PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Vitara



Toni Pires
14/07/2004, 21:32
Boas Galera,
Preciso de ajuda.
Estou a menos de 2 meses no mundo Vitara (aut, 94, pneus lameiro, levantado)
Mas gostaria de umas dicas para mecher na suspensão e deichar o carro mais alto e mais tranquilo para viagens mais longas.
Alguém me ajuda com sugestão de pneus e o que posso fazer na supensão.
Grato a todos. :shock:

equipeminas4x4
15/07/2004, 13:52
Toni meu amigo,

Deixar o Vitara mais alto e mais tranquilo para viagens longas????
O dia que vc conseguir descobrir como fazer isso, não conta pra ninguém, vamos ganhar uma grana.... hehehe
Brincadeiras à parte, ganha-se de uma lado e perde-se de outro, em qualquer tipo de modificação de suspensão.
Quer levantar mais o seu Vitara??? Essa é a receita
http://planeta.terra.com.br/lazer/Cabrito/

[]´s

Wallace
15/07/2004, 16:59
Oi Toni, Veja com o Rodrigo Portugal da RC4x4, melhor é mais barato que ele faz não existe, e esta em SP.

Felipe Salomão
09/08/2004, 09:37
Ola, já tive algumas experiencias com o vitara e acho que nao e um bom negocio levanta-lo. Apesar de ser uma melhora consideravel para superar obstaculos, o vitara trabalha com homocineticas na tracao dianteira, e quando vc levanta-o, ele aumenta muito o angulo da mesma forçando-a. Quando vc for ultrapassar um obstaculo que necessite de muito torque e que a frente do carro levante muito, sera 90% de chance de quebrar essa homocinetica. Ou vc levanta o carro e abaixa um pouco o diferencial, que pelo que ja analizei sera um grande trabalho. Quando levantei o meu vitara me cobraram cerca de R$ 1.400,00 para executar o serviço. Depois de um estudo de como levantaria o carro, gastei em torno de R$100,00 lenvantando com calços de mola e carroceria. Pela fragilidade do vitara prefiro o samurai para esse tipo dede adaptacao.
Falo por experincia propria. Um abraço, Felipe Salomao.

Wallace
09/08/2004, 11:29
O do Rodrigo da RC4x4 esta bem alto, faz trilhas pesadas e não quebrou.

isaianet
09/08/2004, 11:32
Concordo com o Wallace,

Conheço mta gente com vitaras bem preparados e altos e já vi quebrarem de tudo, mas nunca as homocineticas. Acho que o mecanico que levantou esse teu vitara fez alguma m.... E cobrou caro ainda!!!



Abs

AlemãoRS
19/04/2005, 23:17
o meu tá levantado 2" e não quebrou e nem tem sinais de desgaste...
até estou pensando em rebaixar o diferencial dianteiro, mas estou analisando o custo/beneficio disso ainda...

mak (SP/ZN)
20/04/2005, 20:04
Pra deixa-lo um pouco mais firme na estrada vc pode colocar os amortecedores traseiros da SUPREMA mas apenas se tiver levantado o carro com 2" na suspensão...

O meu esta com 2" de molas + 2" de bodylift... se quer apenas o jipe alto vc tem a opção de fazer só o Body lift e manter a suspensão normal... mas vai perder o aumento do vão livre central, angulo de ataque e de saida... outro ponto é o suporte do WISHBONE... o pivô traseiro que precisa ser corrigido também...

O Problema das homocineticas é raro... o diferencial quebra primeiro! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Dalger
12/05/2005, 01:24
Como faco para aumentar a altura na dianteira do vitara em 2" sem forçar as bichinetiras, que ficam totalmente torcidas ???
Tentei abaixar mais o diferencial, que ja e de tracker, mas ele esbarra na travessa das balanças.

mak (SP/ZN)
12/05/2005, 11:56
Como faco para aumentar a altura na dianteira do vitara em 2" sem forçar as bichinetiras, que ficam totalmente torcidas ???
Tentei abaixar mais o diferencial, que ja e de tracker, mas ele esbarra na travessa das balanças.

O Kit normal de calços já fazem isso... as homocinéticas só vão dar problema com aumentos MAIORES que 2"... rodo assim há três anos fazendo trilha e participando de trial sem quebras...

Dalger
12/05/2005, 13:26
Nao sei o que acontece no meu caso.
Uso o carro para Jeep Cross, e tem bastantes saltos. As homocineticas sempre quebram e sempre levo uma de reserva.
Quando montei o diferencial, o semi-eixo que liga a homocinetica ao diferencial, forma um angulo de aproximadamente 35o. O carro foi levantado em 6cm ou um pouco mais de 2", para conseguir altura ideal.
Estou pensando em um jeito de baixar a caixa do diferencial, mas ela ja esta resvalando na travessa de apoio.
Tenho que quebrar um pouco mais a cabeça, pois um kit mais baixo nao resolve meu problema.
Alem disso, agora a direção ficou maluca. Quando acelero as rodas fecham, quando freio elas abrem.
Eu verifiquei e descobri que o pino que segura a barra de direção no chassi esta empenado. Eu o desamassei, mas acho que ele perdeu resistencia, pois voltou a posiçao trocida.
O jeito e desmontar tudo dinovo e pensar um pouco mais.
Se vc tiver alguma dica, agradeço.

Dalger
12/05/2005, 13:30
Se nada do que estou tentando der certo. Ou vou comprar um eixo de samurai dianteiro ou irei comprar 2 de f-75. O meu medo e que os eixos de F-75 fiquem muito pesado para o carro, que foi feito para velocidade e saltos e nao para trilha.
Vc ja colocou os dana 44 no cabrito ??? Nao acha que ficara muito pesado ??? Conhece alguem que ja colocou para ter uma posição sobre a adaptação. ???

Obrigado novamente.

mak (SP/ZN)
12/05/2005, 14:35
Vitara para saltos e velocidade? acho que vc escolheu o carro errado pra isso... Teu diferencial de aço de GV já comprova isso... :o
Eu estava pensando em colocar os D35 de Cherokee... o Rafael tá colocando os D44 de Rural...

Acho que vc deveria testar calços de 1" e amortecedores mais firmes... pra velocidade e saltos acho que daria mais resultado! :roll:

Dalger
12/05/2005, 18:45
Na verdade escolhi o vitara pelas balanças, pois elas absorvem melhor as irregularidades do terreno. O problema esta na resistencia. Por isso temos que tentar trocar informações com quem ja passou por isso.

Agora, se nao tiver muito retorno, irei partir para os Dana 44.

Alias, alguem sabe como mudar as cruzetas dianteiras do Dana para homocineticas, igual ao Troller ???
Sera que compensa ???

AlemãoRS
12/05/2005, 19:44
bah, não entendi oq tu quer aproveitar do troller?...o troller tem eixo rígido...

washigton
27/06/2005, 00:24
Alguém sabe se daria na mesma se colocarmos o amortecedor do omega e as molas do omega na traseira do vitara, não dá na mesma que usar o kit da rc para suspensão. mais não esquecendo do calço do diferencial.

gbomfim
31/07/2005, 19:53
Conheço mta gente com vitaras bem preparados e altos e já vi quebrarem de tudo, mas nunca as homocineticas. Acho que o mecanico que levantou esse teu vitara fez alguma m.... E cobrou caro ainda!!!


Pelo que estou vendo, o problema das homocineticas não é tão rara... :putz:
O meu vitara tem 2+2 e estou sofrendo com as quebras das homocineticas... :parede:
Alguem tem uma dica de como resolver este calcanhar-de-aquiles... :pensativo:
Existe alguma forma de reforçar... ou colocar outra que seja mais resistente... :pensativo:

nicke1000
11/12/2007, 21:32
Pessoal, comprei um Vitara com calço na mola de 2,5" e calço na carroceria de 2,5" (conforme disse o vendedor).
Ainda segundo o vendedor, as molas traseiras são do Monza, já o meu "mexânico" acredita que são as dianteiras do Chevete.
Agora eu botei pneus com a seguinte configuração: 235/75/15, com tala de 8". Eu sei que o ideal seria tala de no máximo 7", mas achei mais bonito assim...
Entretanto está pegando na lata, na traseira. Alguém já enfrentou algum problema assim?
Tem solução?
P.S. Também pegava na dianteira, mas uma chapeação deu jeito.

nanito
12/12/2007, 00:29
Pessoal, comprei um Vitara com calço na mola de 2,5" e calço na carroceria de 2,5" (conforme disse o vendedor).
Ainda segundo o vendedor, as molas traseiras são do Monza, já o meu "mexânico" acredita que são as dianteiras do Chevete.
Agora eu botei pneus com a seguinte configuração: 235/75/15, com tala de 8". Eu sei que o ideal seria tala de no máximo 7", mas achei mais bonito assim...
Entretanto está pegando na lata, na traseira. Alguém já enfrentou algum problema assim?
Tem solução?
P.S. Também pegava na dianteira, mas uma chapeação deu jeito.

2,5" suspensão + 2,5" BL + pneu 235/75 R15 e pegando na lata?!

Acho que tem alguma informação errada aí :pensativo:

nicke1000
12/12/2007, 09:42
2,5" suspensão + 2,5" BL + pneu 235/75 R15 e pegando na lata?!

Acho que tem alguma informação errada aí :pensativo:

Para deixar mais claro o problema: os pneus pegam, quando faço trilha, na borda do paralama, pois eles ficam quase meio palmo para fora. Eles inclusive "morderam" aquela borda e puxaram para baixo. Capisco?

Walter Carlos Brossel
12/12/2007, 10:21
Para deixar mais claro o problema: os pneus pegam, quando faço trilha, na borda do paralama, pois eles ficam quase meio palmo para fora. Eles inclusive "morderam" aquela borda e puxaram para baixo. Capisco?


Já tive esse problema. Leva num lanterneiro e manda rebater as "bordas" internas dos para lamas traseiros. Se der passe uma massa ali para ficar bem rente mesmo.
Eu uso lift de 2,5" na suspensão atrás e 2" na frente e pneus 30/9,5/15. Não raspa nada, mesmo nos galeios maiores em trilhas.
Antes de rebater os para lamas era um inferno...
Umbraçoproçê.

nicke1000
14/12/2007, 19:10
Já tive esse problema. Leva num lanterneiro e manda rebater as "bordas" internas dos para lamas traseiros. Se der passe uma massa ali para ficar bem rente mesmo.
Eu uso lift de 2,5" na suspensão atrás e 2" na frente e pneus 30/9,5/15. Não raspa nada, mesmo nos galeios maiores em trilhas.
Antes de rebater os para lamas era um inferno...
Umbraçoproçê.

Também pensei nisso, o problema é que seu rebater não poderei colocar os alargadores de borracha se eu um dia eu quiser.
E seu colocar uns batentes nas molas?

Walter Carlos Brossel
17/12/2007, 10:40
Também pensei nisso, o problema é que seu rebater não poderei colocar os alargadores de borracha se eu um dia eu quiser.
E seu colocar uns batentes nas molas?


Não adianta. Meu Vitara tem calço de 2,5" atrás e ainda assim raspava nas trilhas.
Alargador de borracha prá quem faz trilha é uma merd@@@. Coloquei no meu carro (comprei na Garra 4x4 - R$50,00).
O visual ficou show mas os alargadores foram ficando em árvores, barrancos, etc...é mais uma coisa prá vc ficar se preocupando.

Veja as fotos antes e depois:

nanito
17/12/2007, 10:40
Também pensei nisso, o problema é que seu rebater não poderei colocar os alargadores de borracha se eu um dia eu quiser.
E seu colocar uns batentes nas molas?
Dá pra colocar alargadores de borracha com as abas rebatidas, não sei direito como, mas já vi vitara com alargadores sem as abas dos paralamas.

Se vc os batentes maiores, diminui o curso do amortecedor, fazendo com que a viatura incline mais numa torção. Corre risco de tombar!

[]´s