PDA

Ver Versão Completa : Hélice do radiador com 6 pás



Sidnei
02/05/2008, 13:00
Pessoal,

Alguem já experimentou trocar a hélice original (4 pás) do radiador do motor bf161 por uma hélice de 6 pás em alumínio? Melhorou o resfriamento (temperatura) do motor ou apesar de ter duas pás a mais náo muda nada??

Zepi
02/05/2008, 14:50
Da última vez que procurei essa hélice estava 200 reais...mas entes era 70!


Abs

Julinot
02/05/2008, 18:53
Pessoal,

Alguem já experimentou trocar a hélice original (4 pás) do radiador do motor bf161 por uma hélice de 6 pás em alumínio? Melhorou o resfriamento (temperatura) do motor ou apesar de ter duas pás a mais náo muda nada??

Sidnei... de forma um tanto simplista, eu diria que a tendência seria a de melhorar 50% o fluxo de ar para o radiador. E como o aluminio é mais leve do que o material originalmente usado, apesar da área maior de hélice o esforço sobre o motor não deveria aumentar. Mas posso estar falando uma grande besteira pois, foi o que de imediato me veio à cabeça...

Abraços a todos...

Sidnei
03/05/2008, 07:56
Da última vez que procurei essa hélice estava 200 reais...mas entes era 70!


Abs

Zepi,

Este é o preço atual sim.... peguei no site da DDA.

Sidnei
03/05/2008, 07:58
Sidnei... de forma um tanto simplista, eu diria que a tendência seria a de melhorar 50% o fluxo de ar para o radiador. E como o aluminio é mais leve do que o material originalmente usado, apesar da área maior de hélice o esforço sobre o motor não deveria aumentar. Mas posso estar falando uma grande besteira pois, foi o que de imediato me veio à cabeça...

Abraços a todos...


Eu também acho que é mais ou menos por ai... acredito que essa hélice deve puxar uma quantidade maior de ar, mas será que ajuda a deixar a temperatura mais estável, ou estarei trocando 6 por meia dúzia...

Julinot
03/05/2008, 09:41
Sidnei,
eu acredito que melhore, sim.
Afinal de contas, se puxar mais ar, deve refrigerar melhor.
Eu não sabia dessa possibilidade e acabei instalando uma ventoinha elétrica - acho que da L200, sei lá. Vou testar hoje, quando meu CJ sai de uma internação de 2 meses na Clínica PRAIASECACUSTOM4X4 de Saquarema. Instalei a elétrica mais porque queria tirar a mecânica e aliviar uns 2 ou 3 cavalinhos do motor, mas o meu assessor para assuntos aleatórios de mecânica 4x4 acabou me convencendo a deixar as duas ventoinhas. Talvez ainda tire... vamos ver.

Estou ansioso para saber o resultado do teu experimento com essa hélice de 6 pas. Acho que você está trocando 4 por meia dúzia !!!

Boa sorte.

Abracos a todos...


Eu também acho que é mais ou menos por ai... acredito que essa hélice deve puxar uma quantidade maior de ar, mas será que ajuda a deixar a temperatura mais estável, ou estarei trocando 6 por meia dúzia...

Sidnei
03/05/2008, 10:01
Julinot,

Voce é de Saquarema??
Cara, eu passei esse último final de ano aí em Saquarema e adorei a região, as praias e a cidade tranquila.... Tem boas trilhas por ai??

Julinot
03/05/2008, 10:12
Amigo Sidnei...
sou do Rio de Janeiro mas tenho casa em Saquarema há 7 anos e venho aqui - onde estou agora, todos os finais de semana para fugir da loucura da cidade grande. Em junho de 2007 comprei um Jeep Willys e trouxe para cá. Por favor... visite o tópico OFF-ROAD EM SAQUAREMA e veja que estou juntando gente aqui para criarmos um clube, o: SAQUAREMA OFF-ROAD. As trilhas da região são ótimas, e temos em nosso grupo gente muito qualificada, inclusive com experiência de Paris-Dakar. Sinta-se convidado a aparecer por aqui para um bom papo e uma boa brincadeira.
Aqui tem areia, tem lama, tem erosão, e tem mosquito pra c... mas não tem dengue !

Também tenho grande interesse em iatismo "leve"... apareça no tópico indicado.

Um abraço a todos...


Julinot,

Voce é de Saquarema??
Cara, eu passei esse último final de ano aí em Saquarema e adorei a região, as praias e a cidade tranquila.... Tem boas trilhas por ai??

leopoldo
03/05/2008, 11:04
Quem quiser ter uma hélice mecanica mais eficiente mesmo, vá a um desmanche e compre uma de landau do modelo que se ajusta conforme a rotação(FLEX FAN). Não esqueçam de comprar também os espaçadores que podem ser necessários. Os parafusos, recomendo que comprem os allen 1/2 rosca, de comprimento conforme determinado pelo eventual espaçador.

Essa é uma hélice com as pás em aço mas são laminas extremamente finas e flexíveis que ajustam a curvatura conforme o motor acelera ou desacelera. Inclusive diminui o ruído. Foto de uma similar:

https://secure.pawengineparts.com/Images/Parts/Derale/Large/17617.jpg

Como ela funciona?

Em baixa velocidade ou com o jeep parado, a curvatura é máxima e provê o máximo fluxo de ar. Ao acelerar, as laminas ficam quase planas, oque compensa o ar de impacto (vento relativo).

A de 6 pás em alumínio é uma opção, porém fiquem atentos: há diversos relatos das pás destas helices sairem voando e inclusive cortarem o capô do jeep. É lógico que isso está ligado a praticas não ortodoxas de instalação quando acabam forçando as pás (que entortam) ou a quem desentorte uma pá (aí ela trinca).

Se bem que com a idade, ela trinca mesmo e isso eu já ví pessoalmente.

É por isso que os manuais sempre recomendam, ou melhor ... mandam ficar longe do plano de qualquer hélice em funcionamento.

Sidnei
03/05/2008, 11:13
Quem quiser ter uma hélice mecanica mais eficiente mesmo, vá a um desmanche e compre uma de landau do modelo que se ajusta conforme a rotação(FLEX FAN). Não esqueçam de comprar também os espaçadores que podem ser necessários.Os parafusos, compre os de aço allen 1/2 rosca de comprimento necessários depois de determinar o comprimento ddo espaçador ... se necessário.

Essa é uma hélice com as pás em aço mas são laminas extremamente finas e flexíveis que ajustam a curvatura conforme o motor acelera ou desacelera. Inclusive diminui o ruído. Foto de uma similar:

A de 6 pás em alumínio é uma opção, porém fiquem atentos: há diversos relatos das pás destas helices sairem voando e inclusive cortarem o capô do jeep. É lógico que isso está ligado a praticas não ortodoxas de instalação quando acabam forçando as pás (que entortam) ou a quem desentorte uma pá (aí ela trinca).

É por isso que os manuais sempre recomendam, ou melhor ... mandam ficar longe do plano de qualquer hélice em funcionamento.

Mestre Leopoldo,

Considerando que a hélice de alumínio é de boa qualidade e instalando de forma correta e sem gambiarras, será que terei uma eficiência maior na refrigeração, digo, meu motor trabalhará numa temperatura mais constante?

leopoldo
03/05/2008, 11:27
meu motor trabalhará numa temperatura mais constante?

Sidney, bom dia

1° volta no meu último post que adicionei informações importantes.

2º a hélice só existe para manter o ar circulando com o jeep parado ou em baixas velocidades. Se vc sempre rodasse na estrada, não necessitaria dela.

3º não é a hélice que fará ele ficar constante ... ou quase. É a estabilidade do motor numa rpm só.

4º em termos de eficiênca, não tenho dados tecnicos de comparação, porém, toda hélice de pás fixas tem um ponto ótimo de rpm e a de 6 num determinado ponto pode ficar pior que a de 4. Neste quesito, a FLEX ganha.

5º pense num detalhe intrigante: independente do valor ($), a FORD não instalava mais a de 6 pás e ouvi um zumzumzum(não me lembro de quando nem exatamente de quem) que não recomendava mais este modelo. Pode ser o fato de algumas pás terem parado no peito e cabeça de alguém. Tenho certeza que aqui no forum alguém tem algo a contar sobre isso.

Sidnei
03/05/2008, 11:54
Sidney, bom dia


4º em termos de eficiênca, não tenho dados tecnicos de comparação, porém, toda hélice de pás fixas tem um ponto ótimo de rpm e a de 6 num determinado ponto pode ficar pior que a de 4. Neste quesito, a FLEX ganha.



Leopoldo,

É exatamente nesse sentido minha dúvida.... Às vezes uma determinada peça aos nossos olhos pode nos dar a falsa impressão de que será mais eficiente, mas na prática ou se torna nula ou pior...
Vou procurar em alguns desmanches aqui da cidade e ver se encontro essa hélice do landau (flex), mas acredito que deve ser "mosca branca".

Um abraço e bom final de semana

Julinot
03/05/2008, 12:05
Caramba... para uma hélice se soltar e atravessar um capot deve ser bem difícil.
Admito que possa se soltar - acho que se não tiver sido bem instalada e aparafusada mas, alumínio cortar o aço... isso não é impossível, não ?!

O princípio de funcionamento dessa hélice FLEX é bastante razoável mas, será que estaria "sintonizada" apenas para o motor do Landau... outro regime de rotações, por exemplo... não tendo a mesma eficiência no motor do teu Jeep, que não é o do Landau ? Aí pode ser que aconteça o que você suspeita: mosca branca.

Mas, diga-me, Sidnei... porque tanta preocupação com essa hélice ? O teu motor da esquentando muito ? Já pensou numa ventoinha elétrica ?

Abraços a todos...

Kim
03/05/2008, 12:28
Caramba... para uma hélice se soltar e atravessar um capot deve ser bem difícil.
Admito que possa se soltar - acho que se não tiver sido bem instalada e aparafusada mas, alumínio cortar o aço... isso não é impossível, não ?!

Abraços a todos...

Nénão...

Vou providenciar umas fotos do capô do meu engesa, que quando éra 4cil, com hélices de 5 pás de ferro, estava na estrada quando ouço um estrondo...

Uma pá da hélice saiu capô a fora, deixando um rasgo na lata e massa!

Não a achei mais...

Ai coloquei um 6cil, com hélice de "plástico".

Fui ao mecânico, ele estava acelerando o motor pelo pé do carburador, para observar uma engasgada que ocorria quando acelerava.

Qual não foi a surpresa????:shock:

Saiu uma pá, cortou a mangueira superior do radiador (desviando seu curso) e sumindo.

Ainda bem que havia a mangueira, senão ia no pobre coitado...

Até quando o jipe andava (olhe no álbum as fotos da reforma), estava com uma hélice de seis pás, para ter um maior fluxo devido ao ar condicionado (esquentava na baixa rotação).

Abraços.

Kim.

Julinot
03/05/2008, 12:32
Bom... se é você quem está falando... não posso duvidar.
Mas ainda assim, hélices de alumínio, e não de ferro/aço, não devem conseguir cortar o capot. De qualquer forma... aperte melhor esses parafusos aí, meu.

Abraços a todos...

Lucas Nassif
03/05/2008, 12:36
A mais ou menos 1 mês, mandei o radiador do Jeep para um serviço geral, e quando ele chegou, aproveitei e troquei a hélice, que era de 4 pás. Coloquei uma de 6, zerada!!

O que posso dizer é que ela puxa muito mais ar, em alta rotação é possível escutar o barulho do ar.

Quando acelero ele parado, é possível sentir o ar nas pernas lá de dentro do carro.

E tem um detalhe: antes o Jeep fervia a 130ºc. Agora depois que mexi nisso tudo, não passa mais de 95ºc!

Semana retrasada eu fui testar o bixo na BR-262!! Isso mesmo, peguei mais de 100km de BR com ele, e não ferveu. Tomara que continue assim por muito tempo......

Kim
03/05/2008, 12:37
Não foram os parafusos, a hélice rompeu mesmo, foi meia pá que saltou fora, entrando em órbita, pois não a achei mais...

RBM
03/05/2008, 12:51
Eu tive azar quando instalei a helice de 6 pas, era meu sonho, mas na primeira saida na estrada o motor ferveu, espirrou agua pra todo lado... voltei a de 4 pas, e coloquei uma vetoinha do vectra soprando na frente do radiador... Mas meu problema era o radiador entupido, hj com ele limpinho, nem ligo a ventoinha e vou deixar a helice de 4 pas.

Lucas Nassif
03/05/2008, 13:13
Eu tive azar quando instalei a helice de 6 pas, era meu sonho, mas na primeira saida na estrada o motor ferveu, espirrou agua pra todo lado... voltei a de 4 pas, e coloquei uma vetoinha do vectra soprando na frente do radiador... Mas meu problema era o radiador entupido, hj com ele limpinho, nem ligo a ventoinha e vou deixar a helice de 4 pas.

RBM,

vc tinha a helice mecanica na polia da bomba de água e a elétrica entre a grade e o radiador??

Se sim, vc mesmo que adaptou? Teria fotos disso?

Estou a algum tempo pensando em fazer o mesmo...

:concordo:

RBM
03/05/2008, 13:44
RBM,

vc tinha a helice mecanica na polia da bomba de água e a elétrica entre a grade e o radiador??

Se sim, vc mesmo que adaptou? Teria fotos disso?

Estou a algum tempo pensando em fazer o mesmo...

:concordo:


Lucas,

Tenho as duas sim, a mecanica com 4 pas, a helice de 6 pas ficou na garagem...rs, e a do Vectra eletrica na frente do radiador, é plug-play, e quando ligo chegando a mão perto vc sente o ar sendo puxado e do outro lado é uma ventania....rs, muito bom

Ahh!!! coloquei uma chave no painel para ligar manualmente, sem o cebolão.

Não sei se essas fotos vão ajudar (as fotos estão deitadas)

Lucas Nassif
03/05/2008, 13:47
Lucas,

Tenho as duas sim, a mecanica com 4 pas, a helice de 6 pas ficou na garagem...rs, e a do Vectra eletrica na frente do radiador, é plug-play, e quando ligo chegando a mão perto vc sente o ar sendo puxado e do outro lado é uma ventania....rs, muito bom

Ahh!!! coloquei uma chave no painel para ligar manualmente, sem o cebolão.

Não sei se essas fotos vão ajudar

Obrigado RBM!!

Já deu pra ter uma noção de como fica.

Porém ainda tenho algumas dúvidas:

:arrow: Essa ventoinha é de qual Vectra (motor/modelo)? Ou é tudo igual?
:arrow: Onde e como vc fixou ela no radiador?
:arrow: O que vc fez na parte elétrica?

:concordo:

RBM
03/05/2008, 13:53
Obrigado RBM!!

Já deu pra ter uma noção de como fica.

Porém ainda tenho algumas dúvidas:

:arrow: Essa ventoinha é de qual Vectra (motor/modelo)? Ou é tudo igual?
:arrow: Onde e como vc fixou ela no radiador?
:arrow: O que vc fez na parte elétrica?

:concordo:

Lucas,

na carcaça na ventoinha tem lugar para dois parafusos de cada lado e dão certinho nuns parafusos do radiador, quem isntalou foi o proprio que varetou o radiador, e parte eletrica o auto-eletrico que levo colocou ele ligado na chave do Jeep, para eu não esquecer ligada e acabar a bateria, com um rele e fuzivel de 30, o modelo do Vectra eu não sei, mas tem uma etiqueta escrita Bosh, Behr 33759, outra coisa é que não é do ar condicionado como indicam aqui no forum, é do radiador mesmo, mas ligada para o motor virar ao contrario.

Lucas Nassif
03/05/2008, 13:57
Lucas,

na carcaça na ventoinha tem lugar para dois parafusos de cada lado e dão certinho nuns parafusos do radiador, quem isntalou foi o proprio que varetou o radiador, e parte eletrica o auto-eletrico que levo colocou ele ligado na chave do Jeep, para eu não esquecer ligada e acabar a bateria, com um rele e fuzivel de 30, o modelo do Vectra eu não sei, mas tem uma etiqueta escrita Bosh, Behr 33759, outra coisa é que não é do ar condicionado como indicam aqui no forum, é do radiador mesmo, mas ligada para o motor virar ao contrario.

Tranquilo RBM, valeu mesmo!! :concordo:

Quando eu for a um ferro velho, vou procurar por uma ventoinha dessa!

Sobre a parte elétrica, eu pretendo colocar apenas uma chave ON/OFF. Ou seja, será manual.

Na estrada ela fica desligada, e na trilha, ao perceber que o motor pode esquentar (ao forçar em um atoleiro, por ex.), eu aciono ela.

ABrs.

leopoldo
03/05/2008, 16:23
Para todos:

CUIDADO para não desviarmos o assunto para o interminável debate sobre as ventoínhas elétricas, assunto que já esá bem discutido no forum.

O assunto é 4 e 6 pás, mecanica.

BRM:

Sobre a questão: se pá de alumínio pode rasgar capô de jeep, entenda que é apenas questão de energia cinética. Por exemplo: vc sabia que cargas de perfuração de munição anti-blindado (perfuram chapas de 6 polegadas de aço) e, o elemento de perfuração é uma chapinha de COBRE ? O mesmo cobre é usado como elemento cortante das cargas de implosão ?

Faça uma experiência: faça um corte na raiz destas 6 pas seccionando 4/5 da raiz, feche o capo do jeep, ligue o motor e deixe ele girar a 6000 rpm por um tempo e vc vai descobrir.

RBM
03/05/2008, 16:32
Para todos:

CUIDADO para não desviarmos o assunto para o interminável debate sobre as ventoínhas elétricas, assunto que já esá bem discutido no forum.

O assunto é 4 e 6 pás, mecanica.

BRM:

Sobre a questão: se pá de alumínio pode rasgar capô de jeep, entenda que é apenas questão de energia cinética. Por exemplo: vc sabia que cargas de perfuração de munição anti-blindado (perfuram chapas de 6 polegadas de aço) e, o elemento de perfuração é uma chapinha de COBRE ? O mesmo cobre é usado como elemento cortante das cargas de implosão ?

Faça uma experiência: faça um corte na raiz destas 6 pas seccionando 4/5 da raiz, feche o capo do jeep, ligue o motor e deixe ele girar a 6000 rpm por um tempo e vc vai descobrir.


Leopoldo,

O risco de quebra é só da pá dealuminio? ou na de 6 pás de ferro tbm? A que eu tirei é 6 de ferro.

leopoldo
03/05/2008, 16:42
Todas as pás rebitadas podem exibir este problema

O mesmo é por FADIGA. As laminas vibram enquanto passam em áreas de sombra (frente ao bloco, alternador, etc ... ) e essa vibração causa essa fadiga, normalmente no pé da mesma ou em algum lugar na pá que esteja "machucada"

Acabamento, esmero e materiais fazem diferença aonde, quando e como vai falhar(partir)

De resto, fica no princípio da incerteza de Heizemberg .. já é quantico.

Julinot
03/05/2008, 21:16
Vai ter energia cinética assim lá no final da grande reta de Interlagos, hein !
"Heisenberg" deve ter se mexido no túmulo depois dessa. E não é que hoje é que eu fui perceber que estou com uma hélice de seis pás ! E é de alumínio ! Sai de baixo, isto é, da frente, que vem hélice voadeira aí, gente !

praiasecacustom4x4
03/05/2008, 21:51
eu nunca vi elic soltar,eu vi discos do embreagem..........da medo.
nao parece que um disco de um kilo pode fazer uma m... assim

leopoldo
03/05/2008, 22:12
E não é que hoje é que eu fui perceber que estou com uma hélice de seis pás !!

:stop:

Vez em quando remova a hélice e verifique se não começa a surgir pequenas trincas no lado conico e no convexo, na altura dos rebites.

SE vc perceber uma linha fina de 1 mm ou mais :shock: saindo em cada lado da cabeça do rebite, rebites soltos, ou corrosão entre a cabeça do rebite e o material base (use lupa se necessário), joque fora a hélice.

Já era.

:-?

Julinot
04/05/2008, 11:09
Eu vou verificar isso é hoje mesmo !!!
Se estiver nesse estado vou tirar porte de arma !!!

Abraços a todos...


:stop:

Vez em quando remova a hélice e verifique se não começa a surgir pequenas trincas no lado conico e no convexo, na altura dos rebites.

SE vc perceber uma linha fina de 1 mm ou mais :shock: saindo em cada lado da cabeça do rebite, rebites soltos, ou corrosão entre a cabeça do rebite e o material base (use lupa se necessário), joque fora a hélice.

Já era.

:-?

Kim
04/05/2008, 11:24
Sobre o post que escrevi anteriormente, segue fotos como prometido.
foto#1: Rasgo no capô, visto na parte interna.
foto#2: Hélice de cinco pás, sem uma.
foto#3: Detalhe da foragida.
foto#4: Como está hoje.

Julinot
04/05/2008, 11:30
Alô, Kim.
Vejo que você é bom também de fotografia... pelo detalhe da chave na primeira foto. Incrível o rasgo causado. A hélice atravessou o capot ?

Abraços a todos...


Sobre o post que escrevi anteriormente, segue fotos como prometido.
foto#1: Rasgo no capô, visto na parte interna.
foto#2: Hélice de cinco pás, sem uma.
foto#3: Detalhe da foragida.
foto#4: Como está hoje.

Kim
04/05/2008, 11:39
Atravessou, eu que rebati e coloquei um adesivo por fora...

Acho que como escrevi anteriormente, entrou em orbita...

Julinot
04/05/2008, 12:24
Cá no Rio temos bastante experiência com balas perdidas.
Vou seguir as recomendação do Leopoldo, e por tudo o que vi aqui verificarei as hélices do meu 6 pás hoje mesmo. Não temo pelo capot... mas pelos miolos de algum inocente... ou eu mesmo.

Abraços a todos...


Atravessou, eu que rebati e coloquei um adesivo por fora...

Acho que como escrevi anteriormente, entrou em orbita...

Sidnei
05/05/2008, 13:20
A mais ou menos 1 mês, mandei o radiador do Jeep para um serviço geral, e quando ele chegou, aproveitei e troquei a hélice, que era de 4 pás. Coloquei uma de 6, zerada!!

O que posso dizer é que ela puxa muito mais ar, em alta rotação é possível escutar o barulho do ar.

Quando acelero ele parado, é possível sentir o ar nas pernas lá de dentro do carro.

E tem um detalhe: antes o Jeep fervia a 130ºc. Agora depois que mexi nisso tudo, não passa mais de 95ºc!

Semana retrasada eu fui testar o bixo na BR-262!! Isso mesmo, peguei mais de 100km de BR com ele, e não ferveu. Tomara que continue assim por muito tempo......

Lucas,

A helice que voce instalou é igual ao modelo da foto do primeiro post?

Sidnei
05/05/2008, 13:23
Mas, diga-me, Sidnei... porque tanta preocupação com essa hélice ? O teu motor da esquentando muito ? Já pensou numa ventoinha elétrica ?

Abraços a todos...

Julinot,

Sim, meu motor esquenta muito. Já abri o radiador, varetei, troquei bomba dagua e o danado continua esquentando muito, principalmente em trilhas longas em velocidade baixa.
Não queria partir para adaptação de ventoinha elétrica, por isso ainda estou pensando seriamente em testar essa helice de 6 pas, mas vou precisar tambem comprar uma armadura para quando eu tiver que acelerar o jeep com o capô aberto.....

leopoldo
05/05/2008, 15:34
O seu caso ....... só com ventoínha elétrica

Lucas Nassif
05/05/2008, 18:31
Lucas,

A helice que voce instalou é igual ao modelo da foto do primeiro post?

O meca que instalou, quando foi colocar o radiador. Eu só pedi ele pra comprar. O formato é o mesmo da foto, só que ela é vermelha! (acho que foi o meca que pintou!) :lol:

Julinot
05/05/2008, 19:56
[Sidnei... esse tópico é sobre hélices mas... diga-me, por favor, porque afinal o teu motor esquenta tanto ? Só em trilhas a baixa velocidade ? E qual é o motor ?

Ontem verifiquei a minha 6 pás de alumínio... está toda OK.

Abraços a todos...

quote=Sidnei;601409]Julinot,

Sim, meu motor esquenta muito. Já abri o radiador, varetei, troquei bomba dagua e o danado continua esquentando muito, principalmente em trilhas longas em velocidade baixa.
Não queria partir para adaptação de ventoinha elétrica, por isso ainda estou pensando seriamente em testar essa helice de 6 pas, mas vou precisar tambem comprar uma armadura para quando eu tiver que acelerar o jeep com o capô aberto.....[/quote]

Marcos ET
06/05/2008, 09:54
...Mas ainda assim, hélices de alumínio, e não de ferro/aço, não devem conseguir cortar o capot....

Julinot, vc tá esquecendo da inércia.... se vc pegar alumínio e tentar furar o aço, nao vai conseguir... mas tenta arremessar um pedaço de alumínio a uma velocidade considerável... é como o Leopoldo falou! nada como um pouco de energia cinética para aumentar a "eficiência cortante" da marvada... rs

Agora, quanto a hélice "flex" do Landau... fico imaginando o comportamento daquelas pás flexiveis mergulhando em um "córrego"... será que sobrevivem na água?

A algum tempo atrás, eu estava procurando hélice de oito (ou será que eram dez???) pás de plástico, usada em motores da linha diesel. O interessante delas é que tem um "cubo" de acoplamento viscoso, que faz a hélice ficar "solta" no eixo quando o motor está frio e vai "engatando" aos poucos na medida que a temperatura aumenta.... se vc for dar um mergulho na água, é maior a chance dela sobreviver, pois o cubo libera a hélice e ela para de girar.....

Outra coisa que foi discutida em outro fórum é que as hélices de metal, em alguns casos (deslocamento do radiador, quebra do suporte de hélice, etc), "devora" o radiador, moendo tudo que vê pela frente... enquanto as hélices de plástico, quando encontram um componente do motor, geralmente quebram e poupam a vida de coisas mais caras.... Eu já perdi duas pás de hélice por causa de toco de madeira no meio do mato, mas quando elas romperam, nem arranharam a pintura (protegida pelo barro) do jeep.... Além disso, se eu nao me engano, foi o próprío Leopoldo que falou das vantagens deste material, sendo que elas (as de plástico) também tem este movimento "flex" devido a elasticidade de seu material...

Se fosse pra mudar a hélice do jeep, eu procuraria outras, com mais pás, porém, feitas de PLASTICO.... nao gosto de pensar em algo furando a lata do meu véio companheiro de trilha com tanta violência....

basta dar uma olhada em:
http://www.heliceswind.com.br/aplicacoes.htm

Ou ver umas "idéias" aqui embaixo, nas fotos....

Kim
06/05/2008, 10:08
Caro amigo!

Hélice de plástico + riacho fundo = radiador moído.

Olhe as fotos.

Abraços.

Kim.

Marcos ET
06/05/2008, 10:22
"karo Cim", ooopa! Caro KIM.. rs

Hélice de plástico + Riacho fundo + pé embaixo = radiador moído
Hélide de plástico + Riacho fundo + acoplamento elástico (ou viscoso, sei lá o nome) = radiador salvo
Hélice de METAL + Riacho fundo + pé embaixo = radiador, mangueiras, correia... tudo TRITURADO.. rsrsrs

Imagina se vc entra num riacho e empena uma pá da hélice... aquilo ia entrar com tudo no seu radiador e vc nem ia voltar pra casa... ia ter "meio" radiador pra cima e a outra metade para baixo do jeep.... rsrsrs

Eu uso radiador de alumínio e hélice de plástico a uns cinco anos.... já estou na terceira hélice e uma delas atingiu o radiador que uso... (quando um toco entrou no compartimento do motor), garanto pra vc que se fosse uma de metal, ela tinha cortado o meu radiador no meio como se fosse de manteiga! com a hélice de plástico quebrada, eu consegui voltar pra casa só na elétrica mesmo... sem problema algum

leopoldo
06/05/2008, 11:17
Continuo dizendo que o melhor mesmo é a elétrica.

Sobre o acoplamento viscoso:

1- A sentença abaixo só poderá ser considerada afirmação válida se compovada algumas vêzes em campo:
Hélice de plástico + Riacho fundo + acoplamento = radiador salvo

2-No mesmo desmanche que vc pode achar as hélices flexíveis do landau, vc também acha este dispositivo que também tem isso em alguns modelos de landau.

Obviamente, se vc não acha de landau pode achar de algum outro sistema que não usa a elétrica.


http://www.haydenauto.com/products/fan-clutches-and-fan-blades.htm

Marcos ET
06/05/2008, 12:15
Blza Leopoldo! é que eu lembro de uma vz que eu falei em colocar uma hélice de seis pás no meu jeep... e sua explicação sobre as vantagens da hélice de plástico sobre a metálica acabaram me convencendo e, meses mais tarde, pude comprovar na prática que era mesmo muito melhor (principalmente quando as pás quebraram)...

Estas de landau que vc falou, estou certo de que podem ser encontradas "zero km" em algumas lojas aqui no Brasil, sei também que seu rendimento pode ser superior às de plástico. Porém, como vc mesmo falou, sao de metal... e isso envolve alguns "riscos" que eu imagino ser o principal motivo pelo qual as montadoras nao usam mais este material com a frequencia de antes....

Claro que a elétrica é a saída para esta questao, porém, como nao é exatamente o foco da questao (hélice de quatro ou seis pás), eu arrisquei propor uma de seis pás que nao fosse tao "agressiva à pintura".....

fpandur
06/05/2008, 13:52
Num motor diesel (Maxion S4T), seria possível/interessante retirar a mecânica de ferro e colocar uma elétrica ? No meu CJ com motor Opala 4 cil (GM 151), tenho somente a elétrica. Mas não sei se no motor Diesel isso seria aconselhável/possível ... :pensativo:

Ou seria melhor uma com acoplamento viscoso ? Alguém tem idéia de qual adaptar num Maxion S4T neste caso ?

leopoldo
06/05/2008, 23:32
De novo:

Só tem a hélice para garantir fluxo de ar com o jeep PARADO ou em baixa velocidade.

Portanto, vc tem que usar uma hélice ... qual for ... que forneça fluxo suficiente para o radiador.

Para usar acoplamento viscoso, vc NECESSITA de espaço entre o motor e o radiador .... pelo menos uns 25 cm porque o treco vai entre o cubo da hélice e a hélice propriamente dita.

Com as vantagens da elétrica, eu não perderia tempo.

Mas, voltando ao assunto do tópico, se vc quer mais rendimento, tem que usar de 4 a "n" laminas ..... de plástico, que é mais segura.

Quanto deve ser o "n" ? o ideal seria de maior diametro que vc já tem, porém fica a necessidade de ser completamente empírico: teste uma por uma.

Como é um teste com o jeep parado, fica fácil. Coloca uma opção, liga espera esquentar, fica de olho no termometro. Desliga o motor, coloca a outra .... e assim por diante. Até achar a que fornece a menor temperatura.

Agora, se o sistema continua muito quente, o problema é outro e não é a hélice que vai resolver.

fpandur
07/05/2008, 07:31
Espaço eu tenho na Camper para colocar a viscosa. O sistema tem temperatura normal, seria apenas para tirar a hélice de ferro que está instalada no Maxion S4T e deixar algo mais seguro e mais eficiente (hélice girar somente quando necessário). Daí a idéia da elétrica ou viscosa.

Marcos ET
07/05/2008, 09:19
Só tem a hélice para garantir fluxo de ar com o jeep PARADO ou em baixa velocidade.


Esta é a questao! bom, pelo menos pra mim... quando penso nestas hélices, é para garantir que tudo fique "frio" (detalhe: frio = temperatura ideal do motor) lá na frente na hora de um grande enrosco na trilha, ou mesmo na hora de subir looooooooongos trechos de morro, no mato, em velocidade mais baixa....

Como eu uso a elétrica na frente e a mecanica (quatro pás) atrás do radiador, geralmente nao tenho tantos problemas, mas quando a temperatura ambiente está além dos 42°C (muito comum aqui em Palmas), trechos de prolongada subida geralmente significam ponteiro da temperatura no vermelho.....

GIOVANNI LUIS
09/05/2008, 17:55
Bom pessoal, encontrei atravez do Mercado Livre essa Helice e acabei comprando, nao sei ainda se ela prescisa ser adaptada com algum espacador por ex.
Se alguem tem uma ideia me passa ai!
Valeu!

GIOVANNI LUIS
09/05/2008, 18:12
Segue o link com a foto da mesma!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72852953-helice-radiador-flex-fan-dodge-camaro-maverick-opala-318-302-_JM

Santoro
09/05/2008, 18:46
mto maneira essa helice , pena q 190 reais ta meio caro pra mim .. no meu cj, eu tenho a original do ohc de ferro. quando vou fazer trilha, e preciso passar em algum riacho, eu desço do carro e desligo a correia. nunca tive problema fazendo isso. a temperatura fica sempre na casa dos 1/4 andando normal e um pouco abaixo da metade em transito pesado aqui no rj . e claro , se ficar parado no engarrafamento nakele sol de 50 graus passa um pouco do meio, ja pensei em instalar uma eletrica, mas como n tenho tido problemas com a temp vou usando desse jeito .

Dodger
09/05/2008, 18:48
Arranquei a helice de aço do meu OHC a muito tempo. Ainda mais que sempre que estou mexendo no meu carro tenho meus mini-mexanicos por perto. mesmo com coifa aquilo é muito perigoso, já presenciei um acidende feio com isso e pra mim bastou, todos meus carros eu troco por ventoinha eletrica..

Coloquei eletrica e não me arrependo nem um pouco, só liga quando tem que ligar(motor sempre em temperatura ideal de trabalho), não faz aquela ventania nem barulho e não enche o saco.

Aurélio
09/05/2008, 22:35
(...) uma de landau do modelo que se ajusta conforme a rotação(FLEX FAN)
Mestre Leopoldo,
Seria essa a hélice original do Landau?

Abs,

leopoldo
09/05/2008, 23:48
Tem cara.

veja se tem um codigo tipo: D(alguma coisa)

Aurélio
10/05/2008, 07:51
Tem cara.veja se tem um codigo tipo: D(alguma coisa)
Opa.
Vou assuntar.
Obrigado :concordo:

Aurélio
10/05/2008, 19:37
Leopoldo,

Segundo o sujeito que está vendendo, o código é: FRONT.....D1.....P15033.
É a maledeta? :mrgreen:

Abs,

Dodger
10/05/2008, 20:12
As de Ford V8 302, se for peça original tem codigo D3A-8600-A OU D4D-8600-A ou coisa parecida pq varia conforme acessorios(ar, direção cambio aut), se for do V8 292 eu já não sei.

esse "FRONT" que tem aí provavelmente é pra indicar o lado que fica para a frente.

leopoldo
10/05/2008, 20:41
É ... eu esperava ver algo tipo D4-....

O FRONT é para o cabeçudo montar corretamente >>>> FRENTE(esse é o lado da frente ... para o radiador)

Mas a cara dela é parecida demais ... vai ver o nº está meio apagado

Aurélio
10/05/2008, 20:56
As de Ford V8 302, se for peça original tem codigo D3A-8600-A OU D4D-8600-A ou coisa parecida pq varia conforme acessorios(ar, direção cambio aut), se for do V8 292 eu já não sei.
Sendo assim, provavelmente não é Flex Fan.


Mas a cara dela é parecida demais ... vai ver o nº está meio apagado
Vou ver com um amigo que mora em Sampa se ele pode verificar "in loco" a dita cuja e tirar a dúvida.

De toda forma, obrigado amigos. :concordo:

Abs,

leopoldo
11/05/2008, 00:56
Aurélio,

FLEX FAN ela é com certeza.

Marcos ET
12/05/2008, 11:03
ei Aurélio! uma baita hélice esta aih heim?
Só tome cuidado pra nao soltar uma das pás... vai que vc mata um daqueles bicho-preguiça que tem (ou tinha) la na praça !!! hehehehehe

douglasvalpec
21/01/2009, 13:45
senhores do 4x4 me cadastrei aqui apenas para tirar uma duvide de vcs aqui no forum sobre helices de radiador.
sou fabricante de helices e outras peças para linha pesada e utilitarios,as helices originais de fabrica para cada veiculo sao fabricadas com tecnologia da epoca de cada veiculo e suas utilizaçoes.
por tanto existe helices de aço(ferro) estampadas ou rebitadas,de aluminio fundido e de thermoplasticos.como todos aqui utilizam seus veiculos em situaçoes adversas ,nao existe uma formula so para resolver o problema de todos ,cada caso tem que ser analisado ,pois se trata da vazao de ar da helice e do material a ser usado.
em analise geral se trata de quanto se quer aumentar a refrigeraçao e para isso tem que calcular a vazao da helice ja existente e escolher outra com uma vazao maior (exemplo: 30% mais ) e o material da helice ,hoje temos a possibilidade do nylon com fibra ,que tem alta resistencia e é bem leve ,a quantidade de pas nao emplica em mais ou menos ventilaçao e sim a area do radiador , quando o radiador é qrande temos que optar por uma helice de maior diametro para que pegue toda a area do radiador e nao provoque super aquecimento nos cantos do radiador e ai sabendo a vazao e o tamanho do radiador podemos optar pela quantidade de pas.
a respeito de riacho fundo ,helices de refrigeraçao nao foram feitas para navegar ,portanto aconcelho a tirar a correia antes de atravesar o riacho, mesmo as helices de aço quando submetidas a choques termicos ,provocam pequenas trincas que apos algum tempo veem a quebrar. espero ter tirado algumas duvidas.

RBM
22/01/2009, 12:08
No meu Jeep tirei a helice do motor e estou com uma ventuinha do vectra, está dando certo até agora.

guto_udesc
28/01/2010, 01:29
Olá jipeiros de plantão ! :concordo:

To reativando o tópico, pois verifiquei que existemprodutos disponíveis que não foram comentados no tópico. :idea:

Bom vamos lá...

Tenho um CJ5-1970 com motor original BF-161, radiador original e hélice original 4 pás de ferro e estou pensando em colocar uma hélice de 6 pás no lugar da 4 pás, porém de ferro também.

Nesse tópico foi discutido de se colocar uma hélice 6 pás de alumínio para dar mais volume de ar, porém foi comentado que as pás de alumínio são fracas e podem acabar soltando do rebite causando acidente. Estava vendo na Paulista4x4 e Oxford (não to querendo fazer propaganda) que existe a hélice de ferro com 6 pás.

Acham que com uma hélice 6 pás de ferro ao invés da de alumínio seria mais seguro?
Consumiria potência do motor ou pior, acabaria sobrecarregando o motor, consequentemente aquecendo-o ?

[] a todos.

Jacimar
28/01/2010, 07:23
Olá jipeiros de plantão ! :concordo:

. . .

Acham que com uma hélice 6 pás de ferro ao invés da de alumínio seria mais seguro?
Consumiria potência do motor ou pior, acabaria sobrecarregando o motor, consequentemente aquecendo-o ?

[] a todos.

Bom dia prezado ! apesar de no meu Jeep não utilizar ainda, sou a favor da hélice elétrica, você pode ligar automáticamente ou manual, desligar para atravessar rios, etc e também por provocar menor perda de potência, veja o que retirei do livro Manual do automóvel ( Arias-Paz ):

Perdas no motor :


2% para mover o ventilador
2% para acionar o dínamo ( alternador deve ser menos )
3% no filtro de ar
5% devido a temperatura do ar dentro do cofre do motor ( é aí que o snorkel deve ajudar )
8% se a transmissão for automática
3% nos atritos internos do eixo traseiro
7% no escapamento
6% pelo aquecimento dos pneus
Temos muita coisa que podemos alterar para melhorar os nossos motores, se for para trocar sua hélice, pense na elétrica . . . espero ter ajudado !

Pedrão B.
28/01/2010, 11:02
Olá jipeiros de plantão ! :concordo:

To reativando o tópico, pois verifiquei que existemprodutos disponíveis que não foram comentados no tópico. :idea:

Bom vamos lá...

Tenho um CJ5-1970 com motor original BF-161, radiador original e hélice original 4 pás de ferro e estou pensando em colocar uma hélice de 6 pás no lugar da 4 pás, porém de ferro também.

Nesse tópico foi discutido de se colocar uma hélice 6 pás de alumínio para dar mais volume de ar, porém foi comentado que as pás de alumínio são fracas e podem acabar soltando do rebite causando acidente. Estava vendo na Paulista4x4 e Oxford (não to querendo fazer propaganda) que existe a hélice de ferro com 6 pás.

Acham que com uma hélice 6 pás de ferro ao invés da de alumínio seria mais seguro?
Consumiria potência do motor ou pior, acabaria sobrecarregando o motor, consequentemente aquecendo-o ?

[] a todos.

Guto,
Comprei uma hélice destas na Oxford...bom nem vou falar da novela que foi para eu conseguir receber a peça...mas isso é outro caso.
Hélice em mãos, comecei a analisá-la...os rebites mal rebitados...presos, mas bem mal...mesmo assim montei.
Antes de colocar a correia e funcionar o BFão resolvi girar a hélice e para minha surpresa uma pá pegava na polia do vira, ou seja a hélice estava torta.
Tirei ela fora e coloquei a original.
Liguei para o fabricante da hélice, que me disse estar surpreso, pois ele as fabricava há mais de 30 anos e isso nunca havia ocorrido(ou ninguém nunca reclamou).
Não quis desentortá-la, pois achei que perderia o balanceamento(se é que tem).
Hoje ela está pendurada de enfeite na garagem, estou até pensando em mandar cromar ela:mrgreen:
EMHO: Não gaste seu $ com ela, parta logo para um sistema elétrico, que é o que vou fazer.
[]'s

guto_udesc
28/01/2010, 11:51
Olá a todos ! :concordo:

Pois é Pedrão e Jacimar... ainda bem que existe o fórum para ajudar a gente não fazer cag$%# :parede: e perder $$$$.

:?: Aproveitando que comentaram sobre a ventoinha elétrica, procurei aqui na região a famosa ventoinha do radiador do Vectra 2.0, porém é a ventoinha do radiador mesmo ou do condensador do Vectra ?? Valor pra + de R$300,00 (nova) :shock:.

Conversei também numa auto-elétrica que me sugeriu ao invés de colocar a do Vectra, disse que tem um importada universal de 14", mais fina que a do Vectra, cabendo entre o radiador e o motor original BF-161... Alguém tem idéia de qual ventoinha é essa ? O vendedor não quis dizer a marca... :pensativo:

[]s

Jacimar
28/01/2010, 12:42
Olá a todos ! :concordo:

Pois é Pedrão e Jacimar... ainda bem que existe o fórum para ajudar a gente não fazer cag$%# :parede: e perder $$$$.

:?: Aproveitando que comentaram sobre a ventoinha elétrica, procurei aqui na região a famosa ventoinha do radiador do Vectra 2.0, porém é a ventoinha do radiador mesmo ou do condensador do Vectra ?? Valor pra + de R$300,00 (nova) :shock:.

Conversei também numa auto-elétrica que me sugeriu ao invés de colocar a do Vectra, disse que tem um importada universal de 14", mais fina que a do Vectra, cabendo entre o radiador e o motor original BF-161... Alguém tem idéia de qual ventoinha é essa ? O vendedor não quis dizer a marca... :pensativo:

[]s

Olá prezado ! eu instalei na minha C-10 ( GM261 ) o ventilador elétrico do Opala, por questões de espaço instalei na frente do radiador, ficou ótimo, mas dizem que é melhor como você falou, entre o radiador e o motor.
O ventilador do radiador do Vectra é montado atrás dele e o do condensador é montado na frente, tem alguns tópicos sobre isso aqui no fórum . . . esse que você citou de 14 polegadas deve ser interessante, se descobrir alguma coisa conte para nós ! dê uma olhada também no site do Crestana&Crestana pois tem uns ventiladores lá . . . um abraço !

Pedrão B.
28/01/2010, 14:24
Guto,
Esta ventoinha universal eu já vi em algum lugar...acho que no Mercado Livre, vou forçar o 286 aqui e posto aqui para vocês.

Jacimar, as coisas na Crestana são meio caras...
C10, Jeep Willys...vc deve gostar destas coisas que nem eu!

[]'s

guto_udesc
28/01/2010, 14:45
Guto,
Esta ventoinha universal eu já vi em algum lugar...acho que no Mercado Livre, vou forçar o 286 aqui e posto aqui para vocês.


Olá Pedrão ! :concordo:

Ainda não fui ver essa bendita ventoinha universal, mas fico com um é atrás com isso. :shock: Será que tem volume suficiente e é resistente como a do Vectra, por exemplo ?? O preço que ele me passou é de R$185,00 (universal) e a do Vectra (R$300,00), ambas novas.

[]s

Jacimar
28/01/2010, 14:53
Guto,
Esta ventoinha universal eu já vi em algum lugar...acho que no Mercado Livre, vou forçar o 286 aqui e posto aqui para vocês.

Jacimar, as coisas na Crestana são meio caras...
C10, Jeep Willys...vc deve gostar destas coisas que nem eu!

[]'s

Olá prezado ! realmente são um pouco salgadas, mas estava procurando alternador do Corsa e achei lá bem mais barato que em outros lugares, não comprei porque vou ter que trocar a embreagem do CJ64 esse mês :parede: .
Realmente gosto do estilo dos carros mais antigos, comprei a C-10 porque não achei uma Chevrolet Brasil 63 ou 64 ( 4 faróis ) :lol: mas tem uma coisa : tem que ser 6 canecos :concordo: , só comigo são 24 bocas para alimentar ! :shock: : C-10 ( 77 ), CJ5 ( 64 ), Bonanza ( 93 ) e Ômega ( 98 ) tenho até conta no posto . . . :p , então você também gosta de um antigo ?

guto_udesc
28/01/2010, 16:51
Olá a todos!

Bom, acabei de chegar do mecânico, pois fui levar um conjunto de refrigeração (hélice, motor e defletor) elétrica que comprei no ferro velho (com nota fiscal) para instalar no CJ5. Total 150,00 latinhas! :shock:

Bom, compartilhando... A ventoinha que comprei foi do Scenic 2005, testei e é realmente forte. O meu mecânico já instalou várias desse tipo e disse que é muito boa e cabe como uma luva no CJ com motor BF-161, entre o radiador e o motor). Parece boa pois o defletor fica bem justo ao radiador, evitando um pouco mais a entrada de barro por baixo e direcionando bem o fluxo de ar (por isso defletor né :oops:).
Pois é, espero que de tudo certo realmente, pois foi um investimento fora do orçamento !!! :roll:

Posto assim que sair do mecânico, só não sei que ano vai ser isso... :lol:

[]s

Alex63
28/01/2010, 16:51
Pessoal,

Mesma coisa aconteceu comigo no landau coma hélice Flex, a mesma devia estar trincada e quando deu " aquela" acelerada so houvi o estrondo e vio algo sair voando e ficou uma trepidação estranha... quando desliguei olhei , olhei e não vi nada.. depois com mais calma vi que so tinham 5 pas..... e ate hoje não sei onde a outra foi parar... ehehehehe

Ja aconteceu comigo outra coisa interessante em motor de fusca aliviado e transformado para 2.3CC a rotação do motor subia tão rápido que o alternador não conseguia acompanhar pela inércia , ai a maldita correia saia igual uma local la de dentro....

Abcs

Jacimar
28/01/2010, 16:59
Pessoal,

Mesma coisa aconteceu comigo no landau coma hélice Flex, a mesma devia estar trincada e quando deu " aquela" acelerada so houvi o estrondo e vio algo sair voando e ficou uma trepidação estranha... quando desliguei olhei , olhei e não vi nada.. depois com mais calma vi que so tinham 5 pas..... e ate hoje não sei onde a outra foi parar... ehehehehe

Ja aconteceu comigo outra coisa interessante em motor de fusca aliviado e transformado para 2.3CC a rotação do motor subia tão rápido que o alternador não conseguia acompanhar pela inércia , ai a maldita correia saia igual uma local la de dentro....

Abcs

Olá prezado ! ainda bem que não tinha ninguém "sapeando" o motor :parede: , provavelmente ela saiu para baixo do carro . . . um amigo teve o radiador e o capô da F4000 destruídos por uma pá de hélice . . . muito perigoso ! um abraço . . .

Sergio Rocha
28/01/2010, 20:16
Eu uso uma elétrica (não sei de q carro), na frente do radiador e a original do motor (opala 4 cil) plástico e de 4 pás.NUNCA meu jeep ferveu, isso em 6 anos.Uso sòmente em trilhas.A elétrica tá ligada com cebolão.
Acho a melhor opção combinar a original com uma elétrica na frente do radiador, com isso vc " dobra ' a capacidade de refrigeração.

[]´

guto_udesc
28/01/2010, 21:55
Olá Sergio !

Também tinha visto essa opção de manter a original e colocar uma ventoinha elétrica de a/c do astra na frente, porém sou meio chato com o visual, mesmo as vezes fazendo trilha com o Jeep, e para meu gosto não acho que fica legal ventoinha na frente do radiador, tipo tira a beleza da grade frontal do Jeep. (somente um gosto meu, sem críticas a quem utiliza). :concordo:
Mas com certeza a refrigeração é bem melhor com 2 hélices. Esse assunto de ventoinha pelo jeito é como discussão de futebol, nunca acaba... :lol:

[]s

inaciocm
06/09/2014, 11:17
Revivendo o tópico...
Seguinte: meu OHC, desde que foi comprado, utiliza uma hélice de 5 pás, sendo que em uma delas falta um pedaço. Sempre funcionou beleza...
Aproveitei que estou fazendo o motor e comprei uma da Patral, tbm de 5 pás, mas de qualidade muito inferior a original quebrada que eu usava... É mole, furos muito largos... Enfim...
Encontrei em um desmanche aqui na minha cidade uma F100 OHC, que estava com uma hélice de metal, feita em duas peças, totalizando 4 pás bem largas, sendo que os parafusos que fixam a mesma na polia prendem as duas partes da hélice.
Minha duvida é a seguinte: essa hélice de 4 pás pode ser instalada no Jeep? Pergunto pois o radiador do jeep é pequeno perto do radiador da F100... Mas a hélice de 4 pás possui as pás maiores...

Paulo Leit
07/09/2014, 19:46
Olá amigo ,

Coloca a opala , é de plástico e com 5 pás, no meu OHC tá essa .

Vai a dica, até mais.

calhiandro
08/09/2014, 10:44
Olá amigo ,

Coloca a opala , é de plástico e com 5 pás, no meu OHC tá essa .

Vai a dica, até mais.

A grande vantagem dessa polia do opala é que quando entra na água ela é mole, não quebra.

No meu antigo jeep ohc 1983 eu coloquei uma hélice do motor mwm, as aletas são duras quando entrei numa lama boa, quebrou todas as aletas e ainda furou o radiador, outro jeep com motor de opala 6cc entrou na mesma lama, incrível como não aconteceu nada.

inaciocm
09/09/2014, 17:21
A hélice de 4 pás que comprei foi essa...
476926

...fui no meca e vi um maverick 4 cilindros OHC utilizando esta hélice de 4 pás tbm...

Essas de plástico e estas com rebites... não sei não...

valmirzuge
07/11/2016, 08:51
Pessoal, meu engesa tem motor omega 4.1, 2 radiadores e 4 ventuinhas e mesmo assim quando entra barro em um dos radiadores o motor esquenta e ferve. Estou pensando em colocar uma helice de 11 pas 48cm de plastico, da balzer v6, porem ela é para ser usada com embreagem viscosa e eu queria acoplar direto, será que aguenta? depois dos posts de helice quebrada fiquei meio receoso.