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Ver Versão Completa : Grau De Extersão Na Hilux Sr5 Tracionada



chicao789
02/05/2008, 10:27
Porque Quando Se Exterse A Direção Estando Engatado A Tração, Parece Que O Carro Fica Travado, Pesado, Parece Que Esta Com Freio De Mão Puxado? Isso é Normal?

DieselPower
02/05/2008, 13:23
Sim normal.... Todas as camionetes que já possui faziam isso.... Mas apenas com a tração engatada.... Agora, quanto ao porque elas fazem isso, temos que esperar um mais entendido no assunto para explicar...

Luca
02/05/2008, 18:32
Porque Quando ... Estando Engatado A Tração, Parece Que O Carro ... Esta Com Freio De Mão Puxado? Isso é Normal?
Chicão,
1) Sim, isto é normal.
2) Porque não há diferencial intermediário, isto é, não há compensação entre as diferenças de rotação entre o eixo dianteiro e traseiro. Quando o deslocamento é em linha reta, todas as rodas perfazem a mesma trajetória. Portanto, giram em compasso. Giram à mesma rotação. Quando se estersa a direção, cada roda tem uma trajetória diferente, cada uma faz um caminho, portanto, cada uma tem uma rotação diferente da outra.
Quando se está com o 4x4 engrenado, os eixos dianteiro e traseiro tem que andar juntos, mas as rodas não. Este efeito causará um arrasto. Uma ou duas rodas escorregarão sobre o piso, serão arrastadas. Coisa pequena, mas em manobras, em baixa velociadade, o esforço fica facilmente perceptível. Todo conjunto estará sendo forçado. Por isso, lembre-se, nunca, mas nunca mesmo, use o engrenamento 4x4 em asfalto, concreto, etc. Desengrene imediatamente. Ou melhor, somente use o 4x4 em pisos escorregadios.
A menos que seu carro tenha um diferencial intermediário, isto é, entre os eixos. Caso do Pajero Full e do Subaru.
[]´s

cbridi
02/05/2008, 19:12
Complementando a explanação do Luca, com a direção extersada, as rodas dianteiras percorrem uma distância maior que as traseiras (basta ver as marcas no chão), portanto, a falta do diferencial central faz com que haja arrasto. É o mesmo princípio do diferencial normal...

chicao789
04/05/2008, 20:19
obrigado pessoal, agora entendi o motivo dela ficar pesada, aproveitando o embalo, uma vez quando fui voltar a alavanca de cambio do modo 4x4 para o simples, encontrei um resistência forte, mas consegui com muita força desengatar, depois disso nunca mais apresentou a mesma resistência, sera que existe alguma explicação?

Vinicius4x4
05/05/2008, 10:15
obrigado pessoal, agora entendi o motivo dela ficar pesada, aproveitando o embalo, uma vez quando fui voltar a alavanca de cambio do modo 4x4 para o simples, encontrei um resistência forte, mas consegui com muita força desengatar, depois disso nunca mais apresentou a mesma resistência, sera que existe alguma explicação?

bom, a resistência que vc se refere, é em virtude de as engrenagens da caixa de transferência estarem engatadas, é normal, mas se isso ocorrer novamente, procure andar poucos metros( 1m ou no máximo 2m) em marcha ré ou para frente, a fim de que as engrenagens fiquem posicionadas de maneira que facilite o desengate.

abraço a todos