Conectar

Ver Versão Completa : Xenon/HID - Aplicação/Uso Correto

geezer
28/04/2008, 22:01
Hoje, é muito comum a comercialização de faróis do tipo Xenon (HID), mas o que me chama a atenção é que geralmente se tem referência ao “Kelvin (K)” e poucos mencionam “Candela (cd)” .

No parâmetro Kelvin (K) eu estou medindo a Temperatura. Ou seja, se procuro por uma iluminação mais fria ou não (branco/azulado);
Enquanto para Candela (cd) eu meço a intensidade luminosa; Alguns lugares menciona-se o "Lumen (lm)". Ou seja, procuro por uma intensidade de luz em determinada direção;Mas qual dos fatores é que deve determinar a compra de um Kit xenon/HID:?:

Reparo também que muitos utilizam no faróis de milha, mas qual o parâmetro para se ter a mesma eficiência do que os convencionais?

Abs,

ps: Criei este tópico apenas para usarmos como guia geral a todos e não misturar com as dúvidas em tópicos de venda:concordo:

GBarros
28/04/2008, 22:54
Estive reparando a mesma coisa, sendo que quando li a respeito, fiquei confuso em relação a compra. Vi lampadas de 6000, 8000, 10000 e até 12000 kelvin. Estranhei, pois imagine uma coisa a tal temperatura? Mas será que é temperatura? Meio estranho. Bem, fica aqueles que entendem do assunto explicarem pra gente que ainda está leigo no assunto. Detalhe: parece que o contran só permite até 6000 K. então fiquem de olho ok!

Elmer_Jeep
29/04/2008, 11:40
Também tenho essa dúvida, tenho um livro aqui sobre metrologia que fala algo sobre Candela e Kelvin, vou transcrever abaixo:

Temperatura Termodinâmica

Símbolo: T
Unidade de medida: kelvin (K)

O kelvin é a unidade de temperatura termodinâmica, definida como sendo a fração 1/ 273,16 da temperatura termodinâmica do Ponto Triplo da Água.
Observe-se que o Ponto de Solidificação da água ocorre a 0° C(273,15 K) perante pressão atmosférica normal.

O kelvin é ainda a unidade de medida da diferença entre valores de temperatura medida em grau Celcius, representado pela letra " v ".

Intensidade Luminosa

Símbolo: I
Unidade de medida: candela (cd).

A candela é a intensidade luminosa numa dada direção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequencia 540 . 10 ¹²hertz e cuja intensidade energética naquela direção é de 1/683 watt por esterradiano.

Fonte:
Metrologia Aplicada/Walfredo Schimidt,
São Paulo: Editora EPSE, 2003

mausl
29/04/2008, 13:50
Pelo poko q sei, quanto mais K mais azul fica o facho de luz e menos lumens emite, ou seja ilumina menos

Edu Naressi
29/04/2008, 13:59
Só para ajudar e informar a galera que tem duvida sobre as coires e tal!
e o detran só aporva até 6000k mais se vc por um de 8000k dificilmente eles barram em vistoria e essas coisas! :concordo:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lâmpadas H.I.D. (High Intensity Discharge) são radicalmente diferentes e otimizadas, em se falando de tecnologias de iluminação. Lâmpadas H.I.D. contrastam com lâmpadas halógenas ou incandescentes comuns de filamento, por serem similares a lâmpadas de vapor. Ao invés de terem filamentos aquecidos, lâmpadas H.I.D. geram um arco voltaico entre dois eletrodos internos, que por sua vez, excita energeticamente uma mistura de gás Xenônio e sais metálicos, assim produzindo uma luz alva e intensa que muito se assemelha à luz natural de um dia ensolarado.

O resultado é um facho azulado, que muda segundos depois de aceso para branco. Semelhante a um flash fotográfico, tem o triplo da luminosidade convencional. Além disso, trabalha com menos potência. ‘‘Enquanto uma lâmpada comum consome entre 55W e 65W, a de xenônio gasta 35W’’.

:: Cores
As cores dos sistemas HID-Xenon são referidas à emissão de espectro de luz solar, o qual é relacionado à temperatura de plasma

http://www.autovizion.com.br/images/cores_03.gif
Observação: muitos consumidores de kits Xenon têm um conceito errôneo assumindo que quanto mais alta a temperatura Kelvin (K), maior o fluxo luminoso da luz emitida. Na verdade a relação é inversa. O que se relaciona proporcionalmente é quanto clara a luz visível se torna. Também, a temperatura de superfície ao contato é muito mais baixa que a de referência de luminosidade, uma vez que lâmpadas de Xenônio operam em temperatura mais baixa que as lâmpadas halógenas.

http://www.autovizion.com.br/images/cores1_03.gif

Edu Naressi
29/04/2008, 14:01
:: Cor/temperatura de refêrencia: 3000K
Lâmpadas de 3000K geram aproximadamente 3200 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Esta lâmpada emite luz amarelo-ouro e oferece penetração luminosa adequada para condições de neblina intensa. Recomenda-se esse kit 3000K para uso em iluminação secundaria, como em faróis de neblina ou faróis auxiliares. Operacionalmente, a lâmpadas 3000K é na verdade uma lâmpada de 5000K coberta com uma película que filtra todo o espectro luminoso, com exceção dos comprimentos de onda que compõem a luz amarela. A luz amarela, por sua vez, é a que mais chama atenção nas estradas.

:: Cor/temperatura de referência: 5000K
Esta é a lâmpada de maior fluxo luminoso, com aproximadamente 3100 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. A luz emitida é branco-palida ao observador, com uma nuance amarelada quando refletida na estrada. Essa é a cor de opção de consumidores que desejam melhorar a visibilidade e performance, ao mesmo tempo melhorando o visual de seus faróis. Também é ideal para aqueles que fazem off-roading, em razão da refletividade da luz emitida ser também apropriada para objetos e superfícies não pavimentadas. Em suma, essa lâmpada é a opção que garante mais iluminação por centavo investido

:: Cor/temperatura de referência: 6000K
Com aproximadamente 2800 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 5000K, esses bulbos 6000K ainda garantem uma intensidade luminosa aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Essas lâmpadas são para aqueles que desejam faróis emitindo uma luz extremamente branca, com leve nuance azul/anil quase imperceptível.

:: Cor/temperatura de referência: 8000K
Com 2550 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 6000K, esses bulbos ainda garantem uma intensidade luminosa muito superior a de uma lâmpada halógena. Estas lâmpadas de 8000K emitem uma luz um pouco mais azulada que os bulbos de 6000K.

:: Cor/temperatura de referêcia: 10000K
Com aproximadamente 2200 lumens de luminosidade, as lâmpadas de 10000K permitem uma intensidade luminosa acima do dobro da proporcionada por uma lâmpada halógena tradicional. Estas lâmpadas de 10000K geram uma luz azul-violeta de maior tonalidade que os bulbos de 8000K.

:: Cor/temperatura de referência: 12000K
Estas lâmpadas, por sua vez, geram 2100 lumens de saída, acima do dobro de uma lâmpada halógena tradicional. A luz gerada é de uma tonalidade azul-violeta mais escura que a gerada pelas lâmpadas 10000K. Essa é a escolha de consumidores que buscam a aparência mais exótica e extrema para seus veículos.

geezer
30/04/2008, 20:52
muito legal a explicação edu, valeu:concordo:...mas as duvidas continuam:

Para o melhor aproveitamento eu poderia instalar uma de 5000 K, que ao meu ver é a melhor opção de uso na posição dos faróis originais.

Para eu configurar os faróis de milha o que determina na escolha? Por exemplo se o Rally dos Sertões fosse noturno eu colocaria os faróis de milha com 220.000 candelas, pelo que eu sei o facho de luz alcança distancias monstruosas...:shock::shock::shock:

Mas como determino este conceito? se para 1 candela é igual a 12,6 lumens. Como eu acho essa combinanção de Kelvin/Lumen/Candela?

abs

caj
02/05/2008, 09:25
Caros amigos
quais os melhores "xenon" para por em um veiculo?
abraços

mausl
02/05/2008, 17:04
qq um que lhe da a melhor garantia, que nun tenha que cortar nenhum fio. esses xenons sao todos importados da china etc. tu mesmo pode ter uma marca de xenon, compra lah com o sr. xing ling, um container de xenon e pede p vir com seu nm da caixa pronto!

eh minha opiniao ok?

o ideal seria o phillps mas o preço eh mto alto

Jéster
02/05/2008, 17:24
qq um que lhe da a melhor garantia, que nun tenha que cortar nenhum fio. esses xenons sao todos importados da china etc. tu mesmo pode ter uma marca de xenon, compra lah com o sr. xing ling, um container de xenon e pede p vir com seu nm da caixa pronto!

eh minha opiniao ok?

o ideal seria o phillps mas o preço eh mto alto

Mausl,

Atualmente você está com xenon no troller?

Um abraço

Loyer
03/05/2008, 00:17
Caros amigos
quais os melhores "xenon" para por em um veiculo?
abraços

Estou à procura d eum Kit para o troller 2002 (farol quadrado) com o motor 2.8.
O espaço do lado direito é muito pequeno, a lâmpada original já quase bate no tubo do intercooler.
Se alguém tiver xenon no troller com farol quadrado, por favor me fale o modelo da lampada e a marca do kit.
Obrigado.

mausl
05/05/2008, 08:31
Jaster, estou sim, um kit com 04 reatores slim e lampada "dupla" ela naum meche para fazer alto e baixo naum, eh como se fosse um kit p baixo outro p alto

José Carlos
05/05/2008, 11:42
Jaster, estou sim, um kit com 04 reatores slim e lampada "dupla" ela naum meche para fazer alto e baixo naum, eh como se fosse um kit p baixo outro p alto

Mausl, este kit que voce tem ha dificuldade de piscar com o alto?
Ha possibilidade de manter o baixo aceso quando liga o alto?

Pensando em colocar na ranger...

Obrigado

mausl
05/05/2008, 14:08
Eh como se estivesse acendendo a lampada, dah um flash depois vai esquentando e dando luz, mas dah p notar que vc tah dando luz alta, tem como deixar a baixa ligada quando utilizar a alta sim, soh mexer em alguma coisa na parte eletrica do carro

Murillus
27/08/2008, 20:42
tem muita gente usando 12000k... é um absurdo de luz...

[]s