PDA

Ver Versão Completa : Válvula Summit Sum 63905



Max Albuquerque
29/04/2008, 17:56
Caros engeseiros

Alguém já utilizou(a) a Válvula Summit Sum 63905 (regulável da pressão do óleo do freio) para resolver o problema de freios no Engesa?

Max

Eduardo Velo
29/04/2008, 19:02
Não sei que marca é a que uso , mas é de opala , 35 Bar ... no Burro mestre de Gol ( orig. Engesa )

Ainda não tive nenhum problema com os freios originais , a não ser gasto natural ...

Troquei recente a panela tras. que é de C10 ( orig. Engesa ) e as lonas são stand , tive que trocar a valv. reguladora de pressão que era de 22 Bar por essa de 35 Bar pq estava freando muito mais a tras. , regulei , e agora está freando por igual , troquei tb os flexiveis , oleo (d. 4) , pinças ( Kombi , originais Engesa ) ... manut. prev. normal ... era td original , com quase 200 mil rodado ... só dava passe e trocava lona e pastilha ...

gnecchi
29/04/2008, 21:43
Caros engeseiros

Alguém já utilizou(a) a Válvula Summit Sum 63905 (regulável da pressão do óleo do freio) para resolver o problema de freios no Engesa?

Max

Max,

Conheço algumas Campers do pessoal do Clube da Camper com essa vávula e o resultado é excelente, segundo os usuários. O problema é achar essas danadas por aqui, pois são gringas. A vantagem dela é justamente regular a pressão até achar o ponto de equilíbrio :concordo:, pois essas que o Eduardo Velo citou tem pressão fixa e se não ficar bom vc tem que trocar a válvula.


[]'s

gnecchi
03/05/2008, 17:11
Max,

Adjustable Proportioning Valve - SUMMIT - SUM-G3905

Lá fora são $35,95 !!
http://store.summitracing.com/partdetail.asp?autofilter=1&part=SUM-G3905&N=700+4294922533+115&autoview=sku

http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/sum-g3905_cp.jpg

Max Albuquerque
04/05/2008, 13:18
Gnecchi

Fiz o pedido da válvula. Espero que a greve da receita acabe logo, pois se não, vai ficar presa na alfandêga sem sabermos por quanto tempo.
Valeu, assim que chegar vou levar na Freauto para instalá-la e depois lhe digo o resultado.
Abraço
Max

fpandur
04/05/2008, 16:00
Max, comprou onde ? Poderia passar o link e os trâmites da importação ?

Max Albuquerque
04/05/2008, 22:23
Fernando

Comprei no endereço abaixo:

http://store.summitracing.com/partde...5&autoview=sku

Porém o fato é que a peça não saiu só pelos US$35,95. O site (summit racing) cobrou-me mais US$20 referentes a handling (manuseio) com um frete de US$27,00. No total custou-me US$87,00.

Estou na expectativa receosa de que a mercadoria demore a ser entregue pois os fiscais da Receita Federal estão de greve. Por esta razão não sei se haverão embaraços com a importação.

Max


Max, comprou onde ? Poderia passar o link e os trâmites da importação ?

fpandur
05/05/2008, 08:50
Grato pelo retorno e pelas indicações. Provavelmente ainda terá mais 60% de imposto que será taxado na entrada no Brasil ....:parede:

zguilherme
08/05/2008, 01:35
xi.... importacoes, isso é mal... tem aquelas dicas neh... mandar como presente, sem nota... tirar da caixa, manual e bla bla bla, uma carta do amigo dizendo q esqueceu a valvula do freio do carro em casa ahahhahahahahaa (mais em????), ja fiz algumas vezes com outras coisas e funcionou nunca me tarifaram, ops, menos uma vez q colocaram o valor do frente junto com o valor da mercadoria totalizando mais de 50 dollares, com notas fiscais, manual, caixa, etc etc etc... me ferrei.... ainda ficou mais barato q no brasil. mas.... ardeu.

agora... a valvula ae... se vier sem nada... so a valvula, eles nao tem como tarifar imposto acredito, nao vao nem fazer ideia do q se trata... alguns equipamentos meus de escalada passaram liso pq naotinha m ideia do q se tratava, acredito. UFA, eram coisas q leigos no assunto nao fariam nem ideia do q seria. passou bem.

Mas falando sobre o q realmente interessa... ja li em algum lugar por aqui do nosso vasto forum q alguem colocou uma valvula sabe-se la qual mas naoera esta e tinha resolvido o problema.... alguem mais sabe disso???? ou o proprietario da solucao se encontra?

Me pareceu ser mais simples. algo q se encontra aqui no brasil.

o meu EnZéza trava as rodas de tras q é uma maravilha....

gnecchi
08/05/2008, 09:23
zguilherme,

Como o Edu Velo disse nós temos válvulas nacionais que resolvem esse problema, mas tem a pressão das nacionais são fixas, portanto a válvula a ser usada depende da configuração de cada sistema. Acho que em oficinas de preparação devemos encontrar válvulas reguladoras ajustáveis como as Summit :pensativo:

Na realidade para o freio estar eficiente/equilibrado a distribuição de ser 60% para o conjunto dianteiro e 40% para o freio traseiro, portanto o freio dianteiro tem que frear mais o carro que o traseiro..... é para isso que se usa a válvula reguladora de pressão.

Meu freio está perfeito, mas a configuração é bem diferente da original, portanto não serve como regra.

Uma alternativa que podemos consultar para importação é o usuário nelsonnrc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8273)que está importando algumas coisas e vendendo aqui no fórum na seção de "peças e acessórios".


[]'s

guilhermeabreu
12/05/2008, 19:17
VÁLVULA SUMMIT G3905

Preciso saber se alguem sabe se tem esta VÁLVULA aqui no nosso imenso BRASIL VARONIL .

MAX ALBUQUERQUE

Primeiro venho agradecer pela LUZ QUE NOS DEU desta BENDITA VÁLVULA que resolverá nossos problemas , mas eu sou caipira das antigas , acho muito complicado comprar num país que só fala gringo , não entendo nada , sou burro mesmo e não aguentaria a agonia de esperar .

MAS SE ALGUEM TIVER CONHECIMENTO DE ONDE ENCONTRAR POR AQUI AGRADEÇO DESDE JÁ ESTA "IMPORTANTÍSSIMA INFORMAÇÃO .

Max Albuquerque
12/05/2008, 20:49
Guilherme

Segundo informes deste tópico, creio que do Gnecchi, algumas campers já rodam com esta válvula com bons resultados.

Quanto à caipirice, relaxe. Já existem sites que fazem a compra para você e, melhor, você paga aqui, em reais, depois de receber a mercadoria em casa.

Veja os sites:

http://www.mercadodireto.com/shop2/default.asp
http://www.skybox.com.br

Abraços

Max

VÁLVULA SUMMIT G3905

Preciso saber se alguem sabe se tem esta VÁLVULA aqui no nosso imenso BRASIL VARONIL .

MAX ALBUQUERQUE

Primeiro venho agradecer pela LUZ QUE NOS DEU desta BENDITA VÁLVULA que resolverá nossos problemas , mas eu sou caipira das antigas , acho muito complicado comprar num país que só fala gringo , não entendo nada , sou burro mesmo e não aguentaria a agonia de esperar .

MAS SE ALGUEM TIVER CONHECIMENTO DE ONDE ENCONTRAR POR AQUI AGRADEÇO DESDE JÁ ESTA "IMPORTANTÍSSIMA INFORMAÇÃO .

gnecchi
12/05/2008, 21:25
All,

Em função do interesse na válvula de ajuste proporcional entrei em contato por MP com o usuário "nelsonnrc" que está importando algums produtos e vendendo aqui no fórum.
Ele tem condições de importar esta válvula da Summit e tb deu outra opção da Wilwood.

Avaliem se o preço é viável. Havendo interesse podemos comprá-la em grupo.


Vejam abaixo os valores e condições de pagamento:




Olá Marcos, conversei com um amigo e consegui encontrar quem é o frabricante da válvula para a Summit e já tenho o preço pra te passar.

Cada válvula - R$270
De 3 a 5 válvulas - R$215

Inclui frete internacional, liberação e impostos de importação
Sedex + R$18/ vávula

O pagamento pode ser em até 10x para qualquer cartão através do Pagseguro.

Prazo de entrega - até 30 dias(costuma chegar entre 15 e 20 dias)

Abaixo seguem as especificações da vávula Summit e a da Wilwood

Abraços,
Nelson


Summit
http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/sum-g3905_cp.jpg

Adjustment Style: Knob Inlet Quantity: Single Inlet Attachment: Female threads Inlet Size: 1/8 in. NPT Outlet Quantity: Single Outlet Attachment: Female threads Outlet Size: 1/8 in. NPT Pressure Reduction (%): 57 percent Proportioning Valve Finish: Natural Proportioning Valve Material: Aluminum Quantity: Sold individually.

Wilwood
http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/wil-260-8419_cp.jpg




Adjustment Style: Knob Inlet Quantity: Single Inlet Attachment: Female threads Inlet Size: 1/8 in. NPT Outlet Quantity: Single Outlet Attachment: Female threads Outlet Size: 1/8 in. NPT Minimum psi: 100 psi Maximum psi: 1,000 psi Pressure Reduction (%): 57 percent Proportioning Valve Finish: Natural Proportioning Valve Material: Aluminum Quantity: Sold individually.



[]'s
Marcos Gnecchi

guilhermeabreu
13/05/2008, 00:51
ÍSTO QUE É UM FÓRUM

MAX E GNECCHI , não tenho como agradecer estas informações , mas vou utilizar primeiro a válvula que encomendei aqui de uma loja , que é a do OPALA com 45 bar de pressão , caso não resolva , vou querer sim esta SUMMIT ou WILWOOD sim , ao mesmo tempo vamos aguardar se aparece outro amigo daqui do forum para encomendar mais .

Assim que eu tiver o resultado daqui , posto para vcs .

DESDE JÁ MUITÍSSIMO GRATO PELA ATENÇÃO .

ABRAÇÃO

gnecchi
13/05/2008, 10:57
ÍSTO QUE É UM FÓRUM

MAX E GNECCHI , não tenho como agradecer estas informações , mas vou utilizar primeiro a válvula que encomendei aqui de uma loja , que é a do OPALA com 45 bar de pressão , caso não resolva , vou querer sim esta SUMMIT ou WILWOOD sim , ao mesmo tempo vamos aguardar se aparece outro amigo daqui do forum para encomendar mais .

Assim que eu tiver o resultado daqui , posto para vcs .

DESDE JÁ MUITÍSSIMO GRATO PELA ATENÇÃO .

ABRAÇÃO

Guilherme,

Estou torcendo que esta válvula de 45 Bar dê certo de primeira, pois apesar de ser a melhor opção para de definir o ponto de equilíbrio do sistema de frenagem, estas válvulas da Summit e Wilwood chegam aqui muito caras.

A próxima vez que eu souber de alguém que esteja viajando para fora, irei pedir para colocar umas dessas dentro da mala :mrgreen:

O meu freio nós acertamos na primeira tentativa, mas não sei qual a pressão da válvula e mesmo que soubesse não serveria de receita para o Coração Valente, pois não é a mesma configuração. No primeiro teste de frenagem eu quase fiz o mecânico atravessar o parabrisa :twisted:


[]'s

Max Albuquerque
24/05/2008, 11:38
Gente

A instalação da válvula é super simples. Bastou dobrar uma chapa de ferro para fazer uma pequena base de fixação. As ligações in e out também são tranquilas.

Agora, pense num negócio maneiro. O Engesa está freiando como nunca. Uuuhhhhhhhhuuuuuuuu.

E olhem, o gasto total, incluindo todas as rubricas (preço, frete e embalagem - não teve imposto nenhum) foi US$87.00 que equivalem a R$145,00 considerando uma taxa de US$1/ R$1,67.

Abraços

gnecchi
24/05/2008, 12:07
Gente

A instalação da válvula é super simples. Bastou dobrar uma chapa de ferro para fazer uma pequena base de fixação. As ligações in e out também são tranquilas.

Agora, pense num negócio maneiro. O Engesa está freiando como nunca. Uuuhhhhhhhhuuuuuuuu.

E olhem, o gasto total, incluindo todas as rubricas (preço, frete e embalagem - não teve imposto nenhum) foi US$87.00 que equivalem a R$145,00 considerando uma taxa de US$1/ R$1,67.

Abraços

Pababéns Max :palmas::palmas: ... mais um usuário da válvula Summit feliz da vida com o investimento :concordo:

O preço foi bom demais tb. Quanto tempo levou para receber desde o início da compra?


[]'s

Max Albuquerque
24/05/2008, 17:32
Gnecchi

A compra foi feita diretamente no site da Summit Racing, sem intermediários, bem fácil.

Já o tempo de entrega ficou comprometido por causa da greve da receita federal. Entretanto, os steps foram:

a) 2 dias depois da confirmação do pedido a mercadoria foi entregue nos correios americano;
b) 6 dias depois a mercadoria chegou ao Brasil e foi enviada para a alfandega estava num aeroporto brasileiro
c) parada
d) no segundo dia depois do retorno dos fiscais da receita, a mercadoria foi enviada para Fortaleza;
e) sete dias depois recebi em casa a válvula.

Enfim, dá para estimar que o prazo total giraria, em condições normais, em torno de 14 dias.

Abraços

Max


Pababéns Max :palmas::palmas: ... mais um usuário da válvula Summit feliz da vida com o investimento :concordo:

O preço foi bom demais tb. Quanto tempo levou para receber desde o início da compra?


[]'s

guilhermeabreu
24/05/2008, 23:42
CARO MAX ALBUQUERQUE

1.000.000 de PARABENS pela SUMMIT .

Seria PEDIR DEMAIS , se eu depositasse este valor ou aproximado deste caso houvesse alguma mudança do dólar e/ou outros entreveros , para vc COMPRAR ESTA BENDITA SUMMIT para mim e despachar para mim qdo chegasse , ou já dar o meu endereço para vir direto para mim ?

Ou seja , vc faria a burocracia toda , pq só de pensar nisto , fico arrepiado .

Caso não possa fazer , tudo bem sem problema , fique tranquilo .

Max Albuquerque
25/05/2008, 21:18
Caro Guilherme

Será um prazer. Preciso que você me mande dados de endereço de entrega. sugiro que o faça por e-mail. Coloque também o seu telefone.

Agora se você quiser, poderemos fazê-lo ao vivo e em cores, pois estarei chegando no Rio de Janeiro amanhã à noite, permanecendo até o final da tarde da 4af. Poderemos nos conhecer pessoalmente. Será um segundo prazer.

Max


CARO MAX ALBUQUERQUE

1.000.000 de PARABENS pela SUMMIT .

Seria PEDIR DEMAIS , se eu depositasse este valor ou aproximado deste caso houvesse alguma mudança do dólar e/ou outros entreveros , para vc COMPRAR ESTA BENDITA SUMMIT para mim e despachar para mim qdo chegasse , ou já dar o meu endereço para vir direto para mim ?

Ou seja , vc faria a burocracia toda , pq só de pensar nisto , fico arrepiado .

Caso não possa fazer , tudo bem sem problema , fique tranquilo .

paulobarbosa
25/05/2008, 23:15
Eu topo um mini-encontro no Rio. rs rs
E inclusive eu compro uma valvula dessas também. rs rs
Topam ?
Max, vc ficará onde no Rio ? Vamos marcar um chopp.
PB

Max Albuquerque
27/05/2008, 07:38
Paulo

Estou participando de um evento no Hotel Glória.

Max


Eu topo um mini-encontro no Rio. rs rs
E inclusive eu compro uma valvula dessas também. rs rs
Topam ?
Max, vc ficará onde no Rio ? Vamos marcar um chopp.
PB

guilhermeabreu
09/07/2008, 19:36
CARO AMIGO MAX

Mandei uma MP pra vc agora , favor confirmar se recebeu .

ABRAÇO

fpandur
09/07/2008, 21:41
Para quem quiser comprar a válvula Sumit no Brasil mesmo, o Clube da Camper passou a ter ela em estoque :wink:

http://www.camper.com.br/parceiro.htm

gnecchi
09/07/2008, 22:07
Para quem quiser comprar a válvula Sumit no Brasil mesmo, o Clube da Camper passou a ter ela em estoque :wink:

http://www.camper.com.br/parceiro.htm

:concordo::concordo:
A que está no Predator, foi comprada e instalada com eles :dance:... show de bola.


[]'s

Max Albuquerque
09/07/2008, 22:26
Guilherme

Confirmo a MP. Aproveito para lhe informar que consegui enviar o e-mail para você. Eu havia anotado o seu e-mail erroneamente.

Max



CARO AMIGO MAX

Mandei uma MP pra vc agora , favor confirmar se recebeu .

ABRAÇO

guilhermeabreu
28/07/2008, 19:40
E A MINA SAGA CONTINUA

Em primeiríssimo lugar , gostaria de AGRADECER mais uma vez ao GRANDE AMIGO MAX VASCONCELOS , pela grande colaboração para minha aquisição da VÁLVULA EQUALIZADORA DE FREIO SUMMIT .

Depois de todos os CONTRATEMPOS para a adaptação da T-CASE da TOY BAND que ficou EXCELENTE e recomendo e das INÚMERAS DORES DE CABEÇA E PREJÚ com o flutuante traseiro , que foi um GRANDE TESTE DE RESISTENCIA PSICO/FINANCEIRA , pois enverguei todinho , só não quebrei pq sou feito de GOIABEIRA .

AGORA VEM A MINHA " SAGA " na correção da FRENAGEM DO MEU " ENGESA " , como vcs todos já sabem , ESTOU COM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS DA TOY BAND , e o "PROBLEMA " DE FREAR MAIS NA TRASEIRA E ARRASTANDO AS MESMAS E MUDANDO A TRAJETÓRIA DO CARRO , QUE É UM PERIGO CONSTANTE .

A primeira coisa que fiz , foi trocar a VÁLVULA EQUALIZADORA original por umna nova , achando que poderia ser ela com defeito , e COMO NÃO SABÍAMOS COM CERTEZA DO SEU FUNCIONAMENTO , a ORIGINAL é 0 ( zero ) bar , daí comprei uma nova de 45 bar achando que fosse melhorar mas piorou , a que funciona melhor é a de zero bar que é a original . Com ísto o amigo KIM me mandou a dele de zero bar , eu coloquei e ficou melhor do que a minha original ( que deveria realmente estar sem funcionar direito ) , mas o PROBLEMA DE ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS CONTINUAVA .

DAÍ VEIO A "LUZ " DAS JÁ FAMOSAS " VÁLVULAS EQUALIZADORA SUMMIT " , que é AMERICANA e só pode ser comprada lá .

E A SAGA CONTINUA

Como sou zero a esquerda em ingles , o GARNDE AMIGO MAX me fez a gentileza de comprar para mim .

E A SAGA CONTINUA

HOJE A EXATAMENTE UMA HORA ATRÁS COLOQUEI AS BENDITAS "VALVULAS EQUALIZADORA SUMMIT " , E " AS RODAS TRASEIRAS CONTINUAM A ARRASTAREM PRIMEIRO " .

E A SAGA CONTINUA

Como já tenho falado aqui , não é pq acho que sou azarado não , já tivemos esta conversa aqui , mas ísto é outra estória , mas comigo as coisas tem que darerm mais trabalho para serem resolvido os problemas . É INCRÍVEL que esta válvula resolveu o problema de todos que a colocaram , SÓ A DO MEU NÃO FOI RESOLVIDO , NÃO É INCRÍVEL ??????

E A SAGA CONTINUA

Vou começar a ELOCUBRAR para tentar resolver , amanhã vou recolocar a VÁLVULA EQUALIZARORA ORIGINAL que o KIM me mandou e que estava no lugar e colocar a SUMMIT logo após em séria .

Vou fazer o que nosso amigo EDU VELO vem falando , não existe cálculo para calcular uma adaptação , TEMOS QUE FAZER TENTATIVAS DE ERRO/ACERTO .

É EDU VC TEM UMA LÍGUA DO CARVALHO EIM ?

E eu vou continuando AGORA com A SAGA DO FREIO que não sei se terá um fim , ou seja : FUNCIONAR ARRASTANDO AS 4 RODAS JUNTAS que seria o ideal .

Caso não funcione , vou partir para IR DIMINUINDO O TAMANHO DAS PASTILHAS , aí quero ver se vou ajustar ou não .

Acredito que o pessoal das CAMPERs funcionou bem pq as CAMPERs são mais pesadas do que o ENGESA .

Mas já teve amigos daqui como o própio MAX que colocou e resolveu , a não ser que eles não andam como eu , mas este negócio de freio funcionar de acordo com o modo de usar , ÍSTO NÃO EXISTE , ELE NÃO PODE TRAVAR AS RODAS TRASEIRAS DE MODO ALGUM .

E A SAGA CONTINUA

Se alguem tem alguma outra coisa que eu não pensei ainda e que já tenham experiencia de um bom funcionamento , estou aqui aguardando notícias .

ABRAÇÃO A TODOS

guilhermeabreu
29/07/2008, 19:27
PESSOAL

Hoje , recoloquei a VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL que o amigo KIM me mandou e coloquei a SUMMIT em série logo após a original .

ATÉ QUE ENFIM ESTOU DESCOBRINDO O CAMINHO DAS PEDRAS .

Melhorou em 90% o PROBLEMA DE ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO .

Vou encomendar outra VÁLVULA EQUALIZADORA DE ZERO bar PARA COLOCAR LOGO APÓS A PRIMEIRA ORIGINAL E POR ÚLTIMO A SUMMIT . A credito que assim devo utilizar a SUMMIT para EQUALIZAR como quero ,, ou seja : COMO DEVE FUNCIONAR OS FREIOS DE UMA FORMA CORRETA : ARRASTANDO TODAS AS 4 RODAS AO MESMO TEMPO .

Mas descobri que colocando em SÉRIE vai aumentando a eficiencia da mesma , ísto é : qto mais válvulas for colocando em série , o óleo VAI PASSANDO COM MAIS DIFICULDADE PARA OS FREIOS TRASEIROS .

Amigo MAX , como vc fez no seu ? Só colocou a SUMMIT e parou de arrastar as rodas traseiras ?


ABRAÇÃO A TODOS , e estou començando a ficar feliz com os freios , agora qdo freio com mais violencia , as bolsas , papéis , caixas que estão em cima do banco do carona esta caindo no fundo do carro . Antes não caía e fazia uma barulhada de pneus arrastando danada , o carro não parava , só fazia barulho que estava freando , e ficava de lado ainda , pq arrastava a traseira esquerda primeiro . Agora , ele esta embicando a frente para parar mesmo .

ESTOU QUASE CHEGANDO NO PONTO CERTO .

E A SAGA " ACHO " QUE ESTA CHEGANDO AO FIM COM FINAL FELIZ .

Kim
30/07/2008, 00:11
Fico feliz que fui prestativo caro amigo engeseiro!!!:concordo:

Max Albuquerque
30/07/2008, 11:28
<Amigo MAX , como vc fez no seu ? Só colocou a SUMMIT e parou de arrastar as rodas traseiras ? >

Guilherme

No meu caso foi mais simples. Colocada a válvula comecei a dar voltas no quarteirão, testando os freios. A cada travada na traseira eu descia e girava um pouco mais a válvula summit. Até que chegou um ponto de ajuste em que ao frear bruscamente não havia a travada da traseira.

Lógico que a minha experiência não pode ser entendida como regra porquanto cada jeep é diferente. Além do mais tem aquele recurso extra que fica entre o guidom e o banco. héhéhé. Afinal cada motorista dirige diferente, conforme suas necessidades.

Abraços

Max

guilhermeabreu
30/07/2008, 12:56
AMIGO MAX

Complementando a minha pergunta .

Vc colocou o freio a disco na traseira igual ao da frente ? Ou seja , vc utilizou os 4 discos ventilados da TOY BAND e as 4 pinças da TOY BAND NAS 4 RODAS ?

Se o caso for afirmativo ? Não consigo entender o que esta ocorrendo com o meu . A não ser que aquela peça que fica instalada entre o volante e o banco realmente seja muito diferente , hahahahahaha . Ou seja , em um caso a peça pisa fundo no freio e no outro , só pisa de levinho , hahahahaha , mas ha alguma coisa de diferente neste caso .

ABRAÇÃO

Max Albuquerque
30/07/2008, 15:55
Guilherme

O meu sistema de freio está com a configuração original, ao menos foi o que me disseram: tambor na traseira e disco na dianteira.

Quanto àquela peça que fica instalada entre o volante e o banco o que eu quis sugerir foi as diferenças quanto ao estilo de direção. Sei que você roda bastante diariamente, diferente de mim, que roda pouco. A diferença de necessidades de uso determina fortemente o estilo de direção, afetando o ajuste da válvula.

Abraços

Max

AMIGO MAX

Complementando a minha pergunta .

Vc colocou o freio a disco na traseira igual ao da frente ? Ou seja , vc utilizou os 4 discos ventilados da TOY BAND e as 4 pinças da TOY BAND NAS 4 RODAS ?

Se o caso for afirmativo ? Não consigo entender o que esta ocorrendo com o meu . A não ser que aquela peça que fica instalada entre o volante e o banco realmente seja muito diferente , hahahahahaha . Ou seja , em um caso a peça pisa fundo no freio e no outro , só pisa de levinho , hahahahaha , mas ha alguma coisa de diferente neste caso .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
30/07/2008, 21:43
AMIGO MAX

Eu entendi perfeitamente o que vc quiz dizer qdo falou da peça atras do volante , EU É QUE MEXI COM VC , amigo não me leve a mal , foi brincadeira , mas na sua resposta , respondeu e tirou a minha dúvida .

No seu caso como esta com o sistema original , disco na frente e tambor na traseira , a SUMMIT resolve tranquilo .

No meu caso , o que complicou foi ter colocado os discos e as pinças iguais na frente e atras , por ísto que só a SUMMIT não resolveu , ou seja : não deu conta , mas vou ainda achar o ponto ideal , serei eternamente grato pela sua gentileza na compra da SUMMIT .

Estarei aqui sempre a sua disposição qdo precisar .

ABRAÇÃO , e desculpe mais uma vez pela brincadeira .

Max Albuquerque
31/07/2008, 18:08
Guilherme

Para me desmentir, hoje à tarde a válvula summit me deixou na mão. Precisei dar uma freada mais forte e não deu outra, as rodas traseiras travaram e os pneus cantaram.

Amanhã vou girar mais um pouco a válvula.

Abraços

Max

fpandur
01/08/2008, 16:33
Max e quem mais usa a Summit: depois dela instalada, pode-se perceber uma melhora no freio dianteiro, ou seja, a dianteira "afunda" mais e segura mais ao frear ? Ou a válvula somente está evitando a travada das traseiras, sem contribuir com a eficiência da freada como um todo ?
Não sei se me fiz compreender ... :roll:

Ralado/SP
01/08/2008, 18:05
E eu que estou com todas as peças na mão e não posso colocar pq o serviço de gabarito dos eixos atrasou ( boa parte pq eu tive uns prejuizos )... pois com 4 kits da TOY e uma valvula na mão acho que tem que dar certo.

Pandur, ainda estou emocionado em conseguir juntar 90% da frota de campers em plena 4ª feira - rsrsrsrsrsrsrsrs a galera toda vai bem????

PEXE, essas valvulas chegam a anular totalmente o fluxo de fluído???? pois tenho lido que tem valvula de zero, mais não sei oq esse zero representa, pois mesmo com elas o freio atua??? É DURO SER LEIGO - rsrsrsrs

Guilhermão, qual é a valvula que vc está usando??? acho que temos a mesma configuração de freio e mais uma vez vou "copiar" vc.

Abraçones à todos


Ralado

fpandur
01/08/2008, 18:55
É aí Ralado, tudo certo ? Foi legal mesmo a reunião Camperística ... rs, rs, rs por aqui tudo certo :concordo:


essas valvulas chegam a anular totalmente o fluxo de fluído???? pois tenho lido que tem valvula de zero, mais não sei oq esse zero representa, pois mesmo com elas o freio atua???
Essas válvulas de ajuste, pelo que entendi, fazem a restrição de fluxo. No caso da válvula Wilwood, ela reduz em até 57% (não chega a 100%, como citou o Pexe, é só ver o PDF do fabricante). A válvula original da Camper é fixa em 0 Bar, ou seja, a restrição já está atuando sempre. Uma de 15 Bar por exemplo, passa a restringir quando a pressão nela atinge 15 Bar. E assim por diante. Tem um tópico aqui na seção em que discutimos isso, não deve estar muitas páginas atrás.

Max Albuquerque
02/08/2008, 10:34
Olha, para falar a verdade eu não sei lhe responder ao certo porque quando ocorre a travada o normal é concentrarmos a nossa atenção noutras coisas.

Max

<Max e quem mais usa a Summit: depois dela instalada, pode-se perceber uma melhora no freio dianteiro, ou seja, a dianteira "afunda" mais e segura mais ao frear ? Ou a válvula somente está evitando a travada das traseiras, sem contribuir com a eficiência da freada como um todo ?
Não sei se me fiz compreender ... :roll:[/quote]>>

gnecchi
02/08/2008, 11:11
fpandur,

o freio funciona certinho com a válvula, afundando a frente sem que ocorra o travamento das rodas traseiras :concordo: :concordo:.

Max,
No dia a dia vc acaba não notando, mas pegue a viatura para dar uma volta e fazer o teste com uma frenagem mais brusca... vai perceber que a frente afunda sem que haja o travamento do freio traseiro.


[]'s

guilhermeabreu
02/08/2008, 15:56
AMIGOS DA VÁLVULA EQUALIZADORA DE FREIO

FPANDUR

Eu estou usando a válvula SUMMIT .

No meu caso , retirei a original de zero bar e coloquei a SUMMIT .

Inicialmente usei com a regulagem que veio nela , testei e continuou a travar as rodas traseiras , fui apertando no sentido horário a carrapeta que tem nela até apertar toda , observei que neste sentido ela ía perdendo o efeito de bloquer a passagem do óleo .
Então fui voltando a carrapeta até folgar toda , fiz o teste , melhorou bem , mas continuava a travar as rodas traseiras mas observei que o ENGESA freava melhor , ou seja , abaixava um pouco a frente dando a impressão que o ENGESA estava parando melhor , mas a gritaria de pneus continuava .

Daí tive a idéia de recolocar a válvula original no lugar e coloquei a SUMMIT LOGO APÓS EM SÉRIE .

BIMBA : acertei , fazendo ísto , houve um somatório de efeito bloqueador do óleo , testei e pela primeira vez consegui ver o efeito de um freio que realmente freia e para o carro numa distancia menor até então não conseguida .

A frente do ENGESA afundava bem , as coisas que estavam em cima do banco do carona caíram todas no fundo do carro , melhorou em 90% , MAS PISANDO MAIS FORTE , AINDA TRAVAVA AS RODAS TRASEIRAS .
LOGO : eu estou pensando em colocar outra válvula original de zero bar em série e por tras da original e colocar a SUMMIT por último , ficando 3 válvulas em série . Daí acredito que irei utilizar a SUMMIT para fazer o certo fino , ou seja : acho que vou precisar de apertar a carrapeta dela para poder diminuir o bloqueio do óleo até atingir o ponto certo .

RESUMINDO : No meu caso inicialmente só com a válvula original e com freio a disco iguais da BAND nas 4 rodas , qdo freava o ENGESA não parava e era uma barulheira danada de pneus gritando .

Qdo coloquei a válvula SUMMIT após a original , melhorou a frenagem em 90 % afundando a frente do jipe e parando numa distancia bem menor . Mas ainda arrasta as rodas traseiras qdo pisa bem forte .

Falta ainda a meu ver COLOCAR MAIS UMA VÁLVULA ORIGINAL EM SÉRIE para fazer uma somatória maior de bloqueio da passagem do óleo para a traseira , aí sim a meu ver terei que utilizar a regulagem da válvula SUMMIT para conseguir um ajuste fino .

CARO AMIGO MAX

No seu caso , como esta com freios originais , o freio traseiro já foi projetado com menor efeito de frenagem do que os dianteiros como em todo carro original , com ísto , a vávula SUMMIT que vc colocou deve dar um ajuste fino e resolver seu problema de arrastar a traseira , como vc mesmo disse , inicialmente parecia que tinha resolvido , mas qdo vc precisou de frear um pouco mais forte arrastou as rodas traseiras .

Acredito eu que no seu caso dará regulagem só com a SUMMIT , caso não resolva , é só vc fazer o que eu fiz , recolocar a original e logo depois a seguir colocar a SUMMIT .

Mais uma pergunta , no seu caso vc tb observou que qto mais aperta a carrapeta ela vai perdendo o efeito de bloquear o óleo , ou seja qto mais aperta a carrapeta mais arrasta as rodas traseiras ? E outra , vc instalou com o lado " IN " no cilindro mestre e o lado " OUT " saindo para as rodas traseiras ?

PEXE

A válvula WILROOD , é a concorrente da SUMMIT , acredito que o efeito de bloqueio dela seja tb de 57 % da passagem do óleo no máximo , acho que li em algum lugar esta especificação dsa duas vávulas .

RALADO

A minha é a SUMMIT . Sugiro vc aguardar um pouco mais para eu chegar a conclusão final para vc seguir o caminho das pedras sem precisar de tropeçar com eu já venho tropeçando em todas as minhas invenções de colocar neste meu CORAÇÃO VALENTE .

Vc irá pegar a comidinha prontinha , o peixe sem espinhas e a sobremesa no prato , tudo pronto para comer , mas eu fico muito satisfeito em poder ajudar os amigos daqui , embora venho comendo um bocado de pedregulho , mas ísto foi o que escolhemos , que graça teria de comprar um MARRUÁ 0KM , mexeríamos em que , nossa vida ficaría sem sentido .

Estou aqui as ordens .

ABRAÇÃO A TODOS .

fpandur
02/08/2008, 17:18
gnecchi, grato pelo seu relato. A minha pergunta era justamente na fase de teste, como você bem citou, não numa situação de emergência real. :wink:

guilhermeabreu, você está certo: a Willrood bloqueia no máximo 57%, no site do fabricante consta isso. A Summit também deve ser assim, certo ? Eu acho que você está no caminho correto, se colocar mais uma válvula de 0 Bar em série deve funcionar. :concordo:

Kim
04/08/2008, 21:21
Orelhando o tópico!

Isso para quem usa o sistema de freio traseiro original, ou seja, com lonas.

Para resolver o problema de arrasto, deve-se diminuir a eficiência da pressão dos patins de lona.

Para que isso ocorra, deve-se diminuir o diâmetro do cilindro de rodas.

Um exemplo, num jeep, temos o cilindro dianteiro de 1" ou maior, e o traseiro 3/8".

De posse dessa informação, conversei com uma pessoa de minha cidade que trabalha com freios e, o que o pessoal faz em alguns carros que são turbinados, é isso, diminui o diâmetro para não travar as rodas traseiras.

É basicamente o que fazemos, mais de forma inversa, pois aumentamos a pressão nas pastilhas, aumentando o diâmetro dos cilindros das pinças.

Então, se for freio a tambor, é só comprar cilindros de diâmetro menor (tem que saber qual está em seu jipe)

Abraços.

Kim.

fpandur
04/08/2008, 22:26
É verdade Kim. Eu fiz isso no meu CJ para melhorar a eficiência dos freios depois que coloquei freio a disco. O problema em geral é achar um cilindro de freio que encaixe certinho no espelho do freio, mas que seja de diâmetro menor. No meu caso, eu mandei embuchar o cilindro original do CJ, ficando assim com um diâmetro menor. Também mandei fazer os pistões de acionamento menores e pude usar uma borracha também menor. Como já mandei fazer tudo, o embuchamento fiz em bronze e os pistões em alumínio. Assim evito que os pistões enferrugem e grudem no cilindro, como acontece no sistema original de ferro ;)

Max Albuquerque
05/08/2008, 07:25
<<<<CARO AMIGO MAX
......vc instalou com o lado " IN " no cilindro mestre e o lado " OUT " saindo para as rodas traseiras ?>>>>>>>>>>

Sim.

guilhermeabreu
06/08/2008, 00:50
AMIGO MAX

Comprei hoje mais uma válvula proporcionadora da F-1000 /F-100 , acho que deve ter a mesma função ou ser sinonimo da equalizadora para colocar lá atras antes da bifurcação para as duas rodas , e postarei o resultado de como ficou .

Na ralidade irá ficar com 3 válvulas equalizadoras em série , 2 no cilindro mestre e uma lá em baixo perto das rodas traseiras .

ABRAÇO

fpandur
06/08/2008, 22:18
guilhermeabreu, essa válvula da F1000 é no mesmo estilo das originais de 0Bar, ou seja, é fixa ? Porque optou por essa e não pela 0Bar ?

guilhermeabreu
06/08/2008, 23:16
FPANDUR

Excelente pergunta .

Qdo fui na autopeças , estive com as duas na mão , só escolhi a da F-1000 pq achei ela bem parruda e na hora fiquei com uma dúvida cruel , pq na caixa e nem o dono da loja solbe me informar de qtos bar ela tem . Na realidade comprei no escuro .

E a original de zero bar é tb mais barato , acredito que deu um TILT na minha cabeça qdo comprei , eu mesmo havia me perguntado se não era mais negócio ter comprado a original de zero bar , mas o dono da loja é amigo meu ( acho ) , e se não resolver ainda , troco ela com uma de original de zero bar .

Pô FPANDUR , comprei esta M ontem e vim de lá com pulga atras da orelha se comprei a melhor que pudesse me satisfazer , agora vc me tras um ninho de pulgas para colocar nos meus cabelos hahahahahaha .

Raciocinei leigamente da seguinte forma , uma F-1000 é um carro bem pesado , com ísto esta válvula deve ter , digo : DEVE TER um efeito de bloquear o óleo com maior eficiencia , foi no chutometro mesmo . O dono da loja deveria manjar um pouco do que vende correto ? A não ser que eu viesse em casa e pesquisar na internet ou no 0800 do fabricante , mas reconheço que fui precipitado .

Vamos agurdar agora o resultado depois de instalado . Êta resposta longa não ?


ABRAÇÃO

fpandur
07/08/2008, 10:35
Êta resposta longa não ?
Tranquilo ! :concordo:


Raciocinei leigamente da seguinte forma , uma F-1000 é um carro bem pesado , com ísto esta válvula deve ter , digo : DEVE TER um efeito de bloquear o óleo com maior eficiencia , foi no chutometro mesmo
Entendo, mas acredito que vai depender não só da válvula mas também do cilindro-mestre, cilindros traseiros, pinças dianteiras utilizadas e até mesmo da distribuição de peso do veículo, ou seja, é um conjunto todo que está afinado (ou não ....) na F1000.

Você consegue encontrar a válvula de 0Bar aí ? Sabe o preço ? Por aqui necas, já procurei e não achei. É duro morar na roça ... :parede:

guilhermeabreu
08/08/2008, 15:18
FPANDUR

Citei a vc que tive com a zero bar na mão , expressei mau , estive na mão uma identica a original , mas nem perguntei de qtos bar era .
Qdo comprei uma de 45 bar , a loja n~~ao tinha , ele pediu com 2 dias chegou , se vc quizer posso pedir para ele encomendar uma zero bar , a de 45 foi R$36,00 .

Estou a sua disposição .

Nunca estive em sua cidade ,mas a informação que tenho é que sua cidade PRESIDENTE PRUDENTE é linda . Chama sua cidade de roça não , ainda mais que a roça é o lugar ou a cidade de nossos MARAVILHOSOS ENGESAS/CAMPERS .

E vc só tem 2 CAMPERS , ísto é covardia , só para deixar eu com água na boca , não esta com a garagem apertada aí não ? troca uma comigo , deixa de ser olho grande , hahahahahahaha .

ABRAÇÃO .

fpandur
13/08/2008, 16:14
Citei a vc que tive com a zero bar na mão , expressei mau , estive na mão uma identica a original , mas nem perguntei de qtos bar era
Bem, as válvulas que tenho visto são visualmente iguais, apesar de serem de pressões diferentes. Então eu ACHO que somente pelo visual não dá para ter idéia não ...


Qdo comprei uma de 45 bar , a loja n~~ao tinha , ele pediu com 2 dias chegou , se vc quizer posso pedir para ele encomendar uma zero bar , a de 45 foi R$36,00 .
Esse preço está bom, na Rota a 0 Bar sai por R$ 60,00, pelo menos foi isso que paguei tempos atrás. Não sei como está o preço deles atualmente.


Nunca estive em sua cidade ,mas a informação que tenho é que sua cidade PRESIDENTE PRUDENTE é linda . Chama sua cidade de roça não , ainda mais que a roça é o lugar ou a cidade de nossos MARAVILHOSOS ENGESAS/CAMPERS .
Sempre digo que Prudente "engana" bem, aparenta ser uma grande cidade, mas é complicado: não tem industrias, fica longe de tudo, acesso por estradanão é lá grande coisas, etc. Claro, isso comparando com cidades de mesmo tamanho no resto do estado de SP. Particularmente falando em peças, o que sai do "arroz com feijão" tradicional é complicado ...


E vc só tem 2 CAMPERS , ísto é covardia , só para deixar eu com água na boca , não esta com a garagem apertada aí não ? troca uma comigo , deixa de ser olho grande , hahahahahahaha .
E ainda tenho o CJ. A garagem está apertada mesmo, mas não pretendo me desfazer das viaturas não, pelo menos por enquanto ... rs, rs, rs

guilhermeabreu
16/08/2008, 19:30
AMIGO MAX VASCONCELOS

Hoje finalmente coloquei a 3ª vávula equalizadora em SÉRIE no meu ENGESA .

Como falei anteriormente , qdo retirei a original e coloquei a SUMMIT , melhorou um pouco mas não resolveu o problema de arrastar a traseira , daí recoloquei a original e a SUMMIT logo atras , e MELHOROU 80 % .

Mas não fiquei satisfeito ainda , aí comprei uma da F-100/F-1000 daquelas que coloca na traseira , ela tem o nome de válvula proporcionadora , esta que comprei não é daquelas que se auto-regulam pelo peso que é colocado no caro não , ela tem um valor fixo que não vi escrito em lugar nenhum nela e nem na caixa , mas mesmo assim coloquei .

O FPANDUR me perguntou pq não comprei uma original de zero bar , na hora lá na loja , achei esta que comprei bem parruda e comprei .

Hoje coloquei e experimentei , MELHOROU MAIS UNS 15% acima dos já 80 % que havia melhorado qdo recoloquei a original .

AGORA , qdo piso no freio a frente do ENGESA embica bastante para baixo e tenho a nítida sensação que ele esta parando mesmo , MAS AINDA SE PISAR FUNDO MESMO , MAS COM MUITA FORÇA , AINDA ARRASTA AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , mas como está , acho que nunca irei precisar no meu uso normal de pisar com tanta força como fiz neste experimento de teste .

Vou deixar como está , dei por satisfeito .

RESUMINDO :

Agora estou com a válvula original de zero bar no lugar + a válvula SUMMIT ligada logo a seguir em série + a válvula proporcionadora da F-100 na traseira imediatamente antes da bifurcação do caninho lá no diferencial traseiro .

ABRAÇO

fpandur
17/08/2008, 13:36
guilhermeabreu, eu ACHO que se você colocasse mais uma de 0 BAR, ao invés dessa da F100, você resolveria em definitivo. Mas como chegou num patamar que você considera bom para o uso, pode deixar assim mesmo :wink:

guilhermeabreu
17/08/2008, 20:53
Valeu Flavio .

Eduardo Valaretto
23/08/2008, 22:00
Srs, possue engesa/camper a mais de 15 anos e com certeza no que perdi mais tempo até hoje foram os freios. Utilizo a válvula willwood a uns 10 anos (na época eram usadas em stock cars e custavam uma baba) e acho ela melhor porque é do tipo bulletproof (ou seja, feita em peça única, não há o que estragar, exceto um o-ring).
Aqui vão alguns palpites sobre esse assunto:
1) os dois números expressos na válvula do freio representam a pressão do início de funcionamento e a redução percentual da pressão, assim a válvula original dos engesa 0/3, significa que atuam desde o início da frenagem e permitem a redução da saída a 1/3 da pressão da entrada. NÃO EXISTE OUTRA VÁLVULA NO MERCADO QUE PROPORCIONE MAIOR RESTRIÇÃO (pelo menos que funcionam desde o início da frenagem) . Essas válvulas podem ser utilizadas em série (no FIII tenho duas).
2) A restrição máxima da willwood é de 57%.
3) O colega que utiliza o sistema de pinças de freio igual na traseira e na dianteira terá de reduzir muito a pressão no sistema traseira para que não trave, afinal temos mesma pressão e mesma área de contato nas 4 rodas e uma distribuição de peso na frenagem muito diferente. As válvulas manuais não resolverão o problema, servirão apenas para ajuste fino. Sugiro a adoção de diversas 0/3 em série com a manual.
4) num dos engesa que possui somente consegui eliminar o travamento das rodas traseiras com a adoção dos pistões traseiros de outro veículo (original acho que é da C-10 e acho que utilizei os da s-10 que tem menor diâmetro do pistão), nem quatro válvulas 0/3 em série resolveram.
5) Não me lembro quem é, mas sei que tem um jipe arrumado pra burro, com tudo do bom e do melhor, seu jipe inclusive já foi objeto de um tópico exclusivo com centenas de posts, tinha participação constante e conhecia muiiito sobre freios, se alguem tiver interesse acho que seria interessante procurá-lo para trazê-lo para essa discussão.
6) A alguns anos falei que o sistema de freio de estacionamento hidráulico não funcionava (o sistema não foi feito para trabalhar com pressão constante) e que deveria ser proibido (quase fui linchado). Hoje acredito que alguns já constataram o resultado prático (espero que não tenham causado nenhum acidente), mas volto a insistir que não adaptem esse sistema sob nenhuma hipótese.

guilhermeabreu
24/08/2008, 15:38
CARO EDUARDO VALARETTO

É exatamente o que vem ocorrendo comigo e sei que o motivo é por usar os discos e pinças iguais na frente e atras e estou chegando neste ajuste simplesmente por tentativa de erro/acerto . A opção de colocar os discos/pinças iguais foi de propósito , pq as anteriores eram do tempra muito pequenas , funcionavam perfeito , SÓ QUE TINHA QUE TROCAR AS PASTILHAS DE 3.000 em 3.000 km , por ísto optei por esta que não precisei de adaptar o suporte pois tudo é originário da BAND , ou seja : manga de eixo , cubo , disco e por último tinha que ser as pinças da BAND tb . Sabia que iria passar por este problema e logo logo comecei a colocar estas válvulas que inicialmente , achei que só com a SUMMIT resolveria , mas não resolveu , daí fui colocando uma em serie e mais outra e agora vou colocar mais outra ainda .

Descobri na prática o que vc esta dizendo agora , se vc viu meus relatos verá que estou caminhando neste sentido , atualmente estou com 3 válvulas em série , a original do ENGESA a SUMMIT (concorrente da WILLWOOD com regulagem) e uma da F-100 lá atras .

Agora estou muitíssimo perto do ideal , ACREDITO que se colocar mais uma igual a original em série , poderei utilizar a SUMMIT para fazer a regulagem fina , mas do jeito que esta já da para usar o feio com segurança , estou cansado de tanto futucar este freio , vou descansar um pouco , mas depois vu colocar mais uma .

No meu caso , colocar pistão menor de outro carro não pode pq nos discos da BAND não cabem outra pinça de menor tamanho . Ou se tiver , terei que adaptar um suporte , e não quero ísto , pq qdo der alguma zebra de quebrar alguma coisa , é só substituir a peça quebrada por outra original da BAND , fica bem mais simples , não ficarei na dependencia de adaptações para um possível conserto em viagem por exemplo .

ABRAÇO

Eduardo Valaretto
24/08/2008, 21:39
Guilherme, creio que não me fiz entender na primeira mensagem, o uso de pistões menores foi a solução no sistema de freio original a tambor.
No seu caso está no caminho certo, vá inserindo válvulas 0/3 em série que uma hora teu freio ficará show de bola.
Uma dúvida: que servo e hidro está usando?
Outra coisa, não sei explicar porque, mas compro eventualmente a revista 4wheel e numa delas tinha uma adaptação de freio a disco na traseira de uma picape grande e eles inverteram as saídas do servo. Nunca experimentei fazer isso, mas na revista dizia que era indispensável (para mim a pressão é a mesma, mas vai lá saber o motivo).

Abraços e boa sorte.

guilhermeabreu
25/08/2008, 00:45
AMIGO EDUARDO VALARETTO

Uso o conjunto completo da BAND , A cuíca ou servo é da BAND assim como o conjunto dianteiro e traseiro , apenas a bomba é do motor MWM 2.8 original da S-10 de onde veio este motor .

Mas com certeza caminhando neste sentido ainda chego num final feliz .

ABRAÇÃO

Em tempo :
Crio pombo correio para competição , são 9 provas o campeonato e a última prova é aí em ILHÉUS , distante daqui 1150 km , soltamos eles aí as 6,30hs e chegam aqui lá pelas 16,30 hs a 17,30 hs . A última prova foi na semana passada em TEIXEIRA DE FREITAS , a próxima é em EUNÁPOLIS , depois CAMACÃ ou CAMACAN não sei ao certo como escreve , pois tem mapas escrito das duas formas e por último ILHÉUS .

E todos os anos , passo 15 dias aí em ITACARÉ e ARRAIAL D'AJUDA .

ÊTA BAHIA , É BOA DEMAIS .

Eduardo Valaretto
26/08/2008, 19:43
Guilherme, muito legal a façanha dos pombos correios, nunca consegui chegar em São Paulo em tão pouco tempo...rs...

Quando estiver pela região mande uma mensagem privada que nos encontramos por aqui. Na ver verdade sou paulista mas estou na Bahia há 15 anos, já morei em Ilhéus e agora estou em Eunápolis. Dois dos brinquedos (camper 2portas e jordânia) ficam aqui no interior. Não deixe de entrar em contato, será um prazer recebê-lo.

Abraços,

Eduardo Valaretto.

guilhermeabreu
26/08/2008, 23:58
CARO EDUARDO VALARETTO

Agradeço demais o convite , e com certeza qdo for por aí te avisarei .

Outra tb : todo ano vou aí para pescar ROBALOS no rio JEQUITINHONIA em Barrolandia a 90 km daí de EUNÁPOLIS .

Murillus
29/09/2013, 11:53
Acompanhando o desenrolar da coisa e aprendendo...