Ver Versão Completa : Pisca Alerta para Jipes
Amigos,
Estou anexando um arquivo Excel que contem o esquema eletrônico de um sistema à base de diodo que meu pai acabou inventando para que um pisca-alerta fosse instalado no Jipe. ( O véio é meio Prof. Pardal).
Conversei com ele, e ele me eviou o esquema por email para compartilhar com vocês.
Vantagens:
- O relê utilizado é o mesmo do pisca.
- Não é necessário instalar mais suportes de luzes trazeiras ou dianteiras.
- Não é necessário instalar novos soquetes para lâmpadas, nem sequer novas lâmpadas.
- Numa eventual parada numa estrada, a segurança fica mais garantida.
Desvantagens:
- Só o trabalho de comprar os diodos, fios, arrumar uma caixinha de plástico e um interruptor liga-desliga.
Ficou perfeito. Claro que para trilha não faz sentido. Mas durante os deslocamentos nas ruas e estradas é uma boa.
Qualquer dúvida avisem...
Abraço.
Caraca, faltou o arquivo ...
Alessandro Henrique
15/07/2004, 11:44
O esquema fornecido acima funciona!
Sugiro apenas a utilização de um fusível na alimentação do relê do pisca.
cristiano
11/01/2005, 10:00
tem algumas fotinhas ? :wink:
cmte_carvalho
16/07/2006, 17:19
Olá pessoal;
Estou reativando o tópico em busca de fotos de botões de pisca-alerta que possam combinar com o painel do Jeep. Já ví um "de puxar" que possui luz indicadora de funcionamento no próprio botão, entretanto ainda não descobri a qual carro ele pertence. Já me falaram que é do Fusca ou da Kombi, mas não tenho certeza... Vocês podem me dar maiores detalhes (se possível com fotos, por favor)?
Até!
liberato
16/07/2006, 17:53
Pode-se usar o pisca-alerta do caminhão que é de facil adaptação.
Venceslau Xavier de Lima
16/07/2006, 18:42
E aê galera!
No meu eu coloquei o sistema do fusca, também usados em buggyes. Assim tenho os piscas com retorno, buzina no centro do volante, luz alta e limpador de para-brizas, além do alerta, é claro.... para isso usei também o relé de pisca do funca... Ficou massa!
Falô
Venceslau,
Tem foto desse botão? E do esquema do pisca-alerta, poderia me passar?
O meu é o da foto e não estou conseguindo ligar a luz do pisca-alerta. Na verdade, as luzes do Jeep estão piscando normalmente, o que não estou conseguindo é fazer piscar-espia piscar no painel.
Eu comprei o jeep com ele e tava funfando a luz-espia, dai quando mudei para a sinaleira Cronomac, perdi o esquema. :parede: :parede: :parede:
[s] não-sinalizados,
Fiz isso na minha f-100, só q utilizei um relê só p/ o alerta(já tinha um sobrando), ficou mto show, e levei 15 min p/ fazer...
Venceslau Xavier de Lima
17/07/2006, 13:14
Fala Marcelo!
Vou providenciar as fotos...
Venceslau,
E o esquema elétrico, você teria?
Valeu!!
[s]
cmte_carvalho
17/07/2006, 21:50
Venceslau,
Tem foto desse botão? E do esquema do pisca-alerta, poderia me passar?
O meu é o da foto e não estou conseguindo ligar a luz do pisca-alerta. Na verdade, as luzes do Jeep estão piscando normalmente, o que não estou conseguindo é fazer piscar-espia piscar no painel.
Eu comprei o jeep com ele e tava funfando a luz-espia, dai quando mudei para a sinaleira Cronomac, perdi o esquema. :parede: :parede: :parede:
[s] não-sinalizados,
Fala Marcelo!
Companheiro, o botão da foto que você postou é exatamente o que procuro! Ele é daqueles "de puxar", não é mesmo? Diga-me, esse botão é de algum modelo específico de carro ou caminhão? Preciso de alguma referência para encontrá-lo em lojas de autopeças... Você faz idéia do preço dele (novo)?
Grande abraço e obrigado! Até!
Grande André,
Sim, é de puxar, porém vou ficar te devendo essa informação porque ele já veio no jeep quando comprei ele. Eu acho que é de Fusca, mas não tenho certeza.
Só um detalhe: ele parece ter uma luz no próprio botão, mas na verdade não tem, lá é só botão mesmo, sem luz.
Não sei se é exatamente esse modelo que você procura.
[s] desinformados,
cmte_carvalho
22/07/2006, 12:19
Fala Marcelo!
Pôxa, que pena... Mas eu tenho certeza que há um botão muito parecido com esse da sua foto e que tem sim uma luz interna (eu já vi o tal botão)! Só preciso obter maiores referências para encontrá-lo, de repente, até aqui na minha cidade mesmo.
Se você ou mais alguém descobrirem maiores detalhes por favor informem.
Grande abraço, até!
Olá, esse botão que você quer é da linha Volkswagen, fusca, Kombi, etc, mas dos modelos antigos, e eles tem uma lâmpada interna, mas você vai ter que instalar com outro rele.
Eu sugiro você procurar o botão com rele integrado da marca UETA, não é muito barato, na faixa de 40,00, procure em auto peças ou lojas para caminhões.
Espero ter ajudado.
OBS: acho que é a minha primeira participação neste fórum.
Abraços a todos,
Jeep 61.
Fala Marcelo!
Pôxa, que pena... Mas eu tenho certeza que há um botão muito parecido com esse da sua foto e que tem sim uma luz interna (eu já vi o tal botão)! Só preciso obter maiores referências para encontrá-lo, de repente, até aqui na minha cidade mesmo.
Se você ou mais alguém descobrirem maiores detalhes por favor informem.
Grande abraço, até!
Meus 0,02 %.
Esse botão é de fusca, com certeza, alguns tem lâmpada interna, outros não...
Meus 0,02 %.
Esse botão é de fusca, com certeza, alguns tem lâmpada interna, outros não...
Que nada!!!!
É do Engesa FI!!!!
Hauhauhauhauhau:mrgreen:
Olá amigos,
Alguem tem o esquema eletrico desse botão de pisca alerta da linha Volkswagen(fusca, kombi).
Comprei um mais não faço nem ideia de como ligar, tinha um antigo instalado ja, mais acho que estava ligado errado, primeiro porque derreteu o fio(rsss) segundo pq tem umas 5 conecções no botão e o o antigo só tinha 2 fios ligandos no botão, prefiri não arriscar de seguir a montagem do anterior que pode estar errada.
[]s
Amigos
Estou querendo ligar em Cj5 a chave de seta do chevete com botao de alerta incluso. estou com dificultades da ligação, os fios da chave eu ja localizei qual é qual. mas como ligar, alguem tem o esquema o sabe montar um esqueminha ai pra me ajudar, nao precisa ser o esquema do chevete, acho que qualquer um que tenha botao incluso na chave de seta da pra ligar.
Abracos.
Mauricio Coruja
07/05/2009, 22:46
Boa noite pessoal!
Esse botão de pisca alerta realmente é da linha VW,ainda está em produção , não custa caro nem é difícil de ser encontrado!
Se alguém já tiver esse botão e quiser o esquema posso fornecer,pois tenho um auto elétrico e já adaptei vários interruptores como esse , e qualquer pode ligar sem dificuldade,apenas com um alicate ,fita isolante e um bom extintor!! brincadeira a ligação é bem simples!
Fico à disposição
Leonardo Raffi
07/05/2009, 22:59
eu usei a anos e esta a té hoje ... um pisca alerta de onibus eu acho... o furo na lata do painel é redondo... ele tem o botão central vermelho q ascende com as bordas pretas...o botão central q ascende é de abertar... fica muito bom
Jorge Dias Martins
14/05/2009, 21:23
Fala Marcelo!
Companheiro, o botão da foto que você postou é exatamente o que procuro! Ele é daqueles "de puxar", não é mesmo? Diga-me, esse botão é de algum modelo específico de carro ou caminhão? Preciso de alguma referência para encontrá-lo em lojas de autopeças... Você faz idéia do preço dele (novo)?
Grande abraço e obrigado! Até!
Amigo,
quando por volta da decada de 1980 foi criada uma lei tornando obrigatorio o uso do pisca alerta surgiram alguns modelos para adaptacao, e eu mesmo ao comprar meu CJ-5 em 1991 ele mod 1981 nao possuia o acessorio obrigatorio e dentre muitas outras pecas que logo comprei estava a "chave para pisca alerta" que entreguei ao eletricista e rapidamente ele instalou, esta chave acho que ja vem preparada sem precisar de mais nada. Eh generica e foi criada para adaptacoes.
ALIENSOUND
25/11/2010, 19:40
boa noite pessoal!
Esse botão de pisca alerta realmente é da linha vw,ainda está em produção , não custa caro nem é difícil de ser encontrado!
Se alguém já tiver esse botão e quiser o esquema posso fornecer,pois tenho um auto elétrico e já adaptei vários interruptores como esse , e qualquer pode ligar sem dificuldade,apenas com um alicate ,fita isolante e um bom extintor!! Brincadeira a ligação é bem simples!
Fico à disposição
olá, tudo bem, vc tem o esquema de ligação do interruptor de emergência ( alerta ) do fusca, comprei um pra instalar no jeep e naum consigo ninguém que tenha o esquema, aguardo sua resposta, obrigado e um abraço.
ALIENSOUND
25/11/2010, 19:42
boa noite pessoal!
Esse botão de pisca alerta realmente é da linha vw,ainda está em produção , não custa caro nem é difícil de ser encontrado!
Se alguém já tiver esse botão e quiser o esquema posso fornecer,pois tenho um auto elétrico e já adaptei vários interruptores como esse , e qualquer pode ligar sem dificuldade,apenas com um alicate ,fita isolante e um bom extintor!! Brincadeira a ligação é bem simples!
Fico à disposição
amigo como vc pode me mandar o esquema de ligação deste int. De alerta do fusca ( para ligar no jeep, só tem os piscas normal instalados ), desde já agradeço sua atenção.
Marcelo.CJ5
27/04/2011, 17:40
Vou fazer no meu jeep.
Tem como colocar fotos de onde vc colocou a luz espia no painel?
luismartins
11/10/2013, 01:58
oii..alguem tm o esqema eletrico da chave alerta de fusca o meu so tm os piscas mais nao tm alerta obrigadoo
Ricardo MG
11/10/2013, 09:01
oii..alguem tm o esqema eletrico da chave alerta de fusca o meu so tm os piscas mais nao tm alerta obrigadoo
Luis,
Eu instalei o "pisca alerta" do fusca através deste esquema.
abs
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/ESQUEMAFUSCA_zpsec112602.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/ESQUEMAFUSCA_zpsec112602.jpg.html)
Fernando Trilha
11/10/2013, 09:44
Boa noite pessoal!
Esse botão de pisca alerta realmente é da linha VW,ainda está em produção , não custa caro nem é difícil de ser encontrado!
Se alguém já tiver esse botão e quiser o esquema posso fornecer,pois tenho um auto elétrico e já adaptei vários interruptores como esse , e qualquer pode ligar sem dificuldade,apenas com um alicate ,fita isolante e um bom extintor!! brincadeira a ligação é bem simples!
Fico à disposição
Coruja, tenho um cj5, e nao funciona nada na parte de setas, mesmo eu trocando as sinaleiras, acho que pode sera chave de seta que esteja ruim.
Sabes uma maneira de eu testar isso, ou seria melhor trocar a chave de seta?
oque vc recomenda?
Ricardo MG
11/10/2013, 10:03
Coruja, tenho um cj5, e nao funciona nada na parte de setas, mesmo eu trocando as sinaleiras, acho que pode sera chave de seta que esteja ruim.
Sabes uma maneira de eu testar isso, ou seria melhor trocar a chave de seta?
oque vc recomenda?
Fernando,
Qual chave de seta que vc está usando? Independente da chave pode ser o rele do pisca, alimentação, terra ou a propria chave(difícil), caso vc precise do esquema da chave do caminhão, normalmente usado nos jeep's, eu tenho.
abs
Fernando Trilha
11/10/2013, 11:07
Fernando,
Qual chave de seta que vc está usando? Independente da chave pode ser o rele do pisca, alimentação, terra ou a propria chave(difícil), caso vc precise do esquema da chave do caminhão, normalmente usado nos jeep's, eu tenho.
abs
Kra pior que nao sei a chave de seta que esta, acho que é uma original do jeep mesmo.
é uma desta
Chave De Seta Original Jeep Willys Nova - R$ 80,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501487245-chave-de-seta-original-jeep-willys-nova-_JM)
Pablo.pinto2007
11/10/2013, 11:45
Kra pior que nao sei a chave de seta que esta, acho que é uma original do jeep mesmo.
é uma desta
Chave De Seta Original Jeep Willys Nova - R$ 80,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501487245-chave-de-seta-original-jeep-willys-nova-_JM)
É difícil explicar assim, sem estar com a chave de seta na mão e sem estar com o jeep pra mostrar... mas essas chaves de seta são a coisa mais complicada que eu já vi, pois tudo se integra nela devido o fato de uma luz só fazer papel de pisca e freio, então é ligado nela o stop de freio, e lógicamente a entrada do relé de pisca e aí as saídas tem que ser ligadas corretamente para não acender o pisca da frente quando se freia... já vi muitos assim...
A minha eu testei antes de instalar novamente (agora na reforma) e no teste tudo maravilhoso, mas antes do jeep ficar pronto deveras deu uma louca... todo pisca que aciono pisca as duas traseiras... só funciona mesmo direito com o pé no freio... enfim... já revisei todo o sistema e não vi nada ligado errado, então minha última suspeita é a chave de seta...
O pisca alerta eu comprei um de aplicação de caminhões mercedes, instalado no painel mesmo (furado) e pra dar certo tive que colocar um diodo nos fios que vão para a dianteira (um diodo por lâmpada) senão quando pisasse no freio acenderia a dianteira também...
Pablo
Paulo Leit
11/10/2013, 22:06
Olá galera,
No meu coloquei a coluna do corcel 2 ,o sistema chave de seta é o mesmo (como também o delrey) .
É tudo nas chaves:uma; seta ,pisca alerta,buzina e a outra limpador e o injetor de água.
vai a dica , caso algum esteja montando a viatura.
Até mais..
Paulo Leit
11/10/2013, 22:09
O galera esqueci de detalhe , a chave de seta é menor e fica do mesmo lado do pisca.
Faloo.
Pablo.pinto2007
12/10/2013, 07:36
Olá galera,
No meu coloquei a coluna do corcel 2 ,o sistema chave de seta é o mesmo (como também o delrey) .
É tudo nas chaves:uma; seta ,pisca alerta,buzina e a outra limpador e o injetor de água.
vai a dica , caso algum esteja montando a viatura.
Até mais..
No meu eu não coloquei coluna alguma... pois gosto do estilo original que o 51 tem... coluna de direção limpa e volante original 3 pontos, só um detalhe que eu bolei, ao invés de uma chave de seta, eu tenho duas, uma de cada lado... onde na da esquerda vão setas e buzina (lampejador), e na outra eu coloquei o limpador (que a princípio iria ter uma velocidade e um temporizador) e esguicho... ficou bem "original"... e o pisca alerta é um botão de caminhão, bem discreto também no painel.
Essa foto é de quando ainda estava terminando a elétrica, na reforma recente!!!
Abraços!
Pablo
Sydney66
14/10/2013, 21:09
Pablo bom dia;
Cara o que você falou me lembrou a saga da instalação de sistema de alerta em Jeep original, realmente na elétrica do jeep a chave de seta tem função principal no correto funcionamento de todo o sistema. Mas como foi na época da reforma e eu mesmo desmontei todo o Jeep e antes de desmontar anotei todo o esquema de ligação, inclusive do "complexo" esquema da chave, mas acontece que levantei também o esquema de cada posição de seta, ou seja, ela altera a combinação de cada um dos 6 fios (existe um modelo de 3 fios, mas é para o jeep antigo, de uma única lanterna traseira.
Essa chave de seta é dos ônibus mercedes e caminhões, é fácil de encontrar, e aliada a chave original, não precisa de mais nada, é o mesmo rele do pisca, a chave na posição normal deixa o sistema funcionar normalmente, quando precionada ela recua para fora e também pisca, e utilizando o mesmo rele, aciona as 4 lanternas.
O interessante do esquema do Jeep é que, como usa apenas uma lâmpada de 2 filamentos para fazer freio, pisca e luz de posição, se você acionar o pisca e pisar no freio só acende a luz da outra lanterna, a que estiver piscando continua piscando mesmo sendo o mesmo filamento (freio e pisca).435067
Pablo.pinto2007
15/10/2013, 11:58
Pablo bom dia;
Cara o que você falou me lembrou a saga da instalação de sistema de alerta em Jeep original, realmente na elétrica do jeep a chave de seta tem função principal no correto funcionamento de todo o sistema. Mas como foi na época da reforma e eu mesmo desmontei todo o Jeep e antes de desmontar anotei todo o esquema de ligação, inclusive do "complexo" esquema da chave, mas acontece que levantei também o esquema de cada posição de seta, ou seja, ela altera a combinação de cada um dos 6 fios (existe um modelo de 3 fios, mas é para o jeep antigo, de uma única lanterna traseira.
Essa chave de seta é dos ônibus mercedes e caminhões, é fácil de encontrar, e aliada a chave original, não precisa de mais nada, é o mesmo rele do pisca, a chave na posição normal deixa o sistema funcionar normalmente, quando precionada ela recua para fora e também pisca, e utilizando o mesmo rele, aciona as 4 lanternas.
O interessante do esquema do Jeep é que, como usa apenas uma lâmpada de 2 filamentos para fazer freio, pisca e luz de posição, se você acionar o pisca e pisar no freio só acende a luz da outra lanterna, a que estiver piscando continua piscando mesmo sendo o mesmo filamento (freio e pisca).435067
Não sei se deu pra ver, mas minha chave de pisca alerta é igual a sua... e é exatamente assim, simples, porém tive que colocar dois diodos para não acender a lanterna dianteira quando freio!!!
Abraços!
PAblo
Carlão4x4
15/10/2013, 20:47
Eu não consegui ver o esquema com diodos para usar quando se tem somente uma lâmpada de dois filamentos. E esse diodo, quais as suas especificações?
Sydney66
20/10/2013, 18:04
Interessante Pablo, não utilizei diodos, mas a combinação de ligação da chave com o rele original de 3 pinos, mas não lembro agora, sei que deu trabalho, só procurando nas antigas anotações, rsrrsrs, já que fiz isso no ano 2000, "apenas" 13 anos atrás......
Abraços
Emerson4x4
19/09/2014, 21:35
Eu não consegui ver o esquema com diodos para usar quando se tem somente uma lâmpada de dois filamentos. E esse diodo, quais as suas especificações?
Os diodos podem ser: 1N4001
Agora um esquema alternativo de alerta poderia ser de duas formas. Usando outro relê e só fazendo uma ponte com os fios das setas e nem mexendo em mais nada. Um usa uma chave de alerta (qualquer uma) que liga o relê e ao mesmo tempo conecta o 49a à seta direita e esquerda (esqueça os outros pinos que tiver). O outro uma chavinha comum e dois diodos.
Espero ter ajudado.477944
Carlão4x4
25/09/2014, 23:44
Valeu pelas informações.
Um grande abraço.