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Ver Versão Completa : Rebaixando cabeçote Falcon 3.6



william artur pussi
29/04/2008, 21:28
Pretendo converter o meu Falcon 3.6 a álcool e para tanto já comprei um solex 3e mas me avisaram que eu terei que rebaixar o cabeçote pro danado não ficar frouxo. É verdade que é necessário tal modificação? E quanto deve ser rebaixado? Alguém já fez tal ateração para informar se vale a pena ?

plnx
29/04/2008, 23:28
Saudações William

Morei um bom tempo em Cianorte, meus pais ainda moram por ai.

Quanto ao motor, acabei de encontrar no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31489&page=2
que a taxa de compressão é de 7,4:1
isso pra gasolina atual já é pouco(os carros atuais usam em media 9 ou 9,5), pra álcool então nem se fala (~12:1)

Tomei a liberdade de pesquisar as mensagens que você já postou e vi que você retificou recentemente este motor. Na ocasião da retífica era o momento ideal para taxar este motor, com pistões cabeçudos. Mas agora ou troca-se os pistões novamente (na verdade nem sei vai achar pra esse motor a álcool) ou rebaixa o cabeçote (procedimento que não tem volta). Pesquise no google como faz pra medir a taxa de compressão e faça os cálculos necessários para atingir a nova taxa. Você pode pedir pro pessoal da retífica pra fazer isso também, acho que algo na casa de 11:1 estaria de bom tamanho.

Zepi
30/04/2008, 08:22
Olá amigos!
Pra chegar nessa taxa...só rebaixando o cabeçote será bem difícil...
Mas se precisar meu caro willian tenho um cabeçote sobrando caso vc detone o seu....
Já ouvi falar que pode se colocar os pistões do monza e aumenta a cilindrada para 3.8...mas só ouvi falar...
Se fosse verdade vc poderia pegar os pistões a álcool do monza!É uma idéia...
Tenho um em casa desses motores, se por acaso não vendê-lo poderia fazer algo do gênero...


Abs

william artur pussi
30/04/2008, 09:22
É muito bom encontrar o pessoal de Cianorte perdido ai pelo mundo, se bem qu Rolândia é aqui pertinho.Ou seja, um mundo não tão longe. Mas, deveria ter alterado os pistões já quando retifiquei o motor só não fiz por bobeira mesmo e por falta de experência. Agora, a mulher não quer andar na viatura por causa do cheiro de gasolina, dessa forma vou ter que colocar a mão na massa de novo.
Outra novidade para mim são os pistões do monza. Será que dá certo mesmo? Se for seria uma ótima ! Também me interessei pelo cabeçote, quanto vale $$$ ?

Ademais, é importante receber as opiniões dos colegas. Afinal, companheirismo e troca de experiência é fundamental.

Zepi
30/04/2008, 09:48
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthead.php?t=31652


Tentei colocar meu tópico da venda de peças...olha do classificados na primeira página:

"Coisas de falcon 3.6"



Abs

Elmer_Jeep
30/04/2008, 12:02
Olá amigos!
Pra chegar nessa taxa...só rebaixando o cabeçote será bem difícil...
Mas se precisar meu caro willian tenho um cabeçote sobrando caso vc detone o seu....
Já ouvi falar que pode se colocar os pistões do monza e aumenta a cilindrada para 3.8...mas só ouvi falar...
Se fosse verdade vc poderia pegar os pistões a álcool do monza!É uma idéia...
Tenho um em casa desses motores, se por acaso não vendê-lo poderia fazer algo do gênero...


Abs

Realmente não vai ser possível aumentar essa taxa apenas rebaixando o cabeçote.

Zepi, sobre os pistões de monza isso é lenda pois o pistão do Falcon 3.6 mede 93,5mm e o do monza 2.0 só tem 86mm...
Para ganhar essas 200cc (de 3.6 p/ 3.8 ) teria que ser um pistão maior que 93,5mm.

William, se precisar dos torques de aperto desse motor eu tenho num catálogo aqui. Outra dica importante após fazer o serviço do cabeçote é substituir o jogo de parafusos. A Taranto fabrica eses parafusos.

[]'s

Zepi
30/04/2008, 12:08
Beleza Elmer!

Eu só ouvi falar...não afirmei que dava certo...
De repente era outro carro sei lá...
Talves do 4cc OHC...
Mas além disso ainda teria que ter a medida do pino da biela, altura do pistão....
A pessoa mais indicada pra descobrir isso, seria mesmo nosso amigo Elmer...


Abs

william artur pussi
30/04/2008, 13:47
Elmer as informações foram de extrema importância. Agora, como eu consigo o catálogo que voce mencionou ? E o jogo de parafusos ? existe algum site específico para adquiri-los? Além disso, algum companheiro utiliza o Falcon a alcool para passar a experiência/

Elmer_Jeep
30/04/2008, 15:17
Não tenho o catálogo exclusivo desse motor, tenho um catálogo geral que a Mahle Metal Leve fornece anualmente às Retíficas com informações técnicas de motores. Em um destes tenho algumas especificações de medidas e montagem do Falcon 3.6.

Sobre o jogo de parafusos em raros casos recomenda-se utilizar os mesmos. Para este motor a marca Taranto fabrica, a referencia é B30000. Custa no máximo 80 reais o jogo. Procure em autopeças e retíficas.

[]'s

william artur pussi
06/05/2008, 15:41
Gostaria de aproveitar o tópico para que alguém posa me repassar a experiência com o Falcon a alcool. Ou seja, se vale a pena efetuar a transformação ou se o motor costuma apresentar falhas ou coisa do tipo.

Zepi
06/05/2008, 15:55
wilian,
vou te enviar umas fotos do cabeçote!

ABraço

plnx
06/05/2008, 16:51
Acabou de me algumas coisas pela cabeça:
Em Cianorte compensa usar álcool. Este seria o único caso em que pensaria em ter o trabalho da transformação.

O único problema é o cheiro de gasolina ?
Se este for o problema, a solução mais fácil, rápida e barata seria tirar o tanque debaixo do motorista e mandar pra baixo da viatura, no meu CJ é assim e raramente sinto cheiro de gasolina.

tuna
06/05/2008, 16:58
Gostaria de aproveitar o tópico para que alguém posa me repassar a experiência com o Falcon a alcool. Ou seja, se vale a pena efetuar a transformação ou se o motor costuma apresentar falhas ou coisa do tipo.


William, eu uso o falcon a álcool (o meu é original, e portanto a tubagem de admissão é diferente) a carburação é feita por um solex 40 DEIS (não sei se é original:parede::parede:, mas é muito bom e não enche o saco, pelo menos até agora hehe), pega fácil pela manhã, sem prefisar de injeção de gasolina ou qq coisa assim, é forte pra K7, anda bem e as médias estrada/trilha/cidade são sempre de 4 a 5 km/l de álcool, o que convenhamos prum motor com o torque/cilindradra/potência que esse cara tem é MUITO BOM.:dance::dance::palmas:

E a maior vantagem de todas é que o jeep não cheira gasolina:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abração, qq coisa tamos aí...

william artur pussi
14/05/2008, 19:38
Aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida recente. Alguns colegas me disseram que ao rebaixar o cabeçote terei que obrigatoriamente usar o alcool e não a gasolina. É verdade ? Afinal, quais são as conseqüências para o motor quando rebaixamos o cabeçote ? A vida útil diminui ?

plnx
14/05/2008, 23:54
Em vez de tentar falar com minhas próprias palavras vou passar a vez para especialistas:

http://www2.uol.com.br/bestcars/glo/t.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-taxa.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/taxa2.htm

Tiago Fernandes
15/06/2008, 23:09
Cara eu tenho um Falcon 3.6L no meu willys
Inicialmente o carburador era aquele Holley corpo simples (era uma bosta) secava a cuba na subida... motor falhava!! e afogava em descida longa.
Rebaxei o cabeçte e coloquei uma 3E alcool. Ficou um tesão
faz tempo q fiz isso se nao me engano foram 2mm do cabeçote.
quanto ao carburador, to usando 137,5 no primeiro estagio e 185 no segundo.. O consumo ficou a mesma coisa.. 4km/l no alcool na cidade e até 6km/l na estrada. Com a holley fazia mesma coisa soh que com gasolina. A potencia nem se compara o bicho ficou forte e funciona quase que de ponta cabeça!
O coletor estou usando o mesmo se precisar de detalhes tiro algumas fotos pra voce ver como ficou.. abraço
A caixa minha é a de C-10 3m com dif 8/43 pneus frontiera 265/75r16

Marcos Aurelio Barp
19/07/2008, 21:40
Olá, Elmer. Sou novo aki, mas tenho um amigo que está instalando um motor 3.6 em um JEEP, e precisa das medidas de retifica deste motor. Vc por acaso teria estas medidas???
Outro detalhe, estou colocando um motor 4.2 da F-250 em uma F75 (que por acaso é este mesmo amigo que está fazendo o serviço), e preciso do torque de aperto dos cabeçotes deste motor. Por acaso vc saberia onde encontrar estes numeros???
Obrigado.

Zepi
22/07/2008, 18:33
Em um catálogo vi uma possível opção para pistões para o falcon...
Seria os pistões da C10/C-14 com motor 261(acho) ele tem 95,25 mm contra os 93,5 do falcon...
Mas ainda teria de medir o diâmetro do pino e altura do pistão.
Entretanto seria uma boa opção para aumentar a cilindrada/potência/taxa do falcon um pouquinho...



Abs

Elmer_Jeep
23/07/2008, 11:06
Olá, Elmer. Sou novo aki, mas tenho um amigo que está instalando um motor 3.6 em um JEEP, e precisa das medidas de retifica deste motor. Vc por acaso teria estas medidas???
Outro detalhe, estou colocando um motor 4.2 da F-250 em uma F75 (que por acaso é este mesmo amigo que está fazendo o serviço), e preciso do torque de aperto dos cabeçotes deste motor. Por acaso vc saberia onde encontrar estes numeros???
Obrigado.


Oi, desculpe a demora, tenho aqui alguma coisa sobre o Falcon:

DIAMETRO DOS CILINDROS = 93,47mm
FOLGA DO PISTÃO NO CILINDRO = 0,053mm
DIAMETRO DO MANCAL DO VIRABREQUIM = 57,12mm
DIAMETRO DO MOENTE DO VIRABREQUIM = 53,95mm
DIAMETRO DO ALOJAMENTO (MANCAIS DO BLOCO) = 61,01mm
FOLGA AXIAL DO VIRABREQUIM = 0,10 A 0,20mm
DIAMETRO DO ALOJAMENTO DA BIELA = 56,89mm
DIAMETRO DOS MANCAIS DO EIXO COMANDO = 45,98mm
DIAMETRO DO ALOJAMENTO DA BUCHA DE COMANDO = 49,12mm

TORQUES:
PARAFUSOS DOS MANCAIS = 81 A 95NM
PARAFUSOS DAS BIELAS = 26 A 32NM
PARAFUSOS DO VOLANTE = 100 A 120NM
PARAFUSOS DO CABEÇOTE:
1ª ETAPA = 75 A 88NM
2ª ETAPA = 98 A 110NM


FOLGA DE VÁLVULAS = 2,54 A 5,08(tucho descarregado)

ORDEM DE IGNIÇÃO = 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
PONTO DE IGNIÇÃO = 22°/1600


[]'s

william artur pussi
06/11/2008, 21:35
Caro Zepi existe a possibilidade real de substituir os pistões do falcon por pistões de algum outro motor ? Qual ? Também gostaria de saber aonde poderia encontrar peças para o danado, alguém sabe indicar alguma loja ?

Fabbo
07/11/2008, 16:35
willian moro em araruna, do lado de cianorte e tenho um willys 67 com falcon 3.6, com o mesmo carburador que vc ta usando e nao rebaixei o cabeçote. posso te dizer que o bicho e uma maquina... e muito forte mesmo com baixa compresao. nao sei se terei problemas futuros com ele mas por enquanto e so diversao.

juliano muller
07/11/2008, 22:48
Willian, já coloquei um Falcon 3.6 num antigo Willys meu, na gasolina era muito bom(tão bom quanto o 4.1GM), aí tive a INFELIZ:discordo: idéia de converte-lo para alcool, porque me disseram que ficava bom...Gastei $1.000 na brincadeira! Retífica do cabeçote, juntas novas, velas mais frias, acerto de carburação e toda a mão de obra do serviço, fazia 2 com litro de alcool, no frio não esquentava e andava menos do que quando era a gasolina...No final das contas, tive que voltar a usar gasolina! Ficou até mais forte, só que 8 meses depois começou a fumar(o motor tinha 10.000 orig, fôra tirado de uma F1.000 zerada!).Conselho de amigo, quer andar no alcool, com motor afinado e com otimo desempenho, compre um motor a alcool, porque mudam muitas coisas, pistões, carburação, admissão, cabeçote e etc...Um Falcon original a alcool é muito bom, mas porque foi feito pra andar com esse combustivel. Com o que vc vai gastar nessa converção, vc vende o teu motor e compra um 6cc GM4.1:palmas: a alcool original, é um excelente motor, bom torque e baixa manutenção! Espero que tenha ajudado!

ABRAÇO.

william artur pussi
10/11/2008, 01:22
Jeep realmente é um mistério ! Para um é uma beleza para outro vira realmente uma tranqueira. A verdade é que já gastei $$$ comprando o falcon e agora tem que ser este mesmo. Assim gostaria de receber mais informações, idéias e experiências de quem usa o danado na viatura para poder aproveitar os acertos e evitar os erros. Assim para quem tem mais informações o apelo para que repasse a experiência para não me arrepender no futuro.

william artur pussi
10/11/2008, 01:24
Há, outra coisa, esqueci de perguntar. Como já comprei o 3E a alcool existe algum problema em usá-lo com o motor a gasolina ?

mecamaniaco
10/11/2008, 02:56
Há, outra coisa, esqueci de perguntar. Como já comprei o 3E a alcool existe algum problema em usá-lo com o motor a gasolina ?
Você precisa apenas mudar o Giclê para gasolina, pois os de alcool são maiores!

Quanto a sua adaptação, para o alcool é aconselhado o uso de uma taxa de aprox. 14,5:1. Caso fique muito inferior a isso o carro fica uma M, não pega fácil, não anda direito, fralha direto quando tá frio! Se usar uma taxa maior o carro fica muito arisco, você vai ter a impressão que o motor ta desregulado, prq vai ficar pulando um pouco! Não esqueça também que motores a alcool precisam trabalhar um pouco mais quentes que os motores a gasolina!!!!

Problemas com pré ignição (batida de pino), usando alcool é muito difícil, por isso é usado em carros turbo, pois aguenta bem a pressão, então caso falem que a taxa ta muito alta, é prq nunca tiveram aulas de mecânica.

Tlarsen
29/06/2009, 17:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthead.php?t=31652


Tentei colocar meu tópico da venda de peças...olha do classificados na primeira página:

"Coisas de falcon 3.6"



Abs
Boa tarde

saberias onde posso encontrar peças para o Falcon 3.6, preciso de engrenagem de comando e do virabrequim.
Abraços
Telmo

Emerson Daniel Pena ITA
30/01/2015, 18:13
Cara eu tenho um Falcon 3.6L no meu willys
Inicialmente o carburador era aquele Holley corpo simples (era uma bosta) secava a cuba na subida... motor falhava!! e afogava em descida longa.
Rebaxei o cabeçte e coloquei uma 3E alcool. Ficou um tesão
faz tempo q fiz isso se nao me engano foram 2mm do cabeçote.
quanto ao carburador, to usando 137,5 no primeiro estagio e 185 no segundo.. O consumo ficou a mesma coisa.. 4km/l no alcool na cidade e até 6km/l na estrada. Com a holley fazia mesma coisa soh que com gasolina. A potencia nem se compara o bicho ficou forte e funciona quase que de ponta cabeça!
O coletor estou usando o mesmo se precisar de detalhes tiro algumas fotos pra voce ver como ficou.. abraço
A caixa minha é a de C-10 3m com dif 8/43 pneus frontiera 265/75r16

Ola Tiago, por favor pode me mandar fotos e informações sobre como vc fez o rebaixamento do seu motor falcom, fico no aguardo, meu email é brasiladventurenautica@hotmail.com,abrs.