Conectar

Ver Versão Completa : GV - Óleo mineral ou sintetico ! ! !

Zé Novais
02/05/2008, 08:59
Novamente estou tocando nesse assunto, pois no manual espanhol q tenho (valeu Newton) é dada a especificação dos óleos para o motor (anexo 1) e para a cx de transferencia e diferenciais (anexo 2); mas ñ identifiquei nada sobre ser SINTÉTICO ou MINERAL.
Há quem diga que tem que ser SINTÉTICO, outros dizem pode ser MINERAL, gostaria de saber quem usa o que em sua viatura e pq, ja q no manual , eu ñ identifiquei tal discriminação.
Abçs.

Pedrinha
02/05/2008, 09:10
Novamente estou tocando nesse assunto, pois no manual espanhol q tenho (valeu Newton) é dada a especificação dos óleos para o motor (anexo 1) e para a cx de transferencia e diferenciais (anexo 2); mas ñ identifiquei nada sobre ser SINTÉTICO ou MINERAL.
Há quem diga que tem que ser SINTÉTICO, outros dizem pode ser MINERAL, gostaria de saber quem usa o que em sua viatura e pq, ja q no manual , eu ñ identifiquei tal discriminação.
Abçs.

Zé,

Em carro novo, até é legal por um óleo sintético, mas em carro usado, com kilometragem avançada, nunca faça isso. O óleo sintético tem um maior poder de detergência e poderá provocar uma batida estranha no motor (se o motor tiver com alguma folga). O óleo mineral, se trocado na kilometragem/tempo corretos, não lhe dará dor de cabeça...além de ser muuuuuito mais barato.

[]. :concordo:

Andrejur
04/05/2008, 12:55
Fala Zé Novais, também tenho essa dúvida...
No meu GV os proprietários anteriores sempre usaram o sintético...
Na 1ª troca comigo usei o Magnatec da Castrol para dar continuidade, na 2ª usei o semi-sintético Tecno da BR(tava + barato do que os minerais) e pretendo trocar agora com 5mil km...
Vou postar as fotos que vc pediu aqui...

Abs.

Zé Novais
05/05/2008, 08:43
Bom dia André, cara acho que ja topei com seu GV no centro de Niterói, no dia haviam duas Senhoras no carro, estavam paradas em frente a uma loja de espumas e puf's, em frente a Bicicletas Amazonas ... qto ao tipo de oleo, vou usar os minerais mesmo, estive na "zambrotti" (acho que se escreve assim) no centro, especializada em oleos e lá ninguem falou nada em ter que ser oleo sintetico, farei como o amigo PEDRINHA escreveu "O óleo mineral, se trocado na kilometragem/tempo corretos, não lhe dará dor de cabeça...além de ser muuuuuito mais barato", é isso, mais uma vez parabens pelo GV . . . só confirma a medida, 225/75/16, certo?

Andrejur
09/05/2008, 14:40
Certo,a Zé Novais, a medida do pneu é 225x75x16, quanto ao meu GV na Barão do Amazonas, deve ter sido minha mulher fazendo compras...

Abs.

Zé Novais
12/05/2008, 16:38
Olá André, vc sabe me dizer de onde são as calhas de chuva do seu GV ? ? ?

volneifetter
13/07/2009, 09:59
Bom dia;
Olha, eu to usando mineral a 1 ano, faço trocas com 4000 e a única coisa que to estranhando é na hora que liga com o motor frio, parece que o óleo não está permanecendo nas válvulas e se ouve umas batidas até que ele volta a lubrificar(coisa rápida). Não sei se é motivo do óleo ou alguma outra falha. Preciso verificar.

hrodrigues
14/07/2009, 12:11
Bom dia André, cara acho que ja topei com seu GV no centro de Niterói, no dia haviam duas Senhoras no carro, estavam paradas em frente a uma loja de espumas e puf's, em frente a Bicicletas Amazonas ... qto ao tipo de oleo, vou usar os minerais mesmo, estive na "zambrotti" (acho que se escreve assim) no centro, especializada em oleos e lá ninguem falou nada em ter que ser oleo sintetico, farei como o amigo PEDRINHA escreveu "O óleo mineral, se trocado na kilometragem/tempo corretos, não lhe dará dor de cabeça...além de ser muuuuuito mais barato", é isso, mais uma vez parabens pelo GV . . . só confirma a medida, 225/75/16, certo?

Olá Zé Novais

Fica esperto que o óleo usado na Zambrotti para as caixas não é o mais indicado. Após fazer a troca dos mesmos estive lá na Charitas naquele cara que mexe em Suzuki (esqueci o nome dele) e ele ligou na minha frente para o cara da Zambrotti (são amigos) alertando para o fato dele não estar usando o óleo correto.

Abs

Helio

mvinicius.net
18/01/2010, 22:15
Olá Zé Novais

Fica esperto que o óleo usado na Zambrotti para as caixas não é o mais indicado. Após fazer a troca dos mesmos estive lá na Charitas naquele cara que mexe em Suzuki (esqueci o nome dele) e ele ligou na minha frente para o cara da Zambrotti (são amigos) alertando para o fato dele não estar usando o óleo correto.

Abs

Helio
Gostaria de saber o endereço desse mecânico em Charitas. Acabei de comprar um Vitara 2007 e queria fazer uma revisão no "vermelhinho" (apelidado pela minha filha).
Se possível, passar o telefone.
Valeu!
Marcus Vinicius.

MATOSWR
18/01/2010, 23:24
zé..o importante é usar oleo na viscosidade recomendada. mas como o amigo falou ante em motores com maiores kilometragem é melhor usar um oleo mais viscoso. os sinteticos geralmente são menos viscosos.
geralmente oleos com viscosidades menores lubrificam mais rapido, reduzem o consumo de combustivel
Oleos mais viscosos ex 20w50 demoram um pouco mais pra lubrificar quando vc liga, mais com o motor funcionando lubrifica melhor mas aumentam o consumo.
se o oleo for sintetico vc pode demorar mais pra trocar, se for mineral deve trocar no maximo a cada 5mil km e se for semi-sintetico é um prazo intermediario.
eu prefiro usar mineral, mais barato, e trocar a cada 5 junto com o filtro, economicamente compensa, compro 1l de lubrax 20w50 por 8 reais aki em caxias, ja o sintetico passam de 24 reais.
só fique atento a 2 pontos:
prefira oleo com qualidade elevado, use o API como referencia. A maioria hoje em dia são API SH,SJ, SL e SM. quanto maior a letra melhor o oleo.
Nunca misture oleo mineral com sintetico, assim se for completar tem q saber com qual esta rodando.

R1C4rdo
18/01/2010, 23:53
zé..o importante é usar oleo na viscosidade recomendada. mas como o amigo falou ante em motores com maiores kilometragem é melhor usar um oleo mais viscoso. os sinteticos geralmente são menos viscosos.
geralmente oleos com viscosidades menores lubrificam mais rapido, reduzem o consumo de combustivel
Oleos mais viscosos ex 20w50 demoram um pouco mais pra lubrificar quando vc liga, mais com o motor funcionando lubrifica melhor mas aumentam o consumo.
se o oleo for sintetico vc pode demorar mais pra trocar, se for mineral deve trocar no maximo a cada 5mil km e se for semi-sintetico é um prazo intermediario.
eu prefiro usar mineral, mais barato, e trocar a cada 5 junto com o filtro, economicamente compensa, compro 1l de lubrax 20w50 por 8 reais aki em caxias, ja o sintetico passam de 24 reais.
prefira oleo com qualidade elevado, use o API como referencia. A maioria hoje em dia são API SH,SJ, SL e SM. quanto maior a letra melhor o oleo.
Nunca misture oleo mineral com sintetico, assim se for completar tem q saber com qual esta rodando.

Amigos,
Concordo com a explicação MATOSWR!

andre veiga
19/01/2010, 10:16
X2

E só agora consegui uma explicação do porque o GV com óleo semi sintético "bate válvulas" na primeira ligada e com o mineral não.

maxxforte
19/01/2010, 11:38
Gostaria de saber se alguem poderia me dar as especificações dos óleos recomendados para o XL7 2.5 01/02. Também estou tendo dificuldade de saber quais filtros de óleo posso usar neste carro. Obrigado antecipadamente pela atenção.

MATOSWR
19/01/2010, 21:30
X2

E só agora consegui uma explicação do porque o GV com óleo semi sintético "bate válvulas" na primeira ligada e com o mineral não.

aí Andre, pode ser que não seja o oleo. Pode ser o pescador de oleo dentro do carter que esta emtupido ou mesmo a bomba de oleo sem pressão. Issa atrasaria o envio de oleo as partes altas do motor (valvulas). Nos dois casos é facil de testar, qualquer bom mecanico testa a pressão do oleo e verifica o estado do pescador do carter para vc. se não for isso vc pode testar usar um oleo mais viscoso e ver no que dá.
boa sorte

andre veiga
20/01/2010, 23:38
Oi Wellington,

Obrigado pela dica vou verificar, mas de qualquer maneira só começou a dar barulho depois que passei a usar esse tipo de óleo, pode ser até coincidencia, mas seguro morreu de velho...
Antes desse eu tive um vitarinha 97, e pode ser que tivesse o mesmo problema, o ultimo dono só usava sintético e continuei assim...

surra
01/02/2010, 22:30

Eu sempre usei o semi sintético no meu GV2.0 01 até que com o tempo e a alta quilometragem (120mil), comecou a gastar demais e o motor ficou com uma batidinha mais metalica, mesmo com o carter cheio.

Comecei entao a usar o Lubrax Alta Rodagem SAE 25w50 e o motor ficou mais suave e o consumo de óleo normalizou.

http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/pop_linha_lubrax_alta_rodagem.htm

Fiz certo?

gtavalanche
02/02/2010, 10:48
Meu tracker ta com 30.000KM usando apenas ac delco 5w30, um oleo mais fino acho que circula melhor no motor. trocas a cada 5.000 troco filtro sempre e uso o original suzuki.

MATOSWR
03/02/2010, 09:43
Eu sempre usei o semi sintético no meu GV2.0 01 até que com o tempo e a alta quilometragem (120mil), comecou a gastar demais e o motor ficou com uma batidinha mais metalica, mesmo com o carter cheio.

Comecei entao a usar o Lubrax Alta Rodagem SAE 25w50 e o motor ficou mais suave e o consumo de óleo normalizou.

http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/pop_linha_lubrax_alta_rodagem.htm

Fiz certo?

Fez sim. a partir de 60mil já usaria um oleo mais viscoso que o recomendado...tipo: 15w40. depois dos 80mil km passaria a usar um 20w50. e depois dos 130mil um 25w50.
Agora, isso foi só uma solução paleativa. acho que vale uma revisão no seu motor. se ele nunca foi aberto uma manutenção basica iria minimizar gastos no futuro. revisão nas valvulas do cabeçote, aneis de segmento. talvez possa ser apenas um anel ou folga na valvula e com essa manutenção ele possa rodar mais um 60mil.
É bom lembrar que em alguns motores não é recomendavel usar oleo mais viscoso, isso porque os canais de circulação do oleo são muito finos. assim usar um oleo mais viscoso levaria a uma lubrificação insuficiente. também é bom ficar atento a detelhe como pressão do oleo (diminui com o desgaste da bomba) e limpeza do "pescador" de oleo do carter.

vlw

laubahia
19/01/2015, 17:59
No meu suzuki vitara 1.6 8v, sempre usei o óleo mineral 10w30 da Lubrax, muito bom, pelo menos aqui na minha região que é muito quente, interior da Bahia.

MATOSWR
23/01/2015, 10:06
O manual da Suzuki sabiamente não indica um único tipo de óleo, ele indica varias viscosidades de acordo com o clima onde o carro esta. Todos do tipo multiviscos. Nessa tabela que postaram tem cinco combinações de óleo, indica para ambientes até 30 graus o óleo 5w30. Eu uso esse óleo no meu Jimny 2010. Ele já esta com 90km rodados, mas com troca a cada 5mil. Como não consome muito óleo nem faz barulho continuo usando. Mas com o avançar da quilometragem e aumento das folgas entre as peças no futuro irei passar para um mais viscoso (talvez 15w40). Só não pode jogar um óleo gosto da ideia de óleo muito viscoso, tipo 25w60. Esses óleos são usados no final da vida do carro, quando folgas no anéis e outras peças estão muito altas. Ele "resolve" o problema por um tempo, como é mais viscoso também reduz vazamentos. O problema é que mancais por exemplo são lubrificados por orifícios muito finos, muitas vezes já bem carbonizado pela idade. Assim um óleo mais viscoso terá dificuldade em passar por eles, lubrificando essas peças e aumentando seu desgastes. Assim quando vai fazer a retifica tem que trocar mais do que deveria.