Ver Versão Completa : Poluição da Toyota Bandeirante com motor MB
Luiz Antonio C. Bodon
28/04/2008, 19:39
Estou abrindo este tópico para saber o que fazer para diminuir a poluição das Bandeirantes com motor MB (608/709). Além da limpeza dos bicos e da regulagem da bomba injetora, o que mais deve ser feito ?
Falo isso pois já vi muitas Bandeirantes recém reguladas que continuaram a emitir muita fumaça pelo escapamento. :sad:
Eis o motivo desse questionamento :pensativo: :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=596674#post596674
e a partir de 2009 será extendido para TODO o estado de SP...
marmita22@uol.com.br
30/04/2008, 08:24
A sugestão que dou é que antes de levar a band para a inspeção abasteça com o diesel podium da petrobras a fumaça não some mas diminui muito acredito que vai ajudar bastente quando os manés dos técnicos vão fazer os testes más só tem um ponto de vistoria fica no jaguaré eles estão vendo onde outras unidades possam fazer a vistoria e a questão do valor não está definido irá se modificado vamos aguardar .
TOYOTA BANDEIRANTES LONGA 88 REBOCANDO UM
TRAILER KARMANGUIA 89
Guiga Tostes
30/04/2008, 11:52
Um bom diesel ajuda na redução da fumaça, mas não há nada que substitua uma boa regulagem do motor em geral(principalmente bomba) e a manutenção básica em dia: óleo e filtros.
Minha Band está reguladinha e a fumaça é minima, dentro da normalidade...se "tuchar" o pé até o final é obvio que a fumaça preta aparece(como em qualque carro diesel), inclusive faz menos fumaça que minha SW4.
Abrs regulados e com a manutenção em dia
DieselPower
30/04/2008, 12:04
A primeira coisa a perguntar é: Sua Band é turbinada?
Se a resposta for negativa, será muito dificil diminuir a fumaça, pois os motores diesel aspirados não são capazes de suprir a demanda de ar para a mistura.... Deve-se então, pensar na possibilidade de turbina-la e, se possivel, utilizar também um intercooler, como o colega Guiga Tostes já faz e relata bons resultados...
Abraço.
Guiga Tostes
30/04/2008, 12:42
A primeira coisa a perguntar é: Sua Band é turbinada?
Se a resposta for negativa, será muito dificil diminuir a fumaça, pois os motores diesel aspirados não são capazes de suprir a demanda de ar para a mistura.... Deve-se então, pensar na possibilidade de turbina-la e, se possivel, utilizar também um intercooler, como o colega Guiga Tostes já faz e relata bons resultados...
Abraço.
X2:concordo:
André-4WD
30/04/2008, 16:23
Salve,
Na minha band, com motor OM-364, mesmo tendo feito bomba e bico, troca de óleo e todos filtros a cada 5.000km, e usando apenas diesel aditivado, fumaceia um pouco, principalmente se esta frio. Depois que esta aquecida, não se vê fumaça mais.
abraços
andre
Guiga Tostes
01/05/2008, 11:09
Salve,
Na minha band, com motor OM-364, mesmo tendo feito bomba e bico, troca de óleo e todos filtros a cada 5.000km, e usando apenas diesel aditivado, fumaceia um pouco, principalmente se esta frio. Depois que esta aquecida, não se vê fumaça mais.
abraços
andre
Mas é assim que a Band é:concordo:.
Quando fria é normal a fumaça e nos momentos de pé em baixo para retomada de velocidade.
Cuidando assim Andé, teras carro q não acaba mais e não terá dor de cabeça com os guardas e fiscais.
Abr
Lucas Nassif
01/05/2008, 13:51
Salve,
abraços
andre
X2!
A daqui de casa também tem o OM364. Quando fria, solta bastante fumaça azul, mas após esquentar, não solta mais nada!
:concordo:
Luiz Antonio C. Bodon
12/05/2008, 11:54
Entrei em contato com o sr. Carlos Japonês, o conhecido mecânico aqui em SP que só mexe com Bandeirante.
O mesmo recomendou várias pequenas soluções para tentar diminuir a poluição causado pelos motores mais antigos desses veículos. Eis as sugestões:
1) Abastecer com biodiesel algumas vezes antes de passar na vistoria,
2) Utilizar produtos (como aditivos de diesel) para limpar o sistema de combustível,
3) Passar no bombista para realizar a limpeza dos bicos injetores,
4) Um pouco antes da inspeção, realizar o fechamento parcial da bomba injetora, neste caso a potência cairá um pouco (principalmente em subidas) mas o consumo do mesmo (e por consequencia a sua poluição) reduzirá (não se esquecendo de retornar ao que era, após a inspeção ;)),
5) Trocar os filtros de óleo, de combustível e de ar (elemento seco e o de óleo).
Ele acredita que, com a somatória dessas medidas, a poluição diminuirá sensivelmente, permitindo a liberação do veículo após a inspeção:concordo:
Amadeus_band
12/05/2008, 20:56
to pensando em trocar o filtro "banho de oleo" e colocar um conico (aqueles de carros tunados), ja vi uma se não me enganno nesse forum mas não achei.
Dá certo?
Luiz Antonio C. Bodon
14/05/2008, 14:26
to pensando em trocar o filtro "banho de oleo" e colocar um conico (aqueles de carros tunados), ja vi uma se não me enganno nesse forum mas não achei.
Dá certo?
Sugiro que vc entre em contato c/ o sr. Carlos Japonês (0xx11-36862605)....:concordo:. Particularmente não o faria :discordo:, pois gosto (e muito) desse tipo de filtro.
Amadeus_band
14/05/2008, 19:38
opa obrigado! ja ouvi falar do João e vou ligar sim!
quanto ao filtro realmente o banho de oleo não deixa nada a desejar em relação a filtragem mas eu estava pensado para poluir menos...e quem sabe andar um pouco mais :-D
Luiz Antonio C. Bodon
19/05/2008, 12:35
Alguém já passou na inspeção e foi aprovado ???