Ver Versão Completa : Problema aquecimento ranger 2000 Turbo Diesel 2.5
Olá,
Comprei uma ranger 2000 2.5 turbo diesel. Fiquei sabendo atravez de conhecidos que esse motor tem um sério problema de aquecimento, que pelo que entendi é que falha muito o sensor de temperatura e que pode ocorrer um problema de aquecimento que acaba com o motor n sendo resolvido nem com retifica (acho meiu dificil isso). Gostaria de pegar conhecimento com voces que entendem do assunto para ver o que faço, c tenho que preocupar ou c tem algum dispositivo que posso adaptar pra ter uma indicação de temperatura mais confiável..
obrigado..
Anthoniusnikos
30/04/2008, 21:44
Patoso, o assunto semelhante ainda está quente no tópico logo abaixo, intitulado: " Minha Ranger que ferveu! essa borbulhou - 2.8 Diesel" do Proelthon.
Tenho uma igual e não dá problema não quando bem tratada.
Mas esses sintomas estão esclarecidos no tópico que mencionei. Se tiver mais dúvidas, pode postar que o pessoal aquí sempre tem uma solução.
Seja Bem-Vindo ao Fórum.
Abs
Anthoniusnikos
na verdade eu li o topico anterior...
Só que lá foi um fato que aconteceu por um descúido e certa pressa do cara (tem hora que é assim msm agente nem olha pro painel) e tambem foi com o motor 2.8
Ai eu estava querendo saber c isso é normal de acontecer em ranger com motor Diesel 2.5 (não tenho certeza mais acho que a marca do motor é maxium, nem sei c é assim que escreve)
Porque talvez isso é um defeito de fabricação do motor e vale a pena eu investir em algum sensor extra de temperatura.
msm assim agradeço a dica...obrigado
Isso que os teus "conhecidos" falaram é lenda. (ponto final)
proelton
30/04/2008, 22:37
Patoso, eu lendo umas pesquisas que fiz no forum, descobri umas coisas.
O motor dessas rangers são MUITO raros de superaquecer.
O que pode acontecer são falhas bem estudadas já. Entrando no topico que eu criei tem um link pro topico do velocyraptor também, e o assunto está bem esmiuçado.
Mas não precisa se preocupar, sua ranger só vai aquecer por um milagre.
Edintruder
30/04/2008, 22:45
Patoso,
Manda os teus conhecidos "desconhecidos de ranger" à PQP, pois eles falam sem saber! Tu comprasses uma Ranger e não uma L200 HPE automática! Os casos de aquecimento em Rangers são todos por falha em algum dispositivo devido ao uso constante e manutenção esporádica que o veículo exige.
Podes acreditar que fizesses uma excelente escolha! E muito bem vindo ao Fórum!
Os cânceres da Ranger são 4:
- Rodas Livres à Vácuo (retirada em 2000 pela Ford);
- Engate da tração por gerenciamento eletrônico (se fosse com relés era mais prático);
- Embreagem por sistema hidráulico (como todas as picapes, porém nada melhor que o bom e velho cabo de aço ou varão de aço);
- Rolamentos dianteiros (quando sai do original não dura tanto quanto se espera...)
De resto é só alegria!
Anthoniusnikos
30/04/2008, 22:54
Valeu Edintruder, sempre acrescentando alguma coisa interessante a mais, para o aprendizado. Essa dos rolamentos vai para o arquivo. Só não lembro onde deixei a pergunta da marca, etc. Vou procurar...
Espero não estar despertando ciumes em ninguém, senão vão querer uma foto sua, mas só para ver se o Anthonius não está pendurado em algum lugar.
Abração
Anthoniusnikos (O Grago)
Patoso,
Manda os teus conhecidos "desconhecidos de ranger" à PQP, pois eles falam sem saber! Tu comprasses uma Ranger e não uma L200 HPE automática! Os casos de aquecimento em Rangers são todos por falha em algum dispositivo devido ao uso constante e manutenção esporádica que o veículo exige.
Podes acreditar que fizesses uma excelente escolha! E muito bem vindo ao Fórum!
Os cânceres da Ranger são 4:
- Rodas Livres à Vácuo (retirada em 2000 pela Ford);
- Engate da tração por gerenciamento eletrônico (se fosse com relés era mais prático);
- Embreagem por sistema hidráulico (como todas as picapes, porém nada melhor que o bom e velho cabo de aço ou varão de aço);
- Rolamentos dianteiros (quando sai do original não dura tanto quanto se espera...)
De resto é só alegria!
Edi,
Lembrando que todos os assuntos beeem discutidos e comentados aqui no fórum. Eu arrisco dizer que a Ranger é um dos veiculos modernos com mais informação técnica nesse fórum, o que torna a de custo de manutenção mais barata.
Se falarem mal do Maxion, é falácia. Eu acho engraçado que a maioria dos mexânicos que falam mal do 2.5, falam super bem do 2.8 "MWM" da Ranger. Os caras não sabem que o motor direito, e muito menos que eles compartilham muita coisa, e fala mal de um para falar bem do outro. Pura ignorância.
lfdcjeep
01/05/2008, 14:15
queria acrescentar ao colega que é a l200 gls que aquece a l200 hpe NÃO AQUECE
queria acrescentar ao colega que é a l200 gls que aquece a l200 hpe NÃO AQUECE
Lá vamos nós de novo...
Patoso,
Manda os teus conhecidos "desconhecidos de ranger" à PQP, pois eles falam sem saber! Tu comprasses uma Ranger e não uma L200 HPE automática! Os casos de aquecimento em Rangers são todos por falha em algum dispositivo devido ao uso constante e manutenção esporádica que o veículo exige.
Podes acreditar que fizesses uma excelente escolha! E muito bem vindo ao Fórum!
Os cânceres da Ranger são 4:
- Rodas Livres à Vácuo (retirada em 2000 pela Ford);
- Engate da tração por gerenciamento eletrônico (se fosse com relés era mais prático);
- Embreagem por sistema hidráulico (como todas as picapes, porém nada melhor que o bom e velho cabo de aço ou varão de aço);
- Rolamentos dianteiros (quando sai do original não dura tanto quanto se espera...)
De resto é só alegria!
Isso me deixou muito feliz...kkkk.....ow...quero agradecer as informações passadas por voces aki no forum...estão me ajudando muito.....em especial quero agradecer o edintruder pelo grande apoio e grande conhecimento...como já escrevi em outros tópico estou modificando a frente da minha ranger 2000 que comprei batida para o modelo 2005 e confiei nas informações do edintruder de que as peças encaixam perfeitamente e deu tudo certo....ela agora está na pintura e espero semana que vem compartilhar as fotos dela desde 2000 batida para 2005 reformada....muito obrigado a todos..
queria acrescentar ao colega que é a l200 gls que aquece a l200 hpe NÃO AQUECE
Se os 1053 posts aqui do forum não o convenceram que ela também aquece, dee uma olhada em http://www2.uol.com.br/bestcars/tl/l200-sport.htm
Edintruder
01/05/2008, 21:07
Patoso, estamos todos aguardando as tuas fotos da dianteira nova!
Eu estou planejando isso há muito tempo, porém pretendo trocar só os faróis e a mini frente de fibra e deixar o capô, o pára-choque e a grade para depois.
Em relação ao BL, como estás com a mão na massa é muito mais fácil!
Wagninho
01/05/2008, 22:53
Olá,
Comprei uma ranger 2000 2.5 turbo diesel. Fiquei sabendo atravez de conhecidos que esse motor tem um sério problema de aquecimento, que pelo que entendi é que falha muito o sensor de temperatura e que pode ocorrer um problema de aquecimento que acaba com o motor n sendo resolvido nem com retifica (acho meiu dificil isso). Gostaria de pegar conhecimento com voces que entendem do assunto para ver o que faço, c tenho que preocupar ou c tem algum dispositivo que posso adaptar pra ter uma indicação de temperatura mais confiável..
obrigado..
Olá Patoso, seja bem vindo.
Todo motor independente de fabricante merece alguns cuidados básicos, o que acontece normalmente é que o pessoal só quer saber de usar e deixa a manutenção preventiva virar corretiva, melhor dizendo, esmerilha para depois consertar. Faça uma revisão básica em sua viatura, não cuide apenas da beleza da máquina, pois o que adianta uma viatura bonita parada na garagem..., faça o seguinte : troca a correia dentada, rolamento tensor, correias dos agregados, substituição da água de arrefecimento com aditivo, filtro diesel, filtro de ar, filtro de óleo e lubrificante. Depois disso é só alegria, afinal de contas foram produzidos para o mercado da America Latina 540 mil motores Maxion. Além da Ford esse motor equipou veículos da Mercedes-Benz ( MB 301 ) GM ( S10 ) e Land Rover ( TDI 300 ). As demais informações necessárias vc já recebeu da galera nesse mesmo tópico. Boa sorte, aproveita o fórum que tem muita gente boa.
IGORFROTA
02/05/2008, 08:01
Galera, ontem no passeio que fizemos a uma praia aqui a temperatura da Ranger foi bater no vermelho.
A agua não chegou a borbulhar e o nível estava normal.
Parei, esperei uns 10 minutos e a temperatura voltou ao normal. Liguei o carro e prossegui sem nenhum problema e sem aquecer mais nada.
Quando ela aqueceu, o regime de trabalho do motor não estava tão exigido, vinha rodando semre com rpm entre 2000 e 2500rpm, porem ocorreu quando peguei uma areia muito pesada a temperatura subiu rapidamente.
No caso, mesmo com essa areia pesada, o regime de rotacoes nao passou de 3000 rpm. e foi por no maximo 2 minutos.
Fiquei com a seguinte teoria: Como vinha em areia fofa, tentando manter a velocidade em terceira marcha, e logo em seguida em segunda, a embreagem aqueceu transferindo muito calor para o vloco do motor que acabou aquecendo geral.
Tem sentido ? To falando besteira ?
Depois do ocorrido prosseguimos na areia, passando por longos trechos de areia fofa e o carro não aqueceu mais nada. A diferença foi que nesses trechos de areia fofa, utilizei melhor a relação de marchas, reduzindo sempre que a areia pesava mais.....
Queria aproveitar e pergunta a vocÊs o que pode estar fazendo minha luz checkgage ficar acesa direto !!!
De uns 2 meses p/ ca ela comecaou a acender intermitentemente. passava um tempo acesa, depois apagava...
De 2 semanas p/ ca, num apaga mais. A temperatura no dia a dia não passa de 50%, seja na estrada ou na cidade. Tanto faz com ar ligado ou não.
O que pode ser ?
O que devo mandar verificar ?
Edintruder
02/05/2008, 10:08
Usas qual proporção de aditivo no radiador?
Aditivo demais prejudica a troca térmica e pode fazer isso. A embreagem só aquece se patinar, fora isso ela gera muita circulação de ar ao seu entorno o que gera um resfriamento antes de transmitir calor para algum lugar.
Podes olhar ainda se o sensor de temperatura no motor e o acoplamento viscoso está funcionando direito, pois não era para fazer isso.
João Fellipe
02/05/2008, 10:22
Galera, ontem no passeio que fizemos a uma praia aqui a temperatura da Ranger foi bater no vermelho.
A agua não chegou a borbulhar e o nível estava normal.
Parei, esperei uns 10 minutos e a temperatura voltou ao normal. Liguei o carro e prossegui sem nenhum problema e sem aquecer mais nada.
Quando ela aqueceu, o regime de trabalho do motor não estava tão exigido, vinha rodando semre com rpm entre 2000 e 2500rpm, porem ocorreu quando peguei uma areia muito pesada a temperatura subiu rapidamente.
No caso, mesmo com essa areia pesada, o regime de rotacoes nao passou de 3000 rpm. e foi por no maximo 2 minutos.
Fiquei com a seguinte teoria: Como vinha em areia fofa, tentando manter a velocidade em terceira marcha, e logo em seguida em segunda, a embreagem aqueceu transferindo muito calor para o vloco do motor que acabou aquecendo geral.
Tem sentido ? To falando besteira ?
Depois do ocorrido prosseguimos na areia, passando por longos trechos de areia fofa e o carro não aqueceu mais nada. A diferença foi que nesses trechos de areia fofa, utilizei melhor a relação de marchas, reduzindo sempre que a areia pesava mais.....
Queria aproveitar e pergunta a vocÊs o que pode estar fazendo minha luz checkgage ficar acesa direto !!!
De uns 2 meses p/ ca ela comecaou a acender intermitentemente. passava um tempo acesa, depois apagava...
De 2 semanas p/ ca, num apaga mais. A temperatura no dia a dia não passa de 50%, seja na estrada ou na cidade. Tanto faz com ar ligado ou não.
O que pode ser ?
O que devo mandar verificar ?
Beleza Igor? como tava andando na areia? reduzido ou na 4x4 Hi? pneus? largos (+ q 235)? a calibragem? To perguntando isso pq a Fernanda se ficar forçando muito na 4x4 Hi onde deveria andar na 4x4Low( e a calibragem uso 16 libras num 255 x 70 R15 sobe até parede e o carro roda tranquilo na areia bem frouxa) a temperatura sobe rapido mais fica em 1/3 do marcador como se tivesse andando na estrada por muito tempo, não aqueceu comigo ainda pois tenho mania de fazer manutenção na agua do radiador, se ve-la um pouco suja eu tiro tudo coloco o motor pra funcionar com a mangueira de jardim (agua da direta) espero ficar clarinha e depois monto tudo e coloco agua sem cloro + aditivo!!!
Essa sua teses eu acho estranha pq se a embreagem esquentar muito ela fede que é uma beleza...
IGOR,
testa um checklist que postei aqui.
Como tava o seu radiador, muito sujo? E o acoplamento viscoso tá 100%?
IGORFROTA
02/05/2008, 14:27
Osvaldo, quanto ao radiador, acredto qeu esteja tudo ok, pois recentemente fiz limpeza geral e coloquei aditivo.
Talvez a proporção não esteja adequada, pois da última vez acabei comprando um aditivo diferente.
Quanto ao acoplamento, não sei como testar esse danado. Tem indicação de alguma oficina que faça essa checagem e veja a questão dos ponteiros do óleo e a luz do check gage ?
O mais estranho é que depois rodei bastante com rotacao mais alta, pois tava andando mais de segunda e não esquentou mais. Esquentou quando eu tentei manter de terceira na areia fofa.
Inclusive, qnd abri o capô, a pouca fumaça que vinha de dentro, parecia vir lá de baixo do motor.
Esse acoplamento é caro ?
Será que tem problema trava-lo direto ?
Edintruder
02/05/2008, 14:41
Com giro mais baixo tem menos vento no radiador, e em situações de esforço reduz a troca térmica, se aliar a um aditivo muito concentrado em relação à água, o radiador não perde calor como o esperado. Verifica a limpeza externa do radiador também.
Anthoniusnikos
02/05/2008, 15:53
Patoso, segue dica do Ojaneri para verificar o acoplamento viscoso:
* Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
Abs
Anthoniusnikos
Patoso, segue dica do Ojaneri para verificar o acoplamento viscoso:
* Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
Abs
Anthoniusnikos
Valeu..olhei lá e ele tem uma resistencia sim...até surgiu uma duvida...pelo que entendi ao analizar a peça, a helice deve acoplar devido o próprio aquecimento do motor e ela capta esse calor por causa das aletas que tem no acoplamento (isso é o que penso...não sei c é o correto)....mas pela resistencia que ele ofereceu a minha duvida é que mesmo não estando acoplada ela irá girar facilmente com o motor, como c estivesse travada direta né não???
abraço
Wagninho
03/05/2008, 20:25
Valeu..olhei lá e ele tem uma resistencia sim...até surgiu uma duvida...pelo que entendi ao analizar a peça, a helice deve acoplar devido o próprio aquecimento do motor e ela capta esse calor por causa das aletas que tem no acoplamento (isso é o que penso...não sei c é o correto)....mas pela resistencia que ele ofereceu a minha duvida é que mesmo não estando acoplada ela irá girar facilmente com o motor, como c estivesse travada direta né não???
abraço
Olá Patoso,
é quase isso mesmo que acontece, no caso das aletas do cubo da hélice viscosa elas transferem calor proveniente do radiador para um disco central que na verdade é um bimetal, que sofre deflexão e transfere movimento gradativo para um pino que aciona uma válvula de controle de fluxo de óleo,daí o nome acoplamento viscoso, fazendo com que esse óleo se transfira para uma câmara de pressurização, qdo isso acontece a rotação da hélice passa a ser praticamente a mesma do eixo que a aciona. Portanto, isso indica que enquanto o motor estiver frio a rotação da hélice é inferior a do eixo acionador, poupando energia e consequentemente combustível. A hélice viscosa praticamente "patina", mas não deixa de girar, isso é muito bom pois poupa energia do motor, os motores que usam essas hélices travadas tem a desvantagem de iniciar o funcionamento com um mecanismo consumindo energia desnecessáriamente. Espero poder ter ajudado..., e passo a palavra aos mais entendidos !!
Olá Patoso,
é quase isso mesmo que acontece, no caso das aletas do cubo da hélice viscosa elas transferem calor proveniente do radiador para um disco central que na verdade é um bimetal, que sofre deflexão e transfere movimento gradativo para um pino que aciona uma válvula de controle de fluxo de óleo,daí o nome acoplamento viscoso, fazendo com que esse óleo se transfira para uma câmara de pressurização, qdo isso acontece a rotação da hélice passa a ser praticamente a mesma do eixo que a aciona. Portanto, isso indica que enquanto o motor estiver frio a rotação da hélice é inferior a do eixo acionador, poupando energia e consequentemente combustível. A hélice viscosa praticamente "patina", mas não deixa de girar, isso é muito bom pois poupa energia do motor, os motores que usam essas hélices travadas tem a desvantagem de iniciar o funcionamento com um mecanismo consumindo energia desnecessáriamente. Espero poder ter ajudado..., e passo a palavra aos mais entendidos !!
hummm...é exatamente o que eu pensava...achei estranho é pq a resistencia quando se gira a élice desacoplada é grande...ai pensei que ficaria como c estivesse acoplada msm...mais entendi...muito obrigado pela informação....
Allan Nielsen
08/05/2008, 18:29
O helice com acoplamento viscoso é formado por dois discos aletados com um gel entre eles. Em um disco esta preso o helice e o outro é acionado pelo motor, o gel funciona como uma embreagem entre eles. Este gel tem a caracterisca de aumentar a viscosidade com o aumento da temperatura, ou seja a medida que a temperatura sobe mais acoplado fica o helice ao motor.
Alguns porcanicos sugerem cravar o eixo como solução para alguns problemas, eu desaconselho pois alem de roubar potencia do motor, faz um barulho absurdo.
Abs
João Fellipe
09/05/2008, 14:35
Pela minha incrivel imaginação de BOB ESPONJA, to com uma duvida, se eu entrar na agua com Fernanda o acoplamento vai parar de girar a helice? protegendo-a para nao quebrar?
Abraços
Patoso, segue dica do Ojaneri para verificar o acoplamento viscoso:
* Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
Abs
Anthoniusnikos
Travar é uma alternativa idiota. Fica um barulho danado e rouba potencia do motor.
Para testar o acoplamento basta parar o carro quente, segurar a helice e ligar o carro , se ela escapar da sua mao ela esta boa.....se vc conseguir segurar ela ta ruim. Obvio que tem que esperar o carro ja quente esquentar um pouco mais ....isso se consegue em um ou 2 minutos ligado.
Pela minha incrivel imaginação de BOB ESPONJA, to com uma duvida, se eu entrar na agua com Fernanda o acoplamento vai parar de girar a helice? protegendo-a para nao quebrar?
Abraços
Não vai parar, vc acha que seu carro foi feito pra andar dentro dagua?
Lembra que o pessoal de jeep costuma tirar a correia do alternador pra passar dentro dagua?
Ela passa dentro dagua rodando se o carro estiver quente. Eh bom que ajuda , com a agua deslocada, passar mais rapido, heheh
Edintruder
09/05/2008, 18:44
Se não conseguir manter os seus dedos na sua mão é sinal que o acoplamento está travado!
Com o sistema original funcionando a hélice dá uma freiada quando cai na água, o suficiente para não quebrar.
João Fellipe
09/05/2008, 20:26
Acho q ele ta bom, ontem fui fazer uma inspeção num barulhinho q tava fazendo e a helice deu uma por@*&#da na minha mae, ela diminuiu a velocidade e depois embalou de novo!!!
Pela minha incrivel imaginação de BOB ESPONJA, to com uma duvida, se eu entrar na agua com Fernanda o acoplamento vai parar de girar a helice? protegendo-a para nao quebrar?
Abraços
Pelo funcionamento do acoplamento acredito que quando voce entrar na água, ele irá esfriar rapidamente e desacoplar a hélice....não deve quebrar não..aquela hélice é forte e um pouco flexivel...
FlavioLouveira
09/05/2008, 22:18
Pelo funcionamento do acoplamento acredito que quando voce entrar na água, ele irá esfriar rapidamente e desacoplar a hélice....não deve quebrar não..aquela hélice é forte e um pouco flexivel...
teve um caso aqui que de uma ranger que quebrou...nao lembro se era a helice ou do ar...
a minha quebrou, furou radiador e intercooler. Tive que soldar intercooler e isolei dois dos canos....ou seja..minha ranger anda mais ainda....to pra comprar outro intercooler mas com essa historia de cambio....
Mas quebrou porque a gente travou e acelerou...ela tinha uma rachadurinha e bum...
É...acredito que o carro esfria na agua e a helice pare....depende tambem se o cara entrar muito rapido na agua.
Para testar o acoplamento basta parar o carro quente, segurar a helice e ligar o carro , se ela escapar da sua mao ela esta boa.....se vc conseguir segurar ela ta ruim. Obvio que tem que esperar o carro ja quente esquentar um pouco mais ....isso se consegue em um ou 2 minutos ligado.
Com sinceridade...:oops:
Eu tomaria cuidado com os dedos. São preciosos...:mrgreen:
Acredito que existam formas mais seguras de testar o acoplamento.
Abs,
Edintruder
10/05/2008, 12:43
Acho q ele ta bom, ontem fui fazer uma inspeção num barulhinho q tava fazendo e a helice deu uma por@*&#da na minha mae, ela diminuiu a velocidade e depois embalou de novo!!!
João, o que a tua mãe estava fazendo no motor??? :shock:
Cuidado com as mãos pois fazem muita falta!
Para quem quiser fazer a experiência do Amithá doido, tenta segurar com um pedaço de corda que se não conseguir segurar basta soltar e depois desenrolar da hélice e polias.
Heheheh, corda vai enrolar tudo!!!
É sério, tb acredito que os dedos são preciosos, mas esse teste não tem perigo não, o maximo que pode acontecer é a helice escapar da sua mao (e queremos que aconteça). Segura a heice com a pontinha dos dedos, com o motor quente ou frio..se for quente mais facil.....o motor vai girar e chega uma hora que ela escapa das suas maos....ai vc tira a mao...se problemas....ja fiz isso....heheheh.
Edintruder
10/05/2008, 17:11
Bem, eu ia perguntar se já tivhas feito e como já fizesses isso a pergunta é: - Ainda tens os dedos?
Ahahahaa!!!
...Já que servisses de "boi de piranha..."
ja fiz e é seguro..segurar com a ponta dos dedos...nao é pra se abraçar com o negocio....
ja fiz e é seguro..segurar com a ponta dos dedos...nao é pra se abraçar com o negocio....
É...desta forma é bem melhor mesmo....pelo menos c acontecer alguma coisa só perde a ponta dos dedos.....kkkkkkkkkk....
Não vai parar, vc acha que seu carro foi feito pra andar dentro dagua?
Lembra que o pessoal de jeep costuma tirar a correia do alternador pra passar dentro dagua?
Ela passa dentro dagua rodando se o carro estiver quente. Eh bom que ajuda , com a agua deslocada, passar mais rapido, heheh
Hum...:pensativo:
O pessoal do CJ costuma tirar a correia sim.
Mas por motivo diferente. :stop:
Tira-se para não deixar a hélice girando. Pois na água, ao girar, ela entorta e pode furar o radiador. Em carros com hélice direto no motor, pode ser necessário sacar a hélice toda.
O acoplamento viscoso TAMBÉM serve nessa função. Ao ser resfriado pela água, deixa a hélice parada. :concordo:
O bulbo (termostato) do radiador em ventoinhas elétricas age de maneira semelhante. Principalmente naqueles instalados na parte inferior.
Lógico que tudo dependerá da profundidade da travessia.
Se quiser ver o mecanismo agindo, faça o teste. Jogue água.
Um mecânico aqui em Boa Vista precisou de alguns pontos no dedo dias atrás pelo mesmo motivo. Sorte dele não ter lesado tendões... :roll:
Abs.
rogeriomasih
15/05/2008, 19:32
Hoje estava na oficina e vi um defeito interessante que estava ocasionando o aquecimento de uma RANGER 3.0 (acho que era 2005 com aproximadamente 90mil km)
Ela não tinha problemas de aquecimento em marcha lenta, mas sempre que pegava estrada ou forçava o ponteiro ia no vermelho.
O problema era que o rotor da bomba d´agua, que é de plástico, estava rachado. Com isso, o fluxo de água que ele conseguia gerar era suficiente para esfriar o carro em baixas rotações, mas, ao solicitar o motor, o rotor, que estava folgado por causa da rachadura, ficava deslizando no eixo e não gerava um fluxo adequado de água.
Segundo o mecânico, como as palhetas do rotor estavam raspadas, acredita que algum material sólido (não sei qual) deve ter sido aspirado pela bomba e travado o rotor na carcaça da bomba, o que ocasionou o travamento do mesmo e sua ruptura.
Tirei alguma fotos da rachadura e filmei a bomba sendo girada com a mão ao mesmo tempo em que o rotor é seguro com a outra. Dá para perceber o eixo rodando sem acionar o rotor.
As fotos e vídeo estão no celular. Mais tarde posto por aqui.
Elmer_Jeep
16/05/2008, 11:51
Aconteceu um problema de aquecimento semelhante comentado aqui na seção troller: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=604343#post604343
Já ouvi falar de vários casos de rotores plásticos se soltarem dos eixos da bomba dágua... O gol motor AT 1.0/16v foi um dos primeiros e logo os fabricantes passaram a fornecer a bomba dágua com rotor metálico.
[]'s
Casa da transmissão4x4
02/04/2014, 18:44
Atualizando o topico :
Eu coloquei um relogio mecânico de temperatura na minha ranger HSD 2.5 (hoje passei o motor para 2.8)e desde que coloquei reparava que o motor andando forçado trabalhava na temperatura de 105 graus com frequencia, e o marcador do painel sempre com a temperatura normal. Sempre achei que meu motor tinha algum problema, meu radiador estava vazando e coloquei um novo de aluminio, porem a temperatura continuou a mesma, troquei a bomba dágua e ficou a mesma coisa. Hoje descobri que o motor maxion 2.5 trabalha de 88 a 102 graus e maxion 2.8 trabalha de 88 a 110 graus, então isso e só para servir de experiência caso alguem coloque um relogio mecânico........Eu ví sobre a temperatura no proprio manual do motor maxion, isso foi em uma autorizada maxion/mwm. Já havia trocado ideia com alguns mecânicos e todos diziam que meu motor tinha algum problema por chegar a passar de 100 graus....................
Daniel.Shimomoto
02/04/2014, 22:34
Então...os sistemas pressurizados não tem problema de trabalhar a 100 graus porque aleem do aditivo elevar em alguns graus a temperatura de ebulição da mistura, a pressurização do sistema faz com que a temperatura de ebulição suba bastante.
Quanto ao relógio mecanico de temperatura...motorista de caminhão (especialmente Mercedes) é que gosta disso...O OM352 engana muito, trabalha uente e com arrefecimento aberto (sem ser pressurizado)
[]s
Casa da transmissão4x4
03/04/2014, 06:48
Então...os sistemas pressurizados não tem problema de trabalhar a 100 graus porque aleem do aditivo elevar em alguns graus a temperatura de ebulição da mistura, a pressurização do sistema faz com que a temperatura de ebulição suba bastante.
Quanto ao relógio mecanico de temperatura...motorista de caminhão (especialmente Mercedes) é que gosta disso...O OM352 engana muito, trabalha uente e com arrefecimento aberto (sem ser pressurizado)
[]s
Pois é, no meu caso o mesmo relogio trabalha tambem no mwm 2.8 de meu jipe, o mwm chega no maximo em 92 graus. Mesmo com essa temperatura mais alta do maxion isso não era de assustar muito não pois tem muito carro da GM e FIAT que trabalha acima de 100 graus, exemplo o tempra que trabalha com 130.
Brittosea
28/06/2015, 19:20
Ola
Gostaria da ajuda de vcs, tenho vontade de comprar uma ranger ou s10 ano 2000 ou 2001 e não sei como proceder na hora de vistoriar o veículo. Agradeceria muito alguma informação, sobre o que que tem que olhar no veículo? Assim de primeira vista, sem que ter que levar no mecânico.
Outra pergunta;
A s10 também tem os rolamentos blindados?
Obrigado desde já.
Edintruder
30/06/2015, 15:45
Britto,
Bem vindo ao Fórum 4x4Brasil. Esse é o maior acervo nacional sobre picapes e veículos 4x4 em geral.
Recomendo dar uma pesquisada pelo fórum pois tem muitos tópicos e respostas sobre isso. Tem passo a passo.
Eu mesmo devo ter feito uns 10! É muita coisa para escrever tudo de novo.
A melhor forma de pesquisar é no google com "4x4 brasil" e o assunto. Cai direto nos tópicos relacionados.
Uma pesquisa rápida tem os seguintes links:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/49668-duvida-s10-ou-ranger.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/110206-escolhendo-uma-picape-usada-l200-ranger-s10-hilux-ou-frontier-3.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/117132-como-inspecionar-uma-caminhonete-usada.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/149126-ranger-dupla-2001-motor-2-5-diesel-hoje-em-dia-e-uma-boa.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/100417-compensa-comprar-uma-picape-4x4-com-10-anos-de-uso.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/5726-manutencao-ford-ranger-2-5-diesel-e-adulteracao-de-quilome.html
No geral essas duas opções são as mais comuns no mercado e consequente possuem melhor preço e atrativos. São veículos bem usados, então a primeira opção é o estado geral de conservação. Se S-10 é melhor ou pior que a Ranger não importa na compra do usado. Importa é qual foi melhor cuidado. O resto tem como ajustar gastando muito pouco ou quase nada.
Rubens Alexsandro Mathias
03/02/2017, 12:33
Ontem vinha de Maringá a Toledo, cerca de 300 km, com minha Blazer 2.5 ( Que foi passada para 2.8), quando sem avisar subiu a temperatura, chegou rapidamente no vermelho e acendeu a luz do painel, levei hoje para meu mecânico e descobrimos um vazamento de água na junta da bomba d,água, como aqueceu bastante o vazamento aumentou muito, e o sistema de arrefecimento acabou sofrendo uma entrada ar, ainda não tivemos tempo de mexer, vai mexer segunda feira, hoje é sexta feira e estou apreensivo, o funcionamento continua normal, e não tem sinal de água no óleo, mas estou preocupado que tenha dado problema no cabeçote, ou que comesse a soprar no respiro, alguém já teve algum problema parecido?
BRAVOECONOVEMBER
03/02/2017, 21:13
Já tive vazamento sim na minha ranger, subiu a temperatura mas não a ponto de acusar excesso assim. Se ela chegou funcionando, e está como descreveste, arruma o vazamento, coloca líquido de arrefecimento corretamente, e vai andar. Se não aparecer nada, é porque paraste a tempo, e segue a vida.
Rubens Alexsandro Mathias
04/02/2017, 11:10
Bravoeconovember, tomara que comigo aconteça como aconteceu contigo, até porque estou curto de grana pra mexer em motor agora, foi rápido demais, mas o funcionamento no dia seguinte estava normal, sem nenhum barulho estranho, talvez mesmo que tenha acendido a luz, o aquecimento não tenha sido tão grande a ponto de danificar alguma coisa, (Espero):pensativo:.
Eu já ia encostar para efetuar uma revisão, troca de correias e filtros, óleos e mangueiras, agora é esperar para tirar qualquer dúvida...
Assim que mexer no carro, posto o resultado aqui. E se alguém mais tiver passado por algo parecido, se puder compartilhar essa experiência vou ficar agradecido.
Rubens Alexsandro Mathias
08/02/2017, 19:47
Atualizando as informações, infelizmente o aquecimento gerou um pequeno empenamento no cabeçote, então foi junta, cola, serviço de retífica e mão de obra no cabeçote, gerando um custo de 1400,00 reais.
Outros serviços realizados: Troca de correia dentada, e demais correias, troca de óleo do motor e filtros, 1 litro de Militec1, troca de bomba Dágua, troca de todas as mangueiras, varetar e limpar radiador, trocar os tensores e rolos das correias e outras peças relacionadas, gerando um custo de R$ 3.300,00
Ainda resta uma revisão na suspensão e embreagem, que ficará para uma próxima ocasião.
Rubens Alexsandro Mathias
06/05/2017, 20:15
Boa noite, depois do conserto descrito acima, já rodei cerca de 5000 km, está tudo bem até agora, espero que continue assim por muito tempo.
Neste período tive um problema na bomba injetora, gastei mais 1800,00 reais.
Agora vou trocar um atuador da embreagem, o cilindro de freio, os quatro amortecedores e verificar um lamejado de óleo no motor, no lado direito, parece haver um vazamento.
A boa notícia é que meu mecânico de confiança, que havia se mudado para o Mato Grosso, resolveu voltar para minha cidade, e os concertos ficam mais baratos.
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