.
Vou usar uma injeção eletrônica programável Megasquirt... e um provável turbo futuramente!:twisted:

Segeum as fotos:

http://img255.imageshack.us/img255/5605/subarumotor002ma4.jpg

http://img255.imageshack.us/img255/4186/subarumotor003dq7.jpg

Os planos mudaram agora, tudo que eu pensava fazer, vou ter que reforçar, penso num carro pra manter digamos uns 100 km/h numa estrada de terra, com segurança, bem construído, estou pensando também numa nova possibilidade para o câmbio, algo customizado, mas ainda não posso adiantar nada!

ZCC
21/08/2008, 01:45
Essa alavanca de cambio lhe custou quanto?

Tb tou reformando o meu gurgel (X12 -1980) e fiquei interessado nessa alavanca

Parabens ae pelo projeto

Marcelo A. Marchiodi
21/08/2008, 10:26
Essa alavanca de cambio lhe custou quanto?

Tb tou reformando o meu gurgel (X12 -1980) e fiquei interessado nessa alavanca

Parabens ae pelo projeto

Te mandei uma MP!

Jean Carlo
22/08/2008, 21:37
Parabéns pelo projeto Marcelo, e não deixe de publicar os avanços que você está fazendo.

Boa sorte.

GARCIA/SP
22/08/2008, 22:32
Marcelo,

Parabéns pelo empenho:palmas:
Na edição de agosto (nas bancas) da revista 4X4 e Cia, tem uma matéria mostrando um X-12 4X4. Creio que lhe seria útil!

Abs
Renatão
Niva Touareg
Sorocaba-SP

paulopinto
25/08/2008, 20:30
Marcelo, parabéns pelas peças from USA, nas fotos dá para sentir a satisfação que sentiu qdo as recebeu,muito legal, 2 motores manual, vai ter bastante trabalho bom de fazer.
Esta ferramenta de dobra (dimple dies), é muito legal, então o furo é feito na serra copo e a ferramenta somente para fazer a dobra, tive dando uma olhada na outra pagina, puxa que diferencial é aquele!! muito bom trabalho de solda e reforço!!
Meu projeto de ATV vai esperar acabar o 6x6. Abçs.

Ramon Alves
25/08/2008, 22:16
muito bakana seu projeto amigoo!!!
aki quanto que saiu o custo total dessa alavanca de marchas pra vc?
meu email é !
ramonjoe@hotmail.com

Marcelo A. Marchiodi
26/08/2008, 00:52
Marcelo, parabéns pelas peças from USA, nas fotos dá para sentir a satisfação que sentiu qdo as recebeu,muito legal, 2 motores manual, vai ter bastante trabalho bom de fazer.
Esta ferramenta de dobra (dimple dies), é muito legal, então o furo é feito na serra copo e a ferramenta somente para fazer a dobra, tive dando uma olhada na outra pagina, puxa que diferencial é aquele!! muito bom trabalho de solda e reforço!!
Meu projeto de ATV vai esperar acabar o 6x6. Abçs.


Olá Paulo, obrigado!
Nem acreditava quando chegou a caixa, até guardei elaaqui! :lol:
Agora tenho um bom material já, vou importar mais um pacote e aí terei tudo já, assim que chegar vou postar aqui.
Quanto ao dimple, sim, é do jeito que você falou mesmo, faz-se o furo com uma serra copo primeiro e depois usa-se a ferramenta, existem umas pra furos menores e pra chapas mais finas que já cortam também, estou desenvolvendo uma dessas também, e outras soluções pra ajudar quem gosta de por a mão na graxa, logo devo postar novidades. Aquele eixo se não me engano é de um trophy truck, pra aguentar motor de 800 hp e que chegam a 160 milhas por hora no deserto!
Quando começar o projeto do atv faça um tópico também!

Sukys
26/08/2008, 01:03
Esse garoto vai longe... :concordo:

.:

CAVESO
26/08/2008, 01:16
Mestre Sukus na área!

Quanto tempo.......

paulopinto
26/08/2008, 10:28
Marcelo, estou em fase quase final de meu 6x6, o proximo será o ATV. Coloque aqui para vermos em que pé está este seu projeto, já tem bastante material (motores, partes, idéias) e muito trabalho pela frente, estou curioso...
Abçs, Paulo

ZCC
29/08/2008, 00:51
Marcelo, estou em fase quase final de meu 6x6, o proximo será o ATV. Coloque aqui para vermos em que pé está este seu projeto, já tem bastante material (motores, partes, idéias) e muito trabalho pela frente, estou curioso...
Abçs, Paulo


Tem fotos? :D

Fabil
17/09/2008, 10:48
Marcelo..

dukcte seu projeto!!! legal mesmo...

mas mudando de pau p/ cavaco...

vi que vc mudou os planos do motor e nao vai mais poder usar seu supercharger.. quer me vender?

outro detalhe, já pegou a megasquirt? tenho interesse tb ( porem é p/ outra coisa que nao tem a ver com jipes).. to muito interessado em montar uma.. vc tem mais detalhes?

T+

Marcelo A. Marchiodi
17/09/2008, 11:12
Marcelo..

dukcte seu projeto!!! legal mesmo...

mas mudando de pau p/ cavaco...

vi que vc mudou os planos do motor e nao vai mais poder usar seu supercharger.. quer me vender?

outro detalhe, já pegou a megasquirt? tenho interesse tb ( porem é p/ outra coisa que nao tem a ver com jipes).. to muito interessado em montar uma.. vc tem mais detalhes?

T+


Hehe, valeu Fabil! To tentando fazer algo que ainda não vi por aqui, é demorado, mas tá valendo a pena!

Eu acabei vendendo o supercharger já Fabil, nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42603 acho que até você me mandou uma mp na época, não?
Mas não é difícil de achar não, no Mercado Livre sempre tem! No tópico acabamos descobrindo que ele alimentaria até um motor 2.0 e concluimos que provavelmente a recomendação da Eaton de só usar em motores até 1.6 seria pela maior vida útil do blower, acho. Mas que ele alimenta até um 2.0 isso é certeza.

Quanto à Megasquirt ainda não comecei, to estudando a fundo e traduzindo o manual do motor EJ 22, tem 200 páginas, em inglês, mas muito desenho, até que não tá sendo difícil. Assim que terminar isso vou começar os estudos da Mega.
O que você vai montar com ela?
No site brasileiro tem o forum deles, tem bastante material já, você já conhece?

fabiano carraro
29/10/2008, 00:40
eta que tamo começando a "andar" neste país.MARCELO a algum tempo atraz comecei a construir algo parecido mas era uma gaiola mesmo toda tubular e usava algo parecido com o que ta fazendo mas..... meu amigo eng° que tava fazendo os projetos dentro da VOLVO acabou sendo deportado de novo pro seu pais de origem a pedido da empresa pra gerenciar a area de fluxo lá ,aq era chassis .....mas milhoes de parabnes pra ti meu amigo,q este seu sonho ç realize da forma que o idealizou pois vç mereçera andar neste trem maluco com um belo sorriso estampado na cara e deixando todos nos de boca aberta,qualquer coisa
tamos ai.:concordo:

Marcelo A. Marchiodi
29/10/2008, 14:09
eta que tamo começando a "andar" neste país.MARCELO a algum tempo atraz comecei a construir algo parecido mas era uma gaiola mesmo toda tubular e usava algo parecido com o que ta fazendo mas..... meu amigo eng° que tava fazendo os projetos dentro da VOLVO acabou sendo deportado de novo pro seu pais de origem a pedido da empresa pra gerenciar a area de fluxo lá ,aq era chassis .....mas milhoes de parabnes pra ti meu amigo,q este seu sonho ç realize da forma que o idealizou pois vç mereçera andar neste trem maluco com um belo sorriso estampado na cara e deixando todos nos de boca aberta,qualquer coisa
tamos ai.:concordo:


Valeu pela força Fabiano!:concordo:
O projeto anda lento, mas tá indo... hehe!
Legal o seu projeto, vou colocar aqui algo pra te inspirar:

http://www.race-dezert.com/forum/showthread.php?t=48910&page=6

Dá uma olhada nesse projeto, muito interessante, é uma gaiola de corrida no deserto, porém o cara tá inovando de uma maneira que nunca se viu nem nos EUA, ao invés de coilover, ele vai usar barras de torção, tipo como é na suspensão dianteira da L200 por exemplo né, é algo a se pensar, muit osimples, uma vez me sugeriram usar esse tipo de mola, mas na época fiquei em dúvida, mas não há como negar que é uma excelente idéia!

ZCC
01/11/2008, 01:39
Opa! Como está o trabalho com a alavanca de cambio? Tem como postar um diagrama dela?

tets__
03/11/2008, 17:09
Fala Marcelo, tudo bem cara?
muito bacana o projeto, parabens!
quero ver se preparo um chassi para meu gurgel Tocantins que estou começando a construir agora. Ele esta com chassi original mais ainda nao separei da carroceria, mas acredito que esteja bom...vou mandar jatear para ver certinho hehe
A intençao mesmo é fazer um chassi novo, para poder legalizar, pq o meu carro é com nota de sucata...
Quero fazer com suspensao dupla A, e vou utilizar o resto da mecanica do fusca, passar as medidas para o solid e começar a mexer...vamos ver que monstro vai sair uhiuheiu

Podemos ir trocando umas ideias e qulquer coisa estamos ai,
abraços valew

hercilio.neto
18/12/2008, 23:29
E aí Marcelo,
Tem mais fotos?

O projeto e show.

HERCILIO NETO

Renan França
07/01/2009, 22:34
Marcelo, muito bacana essa transformação do Gurgel em 4x4.
Embora ela são seja tão necessária porque o "gurja" já anda pra caramba no barro!!!:-D:-D:-D
Eu tenho um X-12 Tocantins 1991 e daqui um tempo vou colocar a suspensão
IRS e uns "pneuszão" vai ficar o bicho!!!!!

Posta umas fotos.
Falow!

Renato Romano
18/04/2009, 23:20
Poxa Marcelo, parabens pelo projeto...muito bacana...
Mas conta pra gente como você fez para retirar o chassis da carroceria de fibra?
Abç.


Mais duas de como ele estava quando peguei e outra do chassi tubular original, duramente retirado (2 dias inteiros de trabalho sujo...), muito corroído já.

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 22:21
a quantas anda o projeto? ja tem fotos?

joviari
03/08/2009, 02:32
Novidades!!!
Minhas peças (primeira compra internacional) chegaram, há algum tempo já, mas só agora to postando as fotos, tive que dar um tempo com o projeto pois meu pc antigo tava uma mer*#@... mas agora consegui finalmente um novo e que vai rodar todo o meu projeto em 3d tranquilo, só o arquivo dos pneus já é pesadíssimo, imagine tudo junto. Agora com esse pc novo a coisa anda!

Seguem as fotos das peças (detalhe: mandaram 2 revistas do mês de brinde!), uma caixa de direção "heavy duty" de relação rápida própria para suspensões braço duplo A, e uma alavanca de marchas de engate rápido (obra de arte!), tudo americano e próprio para "desert racing", acabamento impecável, comprei na www.pacificcustoms.com :

http://img382.imageshack.us/img382/9959/package019bgh7.jpg

http://img382.imageshack.us/img382/1460/package017buj8.jpg

http://img122.imageshack.us/img122/9126/package012bjz3.jpg


Mais uma boa novidade é o novo motor que consegui, depois de descobrir que meu motor à ar estava condenado fiquei bastante chateado, comecei a procurar sem compromisso um motor de Subaru, acabou que a oportunidade bateu à porta e não poderia recusar, apareceu o danado!
Era de um sujeito da minha cidade que ia colocá-lo num avião, é um 2.2 (135 hp originais) 16 v, boxer e japonês!:mrgreen: Coisa fina demais!
Porém, faltavam algumas partes, fuçando mo Mercado Livre consegui um 2.0 desmontado por um preço muito bom também, e agora estou com 2 motores!
Já consegui o manual de montagem, 200 páginas em inglês, bem completo.
Vou usar uma injeção eletrônica programável Megasquirt... e um provável turbo futuramente!:twisted:

Segeum as fotos:

http://img255.imageshack.us/img255/5605/subarumotor002ma4.jpg

http://img255.imageshack.us/img255/4186/subarumotor003dq7.jpg

Os planos mudaram agora, tudo que eu pensava fazer, vou ter que reforçar, penso num carro pra manter digamos uns 100 km/h numa estrada de terra, com segurança, bem construído, estou pensando também numa nova possibilidade para o câmbio, algo customizado, mas ainda não posso adiantar nada!

Marcelo, o câmbio da kombi diesel casa perfeitamente com esse motor subaru? Estou pensando em colocar um boxer subaru 2.0 com câmbio da kombi na gaiola que estou começando a fazer, mas ainda não descobri se é possível monta-los sem flange!
Grato, um abraço.

Hilario Alencar
28/09/2009, 11:36
Como esse tópico anda meio parado/sumido e como fã dos Gurgelzinhos queria saber notícias como anda o projeto da tração 4x4 no X-12 e se aquele modelo feito em Goias ou MT, não me lembro bem, que a revista 4x4 testou, que tinha tração nas 4, enfim qual a diferença entre o seu projeto e aquele? E também se alguem sabe de outro Gurgel com tração nas 4 além daquele e desse seu projeto? Sempre fiz trilha, de moto e de jipe e fico impressionado com a capacidade de tração na lama dos Fuscas. A gente de moto importada de Enduro com altas suspensões, motores super potentes, trilhas cabeludas, morros íngremes rios profundos com correnteza para chegar em lugares paradisíacos de Brasilzão e lá no cantinho da paisagem, dentro de um sitiozinho, debaixo de um telhado de amianto, quem tá lá? um Fusquinha, uma Brasilia, um Gurgel, é impressionante. Ano passado fui no encontro de antigos de Aguas de Lindóia e fiquei encantado com Scwhiminwagen(?), aquele jipinho anfíbio do exército alemão, que além de tração nas 4 ainda é anfíbio e navega em rios e lagoas. Ele tava se exibindo no lago da praça principal de Lindóia e fiquei esperando pra ver ele saindo da lagoa que tinha uma saida em barranco molhado porque chovia muito. Foi incrível a facilidade com que ele saiu da lagoa sem sequer patinar uma das 4 rodas, como se tivesse bloqueio total. Como disse a capacidade de tração dos Fuscas é inacreditável por isso fico na torcida para que se construam ainda que artesanalmente, Fuscas 4x4, Gurgels 4x4, JEGs 4x4 , seriam jipes ou melhor, veículos imbatíveis na off-road. Espero que seu Gurgel X12 4x4 fique pronto logo. Estou na torcida. Abraço e boas trilhas, Hilario Alencar

Rammster
28/09/2009, 18:35
O meu é um gurgel e é 4x4, tudo bem que não é um x-12, mas ta valendo....

VictorMedeirosRN
28/09/2009, 21:52
Nossa!
Com certeza um dos melhores topicos do Forum, vou acompanha-lo sem problemas.
A ideia de um Gurgel corredor foi massa, quem sabe Rally dos sertoes? kkkkk
Mas parabens pelo trabalho, vai ficar um puta projeto.

Abrass

Paulo gaiolero
12/12/2009, 21:10
Bom, eu já faço parte do fórum há uns 4 anos, aprendi muita coisa aqui!
Sempre fiquei de olho nas dicas por aqui, aproveitando o que cada um falava de melhor, principalmente sobre onde buscar informação de qualidade!
Seguindo todas essas informações e juntando aos meus gostos, tomei a decisão de começar um projeto mais ousado, digamos.

No início eu tinha a idéia de apenas construir um Fusca 4x4, inclusive tem um tópico meu aqui sobre isso, mas acabou não indo pra frente e ficou somente na discussão.
Devido à dica de um amigo forista também, o Bráuio de BH, "gurgelzeiro" ferrenho, resolvi procurar um Gurgel para modificar, dei sorte pois logo que comecei a procurar, já achei um, nas condições que queria: barato!:mrgreen:

Porém, meus planos iniciais eram apenas pegar o carrinho, desmontar e adaptar uma tração 4x4, usar uma suspensão de Kombi ou Variant 2... mas...
O tempo foi passando, fui vendo coisas novas e me inspirei num video do youtube (vou colocar ele mais à frente), já tenho o meu Gurgel há quase 3 anos, e também fui vendo as condições deploráveis em que se encontrava o antigo chassis dele (o Gurgel tem uma estrutura tubular de seção quadrada "colada" à fibra) pois descobri que ele era de Pernambuco, provavelmente sendo usado muito tempo no litoral... resultando em algumas partes dessa estrutura simplesmente desaparecendo.

Bom, vendo isso tudo, resolvi chutar o balde, resolvi modificar tudo que eu pudesse!
Escolha cara, demorada, e complicada... mas que tem feito com que eu aprenda muita coisa nova! E só por isso já está valendo muito a pena!

Originalmente, no dia que comprei ele e vim até minha cidade com ele, rodando normalmente na rodovia (95 km daqui), ele estava como nas fotos abaixo:

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcVSQwckI/AAAAAAAAAB4/jLfKSeJu4lE/DSC01470%20em.jpg

http://lh5.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcWSQwclI/AAAAAAAAACE/8SdNbWzWNe4/DSC01471%20em.jpg

http://lh4.ggpht.com/marcelomarchiodi/SBtcXCQwcmI/AAAAAAAAACM/_NHalUS_ukg/DSC01472%20em.jpg


Olá Marcelo, sou Paulo de curitiba, e novo no forum, andei vendo suas ideias do gurgel e achei muito interessante, a dois anos comecei a construção de uma gaiola 4x4, usarei duas caixas de kombi com relaçao adaptada 8:35 do vw1200, na realidade estou curioso quanto a saida do cardã partindo do pinhão, a minha sai do eixo piloto, gostaria se possivel saber sua opinião em relação ao meu projeto que ja esta quase pronto em fase de acabamentos, se permitir posso ate lhe enviar fotos, se possivel me retorne no pauloh_rds@htomail.com Obrigado e ate breve!

hercilio.neto
30/12/2009, 23:34
Grande Marcelo,

Como anda o projeto?
Posta umas fotos...

Um abraço

HERCILIO NETO

ZCC
31/12/2009, 12:09
Olá Marcelo, sou Paulo de curitiba, e novo no forum, andei vendo suas ideias do gurgel e achei muito interessante, a dois anos comecei a construção de uma gaiola 4x4, usarei duas caixas de kombi com relaçao adaptada 8:35 do vw1200, na realidade estou curioso quanto a saida do cardã partindo do pinhão, a minha sai do eixo piloto, gostaria se possivel saber sua opinião em relação ao meu projeto que ja esta quase pronto em fase de acabamentos, se permitir posso ate lhe enviar fotos, se possivel me retorne no pauloh_rds@htomail.com Obrigado e ate breve!

8:35 não é a relação do 1300? A relação da kombi é mais curta que a do 1300, vc vai perder força com essa modificação, não vai?

hercilio.neto
10/01/2010, 00:20
Alguma novidade sobro o Gurgel?

Marcelo A. Marchiodi
11/01/2010, 08:36
Bom, na verdade tudo está muito parado, eu financiei uma casa e estou morando com minha noiva agora, aí as coisas (leia-se grana) mudam de rumo...!

Mas resolvi alterar algumas coisas no sentido de simplificar tudo, e fazer uma coisas meio que em duas fases... digamos.
As principais razões foram a falta de dinheiro para o coilover e a falta de um câmbio que aguentasse meu motor, já que tenho a intenção de arrancar uma boa potência dele, preciso de no mínimo um câmbio 091, ou algo híbrido, bem forte.
Portanto, virão novidades, em breve, mas tudo bem humilde, mas nem por isso vou abandonar o duplo A... se vai funcionar ou não, só a coisa montada dirá!
O certo é que coilover, seja importado ou nacional, e motor forte só virão com mais grana e um câmbio mais robusto.
Aguardem, em breve!

cesarferreira
09/02/2010, 14:03
Olá Marcelo, bem bom seu projeto, e bem caprichado, vai ficar beleza, ando querendo montar um buggy baby em 4X4 e não quero usar duas caixas gostaria de usar só dois diferenciais iguais e uma "caixa de transferencia" quase que só uma embreagem ens alguma idéia?
Para te deixar mais embalado há quatro anos fiz a "Máquina Blue", buggy engaiolado com motor do golf GTX 2.0 o mesmo do Audi A3 sem a injeção, caixa chevrolet, caixa de redução do Niva, diferenciais traseiro e dianteiro do omega 2.0, ficou beleza e forte te mando algumas fotos.

hercilio.neto
09/02/2010, 23:50
Olá Marcelo, bem bom seu projeto, e bem caprichado, vai ficar beleza, ando querendo montar um buggy baby em 4X4 e não quero usar duas caixas gostaria de usar só dois diferenciais iguais e uma "caixa de transferencia" quase que só uma embreagem ens alguma idéia?
Para te deixar mais embalado há quatro anos fiz a "Máquina Blue", buggy engaiolado com motor do golf GTX 2.0 o mesmo do Audi A3 sem a injeção, caixa chevrolet, caixa de redução do Niva, diferenciais traseiro e dianteiro do omega 2.0, ficou beleza e forte te mando algumas fotos.

Caramba Cesar,
Como é que era, motor dianteiro com 4x4 permanente?
Lindo mesmo. Fico imaginando com uma suspensão mais elevada...

Um abraço
HERCILIO NETO

Dézao
18/02/2010, 09:49
E aí conterrâneo !!!!

A quantas anda o projeto do Gurgel ?????

Tem novidades já......

rafaelcardoso
12/11/2010, 10:41
O Marcelo está escondendo leite do projeto dele! Comprou um câmbio 4x4 com redução do Subaru, tem novidades da suspensão! Marcelo, conta pro fórum aí! hehe

Edu&MarciaSulMG
26/02/2013, 01:54
É véio! Casou? De repente foi isso até convencer a esposa a participar do 4x4....leva uns...digamos 18 anos....rsrsr...Aí os fio vai junto né!

FUKETEIRO
17/03/2013, 19:43
Bom, na verdade tudo está muito parado, eu financiei uma casa e estou morando com minha noiva agora, aí as coisas (leia-se grana) mudam de rumo...!

Mas resolvi alterar algumas coisas no sentido de simplificar tudo, e fazer uma coisas meio que em duas fases... digamos.
As principais razões foram a falta de dinheiro para o coilover e a falta de um câmbio que aguentasse meu motor, já que tenho a intenção de arrancar uma boa potência dele, preciso de no mínimo um câmbio 091, ou algo híbrido, bem forte.
Portanto, virão novidades, em breve, mas tudo bem humilde, mas nem por isso vou abandonar o duplo A... se vai funcionar ou não, só a coisa montada dirá!
O certo é que coilover, seja importado ou nacional, e motor forte só virão com mais grana e um câmbio mais robusto.
Aguardem, em breve!
Olá, nada Marcelo, o meu ta em andamento...hehe, abraço.

josias....
06/01/2014, 00:35
tche coloquei em andamento o projeto da minha gaiola e começei a pesquisar .... nisso vi o seu e digamos.. me apaixonei pela estrutura
gostaria que vc me mandasse algumas fotos em tamanho normal por email msm pra mim poder ter uma noção detalhada se possivel

minha suspessão é tubular independente na 4 com a ponta de eixo do passat assim posso usar disco e tração nas 4
mas to com algumas duvidas no quisito robustez , se é que vc me intende kkkkkkkkkk se tiver algumas fotos da parte da suspenssão se ñ for pedir demais

quero colocar um guincho tocado pela propria caixa para ñ ficar em lugar nenhum kkkkkkkkk e tambem gostaria de fazer tipo um terceiro ponto para dar tração no reboque tambem mas aew já é ousadia minha msm ñ sei se vou conseguir encaixar no projeto .... mas ficaria muito bala msm

email josias.vestena@hotmail.com

desde já agradeço pela atenção
abraço

willianfre
05/10/2015, 14:07
BOA TARDE,
Venho por meio deste para pedir uma ajuda dos senhores,
Busco aqui somente conhecimento em como traçar parâmetros para criar uma suspensão por braço arrastado.
se alguém poder me auxiliar, segue meu email.
willianuniville@gmail.com