Ver Versão Completa : Alta rotaçao em P e N na XJ
Fernando Magalhaes
30/04/2008, 23:01
Prezados amigos alguem sabe me dizer pq a XJ apresenta as vezes rotaçao elevada quando se passa de Drive para Neutral ou Park? Vai de 850 para 1500 RPM.
Jack Jipeiro
01/05/2008, 01:43
Isso não acontece na minha. Deve ser problema no CA...
Mas nos diga, qual ano a sua XJ, faz tempo que adquiriu ela??
Abraços...
José Francisco Abreu
01/05/2008, 11:03
Qual o combustível da sua XJ :?:
Fernando Magalhaes
01/05/2008, 15:02
A minha Cherokee eh 97 98 e isso soh ocorreu duas vezes com o ar ligado, quando desliguei a igniçao tudo voltou ao normal.
Fernando Magalhaes
01/05/2008, 15:03
o combustivel eh gasolina
Fernando,
é normal alterações do giro do motor qdo se muda a posição... uiiii.... do CA.... resta saber se o giro volta ao normal ou se permanece alto..... se permanece alto... grandes chances do sensor parking/neutro estar fud... :concordo:
SERGIO-HJR
03/05/2008, 01:43
a minha tbm da isso de vez em quando... mas volta.
Prezados amigos alguem sabe me dizer pq a XJ apresenta as vezes rotaçao elevada quando se passa de Drive para Neutral ou Park? Vai de 850 para 1500 RPM.
Fernando,
a minha (98-Gas), a do Sombra (98-Gas), a do Donatti (98-Gas/GNV) e também a do Pardini (2000-Gas), todas elas, assim como a do Sérgio-HJR, apresentam esporadicamente este mesmo sintoma... e do mesmo jeito que ele aparece, some... gasolina, bomba, filtro, regulador de pressão, CA, sensor de Parking/Neutro, ... sinceramente, não temos a menor idéia do que possa ser e aparentemente, este sintoma não revelou nenhum mal (pra nós e até o momento), entretanto nos parece um comportamento mais comum do que imaginamos... De qualquer forma, levarei a minha XJ na AGIII nesta Quinta pra passar um scanner nela e essa questão eu já tinha na agenda pra eles... posto a resposta aqui depois de conversar com eles.
[ ]'s
Morubixaba
09/07/2008, 11:38
A minha também.. relatei isso no fórum assim que a comprei.
Além do mais, tem vezes que eu ligo e, mesmo sem pisar no acelerador ela dá uma subida de giro que chego a ouvir os "tec tec" de ferro com fero do motor ainda sem lubrificação...
Dá medo de travar alguma coisa ou quebrar um anel com o motor frio...
FUI
gutoxj98
09/07/2008, 14:28
Eu......achoooo o seguinte galera !!!!
Todo o credito por isso é do GNV, porque quando vc anda muito tempo com o carro so na gasolina, este sintoma desaparece, entao acredito ser algo a ver com a Borboleta um pouco mais aberta quando se anda no GNV, pois é um combustivel mais fraco, ai para manter a marcha lenta engatado, o modulo, tps etc e tal faz a barbuleta ficar milimetros mais aberta.
Ai quando passamos para N ou P, nao existe a força e peso do carro, ai o giro sobe , como se estivessemos pisando um pouco no acelerador.
Façam o teste.........para vcs verem.........andem um pouco na gasolina e depois passa para P ou N, ela ficará normal.........más tem que ligar ela na gasolina e andar só na gasolina.
MORUMBIXABA - a minha logo após colocar GNV apresentou barulho de tuchos, acredito ser por causa do ponto do motor, que é compensado eletronicamente e NAO mecanicamente girando o distribuidor............. a minha soluçao foi colocar um oleo um pouco mais grosso, estava usando o 10w 40 e passei ao 15w 50, ficou um motor mais silencioso e com um pouco mais de força..............a força pode ser psicológico, sei lá.
Abraço a todos, e aproveitem o feriado ou o final de semana para dar uma limpada na TBI e MOTOR DE PASSO, pois isso tambem contribui para as alteraçoes de giro..........podem olha lá, deve ta tudo preto.
Morubixaba
09/07/2008, 17:54
Guto,
A minha nunca teve GNV... E a rotação da lenta nunca passa os 1200 RPM. Mas isso ocorre uma vez na semana.
Quanto ao óleo, pode ser. Mas o barulho que me refiro é aquele típico de quando se liga carro frio com o pé embaixo... Ouve-se tudo dentro do motor antes que o óleo suba...
gutoxj98
09/07/2008, 22:20
Guto,
A minha nunca teve GNV... E a rotação da lenta nunca passa os 1200 RPM. Mas isso ocorre uma vez na semana.
Quanto ao óleo, pode ser. Mas o barulho que me refiro é aquele típico de quando se liga carro frio com o pé embaixo... Ouve-se tudo dentro do motor antes que o óleo suba...
Morubixaba, vc liga o carro com o pé embaixo ? acelerando tudo amigo ????
se for assim nao da tempo mesmo do oleo chegar na parte de cima do motor, aos poucos vc esta destruindo seu 4.0 !!!
Quanto a alta rotaçao de uma verificada na sua TBI, e uma boa limpada em tudo.........eu faço isso 2 vezes por ano.......e troco a junta apenas 1 vez !!
abraçao
Morubixaba
10/07/2008, 11:47
Não Guto, é o que eu tô falando...
Ela sobe o giro na hora de ligar sem sequer encostar no pedal, afinal carro com injeção não precisa bombear o pedal...
É isso que eu acho estranho na minha.. Mas não é sempre que isso acontece. Mas ocorre com uma certa freqüencia..
abraço...
gutoxj98
11/07/2008, 00:20
Não Guto, é o que eu tô falando...
Ela sobe o giro na hora de ligar sem sequer encostar no pedal, afinal carro com injeção não precisa bombear o pedal...
É isso que eu acho estranho na minha.. Mas não é sempre que isso acontece. Mas ocorre com uma certa freqüencia..
abraço...
Entao acho que vc pode desmontar a sua TBI e limpar tudo, inclusive o motor de passo, que pode ter sujeira, ai a borboleta fica um pouco aberta ao ligar o carro.............quando for fazer isso, faça com a chave desligada ok !!!!
abraçao
Morubixaba
11/07/2008, 08:25
boa dica... certa fez fiz uma limpeza só no entrada da tbi mas sem desmontar.. tava carbonizado o negócio. Usei CAR 80... Mas o motor de passo eu nem tinha pensado nisso
abraço
Escaneia o módulo. Grande chance de ser o sensor de O2.
Rones Jr
07/10/2008, 17:56
Então....o problema foi resolvido? Oque era? A minha começou com esta doidera...ta andando e quando para e passa pro P ou N a danada acelera....desligou/ligou some o problema...anda um pouqinho...e é a mesma coisa...
Em tempo, nunca havia acontecido isto: com 8 meses de GNV. Veio acontecer neste findi.
phinc_xj
05/11/2008, 14:41
A minha tambem ja fez isso, alguns anos atras. No meu caso foi o modulo do motor q estava ameacando pifar de vez...Ainda chegou a dar uns suspiros...Algumas vezes, qnd ela nao liagava, era so desconectar os plugs(3) no modulo, aguardar e ligar novamente. Mas chegou num momento que nao ligou mais. Mandei trazer de fora e custou 600doletas o original (aqui no Brazil era muito mais caro, sempre).
Teve um dia que, esperando o sinal abrir e as pessoas atravessando na faixa de pedestre, a XJ comecou a acelerar sozinha (em P) e eu sem graca pq nao conseguia parar o barulho e as pessaos me olhando de cara feia, como se eu estivesse com pressa e fosse passar por cima delas!!! Desliguei-a a liguei novamente.
Phinc_XJ
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