PDA

Ver Versão Completa : Cambagem Dianteira - Vitara com 2"



lmazzucatto
01/05/2008, 21:31
Pessoal,

Quando peguei o vitara ele já estava usando calços de 2 polegadas.
Percebi que a altura ficou excelente, pois estou usando o carro somente para a cidade e ele está com as rodas de liga leve originais e pneus 235/75 r15.

Só que se olhar o carro de frente, as rodas dianteiras estão um pouco "para dentro" do carro, conforme figura anexa.

O antigo dono me disse para fazer algum ajuste na suspensão dianteira mas eu não me recordo o que.

Alguem tem alguma dica de alguma oficina boa de suspensão aqui em Belo Horizonte?

Percebi que não vai adiantar eu trocar os pneus sem arrumar esta cambagem.

A outra opção é baixar o carro, mas eu não queria isso.

Abraços

Luis

nanito
02/05/2008, 12:23
Pessoal,

Quando peguei o vitara ele já estava usando calços de 2 polegadas.
Percebi que a altura ficou excelente, pois estou usando o carro somente para a cidade e ele está com as rodas de liga leve originais e pneus 235/75 r15.

Só que se olhar o carro de frente, as rodas dianteiras estão um pouco "para dentro" do carro, conforme figura anexa.

O antigo dono me disse para fazer algum ajuste na suspensão dianteira mas eu não me recordo o que.

Alguem tem alguma dica de alguma oficina boa de suspensão aqui em Belo Horizonte?

Percebi que não vai adiantar eu trocar os pneus sem arrumar esta cambagem.

A outra opção é baixar o carro, mas eu não queria isso.

Abraços

Luis
Leva num lugar que faça geometria, peça pra tirar as rodas dianteiras, tira o parafuso de regulagem da cambagem. Daí vc escolhe ou lima o buraco onde vai esse parafuso, ou coloca um parafuso mais fino. Eu limei os buracos dos parafusos do meu.

[]´s

Andre Sousa
02/05/2008, 12:38
Faça como o nanito explicou. Tire os amortecedores, fixe-os num torno e, com uma lima quadrada, abra um pequeno corte no buraco do parafuso, partindo da direção do cilindro do amortecedor pra fora. Ou seja, a solução é rasgar o furo da fixação do amortecedor para permitir que haja regulagem na cambagem. É fácil.

No alinhamento, a cambagem tem que zerar com as medidas originais de fábrica, se não ficar zerado é porque o corte não foi aberto o suficiente.

Não ande com o carro com a cambagem fechada, tira estabilidade e prejudica teus pneus.

lmazzucatto
02/05/2008, 14:25
Mas isso é alteração irreversível?

Ou seja, se fizer, não cosigo voltar à altura orininal dele depois?

Abraços

Luis

lmazzucatto
02/05/2008, 14:35
Pessoal,

no sábado vou levar o suzuki no:

O REI DA SUSPENSAO LTDA
(31) 34625792
AV D PEDRO II, 3811, BELO HORIZONTE, MG

Assiqm ue sair e chegar em casa posto aqui os resultados

Abraços

Luis

nanito
02/05/2008, 15:09
É reversível sim, vc só vai aumentar o buraco da regulagem da cambagem, apenas isto.

[]´s

Andre Sousa
02/05/2008, 16:05
Exatamente. A cambagem tem regulagem porque o parafuso deslisa pela fenda que existe. Aumentando o rasgo ele simplesmente passa a ter mais campo para deslizar. Pode ser fixado na posição original ou mais aberto, no espaço que foi criado com o uso da lima.

Entendeu ou quer que agente desenhe?????

Brincadeira camarada. Pode fazer com fé que a receita é esta e não tem nehum Suzuki com calço de 2" na suspensão que não tenha feito.

Abraços.

lmazzucatto
02/05/2008, 16:08
Exatamente. A cambagem tem regulagem porque o parafuso deslisa pela fenda que existe. Aumentando o rasgo ele simplesmente passa a ter mais campo para deslizar. Pode ser fixado na posição original ou mais aberto, no espaço que foi criado com o uso da lima.

Entendeu ou quer que agente desenhe?????

Brincadeira camarada. Pode fazer com fé que a receita é esta e não tem nehum Suzuki com calço de 2" na suspensão que não tenha feito.

Abraços.

Até que um desenho não cairia mal... hehehehehe..

Valew pelas dicas...

Sábado marquei de levar o carro na oficina pra arrumar isso.

Abraços

Luis

chrisb
04/05/2008, 21:47
Cara, já que vc está em BH, é só levar no Edmur e pedir para ele olhar a Cambagem... ele vai desbastar o buraco do parafuso e vai acertar a cambagem.... pede para ele colocar uma arruela no parafuso e usar "lock tight" que é tipo uma cola, prende o parafuso.... aí seu problema acaba ;)

abs

lmazzucatto
15/05/2008, 11:24
Pessoal,

levei o carro na Garra Pneus aqui em BH e lá mesmo ele sresolveram o problema da cambagem.

Recomendo o serviço...

De quebra comprei 4 pneus Firestone Destination AT/R 225/75

Abraços

Dadolimas
04/06/2008, 22:29
Amigos , visitem o site www.cambercaster.com.br (http://www.cambercaster.com.br), acho que é esta opção que todos queremos, acho que vale a pena, não modifica nada!!!

Abs

lmazzucatto
05/06/2008, 10:58
Dadolimas,

voce tem noção de preço?

Abraços

Luis

Dadolimas
05/06/2008, 17:31
Não tenho não, eles estão na feira até sábado mas vc pode entrar em contato no site e eles devem te indicar alguma loja para colocar isso.

O dono me falou em uns 50 colocado, não sei!

lmazzucatto
06/06/2008, 23:33
Entrei em contato com a loja - que por sinal fez um excelente atendimento - e me deram o nome e tel do representante aqui em bh.

Na segunda eu vou ligar e entende um pouco mis sobre a instalação e custos

Abraços

Luis

Suassuna
09/07/2008, 16:11
Prezado Luis,

Como resolveu o seu problema de cambagem dianteira, regulou o amortecedor ou comprou o parafuso 12 da Camber & Caster? Estou na mesma encrenca!:parede:

Atenciosamente,

Nelson

Murillus
09/07/2008, 18:05
tb to com o problema parecido... so que c/ a tracker...
depois das trilhas a cambagem, vai pro beleleu...

[]s

lmazzucatto
09/07/2008, 20:50
tb to com o problema parecido... so que c/ a tracker...
depois das trilhas a cambagem, vai pro beleleu...

[]s

Cara,

Teoricamente o pessoal de uma loja de suspensões aqui em BH arrumou este problema no meu carro na instalação dos pneus que comprei.

Eu até vi no computador que os números da cambagem no aparelho de medição estão de acordo com os do manual do vitara.

mas mesmo assim, quando eu olho ele de frente, eu percebo que as rodas ainda estão um pouco para dentro.

Não liguei para o pessoal da camber.. vou ligar esta semana. Tinha feito outras aquisições pro vitara e a cambagem ficou pra depois. Ele não é meu carro do dia a dia e por isso vacilei nesta ligação.

Acho que esses parafusos são o canal.

Na segunda vou encostar o vitarana na Mians Suzuki para ver o "bendix" do motor de partida e vou aproveitar para olhar esta cambagem...

Abraços

Luis

Suassuna
15/07/2008, 19:20
Prezados,

A viatura (Vitara 3P) está com calços de suspensão de 2" (Alternativa 4x4) e pneus Wrangler 235/75/R15. Apesar dos parafusos que vieram no kit serem mais finos que os originais (que dá mais margem para ajustes) não foi possível zerar o camber (ficou 1 positivo em cada roda). Comprei então os parafusos da Camber e Caster (CAM 12) para regulagem da cambagem dianteira, mas ficou mais positivo do que com os parafusos do kit, ou seja não ajudou em nada!! Creio que a única solução seja realmente limar para aumentar o diâmetro do furo.

Amanhã tentarei a segunda opção.

Nelson

lmazzucatto
16/07/2008, 10:41
Prezados,

A viatura (Vitara 3P) está com calços de suspensão de 2" (Alternativa 4x4) e pneus Wrangler 235/75/R15. Apesar dos parafusos que vieram no kit serem mais finos que os originais (que dá mais margem para ajustes) não foi possível zerar o camber (ficou 1 positivo em cada roda). Comprei então os parafusos da Camber e Caster (CAM 12) para regulagem da cambagem dianteira, mas ficou mais positivo do que com os parafusos do kit, ou seja não ajudou em nada!! Creio que a única solução seja realmente limar para aumentar o diâmetro do furo.

Amanhã tentarei a segunda opção.

Nelson

Amigo,

só por curiosidade, quanto custou os CAM12??

Assim que voce fizer a segunda opção, pode postar fotos do serviço?

Abraços

Luis

Suassuna
16/07/2008, 12:04
Luis,

O par de parafusos (CAM 12) custou R$ 25,00. Mas como não serviu para o ajuste, o cara da loja aceitou a devolução (eu já tinha comprado os pneus na loja...).

Até breve,

Nelson

VOVÔ DO TROLLER
16/07/2008, 17:18
Boa tarde pessoal. Eu coloquei o meu 2º jogos de amortecedores (vou partir para o 3º) no Tracker com calço de 2" na Alternativa 4 x 4 . Lá eles adotam o sistema de parafuso mais fino (12), pois assim não perdem a garantia, pois com o "rasgo" a garantia vai para o espaço. O segredo é usar a porca e a contra-porca e apertar bem. Na prática o que eu verifiquei é que quando você faz a cambagem os caras não apertam o parafuso direito, não sei se de propósito ou por "c@hd@" mesmo e aí numa trilha mais pesada, realmente a cambagem vai desregular.Espero ter ajudado. Abs. Válter

Felipe Nogueira Torrano
27/07/2008, 21:29
Para sanar a minha curiosidade...:rolleyes:
Qual a cambagem certa para o Vitara com calços de 2'' na suspensão?
É a mesma do original?
E qual é?

Obrigado a todos!
[]'s

Murillus
28/07/2008, 14:49
Resolvi o problema da cambagem do meu...
foi só desmontar e mantar de forma correta...

kkk... facil facil... é florida o que alguns pseudos-mecanicos fazem...

Deixa eu explicar melhor... o cara que foi fazer a cambagem e o alinhamento, nao seguiu as instruções do carro... ou seja fez na marra...

Levei na GERARDO BASTOS, que é uma firma muito seria, e o cara so nao riu da minha cara por educaçao... tava tudo errado... ai foi facil... desmontou todo e refez... 30 minutos e tava com a viatura 100%...

e ainda fez o rodizio dos pneus de graça...

[]s

Murillus
28/07/2008, 14:53
Para sanar a minha curiosidade...:rolleyes:
Qual a cambagem certa para o Vitara com calços de 2'' na suspensão?
É a mesma do original?
E qual é?

Obrigado a todos!
[]'s

Sempre se segue o manual do carro mesmo com calço... isso foi o erro do meu mecanico anteriormente... fez na marra e nunca ficava bom...

procure alguem bom e mande ele fazer pelas medidas originais do carro... fica show...

[]s

Felipe Nogueira Torrano
07/08/2008, 16:54
Ops... Só vi a resposta agora.:parede:

Valeu Murillus! Vou fazer isso!

[]'s

frmalheiros
07/12/2011, 13:37
Agora o problema ta comigo.

Pelo que li no topico o simples fato de colocar um parafuso mais fino no amorteceodr ja da margem pra corrigir a cambagem? Estou aguardando o contato do pessoal da camber caster. Alguem mais usou esse parafuso? Qual o resultado?

aryrj
07/12/2011, 19:17
Sinceramente gente, eu não consigo "ver" por quê o CAM 12 não resolve a cambagem do vitara! Pelo menos teoricamente (na prática, só vou encarar esse problema daqui a uma semana), ele teria que resolver, visto que não deixa margem pra folga alguma!

Penso (pode ser uma grande bobagem) que só tem algumas hipóteses dele não funcionar:

1- Se foi montado errado; isso é fácil com a porrada de "mexânicos" que há por aqui;
2- Se, com o uso, ele afrouxar, coisa que (repito, teoricamente) pode ser resolvido com porcas especiais.

Alguém poderia explicar?