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Ver Versão Completa : Farol auxiliar no teto - legislação



Buke
28/04/2008, 22:25
Acionei a pesquisa e não pude achar menção a esta dúvida:
Qual é a legislação a respeito disto?
É possível colocar qualquer número?
Tem de usar capas nos faróis no bagageiro?
Ouvi dizer que é vetado colocar faróis ali e a única exceção é a pick-up Fiat que veio de fábrica. Se não me engano é a Trekking.
Alguém tem alguma informação ou me direcionar ao tópico?

Soldier
28/04/2008, 22:47
Acionei a pesquisa e não pude achar menção a esta dúvida:
Qual é a legislação a respeito disto?
É possível colocar qualquer número?
Tem de usar capas nos faróis no bagageiro?
Ouvi dizer que é vetado colocar faróis ali e a única exceção é a pick-up Fiat que veio de fábrica. Se não me engano é a Trekking.
Alguém tem alguma informação ou me direcionar ao tópico?

O q sei é q só sao permitidos dois faróis acima da linha dos faróis originais e só de fábrica mesmo como no caso das pickups que vc citou... mas a maioria do pessoal que tem usa um "artifício" pra evitar encrenca, q é mantê-los desconectados e só plugar em caso de necessidade ou na trilha... assim, se um guarda falar algo, vc pode argumentar que está desligado ou não funciona. Eu mesmo tenho 4 milhas "animais" no bagageiro e nunca tive problemas...:roll:

[]s :concordo:

GARCIA/SP
29/04/2008, 11:29
O q sei é q só sao permitidos dois faróis acima da linha dos faróis originais e só de fábrica mesmo como no caso das pickups que vc citou... mas a maioria do pessoal que tem usa um "artifício" pra evitar encrenca, q é mantê-los desconectados e só plugar em caso de necessidade ou na trilha... assim, se um guarda falar algo, vc pode argumentar que está desligado ou não funciona. Eu mesmo tenho 4 milhas "animais" no bagageiro e nunca tive problemas...:roll:

[]s :concordo:

X 2 :concordo:

Otávio Luiz
29/04/2008, 13:35
Srs, é pra ficar bonito ou pra iluminar de verdade?
Já tive quatro milhas no bagageiro do meu primeiro Niva, e dois no teto da F-75, e na minha opinião não iluminavam quase nada. Além de iluminar o capô e refletir bem na vista. Ou seja, é pior com eles acessos.
A única vantagem é que no Niva serve pra iluminar o motor quando quebra a noite...:mrgreen:
No SdeP tenho dois milhas no para-choque que iluminam beeeem melhor, sem ofuscar.:concordo:
Agora se é só pra bonito deixa desligado...

Buke
29/04/2008, 14:01
Na minha opinão o apelo é mais estético. Agora lembro de uma ocasião que estes faróis ajudarem pacas na procura de uma árvore para amarrar o cabo do guincho no meio do mato. Depois tivemos de procurar pedaços de toco, galhos e se não fosse os faróis no alto, acho que tínhamos catado as cegas. Os faróis eram redondos enormes. Importados.

pedrodoniva
29/04/2008, 14:02
Pelo que sei dessa lei, qualquer veículo pode ter quantos faróis quiser e não se pode usar (ligado) em vias públicas, a não ser que esteja iluminando o chão.
Ou algo do tipo,hehehehe

Coloquei 2 no bagageiro recentemente e ilumina muitooooooo! De noite em rodovia deserta é a melhor coisa!!! Se ligo as milhas de baixo então, parece um disco voador,kkkkk...

Peter
29/04/2008, 14:25
Senhores:stop::stop:

Mais uma vez estou colocando uma copia de um Telex enviado aos Camaradas do Niva.

Alem de somente ser permitida a utilizaçao de dois farois de milha,os mesmos so devem ligar e desligar junto com farol alto.

Apesar de se referir a pick up,se estende a qualquer veiculo.

Farol de Milha



DIRETORIA COMERCIAL Betim, 12 de junho de 1991
GERÊNCIA GERAL VENDAS GGV. 003/91









REF.: FAROL DE LONGO ALCANCE SOBRE CAPOTA









Prezado Cliente,





Encaminhamos, anexo uma correspondência do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – que atesta não haver nenhum impedimento legal quanto ao uso de faróis de longo alcance acima da capota de veículos tipo pick-up.



Sugerimos que esta circular, devidamente acompanhada de seu anexo, seja guardada para dirimir eventuais duvidas junto aos órgãos de fiscalização.







Cordialmente



A. SORRENTINO




0527.1328

+

311192SSPBA BR

611217CNTR BR



DO: DENATRAN

AO: DETERAN/MG



TLX NR 464/91 BRASILIA/DF – 24/05/97



SENHOR DIRETOR GERAL



REFERENTE DUVIDAS SUSCITADAS ATRAVES TLX NR 003/GAB/91-DETRAN/MG, SOBRE LEGALIDADE USO FAROL LONGO ALCANCE INSTALADOS SUPORTE LOCALIZADOS ACIMA DA CAPOTA (CONSULTA FIAT), INFORMAMOS NÃO EXISTIR NENHUMA PROIBIÇAO LEGISLAÇAO DE TRANSITO QUANTO A LOCALIZAÇAO DESSE DISPOSITIVO ASSIM INSTALADO, ESPECIALMENTE NA RESOLUÇAO 692/88-CONTRAN, DESDE QUE RESPEITADOS, NO MINIMO, OS SEGUINTES PARAMETROS:



· NO MAXIMO DUAS UNIDADES E COM LUZ DE COR BRANCA.,

· SOMENTE PODEM SER INSTALADOS VOLTADOS PARA A DIANTEIRA DO VEICULO, DE MODO QUE A LUZ EMITIDA NÃO PERTURBE O CONDUTOR DIRETA OU INDIRETAMENTE ATRAVES DOS ESPELHOS RETROVISORES E/OU OUTRAS SUPERFICIES REFLETIVAS DO VEICULO.,

· PROIBIDO SEU USO NAS VIAS PROVIDAS DE ILUMINAÇAO PUBLICA E DE FORMA A PERTURBAR A VISAO DOS CONDUTORES QUE TRANSITAREM EM SENTIDO OPOSTO.,

· NÃO PODERAO ULTRAPASSAR OS LIMITES EXTERNOS APRESENTADOS PELOS FAROIS DE LUZ BAIXA, OU SEJA, NÃO PODERAO ESTAR MAIS PROXIMOS DA EXTREMIDADE LATERAL DO VEICULO DO QUE OS FAROIS DE LUZ BAIXA.,

· NO MOMENTO DA PASSAGEM DOS FACHOS DE LUZ ALTA AOS FACHOS DE LUZ BAIXA, DEVEM SER DESLIGADOS SIMULTANEAMENTE TODOS OS FAROIS DE LUZ ALTA E DE LONGO ALCANCE.,

· DEVERAO ESTAR FIXADOS DE MODO QUE SUA REGULAGEM NÃO DEVE SE ALTERAR EM CONDICOES NORMAIS DE OPERACAO DO VEICULO.



ATENCIOSAMENTE,



KASUO SAKAMOTO

DIRETOR DO DENATRAN



NNNNN

T/NAIR

R/TTTTT+

311192SSPBA BR

611217CNTR BR


Espero ter ajudado:pensativo::pensativo:,apesar de ter tambem 4 instalados na parte dianteira e dois na traseira do bagageiro.:evil::evil:

Soldier
29/04/2008, 14:39
Srs, é pra ficar bonito ou pra iluminar de verdade?
Já tive quatro milhas no bagageiro do meu primeiro Niva, e dois no teto da F-75, e na minha opinião não iluminavam quase nada. Além de iluminar o capô e refletir bem na vista. Ou seja, é pior com eles acessos...

No meu caso, iluminam sim... as estradinhas que dão acesso a minha casa em Atibaia não tem iluminação nenhuma e esses faroletes no bagageiro ajudam muito... mas realmente eles iluminavam o capô e até o painel... resolvi isso colocando fitas espelhadas na parte de baixo deles (corte tipo "lua crescente")... ficou bem melhor... mas olhando de perto ficou "feinho" :-(... no quebra-matos tenho faróis de neblina que tb são bastante úteis... não dispenso nem um nem outro.

[]s :concordo:

Soldier
29/04/2008, 14:56
No meu caso, iluminam sim... as estradinhas que dão acesso a minha casa em Atibaia não tem iluminação nenhuma e esses faroletes no bagageiro ajudam muito... mas realmente eles iluminavam o capô e até o painel... resolvi isso colocando fitas espelhadas na parte de baixo deles (corte tipo "lua crescente")... ficou bem melhor... mas olhando de perto ficou "feinho" :-(... no quebra-matos tenho faróis de neblina que tb são bastante úteis... não dispenso nem um nem outro.

[]s :concordo:

Segue foto deles acesos :grin:

GARCIA/SP
29/04/2008, 15:05
Segue foto deles acesos :grin:

NivaBlue ou um OVNI:?::pensativo::mrgreen:

Caraca..........isso em São Tomé das Letras... no alto do morro...KKKKKKK...já pensou???????????

Abs:concordo:

Digger
29/04/2008, 16:20
Ah eu tenho no Brucutu, são dois no quebra mato e mais 4 no bagageiro...

foto:

Soldier
29/04/2008, 17:23
NivaBlue ou um OVNI:?::pensativo::mrgreen:

Caraca..........isso em São Tomé das Letras... no alto do morro...KKKKKKK...já pensou???????????

Abs:concordo:

Pô... é mesmo... :-D! Pena que já exista um "Ovniva" no RJ... :mrgreen:

BoaTrilha
29/04/2008, 17:43
eu tenho 8 no bagageiro......
nunca tive problema, e eles tem sempre a eletrica ligada...
entendo que pela lei, quando se diz farol/farolete/iluminação, seja os mesmos ligados e funcionando....

a policia nunca nem me perguntou sobre os mesmos.
Abraços

Buke
29/04/2008, 22:50
Soldier, tu notas uma caída bem razoável da bateria com todos acesos?
Quanto tempo será que dá pra andar com eles ligados até que dê tilt na bateria ou no alternador?
Fica show todos ligados.
Quanto a este negócio de legislação, é interessante notar que o meu Niva é o Pantanal e portanto saiu de fábrica com o bagageiro Keko, que tem por sua vez lugar para quatro faróis auxiliares. Agora eu pergunto: pq tem 4 se só pode 2? É só para escolher se bota juntos ou separados? Estranho, pq o Niva Pantanal deve ter passado por uma espécie de vistoria no projeto de lançamento e devem ter visto os 4 pedestais de farolete. Se a lei é posterior ao lançamento do Pantanal, ele por ser mais antigo é exceção. Aliás, todos os bagageiros saem até hojecom aqueles 4 lugares de espera dos faroletes. Se não pode, pq fabricam assim?
Uma outra coisa: grande parte dos veículos off-roads modificados não resistem a uma vistoria mais acurada. Modificações no projeto de fábrica gera multa. Por exemplo: rodas mais largas, pneus para fora, suporte de estepe, altura modificada e etc, etc. Se os policiais de cidade ou estrada querem eles acham algo, com certeza. Pra fazer estas modificações teria de fazer uma vistoria no veículo por engenheiro e obter um laudo do Imetro. No certificado tem de constar: VEÏCULO MODIFICADO.
O objetivo deste papo é fornecer alguma munição para contestação caso sejamos alvo de fiscalização nas estradas.

Girti
29/04/2008, 23:39
Soldier, tu notas uma caída bem razoável da bateria com todos acesos?
Quanto tempo será que dá pra andar com eles ligados até que dê tilt na bateria ou no alternador?
Fica show todos ligados.
Quanto a este negócio de legislação, é interessante notar que o meu Niva é o Pantanal e portanto saiu de fábrica com o bagageiro Keko, que tem por sua vez lugar para quatro faróis auxiliares. Agora eu pergunto: pq tem 4 se só pode 2? É só para escolher se bota juntos ou separados? Estranho, pq o Niva Pantanal deve ter passado por uma espécie de vistoria no projeto de lançamento e devem ter visto os 4 pedestais de farolete. Se a lei é posterior ao lançamento do Pantanal, ele por ser mais antigo é exceção. Aliás, todos os bagageiros saem até hojecom aqueles 4 lugares de espera dos faroletes. Se não pode, pq fabricam assim?
Uma outra coisa: grande parte dos veículos off-roads modificados não resistem a uma vistoria mais acurada. Modificações no projeto de fábrica gera multa. Por exemplo: rodas mais largas, pneus para fora, suporte de estepe, altura modificada e etc, etc. Se os policiais de cidade ou estrada querem eles acham algo, com certeza. Pra fazer estas modificações teria de fazer uma vistoria no veículo por engenheiro e obter um laudo do Imetro. No certificado tem de constar: VEÏCULO MODIFICADO.
O objetivo deste papo é fornecer alguma munição para contestação caso sejamos alvo de fiscalização nas estradas.

Só para esclarecer, os bagageiros da Keko não equipavam, originalmente, os Niva Pantanal. Aliás, a Keko sequer existia, nesta época, ao menos como fabricante consagrada de acessórios para veículos 4x4. Os bagageiros que equipavam os Pantanal eram pequenos, ocupavam cerca de um terço do teto, na parte traseira do mesmo, e eram parafusados diretamente no teto (observe os Nivas que tem 4 furos no teto, fechados com parafusos, ou massa, ou algo parecido). Veja a foto anexa, é pequena, mas dá para ter uma idéia.

Quanto aos faróis, a legislação é clara: são permitidos dois de neblina e dois de longo alcance. Nenhum deles pode estar acima dos faróis originais do carro, e os de longo alcance só podem acender quando forem acionados os faróis altos. Há também a determinação de uma distância mínima entre os faróis.

Entretanto, parece que os guardas toleram os faróis instalados nos bagageiros, desde que fique claro que não poderão ser acionados nas estradas. A melhor e mais simples forma de seguir esta norma é instalar uma conexão, que deverá estar sempre desligada, sendo conectada somente quando em uso, nas trilhas, ou em estradas desertas, como faz o nosso amigo Soldier.

Buke
29/04/2008, 23:54
Sem querer teimar, mas já teimando... sou o segundo dono deste Niva e ele saiu da revenda com o bagageiro, o parachoque traseiro de impulsão e o quebra-mato, todos Keko. Não há sinal algum de furos no teto. Conheci pelo menos 4 unidades assim. A Keko já era tradicional a muito tempo na feitura de acessórios para caminhão. Lembro bem disto e bem antes do advento Niva Pantanal. Li aqui mesmo neste Fórum que a Keko foi parceira da Lada na feitura do Pantanal no que tange a ferros externos e que há pouco tinha parado de fabricá-los para o Niva. Espero que alguém venha em meu socorro ou que venha fortalecer o corridão que levei...

Peter
30/04/2008, 08:12
Quanto a fundação da Keko tem este informe no site da mesma,agora se ja fabricava para a Lada Brasil ,é outra historia.

Sobre a Keko

Fundada em abril de 1986, hoje a Keko é líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, com destaque para a criação de nichos de mercado. Por muitas vezes a marca estabeleceu tendência em seu segmento, onde se destaca pelo alto espírito de inovação, design dos produtos, engenharia e produção. Responsável pela geração de 360 empregos diretos, conta com uma estrutura de 12 mil metros quadrados entre a Matriz e o Centro de Distribuição, instalados em Caxias do Sul (RS), e a Filial de São Paulo.

Peter
30/04/2008, 08:37
Buke

Da uma olhada nos site da Bomer referente ao Niva Pantanal.http://http://www.bomer.com.br/carac_niva_pantanal.htm (http://www.bomer.com.br/carac_niva_pantanal.htm)

Na foto aparece o bagageiro ao qual o Gil se referia.

Soldier
30/04/2008, 08:47
Soldier, tu notas uma caída bem razoável da bateria com todos acesos?
Quanto tempo será que dá pra andar com eles ligados até que dê tilt na bateria ou no alternador?
Fica show todos ligados.
Quanto a este negócio de legislação, é interessante notar que o meu Niva é o Pantanal e portanto saiu de fábrica com o bagageiro Keko, que tem por sua vez lugar para quatro faróis auxiliares. Agora eu pergunto: pq tem 4 se só pode 2? É só para escolher se bota juntos ou separados? Estranho, pq o Niva Pantanal deve ter passado por uma espécie de vistoria no projeto de lançamento e devem ter visto os 4 pedestais de farolete. Se a lei é posterior ao lançamento do Pantanal, ele por ser mais antigo é exceção. Aliás, todos os bagageiros saem até hojecom aqueles 4 lugares de espera dos faroletes. Se não pode, pq fabricam assim?
Uma outra coisa: grande parte dos veículos off-roads modificados não resistem a uma vistoria mais acurada. Modificações no projeto de fábrica gera multa. Por exemplo: rodas mais largas, pneus para fora, suporte de estepe, altura modificada e etc, etc. Se os policiais de cidade ou estrada querem eles acham algo, com certeza. Pra fazer estas modificações teria de fazer uma vistoria no veículo por engenheiro e obter um laudo do Imetro. No certificado tem de constar: VEÏCULO MODIFICADO.
O objetivo deste papo é fornecer alguma munição para contestação caso sejamos alvo de fiscalização nas estradas.

Cara, no meu caso não sinto qualquer diferença... com o carro funcionando, a bateria não pode fraquejar... caso contrário o problema é o alternador ou a instalação não está bem feita :putz:... tanto que se vc desconectar a bateria com o carro funcionando o alternador tem que suportar e não deve enfraquecer a parte elétrica... agora com o carro desligado, evito ligar ou se extremamente necessário, por pouco tempo.:wink:

Em relação ao bagageiro do Pantanal, todos os que conheci tem o bagageiro pequeno, de dois trilhos parecido com o da antiga Parati GL... ou, como nas fotos que o Gil e o Peter postaram... mas, porém, entretanto, todavia, como os modelos da Lada eram muito "customizados" digamos assim, pode ser que algúm possa ter tido essa adaptação antes de sair da revenda, vai saber. :roll:

Abraço! :concordo:

Otávio Luiz
30/04/2008, 08:58
..................lembro de uma ocasião que estes faróis ajudarem pacas na procura de uma árvore para amarrar o cabo do guincho no meio do mato. Depois tivemos de procurar pedaços de toco, galhos e se não fosse os faróis no alto, acho que tínhamos catado as cegas............

Neste caso concordo com você, a luz fica mais espalhada. Por este motivo, e por refletir no capô é que afirmo que mais atrapalha do que ajuda.
Se querem iluminar a estrada, na minha opinião, melhor instalar no para-choque.
Mas fica bonito...:concordo:

Luciano SHAKALL
07/05/2008, 23:01
"... bagageiro Keko, que tem por sua vez lugar para quatro faróis auxiliares. Agora eu pergunto: pq tem 4 se só pode 2? É só para escolher se bota juntos ou separados? ... Aliás, todos os bagageiros saem até hoje com aqueles 4 lugares de espera dos faroletes. Se não pode, pq fabricam assim? ...
"... Quanto aos faróis, a legislação é clara: são permitidos dois de neblina e dois de longo alcance. Nenhum deles pode estar acima dos faróis originais do carro, e os de longo alcance só podem acender quando forem acionados os faróis altos. Há também a determinação de uma distância mínima entre os faróis ... A melhor e mais simples forma de seguir esta norma é instalar uma conexão, que deverá estar sempre desligada, sendo conectada somente quando em uso, nas trilhas ... Os Santo-Antônios das Picapes também têm suporte para os faróis auxiliares mas, pra elas, PARECE que a legislação permite o uso acima da linha dos faróis do carro :pensativo: , apenas mantendo o número máximo de 2, embora alguns desses "Santo-Antônios" tenha suporte pra 4 (ou mais) faróis... Por que? Como sugeriu o CAmaRAda Buke, para escolher se instala-os juntos ou mais afastados. Se quiser colocar os 4, até pode: Só não pode acender :mrgreen: ! Como citou o CAmaRAda Gil, FARÓIS DESCONECTADOS NÃO SÃO CONSIDERADOS FARÓIS INSTALADOS, e você pode mantê-los na viatura para usá-los onde realmente é preciso e não atrapalham ninguém. Ou seja: NA TRILHA :concordo: !

[]'s

Luciano SHAKALL
07/05/2008, 23:03
"... Pena que já exista um "Ovniva" no RJ ... O citado OVNINA, pertence ao CAmaRAda Maurício,
também conhecido como "O ilumindado" (não sei porque :mrgreen: ) e possui nada menos que 23 faróis :shock: :shock: :shock: !!!!

Segue postagem que ele fez em outra lista (Achei tão interessante que havia salvo no HD).

OBS. Sobre a e eficiência do uso de "faróis no teto", "o iluminado" dá um toque bem legal :concordo: (o grifo é meu):


KAROS KAMALADAS
QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCES !

Keridos , o GIL tá certo ! Cuidado com a legislação.

Realmente tenho um monte de faróis no carro , MAS é preciso estar atento para duas coisas :
1o.) a parte técnica ( elétrica)
2o.) a parte legal

Os faróis que tenho no carro, ao contrário do que muitos possam pensar, não foram todos comprados.
Muitos foram ganhos de amigos ou sobraram de outros carros que tive.
Mas mesmo assim, NÃO são para serem usados ao MESMO TEMPO, embora a instalação elétrica do OVNIVA o permita fazê-lo.
O motor é AP 2000 com alternador de 90 AH, duas baterias e toda a instalação protegida por relês e dijuntores térmicos que desarmam em qq acidente ou sobrecarga.
Os faróis de longo alcance HELLA com lâmpadas de 100 W estão conectados aos altos do carro , conforme manda a legislação. Há farós auxiliares baixos (um par) faróis auxiliares para as laterais da pista (um par) afinal , no off road , ao contrário da estrada , nem sempre o melhor caminho está na frente, e sim pelas laterais. Um par de neblina amarelos para baixo e outo um pouco mais altos (mas mantendo o foco abaixo dos 30 cm recomendáveis nessa circunstância, e um neblina amarelo na traseira , apontado pra baixo , só para sinalizar e servir de guia para os veículos que vem atrás na trilha. No para choque traseiro ainda há dois pares de milhas , conectados com as lanternas de ré e que dão uma ótima visibilidade quando , na cidade ou na trilha se precisa ir pra trás, em manobras ou mesmo guiar assim por pura falta de espaço para manobras. No bagageiro há quatro auxiliares de 100 W cada, pra frente, muito úteis na travessia de rios mais profundos, quando os faróis colocados na altura normal (originais) se tornam pouco úteis e até desaconselhável seu uso para se evitar curtos. Nas laterias do bagageiro , um em cada lado ,úteis para troca de pneus ou mesmo para iluminação guiada (pela mão) nas laterias ou qq outro ponto em qq direção . No bagageiro , atrás, dois auxiliares de 100 W ( CEGA BURROS) , acionados manualmente para manobras em ré, para sinalizar pra trás e para defesa daqueles educados que colam na tua traseira e ficam com os FARÓIS ALTOS LIGADOS, FORÇANDO PASSAGEM !

É claro , SÃO PROIBIDOS ! COMO FORÇAR PASSAGEM
(e TAMBÉM DESVIAR O DINHEIRO PÚBLICO, TRAFEGAR SEM VISTORIA OBRIGATÓRIA - O QUE QUASE TODAS VIATURAS POLICIAIS FAZEM e outras cositas mais! ).

No total : 23 faróis ! TODOS OS AUXILIARES TÊM CAPA PROTETORA !
Quando da vistoria no DETRAN, saem todos (menos os HELLAS) pois são
conectados com plugs macho-fêmea, de rápida remoção.

VEJAM BEM . Só estou relatando o que fiz!
Não estou aconselhando a NINGUÉM que o faça !
Cada um, pense e aja como achar melhor, Respeitando a si, Respeitando aos outros e Responsabilizando-se por seus atos !

VIDA LONGA E PRÓSPERA A TODOS
ABRAÇOS KAMALADAS

Maurício P.O. - OVNIVA ( O ILUMINADO) - RJ

[]'s

Soldier
08/05/2008, 00:40
O citado OVNINA, pertence ao CAmaRAda Maurício,
também conhecido como "O ilumindado" (não sei porque :mrgreen: ) e possui nada menos que 23 faróis :shock: :shock: :shock: !!!!


"IluminDADO" :shock:

Foi erro de digitação ou foi trocadilho pq o cara é cheio de luzes :?::mrgreen::mrgreen:

[]s :mrgreen:

Luciano SHAKALL
08/05/2008, 01:58
" ... "IluminDADO" :shock: Foi erro de digitação ou foi trocadilho pq o cara é cheio de luzes :?::mrgreen::mrgreen: .... "Putz :putz: !!!!!!!
Foi erro de digitação mesmo :oops: . . .

[]'s

BACALHAU
08/05/2008, 12:24
Guia de Referência Rápida.
Mais uma vez vc justifica a alcunha.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Buke
25/05/2008, 12:58
Revendo este tópico, fiquei cá a pensar onde este camarada colocou os botões acionadores... mesmo ligados aos pares dá botão pra carvalho...

Vivone
21/07/2008, 22:19
Cara, onde comprou estes faróis? Eles são finos, ao invés de boleados (na parte de trás)? Eu queria colocar dois na parte dianteira da minha L200. Estou procurando um desses. Grandes e finos para poderem caber na frente da L200 e não "bater" na grade dianteira. Se puder, responda por mp. Obrigado.


Segue foto deles acesos :grin:

FABIOVAZ
24/07/2008, 18:48
Sacrifício Para O Alternador, Manda O Regulador
Pro Espaço...
Abç

FABIOVAZ
15/10/2010, 09:46
Furos feitos durante a lanternagem... Estilo wrc
abç

BACALHAU
15/10/2010, 10:59
Furos feitos durante a lanternagem... Estilo wrc
abç

Os guardinhas vão adorar. :twisted:
E na hora da vistoria, vai ter que tirar. :parede:

HMoura
17/10/2010, 19:29
Acionei a pesquisa e não pude achar menção a esta dúvida:
Qual é a legislação a respeito disto?
É possível colocar qualquer número?
Tem de usar capas nos faróis no bagageiro?
Ouvi dizer que é vetado colocar faróis ali e a única exceção é a pick-up Fiat que veio de fábrica. Se não me engano é a Trekking.
Alguém tem alguma informação ou me direcionar ao tópico?

Buke e colegas.

Só pra atualizar o tópico ressuscitado, existe legislação sim, sobre o "dispositivos luminosos". Até onde é de meu conhecimento, este assunto é tratado pela Resolução CONTRAN 227 de 09/02/2007; que recebeu alterações pela 294 de 17/10/2008.
Quando os "Marianos" param a viatura,:odedo: eles costumam recitar que a resolução 680/87 e 692/88 proíbem faróis no teto, etc,etc.:discordo: Porém estas resoluções foram revogadas pela 227 em 01/01/2009.:dance:

Pelo meu entendimento, salvo melhor análise, os veículos podem vir de fábrica com até 6 faróis (2 principais, 2 auxiliares e 2 "de curva") adicionalmente podem ser instalados +2 de longo alcance em qualquer posicionamento (227/07, anexo I, item 4.2) e +2 de neblina dianteiros com altura mínima de 250mm. A máxima depende da categoria do veiculo (227/07, anexo I, item 4.4).

Um item importante adicionado pela 294/08 é o paragrafo :
§ 7º Fica limitado o funcionamento simultâneo de no máximo 8 (oito) faróis,
independentemente de suas finalidades.

Advogados de plantão, que puderem fazer uma analise mais profunda da situação, serão bem vindos.

[]