PDA

Ver Versão Completa : Troca do câmbio de 3M pelo de 4M

calambau4x4
30/04/2008, 21:46
Caros amigos do mundo off-road, pretendo trocar o câmbio de 3M do meu CJ5 (motor BF 161) por um câmbio de 4M da Rural ou de outro Jeep mesmo, pra não ter que ficar mexendo com adaptações. Pretendo fazer à base de troca, pois o meu está em boas condições. Já me falaram para trocar somente a relação coroa/pinhão pela relação 9X44, mas achei caro (450,00 cada) e creio que o câmbio de 4M vai me passar uma sensação de maior desenvoltura para andar e de economia (neste último caso, acho que só a sensação mesmo...rsss....). Alguém faz idéia de quanto vou gastar nesta troca à base de troca? grande abraço a todos e obrigado àqueles que se dispuserem ajudar.

BLANCO
01/05/2008, 00:20
Fala ai Calambau , acredito que voçe ira realmente sentir uma pequena diferença pelo fato que com o cambio de 4 marchas voçe tera a 3 marcha para escalonar em uma subida ou reduzida em contra partida o cambio de 3 marchas nao te oferece esta disposição .
Se voçe trocar a relaçao de coroa e pinhao para 9x44 com o cambio de 3 marchas voçe perdera muito em subida ou seja tera que trocar para 2 marcha e a viatura ficara um pouco lerda ou lenta para saidas ira melhora um pouco em velocidade final .
Minha opiniao troca somente o cambio para de 4 marchas .
Se voçe costuma fazer muitas trilhas continue com de 3 marchas ( + resistente ) caso contrario anda muito em cidade e estradas troque para 4 machas .
Acredito que se voçe trocar por um cambio 4 marchas de C 10 da GMC ficaria muito bom pois é um cambio extremamente resistente . Em uma sequencia de cambio :
1° GMC - C 10
2° cambio do jeep 3 marchas
3° cambio de jeep 4 marchas

ESTA É MINHA OPINIAO , forte abraço ><><><><><><><

Treme Terra
01/05/2008, 01:37
Se vc trocar pelo de 4 marchas (Willys), vai trocar para pior em durabilidade, praticamente vai trocar 6 por meia duzia. Vai gastar dinheiro a toa. Estes cambios e os motores BF 161 não foram feitos para o que nos queremos fazer com eles (off-road pesado).
Gasta o dinheiro direito e uma vez só, vai de Clark 260 F.

Abraços.

lucciano amaral
01/05/2008, 07:30
Se vc trocar pelo de 4 marchas (Willys), vai trocar para pior em durabilidade, praticamente vai trocar 6 por meia duzia. Vai gastar dinheiro a toa. Estes cambios e os motores BF 161 não foram feitos para o que nos queremos fazer com eles (off-road pesado).
Gasta o dinheiro direito e uma vez só, vai de Clark 260 F.

Abraços.

Concordo plenamente com o nosso amigo Treme terra, vai de 260 F, gaste seu dinheiro uma vez so. e ficara com um cambio show de bola.

Julinot
01/05/2008, 10:33
Se você trocar o 3M pelo 4M sem trocar os diferenciais aí sim é que vai estar trocando 12 por uma dúzia ! Se trocar o 3 pelo 4 e trocar os diferenciais - que devem ser 43/8, para 44/9, vai ficar legal pois ficará um pouco mais longo e com escalonamento melhor... mas se quiser se aborrecer menos ainda, troque os pneus por uns maiores, porque o que você está querendo é desenvolver um pouco mais de velocidade apenas, não ?

leopoldo
01/05/2008, 11:15
o câmbio de 4M vai me passar uma sensação de maior desenvoltura para andar e de economia

Existem 2 cambios de 4 marchas originais no jeep: da rural /F75 e do jeep com motor OHC.

Ambos são 4 marchas mas ... são cambios com engrenagens diferentes e NÂO se misturam. A tampa é a mesma, a carcaça é a mesma, as engrenagens ... não.

A opção MAIS barata é simplesmente colocar o 4M da Rural/F75. Observe porém que: a diferença será quase imperceptível.

A opção 4M do OHC faz real diferença pois a 1º marcha é praticamente 4:1 de relação.

PORÉM,

1- O eixo piloto é diferente e vc necessita de um eixo que era especialmente fabricado para esta adaptação e era disponível na Agromotor.

2- Em todos os cambios, a ultima marcha é 1:1, ou seja ... nada de ganho. Neste caso, o mais lógico seria colocar cambio 4M do OHC + piloto modificado + relação coroa-pinhão mais longa.

3- Dependendo do custo total, é mais aceitável trocar por um cambio tipo clark mas com a 4 ou 5 marcha overdrive.

RBM
01/05/2008, 19:41
Caros amigos do mundo off-road, pretendo trocar o câmbio de 3M do meu CJ5 (motor BF 161) por um câmbio de 4M da Rural ou de outro Jeep mesmo, pra não ter que ficar mexendo com adaptações. Pretendo fazer à base de troca, pois o meu está em boas condições. Já me falaram para trocar somente a relação coroa/pinhão pela relação 9X44, mas achei caro (450,00 cada) e creio que o câmbio de 4M vai me passar uma sensação de maior desenvoltura para andar e de economia (neste último caso, acho que só a sensação mesmo...rsss....). Alguém faz idéia de quanto vou gastar nesta troca à base de troca? grande abraço a todos e obrigado àqueles que se dispuserem ajudar.

Calambau4x4,

Eu tenho um CJ-5 com BF 161, pneu Frontiera 750X16, diferencial 44x9 e cambio 4m da F-75, rodo mais na cidade e em passeios, ele vai bem, na estrada fica economico, vou para Sampa e volto com um tanque original (40l) pisando +/- à 100km/h, mas fica sem arrancada, sobe uma ladeira (asfato) numa boa em 3ª.

Julinot
01/05/2008, 20:26
RBM
você disse que fica econômico.
Pois quanto é esse econômico em Km/litro ?
Você sabe nos dizer as relações desse câmbio 4M de F75 ?
Eu acho que o diferencial original das F75 era mais curto ainda do que 43/8... então talvez este seja um câmbio mais longo do que o 4M original do Jeep, não ?

Abracos a todos...

Calambau4x4,

Eu tenho um CJ-5 com BF 161, pneu Frontiera 750X16, diferencial 44x9 e cambio 4m da F-75, rodo mais na cidade e em passeios, ele vai bem, na estrada fica economico, vou para Sampa e volto com um tanque original (40l) pisando +/- à 100km/h, mas fica sem arrancada, sobe uma ladeira (asfato) numa boa em 3ª.

RBM
01/05/2008, 20:55
RBM
você disse que fica econômico.
Pois quanto é esse econômico em Km/litro ?
Você sabe nos dizer as relações desse câmbio 4M de F75 ?
Eu acho que o diferencial original das F75 era mais curto ainda do que 43/8... então talvez este seja um câmbio mais longo do que o 4M original do Jeep, não ?

Abracos a todos...

Julinot,
Não sei a relação do cambio, o mecanico falou outro dia que era da f-75 pq tem um braço do lado (cortado) do cambio no volante. o diferencial é do Jeep mesmo.
Mas pensando bem, cambio no volante não era 3m???.....rs

Julinot
01/05/2008, 21:09
RBM... você sabe quantos Km/litro faz o teu Jeep na estrada ?
Não entendi a piada sobre o câmbio 3m ser no volante.

Abracos a todos

Julinot,
Não sei a relação do cambio, o mecanico falou outro dia que era da f-75 pq tem um braço do lado (cortado) do cambio no volante. o diferencial é do Jeep mesmo.
Mas pensando bem, cambio no volante não era 3m???.....rs

RBM
01/05/2008, 21:18
RBM... você sabe quantos Km/litro faz o teu Jeep na estrada ?
Não entendi a piada sobre o câmbio 3m ser no volante.

Abracos a todos
~
Julinot,

Não é piada não, é que no volante só fizeram cambio de 3m, não é?
e o meu é de 4m, mas o mecanico falou que o tal braço do lado dele era para ligar o sistema no volante.
Falei besteria também no consumo...... parece economico enchendo o tanque, mas tá fazendo uns 6km/l.

Ronaldo Petri
01/05/2008, 22:45
Amigo, na minha época de CJ-5 eu fiz essa troca, tinha um câmbio de 3 marchas original para um 69 e coloquei um de 4 marchas, na verdade só troquei porque o meu de 3 marchas foi para as cucuia. A relação foi mantida e o único ganho que senti com o câmbio de 4 marchas foi nas saídas em subidas, pois a primeira do câmbio de 4, é mais reduzida que o de 3, já em velocidade final não teve diferença nenhuma. Quanto ao consumo também não notei diferença. A troca me custou R$ 2000,00 entre mão de obra e o câmbio "novo". Se estivesse no seu lugar com um câmbio de 3 marchas em boas condições, com certeza não trocaria, a não ser que fosse para trocar por um câmbio mais robusto.

Um abraço!

umberto xxxrrr
01/05/2008, 23:22
Câmbio "no volante" da F-75 (pelo menos da minha 78 tirada 0km) é/era de 4 marchas à frente sim.

Systema
02/05/2008, 17:53
vai ai uma planilha de rel de cambios

Willys 3m2,798:11,551:11,00:1------------------------------3,794:1Willys 4m3,569:12,378:11,531:11,00:1---------------4,229:1

Julinot
02/05/2008, 18:29
Sim, Petri.
Mantendo o diferencial original 43/8, essa seria a única diferença. Trocando o diferencial 43/8 por um 44/9, a "única" diferença passaria a ser outra... no caso, a 4a marcha apesar de ser 1:1 como a 3a do câmbio de 3M, ficaria mais longa no final, por causa do diferencial mais longo. Daria para andar um pouquinho mais rápido forçando menos o motor, que trabalharia a uma rotação menor para a mesma velocidade do conjunto câmbio/diferencial - transmissão, original. Não ?! Seria melhor do que colocar pura e simplesmente, como eu sugeri anteriormente, pneus maiores, pois nesse caso perde-se uma forcinha.

Abracos a todos...

Amigo, na minha época de CJ-5 eu fiz essa troca, tinha um câmbio de 3 marchas original para um 69 e coloquei um de 4 marchas, na verdade só troquei porque o meu de 3 marchas foi para as cucuia. A relação foi mantida e o único ganho que senti com o câmbio de 4 marchas foi nas saídas em subidas, pois a primeira do câmbio de 4, é mais reduzida que o de 3, já em velocidade final não teve diferença nenhuma. Quanto ao consumo também não notei diferença. A troca me custou R$ 2000,00 entre mão de obra e o câmbio "novo". Se estivesse no seu lugar com um câmbio de 3 marchas em boas condições, com certeza não trocaria, a não ser que fosse para trocar por um câmbio mais robusto.

Um abraço!

Julinot
02/05/2008, 18:32
RBM... nem está ecônomico nem mais rápido pois, mantendo o diferencial original - é só fazer as contas (ou nem precisa), a 4a do 4M fica igual a 3a do 3M. Bem que eu desconfiei dessa economia tua.

ps. pensei que eera piada porque você colocou rs no final da frase que escreveu...

Abraços a todos...

~
Julinot,

Não é piada não, é que no volante só fizeram cambio de 3m, não é?
e o meu é de 4m, mas o mecanico falou que o tal braço do lado dele era para ligar o sistema no volante.
Falei besteria também no consumo...... parece economico enchendo o tanque, mas tá fazendo uns 6km/l.

Gibson Pacelle
03/05/2008, 08:26
Pessoal também estou trocando meu câmbio, mas é do 4m original pelo câmbio 3m da c10 (meu motor é de opala 4cc), pelo que li vcs dizerem o meu jeep então ficará menos reduzido? vlw

Julinot
03/05/2008, 09:33
Pacelle,
que os universitários me corrijam, mas... acho que você vai ganhar em robustez. Pero... não vai ficar nem mais reduzido nem menos reduzido. Acredito que a 3a marcha do 3M que você vai instalar seja 1:1 assim como a 4a marcha do 4M que você vai tirar. E talvez você ainda fique com um escalonamento de marchas pior.

Abracos a todos...

Pessoal também estou trocando meu câmbio, mas é do 4m original pelo câmbio 3m da c10 (meu motor é de opala 4cc), pelo que li vcs dizerem o meu jeep então ficará menos reduzido? vlw

RBM
03/05/2008, 12:46
RBM... nem está ecônomico nem mais rápido pois, mantendo o diferencial original - é só fazer as contas (ou nem precisa), a 4a do 4M fica igual a 3a do 3M. Bem que eu desconfiei dessa economia tua.

ps. pensei que eera piada porque você colocou rs no final da frase que escreveu...

Abraços a todos...

Julinot!!
Acho que dá diferença sim, pois quando ando com uns amigos eles sempre andam mais travados e completam o tanque bem antes de mim, alem de chegar nos 100km/h sem esgoelar o motor, testei ontem vamos dzer que não piso nem 1/3 do curso do acelerador.

Julinot
03/05/2008, 21:37
RBM,
você sabe dizer qual é o diferencial que estáno teu Jeep ?
Os os pneus ? Qual é o diâmetro deles ?

Abraços a todos...

Julinot!!
Acho que dá diferença sim, pois quando ando com uns amigos eles sempre andam mais travados e completam o tanque bem antes de mim, alem de chegar nos 100km/h sem esgoelar o motor, testei ontem vamos dzer que não piso nem 1/3 do curso do acelerador.

RBM
03/05/2008, 21:45
RBM,
você sabe dizer qual é o diferencial que estáno teu Jeep ?
Os os pneus ? Qual é o diâmetro deles ?

Abraços a todos...

Acho que falei lá em cima, mas é BF 161, pneus Frontieira 750X16, diferencial 44x9, cambio 4m da F-75

Julinot
04/05/2008, 11:22
RBM... você deve ter mencionado, sim. Mas veja... já estou com 46 para 47 anos, e meu sistema de memória começa a dar sinais... não muito bons. Olhá só... o meu maior desejo é poder andar mais rapido um pouquinho - não gosto de liderar filas em estradas, por exempo - sem esgoelar o motor, e com significativo aumento de consumo. Recentemente coloquei pneus 31 (mudzila) mas estou meio arrependido pois, estou achando que devia ter colocado 33 (buckshot, por exemplo). Tenho medo entretanto de perder torque para enfrentar os obstáculos. Meu negócio não é trilha radical, nem subir em coqueiros ou paredões, de modo que uma redução pequenininha no torque não me atrapalharia tanto. Teu motor é igual ao meu - que está muito bom e ganhou ignição eletrônica recentemente (mas ganhou também direção hidráulica que rouba uns cavalinhos, eu sei). Você está com pneus de diâmetro razoável (qual é o diâmetro em polegadas de um 750x16?), está com uma diferencial um pouco mais longo do que o 43/8 original, e não está reclamando de torque para trilha. Não sei o tipo de trilha que você faz... mas de qualquer forma não está reclamando. Aí eu pergunto... o BF-161 encara bem essa situação, ou é esse câmbio de F-75 que tem uma 1a e 2a marcha mais curta do que a 1a e 2a do câmbiooriginal 3M 1a seca igual ao meu ???

deculpem mais esse testamento...

Abraços a todos...

Acho que falei lá em cima, mas é BF 161, pneus Frontieira 750X16, diferencial 44x9, cambio 4m da F-75

RBM
04/05/2008, 12:26
Julinot,

Medi com uma trena o pneu, deu +/- 79 cm de diametro por 21 cm de largura. Trilha faço bem leves, as mais pesadas que fiz ele até que foi bem, mas judia muito do Jeep. gosto dele pro dia-dia. direção eu coloquei a mecanica da F-1000 grudada no parachoque, ficou leve com hidraulica e não rouba força do motor.

calambau4x4
07/05/2008, 20:53
Caro Treme Terra, agradeço a atenção dispensada na questão. Aproveito para, em seu nome, agradecer a todos os companheiros do mundo 4x4 pelas opniões tão importantes quando estamos diante de tamanha indecisão. No entanto, fico com a opnião da troca pelo câmbio Clark 260F, concluí que, nesse caso, o gasto fica justificado. Abraço a todos! Calambau4x4

m.vinicius
08/05/2008, 06:45
ainda vou dar meu pitaco, eu fiz a troca de 3 para 4 marchas, sabendo que relação final de terceira e quarta serem iguais, ciente que o 4marchas era mais fraco, mas optei pela questão de ter uma marcha intermediaria entre a terceira e segunda, ou seja, tava subindo e precisava reduzir a marcha e dava aquela distancia enorme no giro entre terceira e segunda, coisa que no 4 marchas não é tanto sentida, é ter uma marcha intermediaria entre as duas. fiz isso pois não gosto de ver um motor sofrer nas trocas de marchas, mas certamente trocaria por um cambio mais robusto como o clark, mas como estou na roça e uqalquer adaptação a 7 anos atras era impossivel, a solução mais barata era a troca pelo da rural.

calambau4x4
08/05/2008, 16:31
ainda vou dar meu pitaco, eu fiz a troca de 3 para 4 marchas, sabendo que relação final de terceira e quarta serem iguais, ciente que o 4marchas era mais fraco, mas optei pela questão de ter uma marcha intermediaria entre a terceira e segunda, ou seja, tava subindo e precisava reduzir a marcha e dava aquela distancia enorme no giro entre terceira e segunda, coisa que no 4 marchas não é tanto sentida, é ter uma marcha intermediaria entre as duas. fiz isso pois não gosto de ver um motor sofrer nas trocas de marchas, mas certamente trocaria por um cambio mais robusto como o clark, mas como estou na roça e uqalquer adaptação a 7 anos atras era impossivel, a solução mais barata era a troca pelo da rural.

valeu pelo pitaco, Marcos. concordo com vc na justificativa da troca. ainda não vi nada de preços, mas pelo que a galera andou falando, vou gastar pouco mais ao trocar o meu pelo CLARK 260F ao invès do 4m da Rural. abço.

junior braga
05/10/2008, 14:34
Só pra reativar o tópico,
Bom eu estou com meu cambio original quebrado, digo 3-marchas, e ja decidi vou substitui-lo pelo 4-marchas ohc, ja comprei e estou aguardando a chegada. Sei também que vou ter que trocar o eixo piloto, agora pergunto e quanto a engrenagem que liga a redução é a mesma ou não?
Um pouco antes de quebrar o cambio eu troquei os pneus, e coloquei os tork 265/70R16, pelo pouco que pude rodar, deu pra perceber que o carro ficou um pouco fraco, pois estou com a relação 9x44, estava ja pensando em trocar pela 8x43, mas agora que estou trocando o cambio, pergunto, será preciso trocar ainda a relação? pois, pelo que li aqui, esse cambio 4-m do ohc e mais reduzido a 1º, não é? então, qual vai ser a real diferença com esse cambio de 4-m? será que vai ficar bom?

Sds,

lucciano amaral
06/10/2008, 06:57
A relação 8/43 vai ficar bem mais reduzida em seu jeep e vai melhorar muito nas trilhas.

junior braga
08/10/2008, 14:03
A relação 8/43 vai ficar bem mais reduzida em seu jeep e vai melhorar muito nas trilhas.

Sei também que vou ter que trocar o eixo piloto, agora pergunto e quanto a engrenagem que liga a redução é a mesma ou não?

mas agora que estou trocando o cambio, pergunto, será preciso trocar ainda a relação? pois, pelo que li aqui, esse cambio 4-m do ohc e mais reduzido a 1º, não é? então, qual vai ser a real diferença com esse cambio de 4-m? será que vai ficar bom?

Sds,
:pensativo::pensativo:

junior braga
10/10/2008, 20:40
Sei também que vou ter que trocar o eixo piloto, agora pergunto e quanto a engrenagem que liga a redução é a mesma ou não?

mas agora que estou trocando o cambio, pergunto, será preciso trocar ainda a relação? pois, pelo que li aqui, esse cambio 4-m do ohc e mais reduzido a 1º, não é? então, qual vai ser a real diferença com esse cambio de 4-m? será que vai ficar bom?

Sds,
:pensativo::pensativo:

Leopoldo da mais um help por favor...

:parede::parede:

leopoldo
11/10/2008, 08:16
Bom dia.

Sobre a engrenagem do eixo estalhado e que liga cambio à transferência/redução:

Se vc abre o seu cambio, simplesmente para trocar o piloto, não vai ter que trocar a engrenagem de saída.

Agora, se vc vai trocar o cambio, dependendo do caso, vai ter que trocar sim.

Essa engrenagem, no cambio mais moderno, tem entalhado (estrias) grossa ou fina.

Vai depender do cambio que vc compra.

junior braga
12/10/2008, 08:54
Bom dia.

Sobre a engrenagem do eixo estalhado e que liga cambio à transferência/redução:

Se vc abre o seu cambio, simplesmente para trocar o piloto, não vai ter que trocar a engrenagem de saída.

Agora, se vc vai trocar o cambio, dependendo do caso, vai ter que trocar sim.

Essa engrenagem, no cambio mais moderno, tem entalhado (estrias) grossa ou fina.

Vai depender do cambio que vc compra.

Leopoldo bom dia,

O cambio que comprei é de um jeep 80, mas ainda não o recebi, por isso estou com esssas duvidas. Estou tirando o meu de 3-marchas pra colocar esse.

:concordo:

junior braga
12/10/2008, 10:14
Leopoldo o cambio do jeep é de 3-marchas, acho que é original, como sei qual é o meu cambio?
Digo 1ª seca, ou sincronizado.

O ano dele é 1967.

Sds,

leopoldo
12/10/2008, 14:41
Ano não significa muita coisa hoje em dia.

se vc consegue engatar a 1º marcha sem dificuldades, ele tem sicronização.

ou

vc pode remover a tampa e olhar a engrenagem de 1º e ver se tem luva sincronizadora.

junior braga
12/10/2008, 15:08
Ano não significa muita coisa hoje em dia.

:stop:

se vc consegue engatar a 1º marcha sem dificuldades, ele tem sicronização.

:mrgreen: sim antes dele quebrar engatava facilmente...

ou

vc pode remover a tampa e olhar a engrenagem de 1º e ver se tem luva sincronizadora.

esse danado ja esta na bancada, inclusive comecei a desmonta-lo.
tem cj sincronizador, e ta muito ruim o de 1ª e ré, so achei estranho pois não esta com reparo sincronizador, ou seja está montado cru...

agora que vc citou:
ver se tem luva sincronizadora, pergunto como seria o cambio cuja 1ª é seca? não tem luva corrediça?

:concordo::concordo:

junior braga
16/10/2008, 22:00
esse danado ja esta na bancada, inclusive comecei a desmonta-lo.
tem cj sincronizador, e ta muito ruim o de 1ª e ré, so achei estranho pois não esta com reparo sincronizador, ou seja está montado cru...

agora que vc citou:
ver se tem luva sincronizadora, pergunto como seria o cambio cuja 1ª é seca? não tem luva corrediça?

Leopoldo da uma :idea:.

Abraço

leopoldo
20/10/2008, 18:08
se tem uma engrenagem que corre por cima do eixo, é seco.

junior braga
25/10/2008, 23:12
Leopoldo bom dia,

O cambio que comprei é de um jeep 80, mas ainda não o recebi, por isso estou com esssas duvidas. Estou tirando o meu de 3-marchas pra colocar esse.

:concordo:

Leopoldo boa noite,

Então o cambio que comprei chegou, e pra minha surpresa não vou precisar trocar piloto, e nem engrenagem de ligação da reduzida, pois a estria é a mesma do meu.

Agora fiquei :pensativo::pensativo: porque? Pois comprei como sendo de um ohc 80, so que o vendedor me falou que tinha trocado o piloto.

Bom da parte do cambio ta resolvido...agora estou ja na t-case, Leopoldo o que acha daquela mudança no pino chorão? para rolamentos, é que desmontei o meu, pois vi que a folga na engrenagem corrediça estava :shock: muita, depois que retirei pude constatar de fato a tal folga, pois o eixo esta com desgaste e os roletes estão todos danificados, fiquei indeciso se mudo ou se mantenho o sistema original somente substituindo o que esta estragado.

Sds,

leopoldo
26/10/2008, 09:00
Vc pode mudar ou manter original.

Isso depende de investimento. A alteração para cônicos, e isso É uma alteração, envolve o pino E a engrenagem (carretel). Veja quanto custa. Não é só comprar o pino e os rolamentos. Vc tem que usinar o carretel, ou comprar já usinado.

rodrigo.hoffman
11/01/2009, 23:49
Boa noite pessoal...

To com um probleminha no cambio do "fibroso" que anda arranhando quase sempre a 3 marcha, principalmente quando reduz.. o cambio e o 4 marchas original do jeep, mas nao sei se é o do OHC. minha duvida e pq tenho um cambio aqui da F-75 do meu pai que tb e 4m e aparentemente sao iguais.. O Leopoldo disse no inicio do topico que externamente eles sao iguais (e realmente sao), mas as engrenagens sao diferentes, mas eu abri ambas e nao percebi nada de diferente, pelo menos que eu tenha notado.. entao a pergunta e simples... como identificar atraves das engrenagens se o cambio é um 4 marchas da F-75 do 6cc ou e do 4cc (ohc)..

Abraços

leopoldo
12/01/2009, 17:37
1º - se o seu motor for 4 cilindros, muito provávelmente o cambio 4 marchas É o do OHC.

2º - O eixo piloto, o carretel e a engrenagen de 3º marcha SÃO diferentes. Possuem diferentes numero de dentes do 4 marchas do jeep 6 cilindrods.

3º - Se o cambio da F-75 é com motopr OHC e o seu cambio é do OHC, são iguais, e isso é facil de ver. Tire a tampa e observe os dentes do eixo pilotos. Aproveita, tira uma foto e coloca aqui.

rodrigo.hoffman
12/01/2009, 22:40
1º - se o seu motor for 4 cilindros, muito provávelmente o cambio 4 marchas É o do OHC.

2º - O eixo piloto, o carretel e a engrenagen de 3º marcha SÃO diferentes. Possuem diferentes numero de dentes do 4 marchas do jeep 6 cilindrods.

3º - Se o cambio da F-75 é com motopr OHC e o seu cambio é do OHC, são iguais, e isso é facil de ver. Tire a tampa e observe os dentes do eixo pilotos. Aproveita, tira uma foto e coloca aqui.

Pois é, concordo que provavelmente deve ser do OHc, mas sabe como eh.. pessoal faz cada misturança por ai..

O eixo piloto realmente e diferente, pelo motivo que a F-75 era 6cc (18 dentes, curto) e o do 4cc é (16 dentes, longo)

Agora a engrenagem da 3 se for a mais proxima do eixo piloto, e diferente sim.. a da f-75 tem 22 dentes e a do 4cc tem 21.. o carretel eu nao retirei ainda o do 4cc, por isso nao comparei..

segue as fotos em anexo, as 2 primeiras do OHC e as outras duas do 6cc

leopoldo
12/01/2009, 23:39
O carretel também é diferente.

A moringa é diferente.

A engrenagem da 2º e da 1º ... eu não lembro. Conta os dentes e poe aqui neste tópico.

A ré é igual.

rodrigo.hoffman
13/01/2009, 23:46
O carretel também é diferente.

A moringa é diferente.

A engrenagem da 2º e da 1º ... eu não lembro. Conta os dentes e poe aqui neste tópico.

A ré é igual.

A moringa é diferente mesmo.

O carretel do 6cc tem as seguintes relações: 19(1ª),15(ré),23(2ª),29(3ª),33(4ª)

Como a cx do 4cc tem a engrenagem da 3ª (da arvore) e o eixo piloto diferente do 6cc, da pra concluir que realmente é a cx do OHC, pois obrigatoriamente o carretel tem que ser diferente (ou não???).. segundo o site da donatti (não conferi) as relações são: 19(1ª),15(ré),23(2ª),30(3ª),35(4ª)

A engrenagem do carretel da 3ª é um dente maior, pois ah da arvore é um dente menor.. como no eixo piloto e dois dentes maior tb

Uma perguntinha que ta me deixando meio encucado.. tem tanta diferença assim entre os dois cambios??? pelo que eu entenda so muda a relação da 3ª, ou não??

Ai vai a foto do carretel do 6cc (4 marchas).. no ultimo post eu coloquei o carretel do 3 marchas

Mr.Maker
18/03/2009, 22:22
Aproveitando o tópico, estou com o seguinte problema:
o meu câmbio 4m OHC foi pro saco...
segundo o mecânico tenho 3 opções:
- trocar apenas as peças danificadas por peças novas - R$ 1.350,00
- trocar apenas as peças danificadas por peças usadas em bom estado - R$ 750,00
- trocar o câmbio todo por um clark 4m (C-20) usado em bom estado - R1.700,00
Já ouvi muitas pessoas dizendo que esse câmbio da C-20 é muito bom, mas pelo preço compensa?

lucciano amaral
19/03/2009, 07:38
Já ouvi muitas pessoas dizendo que esse câmbio da C-20 é muito bom, mas pelo preço compensa?

Nao tenha duvida, VAI DE CLARCK 4 MARCHAS, nao quebra nem a pau, valeuwwww

rodrigo.hoffman
19/03/2009, 19:04

Se for pensar em qualidade e resistencia, sem duvida e a clark 4m.. so tem que ver a qt de lt$$ que tem pra gastar

Abraços

jijoe_78
19/03/2009, 23:06
Ôpa!
Blz M.Maker?
Cara, por experiência de quem passou por isso, mas não desistiu da caixa 4 marchas.
O grande problema dos câmbios dos jipes é a falta de conhecimento técnico em MECÂNICA dos mexânicos que sem as noções básicas fazem cagada atrás de cagada. É folga de uma engreanagem p´ra outra fora de padrão, assim como no carretel (a 4a. foto do post do rodrigo.hoffman), não sabe onde se usa graxa ou oleo na montagem, ou ainda pior é quando não sabe nem a base destes lubrificantes para saber se eles podem ou não se misturar!
Tem muitos deles que malemá sabe usar um paquímetro e acham torquímetro dispensável... E a grande cagada está muitas vezes na hora de lavar e testar um rolamento, que neste processo danifica o dito cujo e montam assim mesmo. Dá 3 meses de uso e já encontra coisa moída lá dentro.
Se for p´ra gastar R$ 1.350,00 tem que ver peça por peça e saber o porquê o cidadão está condenando ela. E outra, pegue todas as peças de volta depois de montar seu câmbio, caso opte por esta opção. Tem que marcar em cima deles mesmo e pedir uma segunda opinião mesmo com o câmbio desmontado.
Agora, se optar por um clarck, fique atento pq vc vai precisar de flanges de conexão e adaptações que podem encarecer razoavelmente o custo final. Dê uma vasculhada aqui no fórum que vai ver prós e contras ou como fazer melhor. E isso se o preço que ele pediu neste câmbio se refere a um câmbio 100% de peças novas e de procedência e montado do jeito certo. Senão vai dar as mesmas dores de cabeça... Aí eu fico com o 4 marchas reformado!
[]´s!

Mr.Maker
21/03/2009, 22:02
Obrigado pelas dicas. Mas o problema é que meu conhecimento em mecânica é zero (entendo alguma coisa de carros de autorama :-D). Tô na mão do mecânico...por sorte é um cara de confiança.
Optei pelo clark 4m (usado, mas em bom estado), teve que ir pro torneiro fazer alguma adaptação... é aí onde me preocupo. Deve ficar pronto na terça-feira. Eu vi o câmbio antigo e tá faltando uns dentes na engrenagem, a coisa foi feia.
Valeu.

junior braga
07/06/2009, 14:39
:mrgreen: Pois bem, e o meu cambio continua desmontado;

Sabe o maldito jaque me pegou, desmontei também a reduzida.

:evil::evil: