Conectar

Ver Versão Completa : Turbinar motor 2.8 Pajero

sabneto
28/04/2008, 19:56
Olá pessoal gostaria de opinioes de como turbinar uma Pajero ano 94 motor 2.8 (4M40) diesel? existe um kit para tal?

BLUE BUS
28/04/2008, 20:30
Olá pessoal gostaria de opinioes de como turbinar uma Pajero ano 94 motor 2.8 (4M40) diesel? existe um kit para tal?

Não existe que eu conheça......você deve atentar para a pressão que vai usar na turbina...não passe de 0.9 bar de pressão:discordo:, se não vai comprometer a durabilidade do seu motor...e se puder colocar um intercooler vai ficar muito melhor...o motor vai trabalhar com mais folga e mais frio:mrgreen:.

abraço

lfernando
29/04/2008, 19:10
Não existe que eu conheça......você deve atentar para a pressão que vai usar na turbina...não passe de 0.9 bar de pressão:discordo:, se não vai comprometer a durabilidade do seu motor...e se puder colocar um intercooler vai ficar muito melhor...o motor vai trabalhar com mais folga e mais frio:mrgreen:.

abraço

eu estive pensando em arrumar um jeito, de fazer uma abertura no capô, para auxiliar na refrigeração do meu motor diesel, igual a abertura do capô das Pajero intercoladas glsb-diesel.

Será q valeria a pena? custo x benefício :pensativo:

[]s.:concordo:

BLUE BUS
02/05/2008, 16:13
eu estive pensando em arrumar um jeito, de fazer uma abertura no capô, para auxiliar na refrigeração do meu motor diesel, igual a abertura do capô das Pajero intercoladas glsb-diesel.

Será q valeria a pena? custo x benefício :pensativo:

[]s.:concordo:

Acho que fará diferença somente se colocar um intercooler.

abraço

DieselPower
03/05/2008, 12:14
Concordo com o Blue Bus.
Apenas uma entrada de ar soprando acima do motor não fará com que ele trabalhe em temperaturas mais baixas.
Uma solução seria a adoção do intercooler, que além de ajudar o motor a trabalhar em temperaturas mais baixas, fará com que o motor renda alguns cavalos a mais.
Ela esta esquentando? Ou é apenas por capricho?

lfernando
03/05/2008, 13:42
Concordo com o Blue Bus.
Apenas uma entrada de ar soprando acima do motor não fará com que ele trabalhe em temperaturas mais baixas.
Uma solução seria a adoção do intercooler, que além de ajudar o motor a trabalhar em temperaturas mais baixas, fará com que o motor renda alguns cavalos a mais.
Ela esta esquentando? Ou é apenas por capricho?

A minha dúvida é a seguinte DieselPower e Blue Bus, acredito q com uma entada de ar no capô como no caso das intercoladas, o ar q o motor receberá será resfriado, logicamente não como nas intercoladas, q já são preparadas pra isso, mas talvez com essa pequena modificação, o ar entraria com uma temperatura menor fazendo com q a turbina e o motor trabalhassem com melhor desempenho e durabilidade, isso no caso dos motores turbo-diesel sem o intercooler de fábrica.

É apenas uma idéia! Terá sentido? :pensativo:

Creio q intercolar uma pajero não deve sair por menos de 2 mil reais. :shock:(capô+ intercooler+ adaptações+ mão-de-obra).
Parece q a turbina e a bomba injetora tb são diferentes.

Abraços:concordo:

lfernando
03/05/2008, 16:25
Acho que fará diferença somente se colocar um intercooler.

abraço

Grande Leo, blza?
Já fez o teste dive do MWM?
e aí, o q vc está achando?

Conta pra gente ae..

[]s:concordo:

DieselPower
04/05/2008, 14:22
lfernando, com certeza a "entrada de ar adicional" não riá trazer benefico nenhum... A quantidade de ar frio que entrará e incidira sobre o cabeçote não conceguirá resfriar o óleo do motor, ou o próprio cabeçote.
Eu não gastaria dinheiro nisso.
Se realmente quer diminuir a temperatura de trabalho do motor, uma saida seria a instalação de um radiador de óleo (não sei se a Pajero já tem de fábrica, a L-200 tem).
Porém devemos lembrar que estes motores tem uma temperatura ideal de funcionamento, e ela não é muito baixa. Leia o manual da sua Pajero, e preste atenção no pontero da temperatura, se estiver de acordo com o que diz o manual fique tranquilo!
Economize esse dinehiro pra tomar uma fim de semana!
Abraço!

murilloaquino
04/05/2008, 18:06
A pajero já tem o radiador.Seu caro já esquentou?se não esquentou, não meche no sistema de arrefecimento não que no caso da pajero 2.8 é suficiente.Quanto a turbina,o ideal é até 0.9 BAR mesmo.O motor tem uma taxa de compressão muito alta, então mais que isso é suicidio...

abraçoss

Pequeno jr
04/05/2008, 18:22
A pajero já tem o radiador.Seu caro já esquentou?se não esquentou, não meche no sistema de arrefecimento não que no caso da pajero 2.8 é suficiente.Quanto a turbina,o ideal é até 0.9 BAR mesmo.O motor tem uma taxa de compressão muito alta, então mais que isso é suicidio...

abraçoss

X2!!

Pajero não se mexe me turbina no carater de aumentar pressão. A pressão original dela está em torno de 0,9 BAR. Se a de vcs estiverem acima disso é sinal q logo, logo vão aparecer problemas.

murilloaquino
04/05/2008, 18:52
A pajero vem com a pressão original de 0.6 bar pequeno.Até 0.9 a 1.0 é o maximo que se consegue.É bom lembrar que o motor da pajero vem com a taxa de compressão de 21.1, que é boa pra motor aspirado, mas é muiito alta pra um motor turbinado.
Os melhores turbinados e que são projetados pra isso, como os MWM sprint, 2.5,2.8 e 3.0 da ranger e até o da minha pajero full 3.2 da mit, tem a taxa de compressão em torno de 17.1, o que suporta maior pressão da turbina...

lfernando
04/05/2008, 19:12
Vcs tem razão, se os japas fizeram desse jeito é pq era o melhor para o motor. perdi um monza por superaquecimento, uma das mangueiras rasgou e o motor se foi..

acho q fiquei meio paranóico com temperatura de motor.

agradeço a opinião de vcs

Um abraço.

lfernando
04/05/2008, 19:18
A pajero vem com a pressão original de 0.6 bar pequeno.Até 0.9 a 1.0 é o maximo que se consegue.É bom lembrar que o motor da pajero vem com a taxa de compressão de 21.1, que é boa pra motor aspirado, mas é muiito alta pra um motor turbinado.
Os melhores turbinados e que são projetados pra isso, como os MWM sprint, 2.5,2.8 e 3.0 da ranger e até o da minha pajero full 3.2 da mit, tem a taxa de compressão em torno de 17.1, o que suporta maior pressão da turbina...

murillo, muito obrigado pelas informações. Há tempos venho tentando encontrar informações a respeito dessa turbina e de sua regulagem e não encontro.

VALEW:concordo:

Pequeno jr
04/05/2008, 21:28

Nos carros q turbinamos para pista e rua, baixamos o máximo possível a taxa de compressão para aumentarmos na turbina a pressão sem risco de ver ( ou não ) uma biela voando (já vi uma passando pela janela e é coisa de maluco).

murilloaquino
04/05/2008, 22:10
É isso que acontece pequeno.Normalmente quando o motor é PROJETADO desde o inicio pra ser turbinado, ele vem coma taxa decompressão mais baixa.Osmotores diesel mais modernos são assim.
Os motores mit 2.8 e 2.5 eram motores aspirados e que posteriormente receberam turbina e interccoler, mas a taxa de compressão é a mesma.Então, não pode abusar da pressão da turbina.O que acontece é que esses motores mais antigos da mit´´respiram`` pouco, ou seja, tem dutos de escape e admissão ´´pequenos``, alem de uma turbina tambem pequena, comparando com o 2.8 da MWM e 2.8 da ranger...
Por isso,na hora de turbinar, é super importante instalar o interccoller pra melhor o ar de admissão e jogar a turbina no maximo de 1 bar de pressão...

sabneto
05/05/2008, 06:37
Oi pessoal estou bastante satisfeito com as informações recebidas e tenho aprendido muito com a leitura do forum 4x4.:smile:

sabneto
05/05/2008, 06:53
Galera surgiu uma grande dúvida neste momento qual a situação mais viável, turbinar a Pajero que já tenho ou comprar uma já turbinada. :pensativo:

murilloaquino
05/05/2008, 10:58
depende do estado que está seu carro.As vezes, a qualidade demontagem do de fabrica é melhor, pois há menos gambiarras.Mas carro usado vai mais do estado de conservação do que o carro em si.E se vc tem o seu e sabe da manuntenção dele, é melhor turbinar, a não ser q vc conhece a procedencia do carro q vcira comprar turbinado...

sabneto
06/05/2008, 19:32
Valeu pela dica Murilloaquino, a minha Pajero e conhecido entre os amigos como a mais nova do Planalto(sou do Distrito Federal), portanto já resolvi vou turbinar e intercoolar a joia. Um forte abrço.

lfernando
06/05/2008, 20:09
Valeu pela dica Murilloaquino, a minha Pajero e conhecido entre os amigos como a mais nova do Planalto(sou do Distrito Federal), portanto já resolvi vou turbinar e intercoolar a joia. Um forte abrço.

Olá sabneto, meu carro tb possui o 4M40 com turbo, mas sem o intercooler. Sempre tive vontade de intercolar a minha, só q imagino q essa adaptação não saia nada barata, pois como o murilo mesmo citou a taxa de compressão original do nosso motor é mais alta q a dos 2.8.4M40 intercolados de fábrica, será q não vai precisar trocar nada no motor? :pensativo:

Se vc realmente resolver realizar esse serviço, passa pra gente aqui da turma das Pajero GLXB.2.8.4M40, valew?:concordo:

Abraço.

murilloaquino
06/05/2008, 20:20
Olá sabneto, meu carro tb possui o 4M40 com turbo, mas sem o intercooler. Sempre tive vontade de intercolar a minha, só q imagino q essa adaptação não saia nada barata, pois como o murilo mesmo citou a taxa de compressão original do nosso motor é mais alta q a dos 2.8.4M40 intercolados de fábrica, será q não vai precisar trocar nada no motor? :pensativo:

Se vc realmente resolver realizar esse serviço, passa pra gente aqui da turma das Pajero GLXB.2.8.4M40, valew?:concordo:

Abraço.

PELO CONTRARIO...
A taxa de compressão do motor turbinado 4m40 é a mesma do aspirado de fabrica.Então, no seu carro é MUITO BENEFICO a instalação do intercooler.Vai até diminuir o consumo pq vc vai acelerar menos e vai ganhar muito em potencia, devido ao ar mais frio que chegará no coletor de admissão...

lfernando
06/05/2008, 20:32
PELO CONTRARIO...
A taxa de compressão do motor turbinado 4m40 é a mesma do aspirado de fabrica.Então, no seu carro é MUITO BENEFICO a instalação do intercooler.Vai até diminuir o consumo pq vc vai acelerar menos e vai ganhar muito em potencia, devido ao ar mais frio que chegará no coletor de admissão...

Faz idéia de quanto seria o orçamento de tal serviço? :pensativo:

sabneto
06/05/2008, 21:16
De acordo com as conversas que estou tendo com varios mecanicos que trabalham com 4x4 diesel, não há necessidade de mexer no motor, a única observação e a pressão da bomba.
Quando ao intercooler o mesmo vai trabalhar no arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade, passando uma maior massa de ar ao motor, e ai o mesmo terá mais potência. Ocorrerá também a redução das temperaturas e carga térmicas do mortor.
Exitem dois tipos de intercooler: o do tipo ar/ar e o mais simples, melhor eficiência a altas velocidade e menor manutençao, enquanto o segundo do tipo ar/agua tem melhor eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressâo e a resposta do acelerador é melhor. Isso tudo quer dizer que não tem contra indicação.

murilloaquino
06/05/2008, 22:03
O serjão holanda aqui d forum tem umahilux 2.8 antiga.Ele primeiro colocou so o turbo, depois o interccoller...Perguntem a ele pra vcs verem a diferença de resultado.
O orçamento axo q fica em torno de 1500~2000 instalado...

lfernando
07/05/2008, 07:11
O serjão holanda aqui d forum tem umahilux 2.8 antiga.Ele primeiro colocou so o turbo, depois o interccoller...Perguntem a ele pra vcs verem a diferença de resultado.
O orçamento axo q fica em torno de 1500~2000 instalado...

murillo, qual é o nick do Sergio Holanda aqui no fórum? É serjão holanda msm?
Como faço para encontra-lo?

Valew:concordo:

lfernando
07/05/2008, 14:57
murillo, qual é o nick do Sergio Holanda aqui no fórum? É serjão holanda msm?
Como faço para encontra-lo?

Valew:concordo:

já o encontrei.
De qq forma obrigado murillo.

sabneto
14/05/2008, 19:13
Olá pessoal aqui em Brasilia-DF,o valor para tal serviço está em torna de 3 mil reais, em oficina especializada.(só para turbinar), para intercoolar cerca de 1.5 mil reais. Achei menor preço, peças usadas, recondicionadas, mas a garantia do serviço não me agradou.
Isto com turbina nova da marca GARRET.
Quanto ao intercooler foi informado que não há necessidade de mexer no motor.
Ia esquecendo de falar, mandei turbinar a minha Pajero. Não vejo a hora de pisar no acelerador para sentir a nova potência do motor. De acordo com o pessoal da oficina ira aumentar cerca de 30 cavalos a mais. :grin::grin::grin:

lfernando
14/05/2008, 19:46
Olá pessoal aqui em Brasilia-DF,o valor para tal serviço está em torna de 3 mil reais, em oficina especializada.(só para turbinar), para intercoolar cerca de 1.5 mil reais. Achei menor preço, peças usadas, recondicionadas, mas a garantia do serviço não me agradou.
Isto com turbina nova da marca GARRET.
Quanto ao intercooler foi informado que não há necessidade de mexer no motor.
Ia esquecendo de falar, mandei turbinar a minha Pajero. Não vejo a hora de pisar no acelerador para sentir a nova potência do motor. De acordo com o pessoal da oficina ira aumentar cerca de 30 cavalos a mais. :grin::grin::grin:

parece q a potencia vai para algo em torno de 125-130 calvalos.

Um abraço:concordo:

murilloaquino
14/05/2008, 20:57
So com a turbina, a potencia fica em torno dos 100~110.Se colocar o intercooler , da pra chegar proximo dos 130 cv...

sabneto
14/05/2008, 21:35
Para ser mais preciso 127 cavalos, posteriormente irei colocalr intercooler, mais ai ela ganhara somente mais 3 cavalos de potencia, porém o motor em termos de arrefecimento ira ganhar bastante.

sabneto
17/05/2008, 20:31
Olá pessoal depois de muitas duvidas, várias conversas com os amigos e as dicas da galera deste forum, enfim, hoje estou muito feliz. Peguei a Pajero turbinada e uma delicia de carro, o serviço ficou profissional, primeira linha. A máquina responde na hora as aceleradas. Agora posso falar que estou com um 4x4 de verdade. Só alegria.:dance::palmas::-D

lfernando
17/05/2008, 20:56
Olá pessoal depois de muitas duvidas, várias conversas com os amigos e as dicas da galera deste forum, enfim, hoje estou muito feliz. Peguei a Pajero turbinada e uma delicia de carro, o serviço ficou profissional, primeira linha. A máquina responde na hora as aceleradas. Agora posso falar que estou com um 4x4 de verdade. Só alegria.:dance::palmas::-D

Parabéns sabneto, agora aproveite a sua Pajero.

Ela é uma delícia de dirigir, ainda mais turbinada!

O resto é como vc mesmo disse, só alegria!!!:dance:

Abraços:concordo:

gustavodagher
24/06/2008, 21:45
Caro Colega,
acompanhei teu caso e me encontro no mesmo dilema.
Tenho uma pajero 94, de procedencia, muito nova. O motor foi feito recentemente e na montagem, colocaram duas juntas de cabeçote. Isso faz com que a PAJERO , principalmente fria, solte mais fumaça que o normal, combustão suja, etc.
Me informaram que para arrumar gastaria uns 1200 mais algumas surpresas que possam surgir durante. Alguns colegas sugeriram: troco o motor por um já com turbo. Os que nao concordaram com essa hipotese , disseram que o motor é bom e nao valeria a pena. Estes sugeriram "cubicar" (preencher o espaco e retirar a junta ), e turbinar o motor.
Percebi que voce ficou muito satisfeito com a turbinada que vc fez na sua pajero.
Gostaria de saber quanto gastou? se valeu realmente a pena? se voce inerculou tambem? se fez a abertura no capo? ou se nao foi necessario? Como ficou o desempenho apos? o consumo? etc.
Obrigado pela atencao.
Gustavo
PAJERO 94 2.8

sabneto
25/06/2008, 19:12
Olá Gustavo a minha Pajero depois de turbinada, ficou muito boa, andando bem, não coloquei o intercooler, não há necessidade, inclusive tive observando uma ano 95 turbinada de fabrica, as conexões ficaram iguais. não houve nenhum tipo de adptação que modificasse a estetica do motor. Gastei 3.200 reias (parcelado em 4 vezes). Pesquisei bastante inclusive fora de Brasilia, foi o nenor preço que achei. Isto levando em consideração a qualidade das oficinas. Quanto ao consumo não alterou muito não, só andei na cidade. Vou pegar a estrada neste final de semana.

sabneto
25/06/2008, 19:15
Olá Gustavo a minha Pajero depois de turbinada, ficou muito boa, andando bem, não coloquei o intercooler, não há necessidade, inclusive tive observando uma ano 95 turbinada de fabrica, as conexões ficaram iguais. não houve nenhum tipo de adptação que modificasse a estetica do motor. Gastei 3.200 reias (parcelado em 4 vezes). Pesquisei bastante inclusive fora de Brasilia, foi o nenor preço que achei. Isto levando em consideração a qualidade das oficinas. Quanto ao consumo não alterou muito não, só andei na cidade. Vou pegar a estrada neste final de semana.

Obs. a oficina e autorizada