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roberto carlos e.
02/05/2008, 12:14
qual o oleo q usa na cherokee esport 6 cilindros ano 97/98 motor ; cambio ; diferencial ;aonde eu encontro? estou em goias.

Arbass
02/05/2008, 19:06
Óleo do motor - Uns dizem q se deve usar 15W40, eu uso mineral Mobil SM 20W50, trocando a cada 5000 km, acho q é apropriado p/ o calor do RJ. A Mobil agora tem também um 15W40 SM semi-sintético. Talvez eu experimente ele no inverno. Agora, muita atenção, procure saber qual tipo de óleo seu carro estava usando antes para não misturar sintético com mineral e ferrar c/ seu motor.

Câmbio automático - Dexron III

Diferencial traseiro - Seu carro deve ter algum tipo de bloqueio no diferencial, então é necessário usar um redutor de atrito. Alguns óleos nacionais já vem c/ ele aditivado (Texaco LS 85W140 e Ipirgerol LS 85W140). Às vezes não é fácil encontrá-los, neste caso se coloca um óleo não aditivado 85W140 e se acrescenta o aditivo que é vendido separadamente. Já li q se colocar um óleo simples 80 ou 90 os retentores não seguram c/ o aumento de temperatura e pode vazar.
Atenção: Se for rebocar trailer, barco, etc..., deve usar óleo sintético ($$$$$) também com aditivo.

Diferencial dianteiro - Mesmo óleo do traseiro, porém não há necessidade do aditivo. Se usar o aditivo não tem problema.

Em GO não sei onde se encontra os do diferencial, os outros não serão problema com certeza.

Abs

nzardo
02/05/2008, 19:12
Roberto,

Não esqueça de trocar o filtro de óleo (FRAM PH9A) e verificar o estado do filtro do cambio automático...... :concordo:

roberto carlos e.
03/05/2008, 09:34
Roberto,

Não esqueça de trocar o filtro de óleo (FRAM PH9A) e verificar o estado do filtro do cambio automático...... :concordo:

:palmas: ok obrigado

roberto carlos e.
03/05/2008, 09:36
Óleo do motor - Uns dizem q se deve usar 15W40, eu uso mineral Mobil SM 20W50, trocando a cada 5000 km, acho q é apropriado p/ o calor do RJ. A Mobil agora tem também um 15W40 SM semi-sintético. Talvez eu experimente ele no inverno. Agora, muita atenção, procure saber qual tipo de óleo seu carro estava usando antes para não misturar sintético com mineral e ferrar c/ seu motor.

Câmbio automático - Dexron III

Diferencial traseiro - Seu carro deve ter algum tipo de bloqueio no diferencial, então é necessário usar um redutor de atrito. Alguns óleos nacionais já vem c/ ele aditivado (Texaco LS 85W140 e Ipirgerol LS 85W140). Às vezes não é fácil encontrá-los, neste caso se coloca um óleo não aditivado 85W140 e se acrescenta o aditivo que é vendido separadamente. Já li q se colocar um óleo simples 80 ou 90 os retentores não seguram c/ o aumento de temperatura e pode vazar.
Atenção: Se for rebocar trailer, barco, etc..., deve usar óleo sintético ($$$$$) também com aditivo.

Diferencial dianteiro - Mesmo óleo do traseiro, porém não há necessidade do aditivo. Se usar o aditivo não tem problema.

Em GO não sei onde se encontra os do diferencial, os outros não serão problema com certeza.

Abs

:palmas:obrigado!

Glaicon
15/02/2012, 09:46
Óleo do motor - Uns dizem q se deve usar 15W40, eu uso mineral Mobil SM 20W50, trocando a cada 5000 km, acho q é apropriado p/ o calor do RJ. A Mobil agora tem também um 15W40 SM semi-sintético. Talvez eu experimente ele no inverno. Agora, muita atenção, procure saber qual tipo de óleo seu carro estava usando antes para não misturar sintético com mineral e ferrar c/ seu motor.

Câmbio automático - Dexron III

Diferencial traseiro - Seu carro deve ter algum tipo de bloqueio no diferencial, então é necessário usar um redutor de atrito. Alguns óleos nacionais já vem c/ ele aditivado (Texaco LS 85W140 e Ipirgerol LS 85W140). Às vezes não é fácil encontrá-los, neste caso se coloca um óleo não aditivado 85W140 e se acrescenta o aditivo que é vendido separadamente. Já li q se colocar um óleo simples 80 ou 90 os retentores não seguram c/ o aumento de temperatura e pode vazar.
Atenção: Se for rebocar trailer, barco, etc..., deve usar óleo sintético ($$$$$) também com aditivo.

Diferencial dianteiro - Mesmo óleo do traseiro, porém não há necessidade do aditivo. Se usar o aditivo não tem problema.

Em GO não sei onde se encontra os do diferencial, os outros não serão problema com certeza.

Abs
Desenterrando o tópico.
Quanto mais lemos, mais confusos ficamos.
Em alguns tópicos recomendam não usar óleo sintético, como disse o Marcelo Carvalhal, pois com a má qualidade da gasolina poderá ocorrer choque químico, produzindo a dita borra.
Todavia, também dizem que o óleo sintético se revela mais estável.
Por isso estou usando o óleo alemão PENTOSYN 100% sintético 5W40 API SM
Ele alega usar a tecnologia HC-SYNTHESE, "com bases sintéticas de hidrocraqueado (HC Synthese®) além da mais recente tecnologia de aditivos, resultando em extrema maciez no funcionamento do motor, com economia de combustível e controle de emissões e formação de depósitos."
O carro já rodou comigo 16.000 Km's e está no terceiro uso com óleo sintético, por isso, desde já afasto o risco "de misturar mineral e sintético", como muitos alertam.
Além disto, sempre abasteço em postos ditos "confiáveis".
Sei que o manual da Cherokee Recomenda óleo 5W30 ou 10W30.
O número maior é para o funcionamento do motor em temperatura em uso normal ou mais severo.
Por isso pergunto: o uso do tipo de óleo que estou fazendo (5W40) estaria fora da especificação, e seria prejudicial, fazendo o motor trabalhar com maior pressão, ou seria mais benéfico, pois está preparado para temperaturas elevadas, como é o caso dos nossos carros?
Eis a dúvida!:pensativo:

lleonel
15/02/2012, 10:11
Desenterrando o tópico.
Quanto mais lemos, mais confusos ficamos.
Em alguns tópicos recomendam não usar óleo sintético, como disse o Marcelo Carvalhal, pois com a má qualidade da gasolina poderá ocorrer choque químico, produzindo a dita borra.
Todavia, também dizem que o óleo sintético se revela mais estável.
Por isso estou usando o óleo alemão PENTOSYN 100% sintético 5W40 API SM
Ele alega usar a tecnologia HC-SYNTHESE, "com bases sintéticas de hidrocraqueado (HC Synthese®) além da mais recente tecnologia de aditivos, resultando em extrema maciez no funcionamento do motor, com economia de combustível e controle de emissões e formação de depósitos."
O carro já rodou comigo 16.000 Km's e está no terceiro uso com óleo sintético, por isso, desde já afasto o risco "de misturar mineral e sintético", como muitos alertam.
Além disto, sempre abasteço em postos ditos "confiáveis".
Sei que o manual da Cherokee Recomenda óleo 5W30 ou 10W30.
O número maior é para o funcionamento do motor em temperatura em uso normal ou mais severo.
Por isso pergunto: o uso do tipo de óleo que estou fazendo (5W40) estaria fora da especificação, e seria prejudicial, fazendo o motor trabalhar com maior pressão, ou seria mais benéfico, pois está preparado para temperaturas elevadas, como é o caso dos nossos carros?
Eis a dúvida!:pensativo:

Os óleos recomendados estão descritos no MANUAL do carro, somente eles cumprem a função corretamente pois foi a ENGENHARIA de fabrica quem determinou, NUNCA USE OUTRO, pois os MEXANICOS e FUSSOLOGOS de plantão só conseguem danificar o motor/cambio/diferencial e depois dizer q não presta.

Nunca deixe o frentista completar o óleo, pois ele vai colocar qualquer óleo e ai sim comprometer todo o restante do óleo que esta no motor, é normal o óleo baixar um pouco se tiver abaixo do minimo, TROQUE LOGO.

O nível do óleo é outro MITO, pra se medir corretamente o motor tem q estar no PLANO e parado a pelo menos 15 minutos, e ai sim medir.

O NÍVEL correto é entre o min e o max NUNCA coloque até o MAXIMO, pois o excesso de óleo vai ficar na camará de combustão causando a queima e sujando o catalizador e dificultar o virabrequim de movimentar e aumentar o consumo.


Abraços

Glaicon
16/02/2012, 07:51
Os óleos recomendados estão descritos no MANUAL do carro, somente eles cumprem a função corretamente pois foi a ENGENHARIA de fabrica quem determinou, NUNCA USE OUTRO, pois os MEXANICOS e FUSSOLOGOS de plantão só conseguem danificar o motor/cambio/diferencial e depois dizer q não presta.

Nunca deixe o frentista completar o óleo, pois ele vai colocar qualquer óleo e ai sim comprometer todo o restante do óleo que esta no motor, é normal o óleo baixar um pouco se tiver abaixo do minimo, TROQUE LOGO.

O nível do óleo é outro MITO, pra se medir corretamente o motor tem q estar no PLANO e parado a pelo menos 15 minutos, e ai sim medir.

O NÍVEL correto é entre o min e o max NUNCA coloque até o MAXIMO, pois o excesso de óleo vai ficar na camará de combustão causando a queima e sujando o catalizador e dificultar o virabrequim de movimentar e aumentar o consumo.


Abraços
LLeonel, obrigado pelas recomendações.
Mas não é esta a questão em debate.
Veja que pela idade de nossos carros o óleo sintético ainda estava na fase embrionária, que foi melhorando ao longo do tempo.
A pergunta é: usar o óleo com a viscosidade 40 vai exercer maior pressão no motor ou não?
A viscosidade baixa (5W)eu sei que é saudável pois permite a lubrificação à frio mais rapidamente.
A outra pergunta é: Para os nossos carros é melhor o sintético ou mineral?
Estas as questões.:concordo: