Ver Versão Completa : Respiro alto da Bandeirante
Olá amigos do meio 4x4,
Sou novo no site e estou disposto a trocar idéias e informações relacionadas a este segmento automobilístico.
Neste primeiro contato, venho solicitar informações sobre respiro alto de diferenciais e caixa de transmissão do Toyota Bandeirante 1992.
Se possível me indiquem modelos mais utilizados e procedimentos de instalação.
Um abraço a todos
Guiga Tostes
01/05/2008, 11:22
Bem vindo Torezan,
no site donatti4x4 tem um kit para elevar os respiros, segue o link: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775
A instalção é simples, basta conectar corretamente as manqueiras na saida do respiro e fixar a outra extremidade na parte mais alta possivel.
Abr
DieselPower
01/05/2008, 17:51
Guiga, você utiliza estes respiros?
Elmer_Jeep
01/05/2008, 21:57
originalmente o diferencial dianteiro e trazeiro da band já vem com respiro elevado.
se não tiver é só comprar os respiros e alguns metros de mangueira e instalar, facil e barato.
[]'s
Guiga Tostes
01/05/2008, 22:30
Guiga, você utiliza estes respiros?
Diesel,
a minha Band já veio com os respiros elevados(trabalho feito pelo antigo dono) porém, não é o kit da Donatti.
Como o amigo Elmer postou acima, basta usar magueiras e conctores para elevar os respiros, como foi feito na minha. Relmente fica mais barato.
Citei o kit por já vir com todos os componentes, o que facilita mto.
abr
Fe_jipeiro
05/05/2008, 11:28
Opa pessoal,
Quando comprei minha band., tive q elevar os respiros. Comprei as mangueiras e eu mesmo realizei o trabalho. Economiza $$$.
Abs,
Felippe
Valeu pela força pessoal, vou ver o que posso fazer...
Abração a todos.
Francisco Bicalho
06/05/2008, 19:39
Sempre ouvi falar em leventar os respiros dos diferenciais, mas, e o respiro da caixa de marchas?
Aparentemente o mesmo problema de entrada de água pode acontecer na caixa de marchas, assim como nos diferenciais...
Sei que aquele jipe indiano, hm, como é o nome dele?... o Land-Rover; ele vem com o respiro da caixa elevado. Será que não seria uma boa fazer o mesmo com os nossos Bandeirantes?
FAlando em respiros...
Tem algum problema se o respiros entupir ?
Valeu
gbalero_URU
07/05/2008, 07:11
hola,no presenta mucha dificultad el elevar el respiro de la caja , en el caso del mio de la transferencia, en mi caso son 4 respiros dos en eje trasero , uno en el delantero y el de la transferencia, la caja según entiendo respira por la entrada de la alavanza de cambios que queda en el interior, los del eje trasero los uní contra el chasis y luego le uni a este el de la transfer y lo lleve con un solo caño hasta el torpedo próximo al servo del freno, no recuerdo cuantos metros de manguera me llevo pero son como 7o 8 mts y 10 abrazaderas y dos conexiones t
es un trabajo de una hora cuando mucho.
saludos Gerardo
Recentemente vi uma solução prática e engraçada: Um jogo de respiros protegidos para Jeep onde a saída era simplesmente colocar sobre o pino de conexão do respiro, uma borracha de chupeta de criança com um pequeno furo presa com um lacre de plástico para vedar. Achei bizarro, mas pode até funcionar. Alguém já viu ou usa esse invento?
Abraço a todos.
GERALDOMS
03/06/2008, 19:21
Essa de colocar chupeta de criança é sinistra, nunca vi isso.
Na minha comprei as mangueiras, abraçadeiras e os suspiros e eu mesmo fiz.
Essa de colocar chupeta de criança é sinistra, nunca vi isso.
Na minha comprei as mangueiras, abraçadeiras e os suspiros e eu mesmo fiz.
Pode me dizer quanto custou?
GERALDOMS
03/06/2008, 19:43
Não lembro muito bem, mas foi perto de R$ 25,00.
Não lembro muito bem, mas foi perto de R$ 25,00.
Comprou pela internet ou em lojas. Procurando na internet até achei mas custava cerca de R$150,00!!!
GERALDOMS
03/06/2008, 20:21
Comprei em loja mesmo aqui em São Luís.
Elmer_Jeep
04/06/2008, 09:40
Recentemente vi uma solução prática e engraçada: Um jogo de respiros protegidos para Jeep onde a saída era simplesmente colocar sobre o pino de conexão do respiro, uma borracha de chupeta de criança com um pequeno furo presa com um lacre de plástico para vedar. Achei bizarro, mas pode até funcionar. Alguém já viu ou usa esse invento?
Abraço a todos.
Realmente o treco parece uma chupeta, mas é vendido como RESPIRO DE DIFERENCIAL MODELO BALÃO.
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/71226.jpg
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40752
[]'s
Ney_Niteroi II
04/06/2008, 11:38
Prezados,
Genial a idéia das chupetas!! Entretanto eu trocaria a abraçadeira tipo lacre por outras metálicas... O objetivo é apenas impedir a entrada de água e permitir o alívio de pressão ocasionada pelo aumento da temperatura do óleo. Uma chupeta com um micro-furo pode fazer isto perfeitamente.
Parabéns ao inventor!
GERALDOMS
04/06/2008, 14:54
Prefiro ficar com as minhas mangueiras e suspiros mesmo...
Este modelo da foto parece ser algo mais elaborado, mas o que eu vi eram realmente chupetas de crianças.
Meu medo é que ao submergir em algum alagado, por diminuição da temperatura e consequentemente, da pressão, os furos dos balões acabem permitindo a entrada de água. Será que isto é possível?
Abraço a todos.
No câmbio 5 marchas existe um respiro atrás da alavanca, com uma tampinha em cima, tem que trocar para colocar uma mangueira?
Na caixa de transferência não localizei o respiro, onde fica?
Caseiro
Elmer_Jeep
04/06/2008, 17:51
para o respiro do cambio tem que retirar esse original e fazer igual como nos eixos, uma conexão roscada onde se encaixa um lado da mangueira, e na outra ponta vai o respiro(igual o utilizado nos eixos)
A tcase não tem respiro, antigamente eu furava e abria rosca na tampa superior da tcase pra instalar a conexão e fazer o mesmo procedimento acima(instalar respiro), era mais pra aliviar a pressão na tcase pois vivia estourando o retentor da saida trazeira.
Montei e usei algumas tcase sem respiro e não tive problema, ouvi dizer que teve uma série da Toyota que apresenta diferenças na carcaça onde existe uma janela de comunicação entre cambio e tcase... não sei ao certo mas pra resumir a história a tcase não tem respiro e não é necessário adaptar.
[]'s
Ainda não cheguei a uma decisão, mas pelo visto vou adaptar mangueiras, pois os kits com balões não são encontrado por aqui. e não sei se são confiáveis.
Abraço a todos
Jun Okada
18/06/2008, 11:19
Os diferenciais qdo trabalham exercem pressão no sistema? O que acontece se as válvulas elevadas ou as locais estiverem entupidas?
Isso porque a mangueira do snorquel do diferencial vivia rompendo e achava que a minha pittbull de 1 ano, que tem mania de roer tudo que encontra, fosse a culpada mas descobri que a válvula que fica na extremidade estava entupida. Daí a dúvida?
Obrigado.
tiagoandres
20/06/2008, 16:01
no meu ponto de vista o entupimento dos respiros não é responsável pelo rompimento das mangueiras, pode ser o curso da suspensão, se "abrir" demais pode romper a mangueira
acredito q o entupimento apenas criará pressão no sistema e em consequencia, vasamento de óleo pelos retentores
espero ter ajudado
sds
tiago
Sergio Rocha
20/06/2008, 19:55
no meu ponto de vista o entupimento dos respiros não é responsável pelo rompimento das mangueiras, pode ser o curso da suspensão, se "abrir" demais pode romper a mangueira
acredito q o entupimento apenas criará pressão no sistema e em consequencia, vasamento de óleo pelos retentores
espero ter ajudado
sds
tiago
Tb acho.
[]':concordo:
joão k. chikui
21/06/2008, 21:20
Jun
A pressão é apenas pela expansão dos gases pelo efeito da temperatura.
Jun Okada
21/06/2008, 22:37
Valeu, pessoal!
O fato de antes a mangueira não arrebentar concluo que o amortecedor talvez tenha perdido a eficácia. Já desentupi a válvula que estava no dif. traseiro e vou elevar o suspiro do diferencial da frente que está com tipo válvula fixa no eixo.
Obrigado pela ajuda!
Os respiros estão cheios de sujeira, como faço para desentupir?
Não há risco de entrar detritos no óleo e danificar?
GERALDOMS
16/07/2008, 20:43
Sinceramente te aconselho retirar os respiros pra fazer uma limpeza melhor, mas se fores levar em conta o tamanho dessa sujeira que está no respiro ela não deve ser levada em conta, não é esse pouquinho de areia ou lama, seja lá o que for que vai quebrar o teu diferencial ou caixa de marcha.
Ressucitando o tópico...rs
Além de snorkel, e dos respiros dos diferenciais e câmbio, quais outras modificações são necessárias para atravessar rios/alagados???
Band com ar-condicionado pode "submergir" tb??? O compressor suporta essa condição???
E o alternador e demais componentes elétricos sofrem algum tipo de dano??? Precisam ser preparados???
Rafael,
Para atravessar alagados o ar tem que estar desligado para não danificar a ventoinha e compressor, mas é claro que com o tempo eles vão precisar de mnt. Eles são projetados para levar água, mas não para ficarem submersos. O alternador é a mesma coisa, só que para a água chegar lá, ela tem que tar na altura do capô. Outra percaução é com a ventoinha do motor, se não tiver acoplamento viscoso, tem que afrouxar a correia para ela não quebrar e danificar o radiador. Outra solução é colocar uma lona na frente do radiador. Quanto a fiação em geral, é procurar manter limpos e isolados os contados. Uma boa é ter uma chave geral que desliga toda parte elétrica, mas atenção, nas com motor 14b ela não pode desligar a solenoide da bomba.
Mas podendo, evite passar com água acima do parachoque. se for inevitável, faça como no vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=DGAWMyGWAjc&feature=fvsr
Abs
cristiano
18/01/2012, 10:48
Alguém sabe me dizer de cabeça a rosca do respiro do diferencial da Toyota Bandeirante? 1/4? 1/8?
nao se esqueça que o Latex, se deteriora muito rapido em contato com oleo e graxa, portanto sou mais a favor das mangueiras...
Tenho uma band original militarizada e todos os suspiros (diferencial, cambio e reduzida sao ligadas no coletor de admição, logo apos o filtro de ar...
Carlo Pecca
28/01/2012, 06:32
Oi pessoal sou novo no circuíto e acabo de realizar um sonho, comprei uma "Band/90/OM364", vcs poderiam me informar aonde posso encontrar os desenhos mecânicos da carroceria e demais peças tipo transmissão, caixa reduzida, direção e etc de uma "Band" de forma a eu poder começar a conhecer o jeep? Meu email: pecca@oi.com.br .
Agradeço desde já a todos que puderem colaborar.
SDS
Carlo Pecca.
marcosalgado
14/12/2014, 00:16
486908486909 Só para ilustrar o assunto de respiro elevado. A primeiras três fotos são do diferencial traseiro e as outras do diferencial dianteiro e posição dos respiros no cofre do motor.
Eu mesmo fiz o serviço, comprei os respiros com terminações em espiga (isso deu trampo para achar), abraçadeiras e 7m de mangueira (comperei uma boa para agüentar ficar exposta). A fixação fiz com uma chapa fina em U com 3 furos um de cada lado, desamassei um lado, só joguei um spray preto e ficou no jeito.
Foi divertido fazer. Vamos ver agora quanto tempo vai durar.