PDA

Ver Versão Completa : Que bomba de óleo é essa?

flaviovs
29/04/2008, 15:20
Comprei uma bomba de óleo nova quando fiz o motor da No.2 (F-75, BF-161). Quando fomos ver, a bomba era diferente da original do motor e não pôde ser usada.

Sei que existem dois tipos de bomba, que o pessoal conhece como "bomba grande" e "bomba pequena". Pelo que meu mecânico falou, minha bomba era a "pequena" e essa foi a comprada. Mas como era diferente, acho que na verdade minha bomba é a "grande" e comprei errado.

Bom, a bomba original estava em ótima condição, foi reinstalada e está rodando 100% até hoje. A bomba nova foi comprada em outro estado, a loja fechou, a Schadek não se responsabiliza etc. Ou seja, fiquei com a bomba parada.

Bom... decidi anunciar a bomba. Fui no site da Schadek para pegar a aplicação para colocar tudo correto no anúncio e, para minha surpresa, no catálogo a bomba aparece como para o motor... 4 clindros!

Na caixa está escrito:

BOMBA DE ÓLEO/OIL PUMP - ITAMARATI 3.0/PICK-UP/RURAL 2.6/3.0-(ANO/YEAR=TODOS/ALL)-JEEP 2.6(52/60) - NR.ORIG.:80.44.85

O código da Schadek é 10.008.

Minha pergunta é a seguinte:

* Algum colega consegue identificar pelo visual das fotos qual o tipo de bomba e real aplicação?

* Existe algum motor de 4cil. 2.6 ou 3.0 que equipou Aero/Rural?!

leopoldo
30/04/2008, 12:37
essa é a bomba de óleo do motor 6 cilindros do jeep

Os motores 2.600 e 3.000 é o bloco BF 6 cilindros e Maverick 6 cilindros, respectivamente

edwint
30/04/2008, 15:45

Os motores 2.600 e 3.000 é o bloco BF 6 cilindros e Maverick 6 cilindros, respectivamente

:concordo:grande leopoldo, vc é craque mesmo...

Elmer_Jeep
30/04/2008, 15:47
A aplicação é essa mesma da etiqueta, o motor 4 cilindros do Jeep 1952 é o "Go Devil"
http://www.jeepmilitar.com/ford1.JPG
olha a bomba aí em baixo da foto.

[]'s

Rodrigo Baratti
30/04/2008, 16:30
Vamos devagar! :discordo:

Concordo com o Elmer essa bomba é do Continental - "Go Devil" (4 cilindros dos CJ2A e CJ3A)

Olha a "criança" nas fotos do Fernandão quando desmontei!

Rodrigo Baratti
30/04/2008, 16:35
Achei outra foto!
Deixei ela sem pintar quando montei!

leopoldo
30/04/2008, 16:39
A bomba do FlavioVs é do 6 cilindros.

Sem discussão.

Entre nesse link : http://schadekbrfiles.ds01a1310100000.com.br/eletrocatonline/mainframe.php

coloque em pesquisa de produto :

Por nome de produto : bomba de oleo

palavra chave: jeep

irá aparecer 2 modelos: 4 e 6 cilindros

IMPORTANTE:

A schadek não sabe que motor (2.6) é 6 cilindro e colocou 4 cilindros

NÃO CONTA PRA ELES A BURRICE !!!! :lol:

flaviovs
01/05/2008, 16:44
Pessoal, agradeço as respostas!

Então a bomba serve no Jeep 6cil. e do "Go Devil" 4cil.? :pensativo:

O motor da minha F75 também é BF161 6 cil. mas, como disse, esta bomba não serve. Ela é menor que a que está no motor agora. Alguém sabe por quê? Alguém sabe explicar de uma vez por todas que história é essa de bomba "pequena" e "grande"? Será que este é meu caso???

Elmer_Jeep
01/05/2008, 20:33
Ainda acho que é a mesma do Go-Devil... mas tb já vi muita etiqueta de peça automotiva com aplicação(indicação) errada, pode acontecer.

Sobre bomba grande e bomba pequena fiz um comentário em outro tópico:
Ajuda com bomba de óleo - Maverick 6c (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6838)

[]'s

leopoldo
02/05/2008, 00:59
Olha, infelizmente eu não me lembro do meu BF do jeep 1958 (quando era original) se já era bomba pequena ou grande. Assim, poderia comentar com mais certeza sobre bomba X ou Y.

Agora, é obvio uma coisa: a caixa traz as informações necessárias:

JEEP 2,6 (52/60) traduzindo : vale para o jeep quando equipado com motor Super Hurricane - fabricado entre 1952 e 1960.

A conclusão é: essa bomba vale apenas para os motores ainda importados e montados pela Willys. Após isso, e até 1976, é outra bomba. Como começaram a fundir o bloco aqui em 1958, segundo o site ruralwillys.tripod, há uma lacuna de quando entra um após o termino do outro. O Parts List do Jeep (na seção de downloads) com o motor já fabricado em Taubaté diz o PN da bomba: 18 590

flaviovs
02/05/2008, 12:24
O
Agora, é obvio uma coisa: a caixa traz as informações necessárias:
(...)

Aí é que está o problema... No meu caso eu tenho uma F-75 -- uma Rural Pick-up -- e a etiqueta é bem clara:

ITAMARATY/PICK-UP/RURAL 2.6/3.0-(ANO/YEAR=TODOS/ALL)

Em meu entendimento, então, a etiqueta está errada.

Vou tentar entrar em contato com a Schadek e ver o que consigo, mas vai ser difícil. Nem NF de compra eu devo ter mais...

O problema é que a peça é zerada e deve servir pra alguém, mas sem saber a aplicação correta fica até ruim de pôr a venda... :x

Adrian Rueckl
16/07/2010, 19:26
Nos motores BF-161(2600), BF-184(3000) E MAVERICK, fabricados no período de 71 a 74 se não me falha a memória, foram equipados com a dita bomba de óleo grande. Onde hoje em dia tudo é grande.. uma grande procura.. uma grande encrenca.. um grande desânimo. Tenho uma F-75 73 com 50.000 originais.. e rezo pra que não encomode a bomba. Meu jeep 66 também está com um motor de 1974 com bomba grande. Pro jeep eu precisei, pois o antigo bf original que estava bateu as botas. Aí um tio meu retificou por completo esse motor que uso no jeep agora, porém acendia a luz de óleo até uns 1800RPM. Desanimou e me vendeu o motor. Mesmo sabendo do problema comprei, pois trata-se de um motor novo pela bagatela de 500,00 completinho. Então iniciei a busca de uma bomba de oleo grande. Novo? não encontrei nada. Mas fuçando num outro motor de maverick 6cc que tenho guardado percebi que as bombas eram idênticas, porém com o filtro de óleo acoplado a bomba. Beleza.. tenho a bomba que tanto precisava. Mesmo assim continuei a procura, pois aqui na minha cidade muita gente tem carro deste periodo (71 à 74 ) e uma hora ou outra acabarão precisando. Consegui encontrar mais uma bomba, agora a grande original do BF-161, com o Gerson da MGW4X4, na cidade de Estrela no RS. Agora ainda procuro por um fabricante da bomba nova, pois não tenho intensão de abandonar o velho BF tão cedo. Se alguém tiver alguma novidade a respeito, publiquem aqui no fórum. Garanto que existe mais pessoas que irão necessitar trocar a tal bomba de óleo. Talvez questionem.. não dá pra adaptar a bomba de óleo pequena? Não tem como. Já tentei desenvolver flanges etc. Ou se alguém conseguir por favor publique também aqui pra galera do fórum.

Espero não ter confundido mais ainda aí galera kkk!

Abraço 4x4 a todos.!:concordo:

coloma
15/12/2010, 11:03
Como posso saber se a minha bomba ta ruim ???/abrir aquela caixinha e percebir que com o motor ligado ta jogando pouco oleo mas nao sei se é o bastante para condenar afinal nao acende a luz do painel

Robertux
15/12/2010, 16:43
A luz de óleo do meu jeep estava acendendo. Comprei um manômetro e instalamos. A pressão não saia do zero.
Para testar a minha bomba, o mecanico tirou-a do motor, encheu com óleo, tampou a saída com o dedo e virou o eixo com a mão. O eixo virou na boa, sem grande dificuldade - bomba condenada.
Pegou uma que ele tinha lá na oficina e fez o mesmo teste e não conseguimos virar o eixo com a saída do óleo tampada. Montamos no motor e a luz do óleo apagou, mas o manômetro só marcava alguma coisa quando o motor / óleo estava frio, quando o óleo esquentava a pressão caía a zero, mas a luz do óleo não acendia, embora o manômetro não marcasse havia um mínimo de pressão.
Usei a dele emprestada por algum tempo e depois comprei uma nova, mas continuou a mesma coisa.
Agora estou pensando em fazer a parte de baixo do motor para ver se melhora. Se ficar bom faço o resto do motor depois.

coloma
15/12/2010, 22:33
A luz de óleo do meu jeep estava acendendo. Comprei um manômetro e instalamos. A pressão não saia do zero.
Para testar a minha bomba, o mecanico tirou-a do motor, encheu com óleo, tampou a saída com o dedo e virou o eixo com a mão. O eixo virou na boa, sem grande dificuldade - bomba condenada.
Pegou uma que ele tinha lá na oficina e fez o mesmo teste e não conseguimos virar o eixo com a saída do óleo tampada. Montamos no motor e a luz do óleo apagou, mas o manômetro só marcava alguma coisa quando o motor / óleo estava frio, quando o óleo esquentava a pressão caía a zero, mas a luz do óleo não acendia, embora o manômetro não marcasse havia um mínimo de pressão.
Usei a dele emprestada por algum tempo e depois comprei uma nova, mas continuou a mesma coisa.
Agora estou pensando em fazer a parte de baixo do motor para ver se melhora. Se ficar bom faço o resto do motor depois.
Eu vou fazer o motor agora em janeiro e quando retirar a minha bomba o jeito é botar uma nova afinal o motor 0 e a bomba de 44 anos

Claudio Almeida Machado
17/12/2010, 19:18
Estou precisando de uma bomba de óleo do Willys 6cc, comprei uma e a mesma é do motor 4 cc. Realizei algumas medidas de folga no interior da mesma e verifiquei que ela estava muito folgada em relação as folgas fornecidas no manual.