Conectar

Ver Versão Completa : Motor elétrico automotivo.

Kim
01/05/2008, 11:29
Caros amigos!

Em conversa com outro forista, este está com a idéia de colocar um motor elétrico em seu jipe.

O motor do linck, dispensa cambio, já vem com a luva para colocar no cardam.

Segundo ele, existe a opção de motores com cambio automático.

Achei uma idéia interessante para discutirmos.

Segue o linck:
http://www.electricvehiclesusa.com/product_p/mo-00-08711.htm

Abraços.

Kim.

Julinot
01/05/2008, 14:38
Alô, Kim...
Interessante, não.
SUPERINTERESSANTE.
Ainda há alguns dias eu comentava com o colega de fórum praiasecacustom4x4 a minh aintenção de deixar oManoel, o Audaz, meu CJ, para o meu filho. Bem, ele hoje tem 4 aninhos somente, e quando estiver em idade de dirigir, provavelmente essa idéia de motor elétrico já vai estar bem mais evoluída, e provavelmente veremos CJ's elétrico, sim... porque não. Não imaginava entretanto que isto já fosse viável nos dias de hoje. Provavelmente a idéia será muito atacada pelo pessoal da trilha pesada, centenas de cavalos, etc e tal. Mas que é uma discussão interessante... AH, isso não se pode negar. Vou dar uma passeada nesse link que você enviou... parabéns pela proposta de discussão !
Abraços a todos...

ojaneri
01/05/2008, 14:46
Andei pensando em fazer uma gaiola elétrica. Um veiculo mais leve, com um motor desse, mesmo mais fraco, seria interessante. Além do custo ser menor...o lance é só achar esses motores no Brasil. Mas algumas observações:

* Como o motor elétrico você pode variar o giro do jeito que você quiser, não precisaria caixa de marchas.
* Teria que ter espaço para levar pelo menos umas 10 baterias de caminhão (150a/h cada), e uma formação em série para termos maior voltagem.

ojaneri
01/05/2008, 14:51
Algumas rangers elétricas:

http://home.pacbell.net/evranger/evranger.htm

http://www.evalbum.com/236 - motor siemens 3 fases - AC - 300volts

http://www.herelectricvehicle.com/fordranger.html - Essa é elétrica original.

umberto xxxrrr
01/05/2008, 14:53
Existe algo similar para venda no .br ?

Imaginei um "carro" leve (um Br-800?) assim...

Kim
01/05/2008, 15:09
Bem, o forista é o Flávio haudrish, lá dos engesas.

segundo ele, é 100cv de pique com 48kgf se não me engano.

Logo ele aparecerá.

Abraços.

Kim.

Julinot
01/05/2008, 15:20
E aí pessoal ?1
Quem será que vai equipar o primeiro Jeep com motor elétrico no Brasil ?
Podiam até instituir um prêmio, hein !

Qual deve ser a autonomia média, e o tempo para recarregar ?

E se molhar ?

Abraços a todos...

Walter L. L. Casitta
01/05/2008, 17:14
Existe algo similar para venda no .br ?

Imaginei um "carro" leve (um Br-800?) assim...

http://www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico/

haundrich
01/05/2008, 19:55
Kim e Galera

O lance está cru (mas não tão cru assim). Andei lendo bastante sobre o assunto, e fiquei surpreso com alguns detalhes

O fato é que os motores elétricos sempre foram muito mais eficientes e versáteis.
E era o fato que as baterias ( e o peso delas) tiravam a alegria de quem queria ter um carro elétrico. Até ai nenhuma novidade.

As novas são que, de 5 anos para cá, desenvolveu-se baterias de íons de lítio, caríssimas, mas que são metade do peso de uma bateria convencional chumbo ácida e possuem o dobro de " potência" de armazenamento.

Esse fato destas baterias está permitindo uma febre que se desenvolve na europa e nos EUA e que paulatinamente chega no Brasil. O pessoal está pegando carros leves, usados, até ferro-velho, tipo fusca, karman guia, fiesta, e outros pequenos modelos de baixo peso e convertendo-os para elétricos.

Estão colocando motores de 10 HP, em média, apesar de ter visto motores de 18 e 25 CV. Isso permite velocidades máximas de 60, 80 até 100 km/h (alguns vão mais).
Autonomia gira entre 30 a 100 kms também. Para andar somente na cidade, precisamos mais do que isso?

Devido a esse fato, você não precisa encher o carro de baterias. Portanto, o carro convertido para VE (Veículo Elétrico) normalmente fica mais leve que o carro original.
Ainda mais se estiver equipado com baterias de ions de lítio (notebooks e celulares usam essa tecnologia).

Fica muito silencioso. E se você acha ele sem graça, fique sabendo que o torque já aparece desde baixíssima RPM, deixando o carro esperto em toda a faixa de rotação
.
A forte aceleração desses carros é o que chama atenção, deixa o carro muito engraçadinho na cidade.

Tah, pode me perguntar, pô, não é pouca potência não? Ai entra na jogada outro fato: para te manter a 100 km/h, você apenas de 15 CV em média, (as vezes nem isso, depende muito do carro, aerodinâmica, pneus, peso...).
Ande a 100 km/h em seu carro. Duvido que vc vai estar com pé no fundo.. Vc vai estar na verdade só tiriscando o acelerador.

Então para quê precisa tanta potência num motor a combustão? Bem, você precisa de potência extra para ultrapassar, subir serra.. etc... e também, porque o motor a combustão tem menos torque. Vc precisar subir mais o giro, para ter mais torque e potência.

Em resumo: A febre de converter para elétrico já é realidade, as fábricas de motores elétricos estão loucas para vender motores elétricos, e fábricas de baterias ídem.

Vantagens: menor custo em quase todos os sentidos. silêncio e torque.

Mitos: achar que o custo por km num VE é tão barato assim. Na verdade, a cada 5 anos (isso varia) acaba a vida útil das baterias de íons de lítio. Na hora de repor essas baterias, isso é uma facada. E se você diluir o custo dessas baterias por cincos, verá que o custo por km do VE aumenta muito, mais ainda fica centavos mais barato que o motor combustão.

Por isso, fabricantes pesquisam como aumentar a vida útil, já existem baterias (como a do Thomas Edison, uma de níquel-ferro, que dura mais de 10 anos...)

Em resumo: A febre de converter para elétrico já é realidade, as fábricas de motores elétricos estão loucas para vender motores elétricos, e fábricas de baterias ídem. Com menos de 10k vc converte seu veículo com uma configuração razoável. Não estou dizendo que isso é econômico. Estou dizendo que isso é uma febre, um hobby. E o carro elétrico veio para ficar. Depois eu conto umas historinhas interessantes...

haundrich
01/05/2008, 20:07
E aí pessoal ?1
Quem será que vai equipar o primeiro Jeep com motor elétrico no Brasil ?
Podiam até instituir um prêmio, hein !

Qual deve ser a autonomia média, e o tempo para recarregar ?

E se molhar ?

Abraços a todos...

Primeiro, a autonomia depende do propósito. E o principal foco dos VE's é cidade (não digo que não dá para viajar na estrada, porque já tem carro VE com autonomia de 200, 300 kms).

Baseado nisso, você define quantos kms vc quer deslocar diariamente: Isso vai determinar a quantidade de baterias que você quer transportar consigo. O pessoal faz experimentalmente. Se eu ando 50 km/dia, vou colocando baterias até dar essa autonomia.

Se eu colocar mais bateria do que realmente preciso, começa haver o consumo um tanto desnecessário, e conforme alguns relatos, começa a ficar sem graça vc carregar mais baterias do que você precisa e ainda consumir energia por causa disso.

O foco é que o carro elétrico na cidade é viável, atingível. Mas há outras soluções também.

E quanto ao tamanho das viaturas, fiquei um tanto tranquilizado quando vi ford explorer, S-10 americanas, rangers,... veículos com mais 1,5 tons, convertidos elétricos, com vel. máxima de 80 a 100km/h, autonomia em média de 60 a 80 kms.

Quanto ao tempo de recarga das baterias, basta chegar em casa, colocar o bicho na tomada e dormir. De manhã, é só ir para o trabalho tendo o prazer de dirigir um VE, a frente do seu tempo.

Quanto a questão " e se molhar", também me preocupo com isso. O que descobri é que existem vários tipos de motores, vários tipos de R$. Alguns já são refrigerados a água, portanto, são relativamente blindados contra poeira e água. Claro que não são ainda submersíveis, mas isso já existe em motores de navios e outros tipos de bombas submersas. Isso é questão de tempo.
Como você está preocupado com a aplicação 4x4 de um VE, o maior problema mesmo será isolar o banco de baterias e os inversores/controladores. O motor é o de menos.

haundrich
01/05/2008, 20:29
Caros amigos!

Em conversa com outro forista, este está com a idéia de colocar um motor elétrico em seu jipe.

O motor do linck, dispensa cambio, já vem com a luva para colocar no cardam.

Segundo ele, existe a opção de motores com cambio automático.

Achei uma idéia interessante para discutirmos.

Segue o linck:
http://www.electricvehiclesusa.com/product_p/mo-00-08711.htm

Abraços.

Kim.

E aeh Kim

Esse motor foi projetado, segundo o site, de substituir o motor a combustão e o câmbio também. Bastando para isso, conectar o cardãn ao diferencial.

Esse motor eu gostei, penso em colocar 2 desses, um no diferencial dianteiro e outro no diferencial traseiro. Nessa configuração, posso ter mais de 150CV de pico, com torque variando entre 30 kgfm, dependendo dos motores usados. Mais do que suficiente para ultrapassagens. As baterias, bem, ainda tenho que pesquisar muito.

Só que falta RPM nele. Basta ver que o torque máximo ficou em 18kgfm, mas a 1442 RPM. Vi outros motores que atingem 6000 RPM, com torque apreciável. O diferencial, eu calculei, para 6000 RPM, daria para colocar um dana 9/46 ou até mesmo um 7/46 (existe isso mesmo?)
Mas isso é estudo ainda, pretendo fazer um VE menor, antes de resolver desembolsar dinheiro nesse projeto.

Outro detalhe que tem de ser resolvido. Fazer uma caixa de reduzida, que seja eficiente e não roube potência,... afinal não quero perder a capacidade de subir barranco....

Ronaldo Petri
02/05/2008, 00:10
Muito interessante a discussão.
Qual o tamanho destes motores? Pois levando em consideração o que você falou sobre precisarmos de pouca potência quando estamos a 100 km/h, vamos considerar que precisamos de pouca potência não só quando estamos a 100 km/h, mas sim quando estamos em velocidades estáveis em retas por exemplo. Seria possível adaptações com esses motores, sem termos que nos desfazer dos nossos potentes ficando com 2 motores? Dessa forma o motor elétrico entraria em ação em momentos que não precisamos de potência ficando o motor a combustão em stand by e vice versa. Assim gastaria uma quantidade mínima de combustível e ainda contribuiria para a luta contra o aquecimento global. Ou será que viajei demais?

Um abraço

haundrich
02/05/2008, 08:24
Qual o tamanho destes motores? Pois levando em consideração o que você falou sobre precisarmos de pouca potência quando estamos a 100 km/h, vamos considerar que precisamos de pouca potência não só quando estamos a 100 km/h, mas sim quando estamos em velocidades estáveis em retas por exemplo. Seria possível adaptações com esses motores, sem termos que nos desfazer dos nossos potentes ficando com 2 motores? Dessa forma o motor elétrico entraria em ação em momentos que não precisamos de potência ficando o motor a combustão em stand by e vice versa. Assim gastaria uma quantidade mínima de combustível e ainda contribuiria para a luta contra o aquecimento global. Ou será que viajei demais?

Um abraço

Fala Ronaldo

As medidas desses motores são realmente pequenas. Estão em polegadas. Esse motores são menores que um balde plástico de cozinha.
Vai exigir um pouco de criatividade para acoplar, fazendo um sistema híbrido.
Penso em testar primeiro ligando um motor elétrico ao cardãn dianteiro, mesmo perdendo alguma característica off-road, mas mantendo o motor combustão. Mas o ideal é tirar todo o conjunto combustão.

locomeubr
02/05/2008, 09:00
tem um tempo q venho imaginando um esquema desses, to procurando aki mais nao to achando, tinha a materia de um samurai com um motor desses q o kim posto, o q o cara fez foi simplesmente cortar o motor original....isso mesmo...cortar! rs ele deixou meio cilindro só....isso ele usou pra ser ligado na trasmissao e botou o motor eletrico ligado direto nesse meio cilindro...com isso ele "mantem" o motor original(cortado) rodando ligado direto na caixa de marcha sem muita magica.....vou procurar melhor aki e posto...

vlwww

locomeubr
02/05/2008, 09:04
um esquema bom para o problema de autonomia é o uso de geradores....se quer fazer um hibrido....é o melhor passo....usar geradores gasolina ou diesel....os geradores atuais de gasolina tao bem silenciosos e eficientes e sendo usado para carregar as baterias.....

ojaneri
02/05/2008, 09:34
Eu decidi que irei tentar fazer um carrinho de criança, elétrico. Para ir aprendendo. Pretendo fazer a carroceria e o chassi de madeira, duas baterias 12v de moto (acho que é 30a/h), e um motor de ventilador de radiador. O acelerador pretendo fazer com um manete de bicicleta, onde quando puxado o seria o freio, aciona um ´push button´, que fará o carro andar (o push button libera os 12v para o motorzinho). Assim, não teria perigo de ficar ligado direto. E botaria mais umas lanternas e farois de LEDs para dar um efeito melhorzinho!

Os meus questionamentos seriam
* Será que um motor desses vai dar conta, ou teria que usar dois. Isso saberei depois que encontrar um motor desses para vender barato!
* A autonomia das baterias, daria para mais de 1h de brincadeira?
* Como fazer para o motor rodar as rodas, penso em um eixo com uma polia e uma correia entre o eixo e o motor.

http://www.scienceshareware.com/toys/john-deer-gator-ride-battery-power-power-wheels.jpg

locomeubr
02/05/2008, 09:46
achei aki! :dance:

oblog do samurai eletrico e fotos
http://stormselectric.blogspot.com/
http://picasaweb.google.com/stormconnors/SuzukiEV

site com muitas fotos de variosss carros com adaptações para motores EV
http://www.evalbum.com/

dados interessantes do samurai EV
com o esquema q ele fez de ligar o motor eletrico direto no que restou do motor antigo ele manteve quase todo sistema do carro original (trasmição,reduzida, 4x4....)

segundo os dados dele chega a 70MPH o q daria 112KM/h, com uma autonimia de 35milhas ou seja 56KM....muito baixa, mesmo usando 18 baterias, e sendo q um dias bem frios essa autonomia cai muito tb...

segundo ele tb, ja rodou 5.600km com o samuca ev sem "grandes problemas" e gastou por volta de 5000 dolares pra fazer tudo até agora.....

http://lh3.ggpht.com/stormconnors/R_pSK7ohxjI/AAAAAAAABEk/NzP53Rib-Mw/039.JPG?imgmax=800
foto do motor cortado para fazer a adaptação ao cambio original

http://lh6.ggpht.com/stormconnors/R_pSLrohxnI/AAAAAAAABFE/5yS5Z8W2SVI/002.JPG?imgmax=800
com o motor eletrico ja no lugar

http://lh5.ggpht.com/stormconnors/R_pxXbohxoI/AAAAAAAABFQ/PpPXfwi6gqQ/074.JPG?imgmax=800
embreagem ja no lugar...

qual deve ser o peso do comjunto todo? e as baterias?....começando a imaginar mais locuras pro jipao....rss

vllwwww

du
03/05/2008, 13:22
Pessoal,

Não lembro qual carro, mas eses dias lendo sobre feiras internacionais de veículos, tinha um carro elétrico "conceitual" que o motor na realidade eram as rodas, no eixo do carro era fixado o induzido e as campnas das rodas eram os imãns, a explicação é que fazendo assim, os carros seriam 4x4 sem necesidade de transmissões e em emergências poderiam rodar com tração em 2 rodas. E ainda diziam que quando o carro estava no embalo, os motores passariam a atuar como geradores.

Aliás esta idéia de motores fazendo a função de geradores já são aplicados a veleiros. Usam os motores elétricos para manobrar o barco, e quando movidos a vela a hélice fica virando o motor ao contrário, fazendo papel de gerador.

Abraços Du.

ZYKAO
04/05/2008, 10:21
Como fica o sistema de geração de vacuo para o servofreio no VE, há a possibilidade de usa-lo, ou deve-se retirar o servo e deixar o sistema só com o burrinho

Julinot
04/05/2008, 12:28
Deve ter uma bombinha específica... mas talvez nem precise pois, se não me falha a memória, motores elétricos possuem um freio motor muito forte... quando então atuam como geradores e talvez até seja possível carregar as baterias nas frenagens.

Abraços a todos...

Como fica o sistema de geração de vacuo para o servofreio no VE, há a possibilidade de usa-lo, ou deve-se retirar o servo e deixar o sistema só com o burrinho

plnx
05/05/2008, 10:33

Um abraço

Não viajou não, já existe!

http://carros.hsw.uol.com.br/carros-hibridos.htm

haundrich
05/05/2008, 11:13
É isso aeh. Principalemente porque em trilha, muda todo o comportamento e a dinâmica energética do VE. Eu penso que para continuar fazendo trilha, tem que manter o motor a combustão, pelo menos para o momento.

haundrich
05/05/2008, 11:29
Eu vi um projeto de uma BMW 2003 do Bob Simpson e outra BMW 2005 de outro cara que não lembro o nome.
Eles compraram uma bomba de vácuo para acionar o servo-freio, parecida com essas de indústria e laboratório. Alguma vem prontas para usar em 12Vcc.

E para a direção hidráulica, ídem.. um motorzinho elétrico no lugar da polia da bomba DH.

E no ar condicionado, também outro motorzinho... Muito fela os esquemas.

Segue o link, principalemente quando ele retira o motor BMW do cofre e deverá ficar encostado pela oficina...
BMW 325i
http://www.evalbum.com/1541
http://www.evdrive.com/BMW_project/motorpull.html

a outra bmw..uma 525i
http://www.evalbum.com/1206

ZYKAO
05/05/2008, 12:00
Realmente me animei em desenvolver um projeto de VE.

Andei pesquisando um pouco e para operar a bomba de vacuo, bomba da direção hidraulica, ar condicionado farois, radio e outros equipamentos 12v, o VE deverá ter um transformador para alterar a voltagem das baterias (depende da voltagem do motor), para 12 v e ai sim esses equipamentos poderem ser usados.

Vi que existem varios tipos de motores para esse fim, alguns com 72V, 110v, 220v, etc, cada um com uma potencia, etc

Alguem sabe qual seria o ideal para um carro como um chevette?

obrigado,

umberto xxxrrr
05/05/2008, 12:04
Realmente me animei em desenvolver um projeto de VE.

Andei pesquisando um pouco e para operar a bomba de vacuo, bomba da direção hidraulica, ar condicionado farois, radio e outros equipamentos 12v, o VE deverá ter um transformador para alterar a voltagem das baterias (depende da voltagem do motor), para 12 v e ai sim esses equipamentos poderem ser usados.

Vi que existem varios tipos de motores para esse fim, alguns com 72V, 110v, 220v, etc, cada um com uma potencia, etc

Alguem sabe qual seria o ideal para um carro como um chevette?

obrigado,

Segundo o cara que fez o Br-800 citado (e faz sentido), a bateria para o uso dos periféricos é uma comum (12v) separada da bancada que alimenta o propulsor. Assim não precisa de transformador.

haundrich
05/05/2008, 15:40
e para você não ter que recarregar essa bateria de 12 Vcc separado das outras, existe um conversor pega a tensão do seu banco de baterias principal e reduz para 12 Vcc, mantendo assim essa bateria sempre carregada.

A potência do motor principal para o seu chevette depende do gosto e do bolso. Pelo que andei lendo, 10 HP já dá para fazer o seu chevy atingir pouco mais de 60 km/h. Assim como o tamanho do banco de baterias, também. Quanto mais baterias, mais longe vc vai. Mas mais pesado também.

umberto xxxrrr
05/05/2008, 15:46
Pelo que entendi cada bancada (numa etapa do projeto) tinha "só" 12V mesmo.

Ele chegava a usar variação (antes de usar um controlador) da Voltagem para gerar arrancada suave (ia passando de 12 para 24, 36 V...).

Se assim for/fosse , seria só alimentar esta bateria conectada a um bancada só.

Se falei besteira me corrijam. Abraços.

locomeubr
05/05/2008, 16:39
acho q paineis solares ajudam muito...vi q hoje em dia tem paineis solares q geram mais de 400w e peloq parecia eram pequenos....vou ver se acho denovo aki...

ZYKAO
06/05/2008, 11:13
Achei um motor industrial 110v com 30 HP, gostaria de saber se criar um banco com 10 baterias, teria 120v, esses 10 v a mais poderiam gerar a queima do motor?

Para carregar as baterias, será que ligando diretamente elas em uma tomada 110 é possivel carrega-las?

ojaneri
06/05/2008, 12:58
Achei um motor industrial 110v com 30 HP, gostaria de saber se criar um banco com 10 baterias, teria 120v, esses 10 v a mais poderiam gerar a queima do motor?

Para carregar as baterias, será que ligando diretamente elas em uma tomada 110 é possivel carrega-las?

Mas é 110AC ou 110DC?

ZYKAO
06/05/2008, 13:17
Não Tenho a minima ideia, como vejo isso?

ojaneri
06/05/2008, 13:32
AC = Corrente alternada, é o que temos na tomada de casa. Não tem distinção entre positivo e negativo.

DC = Corrente continua. O que é usado no carro, computadores e em circuitos, geralmente de 3 a 24v. Tem distinção entre positivo e negativo.

ZYKAO
06/05/2008, 14:02
Acredito que seja AC, nesse caso ele em como funcionar com 10 baterias automotivas de 12v ?

E as 10 baterias autmotivas poderão ser ligadas diretamente na tomada para recarga ou existe algum transformador de AC para DC?

ojaneri
06/05/2008, 14:08
Acredito que seja AC, nesse caso ele em como funcionar com 10 baterias automotivas de 12v ?

E as 10 baterias autmotivas poderão ser ligadas diretamente na tomada para recarga ou existe algum transformador de AC para DC?

AC não funciona em DC, nem vice versa, a não ser com transformadores que geram perdas substanciais, nào valeria a pena.

Para rodar com 10 baterias 12v automotivas, você teria que ter um motor 110V DC ou menor voltagem, como por exemplo 24v, 48v, etc.

ZYKAO
06/05/2008, 14:56
Ok Obrigado pela dica, vou pesquisar a respeito desses motores DC.

abs

BIOCOM
07/05/2008, 19:05
já viram aqui: http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=32
tem lances interessantes.

Julinot
14/05/2008, 23:59
Olha só... esse Palio elétrico é muito interessante.
Em termos de desempenho, ainda não assusta... mas com certeza pode evoluir.
A autonomia também está ainda aquém, mas esse mesmo conjunto (motor e baterias) se utilizado num veículo mais leve, num projeto sob medida para o conjunto, apresentaria resultados bem melhores.

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/conteudo_166481.shtml (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/conteudo_166481.shtml)

Abraços a todos...

Julinot
15/05/2008, 00:09
AC não funciona em DC, nem vice versa, a não ser com transformadores que geram perdas substanciais, nào valeria a pena.

Para rodar com 10 baterias 12v automotivas, você teria que ter um motor 110V DC ou menor voltagem, como por exemplo 24v, 48v, etc.

Oja... transformadores só funcionam com corrente alternada, e servem para aumentar/abaixar a tensão, e também "casar" impedâncias - aí é outra história um pouco mais complicada. Transformar AC em DC faz-se com o uso de retificadores, e transformar DC em AC faz-se com o uso de inversores. Ainda... o custo para transforma DC em AC é maior do que AC em DC. Existem diversos modelos de inversores baratos que permitem, por exemplo, ligar uma televisão (AC) à uma bateria de carro.

Só para ajudar...

Abraços a todos...

maxdelta
16/05/2008, 11:35
Pegar um motor elétrico, tipo de motor de arranque, talvez até mesmo o motor de arranque de caminhão ligá-lo a um diferencial pequeno, tipo de towner ou aqueles triciclos que algumas prefeituras vem comprando.

Abastecelo com energia tipo dinamo pois produz energia continua, ligando uma correia nas 4 rodas ou aproveitando o sistema do freio pra produzir energia.

E armazenar em bateria de celular. Quantos celulares serão necessários? Com quantos paus se faz uma canoa?

Assim que eu pegar minha garagem de volta eu vou começar a fazer projetos doidos desse tipo.

haundrich
17/05/2008, 21:36
Pegar um motor elétrico, tipo de motor de arranque, talvez até mesmo o motor de arranque de caminhão ligá-lo a um diferencial pequeno, tipo de towner ou aqueles triciclos que algumas prefeituras vem comprando.

Abastecelo com energia tipo dinamo pois produz energia continua, ligando uma correia nas 4 rodas ou aproveitando o sistema do freio pra produzir energia.

E armazenar em bateria de celular. Quantos celulares serão necessários? Com quantos paus se faz uma canoa?

Assim que eu pegar minha garagem de volta eu vou começar a fazer projetos doidos desse tipo.

Maxdelta

Velho..
Motor de arranque não dá para fazer seu esquema. Ele esquenta, não foi projetado para trabalho em regime contínuo. A não que esse motor permita modificações em seus enrolamentos. Mas que com certeza, sua potência em regime contínuo deve cair bastante.

segundo,
Não existe moto contínuo. Não tem como você ter um veículo andando a 100 km/h, e você usar esse movimento para carregar as baterias, e ao mesmo chupar energia dessas baterias para mantê-lo a 100 km/h.

Você está certo, em pensar fazer esquema para frear o veículo para carregar baterias. Para você ter idéia, tem um veículo elétrico que tem alcance de 100 kms na estrada, e na cidade, esse veículo tem range até 120 kms. Porque ele usa freio regenerativo na cidade e porque a velocidade média na cidade é menor do que na estrada.

Nem todos motores e nem todas as baterias permitem esse esquema especial. Há problemas de aquecimento, existe um tempo de demora para inverter sentido e outras limitações. É mais fácil aproveitar uma descida de serra para carregar baterias do que aproveitar a freada da esquina.

Com quantas baterias se faz uma canoa elétrica? depende de qual autonomia, alcance que você você quer. Um projeto que vi, o carro pesa menos de 700 kgs, andando a 60 km/h e autonomia de 60 kms, precisa somente de 10 baterias de 55 A/h.

O Bob Simpson usa 2010 baterias de íons de lítio , as mesmas baterias de notebook. http://www.evalbum.com/1541
Há projetos interessantes, que usam fluido para refrigerar o sistema. Isso mesmo, carro elétrico que pode ter 2 radiadores, um para motor e outro para o banco de bateria.....:cool:

O meu primeiro VE será uma bicicleta com 2 CVs, que deverá atingir 60 km/h, e range para 20 kms.

O próximo VE será um pouquinho maior....

maxdelta
17/05/2008, 23:16
Velho..

Sou novo ainda nem completei 28 anos ainda!!!

Motor de arranque não dá para fazer seu esquema. Ele esquenta, não foi projetado para trabalho em regime contínuo. A não que esse motor permita modificações em seus enrolamentos. Mas que com certeza, sua potência em regime contínuo deve cair bastante.

Aceleração não é necessária ser continua, mas não precisa ser necessariamente um motor de arranque, mas algo com força semelhante.

segundo,
Não existe moto contínuo.

erro meu, de fato o motor é alternado.

Nem todos motores e nem todas as baterias permitem esse esquema especial. Há problemas de aquecimento, existe um tempo de demora para inverter sentido e outras limitações. É mais fácil aproveitar uma descida de serra para carregar baterias do que aproveitar a freada da esquina.

Por isso a necessidade de q o motor seja hibrido. ou que haja um pequeno motor pra recarregar a parte elétrica.

Com quantas baterias se faz uma canoa elétrica? depende de qual autonomia, alcance que você você quer. Um projeto que vi, o carro pesa menos de 700 kgs, andando a 60 km/h e autonomia de 60 kms, precisa somente de 10 baterias de 55 A/h.

uma canoa seria bom, em época de inundação faz falta, mas eu prefiro remar. Estava pensando em algo que pudesse subir o morro lá de casa, não precisa de mais, só vai ser dinheiro jogado fora mesmo.

O meu primeiro VE será uma bicicleta com 2 CVs, que deverá atingir 60 km/h, e range para 20 kms.

Quando completar, coloque o video no youtube, será interessante!

Pra completar um site em que eu venho lendo sobre veiculos elétricos e híbridos:
http://www.apve.pt/content01.asp?treeID=01/01&categoriaID=106&newsID=360

Boa sorte pra nós!!!

haundrich
17/05/2008, 23:57
Velho

Também sou novo. Apesar de eu não ser gaúcho, Galo velho no Rio Grande do Sull significa um sinal de respeito.

Móto contínuo é diferente de motor de corrente contínua. Motor de corrente contínua vc já conhece, assim como motores de corrente alternada. Agora, móto contínuo é um princípio em que muitos inventores perseguem, de máquinas que tenham movimento contínuo, sem precisar de energia, ou de até gerar energia. Esse princípio, para manter o movimento, só existe se não houver atrito. Sobre gerar energia, ahhhh.. energia não se cria, só se transforma.. e com perdas.

Qual o veículo vc pretende converter para elétrico?

maxdelta
18/05/2008, 18:15
Tava pensando em fazer uma moto, ou um quadriciclo, nada grande nem pesado, na realidade o unico pesado sou eu, pois sou mais pesado que moto.

Se tiver autonomia de aproximadamente 60km andando a 60km/h com o que eu peso será muita coisa, aí alguem com metade do peso terá mais autonomia.

Bem pra fazer um motor desses, o bom é ter curiosidade e meter bronca, um canudo ajuda, eu queria fazer engenharia mecanica, mas a federal que tem aki não tem curso a noite, e as particulares são longe (grande rio 200km de distancia), eu moro praticamente em uma roça.

O jeito é ser rato de ferro-velho!!!

du
18/05/2008, 22:32
MaxDelta,

Se eu fosse tentar contruir, tetaria como você. Uma pequena motocicleta.

Olhe aqui:

http://www.motor-z.com.br/

Abraços Du.

maxdelta
19/05/2008, 16:10
No caso teria que ser quadriciclo ou triciclo, pois não sei andar sob duas rodas.

BIOCOM
20/05/2008, 09:48
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL477262-9658,00-G+ANDOU+NOS+CARROS+HIBRIDOS+DA+CHEVROLET.html
os projetos estao chegando

haundrich
21/05/2008, 23:07
Tava pensando em fazer uma moto, ou um quadriciclo, nada grande nem pesado, na realidade o unico pesado sou eu, pois sou mais pesado que moto.

Se tiver autonomia de aproximadamente 60km andando a 60km/h com o que eu peso será muita coisa, aí alguem com metade do peso terá mais autonomia.

Bem pra fazer um motor desses, o bom é ter curiosidade e meter bronca, um canudo ajuda, eu queria fazer engenharia mecanica, mas a federal que tem aki não tem curso a noite, e as particulares são longe (grande rio 200km de distancia), eu moro praticamente em uma roça.

O jeito é ser rato de ferro-velho!!!

O peso influi sim, mas não tanto, principalmente se precavendo para isso.
O pessoal costuma calibrar os pneus ao máximo, para diminuir o atrito de rolagem. Há também pneus especiais para Veículos Elétricos, compostos para diminuir a força de rolagem. Também se opta por pneus mais estreitos. E por fim, até uma redução fina na geometria (convergência) o pessoal faz, para diminuir o atrito de rolagem.

Com esse ponto sobre o atrito de rolagem observado, então é a resistência aerodinâmica é que será o maior vilão dessa história.

Marcos ET
25/09/2008, 12:00
Caramba... um puzta fórum destes e eu de fora da conversa! rsrsrsrsrs

PessoALL, bom dmais ver que a imaginação tá fervilhando com estas idéias! (encontrei este link depois de ler o fórum do Hidrogênio nos BF... rs

Depois de ler isso tudo, acho que estamos todos no mesmo "barco"... pois falamos tanto de mecanica, de motores, de carburador, de avanço de ignição, de radiador, ventoinha elétrica, bla bla bla... que simplesmente nao conseguimos acompanhar com a mesma eficiencia o tema dos VEs (Veículos Elétricos)... muito louco mesmo! eu entrei, a algum tempo atrás, num fórum que só trata de veículos elétricos e estou apanhando mais doq mulher de malandro! é um tal de fórmula para calcular consumo (em km/A e nao mais em km/l), calcular potência (em watts, nao mais em CV - bem que aparece um cristão dvz em quando que converte isso em CV) e mais um monte de coisa que me faz sentir um total incompetente no assunto! rsrsrs tou tendo que me reciclar!

Quanto aos VEs, existem muitas coisas boas lá nos EUA, e algumas já começam a chegar aqui no Brasil... tem quem monte Kawasaki Ninja elétrica (e anda muuuito bem!), tem que monte em motos de trilha, e tem sim alguns CJ5 Elétricos!....

Como já disseram aqui no tópico, o lance nao é mais quanto aos motores, mais sim quanto a alimentação destes motores! grande parte dos VEs utilizam motores de 110v em CA (corrente alternada), destes de ligar na tomada... só que para isso, eles usam controladores eletronicos e conversores, para transformar um monte de baterias de 12v em um conjunto de 110V com meios de se controlar a RPM do motor....

Existem também os motores de CC (corrente contínua) de 12V, 24V, 60V, 72V e por aih vai... cada um com sua faixa de torque e RPM específicas, mas com resultados surpreendentes! para se ter uma idéia, um motor que dá um "pico" de 30CV, por suas caracteristicas próprias de torque e potencia (a maneira como se manifestam) dá a impressao ao condutor, de estar guiando um veículo me 40CV ou mais, pois "tudo" que estes motorzinhos tem já aparece desde os primeiros RPM.... tem um projeto do Palio Itaipú (para ser utilizado lá naquela hidrelétrica) com um motor destes de 30CV em CA que anda muito bem (embora nao tao bem quanto os Flex convencionais)...

MAS, a questao mesmo sao as baterias! é por isso que tem gente correndo atrás de células de hidrogênio, baterias de híons de lítio, de hidreto metálico ou de outras coisas que ainda ninguem falou... pois o lance mesmo é abastecer "rápido" (uma carga em um VE demora em torno de 4 a 8 horas, no mínimo!) e ter autonomia, sem que as baterias peguem todo o porta-malas.... é por isso que tem muita gente que usa os sistemas híbridos!

Existem três famílias básicas de veículos híbridos:

1. Híbridos ligados em série - onde um motor a combustão gira um gerador de energia elétrica. Este gerador pode tanto alimentar as baterias quanto alimentar o motor elétrico que move as rodas... mas nao este motor de combustão nao participa da transmissao mecânica do veículo... só serve para gerar energia elétrica!

2. Híbridos ligados em paralelo - o motor a combustão é ligado à transmissao assim como o motor elétrico, e ambos podem oferecer energia às rodas, comutando alternadamente sua utilização....

3. Híbridos "Split" - que combina as características dos sistemas "em série" e "em paralelo". Um motor a combustão conduz um eixo motriz, e o motor elétrico conduz o outro eixo. Para um Jeep, é como ter uma tração 4x2 simples, e o eixo dianteiro ligado a um motor elétrico....

O lance dos híbridos é a economia de combustível! para se ter uma idéia, o Honda Insight, que usa um sistema do tipo "paralelo", alcança uma média de 29km/l na estrada, com um desempenho de carro semi-esportivo.... seu motor elétrico tem "só" 13hp..... já o Toyota Prius, por exemplo, chega a fazer 20km/l usando ambos os motores ao mesmo tempo (sistema tipo "Split"). Seu motor a combustão é um 1.5 16v, e o elétrico é um motor TRIFÁSICO em CA de 44HP...

Entre os motores mais utilizados, estao aqueles montados em máquinas de lavar... pois tem sua construção compacta e eficiente (o motor elétrico do Honda Insight é praticamente identico aos da máquina de lavar Hitachi), sao motores de imãs permanentes, que usam 110V em CA.... muito eficientes!

Talvez botar um motor elétrico em um CJ nao seja tao boa opção (ainda) porcausa dos PNEUZÔES e porcausa da transmissao.... talvez, para um CJ elétrico, a melhor fórmula seriam os velhos pneus 750x16 (ou mais finos), com o jeep o mais leve possível, sem o câmbio (ou com outro de veículo mais novo, por ser mais eficiente, perdendo menos força no atrito das engrenagens) e com uma T-Case que tenha engrenagens com menos perda de carga (também devido ao atrito das engrenagens).... daih, dava pra pensar em uma caçamba de jeep cheia de baterias, e um motor a combustão lá na frente, espremido num canto, para ajudar a gerar a energia elétrica necessária para tocar um motorzão de 90cv elétrico....

dá pra brincar muito com isso.... rsrsrs

BENTO2FERREIRA
19/03/2009, 12:09
Eu sei q posso parerecer intruso, apesar de fazer trilhas na Jureia com uma toyota antiga, ais meu interesse em motores eletrico são para barcos eu tenho interese em colocar esse motores em canoas depesca, vcs poderiam me ajudar, grato a todos

ojaneri
19/03/2009, 12:37
Quem quiser arriscar fazer um veiculo elétrico experimental - penso em fazer algo como um quadriciclo de menor porte para crianças - pode usar um motor desses (24v DC 350watts) - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91699100-_JM - com duas baterias ligadas em série para gerar os 24v. Vai gastar menos de R$ 1.000,00 com baterias novas...

O acelerador, acho que esse vendedor também tem, deve ser um circuito PWM.

Marcos ET
20/03/2009, 11:09
Eu sei q posso parerecer intruso (...) meu interesse em motores eletrico são para barcos (...)

Poize Bento... foi uma pergunta meio "fora de contexto", mas acho que no seu caso, que quer um elétrico para barcos, vc já encontra tudo pronto, montado, sem ter q adaptar nada... se vc digitar "motor popa elétrico" no google, vai se perder de tanta informaçao de onde e qual comprar...

vejae alguns:
http://peruibe.olx.com.br/motor-de-popa-eletrico-minn-kota-iid-4349152
http://lista.mercadolivre.com.br/motor-popa-eletrico
http://www.douradopesca.com.br/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=categoria&codigo_categoria=46
http://www.saopaulomotores.com.br/

mais mastigado q isso, impossível! rs

PessoALL, só pra informar a quantas andam os "motorzinhos" elétricos, tou postando uns links e fotos de avioes elétricos! sim...!!! já temos motores elétricos e baterias para voar...

vejam os links:

http://www.infoblogs.com.br/view.action?contentId=42675&Que-tal-um-aviao-eletrico-pessoal-com-autonomia-para-120-minutos-de-voo

http://www.redferret.net/wp-content/plugins/translator/translator.php?l=pt&u=http://www.redferret.net/?p=9156

E as fotos:

jokermen
12/08/2009, 23:56
Aos participantes, pego carona na ideia de vcs, tenho interesse tbm em uma lancha com motor eletrico, o q imagino a principio e um grupo gerador pequeno a gasolina, o q em minha ideia não iria requerer o uso da bateria, ja encontrei opções no mercado livre a 359,00 reais, so estou na duvida e logico, rsss.. duvidas são muitas... e na potencia do motor eletrico, o qual estaria a helice para propulsão, gerador de 110 ou 220 volts, qual seria o melhor, o RPM influi na velocidade e logico, mas pensando em velocidade e autonomia, bem como o torque requerido pelo motor, poderia ser colocado direto uma helice ou seria necessario uma especie de caixa para escalonar melhor a utilização do motor eletrico, alguem tem ideia do motor eletrico a ser usado, alguem ja viu algo do tipo.:pipoca:

haundrich
13/08/2009, 08:07
Sei pouco sobre barcos. Que motor a combustão você estaria substituindo? tipo , potência, torque e RPM NA HÉLICE? qual a velocidade máxima e a média que você tem no barco a combustão?

afs
20/08/2009, 23:35
Só para dar mais uma idéia para vocês...

Ha anos, se usa na indústria, no meio marítmo e no ferroviário, o chamado diesel-elétrico, que é muitissimo mais eficiente que um sistema de combustao interna somente.

A idéia é usar um motor convencional de combustão interna, acoplado a um gerador AC ou DC , e então a um motor elétrico. Por incrível que pereça, funciona muito bem, e você tem uma autonomia enorme, sem o inconveniente das baterias. Mas ainda usa um motor a explosão...

O sistema de controle de potência fica entre o gerador e o motor elétrico. O motor a explosão não é o que controla a potencia final.

http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel-electric_transmission

Marcos ET
11/09/2009, 09:30
PessoALL, que tal "puxar" o tema novamente para os Jeeps?

Sabe, durante um tempão fiquei quebrando a cabeça lá no tópico do Hidrogênio para os Jeeps, mas depois de muito neuronio suicidando para tentar achar respostas, pude perceber porque o tema não foi para frente em alguns outros lugares...

Sei que o Hidrogênio é uma excelente alternativa, e sei que o HHO em motores OTTO e Diesel funciona MESMO, porém, as dificuldades técnicas e o rendimento final acabam ficando "tímidos" perto do potencial de ganho em veículos Híbridos que utilizam motores à combustão interna e motores elétricos...

Ou seja, colocando "no papel" o consumo de energia elétrica em um aparato gerador de HHO, frente à capacidade regeneradora de motores elétricos, percebi que o resultado em economia de combustível é bem mais eficiente em um Híbrido...

Fico imaginando a uniao de um sistema HHO e Híbrido... será que passaríamos de 20km/l em um Jeep? rs

No momento, estou pesquisando sobre alternomotores, ou seja, alternadores que são converticos em motores polifásicos de Corrente Alternada... pena que estes arranjos nao tem rendido tancos "HPs" até o momento...

Em contrapartida, existem motores elétricos disponibilizados em Kits, que podem ser ligados atrás da t-case (lugar da Tomada de Força), possibilitando até mesmo trafegar com o Jeep com motor de combustão desligado...

Entao...? alguem daih já andou verificando estas possibilidades?

Walter L. L. Casitta
14/09/2009, 06:57
E então pessoal. Niguém sabe de um fornecedor desses motores no Brasil? Eu tô querendo transasformar uma F1000 e híbrido com motor 1.6 e elétrico...

afs
14/09/2009, 22:09
DE JEITO NENHUM !
Se você ligar 110V AC no conjunto de baterias vai EXPLODIR !

Corrente alternada é quando a polaridade inverte, no nosso caso 60X por segundo. Vais conseguir um excepcional efeito pirotécnico.

Para carregar baterias, SEMPRE corrente contínua, circuito com limitador de CORRENTE adequado à sua carga.

afs
14/09/2009, 22:18
Jokermen,

Os sistemas que usam um motor de combustão acionando um gerador e este acionando um motor elétrico em geral podem ter o torque controlado de 3 maneiras:

1) Por REOSTATO. Ninguém usa mais pois disperdiça muita energia. É simpesmente um banco de resistores de alta potência em série com o motor elétrico, neste caso, de corrente contínua. Não é eficiente energeticamente e há perda de torque em baixas rotações.

2) Por auto-transformador variável ou comutável, no caso de motores de corrente alternada + alternadores. O auto-transformador é colocado entre o alternador e o motor. Também há perda de torque em baixas. Ninguém usa isso mais.

3) Por modulador PWM, para motores de corrente contínua. Super eficiente, mas é uma eletrônica bem sofisticada. Não há perda de torque em baixas. É o que se usa hoje em dia profissionalmente na indústria e em sistemas mais parrudos.

Marcos ET
15/09/2009, 01:16
AFS e All,

Lembrando também que o método mais usual (até onde pude verificar) de se controlar motores elétricos trifásicos de Corrente Alternada utilizados em veículos é um controlador com inversor de frequencia que atua diretamente sobre o rotor alterando as características da corrente alternada...

AFS, nao se trata simplesmente de ligar um banco de baterias de Corrente Contínua em um motor de Corrente Alternada, mas de que este banco de baterias possa suprir este inversor e este controlador, que tem como saída a Corrente Alternada em "X"MHz. Nestes sistemas, o "cabo do acelerador" (ou coisa semelhante) é ligado em potenciometros do controlador...

Também existem motores elétricos de Corrente Contínua de 24V e até os mais "comuns" de 72V, que podem chegar a uns bons 60HP (pena que custem uns R$ 3.500,00). Neste caso, o interessante é que 60HP (cerca de 60.000W de potencia) de um motor elétrico rende muuuuuuuito mais que um motor de 60HP à gasolina... isso porque num motor elétrico esta potencia está totalmente disponível em praticamente qualquer limite de giros.... ou seja, aproveitamento máximo em toda a gama de RPM! uma curva de potencia plana, de ponta a ponta em um gráfico.....

É uma pena que nao tenha aqui os links (este computador trava qdo tento ver vídeos no youtube), mas no site de vídeos tem muita coisa sobre o assunto... sem contar excelentes fóruns Brasileiros e Portugueses com praticamente tudo que se tem que saber para montar seu próprio elétrico ou hibrido. Querem uma leve amostra? vejam http://www.abve.org.br/ e aproveitem!

dudas_308w
15/09/2009, 11:34
AFS, vc começou bem, mas deu uma derrapada..rs.rs..

No caso do ferroviario, o que ocorre é o seguinte:
como a massa a ser movimentada (cada vagão pode ter 150t) é gigantesca, seria impossivel um conjunto de embreagem que desse conta, e o comboio nunca sairia da imobilidade. Alem disso, como "dosar" simultaneamente 4 locomotivas na mesma tirada de pé?
A soluçao, foi motor eletrico, que produz trabalho a partir do 0 RPM. Dessa forma, conecta-se 4 locomotivas, dá-se partida em todos os grupos geradores, e a locomotiva lider comanda toda a entrega de potencia eletrica aos varios motores. Ae o conjunto anda!

dudas_308w
15/09/2009, 12:06
Vou dar a minha contribuiçao ao topico, pois acho que tirando um ou outro, as soluções estão "viciadas" no nosso mundo 4x4 padrão...
Explico...

Hoje pensamos em diferenciais blocantes, caixas de reduzida, cardãs, R/Ls, embreagens ou conversores de torque... tudo isso por conta das limitaçoes dos motores a combustao. Independente de ser a gasolina/alcool/diesel, nada funciona abaixo de 450-500 RPM.. alem disso, usamos caixas de cambio para adequar a velocidade do carro a curva de torque do motor.
Ocorre, que em um motor que produz traçao a partir do zero RPM, e a curva de torque é plana, entao nada disso é preciso. Alem do que, ao inves de diferencial, eu usaria 2, ou 4 motores, fazendo a vez do diferencial via circuito eletronico.

A minha receita seria mais ou menos essa:

- 1 motor eletrico por roda, acoplamento direto para regime 4x2 e RL automatica para 4x4. Motor entre 10-15hps, CC.
Sem diferencial, distribuiçao de força 50/50 p/ cada lado, sensor de velocidade abrindo o circuito da roda que patinasse.
Dessa forma, todos as possibilidades de traçao que temos hj estariam cobertas.

- motor diesel pequeno acoplado direto ao gerador, rodando em regime ideal.
Alguma coisa perto de 1,6L ou 1,5L, alimentando o gerador com a RPM travada no torque maximo (2300-2500 rpm?). A ideia de ter o diesel travado em uma certa RPM, é que se obtenha o ponto ideal entre combustivel fornecido e potencia entregue, que na curva do motor convencional esta entre o RPM de potencia maxima e torque maximo. Aqui teria uma engenharia boa, pois precisa casar a potencia e RPM do motor com o ponto ideal do gerador/alternador, entao talvez tenha uma caixa de reduçao.

- banco pequeno de bateria, suficiente para 1-2hs regime de cruzeiro, andar 1h no transito sem o motor diesel. + 1 bateria isolada para arranque do motor diesel.

A eletronica nao é muito complexa, pois basicamente mede a voltagem do banco de bateria ligando o diesel caso abaixe. Os 4 motores sao controlados por chaveamento simples entre cabos de alimentaçao, inversão para a ré.

Essa receita, se nao me engano, é a linha que a Audi esta adotando nos prototipos.

sds

Nava
15/09/2009, 17:27
Perfeito!
Concordo com a receita, mas acredito que usando um motor pequeno 1.0, conseguria uma economia muito interessante. O diesel é legal pela invunerabilidade de água...mas em função de torque, nao seria mais necessário...alem de mais caro e maior ruido.

Com certeza tendo 4 motores independentes o controle de tração seria o melhor possivel e o uso de suspensão sem diferencial abriria vão livre jamais antes visto, fora a redução de peso considerável.

Esqueceu de um motor eletrico no guincho mecanico...ou tocando a bomba hidraculica...risos

dudas_308w
16/09/2009, 18:00
Nava,
curioso vc falar em vao livre... quando eu pensei nisso a primeira vez (um motor por roda) logo me veio a ideia de acoplar a uma "panela de freio" com cremalheira, ou seja, tangencial. Bem ao estilão Unimog... Isso seria vão livre de gente grande.

Depois fiquei preocupado com o peso "em balanço" sobre a suspençao, principalmente no tocante a vida util de mola e amortecedor. Ae pensei em algo como as bandejas do hummer (mcpherson) com o motor no meio, eixo inclinado e uma cruzeta só (ou homocinetica) proxima a roda, ja que o lado do motor eletrico nao precisa. Ae os motores ficariam posicionados bem proximos do centro.

Quanto ao motor diesel, 1.5, 1.0 ou 800ml, o que manda nisso é a conta autonomia X potencia X consumo X tempo de carga...
Variando-se cada um, reflete o resultado do outro.

abs

Julinot
16/09/2009, 18:12
Puxa... isso seria um sonho... mas esse é memso o caminho.

Abraços a todos...

Vou dar a minha contribuiçao ao topico, pois acho que tirando um ou outro, as soluções estão "viciadas" no nosso mundo 4x4 padrão...
Explico...

Hoje pensamos em diferenciais blocantes, caixas de reduzida, cardãs, R/Ls, embreagens ou conversores de torque... tudo isso por conta das limitaçoes dos motores a combustao. Independente de ser a gasolina/alcool/diesel, nada funciona abaixo de 450-500 RPM.. alem disso, usamos caixas de cambio para adequar a velocidade do carro a curva de torque do motor.
Ocorre, que em um motor que produz traçao a partir do zero RPM, e a curva de torque é plana, entao nada disso é preciso. Alem do que, ao inves de diferencial, eu usaria 2, ou 4 motores, fazendo a vez do diferencial via circuito eletronico.

- 1 motor eletrico por roda, acoplamento direto para regime 4x2 e RL automatica para 4x4. Motor entre 10-15hps, CC.
Sem diferencial, distribuiçao de força 50/50 p/ cada lado, sensor de velocidade abrindo o circuito da roda que patinasse.

Alguma coisa perto de 1,6L ou 1,5L, alimentando o gerador com a RPM travada no torque maximo (2300-2500 rpm?). A ideia de ter o diesel travado em uma certa RPM, é que se obtenha o ponto ideal entre combustivel fornecido e potencia entregue, que na curva do motor convencional esta entre o RPM de potencia maxima e torque maximo. Aqui teria uma engenharia boa, pois precisa casar a potencia e RPM do motor com o ponto ideal do gerador/alternador, entao talvez tenha uma caixa de reduçao.

- banco pequeno de bateria, suficiente para 1-2hs regime de cruzeiro, andar 1h no transito sem o motor diesel. + 1 bateria isolada para arranque do motor diesel.

A eletronica nao é muito complexa, pois basicamente mede a voltagem do banco de bateria ligando o diesel caso abaixe. Os 4 motores sao controlados por chaveamento simples entre cabos de alimentaçao, inversão para a ré.

Essa receita, se nao me engano, é a linha que a Audi esta adotando nos prototipos.

sds

afs
17/09/2009, 17:52
AFS, vc começou bem, mas deu uma derrapada..rs.rs..

No caso do ferroviario, o que ocorre é o seguinte:
como a massa a ser movimentada (cada vagão pode ter 150t) é gigantesca, seria impossivel um conjunto de embreagem que desse conta, e o comboio nunca sairia da imobilidade. Alem disso, como "dosar" simultaneamente 4 locomotivas na mesma tirada de pé?
A soluçao, foi motor eletrico, que produz trabalho a partir do 0 RPM. Dessa forma, conecta-se 4 locomotivas, dá-se partida em todos os grupos geradores, e a locomotiva lider comanda toda a entrega de potencia eletrica aos varios motores. Ae o conjunto anda!

Onde mesmo que eu falei alguma coisa sobre embreagem ?
Eu disse que o contrôle é totalmente eletrico/eletrônico !

Marcos ET
09/12/2009, 18:37
Revivendo o tópico (que anda meio parado), só me resta concordar plenamente com a "receita" do dudas_380w ! o lance é utilizar um motorzinho bem eficiente em determinado RPM para tocar um gerador e utilizar a bateria como acumuladores de energia!

Colocar motores "dentro" dos aros as rodas é a melhor pedida! ainda que a suspensão trabalhe um pouco mais (amortecedores principalmente), nada que um bom trabalho de dimensionamento não resolva! o benefício do "vão" em contrapartida com o peso do conjunto certamente compensa mais que as perdas de transmissão do trabalho gerado do motor até as rodas. Cardãns, engrenagens, rolamentos... tudo isso consome energia! Prender as rodas direto no motor reduz tudo para o minimo de perda e máximo de eficiência!

Vejam alguns links interessantes! o duro é o talz de INGLES.... mas dá pra ver que é divertido brincar com estas coisas....

www.youtube.com/watch?v=3IcwiDHTADE - ENERTIA - Sistema comercial... à venda em lojas da Europa...
www.youtube.com/watch?v=MlUkA_Hmsrs&NR=1 - Esta daqui tem que trocar a corrente... muito barulhenta....
www.youtube.com/watch?v=V6tIMPYMJLw&NR=1 - É pra vc ver que o motorzinho dá pro gasto...
www.youtube.com/watch?v=VQZPy-XWzbs&NR=1 - Isso daqui eu acho q é mais "sua praia"...
www.youtube.com/watch?v=RLZ68I2NeRg - Tá certo.. com estes pneus, tá parecendo uma bicicleta elétrica.. mas....
www.youtube.com/watch?v=Sz7-ex7QYlQ - Este daqui é um dos melhores vídeos.. tem bastante coisa...

Agora, vamos às Home-Pages de empresas que transformam e vendem Kits para transformar veículos convencionais em veículos elétricos....

http://www.e-volks.com/ - Muito interessante! o Fusca Elétrico do inicio é bem legal.. mas existem outros modelos para venda!
http://www.electroauto.com/index.html - Nao é tao boa quanto a primeira página, mas tbem tem vários kits...
http://www.canev.com/KitsComp/S10Kit/S10-Kit.html - MUITO BOM! Kit de conversão Canadense para pick-up S-10
http://www.panhandleev.org/eaaflyer-evconversions.pdf - este daqui é um "PDF" com um monte de páginas de fornecedores...
http://www.electro-vehicles.eu/shop/browse.asp?cat=feat&LANG=PT&FLAG=BR - Excelentes fornecedores de kits!!!

Bom, é isso.. .divirtam-se!!!

Cavalcante
07/02/2010, 13:05
Sonho nada, é muito mais fácil, e factível, do que tudo que se apresentou antes. Só tem de jogar todo o trem de força fora, o que, aliás, pode representar um bocado de baterias. Mantém-se o motor a combustão, só pra acoplá-lo a um gerador. O resto é por conta dos motores elétricos, coordenados. Vale pra veículo esportivo (imagina um Subaru com um 4x4 desses, os motores Porsche iam pro saco) e pra off-road, muito melhor.

Há tempos penso em uma gaiolinha desse tipo. 1 motor por eixo, acoplamento direto, sem perdas (significativas) de potência na transmissão.

Puxa... isso seria um sonho... mas esse é memso o caminho.

Abraços a todos...

CAVESO
09/02/2010, 00:20
Galera,

Aproveitando o papo de vocês: qual a melhor motos elétrica que temos à venda no Barsil?

Perguntou pois andei numa scooter elétrica 2x2, mas achei muito fraquinha para minha cidade cheia de morros.

E os jipes elétricos, alguém aqui do fórum com projeto avançado?

inaciocm
09/02/2010, 01:38
:pensativo:

essa scooter eu já vi em uma revista, se não me engano uma Duas Rodas do ano passado... Achei interessante, mas pra que mora em cidades com muitas ladeiras fica difícil...
Agora jipe elétrico acho que ngn ainda não fez não...
Mas para o jipe elétrico ficar ágil, acho que teriamos que mudar algumas coisas:
1º: carroceria de fibra (aliviar peso)
2º: pneus "racionais" com o tipo de piso que vai rodar (borrachudos de 33" não seriam os mais adequados para ir comprar pão na esquina)
3º: retirar alguns mimos que roubam força (AC, DH, farois de milha...)

Um conjunto gerador deverá ser instalado para casos de emergencia, isso se o veiculo for 100% elétrico.

Mas o certo é um modelo hibrido (combustão/elétricos).
Eles unem o melhor dos dois mundos. O motor a combustão ainda pode desfrutar do uso de hidrogenio, que tbm pode ser usado para gerar energia elétrica para o elétrico. O problema do hidrogenio é que para gerar ele tbm precisa de energia. E para armazenar, tecnologia$$$.

degfreitas
17/04/2010, 12:31
estou pensando em montar uma gaiola com 2 motores, um por eixo... alguem já tentou isso?

Jeanilson
17/04/2010, 23:50
estou pensando em montar uma gaiola com 2 motores, um por eixo... alguem já tentou isso?
Dois motores elétricos?

Lendo esse tópico fiquei pensando nessa possibilidade, de instalar um motor elétrico por eixo, com o motor encaixado onde era o focinho do diferencial.

Acredito que seria uma solução muito mais viável de adaptar do que um motor elétrico por roda. :pensativo:

[]'s

Marcos ET
19/04/2010, 16:28
... na verdade, quatro motores, um por RODA já foi usado várias vezes! o exemplo mais "recente" (é de 2008) que eu me lembro agora é um protótipo da FIAT, veja:

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not9988.shtml

até que o bicho é bunitim....

A desvantagem de se adaptar um motor elétrico por eixo frente à possibilidade de montar um motor por roda é a perda mecânica havida na redução entre coroa e pinhão do diferencial, além do peso desnecessário do conjunto do diferencial + semi-eixos + tubo do eixo + etc + etc.... ou seja, você tem perda mecânica, mais manutenção e mais peso... Colocando um motor em cada roda, você elimina tudo que é relativo à transmissão, aumenta o vão central (nao tem mais "eixo") e ainda pode usar uma unidade controladora que pode desviar a tração para até 100% em uma única roda sem necessitar de um bom, mas arcaico, diferencial auto-blocante... com a vantagem que usando mais motores, você pode dispor de mais potência. Desvantagem? bom, mais motores consomem mais carga, porém, se você dimensionar bem, pode ser até mais economico, pois em vez de usar dois motores de 20.000w, pode optar por quatro de 10.000w e selecionar se vai usar todos, apenas dois ou qualquer outra configuração pré-programada na central de distribuição de energia...

Lembre-se que para um veículo elétrico, o peso é sempre um problema devido ao banco de baterias! então, nao compensa você manter partes desnecessárias de transmissão que além de aumentarem ainda mais o peso, forçam os motores a consumir mais para compensar a perda havida no atrito das partes internas de transmissão (além da inércia das peças, peso agregado das peças, lubrificação das peças, etc...)

Jeanilson
19/04/2010, 23:03
... na verdade, quatro motores, um por RODA já foi usado várias vezes! o exemplo mais "recente" (é de 2008) que eu me lembro agora é um protótipo da FIAT, veja:

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not9988.shtml

até que o bicho é bunitim....

A desvantagem de se adaptar um motor elétrico por eixo frente à possibilidade de montar um motor por roda é a perda mecânica havida na redução entre coroa e pinhão do diferencial, além do peso desnecessário do conjunto do diferencial + semi-eixos + tubo do eixo + etc + etc.... ou seja, você tem perda mecânica, mais manutenção e mais peso... Colocando um motor em cada roda, você elimina tudo que é relativo à transmissão, aumenta o vão central (nao tem mais "eixo") e ainda pode usar uma unidade controladora que pode desviar a tração para até 100% em uma única roda sem necessitar de um bom, mas arcaico, diferencial auto-blocante... com a vantagem que usando mais motores, você pode dispor de mais potência. Desvantagem? bom, mais motores consomem mais carga, porém, se você dimensionar bem, pode ser até mais economico, pois em vez de usar dois motores de 20.000w, pode optar por quatro de 10.000w e selecionar se vai usar todos, apenas dois ou qualquer outra configuração pré-programada na central de distribuição de energia...

Lembre-se que para um veículo elétrico, o peso é sempre um problema devido ao banco de baterias! então, nao compensa você manter partes desnecessárias de transmissão que além de aumentarem ainda mais o peso, forçam os motores a consumir mais para compensar a perda havida no atrito das partes internas de transmissão (além da inércia das peças, peso agregado das peças, lubrificação das peças, etc...)
Fala, Marcos ET!

Concordo contigo que um motor por roda seria mais eficiente, porém, se me lembro bem, a idéia inicial deste tópico era transformar um 4x4 originalmente a gasolina ou Diesel para elétrico.

Então imaginei que a idéia de um motor por eixo, apesar de representar uma eficiência energética menor, poderia facilitar essa adaptação, pois manteria os eixos e o sistema de suspensão original da viatura, representando economia na empreitada.

É claro que se a história for construir um veículo elétrico à partir do zero a situação muda completamente...

[]'s

Marcos ET
20/04/2010, 10:10
Construir um VE do zero é interessante! mas um pouco complicado.. rs
Aproveitar uma viatura já estruturada é, sem dúvida, muito mais fácil... no caso de instalar um motor por roda, você poderia optar por motores mais compactos, que cabem dentro da roda do veículo... estes motores têm em média 10.000w (aproximadamente 12hp). Não é lá muito emocionante, mas já é um começo... se você encontrar um de 15.000w ou 20.000w vai se divertir muito mais!

Independentemente do motor, bastaria alterar o eixo. Onde havia um diferencial entre duas rodas, passa a existir um tubo com dois motores nas pontas... e estes tubos, se o VE for parecido com um Jeep, podem ser fixados nas molas... Já no caso de uma gaiola, os motores podem ser fixados diretamente nos componentes de suspensão.... claro que com algum reforço, para que as pancadas não ocorram diretamente na carcaça de cada um deles....

Mas, se for para simplificar, você pode realmente instalar um "motorzinho" de 60.000w diretamente no cambio e verá um "monstro" em ação! rsrsrs o único problema é que os sistemas de transmissão convencionais tendem a esfarelar devido ao torque absurdamente elevado em todas as faixas de RPM... as engrenagens convencionais geralmente nao suportam muito bem motores elétricos!

degfreitas
20/04/2010, 21:39
andei pensando melhor, acho que vou partir pra transformar a rural pra motor elétrico.

o gurgelzinho que mostraram aqui usava um motor de 10 hp. que potencia seria necessária pra rural fazer trilhas?

degfreitas
20/04/2010, 21:42
outra dúvida, os veículos elétricos descarregam se não rodarem, como acontece com os tradicionais?

se isso acontecer o desgaste da bateria seria muito rápido e nao ia compensar.

degfreitas
20/04/2010, 21:47
é possível fazer uma rural híbrida?

Marcos ET
22/04/2010, 17:38
penso que o caminho é justamente construir uma "híbrida" mesmo...
existem vários tipos de híbridos: motor convencional e motor elétrico ligados juntos ao cambio; Motor Convencional no cambio e motor elétrico nas rodas; Motor convencional apenas acoplado ao gerador e motor elétrico para tração.

Entre todos eles, eu prefiro o ultimo, pois um excelente "100% elétrico" sai caro, com banco de baterias custando aproximadamente R$ 45.000,00.... daih complica.... então, a saída seria usar um motor (pode ser até um motor 1.0cc em RPM constante de economia máxima tocando um puzta gerador para bancar baterias menores)...

Os motores elétricos, normalmente, não tem potencia calculada em HP ou CV, mas em Watts... um motor de 60.000w "rende" algo parecido com um motor de 72cv... só que o torque é absurdo e a potência é total em todo o regime de RPM... falar em "torque em baixa" fica sem sentido, já que é torque em tudo que é RPM.... Quer uma Rural animal? então mete quatro motores de 20.000W... um em cada roda... rs mas pra isso, vai ter que usar um controlador para os quatro, ou quatro controladores ligados à uma central de comando... e ao banco de baterias (que pode ficar no porta-malas). O "vão" do motor original pode abrigar o motor de 1.000cc com o gerador....

embora vc consiga uma rural capaz de chegar aos 25km/l ou até uns 35Km/l de Gasolina, a brincadeira de instalar o conjunto híbrido ainda sai cara....

degfreitas
01/05/2010, 20:42
ET
achei interessante a idéia dos 4 motores. dispensava o cambio e diferenciais mecanicos. E ainda podia fazer um efeito semelhante ao bloqueio de diferencial, fazendo só um motor do eixo funcionar .

mas não entendi, como fazer pros 4 motores andarem no mesmo ritmo?

Marcos ET
03/05/2010, 10:29
degfreitas, como vai!

Na verdade, não há necessidade dos quatro motores andarem exatamente no mesmo ritmo... aliás, isso nunca acontece com as rodas (por isso existe o diferencial), pois a menor diferença no diametro das borrachas dos pneus já causa mudança de rotação (minima) entre as rodas...

Entretanto, existem famílias de motores chamados "motores síncronos" que possuem mecanismo de passo para rodarem em exata sincronia... só que isso não é necessário em veículos, pois existe uma maneira mais fácil de controlar tudo.. veja:

Quando um motor elétrico está "mais acelerado" que os outros, então ele sofreria um esforço maior, pois quer girar mais rápido, certo? Isso seria facilmente detectado em uma central eletrônica, pois este motor mais acelerado apareceria como aquele com maior pico de consumo de energia. Assim, bastaria uma central de comando, que controlasse os "aceleradores" individuais de cada roda, mantendo o máximo de harmonia entre o consumo dos quatro motores... aquele que apareceu com um "pico" de energia mais elevado, é justamente o que está fora da harmonia do conjunto...

degfreitas
03/05/2010, 21:46
ET
obrigado pela paciência. Entendo pouco de motores à combustão e nada de elétricos.

mas eu entendi, então teria um "acelerador" só que distribuiria a energia pros 4 igualmente.

uma coisa difícil de entender é a troca de marchas, pois estou imaginando uma gaiola com 4 semi-eixos, ou seja, não teria um cambio. Já num carro híbrido, seria preciso mais velociadadde, como seria isso?

Marcos ET
04/05/2010, 09:37
... mais ou menos...

Sabe, eu também sou totalmente "analfabeto" na área dos elétricos, mas acredito fielmente que em breve teremos que conviver com esta tecnologia como se fosse a coisa mais normal do mundo...

No caso do controle do acelerador, é como se você tivesse, na verdade, quatro aceleradores (controladores elétricos), um para cada roda. Mas estes quatro aceleradores ficam ligados a um módulo que comanda os quatro. E você? bom, você comanda o módulo, que por sua vez, comanda os quatro aceleradores... quando o módulo vê que tem uma roda consumindo mais energia que média das outras, ele "sabe" que deverá reduzir a energia daquela roda específica, igualando as quatro... sacou?

No caso de um veículo elétrico, se o motor for bem dimensionado, não há necessidade de cambio e nem de diferencial... bastaria uma cruzeta na ponta do motor e um semi-eixo até a roda... não há troca de marchas, pois os motores elétricos tem 100% de seu torque disponível em qualquer regime de RPM... Para um veículo híbrido, teremos que saber de qual tipo estamos falando... existem vários tipos de "hibridização", a mais comum é aquela onde um motor elétrico está ligado a outro eixo (exemplo, motor de combustão no eixo dianteiro e elétrico no eixo traseiro). Outro tipo de hibrido é com motor elétrico ligado no virabrequim do motor de combustão. Outro tipo é o motor elétrico ligado na saída do cambio, em conjunto com o motor de combustão... e o mais viável (pra mim), é o(s) motor(es) elétrico(s) responsável por toda a tração do veículo e o de combustão servindo apenas para gerar energia para as baterias.... você teria que ver qual o modelo mais indicado para seu uso e partir para o tipo de transmissão mais aconselhada....

Gde abraço!

degfreitas
04/05/2010, 22:11
entendi.

to gostando da brincadeira.
e o torque em baixa velocidade, como seria? chegaria a ser mais forte que a reduzida?

Marcos ET
05/05/2010, 11:30
... isso depende muito de vários fatores como, por exemplo, o tipo do motor elétrico, o tipo de controlador elétrico, baterias, etc... O interessante nestes motores é que pela forma como a energia é enviada para o mesmo, você tem sempre o torque máximo desde 0,001RPM, fator muito diferente dos motores de combustão que usamos normalmente. É por este motivo que podemos usar motores ligados direto na roda ou em um eixo cardãn... pois não há necessidade de escalonamento de marchas para "casar" o comportamento do veículo com as linhas de torque e potencia do motor...

Se você for traçar um gráfico de torque do motor de combustão, verá uma curva com um "pico" (ponto ideal de torque x RPM). Motores "esportivos" tem este pico em RPM mais alta enquanto motores mais para "utilitários" apresentam valores máximos em RPM mais baixa. Já os motores elétricos, o desenho do gráfico é uma linha praticamente reta no valor máximo de torque, do "zero" até o limite de RPM do motor, ou seja, se você tem um Jeep com motor de 120HP e torque de 23Kgf... na verdade, isso só acontece em um momento específico de RPM do motor, logo, você tem um motor que gera "até" 120HP de potencia, e "até" 23Kgf de torque. Já no motor elétrico, se ele tem 30Kgf de torque, é isso e pronto! rsrsrs Se você usar uma reduzida, você duplica os valores, mas eles ainda vão ser constantes em todo o regime de rotação... (é por isso que motores elétricos nao sofrem nas arrancadas e, por exemplo, o Palio Itaipu, mesmo com um motor de 25HP, tem melhor arrancada do que um Palio Fire 1.0)

Gde abraço!

degfreitas
08/05/2010, 23:08
ET

andei dando uma googada e descobri que tem muito fusca elétrico puro.
Daí fiquei pensando, se ao invés de usarem tantas baterias, não seria possível colocar 2 alternadores, um em cada semi-eixo dianteiro, pra ajudar a recarregar a bateria? Daí quanto mais roda, mais recarrega.

Kim
09/05/2010, 00:29
Opa degfreitas!

Já ligou a luz alta do carro com o motor funcionando?
A impressão que tem, é que o veículo vai morrer, se ligar a luz alta, mais luz de freio, mais acendedor de cigarros, tem-se uma impressão mais acentuada.

Por que citei isso?

Existe uma lei, que é o calcanhar de Aquiles do motor contínuo, que versa mais ou menos da seguinte forma, de potências iguais, precisa de mais energia do que pode gerar (moto - gerador), se um motor elétrico consegue acionar um gerador, este gerador, não aciona o motor.

Estou deveras de olho nesse tópico!

abraços.

Kim.

degfreitas
09/05/2010, 10:33
entendi kim, então nesse caso rolava com o híbrido, tipo kers da F1? Se bem que o kers é pra frenagem, eu estou pensando em fazer o gerador funcionar direto com o movimento da roda não tracionada.

Nava
09/05/2010, 22:42
Olhem o exemplo das montadoras. Vai muita grana, tempo, criatividade e gente par se fazer algo que funcione bem...mas dá para fazer.

Acho que o foco principal ta meio esquecido - off-road! O objetivo é ter uma vtr com capacidade 4x4 sem igual: ter tração integral em qq condição, suspensão eficiente, condução segura em deslocamentos.

O projeto tem de começar do zero: chassi tubular, susp independente, banco de baterias, trem motriz hibrido, sistemas de freio,direção, guinchos, etc.

Para os sistemas auxiliares, tensões acima de 24V, para alta capacidade, baterias separadas.

Teríamos de montar uma cooperativa...várias cabeças, valores rateados, patentes dos projetos divididas, construção de prototipo de testes...q vcs acham?

degfreitas
10/05/2010, 22:07
nao sei se o meu foco é off road elétrico. ainda tenho muitas dúvidas, tipo se a bateria acabar no meio da trilha? se der uma descarga elétrica no meio do atoleiro? acho que pra mim estaria bom meu santanâo fazendo 20km/l de alcoool na cidade e a rural com o tradicional ciclo diesel, ainda que biodiesel caseiro.

MRaizer
03/07/2010, 06:13

sds

Quase isso... Na verdade você não pode simplesmente "travar" o acelerador. É nescessário um sistema que compense as variações de carga, nos motogeradores é chamado normalmente de "governot". (Ok, talvez funcione sem se vc tiver um banco de baterias no "meio do caminho"). Esses sistemas eu conheço de motogeradores funcionando a 600RPM para poder gerar os 60Hz que se usa na maioria dos equipamentos elétricos de corrente alternada.

Marcos ET
05/07/2010, 15:15
Agora sim estamos no caminho certo!!!

degfreitas, o lance que o Kim falou, é também conhecido como "viscosidade eletromagnética"... que é, nada mais, nada menos, quando os geradores, quando recebem solicitação de carga gerada, criam uma força "contra-eletro-motriz". Ou seja, quando mais energia você demanda, mais "pesado" é para girar o eixo do alternador, gerador ou qqr coisa....

Nava, não sei se o assunto tá "meio esquecido" ou se nós é que ainda estamos bem no início da conversa... tão no início que ainda só conseguimos falar dos motores, sem ainda conseguir "colocar a idéia de motor" dentro de uma viatura 4x4.... rs de qualquer forma, já existem várias pessoas seriamente empenhadas em viabilizar algo aqui no Brasil... Eu, por exemplo, participo de um excelente fórum no Google, ( veja em http://groups.google.com.br/group/veiculos-eletricos ) sobre veículos elétricos. Tenho acompanhado com entusiasmo o envolvimento do pessoal, pois a tecnologia está aih, para todo mundo! o que tem impedido o avanço dela é o preço e a questão da durabilidade das baterias...

Motor elétrico? ah! tem kit para Jeep Cherokee, Dodge Ram, Caminhão IVECO, AVIÃO CESSNA... (o avião foi o mais fantástico que eu vi até agora...)

Por mais estranho que pareça (pelo menos eu não sabia), a parte mais cara de todo do projeto são os chamados "controladores", que gerenciam o RPM dos motores. A outra parte "cara" são as baterias... motor elétrico hoje é a parte mais barata.... rs

Querem fornecedores com kits de conversão? vejam:
http://www.calcars.org/
http://www.tbr.locaweb.com.br/tudor/produtos/tracionaria.htm
http://evcomponents.com/cscart/index.php

Querem bons exemplos de VEs?
http://www.triciclopompeo.com.br/
http://www.cecotein.com.br/electro/index2.php?url=./phpindice/home (ESTE EU RECOMENDO!)
http://clubedocarroeletrico.com.br/ (Gol elétrico! fantástica iniciativa do Gurgel! - não é o mesmo dos "jipes" de fibra)

É isso daih pessoal! bola pra frente!!

[]'s

ZYKAO
06/07/2010, 08:29
Pessoal,

Me interesso muito por esse assunto, no inicio do ano, para fazer um teste comprei um kit eletrico para minha bike, ele tem 1000watts, funciona com 48v e as baterias tem 15A.

Posso dizer que apesar do meu peso 95kg a bike tem um torque absurdo e anda muito bem.

Pois bem, pensando nisso e nas ideias mencionadas nesse topico, gostaria de saber se não há a possibilidade de usar um tipo de contrução para o motor, parecido com esse da bike, ou seja, o miolo da roda do carro seria o motor, seria um motor eletrico magnético sem escovas.

deem uma olhada nesse kit:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145757989-kit-para-converso-bike-eletrica-1000-w-de-potncia-_JM

tomando-se o tamanho da roda do carro, acho que ele poderia facilmente ter 10.000 ou 15.000 watts, facilitando demais qualquer adaptação.

Não sei se é uma ideia muito esdruxula, mas vamos ver a opnião dos mais entendidos.

abs

Marcos ET
06/07/2010, 09:01
ZYKAO, motor na roda já existe sim... a questão é que eles ficam mais vulneráveis a água, lama, areia, etc... pois ficam rentes ao chão. Mas, resolvido o problema de vedação (este problema já foi resolvido por alguns fabricantes), a vantagem é que não há perda de energia mecânica em partes de transmissão. Entretanto, voltando às desvantagens, o peso "suspenso" da suspensão diminuiria a eficiência da mesma...

Hoje, já existem rodas que carregam dentro de si o motor, suspensão e agregados...tudo dentro do cubo!

Um motor de 40.000W, ligado diretamente à T-Case (sem o câmbio), já dá e sobra para um bom Willys....

Gde abraço!

Cavalcante
06/07/2010, 09:50
40 kW, que são uns 53 HP talvez não seja bastante, mesmo ligados diretamente à t-case, já que ainda tem perdas na própria t-case e nos diferenciais. Considerando um rendimento da ordem de 90%, a potência útil é de 45 HP.

Mais um problema: um motor desta classe, em 220/380V, como o Wwash da Weg (http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Motores/Motores-Eletricos-Industriais/Wwash#), pesa 270 kg. Mais o banco de baterias, pode por aí uns 400 kg só na tração/alimentação. Seguramente mais que o dobro do peso do conjunto motor/câmbio/tanque de combustível do bf-161 de 90HP, por exemplo, que, sabemos, não é lá a melhor motorização possível prum bom e velho willys, ainda que se dê de barato 20% de perdas no câmbio, o que acho muito.

ZYKAO, motor na roda já existe sim... a questão é que eles ficam mais vulneráveis a água, lama, areia, etc... pois ficam rentes ao chão. Mas, resolvido o problema de vedação (este problema já foi resolvido por alguns fabricantes), a vantagem é que não há perda de energia mecânica em partes de transmissão. Entretanto, voltando às desvantagens, o peso "suspenso" da suspensão diminuiria a eficiência da mesma...

Hoje, já existem rodas que carregam dentro de si o motor, suspensão e agregados...tudo dentro do cubo!

Um motor de 40.000W, ligado diretamente à T-Case (sem o câmbio), já dá e sobra para um bom Willys....

Gde abraço!

ZYKAO
06/07/2010, 14:49

Gde abraço!

Marcos,

Tem ideia de algum fabricante que venda essas rodas com o motor eletrico?

abs

João

Marcos ET
06/07/2010, 15:56
Cavalcante, ZYKAO e All,

A questão com motores elétricos, pelo pouquíssimo que eu sei, é um pouco diferente de se tratar com relação aos motores Gasolina... veja:

Um motor BF161 tem lá seus 90HP (a 4.400RPM) e 18,67Kgf/m (a 2.000RPM)... mas estes valores não são constantes! veja que o BF dá, NO MÁXIMO, 90HP (em RPM específico) e, NO MÁXIMO 18,67Kgf/m (em outro RPM específico, que não é o mesmo da potência máxima). Pois o motor elétrico é bem diferente! já disponibiliza todo o seu torque (100%), em um "gráfico" constante, cobrindo todo o regime de rotação.!

Quer ver um exemplo? o Palio Electro - que eu passei o link no outro post - tem um motor com muito menos de 30HP, mas que por ser elétrico, dispensa a 1ª marcha (o carro sai de 2ª ou 3ª marchas com a aceleração compatível com carros de motor 2.2L). Só que a potência reduzida faz-se sentir na velocidade máxima de 90Km/h (limitada pelo controlador, que tem teto máximo de freqüência para fazer o motor girar)...

Ou seja, para utilização em Jeeps, creio que a potência não necessita ser tão alta, mas o torque nós teríamos em abundância em todo o regime de RPM... Foi por este motivo que citei um motor de 40.000w

Outro exemplo são estas Scooters elétricas com motores de 325w (menos de 1HP) que andam com relativa tranquilidade a 40Km/h, carregando dois adultos... Eu mesmo, com meus 115Kg, já "brinquei" com uma "motoquinha" destas e fiquei impressionado com aquele minúsculo motor instalado no cubo da roda...

Veja a foto do motor do Pálio aqui:

http://www.cecotein.com.br/electro/conteudo/Motor%20Siemens%20instalado2.JPG

ZIKAO, acho que no site "evcomponents" tem alguma coisa! O mais legal é que você tem boas opções de motores leves e eficientes! Cavaltante, estes motores que você postou são da linha industrial... você encontra outros muuuuuuuuuito mais potentes e com menos da metade do tamanho e do peso!

Olha só o gráfico deste "motorzinho":
http://www.go-ev.com/images/003_24_00-08513_WarP_13_Eng_Drawing.jpg

http://i1003.photobucket.com/albums/af153/CroDriver/IMG-2.jpg

Bom, é isso... tem muita coisa na internet! e a maioria está a venda! rsrsrs
[]'s eletrizados....

Marcos ET
06/07/2010, 16:05
ZIKAO, só para completar:

Motores "in-wheels":

http://www.greencar.com/articles/could-wheel-motors-next-big-thing.php
http://screenguide.com.au/2010/06/29/electric-car-in-wheel-motor-siemens-ecorner/
http://www.treehugger.com/files/2006/08/the_hybrid_mini.php
http://www.pmlflightlink.com/ (este parece interessante)

falow!!!

ZYKAO
06/07/2010, 16:27
Opa obrigado ET,

Veja que bacana o projeto sa Siemens:

http://www.youtube.com/watch?v=zPSoNfmuBXc&feature=related

abs

degfreitas
12/07/2010, 22:23
muito legal esse da siemens.
estou imaginando que dava pra fazer uma gaiola nervosa, mas um willys, acho que não dá não.

Marcos ET
13/07/2010, 14:33
Degfreitas, hoje já tem kits para Jeep Cherokee... acho que toca facin facin um Willys... rsrsrs

Mauricio Rossetto
13/07/2010, 22:13
Camaradas,

estou também estudando motores elétricos automotivos, tenho um bom numero de dados e informações levantados na internet e começarei a "fuçar" empresas de manutenção de empilhadeiras aqui na região.

Abri um tópico também com esse tema e colocaram um video interessante, usando 2 motores de empilhadeira
http://www.youtube.com/watch?v=D2b3v6-wD7U
Mais detalhes: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75461&page=2 msg 14

O meu interesse é que pretendo morar em meu sítio a 50 Km da cidade mais próxima, e acho que o motor elétrico vai trazer uma economia interessante. Mas para uma viagem mais longa, penso em um gerador.

O que um gerador como dos exemplos abaixo pode trazer de benefício no aumento da autonomia:
TOYAMA - MOTOR
Tipo: Monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado à ar, OHV 25
Cilindrada: 420cc
Combustível: Gasolina
Sistema de Partida: Manual e Elétrica
ALTERNADOR
Potência Máxima CA: 7200 Watts
Potência Nominal CA: 7000 Watts
Corrente Nominal: 60 A/ 30 A
Tensão de Saída: Bivolt 110V/220V
Tomadas: 2x 110V / 1 x 220V
Carregador de Bateria CC: 12V / 8,3A
Tipo/ Fases: Monofásico
Regulador de Voltagem: AVR
GERADOR
Capacidade do Tanque: 25 Litros
Autonomia na Potência Nominal: 8horas
Preço: R$ 3.200,00

Grupo Gerador Nagano, Equipado com motor de 10HP, partida elétrica, monofásico, Potência Máxima de 6000 w e Potência Nominal de 5500 w , Bivolt, equipado com tanque de 15 litros que proporciona aproximadamente 12,5 horas de autonomia.
Gerador
Tipo: Trifásico, Síncrono, AVR (Regulagem Automática de Voltagem)
Tensão de Saída: 380 v
Corrente Nominal na Saída: 20,8A / 14,0A
Regulador de Voltagem: AVR
Frequência: 60Hz
Potência Máxima: 6000 Watts
Potência Nominal: 5500 Watts
Rotação Nominal: 3600 RPM
Voltímetro: Sim
Motor
Tipo: Monocilindrico 4 Tempos, refrigerado a ar
Cilindro: 86 x 70 (diâmetro x curso)
Cilindrada: 406cc
Potência Nominal: 10 HP / 3600 RPM
Taxa de Compressão: 23:1
Combustível: Diesel
Capacidade do Tanque: 15 Litros
Autonomia na Potência Nominal: 12,5 horas
Nível de Ruído: 85 dB a 7 metros de distância
Sistema de Partida: Partida Elétrica

Conjunto
Peso: 80,0Kg
Alerta de Nível de óleo: Sim
Dimensões (Embalado): 720 x 480 x 580 mm
Carregador de Bateria: 12V / 8,3A
Acessórios: Kit de ferramentas
Garantia: 6 meses uso residencial e 3 meses uso profissional
R$ 3.560,00

degfreitas
16/07/2010, 21:11
mas o kit siemens é auxiliar ou principal? e quanto custa a brincadeira?

degfreitas
16/07/2010, 21:14
caracoles, esse fuscão preto é elétrico mesmo?

xibiu!!!
14/02/2018, 20:20
Motor a combustão ainda é o preferido por 64% dos motoristas do mundo (https://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/2018/02/14/carro-verde-e-motoristas-ainda-confiam-mais-no-motor-a-combustao.htm).