Conectar

Ver Versão Completa : Canela Fina X Canela Grossa

Roberto Fazollo
14/07/2004, 19:01
Boa noite;

Dessa vez a minha dúvida é o seguinte:

Qual a diferença entre um Jeep de canela grossa e um de canela fina, um tem mais vantagem sobre o outro??.

A partir de qual ano foi modelo canela grossa??
Com relação a robustez, força e durabilidade, qual é melhor??

[] cheios de dúvidas

sds

Fazollo

leopoldo
14/07/2004, 23:58
Boa noite.

Canela fina (do original até anos 60 e alguma coisa) é menos resistente que a canela grossa:

1- mesmo que a espessura dos tubos fosse a mesma, a resistência ao "empeno" é menor. É a chamada flexão com deformação plástica.

2- os pontos de solda na carcaça do diferencial soltam com mais facilidade, pois tanto na flexão quanto na torção (frenamento e arrancada), os esforços são maiores nesta junção.

3- por ter menor área de contato com os grampos, os mesmos desgastam a tubeira com mais facilidade .

4- por ter um diâmetro menor, a torção (axle warp) é ligeiramente maior.

Não que não dê para usar, mas na escolha, fique com o canela grossa.

Mauro B.
15/07/2004, 01:51
Existe modelo chavetado com canela-grossa???

[]'s

leopoldo
15/07/2004, 07:35
QUE EU SAIBA, NÃO

Roberto Fazollo
18/07/2004, 08:45
O Jeep que comprei (CARRASQUINHO) é canela fina.

Existe esta mesma diferença para o eixo dianteiro.(can grossa X Fina), ou isso acontece somente no eixo traseiro????

sds

Fazollo

monge
18/07/2004, 11:54
O que o Leopoldo disse sobre o eixo traseiro se aplica ao dianteiro. :D

Pois o assunto em questão não é o "recheio" (semi-eixos, rolamentos, diferenciais) do eixo, e sim a espessura do mesmo.

[]'s

Eugênio

Maurício D'Arezzo
18/07/2004, 20:55
alguém sabe a medida da espessura em cm ou em polegadas para ilustrar...

leopoldo
18/07/2004, 23:19
canela grossa:

externo: 76 mm / espessura 6 mm.

canela fina:

externo 64 mm / espessura 6 mm.

No eixo dianteiro, há uma combinação no canela grossa....ao chegar perto do munhão passa de 76 para 64.

No dianteiro canela fina.....é de 64 da caixa ao munhão.

Kerosene
12/08/2004, 10:45
Concordo plenamento com o Leopoldo, mas os Engenheiros jogam um fator de segurança em cada componente, e no final você tem uma margem de segurança de uns 40%..... :wink:

E Tem mais , em toda minha vida, eu nunca ví um canela fina quebrado.

Pontas de eixo vão e vem .... e as carcaças tão inteirassas...

A minha carcaça dianteira, é 1951 original, a pickup era utilizada como trator rural por 35 anos.. e num tem nada....

Inclusive fiz um LP nela durante a revisão de montagem, e tem só alguns microporos de ferrugem... mas sem nenhuma trinca....

Na verdade é uma questão de Confiabilidade Psicológica... :wink:
Vendo o eixo mais grosso, tem-se uma maior segurança com o equipamento...
E é só !!! :D

Dalger
08/09/2004, 22:21
A diferença entre o canela fina e o canela grossa restringe-se apenas a espessura do tubo da carcaça???
As pontas de eixos ou as fressas não mudam ???

Mauro B.
08/09/2004, 23:36
A diferença entre o canela fina e o canela grossa restringe-se apenas a espessura do tubo da carcaça???

A espessura é a mesma. O diâmetro é que é maior.

[]'s

leopoldo
08/09/2004, 23:43
Sim, há uma diferença :

No canela fina e na grossa existe o entalhado usinado de 19 dentes (até 81).

Só que em 81/82/83 a ford mudou o entalhado usinado de 19 dentes para o rolado de 30 dentes (+ resistente).

Esse modelo só saiu no canela grossa.

OBS: Essas diferenças são apenas para o lado da planetária - na ponta de eixo da roda livre continua na mesma.

leopoldo
08/09/2004, 23:55
E Tem mais , em toda minha vida, eu nunca ví um canela fina quebrado

Eu já ví vários soltarem os pontos de solda da carcaça.

Inclusive fiz um LP nela durante a revisão de montagem, e tem só alguns microporos de ferrugem... mas sem nenhuma trinca....

Inspeção por líquidos penetrantes não são efetivas nesse tipo de componente a menos que se procure por trincas grandes, com aberturas de pelo menos 20 mícrons e mesmo assim deveria ter sido feito liquido penetrante fluorescente pós-emulsificável com nível de sensibilidade 2 ou 3 e revelado com pó seco.

Para detectar trincas de fadiga que é o perigo nesse tipo de peça, só por partículas magnéticas fluorescentes via úmida, método contínuo, com corrente de magnetização alternada tanto na magnetização circular quanto na magnetização longitudinal se for numa máquina estacionária ou com yoke em AC alternando a direção a 90º em cada passo, ou com bobina magnetizadora 110V AC por toda a externa da carcaça e tubeira.

Só gastou tempo e dinheiro !

Kerosene
09/09/2004, 09:02
Concordo com você Leopoldo, o LP é eficiente para trincas e deformações maiores. Aqui pra mim, perdí foi só o tempo. Obrigado pela Aula. :D

Em Rural e F75 eu já ví pontos de solda soltando, mas em jeep's nunca.
E na minha pickup que trabalhou 35 anos carregando 1ton de café/adubo/peão e tudo mais, com canela fina, e tá com tudo inteirasso ??? :shock:

Na rural de F75, a bitola é maior, aumenta o vão e por aí vai ......flexão.. tal.....
Agora em jeep's, a bitola é bem curta, o peso é menor, e fica melhor distribuido.

E um amigo meu que moeu 2 diferenciais canela grossa e partiu a carcaça de uma pickup 82 com um motor de 4cc....OHC !!! São coisas que ninguém explica.

A maioria das vezes que ví rural com esse tipo de problema, elas tinham outros motores !!!

Uma coisa eu te garanto: Para o conjunto original, o canela fina foi muito bem dimensionado.

Tudo na verdade é em função daquela pecinha que fica atrás do volante.
e do cuidado que se tem ao dirigir...

Pra mim é isso !!! :lol:

leopoldo
09/09/2004, 09:10
é como você mesmo disse:

muita coisa depende do acessório que vai ao volante da viatura !

tem cara que consegue moer um HummVee, coitado de um CJ.

Rogério Barthy
09/09/2004, 11:02
Ressucitei literalmente meu Jeep, trocando o chassis os diferenciais, arranjando caixa de marcha, motor , fente...
Os diferenciais que vieram, foi os de um 54 se não me engano, e agora ao colocar a viatura rodando, detectei que a roda traseira direita, está sambando (empeno). Trocando a roda, o empeno continua, o que deduz-se ser da ponta do eixo.
Como posso solucionar isso ? Existe desempeno para tal ? É seguro ? O trabalho para solucionar isso é grande ? É custoso ?
Agradeço a ajuda.

Scacca
09/09/2004, 11:05
A Melhor solução e trocar a ponta, é possível desempenar qq coisa, mas nada é a mesma coisa depois.

[]'s

leopoldo
09/09/2004, 11:13
Bom, existem 2 possibilidades:

1-Ou o semi-eixo está torto na ponta (ponteira)

2-Ou o cubo - deve ser o chavetado - está ou solto ou empenado ou o ainda.........trincou o cubo no rasgo da chaveta.

Quer ver a diferença dos dois? veja os desenhos que o Mauro postou em :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1677

para resolver:

1- troca de semi-eixo....não exise reparo para semi-eixo temperado empenado....jogue fora ! se tentar ele vai trincar !

2- troque o cubo....se estiver torto ou com o rasgo da chaveta trincado....ai não dá aperto mesmo! ou aperte a porca conforme o que manda o manual de manutenção do jeep.

Alessandro Henrique
09/09/2004, 11:20
Recomendo que o referido semi-eixo seja substituído.
Para realizar o desempenamento, o ideal é utilizar uma prensa hidráulica com os apoios adequados e relógios comparadores, girando o semi-eixo constantemente. Para deixar 100% alinhado é um tanto difícil. Não esqueça que o semi-eixo recebeu tratamento térmico. Jamais o aqueça para facilitar o trabalho.
Agora, se você estiver disposto a fazer o desempenamento saliento que analise o semi-eixo com magnaflux ou ultra-som em busca das trincas.

Sds

Rogério Barthy
09/09/2004, 11:36
O custo de aquisição do semi eixo traseiro, seria aproximadamente de quanto ? Para a substituição, qual o trabalho necessário ?

Thiago Serpa
09/09/2004, 14:05
O custo de aquisição do semi eixo traseiro, seria aproximadamente de quanto ? Para a substituição, qual o trabalho necessário ?

Rogério, uns tempos atrás precisei trocar o semi eixo traseiro direito. Dependendo da loja vai de R$60,00 até R$130,00 :shock: . É bom estar atento para o número de estrias na ponta que às vezes influencia no preço também (aquele velho papo de vendedor :roll: ). Eu comprei em uma loja da internet na época. Pode ser que em ferro velho seja mais barato. Se encontrar novo compre, seu amigão merece!!

[]´s thiago

aroldo50
11/08/2010, 21:53
Amigos, sou novo no site, e desculpem de talvez toco em um assunto já debatido no fórum.
Descobrí na oficina 3 diferentes espessuras de eixo dianteiro/traseiro. São eles: 2.1/4" , 2.1/2" e 3". Alguém poderia postar em que modelo saiu e em que ano, cada um dos eixos?

Mauricio Rotta
12/08/2010, 08:19
Esse mais fino que você cita (2 1/4") deve ser um diferencial dianteiro dos primeiros willys que ainda utilizavam diferencial dana 30 (até 1961). Depois passaram a usar o dana 44 e consequentemente passaram a usar um tubo mais grosso (2 1/2"). Somente nas últimas gerações do Jeep (depois de 1980) é que passaram a usar o tubo com essa medida mais grossa ainda (3").

M-Beltrame
12/08/2010, 13:19
O meu jeep é de 1961 canela grossa.

como eu fasso para saber se o eixo dianteiro é dana 30 ou 44?

Sergio Rocha
12/08/2010, 15:29

É um Dana 44.
[]´

Julinot
14/08/2010, 10:58
se nunca quebrou um canelal fina, então porque eles lançaram o canela grossa ?

abraços...

Concordo plenamento com o Leopoldo, mas os Engenheiros jogam um fator de segurança em cada componente, e no final você tem uma margem de segurança de uns 40%..... :wink:

E Tem mais , em toda minha vida, eu nunca ví um canela fina quebrado.

Pontas de eixo vão e vem .... e as carcaças tão inteirassas...

A minha carcaça dianteira, é 1951 original, a pickup era utilizada como trator rural por 35 anos.. e num tem nada....

Na verdade é uma questão de Confiabilidade Psicológica... :wink:
Vendo o eixo mais grosso, tem-se uma maior segurança com o equipamento...
E é só !!! :D

M-Beltrame
03/02/2011, 19:57
Desinterrando o topico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256331&d=1291068341
eu resolvi traduzir uq vinha depois de dana 44:

dana 44 IFS = ? ( se alguem souber)
dana 44 front small u-joint = dana 44 dianteiro pequeno u-junção (sera q é o canela fina? )
dana 44 front big u-joint = dana 44 dianteiro grande u-junção (é o de rural ou é o canela grossa?)
dana 44 rear = dana 44 traseiro

Se esses eixos dana 44 q aguentão 35" forem os canela grossa beleza:cool::cool:
Qual é o eixo canela fina eo canela grossa ai em cima:?:

Eu tirei a imagem lá da area de download e foi postado originalmente pelo Rogervet:concordo::concordo:

T+:concordo:

willys1960_ctba
09/03/2011, 00:06
:?:

Pessoal, seguinte

qual a real diferença entre usar eixos canela grossa do jeep com flutuante e usar eixos de rural ????

To analisando a troca dos eixos do meu jeep que hoje são 19 estrias chavetado por um flutuante ensimec, porém estou pensando em mandar encamisar meu eixo canela fina e trocar os semi eixos por flutuantes ensimec spo que quase a maioria que eu vi que fez a substituição por flutuantes mas com a troca por eixos de rural, enfim o que eu ganho trocando por eixos de rural?:parede::parede:

Lucas Nassif
09/03/2011, 11:14
...enfim o que eu ganho trocando por eixos de rural?:parede::parede:

Nada mais do que 11cm a mais na largura (de cada lado).
A troca por eixos de Rural só vale a pena se você for fazer SPOA.

Acontece que muita gente tem Jeep com eixos originais, mas que quem planos de SPOAr o carro no futuro. Então pra que gastar kit ensimec nos eixos originais e depois gastar com outro kit pros eixos de Rural? Preferem rodar com o original semi-flutuante mesmo e gastar uma vez só na época que for fazer SPOA. Sacou? :concordo:

Se você não tem planos de fazer SPOA no seu, mete bronca no kit ensimec pro eixo original mesmo que você estará bem servido. Vai de cada um, mas se eu estivesse no seu lugar, montaria um Trex Bone da Ensimec em um eixo original mesmo, porém canela grossa (carcaça mais forte contra empenos, etc)..

[]`s

willys1960_ctba
09/03/2011, 12:48
Nada mais do que 11cm a mais na largura (de cada lado).
A troca por eixos de Rural só vale a pena se você for fazer SPOA.

Acontece que muita gente tem Jeep com eixos originais, mas que quem planos de SPOAr o carro no futuro. Então pra que gastar kit ensimec nos eixos originais e depois gastar com outro kit pros eixos de Rural? Preferem rodar com o original semi-flutuante mesmo e gastar uma vez só na época que for fazer SPOA. Sacou? :concordo:

Se você não tem planos de fazer SPOA no seu, mete bronca no kit ensimec pro eixo original mesmo que você estará bem servido. Vai de cada um, mas se eu estivesse no seu lugar, montaria um Trex Bone da Ensimec em um eixo original mesmo, porém canela grossa (carcaça mais forte contra empenos, etc)..

[]`s

Agora sim as coisas estão passando a ficar mais claras pra mim hehe, eu ja pensei em fazer SPOA porém é uma coisa que pensei mas nunca realmente me animei para isso. Sou mais fã mesmo de trocar meus feixes traseiros pelos de toyota e ser feliz assim mesmo.

Quanto ao canela grossa, entra na velha história, canela grossa mas parede do tubo mais fina , canela fina mas parede mais grossa, ai falando com o pessoal da ensimec veio a idéia encamisar meu eixo mesmo ( carcaça dana 44) e trocar os semi eixos por flutuantes e na dianteira montar um da mesma maneira ou com o kit de homocinéticas de toyota ou um Trex Bone....
hoje só usando as rodas com off se negativo ja estou com os pneus pra fora, com flutuante fica mais uns 3cm pra fora em média... acho que essa vai ser a receita mesmo....:pensativo:

nado2
10/03/2011, 14:31

Dá uma olhada.....

M-Beltrame
10/03/2011, 15:26
Nado tudo bom?
Eu achei bem legal essa comparação :concordo: e olhando ela com certeza meu eixo é um D448-)

T+:concordo:

Alexandre cj2a
03/07/2015, 10:29
Olá,

Tenho um Cj2a 1948. Tive uns probleminhas de saúde e parei a restauração, agora to tentando voltar. Queria orientações por favor sobre o tipo de diferencial está instalado no meu jeep. O esquema das tampas DANA servem para meu jeep?

O diferencial que está no meu jeep parece ser original. O dianteira tinha nas pontas dos eixos um conjunto de esferas preso por um anel que eu acho que era plastico. Não consegui ninguem que arrumasse e acabei trocando por um de cruzeta e coloquei roda livre AVM. Ainda não andei com o jeep pq tive um AVC e não podia dirigir. Agora já posso:)
Como identifico qual a relação de diferencial que tenho?
Como identifico se o meu é canela fina ou não?
Existe algum risco destes eixos se soltarem?
Onde consigo fazer os testes pra ver se tem fissuras ou fadigas? Se tiver em Belo Horizonte melhor ainda.
Podem me ajudar por favor?

Abs

Marrafa
09/08/2018, 21:30
Boa noite galera!
Alguém sabe o comprimento do eixo do willys, da rural e da f75 de roda a roda?

Marrafa
09/08/2018, 21:55
Só pra constar, só achei esse tópico sobre assunto mas fala em 1,09m do jeep. Achei estranho... Será q é isso mesmo?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/61127-medidas-eixos-willys-rural-f75.html

Sydney66
11/08/2018, 17:37
Olá,

Tenho um Cj2a 1948. Tive uns probleminhas de saúde e parei a restauração, agora to tentando voltar. Queria orientações por favor sobre o tipo de diferencial está instalado no meu jeep. O esquema das tampas DANA servem para meu jeep?

O diferencial que está no meu jeep parece ser original. O dianteira tinha nas pontas dos eixos um conjunto de esferas preso por um anel que eu acho que era plastico. Não consegui ninguem que arrumasse e acabei trocando por um de cruzeta e coloquei roda livre AVM. Ainda não andei com o jeep pq tive um AVC e não podia dirigir. Agora já posso:)
Como identifico qual a relação de diferencial que tenho?
Como identifico se o meu é canela fina ou não?
Existe algum risco destes eixos se soltarem?
Onde consigo fazer os testes pra ver se tem fissuras ou fadigas? Se tiver em Belo Horizonte melhor ainda.
Podem me ajudar por favor?

Abs

Alexandre, boa tarde. Espero que ainda esteja por aqui, por acaso lendo esse tópico vi que ninguém lhe respondeu?
Pelo tempo acredito que já tenha conseguido as respostas mas caso seja aqui vai o que posso ajudar:
1 - A relação do diferencia está em uma plaquetinha que fica na tampa do diferencial, aparafusada também, se não tem mais abra seu diferencial e conte os dentes da coroa e do pinhão;
2 - Canela fina é o eixo chavetado, o seu jeep CJ2A é canela fina, só que flutuante (2 rolamentos), ele deve ter um cubo na roda traseira igual ao da roda dianteira onde fica a roda-livre, o CJ5 canela fina já não é assim;
3 - Se forem corretamente montados não!; (excetuando-se abusos de utilização)
4 - Em BH não sei, mas é o pessoal que trabalha com as técnicas muito utilizadas na indústria para identificação de micro fissuras em tubos chamada de Ensaios Não Destrutivos por líquido penetrante.
Abs

FAIEPPI
03/09/2018, 01:05
Pessoal, pesquisando no forum sobre os grampos do eixo cardã estou com duvidas, e pelas medidas dessa mensagem o meu realmente está com canela grossa, só q no eixo dianteiro do lado do carona tem um grampo q é diferente de todos os outros, ele é maior, mais largo, minha pergunta é, é o correto? Pois estou para trocar todos os grampos e a chapa dos grampos e como vou comprar pela internet n quero comprar errado. Alguém puder me ajudar agradeço.

canela grossa:

externo: 76 mm / espessura 6 mm.

canela fina:

externo 64 mm / espessura 6 mm.

No eixo dianteiro, há uma combinação no canela grossa....ao chegar perto do munhão passa de 76 para 64.

No dianteiro canela fina.....é de 64 da caixa ao munhão.

antonio umino
03/09/2018, 09:09
Pessoal, pesquisando no forum sobre os grampos do eixo cardã estou com duvidas, e pelas medidas dessa mensagem o meu realmente está com canela grossa, só q no eixo dianteiro do lado do carona tem um grampo q é diferente de todos os outros, ele é maior, mais largo, minha pergunta é, é o correto? Pois estou para trocar todos os grampos e a chapa dos grampos e como vou comprar pela internet n quero comprar errado. Alguém puder me ajudar agradeço.

Grampos do eixo cardã.(cruzeta do cardan).
e sim os grampos do feixe de molas......o amigo quiz dizer....

Realmente tem um grampo que é mais largo o que vai na bola do diferencial..
abçs

FAIEPPI
20/09/2018, 22:48
Grampos do eixo cardã.(cruzeta do cardan).
e sim os grampos do feixe de molas......o amigo quiz dizer....

Realmente tem um grampo que é mais largo o que vai na bola do diferencial..
abçs

Isso mesmo amigo, desculpe a confusão, duvida tirada e peça comprada, já chegou, agradeço.

561622561623
561621

antonio umino
21/09/2018, 13:27
Boa ... agora sim, grampos novos.. e assim vai. cada vez ficando nova novamente.
Bom serviço.... Tá ficando bom.

FAIEPPI
25/09/2018, 01:48
Boa ... agora sim, grampos novos.. e assim vai. cada vez ficando nova novamente.
Bom serviço.... Tá ficando bom.

Vlw amigo, estou começando a reforma do zero, essa viatura estava parada a 2 anos em um galpão, está todo desmontado agora fazendo a parte de baixo, estou registrando fotos e breve posto os antes e depois.

Marcos ET
11/01/2020, 21:07
Não sei se minha dúvida é off-topic, espero que não!

Meu CJ3A ainda está com o DANA 30 na dianteira (canela fina original), e as engrenagens satélite e planetárias se partiram em vários pedaços. Ao invés de trocar os satélites e planetárias, fiquei curioso em saber se consigo encontrar uma caixa completa de satélites de outro veículo que também use DANA30 (Opala, por exemplo) que sirva dentro da carcaça do Jeep.

Marcos ET
07/02/2020, 21:00
Ao invés de trocar os satélites e planetárias, fiquei curioso em saber se consigo encontrar uma caixa completa de satélites de outro veículo que também use DANA30 (Opala, por exemplo) que sirva dentro da carcaça do Jeep.

Ok ok ok.... sei que minha pergunta foi “nível hard”, então vou refazer a pergunta:

Embora os eixos dianteiros canela fina sejam DANA30, os eixos traseiros canela fina chavetados são DANA44 certo? Então alguém saberia dizer se o conjunto de coroa/pinhão/caixa de satélites do canela grossa servem na carcaça TRASEIRA do canela fina? kkk

Sydney66
08/02/2020, 15:59
Boa tarde Marcos;
Realmente é uma pergunta técnica, mas pode ser respondida. Já precisei desmontar o conjunto de coroa e pinhão do meu jeep e, esse conceito vale para todos, a caixa de satélite com coroa e pinhão, tanto do eixo dianteiro quanto do eixo traseiro são iguais, pode comprovar buscando as peças individualmente, não existe descrição de danteiro ou traseiro, a diferença está nos eixos, o eixo traseiro é feito para fixação direta na roda e uma peça única só muda o lado (se houver deslocamento da carcaça do diferencial, como ocorre no dianteiro).
Já o eixo dianteiro é articulado, são duas peças, a articulação pode ser por cruzeta ou homocinética (nos mais modernos), mas as caixas de satélites e coroa pinhão são os mesmos.
Agora, como para encaixar o conjunto da caixa de satélites na carcaça do diferencial temos que usar uma ferramenta que "expande" a carcaça para o conjunto entrar, nota-se claramente a diferença dimensional da carcaça do diferencial DANA 44 para o DANA 30.
Então não acredito que a caixa de satélites do DANA 44 possa entrar na carcaça do DANA 30, mas a do opala, como mencionou, certamente sim, mudando apenas o conjunto de coroa e pinhão devido ser diferente a sua relação de dentes, a do opala é mais longa e a do jeep é mais curta (para ter mais força e menos velocidade).
É isso, é a minha opinião.
Espero que sirva e um grande abraço.