Ver Versão Completa : minha ranger que ferveu! essa borbulhou- 2.8 diesel
proelton
30/04/2008, 00:21
pessoal, hoje a minha ranger ferveu feio!!!
Bom, quero postar pra constar, pois se haviam 2 relatos, agora são três. E também para que voces possam dar alguma palavra sobre o meu caso, pois a diferença entre o meu caso e o do velocraptor é que a minha realmente borbulhou.
Meu motor é igual ao dele, Ranger 2005 2.8
(Link para o caso do velocyraptor ) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40059%29)
O que aconteceu na minha foi muito parecido com o que aconteceu com a do velocyraptor
fui surpreendido pela luz CHECK GAGE acesa no painel. Imediatamente verifiquei que o ponteiro de temperatura estava pra lá do vermelho.[IDENTICO - mais de 2000rpm chega no vermelho em segundos]
a temperatura ficava bem alta, mas dentro do normal [normal, nesse momento, no meu caso, era algo como 70% do curso do ponteiro, quase o maximo, mas dava para rodar] ...mas bastava ligar o ar ou uma subida ou algo que exigisse força e a temperatura subia a olhos vistos. [IDENTICO]
SE deixar em marcha lenta ( banguela), pegando vento, ela esfria tb muito rapido, voltando ao normal. Se pegar uma ladeira na estrada, serra ou algo que exija do motor, ela esquenta rapidamente.[IDENTICO]
A diferença é que a minha realmente estava borbulhando muito no reservatorio de água.
No momento que ferveu, eu tava dando um certo PAU na camionete, foram uns 7km em 13 minutos de alta exigencia, pois queria chegar rapido no destino. (dentro da cidade, transito, acelerando pra sairem da frente, etc)
Parei para esfriar.
Depois consegui andar muitos km, uns 30 sem morros, só na maciota, baixa rotação e 5a marcha. Nesse momento decidi parar e chamar o seguro, pois qualquer exigencia, qualquer mesmo (algo como uma subida de 100 metros em 3a ou 2a marcha), subia a temperatura até perto do vermelho.
Já saquei pelo relato do velociraptor o que devo conferir, como valvula termostatica entre outros, mas gostaria do ponto de vista de vocês, já que concluiram que a dele era problema de computador, e a minha realmente estava fervendo, e com os mesmos sintomas, por isso acho que ele deve cuidar pois o meu motor é identico ao dele, os sintomas tambem, mas eu flagrei a minha fervendo de verdade.
Muito obrigado
Elton
Checklist:
* Checar nível de água do reservatório e o estado do mesmo. Se ele estiver baixo, mas com a água ainda limpa, basta completar com água destilada (ou pelo menos mineral de garrafÃo 20lts, nunca água de torneira que contém cloro - se precisar usar água de torneira, existem uns produtos para remover cloro vendidos bem baratos em loja de aquarismo). Se estiver sujo, deve-se tirar toda a água do sistema. Com o motor desligado e frio, eu tiro o mangote inferior do radiador e deixo a água toda fluir. Depois, com uma mangueira coloco pelo reservatório água, até que a água saia limpa pelo mangote inferior. Depois fecho o mangote e encho de água destilada/mineral + aditivo. Em climas quentes, o aditivo pode ser até em menor proporção, pois ele vai estar para lá somente para anti-corrosão, e não para anti-congelamento.
* Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
* Checar vazamento da junta do cabeçote - com o motor ligado, checar se há indicios de água no óleo (puxa-se a vareta e checa se tem pequenas bolhas de águas). Também se deve checar se aparecem bolhas dentro do reservatório de água (indicios de compressão vazando para o sistema de arrefecimento). Solução, trocar a junta e verificar se o cabeçote esta empenado em uma retifica de confiança.
Verifica isso que eu coloquei e posta aqui de novo!
[]s!
proelton
30/04/2008, 11:55
ojaneri
Obrigado pelas dicas
Mas fiz o seguinte. Como já chamei o guincho e ele já levou para a mecânica, o que resta fazer é ir lá e conversar com o mecânico.
Descobri já, por telefone, que a junta da bomba dágua foi pro espaço, vazou quase toda a água, só tinha um pouco no fundo. Mas não entendi por que tinha ainda no reservatorio!
Ele me falou que a fervida foi feia mesmo, que eu demorei muito pra ver. Na verdade o que foi feio e a demora foi que eu andei mais uns 30km depois de parar e ter visto que estava borbulhando. Nesses 30km deve ter secado a água, que eu nao olhei no final da historia pra ver se ainda tinha no reservatorio, e bebido o óleo do carter
Ele falou tambem que o óleo do cárter foi muito consumido, que sugou mesmo, havia pouco óleo no carter... Mas por que isso? quando aquece demais ele vaza óleo da caixa pela camisa do cilindro?
Ainda ele não verificou se queimou a junta do cabeçote, acho que porque não havia água no sistema para checar. Se queimou, quanto vai ser a despesa será?
Abraço!
Anthoniusnikos
30/04/2008, 11:59
Destroi-se o cloro da água de abastecimento público fazendo-se uso de filtro doméstico que tenha CARVÃO ATIVADO. De preferência novo. O cloro mais corrososivo fica zerado. O cloreto continua, mas é pouco inofencivo.
Abs
Anthoniusnikos
Edintruder
30/04/2008, 12:34
Parece que a junta do cabeçote foi pro espaço, pois com a elevada temperatura a junta com certeza é afetada. Necessitará o aplainamento do cabeçote e a junta compra original com a medida adequada para o aplainamento do cabeçote. A junta é mais grossa um pouco pra compensar.
Na desmontagem do cabeçote o meca irá confirmar o estado das camisas e pistões.
Fica frio que deve ser só as duas juntas mesmo.
simaoall
30/04/2008, 13:03
problema resolvido,uma brincadeirinha para descontrair:
daqui á pouco teremos l200teiros querendo mostrar que motor esquentar é normal em qualquer pickup
problema resolvido,uma brincadeirinha para descontrair:
daqui á pouco teremos l200teiros querendo mostrar que motor esquentar é normal em qualquer pickup
Não acho legal esse tipo de brincadeirinha.
Na minha opnião o objetivo do fórum é esclarecer, orientar e ajudar. Esse tipo de brincadeira já afastou muita gente do fórum.
Vamos agregar e não dividir. :concordo:
Dieselboy
30/04/2008, 13:19
De vez em qdo me pego "namorando" uma Ranger 3.0 ou F-250, mas daí qdo volto à realidade dos orçamentos de oficina, e/ou qdo leio alguns relatos sobre estas novas pick-ups :pensativo: vejo o porque "teimo" em continuar com as 2 F-1000 8-)
Não querendo "tirar onda", pois se a intenção fosse REALMENTE essa, postaria esta foto no tópico dos L-duzenteiros!!! :mrgreen: mas vejam o ponteiro da temperatura da "Branquela" durante uma travessia de um desvio de pedágio, na qual ela trafegou com 500 kg de carga, em 1º marcha durante TODO o percurso de 10 km, para "driblar" as crateras e evitar atolar no lamaçal que havia se formado :putz: o ponteiro permaneceu praticamente inalterado!!! :dance:
http://img528.imageshack.us/img528/570/tempyt5.jpg (http://imageshack.us)
Dieselboy
30/04/2008, 13:29
Antes que os mais exaltados comecem a se manifestar :mrgreen: permitam-me explicar que, o marcador da temperatura não apresenta problema algum :discordo: qdo a pick-up é realmente exigida, como numa subida íngreme de estrada e carregando 1 Ton, o ponteiro nunca ultrapassou a marca mínima!!!
O mesmo comportamento em relação à temperatura, se repete na outra F-1000 (Black Truck) :dance:
Parece que a junta do cabeçote foi pro espaço, pois com a elevada temperatura a junta com certeza é afetada. Necessitará o aplainamento do cabeçote e a junta compra original com a medida adequada para o aplainamento do cabeçote. A junta é mais grossa um pouco pra compensar.
Na desmontagem do cabeçote o meca irá confirmar o estado das camisas e pistões.
Fica frio que deve ser só as duas juntas mesmo.
Edi,
Ou então aproveita e deixa a junta original com o cabeçote rebaixado para o HSD 2.5 andar mais ainda! :twisted: Só não sei quanto daria para tirar do cabeçote...
Anthoniusnikos,
Como sou aquarista faz vários anos, fica mais fácil usar o produto anti-cloro que neutraliza o cloro e a cloramina. Ou faz um caseiro:
100g de Tiossulfato de sódio P.A. (Na2S2O3)
1 litro de água destilada ou deionisada.Tanto o Tiossulfato como a água destilada são facilmente encontrados em lojas de produtos químicos ou farmácias(procure por um distribuidor próximo de você). São muito baratos e pela quantidade utilizada duram muito tempo. 500g de Tiossulfato custa em média R$8,00.
Está fórmula é simples, barata, segura e eficiente. É tão seguro que podemos triplicar a dose sem efeitos colaterais. Seu excesso apenas baixará a quantidade de oxigênio na água durante um curto período de tempo.
Preparo:
Coloca-se as 100g de Tiossulfato em uma garrafa com 1 litro de água destilada ou deionisada. Agita-se. Deve-se guardar a garrafa em um recipiente fechado, fresco e longe de luz.
É evidente que pode-se reduzir as quantidade, desde que se mantenha uma solução de 10% de Tiossulfato.
Com um litro conseguimos tratar 20.000 litros de água clorada em média.
Dosagem:
Deve-se adicionar uma gota por litro de água da torneira. Em poucos segundos o cloro e a cloramina estarão neutralizados.
É conveniente aerar um pouco a água antes de colocá-la no aquário. Isto assegura a oxigenação da água e neutraliza os excessos de Tiossulfato.
Fonte: http://www.reefcorner.org/diy/quimicos/anticloro.htm
Dieselboy,
A F-1000 da empresa, uma com motor falcon 3.6 6L também nunca esquentou. E olha que é bastante exigida. O que acontece é que os motores modernos extraem cada vez mais potência de menor litragem (e menor consumo), o que acaba usando margens de segurança bem menores do que os motores antigos. Tem motor antigo que se você tirar o radiador fora ele ainda roda alguns kms sem problemas!
Ahh, a sua ta mais fria do que deveria estar! Veja a faixa de NORMAL, ela ta fora da faixa...Será que o ponteiro está 100% mesmo? :)
Dieselboy
30/04/2008, 14:05
Só uma pergunta .... seria realmente obrigatória a necessidade de se utilizar água isenta de cloro para o reservatório? :pensativo: essa água desmineralizada ou deionizada é cara "pacas" :shock: parece-me que, é a mesma que utilizam para completar o nível das baterias :pensativo:
A última vez que vi no mercado, esse "trocinho" custava a bagatela de R$ 2,50/L!!! :shock:
Pergunto isto porque não lembro em qual marca, mas vi escrito que a formulação dos aditivos para radiador já viria adequada para evitar a incidência deste tipo de problema :pensativo:
Uma "alternativa" mais "em conta" seria armazenar água de chuva, a qual é naturalmente isenta de cloro. flúor e outros agentes químicos :mrgreen: não é brincadeira!! :discordo:
Água isenta de cloro sim, pq o cloro corroe o metal.
A alternativa mais barata é água mineral, não é desmineralizada, mas custa 2,50 por 20l. Ou água de poço!
proelton
30/04/2008, 14:24
Pois é, pelas brincadeiras nao tem problema. O problema é que eu to preocupado demais, o tempo todo. É estressante saber que a camionete superaqueceu, que pode ter queimado junta, e que se nao queimou, deteriorou e vai dar problemas no futuro. Ou ainda que pode ter fundido, ou comprometido outras peças e mangueiras. É de chorar.
Estive agora no mecanico pessoalmente, e ele me explicou o que aconteceu, bem certinho. Fiz bastante perguntas. Um dos selos d´água que existem no bloco do motor, oxidou e deixou a água vazar. Quem nao conhece, os selos sâo tipo uma latinha no formato de uma tampa de vidro de conserva, e existem varias na superficie do motor. Tirando esses selos, pode-se ter acesso à galeria de água do motor. Segundo ele o óleo evaporou ou algo assim, por um tubo de vapor que passsa perto das polias na frente do motor e vai para o lado da turbina (nâo sei o que é esse tubo).
Vou manter atualizado. Até hoje à noite já sei o tamanho do furo no caixa.
Wagninho
30/04/2008, 14:39
Pois é, pelas brincadeiras nao tem problema. O problema é que eu to preocupado demais, o tempo todo. É estressante saber que a camionete superaqueceu, que pode ter queimado junta, e que se nao queimou, deteriorou e vai dar problemas no futuro. Ou ainda que pode ter fundido, ou comprometido outras peças e mangueiras. É de chorar.
Estive agora no mecanico pessoalmente, e ele me explicou o que aconteceu, bem certinho. Fiz bastante perguntas. Um dos selos d´água que existem no bloco do motor, oxidou e deixou a água vazar. Quem nao conhece, os selos sâo tipo uma latinha no formato de uma tampa de vidro de conserva, e existem varias na superficie do motor. Tirando esses selos, pode-se ter acesso à galeria de água do motor. Segundo ele o óleo evaporou ou algo assim, por um tubo de vapor que passsa perto das polias na frente do motor e vai para o lado da turbina (nâo sei o que é esse tubo).
Vou manter atualizado. Até hoje à noite já sei o tamanho do furo no caixa.
Olá Elton,
é muito preocupante a sua situação, e teu óleo lubrificante evaporou pelo fato de não haver arrefecimento no trocador ( radiador de óleo ) de calor do óleo por falta de água no sistema, logo que a temperatura subiu e vc rodou mais 30km deixando o óleo fritando !! Se eu fosse teu mecânico recomendaria a remoção do cabeçote para inspeção interna nas camisas e diga-se de passagem quem sabe até remover o cárter e fazer uma inspeção para verificar se não há desprendimento de metal patente das bronzinas, haja vista que com o aumento elevado da temperatura o óleo lubrificante pode ter perdido parte da função a que se destina ( arrefer e diminuir atrito ). Boa sorte !
Olá Elton,
é muito preocupante a sua situação, e teu óleo lubrificante evaporou pelo fato de não haver arrefecimento no trocador ( radiador de óleo ) de calor do óleo por falta de água no sistema, logo que a temperatura subiu e vc rodou mais 30km deixando o óleo fritando !! Se eu fosse teu mecânico recomendaria a remoção do cabeçote para inspeção interna nas camisas e diga-se de passagem quem sabe até remover o cárter e fazer uma inspeção para verificar se não há desprendimento de metal patente das bronzinas, haja vista que com o aumento elevado da temperatura o óleo lubrificante pode ter perdido parte da função a que se destina ( arrefer e diminuir atrito ). Boa sorte !
Checar turbina também, se não esta apresentando folgas, pois com a falta de lubrificação ela sofre pacas, devido as altas RPMs que ela alcança. Assim, checando, você não perde a confiança no carro e sabe que ele irá rodar por centenas de milhares de kms ainda.
Mas vamos torcer para que seja só as juntas mesmo!
Dieselboy
30/04/2008, 15:26
Concordo com o Wagninho :concordo: já que está no "estaleiro" para manutenção, compensa checar tudo logo de uma vez.
Por "desncargo de consciência", acharia melhor gastar um pouco mais de tempo e $$ agora do que, se arrepender mais tarde :pensativo:
Abs e boa sorte na recuperação da "criança" :concordo:
Anthoniusnikos
30/04/2008, 15:41
Ojaneri, concordo com a neutralização dos hipocloritos de sódio com o thiosulfato de sódio, mas mesmo que este seja usado em pequenas qdes. você estará adicionando mais um sal na água, e o pouco corrosivo vai ficar um pouquinho mais ainda.
Os filtros domésticos contendo carvão ativado (CA) podem ser usados com maior eficiência na filtragem das águas de aquarios, pois além de destruirem os hipocloritos de sódio ainda vão remover, por adsorção, os dejetos orgânicos (cocô) dos peixes e suas toxinas que envenenam a água, matando os pobres bichinhos.
Quanto a pureza das águas de chuva, cuídado!!!, as chuvas perto dos centros urbanos são sempre muito ácidas, devido a poluição industrial, mas podem ser coletadas tranqüilamente após uns 10 minutos do início da chuva, onde os materiais particulados e moléculas ácidas já desceram.
Ia esquecendo, as águas de chuvas devem ser guardadas em lugar escuro (ou pouca claridade) para não desenvolverem algas verdes.
Percebem que mesmo tendo pouca salinidade (próxima da destilada), poucos íons ácidos, ainda tem microalgas que podem se desenvolver.
(Agora não venham com a idéia de botar um pouco de cloro para as algas verdes não se desenvolverem.)
Ojaneri, posta aí uma foto do seu aquario pra gente apreciar os bacurauzinhos.
Certo, cavalheiros!
Abs
Edintruder
30/04/2008, 16:02
É o que o Wagninho colocou, tem que tirar o cabeçote nem que seja pra ver como está o estado geral, verificar se existe empeno do cabeçote sobre um vidro e trocar a junta que com certeza foi afetada pela temperatura. Pode não ter furado mas vai furar antes do previsto.
E de quebra troca a junta da bomba d'água que devia ser trocada antes disso ocorrer...
Em relação à água do radiador, o ideal é colocar água mineral, compra uma bambona de 20L e o aditivo.
Ojaneri, concordo com a neutralização dos hipocloritos de sódio com o thiosulfato de sódio, mas mesmo que este seja usado em pequenas qdes. você estará adicionando mais um sal na água, e o pouco corrosivo vai ficar um pouquinho mais ainda.
Os filtros domésticos contendo carvão ativado (CA) podem ser usados com maior eficiência na filtragem das águas de aquarios, pois além de destruirem os hipocloritos de sódio ainda vão remover, por adsorção, os dejetos orgânicos (cocô) dos peixes e suas toxinas que envenenam a água, matando os pobres bichinhos.
Quanto a pureza das águas de chuva, cuídado!!!, as chuvas perto dos centros urbanos são sempre muito ácidas.
Abs
Falou grego agora para mim! Passo longe de química... Mas como não entendi nada, eu discordo de você!:dance:Só para movimentar ainda mais o post!
Anthoniusnikos
30/04/2008, 16:29
Não entendeu? Então você só copiou o que estava no rótulo. Tá parecendo o HOMEMDEBEM, com os OVs.
Falando do OB, você sabe onde posso encontrar um motor ELKO?
Sds
Edin, água mineral só com baixa mineralização - VIDE Composição química da água no rótulo. Se os teores forem baixos - A água é leve. Daí não é tão pior.
Como Blumenau é pouco industrializada, o Proelton deve estocar água de chuva, sim. É o melhor. E se possível passar a água de chuva por um filtro de CA que retira as algas.
Abs.
Não entendeu? Então você só copiou o que estava no rótulo. Tá parecendo o HOMEMDEBEM, com os OVs.
Falando do OB, você sabe onde posso encontrar um motor ELKO?
Sds
Edin, água mineral só com baixa mineralização - VIDE Composição química da água no rótulo. Se os teores forem baixos - A água é leve. Daí não é tão pior.
Como Blumenau é pouco industrializada, o Proelton deve estocar água de chuva, sim. É o melhor. E se possível passar a água de chuva por um filtro de CA que retira as algas.
Abs.
Anthonius,
Não li o rotulo, copiei da net onde tinha bookmark. Indiquei até o site . E vai dizer que o cara agora vai estocar água da chuva e passar por filtro de carvão ativado para colocar no radiador? Ai é virar escravo do carro, fala sério. Vá pela experiência, meta água mineral de garrafão e cabou o problema. Sem nomes dificeis e relações complicadas.:dance: Não precisas provar nada a ninguém! :rolleyes:
proelton
30/04/2008, 17:35
Como Blumenau é pouco industrializada, o Proelton deve estocar água de chuva, sim. É o melhor. E se possível passar a água de chuva por um filtro de CA que retira as algas.
Abs.
cara, isso é muito pré histórico, por favor... hehe
Aqui é muito bem industrialisado, tem tudo que precisamos, até água destilada entre outras. 8)
ele já montou o radiador e as mangueiras que tinha tirado pra trocar o selo, colocou óleo etc... Ligou e funcionou tudo OK. Sinto muito por não ter esse caixa $$ pra mandar desmontar cabeçote, turbina, cárter e arrumar... vou confiar na sorte. (que colocação assustadora eim)
QUERO MATAR O CARA QUE INVENTOU ESSES SELOS! alguem sabe pra que servem? E onde mora o cara que inventou?
Obrigado galera
cara, isso é muito pré histórico, por favor... hehe
Aqui é muito bem industrialisado, tem tudo que precisamos, até água destilada entre outras. 8)
ele já montou o radiador e as mangueiras que tinha tirado pra trocar o selo, colocou óleo etc... Ligou e funcionou tudo OK. Sinto muito por não ter esse caixa $$ pra mandar desmontar cabeçote, turbina, cárter e arrumar... vou confiar na sorte. (que colocação assustadora eim)
QUERO MATAR O CARA QUE INVENTOU ESSES SELOS! alguem sabe pra que servem? E onde mora o cara que inventou?
Obrigado galera
Menos mal que já tá funcionando!
O selo, serve, para que os mecânicos tenham uma graninha extra nas vesperas do feriado! Tirando isso, ele serve como proteção ao motor. Em estados frios, onde a temperatura pode chegar a 0 graus, a água do arrefecimento pode congelar, o que aumentaria o seu volume. Aumentando o volume, ela poderia romper as galerias do motor, dando maior preju. Ai nesses casos, ela rompe os selos.
Anthoniusnikos
30/04/2008, 18:18
Ojaneri, vê-se que você é uma pessoa muito ocupada e ainda não observou que estamos em época de chuvas. Mas posso afirmar que as águas de torneira (abastecimento público) quase munca chegam com cloro nas residências, e em geral possuem menos sais que as minerais. Aliás, porque se chama água mineral?
Gostei da eficiência dos selos do motor: Existem para não romper o bloco quando a água congela, e se arrebentam quando o motor superaquece? Será que a expansão da água vai arrebentar o bloco?.
Proelton, os marcadores de mínimo e máximo no painel da viatura servem para ser observados, assim como o de combustível. Quando perto do mínimo é sinal que vai faltar, e quando perto do máximo, é sinal que vai transbordar. Daí se tender para um lado ou para o outro, PARE, abra o capô e observe os componentes. Rodar no vermelho é condenar o motor à retífica.
Abs
Anthoniusnikos (O Grego)
Wagninho
30/04/2008, 19:01
Menos mal que já tá funcionando!
O selo, serve, para que os mecânicos tenham uma graninha extra nas vesperas do feriado! Tirando isso, ele serve como proteção ao motor. Em estados frios, onde a temperatura pode chegar a 0 graus, a água do arrefecimento pode congelar, o que aumentaria o seu volume. Aumentando o volume, ela poderia romper as galerias do motor, dando maior preju. Ai nesses casos, ela rompe os selos.
Olá Ojaneri,
Na verdade não é somente isso, a razão da existência de selos no bloco do motor e tbm nos cabeçotes vem do molde de areia ( areia especial preparada para esse fim )do projeto para fundição,é anterior a essa consequência de rompimento por congelamento da água, ou seja, para se fundir um bloco de motor ou cabeçote preparasse um molde de areia com vários canais de injeção e aberturas circulares para permitir o completo enchimento do molde durante a fundição e que são usinados e fechadas logo após por selos circulares de metal.
dalmolin
30/04/2008, 19:47
Meio dificil agua da torneira , furar um bloco e nao causar nem azia em quem bebe ela .... cloro eh corrosivo a tudo mas nao na quantidade presente nessa agua ,,
bao mesmo era ter um alarme sonoro pra quando o indicador de temperatura passasse um pouco do normal jah disparar.... com certeza o dia qe vazar a agua é qe vc nao olha o painel...
Edintruder
30/04/2008, 20:37
Que sorte que foram os selos! Na minhga eu colei todos os selos com Durepóxi!
Selos furados? NUNCA MAIS!!!
proelton
30/04/2008, 20:49
bao mesmo era ter um alarme sonoro pra quando o indicador de temperatura passasse um pouco do normal jah disparar.... com certeza o dia qe vazar a agua é qe vc nao olha o painel...
Com certeza! Duvido, mas duvido mesmo, que numa situação como a minha, de ter que chegar logo, algum ser humano vai ficar olhando o painel pra ver se tem luzinha acesa, ponteiro alto, etc... Mas isso de aviso sonoro é tao lógico que nunca vai vir de fabrica, que nem vou discutir. Mas da vontade de instalar.
Que sorte que foram os selos! Na minhga eu colei todos os selos com Durepóxi!
Selos furados? NUNCA MAIS!!!
Você tirou o selo, fez uma paçoca de durepox e enfiou no buraco do selo?
Anthoniusnikos
30/04/2008, 22:36
Exo. Sr. Ojaneri, quem iniciou com os nomes difíceis foi V.Sa. Para mim são fáceis e quem sabe seria o momento de aprender um pouco da química dos automóveis. Para mim que não fiz eng. mecânica alguns nomes eram difíceis. Ex.: Munhão, pinhão, parafuso banjo, etc., e outros continuam sendo. Mas estou aprendendo e a memória vai gravando. Cada vez mais tenho confiança em voces porque vou lá, mexo e vai dando certo. De repente voces são mecânicos, vendedores de peças, vendedores de carros, e é isso que me interessa no momento. Daí estar por aquí em MECÂNICA.
Quanto a água, pode acreditar estar sendo orientado com especial responsabilidade. E não estou aquí também para provar nada. (vide minha idade). Atrás do teclado me expresso como se estivesse na sua frente. Procuro sempre fazer isso, mesmo nas brincadeiras, para não passar por covarde. Estou aquí para aprender e ensinar o que aprendi para quem quiser aprender. Agora, quem quiser ficar na ignorância o resto da vida, é só ir perdendo as oportunidades.
Amanhã mesmo vou levantar a traseira da caminhonete para fazer uma revisão nas lonas e todo sistema de freio. Quer que eu poste as fotos?
Obs.: A próxima será os cubos das rodas da frente, para ir pensando no PITUTO.
Podemos fazer uma boa parceria: Você continua a me ensinar mecânica e eu te ensino tratamento de água. Topa?
Abração à Todos.
Anthoniusnikos (O Grego)
Edintruder
30/04/2008, 22:36
Não! Eu fiz uma paçoca de durepóxi no próprio buraco do selo. Ficou lisinho com o bloco.
proelton
30/04/2008, 22:43
Ah entendi, obrigado.
Anthoniusnikos
01/05/2008, 10:32
Pré histórico é a preguiça de raciocinar. Compra pronto então, não custa R$ 2,50/litro? Para quê o trabalho todo? Para quê chegar aquí no Fórum, preocupar todos os colegas com uma irresponsabilidade e depois ir largar na mão do mecânico, e passar a se preocupar com a instalção de um acessório BESTA (busina de ar comprimido)! Mas já que alguns não enchergam, ou respeitam, os instrumento do painel da viatura e precisam de um alarme sonoro. Sugiro que um bom alarme sonoro para indicar o superaquecimento do motor seja a instalação da respectiva busina de caminhão(ar comprimido) na cabine da caminhonete. KKKKKKKKK..., rsrsrsrsr...
Sds
Anthoniusnikos
proelton
01/05/2008, 11:16
Pré histórico é a preguiça de raciocinar. Compra pronto então, não custa R$ 2,50/litro? Para quê o trabalho todo? Para quê chegar aquí no Fórum, preocupar todos os colegas com uma irresponsabilidade e depois ir largar na mão do mecânico, e passar a se preocupar com a instalção de um acessório BESTA (busina de ar comprimido)! Mas já que alguns não enchergam, ou respeitam, os instrumento do painel da viatura e precisam de um alarme sonoro. Sugiro que um bom alarme sonoro para indicar o superaquecimento do motor seja a instalação da respectiva busina de caminhão(ar comprimido) na cabine da caminhonete. KKKKKKKKK..., rsrsrsrsr...
Sds
Anthoniusnikos
Valeu anthoniusnikos
Tem mais gente que coloca, não só eu. Pense antes quantas pessoas você está agredindo. Quantas pessoas já ferveram o carro e colocaram buzina a ar, e quantas já levaram o carro para arrumar mesmo perguntando aqui no fórum como se faz.
estamos aí
abraço
Anthoniusnikos
01/05/2008, 16:43
Tá certo Proelton. Já percebi que você é gente finíssima, e como não perdeu a paciência deve ser um bom moderador. Só não vai estourar os típanos dos velhinhos.
Quando cruzar comigo na 470 ou 101 pode apertar até o talo que vai passar batido.
Abração Cara. Desculpe alguma coisa. A gente vai aprendendo.
Anthonisnusnikos
Eu acho que um buzzer ligado na luz check gage na Ranger, seria uma bela adição sim (bem mais que uma chave geral para uma picape diesel mecanica!!! hehe). Já aconteceu com vários carros de querer esquentar e eu não perceber, muitas vezes você não espera, e em outras você esta concentrado em outra coisa (Como por exemplo dirigir).
Eu por exemplo, costumo sempre checar o painel. Mas minha mulher, meu irmão, meu pai, não. Eles provavelmente não sabem para que servem metade das luzes do painel. Se tocasse um 'buzzer', eles iam parar e me ligar para perguntar o que esta acontecendo, e isso poderia evitar muito $$. Pensem nisso.
Muitos caminhões tem esse buzzerzinho..vejam aqui: http://zilai.com.br/comp_Buzzers.htm. Quando for em alguma eletronica irei perguntar o preço.
Edintruder
01/05/2008, 17:47
Tem cigarras pra vender. É só ligar junto à luz do check gage que tá pronto. O problema é fazer a ponte de dentro do painel de instrumentos pra ligar a cigarra...
Talvez o problema seja outro. O check gage pode não ligar no caso de falta de água, simplesmente porque não haveria água passando pelo sensor para verificar a temperatura...
Walter L. L. Casitta
01/05/2008, 19:08
Talvez o problema seja outro. O check gage pode não ligar no caso de falta de água, simplesmente porque não haveria água passando pelo sensor para verificar a temperatura...
Isso mesmo, o ideal seria como já discutimos antes, a adaptação de um sensor do nível da agua no reservatório...
Edintruder
01/05/2008, 21:12
Quando li esse tópico tinha me lembrado da tua idéia de colocar uma bóia no reservatório. No fim morreu na casca...
Bem facil! Eu comprei uma boiazinha dessa, que é normalmente aberta. Quando falta água, ela fecha contato...seria só puxar 12v da bateria, passar por ela e depois ir pra cigarra.
Se não me engano, a boia era do gol, custou uns R$ 8,00, ia adaptar no Samurai. Acabei deixando para lá. O ruim é que tem que furar o reservatório ou a tampa. Ou então adaptar uma tampa (tipo da S-10 e Vectra) que já tem esse sensor acoplado na tampa.
proelton
02/05/2008, 01:43
Monitorar o nível da água ia ser sensacional eim...
Se por acaso aqueceu o motor e o sinal da água baixa não tocou, já dá para saber que o problema não é na falta de água, mas sim ventoinha, sensores, valvula termostatica ou algo assim.
abraços
João Fellipe
02/05/2008, 10:50
Proelton, sua caminhonete é 2005 2.8 mecanica ainda olha q d+ pow super nova, mais não esqueça que é carro a diesel deve ser seu primeiro diesel, eu andava numa D-20 da empresa ano 1986 com o Q20 B batido e rodava que era uma beleza só pra ter uma noção no finalzinho do motor ele chegava a beber 4 a 5 litros de oleo lubrificante por semana, pórem ele nunca bateu !!! o carro foi andando pra retifica !!! Só que era o ritual todo dia de manha era colocar oleo de motor e agua no radiador, o legal disso tudo é q peguei a mania faço isso até na Fernanda, ela não baixa oleo nem agua só q todo o dia de manha abro o capo pra ver hehehehehehheh, o porteiro do prédio fala rapaiz isso ai é carro moderno não baixa oleo assim !!! nem dou ouvido checo o oleo a água e pronto!!!
Carro a diesel é assim mesmo da trabalho pois tem q ficar monitorando, pow passa a monitorar a sua, isso é um 2.8, motor bom pra cacete se eu ver um desses batido por falta de agua/oleo eu choro dá uma dor no coração ... outra coisa importante é olhar os fluidos q escorrem do carro quando parar se tiver vazando tem como completar e chegar em casa. Detesto carro me deixar na mão!!! por sinal nenhum carro até hoje me deixou na mao, meu corsinha nunca quebrou de 2000 (0Km) até fev/2008 quando comprei a Fernanda, a D-20 que trabalhei antes da facul quebrou(deixavam acabar oleo diesel, a balança quebrava e eles nao tinham grampos dentro do carro pra trocar, esses selos rompiam e não carregavam durepox!!!) com todo mundo da empresa menos comigo.
PS: Sempre rodei 1500 - 2000 Km por mes mesmo em carro a gasolina (meu corsinha 1.0)
Abraços e cuida bem da ranger !!!
proelton
02/05/2008, 16:07
Pois é João Felipe, é isso mesmo. A camionete é show de bola, ia ser de chorar ver ela com motor quebrado...
eu tive uma saveiro por 120.000 km e vou te dizer, era muito facil de manter aquele carro. Só gasolina, e óleo nao baixava nunca. Água tambem não bebia, nem rolamento de roda roncava (acho que troquei um só nesse tempo todo). Mas coxim de amortecedor trocava o tempo todo.
Agora que estou começando a pegar umas manhas na diesel, e to aprendendo muita coisa, rapidinho tenho ela na mão com mais segurança.
até mais
Abraço
Anthoniusnikos
02/05/2008, 16:55
Pessoal existe algo interessante em, www.google.com.br (http://www.google.com.br), e no buscador colocar: site:4x4brasil.com.br "Sensor de Nível de Água"
Porém, uma idéia complementar... Que tal se o sensor fosse colocado na mangueira do fundo do reservatório.
Abs
Anthoniusnikos
Quando começar a baixar fluido num é bom se acostumar a simplesmente completar, no meu caso minha ex-ranger baixava água do raiador, ia completando e tudo bem (nem era tanta água assim), uma ocasião fui a uma viagem mais longa 500 km, e pra minha sorte quando cheguei a meu destino fui abastecer no posto e deu aquele estalo de abrir o capuz, como havia deixado o veículo funcionando simplesmente a tampa do reservatório que era responsável pelo fato de baixar água, simplesmente pifou de vez (ela tem duas válvulas internas) e tava colocando oda água pra fora, ainda bem que o problema só se agravou de vez ao chegar ao meu destino, más poderia ter ficado na mão no meio da estrada! então ao notar algum vazamento de óleo ou água é melhor resolver logo, geralmente são simples de resolver e evitam um prejuízo maior!
[]´s.
Edintruder
02/05/2008, 17:33
Quando a água está baixando e não existem evidências de vazamento, pode trocar a tampa sem receio de jogar dinheiro fora pois elas pifam da noite pro dia mesmo.
Anthoniusnikos
02/05/2008, 17:51
O problema é quando estoura uma mangueira, ou apresenta um vazamento repentino por uma delas e você está rodando na estrada e não dá para ver. Nessas horas um sensor sonoro ou um pisca intermitente seriam perfeitos.
Nota: Gostaria de saber se a adaptação do Casitta e o dispositivo de imãs do Allan Nielsen
deram certo.
Abs
Anthoniusnikos
shimomoto
02/05/2008, 22:32
Quando a água está baixando e não existem evidências de vazamento, pode trocar a tampa sem receio de jogar dinheiro fora pois elas pifam da noite pro dia mesmo.
X2..................
Abraços
porque eu sou o unico que nao consegue botar imagem na assinatura? Tento botar as pequenas, ela sai no espaçozinho mas quando mando visualizar nao visualiza....q ces acham que é?
porque eu sou o unico que nao consegue botar imagem na assinatura? Tento botar as pequenas, ela sai no espaçozinho mas quando mando visualizar nao visualiza....q ces acham que é?
Resposta para essas perguntas é mais fácil encontrar no fórum Suporte, aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=16.
[]'s botando ordem na casa... :D
Anthoniusnikos
05/05/2008, 12:18
Bom. Porque existem bóias eletromecânicas nos tanques de combustível e não no reservatório de expansão do sistema de arrefecimento? Os projetistas não pensaram nisso ou não deram importância?
Pelos prejuízos causados pela inexistência de um sensor messe compartimento podemos concluir que precisamos fazer algo a respeito.
Já que um sensor térmico seria de pouca eficácia e tratando-se de um meio que contém água, nada mais adequado que uma bóia eletromecânica, tipo das bóias "pretas em formato de pêra para caixas d'água" ou as Anauger (que não usam o mercúrio para contato elétrico) em miniatura para esse monitoramento.
Ex.: Uma esfera flutuante com contato interno através de uma esfera metálica que quando o reserv. cheio a esfera cai para um dos lados da esfera mantendo o circuíto elétrico aberto, e quando vazio a esfera fica pendurada, e a esfera interna cai fechando o circuíto elétrico.
Fazendo-se um furo de 1 a 2 mm (o suficiente para a passagem justa da fiação) na tampa, que poderá ser vedado com DUREPOX, teremos um sistema excelente, que poderá ter um indicador luminoso ou sonoro do nível de água no reserv. Não esquecer de colocar no circuíto um porta fusíveis.
O material da esfera flutuante só tem que ser de plástico resistente a temperatura de uns 100 graus Célsius.
Vou montar o sistema e posto depois.
Abração
Anthoniusnikos
Bom. Porque existem bóias eletromecânicas nos tanques de combustível e não no reservatório de expansão do sistema de arrefecimento? Os projetistas não pensaram nisso ou não deram importância?
Pelos prejuízos causados pela inexistência de um sensor messe compartimento podemos concluir que precisamos fazer algo a respeito.
Já que um sensor térmico seria de pouca eficácia e tratando-se de um meio que contém água, nada mais adequado que uma bóia eletromecânica, tipo das bóias "pretas em formato de pêra para caixas d'água" ou as Anauger (que não usam o mercúrio para contato elétrico) em miniatura para esse monitoramento.
Ex.: Uma esfera flutuante com contato interno através de uma esfera metálica que quando o reserv. cheio a esfera cai para um dos lados da esfera mantendo o circuíto elétrico aberto, e quando vazio a esfera fica pendurada, e a esfera interna cai fechando o circuíto elétrico.
Fazendo-se um furo de 1 a 2 mm (o suficiente para a passagem justa da fiação) na tampa, que poderá ser vedado com DUREPOX, teremos um sistema excelente, que poderá ter um indicador luminoso ou sonoro do nível de água no reserv. Não esquecer de colocar no circuíto um porta fusíveis.
O material da esfera flutuante só tem que ser de plástico resistente a temperatura de uns 100 graus Célsius.
Vou montar o sistema e posto depois.
Abração
Anthoniusnikos
Anthoniusnikos,
Alguns carros já possuem esse sistema e podemos comprar o sensor. É feito de uma boia de isopor + sensor eletromagnetico, quando a boia desce, ele fecha o contato. Se não me engano tem do Gol. Eu tenho uma aqui guardada, custou uns R$ 8,00. Irei ver a viabilidade de botar no Troller.
Anthoniusnikos
05/05/2008, 21:12
Ojaneri, vou procurar no ML essa bóia do Gol, mas se puder tirar uma foto dessa bóia e postar seria muito bom.
Também tive outra idéia, aproveitando a ocorrência dos vasos comunicantes, que facilita a colocação de sensores de nível. Vou fazer o desenho e postar.
Ficamos no aguardo da foto.
Abração
Olha as fotos (Baixa qualidade, celular com apenas 2.0 Megapixels):
http://img98.imageshack.us/img98/5082/0605080940yq6.jpghttp://img242.imageshack.us/my.php?image=0605080941ml9.jpg
Por dentro da boia, existe um imã. Por dentro, tem um sensor eletromagnetico que parece ser acionado quando a boia desce por completo.
Anthoniusnikos
06/05/2008, 12:10
Ojaneri, essa bóia é do Gol mesmo? Tem a especificação? Onde posso adquirir?
Estou pensando em colocar ela numa adaptação através de vaso comunicante para não precisar mexer no reservatório original. O quê acha?
Abração. Acho que vai dar certo.
Ojaneri, essa bóia é do Gol mesmo? Tem a especificação? Onde posso adquirir?
Estou pensando em colocar ela numa adaptação através de vaso comunicante para não precisar mexer no reservatório original. O quê acha?
Abração. Acho que vai dar certo.
Da certo sim, e é melhor que não mexe no reservatório de expansão. Só lembre de conseguir vedar direitinho esse outro reservatório para deixar o sistema selado ainda.
Anthoniusnikos
06/05/2008, 17:56
Valeu Ojaneri!
1 - Se o reservatório original dela for pequeno, até que se pode instalar um em paralelo ao da Ranger.
2 - Também estou pensando em usar a fiação do sensor de água do filtro de combustível para essa bóia, já que o filtro de comb. está sem o sensor a muito tempo, e também pelo fato de Eu nunca ter encontrado água no diesel aquí no posto onde abasteço.
3 - Você tem essa bóia por aí?
Sds
proelton
07/05/2008, 13:20
Ojaneri, essa bóia é do Gol mesmo? Tem a especificação? Onde posso adquirir?
Estou pensando em colocar ela numa adaptação através de vaso comunicante para não precisar mexer no reservatório original. O quê acha?
Abração. Acho que vai dar certo.
Anthonius
Voce precisa fazer um duto na parte superior da bóia tambem, na parte onde tem o ar, pra comunicar o ar das duas camaras (reservatorio e camara nova)... senão o nível do reservatório da bóia não vai baixar, pois precisa entrar por cima pra baixar o nivel da água, entende...
Walter L. L. Casitta
07/05/2008, 13:56
Anthonius
Voce precisa fazer um duto na parte superior da bóia tambem, na parte onde tem o ar, pra comunicar o ar das duas camaras (reservatorio e camara nova)... senão o nível do reservatório da bóia não vai baixar, pois precisa entrar por cima pra baixar o nivel da água, entende...
X2!................
dudas_308w
07/05/2008, 14:22
Ojaneri, essa bóia é do Gol mesmo? Tem a especificação? Onde posso adquirir?
Estou pensando em colocar ela numa adaptação através de vaso comunicante para não precisar mexer no reservatório original. O quê acha?
Abração. Acho que vai dar certo.
Antonius,
o Kadett GS 89 vinha com o sensor espetado na tampa do reservatorio de expansao. Era uma coisa bem simples, nada mais que um "T" onde a perna de baixo encostava numa boia e o a parte de cima fechava contatos. Os pinos estava na propria tampa.
Uma coisa, nao aconselho puxar os fios diretamente. Passe pela caixa de fusivel, escolha uma posiçao que nao tem uso e ligue um fusivel de 5A por precauçao. Mesmo o circuito sendo simples, nao impede de ter um curto e descarregar sua bateria ou derreter alguma coisa.
abs
dudas_308w
07/05/2008, 14:46
a agua destilada tem a venda por R$ 1,80 na Voli do aeroporto.
quanto ao problema dos selos, nos paises frios onde a agua gela e estoura o bloco, o povo poe etileno-glicol como aditivo. Isso baixa um pouco o ponto de congelamento da agua. Uma outra coisa engraçada, no Canada existem postes com tomadas na frente das casas e o povo "liga" o carro na tomada:roll: durante a noite. A outra ponta da tomada sao resistencias que ficam dentro do bloco e do radiador sendo ligeiramente aquecidas. Elas impedem o congelamento durante a madrugada. Eh bem esquisito carros ligados em tomadas, mas é a soluçao que a turma deu. Vou ver se acho as fotos.
sds
dudas_308w
07/05/2008, 14:51
O Proelton,
imagino que o mecanico viu isso, mas é de bom tom verificar se o oleo todo do carter foi substituido. Quando o carro ferve, parte do oleo vira uma borra grudada no carter... periga vc ter nivel, mas nao ter oleo circulante suficiente. Eu tive isso num carro meu, que mostrava nivel de oleo, mas era só uma pequena quantidade que circulava pois a maior parte era um tipo de pudim que ficava todo colado no carter. Ate a hora que teve que fazer o cabeçote.
abs
Anthoniusnikos
07/05/2008, 20:04
Olá Dudas e Proelton, obrigado pelas informações. Estou indo à SP amanhã e vou ver se encontro a bóia que o Ojaneri postou, depois vou montar o reservatório extra no pequeno espaço ao lado do original e posto aquí.
Abração
Anthoniusnikos
Allan Nielsen
08/05/2008, 17:39
Valeu Ojaneri!
1 - Se o reservatório original dela for pequeno, até que se pode instalar um em paralelo ao da Ranger.
2 - Também estou pensando em usar a fiação do sensor de água do filtro de combustível para essa bóia, já que o filtro de comb. está sem o sensor a muito tempo, e também pelo fato de Eu nunca ter encontrado água no diesel aquí no posto onde abasteço.
3 - Você tem essa bóia por aí?
Sds
Anthonius,
Se pretende usar a fiação/painel do sensor dagua no diesel voce não pode simplismente aterrar os 12V que vem do painel atravez da boia. O sensor dagua no diesel tem uma eletronica interna. Coloque um resistor de 25 ohms em serie com a boia de forma a limitar a corrente em 70mA que é o que ocorre quando "deteta" agua no diesel.
Como o Proelton disse, vc terá que fazer a comunicação de ar na parte superior do novo vaso, e neste caso terá que furar o atual. Sugiro que vc compre um novo reservatorio da Ranger e faça um serviço mais limpo. Paguei R$45,00 no reservatorio original (TRW) na Ford mes passado, pois o meu trincou o plastico.
Boa sorte
Venho a relatar uma mesma impressão de minha ranger 2.8 2003,em uma viagem para joinville,vim exigindo 160 km em um periodo de 10 km,logo me assustei com a temperatura,tava no topo,...parei por 30 minutos,religei..caiu a temp.continuei a viagem no 100,110,120 no max,tudo normal...
rogeriomasih
19/05/2008, 19:13
Viajei aproximadamente 50mil km no ano passado e a ranger não apresentou nenhum problema de aquecimento.
Tive um problema de aquecimento utilizando a reduzida em areia frouxa, mas foi só trocar a válvula termostática que tudo se resolveu.
Anthoniusnikos
20/05/2008, 22:07
Ojaneri, encontrei a bóia aquí em Balneário Camboriú numa revend. VW. É do Santana e paguei R$ 36,00, só que vão me entregar em uns 7 dias. Quanto ao tubo AQUATERM da TIGRE não sei se vai aguentar uns 110 graus Célcius. Vou pesquisar no Site da Tigre. Estou pensando em adaptar na própria tampa do reserv. e bolar uma outra válvula de pressão.
Dudas, valeu pela dica.
Allan, quando estiver com ela em mãos discutimos a fiação do sensor de água.
Abração
Antoniusnikos
Venho a relatar uma mesma impressão de minha ranger 2.8 2003,em uma viagem para joinville,vim exigindo 160 km em um periodo de 10 km,logo me assustei com a temperatura,tava no topo,...parei por 30 minutos,religei..caiu a temp.continuei a viagem no 100,110,120 no max,tudo normal...
Isso pode ser ventoinha!
Allan Nielsen
22/05/2008, 09:15
Nesta velocidade a ventoinha não faz diferença.
Eu apostaria na dificuldade de circulação do liquido do radiador, causado por: valvula termostatica, radiador deficiente (entupido) ou bomba dagua.
abs
FlavioLouveira
23/05/2008, 11:47
É , o aquecimento é a causa de um problema, e não o problema em si.
Tem carro que esquenta a 160km/h, outros em areia fofa, como li aqui nesse topico etc..
Com o tempo,ou falha mesmo, algum sistema para de funcionar e gera o aquecimento..infelizmente pode vir de varios fatores esse erro.
O mais importante é ter um mecanico QUE SAIBA o que esta fazendo, e identificar o problema. Senao fica trocando coisa, trocando coisa e o problema volta.
proelton
09/06/2008, 00:21
pois é pessoal
depois passados os remédios no motor, feito tudo o que aparentemente deveria ter feito, sabíamos que alguns sintomas ainda iriam vir.
Essa semana começou a vazar compressão pelo bico injetor, pra fora do motor. Torrou a junta desse bico. Tiramos a chaveta e nada do bico sair... amanhã terei que levar para um cara remover o bico e trocar a vedação.
Espero que não comecem a vir cada vez mais problemas.
O motor está dando uns assobios bonitos mas estranhos (não deveria estar fazendo isso), parece uma turbina assobiando bem forte, mas acho que é a compressão que vaza assobiando... algo assim.
Vou resolver amanhã e retorno.
abraços
edubelem
09/06/2008, 16:52
Nesta velocidade a ventoinha não faz diferença.
Eu apostaria na dificuldade de circulação do liquido do radiador, causado por: valvula termostatica, radiador deficiente (entupido) ou bomba dagua.
abs
Faz sim, a 130km/h eu escuto a ventoinha, porem apenas em viagens ao 1/2 dia ou a tarde com muito calor.
Abs,
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