Conectar

Ver Versão Completa : mudando camper 4x2 para 4x4

Rodrigo Ielpo Bastos
28/04/2008, 21:36
Pessoal boa noite comprei uma camper 4x2 alcool/gnv e to pensando em passar para 4x4- ja comecei comprando cx da hilux completa e vou negociar a flange com o pessoal do cluber da camper, minha duvida esta no eixo, soube ontem por um membro que da para tranformar meu eixo simples em traçado, colocando uma bola 44 ou uso o completo da rural fazendo varias adptações

pergunto o que devo fazer?

gnecchi
28/04/2008, 22:51
Pessoal boa noite comprei uma camper 4x2 alcool/gnv e to pensando em passar para 4x4- ja comecei comprando cx da hilux completa e vou negociar a flange com o pessoal do cluber da camper, minha duvida esta no eixo, soube ontem por um membro que da para tranformar meu eixo simples em traçado, colocando uma bola 44 ou uso o completo da rural fazendo varias adptações

pergunto o que devo fazer?

Seja bem vindo Rodrigo,

Acho que é mais fácil vc pegar um eixo já com a bola do Dana 44 onde o seu eixo entra à base de troca. O Ricardo Farias do Clube da Camper foi quem montou o meu eixo com a bola do Dana 44 (antes eu estava com Dana 30) e ficou excelente :concordo:.

Tem várias Campers rodando com Câmbio e TCase de Hilux... eu acabei colocando um câmbio automático no lugar do Clark 240V e ficou show.

[]'s

Rodrigo Ielpo Bastos
28/04/2008, 23:51
Gnecchi, obrigado pela dica na verdade a itenção é fazer a base de troca tive olhando na rota 4x4 mas queria mais opção, vc sabe de alguma ?

gnecchi
29/04/2008, 00:04
Rodrigo,

Tb tem a opção do eixo de Troller, mas tem que mudar o lado da bola... se não me engano o Loras aqui do Fórum está com eixo de Troller na dianteira.

Entre as opções dos eixos de Rural, Troller ou Dana 30 com o up-grade da bola do Dana 44 que a Rota 4x4 está fazendo, acredito que a última opção seja a mais viável financeiramente.

[]'s

Rodrigo Ielpo Bastos
29/04/2008, 00:17
o Igor da rota me ofereceu o eixo a base de troca com bola dana 44 e segundo ele os semi eixos que eles vendem sao mais reforçados vc conhece posso utiliza-los sem problema?

Estou usando pneu 33 e as trilhas por aqui são medias, quando fazia de willis não quebrava

gnecchi
29/04/2008, 00:27
Estou usando este eixo que o Igor está montando com as canelas do Dana 30 e a bola do Dana 44 com os semi-eixos mais reforçados.

Estou rodando a pouco tempo com essa configuração, mas com certeza vão aguentar mais o tranco que os originais Dana 30. Além de mim o KIM aqui do fórum tb está usando estes eixos feitos pelo Igor :concordo:

Quando estava com Dana 30 quebrei 2 vezes os semi dianteiros e a última encrenca foi a canela longa separar-se da bola do Dana 30 no meio de uma trilha :parede:... depois dessa eu desisti de vez do dito cujo.

[]'s

GH
29/04/2008, 08:54
Rodrigo,

Se vc não vai fazer trilha pesada, o mais fácil seria usar o eixo dianteiro original, dana 30.
Usei assim na minha ex por um tempão (hoje ela é do Loras) e nunca tive problemas, com pneus 33 e tudo, usando na trilha.
Claro que com bom senso: nunca forcei ela de marcha à ré, nem nunca reboquei assim.
Ao meu ver, a bola do dana 30 é a parte menos ruim; ruim mesmo é que ele deixa entrar agua e barro com certa facilidade, pois tem munhão aberto.
Depois que instalei o eixo do troller, resolvi a questão. Mas instalar eixo de troller dá um belo trabalho. Se vc vai mesmo fazer isso, compre um cambio já com cardan dianteiro esquerdo, como o da Hilux SW 3.0.

O eixo da Rural é bom, mas esterça muito pouco, minha primeira camper fiz assim, e adeus esterço (o dana 30 e o dana 44 do troller esterçam MUITO bem).

Agora, caso vc desista da empreitada toda, passa o valor da camper..:-))

Rodrigo Ielpo Bastos
29/04/2008, 22:18
É pessoal dinte das alternativas vou começar usando o eixo da rural e vou guardar o mue para um upgrad futuro

e alguem sebe onde posso encontrar os suportes, para molas e travessa?

Rodrigo Ielpo Bastos
29/04/2008, 22:21
Rodrigo,

Tb tem a opção do eixo de Troller, mas tem que mudar o lado da bola... se não me engano o Loras aqui do Fórum está com eixo de Troller na dianteira.

Entre as opções dos eixos de Rural, Troller ou Dana 30 com o up-grade da bola do Dana 44 que a Rota 4x4 está fazendo, acredito que a última opção seja a mais viável financeiramente.

[]'s
gnecchi eu ja comprei a caixa da hilux com saida para o lado direito por isso oeixo do troler seria problema para mim, mas muito obrigado pela dica, este forum esta me ajudando muito.

CAVESO
30/04/2008, 18:13
e alguem sebe onde posso encontrar os suportes, para molas e travessa?

Se não me engano, a cinfel tem os suportes pra vender.

Abração

Kim
30/04/2008, 21:07
Tem, tem cada coisa que fiquei louco lá!!

Olhem em minhas fotos, poderão ver QUE NOVIDADE TEM LÁ!!!

CAVESO
30/04/2008, 23:14
Bacana demais o fase IV!!!

Vai montar um desse, Kim?

Quanto fica uma capota de fase II deles?

Muito legais os projetos...

Kim
30/04/2008, 23:20
Cara, bateu uma vontade tremenda...

Abri um tópico específico para ele, olha lá!

Não tenho os preços, fiquei babando lá, mais providenciarei.

Covidei o pessoal da Cínfel a participar do fórum.

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
01/05/2008, 00:06
Pessoal a minha camper chegou hoje, ja descobri alguns probleminhas como as buchas nem existem mais, li no forum que as bochas da Random servem e ficam mais baratas, alguem sabe dizer qual o modelo da bucha pois estive na loja random e não encontrei, outra coisa que percebi é que o diferencial traz é spicer isso é ruim????

Kim
01/05/2008, 08:45
Caro amigo!

Um conselho que te passo, é colocar as buchas do Marcelo Buchli.

Ele que fornece para a Agrale colocar nos Marruás.

Segue contato:
11 5533 9691 comercial
11 9406 1186 celular

Olhe no meu álbum as buchas que ele fabrica.

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
01/05/2008, 18:01
Caro amigo!

Um conselho que te passo, é colocar as buchas do Marcelo Buchli.

Ele que fornece para a Agrale colocar nos Marruás.

Segue contato:
11 5533 9691 comercial
11 9406 1186 celular

Olhe no meu álbum as buchas que ele fabrica.

Abraços.

Kim.
valeu kim ja liguei para o Marcelo e fechei com ele as buchas, quanto ao eixo ser spicer vc ve algum problema, estou pensando em colocar um bloqueio é facil de achar?

fpandur
01/05/2008, 18:24
Spicer é Dana, grande fabricante de eixos, diferenciais e afins. Sem problemas, todas Camper, Engesa e Jeeps Willys/Ford sairam com Dana/Spicer (dentre outros carros, como F1000, Opala, etc). Para colocar bloqueio, precisa ver se é Dana 44 ou 46. Se fôr Dana 44, vai achar um monte de tipos de bloqueios. Se fôr Dana 46, já deve ter lá dentro um bloqueio de discos, 75%, o mesmo utilizado nas F1000. Esse é o único bloqueio que conheço que serve no Dana46, porque é original da Dana. Normalmente este tipo de bloqueio não vem funcionando, pois precisa de óleo específico para ele e quase ninguém sabe disso/toma cuidado com isso. Assim, é normal os discos de atrito do bloqueio estarem desgastados. Tem o kit de discos e molas para comprar em lojas de camionetes, custa cerca de R$ 400,00.

Enfim, 1º lugar precisa identificar que tido de diferencial é o que está na viatura. Não sei se tem letras/números na carcaça que permitam identificar qual o tipo, eu só sei vendo ao vivo, pois o tamanho da bola do 46 é maior que no 44.

Kim
01/05/2008, 19:13
Taí!

O fpandur matou a charada, Spicer e Dana e o inverso é verdadeiro!!!

Rodrigo Ielpo Bastos
01/05/2008, 21:12
Valeu galera vou fazer uma Investigação mais minuciosa mas acho que é 46 pois ele é um pouco maior que o dana 44 do meu jeep, vou ver se consigo colocar umas fotos aqui no forum

Kim
04/05/2008, 11:07
Caro Rodrigo!

Achei uma discussão muito boa para sua mudança.

Segue o linck:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32576

Rodrigo Ielpo Bastos
04/05/2008, 20:25
Kim valeu pela dica, ja virei este site do avesso e encontrei o Igor eu fiz contato com ele antes do encontro em ibitipoca, ele foi eu não pude ir fiquei fazendo uma empreitada na camper ela ja ta 2x2 amanha vou prepara o eixo da rural (vou fabricar os suportes) sexta ela deve estar 4x2 1/2 e semana que vem 4x4. em uma segunda etapa vou por o eixo dela com bola 44

Rodrigo Ielpo Bastos
04/05/2008, 20:37
Kim, eu removi todos os calços pois segundo o dono anterior ele nunca trocou, e eles estavam todos defermados. ai levei a uma auto-peças e encontrei o mesmo modelo, mas estou querendo levanta-la um pouco. quanto possu subir se comprometer a coluna de direção e algo mais?

vc recomenda algum tipo de calço diferente ou ponho o mesmo?

Kim
04/05/2008, 23:45
Seriam os coxins de carroceria?

Poderia colocar o do motor do opala (acho que esse que o pessoal está usando)

Na reforma do meu, vou usar o coxim de motor ou da scania ou volvo, que são aproximadamente 11cm.

Tem que observar alguns detalhes, como barra de direção, entre volante e caixa. (deve alongar)

Poderia especificar melhor qual calço é!

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
05/05/2008, 18:08
Boa noite Kim, os calços são da carroceria hoje ela esta com os da d20 e d40 que acredito ser os originais. Estou pensando em colocar do mesmo modelo porem novos e emcima dele colocar um espaçador em nylon de 62 mm. o que vc acha?

Ralado/SP
05/05/2008, 18:34
All,

olha eu aí novamente...
É o seguinte os coxins de carroceria da camper 2 portas ( originais ) são os da D20 e D40, que vem com um parafuso 2 arruela 1 estampada e 1 simples e duas borrachas redondas Uma cogumelo e a outra uma anel simples, sendo que essa primeira deve ser aplicada por cima do suporte - entre a carroceria e o chassi, sem arruela - e a outra por baixo que receberá a arruela estampada, a lisa e o parafuso.
No caso de "calçar" a carroceria pode ir sem muitos problemas até os 7 cm, porém sempre terá que mexer em umas "coisinhas"... aqui em SP utilizamos muito PP (polipropileno) pois é mais barato. Oq são "coisinhas", suporte do radiador, cabo do acelerador, fiação da bóia de combustível, borracha do bocal de abastecimento, parachoque... sei que 2 polegadas é mais fácil de levantar do que os 7 cm.

Acho que meu conhecimento se limita à isso qq dúvida é só escrever e se puder "pitacarei"...

Abraçones

Ralado

Rodrigo Ielpo Bastos
05/05/2008, 18:42
Ralado, boa noite, esse calço que tirei da camper em cima da primeira borracha vai uma peça de ferro fundido e por baixo da borracha de baixo vai uma arruela estampada e o parafuso passa por tudo com o suporte do chassi no meio, o que to querendo fazeré acrescentar um tarugo de nylon (polipropileno) em cima da peça de ferro fundido elevando a carroceria em 62 mm. Com certeza vou ter que mexer nesses detalhes que vc citou

Ralado/SP
05/05/2008, 19:07
essa primeira "chapa de ferro" eu não lembrava, mas se veio no KIT de calços da D20 pode ficar tranquilo pois esses eram os utilizados pela ENVEMO.... só não esqueça que terá que utilizar outros parafusos por conta do comprimento, e nessa hora o melhor é aço 8.8.
Pode calçar tranqüilo.... é só por a mão na massa.
Como PITACO é o meu forte - rsrsrsrsrsrsrsrsr - na hora de ajustar os parachoques, é só vc cortar o "L" que prende essa peça ao chassi e soldar novamente com 6.8 de diferença entre as peças - Foi isso que fizemos na do meu sogro...
PS: pra colocar o 4x4 não precisa calçar o carro, mas como gostamos de pneu grande, 5 cm é o sificiente. Você já tem o eixo????
OPS, já estava esquesendo de falar que as vezes tem que das uma "lixada" nas pontas dos paralamas ( repare na 4x4 e CIA que tem uma camper cinza da ROTA que os paralamas estão desbastados... )

Abraçones

Ralado

Rodrigo Ielpo Bastos
05/05/2008, 19:39
beleza ralado valeu pelas dicas, ja tenho um eixo da rural vou coloca-lo e depois de uns anos (ou dias) depois que quebrar vou colocar o dela 4x2 com a bola dana 44
e os semi eixos da rota

Kim
05/05/2008, 19:56
Caro Rodrigo Ielpo Bastos!

Nem preciso mais responder, pois o Ralado foi objetivo nas respostas.

Valeu Ralado!:concordo:

fpandur
05/05/2008, 22:29
Rodrigo, recentemente (2 semanas) comprei uma outra Camper, essa 4x2, e qual não foi minha surpresa em ver que o eixo dianteiro é idêntico aos da 4x4, tirando é claro a bola do diferencial, semi-eixos e roda-livre. Até pensei na hipótese de colocar uma bola Dana 44, comprar semi-eixos e roda-livre e pronto, estaria com 4x4 (claro, mais a caixa de transferência). Pelo que entendi, é isso que você vai fazer na parte do eixo dianteiro ? :pensativo:

Se fôr, gostaria de mais detalhes, daí eu te pergunto algumas coisas ... :mrgreen:

Rodrigo Ielpo Bastos
06/05/2008, 13:36
fpandur esta é a segunda opção, explica porque;
para faze-lo é nescessario uma bola 44 semi eixo especial pois tem que ser dana 30 de um lado e 44 do outro e algum serviço de torno.
a primeira opção é que eu tenho um eixo da rural que não é excelente mas da pra guentar até o bolso poder fazer a segunda opção, mas ja pesquisei bastante e gosto de trocar ideias sobre adptações caso queira perguntar algo o maximo que pode acontecer é eu não saber responder rsrsrs, mas alguem vai saber!!!!

govastki
06/05/2008, 16:12
Amigo Campeiro, já fiz esta transformação que esta querendo fazer, minha primeira ideia era colocar o eixo da Rural, mas depois de muito estudar coloquei o do Troller, o carro ficou show. Escolhi o do trolher por alguns motivos:
Eixo mais novo, a fadiga do material é menor
Diametro de giro bem menor
Não precisa se preocupar com freio e tamanho de rodas
Posição de saida da bola, no meu caso usei o cambio da Frontier, pois o motor era 2.8 MWM.

Enfim, foram estes motivos, querendo dicas é somente dar um berro???

ps: vc vai fazer o serviço onde???

Ralado/SP
06/05/2008, 17:14
fpandur,

é isso mesmo, basta colocar uma bola de 44 ou 30 e o eixo mocho se transforma em eixo traçado. Claro que isso exige um corte preciso e um serviço de solda muito bom, além das peças que completam esse sistema.

Abraçones

Ralado

haundrich
09/05/2008, 08:34
Amigo Campeiro, já fiz esta transformação que esta querendo fazer, minha primeira ideia era colocar o eixo da Rural, mas depois de muito estudar coloquei o do Troller, o carro ficou show. Escolhi o do trolher por alguns motivos:
Eixo mais novo, a fadiga do material é menor
Diametro de giro bem menor
Não precisa se preocupar com freio e tamanho de rodas
Posição de saida da bola, no meu caso usei o cambio da Frontier, pois o motor era 2.8 MWM.

Enfim, foram estes motivos, querendo dicas é somente dar um berro???

ps: vc vai fazer o serviço onde???

Govastki

Estou colocando eixos de troller no meu engesa F2. A idéia é manter a bola original troller, ou seja, lado do motorista, e utilizar câmbio com t-case saída do lado esquerdo. Assim não mecho na bola do diferencial troller. :cool:

No momento, apenas posicionei o eixo debaixo da viatura, para visualizar possíveis interferências.

Bem, na primeira vista, parece que o ombro da bola do dif. "tah querendo" encostar no tubulão do chassis :parede:, quando suspensão totalmente comprimida e parelha (as duas rodas para cima).

Queremos posicionar certinho e fazer medições. As bases das molas ainda não estão montadas, e elas são em torno de 9 cms altas em cima do eixo. O poderia livrar de uma batida na bola contra o chassis, por causa do batente.

Mas pergunto: quando vocês montaram esses eixos trolha, tiveram alguma interferência nesse sentido?:pensativo:

haundrich
09/05/2008, 08:43
...... .........

Depois que instalei o eixo do troller, resolvi a questão. Mas instalar eixo de troller dá um belo trabalho. Se vc vai mesmo fazer isso, compre um cambio já com cardan dianteiro esquerdo, como o da Hilux SW 3.0.

O eixo da Rural é bom, mas esterça muito pouco, minha primeira camper fiz assim, e adeus esterço (o dana 30 e o dana 44 do troller esterçam MUITO bem).

Agora, caso vc desista da empreitada toda, passa o valor da camper..:-))

GH

Se entendi certo, dá um belo trabalho usar os eixos de troller, por causa do serviço de inverter a bola do diferencial, é isso?
E então vc recomenda não inverter, e trocar a t-case/câmbio, para saída lado esquerdo....

Por enquanto, é isso. Mas vamos alinhar corretamente e fazer medições, estou tirando fotos, ficou ruim a noite, tornarei a tirar fotos durante o dia.
Quando estiver bem encaminhado, posto um tópico sobre isso.

Meu outro problema é que, o suporte da panhard no chassi fica muito próximo da tampa do diferencial. Isso não dá chance de querer arquear corretamente a panhard. A não ser que desloque o suporte da panhard mais para frente.

Alguém passou por isso?

guilhermeabreu
09/05/2008, 20:49
Grande HAUNDRICH

Putz que nhaca . Ísto que é a VERDADEIRA EMPREITADA .

haundrich
11/05/2008, 19:22
Não é nhaca naumm....
Tenho umas boas notícias.
O companheiro Kim me convidou para ver um Marruá, adquirido pela Copel. Versão pickup, com todos os apetrechos para serviços em eletricidade, e .... uma grua hidraúlica em cima.

Minha surpresa foi verificar que o eixo dianteiro do Marruá, a bola do diferencial fica no lado esquerdo (lado motorista). E que o ombro deste diferencial fica praticamente embaixo da longarina do chassis. A panhard é que faz uma voltinha para cima para livrar da tampa do diferencial.

Lembrar que o Marruá é 15 cms mais largo que o engesa.
Fora alguns detalhes da frente e o interior, o resto é engesa escrito. Que o diga o chassis.

Estarei enviando foto, logo logo

Ralado/SP
15/05/2008, 17:13
Será que são esses 15cm a mais na largura e as pontas arredondadas qeu deixam o Marruá tão caro???? Cheguei a sonhar em ter esse carro, mas virou "pesadelo de consumo" rsrsrssrssr

Abraçones

Ralado

Rodrigo Ielpo Bastos
15/05/2008, 21:27
e pessoal o eixo chegou vou começar a montar a caranga, só tem um problema (pelo menos até agora) a relação do dif. traseiro é 4,09 (45x11) alguem sabe onde posso encontrar essa relação para meu dana 30 dianteiro?

Kim
15/05/2008, 21:45
Comece procurando um pote de ouro no final do arco-iris!!!

Como eu não encontrei o pote de ouro, troquei a bola do D30 para D44 e assim colocar as 11x45!

Converse com o guilhermeabreu - Dr. Guilherme.

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
15/05/2008, 22:27

Como eu não encontrei o pote de ouro, troquei a bola do D30 para D44 e assim colocar as 11x45!

Abraços.

Kim.
kim como vez com os semi eixos?

Kim
15/05/2008, 22:57
Caro Rodrigo Ielpo Bastos!

Os semi eixos foram confeccionados, usando os semi eixos da F75 (que usei para fazer a troca)

Depois do serviço de colocação pronto, foi medido os tamanhos que seriam necessários, lembrando que do lado longo, ficou um pouco menor. (diâmetro da bola é maior)

Então, cortou o semi do engesa no meio (entre a luva da cruzeta e a ponta estriada)

Depois cortou o d F quantia necessária.

As pontas foram feito igual a um lápis, só que um lado com um furo para centralizar.
A cada volta da solda, passava no torno para não ficar irregularidades na solda.

Deixou esfriar por um dia no cal virgem.

Esse procedimento foi necessário pois as estrias são diferentes e, o lado maior, fica menor.

Uso pneu 33" e, enquanto andava estava muito bom!

fpandur
16/05/2008, 07:30
o Igor da rota me ofereceu o eixo a base de troca com bola dana 44 e segundo ele os semi eixos que eles vendem sao mais reforçados vc conhece posso utiliza-los sem problema?
O Igor aceita o eixo 4x2 na base de troca por um eixo híbrido Dana 44/30 ? Outra coisa: ele vende os semi-eixos especiais, sem soldas, com pontas Dana 44 no diferencial e Dana 30 no lado da roda livre ?

Rodrigo Ielpo Bastos
18/05/2008, 22:46

Abraços.

Kim.
Kim eu acabei de comprar um eixo do engesa dana 30 e to meio sem grana para mudar para dana 44, então dei uma navegada em alguns sites americanos e encontrei a relação 4,10, mas estou com duvidas pois tem mais de um modelo, SP-237215X e MG d30-410 e tem tambem os mesmos modelos reverso e superior.
Estou com duvida em qual destes modelos servem no eixo dianteiro do engesa conto com a dica de voces que são veterano no assunto

Rodrigo Bastos

Kim
18/05/2008, 23:23
Rodrigo!

Se não me engano, o modelo reverso, não serve para o "nosso" D30, pois para nós, usa-se a mesma bola para a dianteira e a traseira.

No modelo reverso, o conjunto roda da forma correta (como se estivesse na traseira, a F1000 4x4 é assim).

Não conheco esses modelos, mais se puder colocar o linck, ficaria agradecido.

Também, os amigos do fórum poderão ajudar na sua empreita.

abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
18/05/2008, 23:38
Rodrigo!

Se não me engano, o modelo reverso, não serve para o "nosso" D30, pois para nós, usa-se a mesma bola para a dianteira e a traseira.

No modelo reverso, o conjunto roda da forma correta (como se estivesse na traseira, a F1000 4x4 é assim).

Não conheco esses modelos, mais se puder colocar o linck, ficaria agradecido.

Também, os amigos do fórum poderão ajudar na sua empreita.

abraços.

Kim.
segue o link
http://www.drivetrainspecialists.com/categories/dana/dana-30/randp-1.html

Rodrigo Ielpo Bastos
18/05/2008, 23:39
segue o link
http://www.drivetrainspecialists.com/categories/dana/dana-30/randp-1.html
kim abri um novo topico para este assunto parece que tem como pedir aos moderadores para transferir estas mensagens para o novo topico,

alguem sabe como faço isso?

Rodrigo Ielpo Bastos
14/09/2008, 22:03
Pessoal continuo com a empreitada de adaptações na minha camper, esta semana em uma trilha o pneu 33 arrancou a mangueira do hidraulico da direção depois deste epsodio a direção começou com um chimy insurpotavel ja coloquei a mangueira de volta acertei os rolamentos 11590 que estavam ruins e não parou amanha vou mandar balencear as rodas para ver o que da, alguem tem alguma ideia.

Ralado/SP
16/09/2008, 15:56
Rodrigo,

Shimmy pode ser resultando de uma somatória de coisas. em geral verificando o estado das buchas de suspensão, terminais de direção, folgas no munhão, rolamentos e pneus. Lembrando que vc acabou a tirlha usando o carro e sem ação da hidraulica, oq pode ter forçado o sistema e danificado algo.
BOa sorte, espero que ajude

Ralado

Rodrigo Ielpo Bastos
17/09/2008, 22:30
Ralad valeu pela dica, as buchas são do marcelo e tem 4 meses que troquei visualmente estão boas, vc sabe alguma forma de testaqr se elas estão ruins?
Estou suspeitando do balaceamento, coloquei ontem um amortecedor de direção da toy e acabou o shimmy, so que estou mascarando o problemo por isso queria descobrir a raiz do problema para resolver pois acho que vai ficar forçando o amortecedor

Kim
17/09/2008, 23:33
Buchas com 4 meses é impossível estar com problema...

Balanceamento ruim ocasina shimmy quando nas rodas dianteiras, bem como barro dentro das rodas...

Cáster alterado por molas maiores...

Fora de geometria...

Os rolamento já trocou...

Terminais de direção...

Rodrigo Ielpo Bastos
18/09/2008, 00:17
Kim bom dia

Valeu pelas dicas

vamos la, os terminais eu ja troquei
as buchas acho que estao joia sao muito novas
barro nas rodas não tem (ta chovendo por aqui)
as molas são originais eu encomendei as do igor e devem chagar sexta vou colocar a da camper disel na dianteira e de 48 cm na traseira
os rolamentos ja troquei e o chimmy continua
fora de geometria (nao entendo muito seria cambagem desculpe minha inorancia)
e por ultimo estou apostando no balanceamento não fiz ainda porque resolvi mecher na frente dela e estou colocando a frente da l200 ta ficando massa

Ralado/SP
18/09/2008, 14:41
Olha, recentemente tive problema de Shimmy. Procurei, procurei e nada. Um dia dando uma volta, já estava me adequando à tremedeira, na hora que parou o carro um amigo colocou a mão nos pneus dianteiros e percebeu que ele apresentava diferentes temperaturas no mesmo pneu - que era velho e ficou muito tempo parado. Depois da troca dos pneus, parou.

Verifique se seus pneus estão bons (bolhas, desgaste desproporcional, deformações... ).
Abraçones

Ralado

ferraz
19/09/2008, 11:54
Bom dia.
Seria possivel utilizar o eixo do Jaqvali para instalar na camper, pois este eixo possui o diferencial Dana 44, munhoes abertos como o do engesa, e a bitola é quase a mesma, ficaria bom e quanto a instalação dos suportes saberim indicar alguem?

Rodrigo Ielpo Bastos
19/09/2008, 20:56
Ferraz boa noite,

verifique se a largura bate com o eixo da camper, eu sei que o de rural da certo mas fica com o esterço ruim e o munhao é fraco, tente verificar a distancia entre o disco direito e esquerdo, para ver se bate com o da camper, outra ideia tmb é pegar o seu e colocar uma bola D44

Espero ter ajudado

Rodrigo Bastos

Kim
20/09/2008, 00:21
Bom dia.
Seria possivel utilizar o eixo do Jaqvali para instalar na camper, pois este eixo possui o diferencial Dana 44, munhoes abertos como o do engesa, e a bitola é quase a mesma, ficaria bom e quanto a instalação dos suportes saberim indicar alguem?

Caro Ferraz!

O diferencial do Javalí tem 6 prisioneiros para a roda?

Tem manutenção fácil?

Então vai fundo!

As chapas de suporte de mola, vc encontra em dois lugares.

1º na Rota4X4, com o Sr. Igor, ou
2º na Cínfel, com o Sr. Edson.

As duas empresas tem site.

Abraços.

Kim.

fpc3
02/10/2008, 14:35
Pessoal, o clube da camper tem peças e serviços engesa, compensa entrar em contato e fazer uma cotação.

www.clubedacamper.com.br (http://www.clubedacamper.com.br)

mudando de assunto, o KIM, que foto é essa do seu perfil que parece uma vulva de macaca.juro que nao entendi o que é isto

BADIA
06/10/2008, 23:17
Rodrigo, manobra o carro como se fosse subir na calçada e encosta o pneu no cordão.

Fica olhando cada peça do sistema, enquanto alguém dentro do carro movimenta o volante com o carro desligando em direção da calçada, assim vais encontrar visualmente todas as folgas do sistema.

Uma dica, uma vez voltando de uma trilha perdi o parafuso que segura a barra estabilzadora q prende o eixo no chassis, foi o maior susto, a direção batia nos dois finais de curso e não havia força para comandar o carro.

Verifica se não há uma pequena folga nesse parafuso que costuma "comer" dentro da bucha.

espero ter ajudado.
Badia

Kim bom dia

Valeu pelas dicas

vamos la, os terminais eu ja troquei
as buchas acho que estao joia sao muito novas
barro nas rodas não tem (ta chovendo por aqui)
as molas são originais eu encomendei as do igor e devem chagar sexta vou colocar a da camper disel na dianteira e de 48 cm na traseira
os rolamentos ja troquei e o chimmy continua
fora de geometria (nao entendo muito seria cambagem desculpe minha inorancia)
e por ultimo estou apostando no balanceamento não fiz ainda porque resolvi mecher na frente dela e estou colocando a frente da l200 ta ficando massa

Kim
07/10/2008, 08:34
Pessoal,...

...mudando de assunto, o KIM, que foto é essa do seu perfil que parece uma vulva de macaca.juro que nao entendi o que é isto

Opa fpc3!

Isso é um suculento churras de picanha...

Olha o churras ai.

Abraços.

Kim.