PDA

Ver Versão Completa : Inspeção Veicular em SP - início em 02/05/08

Luiz Antonio C. Bodon
28/04/2008, 19:25
Mascarados lembram paulistanos de inspeção de veículos movidos a diesel

da Folha de S.Paulo ( 28/04/08 )

Pessoas usando máscaras contra poluição distribuíram folhetos nos principais parques de São Paulo, ontem e anteontem, para lembrar que nesta sexta-feira começa a inspeção de veículos movidos a diesel.
Os objetivos da Prefeitura de São Paulo são verificar o nível de poluentes emitidos e obrigar os proprietários dos veículos desregulados a consertá-los. A inspeção é obrigatória.
A frota a diesel da capital paulista é de quase 400 mil veículos, principalmente ônibus e caminhões.
Os donos dos veículos deverão agendar horário pelo site da Controlar, a empresa encarregada da inspeção. O site entrará no ar nos próximos dias. Os proprietários deverão pagar uma taxa de R$ 52,89, que posteriormente será devolvida.
A partir de 2009, a inspeção será obrigatória para todos os veículos de São Paulo. (RICARDO WESTIN)

:cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry:

umberto xxxrrr
28/04/2008, 19:49
Taxa posteriormente devolvida? Fala sério...

Alfredo Stavale
28/04/2008, 20:05
hahahaha

É melhor dizer que a taxa será pra pagar o cartão corporativo!

Renatopami
28/04/2008, 21:48
Em se tratando de monóxido de carbono,os carros à gasolina poluem mais que os à diesel,né não?:pensativo:
ABRAÇOS!!!

shuther4x4
28/04/2008, 22:05
Em se tratando de monóxido de carbono,os carros à gasolina poluem mais que os à diesel,né não?:pensativo:
ABRAÇOS!!!

Apesar de liberar no ar menos monóxido de carbono (CO) que os motores a gasolina, eles produzem bem mais material particulado e óxidos de nitrogênio (NOx).
abraços!

Eduardo Velo
28/04/2008, 23:25
Acho que vai até ser engraçado ... o que vai acontecer com os veiculos que não conseguirem diminuir a fumaça ? vai pro pátio ? tem lugar ? e depois como vai ficar ? sem onibus pra transporte de pessoal e sem caminhão pra entrega de mercadoria ?? muitos veículos estão totalmente irregulares , vcs acham que eles vão de livre e espontanea vontade fazer algum check-up ?? é ruim heim ... não vão nem chegar perto ... vai sobrar pra quem tem carro diesel tudo em ordem ... e depois qdo for a vez de todos os carros aí vai ser pior , pq só vai pegar quem está com os docas em dia , ou seja menos da metade dos carros ...
Isso só vai funcionar se pegar todos os carros em blitz ... senão só vai sobrar pro Otário Honesto ...
abs ...

A Leoni
29/04/2008, 19:51
Apenas por curiosidade, qual vai ser o parâmetro de aprovação dos motores?
Andei pesquisando um pouco sobre o assunto e não achei nada.... O que vai ser avaliado, NOx, opacidade, etc...? E em quais condições? Vão ser utilizados parâmetros diferentes de acordo com o ano de fabricação da viatura(que deve ser feito, pois como é possível comparar um motor atual emissionado com um motor fabricado a 10~20 anos)?
Enfim, algo como essa inspeção, que ficou sendo discutido por tanto tempo, ainda me parece muito confusa....

Por sorte transferi meu Engesa de São Paulo Capital para minha cidade....aqui pelo menos demora mais um pouco...

spin
30/04/2008, 06:44
Será analisado apenas a fumaça.

spin
30/04/2008, 09:45
Alguns links

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL446296-5605,00.html

http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2008/04/29/inspecao_de_veiculos_diesel_em_sp_comeca_nesta_sex ta-feira-427116277.asp

Spin

DJunior
30/04/2008, 11:34
Alguns links

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL446296-5605,00.html

http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2008/04/29/inspecao_de_veiculos_diesel_em_sp_comeca_nesta_sex ta-feira-427116277.asp

Spin

O site oficial é:

www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br)

Abraços,

Dirceu

Anthoniusnikos
30/04/2008, 11:44
Ainda bem que estou morando no Amazonas e vou à SP só uma vez por mês. Minha poluição é mínima.
Abs

ricardolm
30/04/2008, 14:18
Ja tem ate data no site!

Final da placa Data Limite de Licenciamento Data Limite de Inspeção
1 30/abr/08 29/07/08
2 31/mai/08 29/08/08
3 30/jun/08 28/09/08
4 31/jul/08 29/10/08
5 31/ago/08 29/11/08
6 31/ago/08 29/11/08
7 30/set/08 29/12/08
8 31/out/08 29/01/09
9 30/nov/08 28/02/09
0 31/dez/08 30/03/09

[]s

gnecchi
02/05/2008, 23:23
Vejam a reportagem de hoje (02/05/2008 ) no SPTV:

Por enquanto o pagamento da taxa de R$52,00 está suspenso !!

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM822742-7823-ADIADA+INSPECAO+VEICULAR+OBRIGATORIA+EM+VEICULOS+A +DIESEL,00.html

[]'s

folgado
02/05/2008, 23:29
Alguém sabe onde posso encontrar o texto dessa lei municipal que obriga a inspeção nos veículos a diesel?

gnecchi
02/05/2008, 23:44
Folgado,

No site da CONTROLAR tem os seguinte testo sobre a Legislação:

http://www.controlar.com.br/img/inpecaoVeicular_tit_legislacao.gif
A Resolução nº. 7 de 31/08/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) define diretrizes básicas e padrões de emissão para o estabelecimento de Programas de Inspeção de Veículos em Uso e delega sua execução para Estados e Municípios.

A Prefeitura do Município de São Paulo criou, em 14 de abril de 1994, através do Decreto 34.099, o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso no Município de São Paulo -I/M-SP.

Em 1995, o programa I/M-SP foi regulamentado com o sancionamento e publicação da Lei nº. 11.733, instituindo normas sobre a concessão do serviço de inspeção e funcionamento do Programa I/M-SP. Em 1996, a Prefeitura realizou alterações no I/M, através da lei nº. 12.157, e regulamentou com o decreto nº. 36.305.

Em 1999 o CONAMA editou a Resolução 251 estabelecendo os critérios, procedimentos e limites máximos de emissões para os veículos a diesel. Nesse mesmo ano, através da Resolução 252, estabeleceu os limites máximos de ruído para os veículos automotores.

Ainda em 1999, o CONAMA editou a Resolução 256, que introduziu adaptações nos Programas de I/M em função da Resolução 84/98 do CONTRAN e da Lei nº. 9.503, de 23/09/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

A Lei Federal nº. 10.203, de 2001, ratificou disposição da Resolução 256/99, do CONAMA, confirmando a competência municipal para implantação do Programa I/M em municípios com frota maior que três milhões de veículos, e regulou a harmonização deste Programa com o futuro Programa de Inspeção de Segurança Veicular.

A Lei n° 14.717, de 17 de abril de 2008, introduziu alterações na Lei n°11.733.
http://www.controlar.com.br/img/sites_bot_voltar.gif (http://javascript<b></b>:history.back(1))http://www.controlar.com.br/img/sites_bot_imprimir.gif (http://javascript<b></b>:window.print())http://www.controlar.com.br/img/sites_bot_topo.gif (http://www.controlar.com.br/inspecao_legislacao.php?tipo=1#topo)

gnecchi
02/05/2008, 23:53
Legislação municipal - Inspeção veicular - LEI Nº 14.717, DE 17 DE ABRIL DE 2008

(Projeto de Lei nº 122/08, do Executivo)

Altera a Lei nº 11.733, de 27 de março de 1995, que dispõe sobre a criação do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso, bem como a Lei nº12.157, de 9 de agosto de 1996, que introduz alterações no referido Programa.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 16 de abril de 2008, decretou e eu promulgo a seguinte lei:
Art. 1º. Os arts. 4º, 5º e 6º da Lei nº 11.733, de 27 de março de 1995, passam a vigorar com a eguinte redação:
“Art. 4º. O proprietário do veículo aprovado na inspeção de que trata o art. 1º desta lei, ou o arrendatário mercantil, poderá solicitar à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA o reembolso do valor do serviço pago à concessionária, obedecidas, cumulativamente, as seguintes condições:
I - o proprietário do veículo, ou o arrendatário mercantil, não poderá estar inscrito no Cadastro Informativo Municipal - CADIN MUNICIPAL, instituído pela Lei nº 14.094, de 6 de dezembro de 2005;
II - o veículo deverá estar com o licenciamento regularizado;
III - não haver débito vencido do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA ou de multa por infração de trânsito lavrada por qualquer ente da Federação, em nome do proprietário, ou do arrendatário mercantil, do veículo inspecionado.
Parágrafo único. O valor do reembolso de que trata o “caput” deste artigo será definido anualmente pelo Executivo, por meio de decreto, e poderá ser de até 100% (cem por cento) do valor pago pelo proprietário do veículo, ou pelo arrendatário mercantil, à concessionária.”(NR)
“Art. 5º. …………………………………………………………….
Parágrafo único. O Executivo, por meio de decreto, estabelecerá o cronograma de inspeção dos veículos integrantes da frota licenciada no Município de São Paulo.” (NR)
“Art. 6º. A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, por meio do Departamento de Controle de Qualidade Ambiental, estabelecerá os padrões máximos de emissão de poluentes atmosféricos pela frota circulante, observados os limites fixados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.
Parágrafo único. Caberá aos órgãos competentes vinculados à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, ao Departamento de Operação do Sistema Viário - DSV e à Companhia de Engenharia de Tráfego - CET proceder à fiscalização e autuação dos veículos que estiverem em desacordo com os padrões adotados.” (NR)
Art. 2º. O art. 3º da Lei nº 12.157, de 9 de agosto de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 3º. O proprietário que circular com veículo sem a devida certificação ambiental na forma estabelecida pela Prefeitura fica sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais), por circulação, sem prejuízo das sanções de trânsito aplicáveis e das restrições ao licenciamento anual de veículos.
§ 1º. ………………………………………………………………..
§ 2º. ………………………………………………………………..
§ 3º. A multa deverá ser recolhida na forma, condições e prazos regulamentares.
§ 4º. A importância prevista no “caput” deste artigo será atualizada na forma do disposto no art. 2º, e seu parágrafo único, da Lei nº 13.105, de 29 de dezembro de 2000.
§ 5º. Caso a multa prevista no “caput” deste artigo não seja paga até a data do vencimento, haverá incidência de:
I - correção monetária, pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, da data de vencimento da multa até a data em que for efetuado o pagamento;
II - juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, a partir do mês seguinte ao do vencimento, contando-se como mês completo qualquer fração dele.” (NR)
Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 4º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogado o art. 1º da Lei nº 12.157, de 1996.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 17 de abril de 2008, 455º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, PREFEITO
Publicada na Secretaria do Governo Municipal, em 17 de abril de 2008.
CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal

folgado
03/05/2008, 11:03
Caberá aos órgãos competentes vinculados à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, ao Departamento de Operação do Sistema Viário - DSV e à Companhia de Engenharia de Tráfego - CET proceder à fiscalização e autuação dos veículos que estiverem em desacordo com os padrões adotados.

O proprietário que circular com veículo sem a devida certificação ambiental na forma estabelecida pela Prefeitura fica sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais), por circulação, sem prejuízo das sanções de trânsito aplicáveis e das restrições ao licenciamento anual de veículos.

valeu Gnecchi.

Como a Lei é municipal da capital, os veículos a diesel de outros municípios não precisam passar por inspeção.
Os orgãos encarregados da fiscalização não poderão multar os veículos de outros municípios, já que estes não estão obrigados a passar pela inspeção.
Por outro lado, não poderão impedir que tais veículos circulem pela capital.
Então, o proprietário de um veículo a diesel da capital terá que deixá-lo em casa, se estiver fora das normas, e vai ver aqueles caminhões jogarem fumaça em frente a sua casa, e nada poderá ser feito, porque a placa deles é de outro município.
Ou seja, na prática só funcionará se todos os veículos, de todos os municípios, forem obrigados a passar pela inspeção.
Antes disso vai gerar essas injustiças...

Savitu
05/05/2008, 09:04
Apenas por curiosidade, qual vai ser o parâmetro de aprovação dos motores?
Andei pesquisando um pouco sobre o assunto e não achei nada.... O que vai ser avaliado, NOx, opacidade, etc...? E em quais condições? Vão ser utilizados parâmetros diferentes de acordo com o ano de fabricação da viatura(que deve ser feito, pois como é possível comparar um motor atual emissionado com um motor fabricado a 10~20 anos)?
Enfim, algo como essa inspeção, que ficou sendo discutido por tanto tempo, ainda me parece muito confusa....

Por sorte transferi meu Engesa de São Paulo Capital para minha cidade....aqui pelo menos demora mais um pouco...

Também estou com o mesmo problema? Como saberei qual o fator de aprovação (se é igual para todos os veículos ou específico para cada marca e modelo) e como vai ser essa medição? Nessa porcaria de site do controlar não diz nada sobre isso, parece que querem reprovar os veículos de propóstio para poderem cobrar esses R$50,00 novamente.....

To pensando também em transferir para outra cidade se não divulagarem essas informações, sorte que ainda tenho até 29/12 pra aguardar e ver no que isso vai dar.

abraço

Savitu
05/05/2008, 09:35
Eis o que consta no site do controlar, o que na minha opinião não ajuda em nada a saber se vou passar ou não na inspeção....

Como é feita a inspeção ambiental veicular? (javascript:expandcollapse('id_texto2'))
Na data e horário determinados o proprietário deverá levar o veículo ao centro de inspeção escolhido para a realização dos testes.

O veículo será submetido a dois tipos de procedimento: a inspeção visual e a medição computadorizada.
Como são os procedimentos da inspeção visual? (javascript:expandcollapse('id_texto3'))
A inspeção visual é feita por um inspetor especialmente treinado, que verifica se o motor do veículo está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes e/ou alteração no sistema de escapamento. No caso de aprovação, a medição computadorizada será feita imediatamente.
Como é feita a inspeção computadorizada (javascript:expandcollapse('id_texto4'))
A inspeção computadorizada mede o nível de ruído do veículo (quando aplicável) e em seguida, é verificado também o nível de emissão de monóxido de carbono (CO), de hidrocarbonetos (HC) e diluição (percentual de CO e CO2) em rotação de marcha lenta e também a 2500 rpm para os veículos a gasolina, álcool e gás natural.. Para os veículos a Diesel será medido a opacidade da fumaça.
0 que é opacidade da fumaça? (javascript:expandcollapse('id_texto5'))
É o quanto a fumaça impede a passagem da luz, ou seja, é o nível de negritude da fumaça. Em que condições o veículo é considerado aprovado na inspeção? (javascript:expandcollapse('id_texto6'))
A inspeção será aprovada quando o veículo estiver em conformidade tanto na inspeção visual como na computadorizada. Os veículos aprovados recebem um certificado e um selo de inspeção que será colado no vidro dianteiro.

Savitu
05/05/2008, 14:48
Liguei na Controlar e não sabem informar nada sobre os índices máximos, pelo menos estão dizendo que por enquanto a inspeção será GRATUITA e se você for reprovado a volta lá será GRATUITA também .

Será que da maneira que meu veícula está hoje eu passaria na inspeção? Segue o video que fiz do escapamento para avaliarem....
http://www.youtube.com/watch?v=pqxYuRGZL0w

abraços

Luiz Antonio C. Bodon
09/05/2008, 11:16
Difícil falar....por via das dúvidas, se vc também está na dúvida, realize uma limpeza dos bicos injetores, utilize (pelo menos um pouco antes da época da vistoria) o biodiesel e adicione (no tanque de combustível) um aditivo limpante (tipo SPT ou similar) para reduzir a poluição e, assim, tentar passar na vistoria...;-)

O pior é ver se isso dará certo numa Bandeirante ano 90...:mrgreen:

Decmasc
15/05/2008, 12:12
Olá Pessoal,
Este é meu primeiro post aqui.
Fui fazer a inspeção veicular na terça-feira (13/05) e fui reprovado. Tenho uma Galloper Turbo-intercooler e tinha acabado de fazer o motor. O carro tava tinindo, mas não passou. Motivo: opacidade da fumaça. Limite da Galloper: 1,66, a 5.08 rpm, cf protocolo que eles me deram. Segundo o técnico a medição deu mais de 6,0. O problema é quando aceleram com tudo (kick-down). Aí sai fumaça preta realmente. Alguém sabe dizer o que acontece se o carro não passa no teste, mesmo mandando regular? Será q não consegue emplacar, e aí como fica? Acho que tem muito carro que não vai conseguir passar.
Tb estou pensando em levar o carro para outro município. Meu carro tem a placa final 0, portanto só consigo reagendar a inspeção para início de 2009.

MarcSport
15/05/2008, 14:17
Olá Pessoal,
Este é meu primeiro post aqui.
Fui fazer a inspeção veicular na terça-feira (13/05) e fui reprovado. Tenho uma Galloper Turbo-intercooler e tinha acabado de fazer o motor. O carro tava tinindo, mas não passou. Motivo: opacidade da fumaça. Limite da Galloper: 1,66, a 5.08 rpm, cf protocolo que eles me deram. Segundo o técnico a medição deu mais de 6,0. O problema é quando aceleram com tudo (kick-down). Aí sai fumaça preta realmente. Alguém sabe dizer o que acontece se o carro não passa no teste, mesmo mandando regular? Será q não consegue emplacar, e aí como fica? Acho que tem muito carro que não vai conseguir passar.
Tb estou pensando em levar o carro para outro município. Meu carro tem a placa final 0, portanto só consigo reagendar a inspeção para início de 2009.

Como eles fizeram o teste? Marcha lenta? Mantiveram uma rotação do motor? Kick down? Todos os anteriores?

A Leoni
15/05/2008, 15:57
Pesquisei um pouco sobre o assunto e acabei encontrando a resolução do CONAMA que regulamenta a inspeção. A única dúvida que fica é em relação a NBR 13037 que normaliza a forma de realizar o ensaio de emissões para veículos diesel sem carga (ou seja parado, apenas acelerando o motor), pois dependendo da forma que se acelera o motor(rapidamente ou bem lentamente) acredito que os resultados sejam muito diferentes. Não consegui encontrar o texto da norma, portanto se algum colega conseguir, favor postar, principalmente a que indica a maneira de acelerar o motor.
Segue em anexo a resolução do CONAMA.

Decmasc
15/05/2008, 17:37
O local estava vazio. Estava apenas meu carro, uma pickup GM e um Nissan fora da área de testes, no estacionamento. A pickup entrou e saiu e não fez o teste, portanto vou falar apenas do meu teste.
Ao chegar, a primeira coisa que fazem é medir a temperatura do motor e o nível do óleo. Meu carro estava com 78o (usam termômetro digital para certificar que o carro está acima de 60o segundo o que o técnico me informou). Depois pediram que eu acelerasse o carro. Não fui até o final, pediram que eu pisasse até o fundo. Aí eles deixam o carro ligado e fazem a inspeção visual. No meu carro não usaram um espelho que vi lá, para ver o escapamento. Depois um supervisor vem explicar como será feito o teste. Ele disse que serão feitas 3 acelerações e será medido o nível de ruído e o índice da fumaça do escapamento. Meu carro foi levado por um ajudante e lá começaram a fazer os testes. Não pude ficar próximo. Devem ter dado umas 20 aceleradas. Depois veio o assistente como um papel dizendo que meu carro não tinha passado nos testes. Fizeram kick-down, onde saiu fumaça, mantiveram acelerado, deixaram em marcha lenta (o minimo para o meu carro era de 780 rpm). O meu estava na marca.
Saí de lá e falei com o meu mecânico que disse que eu teria que ver os bicos injetores, pois normalmente ele não mexe na regulagem. Eu já tinha feito isto há uns 2 anos atrás. Será que desregulou tanto? Justo agora que o carro está bem acertado, vou ter que mexer e talvez perder rendimento, mbora no uso normal eu não veja fumaça preta, apenas no kick down.
Como última observação, o atendimento foi muito bom e cortês. O supervisor parece ser competente, mas o assistente, era bem fraquinho. Ao medir o nível do óleo, fez um movimento rápido com a vareta e voou óleo para os lados, caindo nele. Não tinha cuidado. O supervisor pediu para que ele limpasse o óleo que caiu no parachoque do carro, mas ele esqueceu.

Luiz Antonio C. Bodon
16/05/2008, 08:53
Xiiiii.....:cry:.......se for assim, nem 1/5 dos veículos a diesel irão passar no teste....imagine isso nos motores MB das Bandeirantes, dos Perkins das D-20, dos MWM das F-1000....isso para não falar dos caminhões e ônibus...;-)

fpandur
16/05/2008, 10:55
A bomba não está um pouco aberta ? Se estiver além do necessário, vai fumacear mesmo. Talvez uma "solução" seja fechar a bomba bastante na hora de fazer a inspeção e depois abre ela novamente. Aliás, eles verificam se a bomba tem lacre no ajuste ? :twisted:

ricardolm
16/05/2008, 17:56
Pergunta boba e inocente rsrsrs

Eu marquei minha inspecao para 03/06, estou pensando em encher o tanque com Biodiesel da Petrobras, sera que muda algo? Eu abasteci na estrada com "Bio" e aparentemente nem quando ele liga faz fumaca preta (o meu so faz fumaca qdo liga de manha e sai acelerando :)

[]s cheio de duvidas :|

franzlana
19/05/2008, 23:18
Senhores.
O jeito de acelar vai fazer toda a diferença na hora do teste. Lembren-se que uma turbina ruim também irá comprometer na hora da aceleração, pois irá "faltar" ar para a mistura. Um bom teste é você pegar um veículo com motor similar ao seu e recem saido da fábrica e fazer um comparativo da fumaça. É bom lembrar que se bomba ou bicos estão ruins, está ocorrendo carbonização excessiva e lavagem da cabeça do cilindro e camisas, comprometendo drasticamente a vida útil e o consumo do motor.
No mais acho que toda esta normatização é relativa. Se querem diminuir emissões por que não proibem as corridas de Fórmula 1, stock, karts e etc que acontecem em SP. E que tal proibirem os helicópteros dos milionários que gastam mais combustivel em um dia do que um veículo em um mês? E as lanchas e Iates em Santos e Angra? E aquele avião monstro onde uma pessoa viaja em espaço suficiente para se montar um apartamento? Pura baboseira. O objetivo final é encher o saco do cidadão e arrecadar para gerar caixa para as fraldes. Outra coisa, estes caras dos Orgãos foram treinados onde para fazer estes testes? Aqui em MG por exemplo quem define onde a faixa é contínua ou se é permitida a ultrapassagem, provavelmente nunca dirigiu pois a coisa é absurda.

spin
20/05/2008, 19:15
Liguei na Controlar e não sabem informar nada sobre os índices máximos, pelo menos estão dizendo que por enquanto a inspeção será GRATUITA e se você for reprovado a volta lá será GRATUITA também .

Será que da maneira que meu veícula está hoje eu passaria na inspeção? Segue o video que fiz do escapamento para avaliarem....
http://www.youtube.com/watch?v=pqxYuRGZL0w

abraços
acho que não (ou quase certeza que não).

Spin

AJC_Cesar
20/05/2008, 23:23
Boa noite, Pessoal.
Sou novo aqui também e este é o meu primeiro post. Apesar de não possuir um 4x4 (ainda) tenho uma picape GM D20 ano 88/89 com motor Perkins Q20B com Turbo e Intercooler e atualemente está com 115000 km originais :grin:. Mas esta eu não :discordo: ponho na terra!!!

Estou com o mesmo problema co companheiro da Galloper. Eu fiz minha inspeção hoje e minh picape foi aprovada apesar de ter estourado o limite e o meu relatorio apresenta a palavra ERRO no local da medição. O que eu notei foi um total despreparo da equipe que realiza os testes. No meu caso eles fizeram um total de 10 kick-down mas mantiveram na rotação máxima por no máximo 2 segundos. Lóóógico que foi fumaça pra todo lado :putz:.

Eu questionei a operação e o técnico me informou que o equipamento faz uma média das leituras. Legal 3 segundos de fumaça contra 1 segundo sem. Bela média :shock:. Pedi que eles refizessem a leitura acelerendo mais devagar, mas eles disseram que tem que ser assim. Gostaria de ler a Norma NBR13037 que especifica como o teste deve ser realizado.

Depois vieram me perguntar se eu não tinha o Manual do Proprietário, pois eles não estavam achando o limites na tabelas deles, mas infelizmente o manual não fica no carro. Na falta informaram que o limite da opacidade deveria ser de 2.50, mas analisando a resolução CONAMA 251/99 descobri que para veiculos Turbo sem LDA (meu caso) o limite deveria ser de 2,80. Terminado o teste me informaram que seria aprovado porque segundo a resolução do CONAMA, veículos abaixo de 1995 seriam aprovados em 2008 desde que o estado geral do carro estivesse OK, mas em 2009 não seria mais aceito e eu teria que dar um jeito de reduzir este valor.
Chegando em casa foi olhar no manual da D20 onde existe uma tabela com valores de fábrica para opacidade e este valores indicam que um veículo 0km tem opacidade média a uma altitude de 800m em torno de 5,30.
Bom... Como que vou fazer para reduzir este valor se este motor quando novo tem o dobro do mínimo exigido?
Acredito que ele devam reavaliar os formas de medição

Bom pessoal, acho que estiquei muito, peço desculpas, mas foi bom encontrar mais gente com o mesmo problema. Se a gente se unir podemos mudar!!!

Abraços a todos e é um prazer poder participar.

Guiga Tostes
21/05/2008, 07:19
Grande Antonio,

muitas duvidas e falta de padronização prejudicam o bom andamento desta vistoria e deixam alarmados os propritários de viaturas diesel.

Tenho dois veiculos diesel, ambos fabricados antes de 95 e estou aguardando para vistoria-los. Os dois estão bem regulados, em otimo estado de conservação e emitem fumaça normal...agora qto aos criterios duvidosos, temo ser reprovado.

Tenho algumas perguntas:

1 - Te foi questionado qto ao seu kit de turbina e intercooler, pergunto pois não deve ser original certo?
2 - Ao final vc foi aprovado devido ao ano do carro ser abaixo de 95?
3 - E quanto ao teste de ruído, como funciona?

Desculpas pelo monte de perguntas, mas o intuito é apurar mais informações.

Obrigado pela ajuda!
Gde abraço!

AJC_Cesar
21/05/2008, 13:16
Olá Guiga.

A minha picape está ok e rodando na rua ou estrada não emite nada de fumaça visível, apenas naquela hora de uma forçada na baixa rotação é que sai um pouquinho, mas em seguida fica limpo de novo.

Quanto a instalação do turbo e do intercooler, realmente não são originais. O turbo é um Garrett TA31 que o primeiro proprietário mandou instalar na BODIPASA quando ainda era 0km e o intercooler do caminhão VW 8.150 que eu mesmo fiz a instalação.
Eles não fizeram nenhum questionamento, apenas observaram se a instalação está bem feita e sem gambiarras e remendos. Examinaram o lacre da bomba e se não havia sinais de vazamento nos bicos e tubos injetores.

Ao final dos testes, mesmo não passando, eles me deram o selo e o certificado de aprovação me informando que segundo a resolução CONAMA 251/99, este ano os veículos abaixo de 1995 desde que o estado de conservação fosse satisfatório, mas no ano que vem ele será reprovado caso eu não faça as devidas correções.
Aqui está minha preocupação, pois no manual do proprietário da serie D20 e D40 a opacidade indicada para a altitude da cidade de São Paulo no Q20B sem turbo é de 5,00 até 5,80 dependendo da rotação aplicada. Como vou obter menos de 2,50????

Estou pesquisando se há a possibilidade de trocar a bomba injetora para uma com LDA, porque assim, no caso de uma aceleração rápida o debito de diesel fica mais controlado e pode diminuir a fumaça.
A minha, não tem o LDA e o debito é um pouco aumentado para compensar o turbo e o intercooler. Se acelerar mais devagar, não sai fumaça nenhuma.

O teste de ruído, segundo ele me informaram é apenas no caso de veículos com turbo em que eles tiram o silenciador para liberar a saida e realmente fazem muito barulho quando o motor é exigido.
Na minha eu coloquei um abafador da Dodge Dakota no lugar o silenciador original. Ele é de passagem direta de ar mas não deixa fazer barulho.

Estou anexando duas fotos, uma do intercooler e outra do motor completo.

Caso voce tenha mais dúvidas, não tem probelma, vamos conversar!

Abraços.

Guiga Tostes
29/05/2008, 10:55
Valeu Antonio, mto obrigado pelas informações e parabéns pelo belo motorzão!

Para a vistoria estou mais preocupado com a SW4(aspirada) do que com a Band(turbo-intercooler)...agora ambos são mais "velhinhos" do que 95...e vamos ver como fica.

Qdo fizer minha vistoria posto aqui como foi!

Abr

diniz
31/05/2008, 08:47
senhores

bomba sem lacre reprova?

tenho 2 pick up Kia 95, as 2 sem lacre na bomba, não soltam fumaça porque eu mesmo vivo abrindo e fechando elas... depois de 6.000,00 em multas dessa merda de Cetesb aprendi a mexer

onde consigo esse lacre?

abs

Luiz Antonio C. Bodon
01/06/2008, 14:06
Xiiii....lacre na bomba??? a minha há anos não tem isso...:?

portugues
01/06/2008, 18:35
barulho de escapamento tb reprova..se acelerar pra valer tenho certeza que se tiver alguém do lado do escapamento vai estourar os timpanos..rs fora o posicionamento do menino de 3`polegadas em aço inox...xiiiiii não vai dar certo...

portugues
01/06/2008, 18:41
será que interfere...vou ter que colocar um abafador...esta tão bom assim...ainda mais quando pego esses bois com o carro rebaixado pulando na minha frente...rs

mcastanho
03/06/2008, 10:26
Valeu Antonio, mto obrigado pelas informações e parabéns pelo belo motorzão!

Para a vistoria estou mais preocupado com a SW4(aspirada) do que com a Band(turbo-intercooler)...agora ambos são mais "velhinhos" do que 95...e vamos ver como fica.

Qdo fizer minha vistoria posto aqui como foi!

Abr
Pessoal,

fiz hoje a vistoria da minha SW4 (1993) e foi aprovada. Para os carros anteriores a 1995 existe um limite de opacidade superior ao de carros mais novos, por exemplo, para a minha SW4 o limite era de 2.50 e a minha ficou na média de 2.1.

mas dói o coraçao cada acelerada !!!

o atendimento foi cordial e rápido, quando cheguei tinha só uma silverado, quando sai tinha um troller e uma Van...está bem tranquilo !

Abs e boa sorte pra todos,

MarBO
03/06/2008, 14:47
Pessoal principalmente os Paulistas

Começou a vistoria da prefeitura de SP visando um ar mais limpo e ja fui agendando (muito fácil por telefone) e hoje fui fazer a tal da vistoria.
Demorou 10 minutos ou so 10 minutos, confesso que se estivesse pagando não acho que valeria os cinqüenta e tantos reais que a prefeitura diz estar pagando por nos mas vamos la.
Voce chega desce do carro o cara fala o que vai fazer, e voce aguarda do lado, ele então das duas aceleradas ate esguelar o motor, estaciona do lado do computador, faz uma vistoria no escapamento com um espelho, liga uma sonda com um ímã no motor e outra no escapamento, procura então os limite de fumaça informado pelo fabricante que no caso da ranger é uma etiqueta amarela na porta da frente do carona, 1,49 ao nível do mar, para SP 2,01. Depois de tudo acoplado o computador vai dando as instruções, o técnico dentro do carro vai acelerando novamente ate esguelar umas 6 vezes e tira uma media saindo ai o seu resultado impresso (no meu caso 1,50 achei bom pois é um a mais do que o de fabrica a nível do mar) e colocam um selo numerado do para brisa e pronto.
Não olharam mais nada, pneu, estepe e etc nada.
Então é isso ai gostaria date da opinião dos amigos de outros estados que ja fazem esta vistoria a mais tempo se é mais completa e quanto custa.
A e so pra completar sai da vistoria e marginal pinheiros lotada parada eu com meu carro limpinho vistoriado e ao redor um monte de carro soltando fumaça branca, vamo ver se vai pegar mais essa, fiquei sabendo que 30% da frota brasileira não paga IPVA imagine então licenciar e vistoriar.

Anthoniusnikos
03/06/2008, 15:21
Olá MarBo. Qual o ano, em que estado de conservação está, e se fez alguma revisão no seu veículo antes da vistoria.
Até que rotação essas MULAS aceleram o motor.
Abração
Anthoniusnikos

shimomoto
03/06/2008, 16:19
Pessoal principalmente os Paulistas

Começou a vistoria da prefeitura de SP visando um ar mais limpo e ja fui agendando (muito fácil por telefone) e hoje fui fazer a tal da vistoria.
Demorou 10 minutos ou so 10 minutos, confesso que se estivesse pagando não acho que valeria os cinqüenta e tantos reais que a prefeitura diz estar pagando por nos mas vamos la.
Voce chega desce do carro o cara fala o que vai fazer, e voce aguarda do lado, ele então das duas aceleradas ate esguelar o motor, estaciona do lado do computador, faz uma vistoria no escapamento com um espelho, liga uma sonda com um ímã no motor e outra no escapamento, procura então os limite de fumaça informado pelo fabricante que no caso da ranger é uma etiqueta amarela na porta da frente do carona, 1,49 ao nível do mar, para SP 2,01. Depois de tudo acoplado o computador vai dando as instruções, o técnico dentro do carro vai acelerando novamente ate esguelar umas 6 vezes e tira uma media saindo ai o seu resultado impresso (no meu caso 1,50 achei bom pois é um a mais do que o de fabrica a nível do mar) e colocam um selo numerado do para brisa e pronto.
Não olharam mais nada, pneu, estepe e etc nada.
Então é isso ai gostaria date da opinião dos amigos de outros estados que ja fazem esta vistoria a mais tempo se é mais completa e quanto custa.
A e so pra completar sai da vistoria e marginal pinheiros lotada parada eu com meu carro limpinho vistoriado e ao redor um monte de carro soltando fumaça branca, vamo ver se vai pegar mais essa, fiquei sabendo que 30% da frota brasileira não paga IPVA imagine então licenciar e vistoriar.

Vixe...F-250 das novas não daria para fazer o teste...Não acelera parada!!!!

Abs!

Guiga Tostes
04/06/2008, 08:58
Obrigado pelas infos Marcelo!

Vou tentar agendar a vistoria para o próximo mes, mas levarei a Band primeiro...a SW farei uma limpeza de bicos e regulagem da bomba antes...pois pelo que andei lendo e testando, apesar de a fumaça ser pouca e aparentemente normal...acho que ela não passa.

Grande abraço!

andrerusso
04/06/2008, 09:09
Pessoal,
me mudei para Belo Horizonte antes de fazer a vistoria (meu carro é emplacado em SP). Ano que vem provavelmente farei a transferência para MG, será que tenho de fazer a vistoria aqui para poder licenciar no próximo ano?
Como fica a restrição imposta num caso deste?:?::?::?::?:
Abraços

Savitu
04/06/2008, 11:25
Pessoal, bomba sem lacre reprova sim!!

Não sei como é o lacre nem onde colocam, mas pelo jeito se só tirar depois e na oano seguinte colocar novamente, isso se não for muito caro.

abraço

ricardolm
04/06/2008, 14:41
Ola!

Eu fui ontem fazer a vistoria, detalhes do meu T4, ele esta sem o abafador do meio (o T4 tem 2), a bomba estava com lacre, vou descrever os passos :)

1) Chegada numa cancela, uma garota (loirinha, ate muito bonita) te da as boas vindas e fala o procedimento.
2) Voce tem que ir ate um dos postos (sao 6) e esperar o vistoriador te chamar para entrar no vaga de vistoria.
3) Antes de entrar, vc NAO pode desligar o carro, espera com o motor ligado, vem um " fiscal" e manda vc acelerar TUDO :| ate cortar a rotacao, ele fica olhando a saida do escape ( o meu passou numa boa neste teste rsrsrs)
4) Ai o vistoriador manda vc esperar e leva seu carro para um dos " BOXES" (é aberto, mas vc nao pode ficar do lado dele, somente numa faixa amarela olhando de longe (quase uns 2 metros)
5) O vistoriador, desliga o carro e mede o oleo (se estiver abaixo do minimo, ja era, volta outro dia)
6) Ai começa a dó do carro :( o vistoriador coloca um aparelho no motor (nao sei o que é) que esta ligado a um computador e acelera o carro ate o limite, depois ele coloca um outro aparelho dentro do escape, ai acelera umas 6~10 vezes (tb no talo :|)
7) Ai vem o veredicto, no meu caso meu carro tirou 10!! passou com louvor :)
8) Eles colam um adesivo (azul) com o numero 08, so isso :)

Nao sei se ajudou, mas antes de ir a vistoria (meu carro ja estava na reserva) eu coloquei o diesel podium da Petrobras, que me disseram que emite muito menos Co2 :) fica ai como dica, meu carro é 01 e passou, la tinha uma pickup 07 que foi reprovada (mas fazia muita fumaça mesmo!!)

espero ter ajudado!!

MarBO
04/06/2008, 16:51
Olá MarBo. Qual o ano, em que estado de conservação está, e se fez alguma revisão no seu veículo antes da vistoria.
Até que rotação essas MULAS aceleram o motor.
Abração
Anthoniusnikos

É ate o talo mesmo no limite de corte no meu caso 05/06 3,0 4600 rpm e não fiz nenhuma revisão previa so a periodica pelo fato dela ainda estar na garantia e com 45 mil km e ate porque voce 30 dias para arrumar qq problema que aparecer.

shimomoto

Pode crer eles vão achar um jeito de fazer

Edintruder
04/06/2008, 21:29
O teste de fumaça preta o motor é acelerado até o regime final de rpm de torque, então até o final da faixa verde, se não tem, faixa verde os retardados aceleram sem critério...
(retardados).
Queria ver quebrar um motor na mão desses fdp's!!!

O caso é você mesmo acelerar, pois ninguém tem o direito de entrar no seu carro sem o seu consentimento. Na empresa aonde trabalhei tinha um motorista que não deixou o cara do Inmetro acelerar o caminhão. Na Ranger Euro II o índice de fumaça é 1,60. A minha deve passar direto pelos 2,5...

dalmolin
04/06/2008, 22:05
O teste de fumaça preta o motor é acelerado até o regime final de rpm de torque, então até o final da faixa verde, se não tem, faixa verde os retardados aceleram sem critério...
(retardados).
Queria ver quebrar um motor na mão desses fdp's!!!

..Eh o tipo de teste qe nao mede porra nenhuma , e qe jamais vao fazer em carro meu , Me diz o qe tem a ver acelerar o motor desengatado?? , sem pressao de turbina , ateh o fim de rotaçao ....

shimomoto
04/06/2008, 23:25
A Administração municipal de São Paulo não tem bons antecedentes (de lisura nos contratos) no caso de inspeção veicular. Em 1995 o processo de inspeção de veículos já havia sido embargado por suspeitas no contrato com o grupo vencedor. Lembro-me bem disso e se pesquisarem na internet verão que não estou contando nada que ninguém saiba.

A Página na internet da controlar (www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br)) é uma página com todo respeito de um grupo de empresas que ninguém sabe porque não quer "dar a cara pra bater". Ridicula. Só fala que usa tecnologia alemã mas não fala quem está empregando a referida tecnologia. Quem é o consorcio que forma a controlar? Acho que como cidadão temos o direito de saber.

Outra coisa:

Poluição de veículos a diesel. E a enorme frota de motocicletas que empesteiam o ar da capital de CO e NOx????Isso ninguem fala. Tem até motos Yamaha de 2 tempos rodando como motoboys!!!

É tudo muito ridiculo.

diniz
05/06/2008, 08:05
Pessoal, bomba sem lacre reprova sim!!

Não sei como é o lacre nem onde colocam, mas pelo jeito se só tirar depois e na oano seguinte colocar novamente, isso se não for muito caro.

abraço
PQP, la vai mais despesa por causa desse palhaçada do prefeito imbecil... e ai alguem sebe onde se lacra bomba?

não sei como é nos outros veiculos, mas a minha o pedal do acelerador tem um limitador por baixo dele, então é só regular ele que o cidadão vistoriador não vai poder acelerar fundo heheheh
na propria bomba tbem é possivel regular o cabo do acelerador dando mais folga nele, assim tem 2 recursos p/ não deixar esses caras judiarem do carro por causa desse porcaria de vistoria

fpandur
05/06/2008, 08:14
No Maxion S4T (motor de minhas viaturas), tem um parafuso de regulagem para aceleração máxima. É um batente para o acionamento de aceleração na bomba. Nas minhas 2 viaturas tem lacre neste ajuste. Já o parafuso de débito de óleo da bomba está sem lacre nas 2. Mexendo no ajuste de débito dá uma baita diferença em fumaça/consumo/desempenho na aceleração.

Elmer_Jeep
05/06/2008, 09:29
mas a minha o pedal do acelerador tem um limitador por baixo dele, então é só regular ele que o cidadão vistoriador não vai poder acelerar fundo heheheh
na propria bomba tbem é possivel regular o cabo do acelerador dando mais folga nele, assim tem 2 recursos p/ não deixar esses caras judiarem do carro por causa desse porcaria de vistoria

Tem que saber primeiro se o teste é feito em determinada faixa de RPM...

[]'s

folgado
05/06/2008, 10:01
eu coloquei o diesel podium da Petrobras

Taí uma boa dica.
Gastar todo o diesel antigo, encher de diesel podium, e rodar uma semana antes da vistoria.
Deve reduzir bastante a quantidade de poluentes...

Ricardo, demorou muito toda a vistoria?

Elmer_Jeep
05/06/2008, 11:17
Mensagem da Moderação:
tópicos unificados.

[]'s

Oldmans
05/06/2008, 15:56
É , pelo jeito o criterio adotado aqui é meio , e por não dizer inteiro , falho.
Fui fazer esta bendita vistoria na Camper(mwm 2.8) hoje.Tinha marcado ás 10:00hs e realmente fui atendido ás 10:00hs,tb pudera , só tinha uma Toyota Band sendo vistoriada.
Ontem troquei o oleo e filtros,que já estavam proximo de trocar e para não dar chabú na medição do nivel do oleo do carter.
Veio um tecnico explicou os procedimentos e pediu para ficar na area reservada , assistindo a todo aquele absurdo que durou +/- 10 minutos.
10 baitas aceleradas que doi mesmo.
Resultado:Aprovado este ano , pois veiculos até 1996 serão aprovados independente das medições.
O pior dos absurdos:
Os valores limites tiveram como referencia a S-10 que como o "tecino" disse , usa o mesmo motor mwm.
Rotação de marcha lenta:limite 900rpm / medido 613rpm(será mesmo????)
Rotação de corte:limite 4400rpm / medido 3551rpm (será mesmo????)
Opacidade:limite 1,71 / medido 3,20 (será mesmo????)
E na hora de ir embora , fui presenteado com uma muda de Ipe amarelo pelo proprio "tenico" que trabalha em um lugar que não tem nenhuma muda plantada.É soda.

Abrs.

Alexandre

ricardolm
06/06/2008, 08:10
Taí uma boa dica.
Gastar todo o diesel antigo, encher de diesel podium, e rodar uma semana antes da vistoria.
Deve reduzir bastante a quantidade de poluentes...

Ricardo, demorou muito toda a vistoria?

No Total, demorou uns 20 minutos (no meu caso, mas tinha uma Hilux antiga, que eu cheguei ela estava la, sai e ela continuava la (acelerando tudo, dava muita do))

[]s

ricardolm
06/06/2008, 08:12
É , pelo jeito o criterio adotado aqui é meio , e por não dizer inteiro , falho.
Fui fazer esta bendita vistoria na Camper(mwm 2.8) hoje.Tinha marcado ás 10:00hs e realmente fui atendido ás 10:00hs,tb pudera , só tinha uma Toyota Band sendo vistoriada.
Ontem troquei o oleo e filtros,que já estavam proximo de trocar e para não dar chabú na medição do nivel do oleo do carter.
Veio um tecnico explicou os procedimentos e pediu para ficar na area reservada , assistindo a todo aquele absurdo que durou +/- 10 minutos.
10 baitas aceleradas que doi mesmo.
Resultado:Aprovado este ano , pois veiculos até 1996 serão aprovados independente das medições.
O pior dos absurdos:
Os valores limites tiveram como referencia a S-10 que como o "tecino" disse , usa o mesmo motor mwm.
Rotação de marcha lenta:limite 900rpm / medido 613rpm(será mesmo????)
Rotação de corte:limite 4400rpm / medido 3551rpm (será mesmo????)
Opacidade:limite 1,71 / medido 3,20 (será mesmo????)
E na hora de ir embora , fui presenteado com uma muda de Ipe amarelo pelo proprio "tenico" que trabalha em um lugar que não tem nenhuma muda plantada.É soda.

Abrs.

Alexandre

é, demora uns 10 minutos com eles acelerando TUDO, quem gosta do carro nao vai gostar de ver o teste :|

folgado
06/06/2008, 09:31
Pros técnicos, socar o pé no acelerador do carro dos outros não dói nada.
O duro é o dono ficar assistindo a tudo isso.

Alexandre, então o bicho pega para os carros até 95, é isso?

[]s

du
06/06/2008, 09:35
é, demora uns 10 minutos com eles acelerando TUDO, quem gosta do carro nao vai gostar de ver o teste :|

Amigos,

Mas o que fala o manual do veículo ? Os fabricantes concordam com acelerar até o limite com o veículo parado ? Muito estranho ?!?!?!?

Os paulistanos deveriam fazer uma consuslta oficial aos fabricantes.

Abraços Du.

ojaneri
06/06/2008, 10:52
Absurdo mesmo, eu já tive 5 carros, em NENHUM cortei o giro. Imagina deixar um qualquer fazer isso nos meus carros? Ta louco.

Fora que se a pessoa pegar uma fila medonha, deixar o carro desligado (frio), e chegar num teste desse, o cara liga e do nada fica acelerando até o talo com o motor frio. Puta absurdo!

ricardolm
06/06/2008, 14:14
Absurdo mesmo, eu já tive 5 carros, em NENHUM cortei o giro. Imagina deixar um qualquer fazer isso nos meus carros? Ta louco.

Fora que se a pessoa pegar uma fila medonha, deixar o carro desligado (frio), e chegar num teste desse, o cara liga e do nada fica acelerando até o talo com o motor frio. Puta absurdo!

Nao tem fila nao :) eu cheguei e so esperei um dos vistoriadores me chamar (eram 6 vistoriadores), vc NAO pode desligar o carro, tem que deixar ligado (eles pedem para NAO desligar, pois o primeiro teste é visual, acelerando no talo :(, se sair fumaca preta, volta para casa :|)

[]s

Oldmans
06/06/2008, 16:39
Pros técnicos, socar o pé no acelerador do carro dos outros não dói nada.
O duro é o dono ficar assistindo a tudo isso.

Alexandre, então o bicho pega para os carros até 95, é isso?

[]s
Folgado
O bicho tá pegando para os carros acima de 1996 , pois abaixo eles tão liberando mediante vistoria visual - escapamento,nivel do oleo,lacre da bomba e emissão de fumaça exagerada , sem deixar de fazer e informar a medição "eletronica".
Informam ainda que ano que vem com estes nº não passará de forma alguma.

diniz
07/06/2008, 07:40
Folgado
O bicho tá pegando para os carros acima de 1996 , pois abaixo eles tão liberando mediante vistoria visual - escapamento,nivel do oleo,lacre da bomba e emissão de fumaça exagerada , sem deixar de fazer e informar a medição "eletronica".
alguem tem foto desse lacre?

quem sabe da p/ fazer um gato... procurar em desmanche hehehe

folgado
07/06/2008, 08:32
Folgado

Então os donos desses carros vão ter que fazer retífica do motor, se quiserem passar no teste no ano seguinte?

Mas não tem lógica: até 96 todos passam neste ano, mas não no ano seguinte. E de 97 em diante podem ser reprovados! É isso? Se o motor estiver ruim, todos tem que ser reprovados, independente do ano.

ojaneri
07/06/2008, 08:34
alguem tem foto desse lacre?

quem sabe da p/ fazer um gato... procurar em desmanche hehehe

Bombista geralmente tem esses lacres. Qq 10 real ele lacra a bomba para ti, parece lacre de placa.

Anthoniusnikos
07/06/2008, 13:11
Que tal a instalação de catalisador antes da inspeção:
Já os tipos aplicados em veículos com propulsores de ciclo DIESEL usam conversores capazes de trabalhar com gases pobres e com teor de enxofre (SO2) elevado. Os mais modernos são os catalisadores de oxidação à base de platina e os filtros particulados, que fazem a oxidação de CO e HC e reduzem os particulados de carbono.

http://www.omecanico.com.br/images/upload/310.jpg

Fonte: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=22&edid=3

Abração
Anthoniusnikos

folgado
07/06/2008, 17:52
Quanto custa um catalizador desses?
E qual sua vida útil?

Luiz Antonio C. Bodon
09/06/2008, 08:11
O sr. Luiz Fraga, engenheiro e dono da The Specialist (vaículos Land Rover) elaborou um roteiro para ajudar os motoristas que possuem veículo a diesel a tentar ser aprovado na inspeção.:concordo:

Ei-lo aqui:

ESCLARECIMENTOS SOBRE INSPEÇÃO VEÍCULAR

A partir deste ano, os veículos movidos a motores ciclo Diesel, serão obrigados a passar pela inspeção veicular, veja parte da portaria abaixo:
A data limite para a inspeção depende do número final da placa e, caso não seja aprovado na inspeção, o veículo estará sujeito às seguintes punições (conforme Portaria DETRAN-SP 2722 de 28/12/2007), ver tabela abaixo.

1) Licenciamento do veículo em 2009;

2) Transferência de propriedade;

3) Mudança do município de registro

4) Alteração de características ou da categoria;

5) Expedição da 2º via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento;

6) Inserção ou baixa de gravames, quando necessária nova expedição do CRV.

Como é feita a inspeção.

A única empresa homologada para a inspeção é a Controlar, o ambiente é bom e limpo, os atendentes são bem apresentados.
Fiz a inspeção de um veículo Discovery ano 1993 (com 280.000km) no dia e segui os passos que são:
Agendar a inspeção pelo site www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br/). Ao fazer o agendamento, esteja com o documento do carro em mãos, o número do RENAVAM será pedido, o link direto para o agendamento é http://www.controlar.com.br/agendamento/ApresentaCalendarioServlet (http://www.controlar.com.br/agendamento/ApresentaCalendarioServlet) basta entrar com o código do RENAVAM do veículo, a próxima tela pedirá a confirmação dos dados cadastrais tanto do proprietário como do veículo, siga confirmando os dados e, ao ser solicitado, imprima o papel, pois este pode ser pedido na portaria.
Na data da inspeção agendada (que deve estar necessariamente dentro do limite do prazo da tabela acima) leve o veículo até o local e siga as instruções dos atendentes.

Passos da inspeção.

A inspeção veicular ambiental não só mede os gases emitidos pelo escapamento mas também são necessários alguns requisitos a saber:

1)Inspeção visual, antes de entrar no "Box" da inspeção, um(a) atendente faz uma inspeção visual inicial no veículo e pede para que sejam feitas 3 acelerações máximas seguidas, para verificar se é possível prosseguir com a inspeção no box, caso não seja possível (excesso de fumaça visual, por exemplo) o veículo será reprovado antes da checagem com o computador.

2)A temperatura do bloco é medida, se estiver acima ou abaixo da temperatura normal de trabalho (perto de 80ºC, marcador de temperatura no meio) o veículo não poderá fazer o teste.

3)Dentro do Box, o(a) atendente irá verificar as condições do escapamento, caso o escapamento tenha algum tipo de vazamento aparente (alguma parte do escapamento com fuligem por exemplo) o veículo será reprovado na inspeção.

4)É possível que seja feita uma análise do nível de ruídos do escapamento, desde que o(a) atendente veja a necessidade disto, está previsto na inspeção.

5)O nível do óleo do carter será checado e deve, necessariamente, estar entre o limite inferior e superior, óleo acima do limite deverá ser retirado pois interfere negativamente no ensaio.

6)Um(a) atendente irá então verificar, com a ajuda de um espelho, a existência de vazamentos grandes embaixo do veículo, caso existam, o veículo será reprovado. O piso do ambiente do Box favorece a inspeção, mesmo pequenas gotas irão aparecer facilmente e isso chamará a atenção do(a) atendente.

7)Passadas as etapas anteriores, uma sonda será introduzida no tubo de escape do veículo, um sensor será colocado no motor e este será acelerado, de 7 a 10 vezes até a rotação limite, a sonda irá então analisar os gases e calcular uma média das medições, emitindo o laudo e um selo, que será colado no parabrisa do veículo. Caso o veículo seja reprovado no teste de emissão, um laudo de "reprovado" será emitido.
Para o ano de 2008, a inspeção é gratuita, nos próximos anos prevê-se uma taxa a ser cobrada do proprietário.

Como aumentar a chance de ser aprovado na inspeção.

Esclarecemos que estes passos não garantem a aprovação, mas aumentam sensivelmente a chance de não ser reprovado.
Veículos com mais de 200.000km que ainda não tiveram a bomba injetora reformada ou trocada, correm mais risco de desaprovação dos que os mais novos ou que já fizeram esta reforma.
Sugerimos que sejam feitas as seguintes etapas:

1) Checar para vazamentos, resolver os vazamentos que irão impedir a aprovação na inspeção.

2) Checar para o estado do escapamento, reparar caso necessário.

3) Abastecer por pelo menos 2 tanques antes com diesel PODIUM que tem um índice de cetanas (índice que mede a qualidade do combustível quanto à detonação, similar às octanas na gasolina) maior que o normal, esta etapa deverá ser feita em postos Petrobrás da região metropolitana.

4) Trocar o filtro de ar por um novo.

5) Fazer pelo menos uma viagem de aprox. 150 km com o combustível acima citado, não usar nenhum tipo de limpador de bico nesta fase.

6) Lavar o veículo por baixo para facilitar a inspeção.

7) Após a viagem, evitar trafegar com o veículo em uso urbano, isso irá aumentar os depósitos na parte superior do motor, que foram retirados quando da viagem, diminuindo a chance de aprovação.

8 ) Levar o veículo para a inspeção, preferencialmente portando o manual do proprietário do mesmo, no manual existem informações importantes acerca do nível de emissão de poluentes que poderão ser consultados pelo(a) atendente quando da inspeção

Acreditamos que com estes passos, seu 4x4 movido a diesel poderá ser aprovado na inspeção veicular.

Conte conosco para esclarecer quaisquer dúvidas.

Sites úteis.
www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br/)
http://www.detran.sp.gov.br/legis/portaria_2007_2722.asp (http://www.detran.sp.gov.br/legis/portaria_2007_2722.asp)
http://www.mp.rs.gov.br/ambiente/legislacao/id2027.htm (http://www.mp.rs.gov.br/ambiente/legislacao/id2027.htm)

Tabela da data limite para a inspeção.

Final da placa / Renovação CRLV / Limite inspeção Máx (90 dias após)

Final 1 / Abril / até 29 de julho

Final 2 / Maio / até 29 de agosto

Final 3 / Junho / até 28 de setembro

Final 4 / Julho / até 29 de outubro

Final 5 e 6 / Agosto / até 29 de novembro

Final 7 / Setembro / até 29 de dezembro

Final 8 / Outubro / até 29 de janeiro

Final 9 / Novembro / até 28 de fevereiro

Final 0 / Dezembro / até 30 de março

www.thespecialist.com.br (http://www.thespecialist.com.br)

folgado
09/06/2008, 08:18
3)Abastecer por pelo menos 2 tanques antes com diesel PODIUM que tem um índice de cetanas (índice que mede a qualidade do combustível quanto à detonação, similar às octanas na gasolina) maior que o normal, esta etapa deverá ser feita em postos Petrobrás da região metropolitana.

5)Fazer pelo menos uma viagem de aprox. 150 km com o combustível acima citado, não usar nenhum tipo de limpador de bico nesta fase.

Não sabia que havia a necessidade de dois tanques de DIESEL PODIUM, nem que na véspera devia-se andar essa quilometragem em estrada.

Ótimas dicas... :concordo:

Oldmans
09/06/2008, 09:17
Então os donos desses carros vão ter que fazer retífica do motor, se quiserem passar no teste no ano seguinte?

Mas não tem lógica: até 96 todos passam neste ano, mas não no ano seguinte. E de 97 em diante podem ser reprovados! É isso? Se o motor estiver ruim, todos tem que ser reprovados, independente do ano.

Concordo com vc , mesmo porque não saberei o que fazer para passar na vistoria em 2009,já que em 2008 tomei uma multa de fumaça preta e fui obrigado a cair em uma oficina credenciada pela cetesb , deixei as calças para me enquadrar na redução de 90%(consegui) e em 2009 o que fazer??

Quando os motores a diesel começaram a sair com a valvula LDA?

folgado
10/06/2008, 13:04
O bicho tá pegando:

Inspeção reprova 40% dos veículos diesel
O balanço inicial não é nada bom: 40% dos veículos a diesel de São Paulo foram reprovados por emitir fumaça e outros poluentes em excesso. É bem verdade que apenas 738 dos 13.600 esperados até 29 de julho se submeteram à inspeção, mas a persistir essa média, mais de 150 mil veículos movidos a diesel, especialmente ônibus e caminhões, estão despejando no ar toneladas a mais de poluentes do que o aceitável. E há um fator agravante: o óleo diesel consumido no Brasil é um dos piores do mundo, com grande quantidade de enxofre.

http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI2939498-EI8933,00.html (http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI2939498-EI8933,00.html)

ricardolm
11/06/2008, 09:11
Isso eles falam da frota de SP (40% nao passam) , e os caminhos e onibus que nao tem placa (nem obrigacao de vistoria) de outras cidades/estados!!

Eu vi na marginal pinheiros e na Castelo Branco, da medo!! a Fumaca nao é cinza é preta mesmo!! se pegarem na estrada, acredito que 60% ou mais dos caminhoes nao passam!! (pelo teste visual, imagino na vistoria que é feita)

[]s

diniz
16/06/2008, 16:37
e se misturar querosene no diesel antes do teste será que não da uma enganada na maquina?
so um pokinho, tipo uns 30~40% hehe

Savitu
22/07/2008, 09:05
Espero que escalreça a dúvida de todos!!!

Ilmo Sr.
Ricardo .... ......

Peço desculpas pela demora em responder sua carta em relação ao Programa de Inspeção Veicular.
Sobre parâmetros utilizados:

Os testes de emissão de gases poluentes e de ruído são baseados nos limites estabelecidos pelas seguintes resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA: Resolução nº 7, de 31 de agosto de 1993, para veículos do ciclo Otto; Resolução nº 251, de 7 de janeiro de 1999, para veículos do ciclo Diesel e Resolução nº 252, também de 7 de janeiro de 1999, para emissão de ruído.

Existem tabelas específicas para cada tipo de teste, determinando os limites de emissão. Como se pode conferir na tabela a seguir, por exemplo, a fumaça dos veículos fabricados entre 1992 e 1996 pode conter até 5% de monóxido de carbono, no primeiro ano do programa, de acordo com os limites especificados pelo CONAMA. Em 2009, esse limite será de 3%.

LIMITES PARA INSPEÇÃO DE VEÍCULOS DO CICLO OTTO

Monóxido de carbono corrigido (CO em marcha lenta e 2.500 rpm*)

Ano /Modelo
Limites de CO (%volume) para inspeção a ser realizada em

2009 2010 EM DIANTE
Até 1979

7,0 ¹ 6,0 ²
1980 A 1988

6,5 ¹ 5,0 ²
1989

6,0 ¹ 4,0 ²
1990 E 1991

6,0 ¹ 3,5 ²
1992 A 1996

5,0 ¹ 3,0 ²
A PARTIR DE 1997

1,5 ¹ 1,0 ²

(*) Rotações por minuto
(1) Valores de limite de co (% volume) estabelecidos pelo Conama, para o estágio inicial do programa de inspeção
(2) Valores de limite de co (%volume) estabelecidos pelo Conama, após o estágio inicial do programa de inspeção

Combustível não queimado (HC em marcha lenta e 2.500 ppm*)

Ano/Modelo

Combustível

Limite

Todos os veículos

Gasolina

Misturas (gasolina/alcoól)

Gás combustível

700 PPM

Todos OS VEÍCULOS

Álcool

Mistura ternária

1.100 PPM

(*) Partes por milhão

Diluição mínima: % (CO+CO²)

Limites

Ano /Modelo

Diluição mínima

Todos os veículos

≥ 6%

Velocidade angular do motor (rpm*)

Ano/Modelo

Velocidade angular

Todos os veículos

Marcha lenta: 600 A 1.200 rpm

(*) Rotações por minuto

LIMITES PARA INSPEÇÃO DE VEÍCULOS DO CICLO DIESEL

Limites de opacidade (m-1) em aceleração livre

Para os veículos anteriores à vigência da

RESOLUÇÃO CONAMA N.º 16/95

Tipo de motor

Naturalmente aspirado ou turbo

Alimentado com LDA*

Turbo alimentado

2,5 m-1

2,8 m-1

(*) Dispositivo de controle da bomba injetora de combustível

Para os veículos que atendam à Resolução CONAMA N.º 16/95
Limites conforme o valor declarado pelo Fabricante

LIMITES PARA INSPEÇÃO DE EMISSÃO DE RUÍDO

Limites conforme valor declarado

Se não indicado pelo fabricante, o valor máximo admitido será :
a) Veículos leves (PBT≤ 3.500 Kg com até 9 lugares) = 95 dB(A)** para motor dianteiro, 103 dB (A) para motor traseiro.
b) Veículos de passageiros ou de uso misto (PBT acima de 3.500 kg, com mais de 9 lugares, potência máxima ≤ 150 Kw ou 204 CV) = 92 dB (A) para motor dianteiro; 98 dB (A) para motor traseiro.
c) Veículo de carga ou de tração acima de 3.500 kg = 101 dB (A)
d) Motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados = 99 dB (A)

(*) Peso bruto total (**) Decibéis na escala (A)

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/SVMA

(11) 3396-3076/3078

(11) 9971-1680

andrerusso
22/07/2008, 10:42
ESCLARECIMENTOS SOBRE INSPEÇÃO VEÍCULAR

A partir deste ano, os veículos movidos a motores ciclo Diesel, serão obrigados a passar pela inspeção veicular, veja parte da portaria abaixo:
A data limite para a inspeção depende do número final da placa e, caso não seja aprovado na inspeção, o veículo estará sujeito às seguintes punições (conforme Portaria DETRAN-SP 2722 de 28/12/2007), ver tabela abaixo.

1) Licenciamento do veículo em 2009;

2) Transferência de propriedade;

3) Mudança do município de registro
Segue uma dúvida, me mudei para BH a 2 meses e irei roda r por aqui.
O licenciamento deste ano jã esta feito, ano que vem transferirei para cá o veículo.
Tenho de fazer a vistoria em SP mesmo assim?

Luiz Antonio C. Bodon
22/07/2008, 13:19
Menor idéia....

Beto
22/07/2008, 14:11
Tenho que fazer a vistoria no mes que vem, essa inspeção é municipal, certo? E se transferir o veiculo pra outro municipio? Pode ser uma solução, fiquei sabendo de carros novos reprovados, uma van 2007, silverado nova tb. original.
Agora com irá funcionar a multa, será no proximo licenciamento? E se a pessoa fizer a vistoria meses antes de licenciar, vai receber a multa tb?
os com medo da multa

AKPG
24/07/2008, 19:18
Vou fazer a inspeção do meu Troller no dia 06/AGO. Vamos ver o que vai dar.

w@ldo
29/07/2008, 21:07
Eu fiz a inspeção na minha L200/06 e passou numa boa, quase morri do coração com as aceleradas que os malucos dão no carro, vai ter biela voando pra todo lado quando chegarem os caminhões da feira!!
Eles verificam rapidinho temperatura, óleo do motor e escape e depois partem para o fim de curso do giro do motor....
Quanto a multa pelo que li funciona assim, se você licenciar o carro tem que fazer a inspeção em até 90 dias, se não o fizer no ano que vem quando for licenciar vai pagar a multa, fazer a inspeção e ai sim poderá licenciar.
Se você for parado e pedirem documentos o guarda pode verificar que não tem o selo da inspeção no parabrisas, mas essa história de selos todos conhecem, né?

diniz
31/07/2008, 01:37
Eu fiz a inspeção na minha L200/06 e passou numa boa, quase morri do coração com as aceleradas que os malucos dão no carro, vai ter biela voando pra todo lado quando chegarem os caminhões da feira!!

onde é que fala nessa resolução que são obrigados a acelerar ate corta o giro? ta parecendo mais sacanagem deles, mesmo que tenha que atingir um certo giro, não deve ser ate explodir o motor ne... o negocio é colocar um calço no acelerador mesmo

du
03/08/2008, 22:08
Tenho que fazer a vistoria no mes que vem, essa inspeção é municipal, certo? E se transferir o veiculo pra outro municipio? Pode ser uma solução, fiquei sabendo de carros novos reprovados, uma van 2007, silverado nova tb. original.
Agora com irá funcionar a multa, será no proximo licenciamento? E se a pessoa fizer a vistoria meses antes de licenciar, vai receber a multa tb?
os com medo da multa

Beto,

Se sua preocupação for real, imagine a quantidade de veículos Diesel que estão em lojas de usados ou conscecionárias, terão muita dificuldade em ser vendidos para outros municípios.

Indo mais lonje, alguém que acabou de comprar, na transferência, se precisarem fazer a inspeção e o carro não passar. Estaria naquela responssabilidade do vendedor ( 3 meses ) do correto funcionamento do motor ?

Isso vai dar muito pano para manga.

Abraços Du.

AKPG
28/08/2008, 16:58
Vou fazer a inspeção do meu Troller no dia 06/AGO. Vamos ver o que vai dar.
Não fiz no dia 6. Vou fazer amanhã e depois informo o resultado.

ricardolm
28/08/2008, 17:08
Ola Alexandre, boa tarde!

Tente colocar o diesel Podium da Petrobras antes de ir, eu coloquei 30 litros, mas meu tanque estava vazio, para meu carro ficou show, passou com louvor!!, seu T4 nao vai ficar de "segunda epoca" :):):)

[]s e boa sorte!

RABUGENTO
29/08/2008, 09:08
Ou mude-se para o interiorrrrrrrrrrrr :)

Afonso Carlos
30/08/2008, 04:56
OK, galera li esse tópico todinho, e fiquei chocado:
Seguinte quem for fazer essa bendita inspeção, não permita em hipótese alguma a aceleração máxima de seu motor sem carga, ou seja em neutro, isso é destruidor para o motor, e o pior, na maioria dos casos é em longo prazo, pois se formam centenas de micro fissuras no conjunto móvel do motor, em especial virabrequim e pistões, esse teste só poderia ser realizado em um dinamômetro que aplica carga ao conjunto, alem do mais acelerar em rotação máxima não avalia nada pois nenhum motor (original) consegue atingir tais rotações com carga e em ultima marcha.

SIMPLESMENTE RIDICULO E DESNECESSARIO, ALEM DE EXTREMAMENTE PREJUDICIAL E DESRESPEITOSO AO PATRIMONIO PARTICULAR.

Abração.

AKPG
30/08/2008, 21:51
Afonso,
Infelizmente não tem o que fazer. Os caras alegam que os motores foram projetados para isto. Portanto, não teve jeito.

Eu fiz a inspeção do meu carro na sexta-feira passada. São várias aceleradas até o talo. É muito difícil para nós, que tratamos muito bem de nossos carros, ver o que os caras fazem. O giro sobe até cortar. Olham todo o sistema de escapamento e procuram por vazamento de óleo no motor e nos diferenciais.

No meu caso, eu fui aprovado. segue anexo o comprovante que foi emitido pelo órgão que fez a inspeção.

O meu carro tem motor eletrônico. Levei ele para a revisão de 20k e pedi para olharem a regulagem para ver se estava tudo certo. Além disto, troquei todos os filtros e o óleo. Não fiz mais nada além disso. Inclusive continuei utilizando o mesmo diesel de sempre (Formula Shell Aditivado).

Minha conclusão é: se o seu carro está com a manutenção em dia e se não tem nenhuma alteração no motor, passa fácil. Porém se tiver chip ou for mecânico com bomba alterada... pode esquecer. Vai ser reprovado. E se tiver vazando óleo em algum lugar, também não passa.

Abraços,

AKPG
30/08/2008, 22:01
Afonso,
Infelizmente não tem o que fazer. Os caras alegam que os motores foram projetados para isto. Portanto, não teve jeito.

Eu fiz a inspeção do meu carro na sexta-feira passada. São várias aceleradas até o talo. É muito difícil para nós, que tratamos muito bem de nossos carros, ver o que os caras fazem. O giro sobe até cortar. Olham todo o sistema de escapamento e procuram por vazamento de óleo no motor e nos diferenciais.

No meu caso, eu fui aprovado. segue anexo o comprovante que foi emitido pelo órgão que fez a inspeção.

O meu carro tem motor eletrônico. Levei ele para a revisão de 20k e pedi para olharem a regulagem para ver se estava tudo certo. Além disto, troquei todos os filtros e o óleo. Não fiz mais nada além disso. Inclusive continuei utilizando o mesmo diesel de sempre (Formula Shell Aditivado).

Minha conclusão é: se o seu carro está com a manutenção em dia e se não tem nenhuma alteração no motor, passa fácil. Porém se tiver chip ou for mecânico com bomba alterada... pode esquecer. Vai ser reprovado. E se tiver vazando óleo em algum lugar, também não passa.

Abraços,
Esqueci o laudo. Ai vai....

RABUGENTO
31/08/2008, 07:26
Não seria interessante consultar as montadoras quanto a esse tipo de teste?
Onde estou ainda não tem, mas se tiver vou ficar muito p**o se forçarem demais o motor.
Vamos saber antes se podem mesmo fazer isso.

Guiga Tostes
31/08/2008, 11:28
OK, galera li esse tópico todinho, e fiquei chocado:
Seguinte quem for fazer essa bendita inspeção, não permita em hipótese alguma a aceleração máxima de seu motor sem carga, ou seja em neutro, isso é destruidor para o motor, e o pior, na maioria dos casos é em longo prazo, pois se formam centenas de micro fissuras no conjunto móvel do motor, em especial virabrequim e pistões, esse teste só poderia ser realizado em um dinamômetro que aplica carga ao conjunto, alem do mais acelerar em rotação máxima não avalia nada pois nenhum motor (original) consegue atingir tais rotações com carga e em ultima marcha.

SIMPLESMENTE RIDICULO E DESNECESSARIO, ALEM DE EXTREMAMENTE PREJUDICIAL E DESRESPEITOSO AO PATRIMONIO PARTICULAR.

Abração.

X2:palmas:

Por esta falta de critério estou mudando as viaturas para registro no interior.

RABUGENTO
31/08/2008, 12:24
X2:palmas:

Por esta falta de critério estou mudando as viaturas para registro no interior.

Aqui no interiorrrrrrrrrr ainda não tem essa inspeção mas devem iniciar logo, logo.

Precisamos saber exatamento como deve ser feita essa inspeção. Devem existir normas pra isso.

Não vou deixar moleque ficar acelerando a toa.

Savitu
31/08/2008, 22:21
Tb vou tranferir para o interior, pois além de ser sem critério o teste a partir do ano que vem vai ser pago, esse ano só não estão cobrando por causa das eleições.....

Acho que no interior vai levar um bom tempo para esse teste virar obrigatório, pelo menos nas cidade pequenas....

jrnatalicio
31/08/2008, 22:26
Olá pessoal, vi que muitos amigos estão tendo problemas com a inspeção veicular. O elemento surpresa sempre faz a diferença, se atacar o bandido antes que te ataque voce sai ganhando, então nada melhor do que as resoluções do CONTRAN contra eles e para muitos casos que li no forum a bala na agulha é a 14/98

RESOLUÇÃO Nº 14/98

Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;

CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro;

CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar às autoridades fiscalizadoras, as condições precisas para o exercício do ato de fiscalização;

CONSIDERANDO que os veículos automotores, em circulação no território nacional, pertencem a diferentes épocas de produção, necessitando, portanto, de prazos para a completa adequação aos requisitos de segurança exigidos pela legislação; resolve:

I) nos veículos automotores e ônibus elétricos:

1) pára-hoques, dianteiro e traseiro;
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
4) limpador de pára-brisa;
5) lavador de pára-brisa;
6) pala interna de proteção contra o sol (pára-sol) para o condutor;
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
:cool:luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
13) retrorefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha;
14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca;
15) velocímetro,
16) buzina;
17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes;
1:cool: pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo;
20) extintor de incêndio;
21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão;
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso;
25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo;
26) chave de roda;
27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas;
2:cool: lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem;
29) cinto de segurança para a árvore

mas o que nos importa é o artigo 2o.

Art. 2º. Dos equipamentos relacionados no artigo anterior, não se exigirá:

I) lavador de pára-brisa:
a) em automóveis e camionetas derivadas de veículos produzidos antes de 1º de janeiro de 1974;
b) utilitários, veículos de carga, ônibus e microônibus produzidos até 1º de janeiro de 1999;
II) lanterna de marcha à ré e retrorefletores, nos veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 1990;

III) registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo:
a) nos veículos de carga fabricados antes de 1991, excluídos os de transporte de escolares, de cargas perigosas e de passageiros (ônibus e microônibus), até 1° de janeiro de 1999;
b) nos veículos de transporte de passageiros ou de uso misto, registrados na categoria particular e que não realizem transporte remunerado de pessoas;

IV) cinto de segurança:
a) para os passageiros, nos ônibus e microônibus produzidos até 1º de janeiro de 1999;
b) até 1º de janeiro de 1999, para o condutor e tripulantes, nos ônibus e microônibus;
c) para os veículos destinados ao transporte de passageiros, em percurso que seja
permitido viajar em pé.

V) pneu e aro sobressalente, macaco e chave de roda:
a) nos veículos equipados com pneus capazes de trafegar sem ar, ou aqueles equipados com dispositivo automático de enchimento emergencial;
b) nos ônibus e microônibus que integram o sistema de transporte urbano de passageiros, nos municípios, regiões e microregiões metropolitanas ou conglomerados urbanos;
c) nos caminhões dotados de características específicas para transporte de lixo e de concreto;
d) nos veículos de carroçaria blindada para transporte de valores.

VI) velocímetro, naqueles dotados de registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, integrado.

Parágrafo único: Para os veículos relacionados nas alíneas “b”, “c”, e “d”, do inciso V, será reconhecida a excepcionalidade, somente quando pertencerem ou estiverem na posse de firmas individuais, empresas ou organizações que possuam equipes próprias, especializadas em troca de pneus ou aros danificados.

Para ler na integra acessem Resoluções do CONTRAN nos sites de busca

abraços à todos

JRNatalicio

comenale
01/09/2008, 08:49
Olá pessoal, vi que muitos amigos estão tendo problemas com a inspeção veicular. O elemento surpresa sempre faz a diferença, se atacar o bandido antes que te ataque voce sai ganhando, então nada melhor do que as resoluções do CONTRAN contra eles e para muitos casos que li no forum a bala na agulha é a 14/98

RESOLUÇÃO Nº 14/98

Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;

CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro;

CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar às autoridades fiscalizadoras, as condições precisas para o exercício do ato de fiscalização;

CONSIDERANDO que os veículos automotores, em circulação no território nacional, pertencem a diferentes épocas de produção, necessitando, portanto, de prazos para a completa adequação aos requisitos de segurança exigidos pela legislação; resolve:

I) nos veículos automotores e ônibus elétricos:

1) pára-hoques, dianteiro e traseiro;
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
4) limpador de pára-brisa;
5) lavador de pára-brisa;
6) pala interna de proteção contra o sol (pára-sol) para o condutor;
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
:cool:luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
13) retrorefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha;
14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca;
15) velocímetro,
16) buzina;
17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes;
1:cool: pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo;
20) extintor de incêndio;
21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão;
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso;
25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo;
26) chave de roda;
27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas;
2:cool: lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem;
29) cinto de segurança para a árvore

mas o que nos importa é o artigo 2o.

Art. 2º. Dos equipamentos relacionados no artigo anterior, não se exigirá:

I) lavador de pára-brisa:
a) em automóveis e camionetas derivadas de veículos produzidos antes de 1º de janeiro de 1974;
b) utilitários, veículos de carga, ônibus e microônibus produzidos até 1º de janeiro de 1999;
II) lanterna de marcha à ré e retrorefletores, nos veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 1990;

III) registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo:
a) nos veículos de carga fabricados antes de 1991, excluídos os de transporte de escolares, de cargas perigosas e de passageiros (ônibus e microônibus), até 1° de janeiro de 1999;
b) nos veículos de transporte de passageiros ou de uso misto, registrados na categoria particular e que não realizem transporte remunerado de pessoas;

IV) cinto de segurança:
a) para os passageiros, nos ônibus e microônibus produzidos até 1º de janeiro de 1999;
b) até 1º de janeiro de 1999, para o condutor e tripulantes, nos ônibus e microônibus;
c) para os veículos destinados ao transporte de passageiros, em percurso que seja
permitido viajar em pé.

V) pneu e aro sobressalente, macaco e chave de roda:
a) nos veículos equipados com pneus capazes de trafegar sem ar, ou aqueles equipados com dispositivo automático de enchimento emergencial;
b) nos ônibus e microônibus que integram o sistema de transporte urbano de passageiros, nos municípios, regiões e microregiões metropolitanas ou conglomerados urbanos;
c) nos caminhões dotados de características específicas para transporte de lixo e de concreto;
d) nos veículos de carroçaria blindada para transporte de valores.

VI) velocímetro, naqueles dotados de registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, integrado.

Parágrafo único: Para os veículos relacionados nas alíneas “b”, “c”, e “d”, do inciso V, será reconhecida a excepcionalidade, somente quando pertencerem ou estiverem na posse de firmas individuais, empresas ou organizações que possuam equipes próprias, especializadas em troca de pneus ou aros danificados.

Para ler na integra acessem Resoluções do CONTRAN nos sites de busca

abraços à todos

JRNatalicio

Creio que há algum mal entendido neste caso.
Aqui se trata de inspeção sobre emissão de poluentes:pensativo:

comenale
01/09/2008, 08:55
Alguém sabe dizer se alguma Sportage Diesel já fez essa inspeção e foi aprovada?

Digo isso porque em relação a minha viatura, tenho há muito tempo e sempre mantive a manutenção em ordem, inclusive em relação a bomba (que é mecânica) sempre soltou fumaça. Principalmente quando exige-se mais potência.
Por mais que se faça algum ajuste mais fino na bomba, parece que é uma característica ela soltar mais fumaça que os demais veículos a diesel.

Thiago Pereira
01/09/2008, 16:13
Pessoal,

O assunto da inspeção surgiu em um topico de picapes
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35082&page=47 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35082&page=47)) e surgiu a ideia de quem fez a inspeção postar os valores medidos e limites que constam no laudo (aquele papel azul que é entregue após a inspeção) para termos uma ideia.

L200 GLS 2002 - Limite: 1,8 m-¹ Medição: 0,85 m-¹ RPM: 5125
Troller 3.0 2007 - Limite: 2,8 m-¹ Medição: 0,66 m-¹ RPM: 4650

Abraços,
Thiago

Savitu
12/09/2008, 20:16
Os problemas estão começando a vir a tona, mais de 40% de reprovação segundo dados oficias.....

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM879720-7823-MOTORISTAS+CONTESTAM+RESULTADOS+DA+INSPECAO+PARA+C ARROS+A+DIESEL+EM+SP,00.html

RABUGENTO
13/09/2008, 07:57
Como diz a reportagem, estão exagerando no teste.
Se esse teste é pra saber como se comporta o motor dentro da cidade de São Paulo, sabe-se muito bem que só um maluco vai acelerar desse jeito com o veículo parado.
Mais uma maneira de arrecadar.
Cada vez que o veículo comparece devem cobrar uma taxa, não é isso?

AKPG
13/09/2008, 08:18
Rabugento,
Este ano, não foi necessário pagar nada. Mas com certeza, no ano que vem, o custo disto sairá do nosso bolso....

Abraços,

RABUGENTO
13/09/2008, 08:34
E temos que tomar alguma providência pros moleques não ficarem acelerando 10 vezes como foi dito até a rotação máxima.
No dia que eu tiver que levar lá, vou antes pedir para, na oficina, programarem par o corte acontecer antes da linha vermelha :)
Se falarem alguma coisa, é o corte que vem de fábrica...

AKPG
13/09/2008, 08:45
Mas eu não sei se conseguiremos algo... É muita sacanagem o q fazem no carro.

RABUGENTO
13/09/2008, 09:24
Mas eu não sei se conseguiremos algo... É muita sacanagem o q fazem no carro.

Nao sou advogado, mas sei que há muitos neste forum.

du
13/09/2008, 23:36
Amigos,

Acho que neste caso o que faria mais efeito do que advogado. Era a reportagem da Globo entrevistar engenheiros das fábricas, questionando sobre acelerar com o veículo parado com o câmbio no neutro.

Abraços Du.

RABUGENTO
14/09/2008, 07:34
Amigos,

Acho que neste caso o que faria mais efeito do que advogado. Era a reportagem da Globo entrevistar engenheiros das fábricas, questionando sobre acelerar com o veículo parado com o câmbio no neutro.

Abraços Du.

Du,

Concordo com você. Essa teria que ser no JN.

Precisamos de alguém que tenha contatos com a Globo de SP.

Por aqui não tenho :(

du
14/09/2008, 13:01
Então......

Da forma que ficou, a Globo está muito parcial, está se posicionando a favor do governo ( de quem dita a regra ) , sem se preocupar se o método é correto. E o mais extranho é que deveria ser ao contrário, o jornalista deveria defender a coletividade ( que não tem poder para contestar as regras ) .

Não sei se cabe neste caso, mas a população ou alguma associação de proprietários de veículos deveria exigir o direito de resposta.

Abraços Du.

Allan Nielsen
14/09/2008, 15:38
Não conheço o procedimento de teste que esta sendo adotado em São Paulo, e felizmente estou fora deste (por enquanto pelo menos). Diante dos questionamentos se esta correto submeter o motor a este procedimento, por curiosidade dei uma pesquizada nos procedimentos nos USA.

A norma de teste de opacidade para motores diesel é a SAE J-1667 nos estados que pesquizei (CA, MD, WI e NJ ). Achei no site de um fabricante de instrumento de medida um resumo do procedimento. http://www.mirenco.com/driverMax/OpacityInstrumentation.shtml

Project preparations, vehicle preparations, and equipment preparations are performed. With the vehicle in neutral, the engine is warmed to acceptable levels, the air conditioning is turned off, and the engine brake is disengaged. The engine is then accelerated to its maximum governed speed. It is held at this speed for four seconds and released. This process is repeated six times.

Ou seja em condições normais de uso, com o motor sem carga ele é acelerado ao maximo na sua rotação regulamentada durante aprox 4 seg, isto é repetido por 6 vezes; dai é feita a media das 3 piores medidas.

É isto que esta sendo feito em Sampa? se for acho que não tem choro nem vela, vamos ter que engolir. :evil:

Abs

du
14/09/2008, 17:38
Allan,

Até ai tudo bem, mas entende, nossos carros e combustíveis são piorzinhos que no resto do mundo, o que eu gostaria de escutar, é uma posição oficial da fábrica, que os motores brasileiros aguentam este teste, qualquer que seja o ano de fabricação do motor, e qualquer que seja a quilometragem já percorrida. Entende, agora somos obrigados a deixar que os fiscais desgastem e ponham em risco nossos motores. E no caso de quebra eles não precisam pagar o estrago. Motores novos em bancada de teste já vi que aguentam, mas pela reportagem que foi exibida aí encima as pessoas estão falando que o teste está quebrando os motores, radiadores e etc.

Abraços Du.

comenale
14/09/2008, 18:25
Acho que todos deveriam se organizar e fazer como os proprietários que apareceram na reportagem acima: BOLETIM DE OCORRÊNCIA!
Se o volume de ocorrências for grande, alguma coisa deve acontecer.

Elmer_Jeep
15/09/2008, 12:47
Pessoal, encontrei no site do SINDIREPA/SP algumas informações sobre níveis de emissões e ruídos de alguns motores:

http://www.sindirepa-sp.org.br/pdfs/encarte_agosto08.pdf

http://www.sindirepa-sp.org.br/pdfs/ENCARTE_MARCO08.PDF

Minha conexão aqui é muito lenta, quem puder abrir os outros anexos pra procurar se tem essas informações pra mais modelos de motor aqui vai o link geral:
http://www.sindirepa-sp.org.br/menu_infotecnica.asp

(abri até o de nov/2007)

[]'s

Luiz Antonio C. Bodon
19/09/2008, 12:07
A Defender vai passar pela inspeção no início de outubro...

Fiquei sabendo que vários veículos tipo Besta, Topic entre outros quebraram na realização desse teste (inclusive saiu uma matéria no SPTV da Rede Globo [um dos entrevistados foi o engenheiro Luiz Fraga, dono da oficina The Specialist, especializada em Land Rover], questionando os "técnicos" e a normatização deste teste)...

comenale
19/09/2008, 13:55

Fiquei sabendo que vários veículos tipo Besta, Topic entre outros quebraram na realização desse teste (inclusive saiu uma matéria no SPTV da Rede Globo [um dos entrevistados foi o engenheiro Luiz Fraga, dono da oficina The Specialist, especializada em Land Rover], questionando os "técnicos" e a normatização deste teste)...

Boa sorte em sua inspeção.
Assim que passar pela inspeção, post os procedimentos e as ocorrências para que todos acompanhem se houve alguma evolução na forma de avaliação.

Morcego
19/09/2008, 14:16

Pior de tudo, os caras aprontam a g@g@d@, os donos ficam com o prejuizo e ainda tem que voltar la prá ser avaliado pelos mesmos estupidos.

gustavo.servio
01/11/2008, 20:46
Pessoall,

Estou vendo que essa inspeção ainda vai dar muito pano pra manga. Minha 90tinha foi reprovada duas vezes. Sob o argumento de ter uma variação de opacidade alta entre uma acelerada e outra. Vale ressaltar, que mesmo a variação sendo alta, só em uma das dez, ela ultrapassou o limite que é de 1.93 (no segundo teste). Mas segundo os técnicos da Controlar o equipamento (NBR13037) rejeita o teste programa quando a variação é alta. O que fazer agora? Conversei com o Fraga (The Specialist) e ele me disse que em casos como esse o teste devia ser reprovado, e não o carro. Pesquisando na internet, encontrei algumas notícias recentes de proprietários que tiveram problemas com a inspeção, principalmente perueiros. E li que um vereador, Paulo Abou Anni está, aparentemente, engajado na adequação do teste. Seguem links das matérias:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081101/not_imp270580,0.php

http://64.233.169.104/search?q=cache:kDsP0dgZv5wJ:www.cidadetran.com.br/br/noticas_detalhes.asp%3Fid%3D1408269+reclamações+in speção+veicular+diesel&hl=en&ct=clnk&cd=1&client=safari

http://www.zap.com.br/carros/dicas-materias-veiculos/seu-carro/default.aspx?mat=6221

Abraços

BACALHAU
14/11/2008, 17:13
Olá, pessoALL.

Passando por aqui, vi as suas dúvidas.
Sugestão: Porque não encaminhá-las para:

http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/index.asp ?

Talvez resolva.
Boa sorte

Guiga Tostes
06/12/2008, 17:56
Olá Amigos,

fiz hoje a tal da inspeção veicular para veiculos diesel em minha Band 1985... e fui aprovado...porém segue algumas infos importantes:

Tomei as devidas precauções:

1 - Levei a Band com oleo e filtros trocados
2 - Sem nenhum vazamento em baixo
3 - Abastecida co diesel podium e 1 garrafinha de aditivo(XP3)
4 - O carro e motor estavam limpos

A primeira veirficação foi visual e meia boca (motor/nivel de oleo/lacre na bomba/ escape/filtro de ar e escape).

Depois o tecnico FDP acelerou o carro 10X até o talo, sendo a média de corte impressa no recibo 3450rpm(q raiva!!!), sendo q o minimo de aceleradas é de 7...mas o cara não contente acelerou as 10X...

O nivel permitido no opacimetro(computador) era de 2,8...e a média da minha Band que não solta fumaça preta ficou em 4,8...ou seja mto acima do permitido. Para me enquadrar nos 2.8(mesmo nivel exigido dos carros novos e modernos com motor eletronico) teria q fechar mto a bomba...deixando o carro com desempenho lixo para ver no oque acontece... Pergunto seria certo exigir um parâmetro Europeu aplicado a veiculos modernos de um carro com motor de mais de 20 anos de fabricação???

Seguindo...

Porem, há uma resolução de que não reprova e ampara os veiculos abaixo(mais velhos de 1995) ...sendo assim:

Quem tem veiculo a diesel fabricado antes de 1995 pode levar q a aprovação é AUTOMATICA!!!! Todos estão sendo aprovados, quanto a fumaça desde que não esteja absurdamente preta e que não haja vazamentos, o escape e o nivel do oleo esteja em ordem.

Achei o metodo e explicações controversas do "técnico" uma merd*....e me foi informado que todos os carros fabricados antes de 1995 serão aprovados neste ano e q no ano q vem algo poderá mudar e não mais haverá tolerancia.

Perguntei o q fazer uma vez q meu carro esta regulado de acordo com a tabela da Mercedes Benz e ainda assim ficou 50% acima do permitido....e a besta me disse q não sabia e sugeriu fechar a bomba ao máximo...

Respondi q ficaria abaixo do recomendado pelo fabricante, perdendo desempenho e o cara(GÊNIO) teve a coragem de me sugreir a compra de um motor mais novo eletrônico...PODE??? Quase mandei ele a merd* mas fiquei com pena tamanho despreparo do rapaz...

Foi ridículo isso!!! Mta falta de informação...o cara nem sabia q as bands 95 em diante tinham motor Toyota...e por ai vai o numero de asneiras q tive de ouvir...

Mas enfim, passei e estou livre ate o ano q vem!!!

Ps.: Quem já fez a vistoria por favor poste o nivel atingido no opacimetro para compararmos o média da minha Band ficou em 4,8.

Abrs

BACALHAU
06/12/2008, 19:34
Guiga, mais uma vez a minha sugestão:

Ouvidoria do Inmetro (http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp) e, quem sabe, até apelar para a Justiça. Sugerir às emissoras de televisão e às revistas especializadas que façam uma matéria sobre o assunto, também me parece uma boa alternativa.
Essas "empresas" de Inspeção Veicular credenciadas pelo Inmetro, são a meu ver, uma fábrica de ganhar dinheiro. Mais uma maneira de extorquir o povo. Mas, mesmo assim, elas têm que obedecer normas e critérios que são definidos pelo Inmetro.
Não tenho veículo a Diesel, mas também questiono os critérios de avaliação de veículos que têm GNV. No meu caso nem olharam para o sistema em si. Só se interessaram em vistoriar amortecedores, freios e escapamento (poluentes), como se os outros veículos que só usam gasolina, ou álcool ou os flex, também não possuíssem esses itens. Outro objeto de "preocupação" nessas vistorias, é se a "requalificação" do cilindro, feita a cada cinco anos, está em dia. No meu caso essa "requalificação" foi uma simples pintura e um novo selo adesivo, pelo precinho de R$ 150,00, que somados aos R$ 90,00 da vistoria...:parede:
Mas, voltando ao assunto, questionem, reclamem, caso se achem prejudicados. Não podemos deixar que nos empurrem goela abaixo, determinações, muitas vezes sem sentido.
Entre no site acima e descreva minuciosamente o que foi feito, e por quem foi feito. Exponha as suas dúvidas e vamos ver o que eles respondem.

Abraços

dudas_308w
06/12/2008, 20:27
Ja aprendi algumas coisas sobre esse assunto, que vou compatilhar com o povo. Somente para fins educativos, e nao devem ser usados para mascarar nenhum resultado de testes, inspeçoes, essas coisas.:-D

1 - XP3 - o aditivo da garrafinha rosa realmente funciona. O correto é 1ml/L. ou seja, a garrafa de 200ml trata 200 litros. Desnecessario usar mais que essa quantidade, pois o efeito é o mesmo. Se vc usar 1/4 da garrafa com 50lts de diesel, e depois mais 1/4 da garrafa no segundo tanque, a fumaça será reduzida expressivamente. Se o oleo usado for podium, o efeito é maior ainda.

2 - uso de oleo de soja. O oleo de soja vem sendo usado em tratores no interior, misturado 50/50 com diesel. Ele prejudicial a BI. A glicerina do oleo quando usado em temperaturas frias endurece e seu uso prolongado compromete os componentes da BI. Isso tambem nao deve ser feito em temperaturas abaixo de 16 graus. É claro que isso nao causa nenhum problema, se o motor já esta aquecido com 10lts de oleo diesel no tanque e receber mais 10 lts de oleo de soja (da lata mesmo). O problema é que o oleo de soja com o motor aquecido mistura totalmente e seu escapamento ficara com uma fumaça totalmente branca e com cheiro que lembra pastelaria. Para acabar o cheiro de pastelaria, complete o tanque apos a inpeçao com oleo diesel normal. O cheiro da pastelaria deve diminuir, e a sua BI nao terá glicerina empastada nela.:-D

3 - placa de E.V.A debaixo do assoalho. Muito cuidado ao colocar placas de EVA por baixo do assoalho, pois pode comprometer o fim de curso de seu acelerador. Ele nao chegará ao fim, e por consequencia o motor nao acelerará demais e o seu carro nao vai passar de 120km/h na estrada nem 3000 e poucos giros. Um horror.

abs

Guiga Tostes
06/12/2008, 22:03
Pois é Bacalhau, tem mta grana envolvida neste negócio e certamente as coisas não mudarão tão fácil...

A empresa privada que realiza os testes montou uma gde estrutura e precisa de $$ para cobrir os "investimentos" para o meio ambiente!!

E quem se fod* somos nós....

Paciencia...Brasil....

Amo meu país e me envegonho mto dos que o lideram.....
Abrs

BACALHAU
06/12/2008, 23:49
Pois é, Guiga, eu também fico revoltao com um monte de coisas que acontecem por aí.
E eu boto a "boca no trombone". Tento fazer valer meus direitos e muitas vezes dá certo.
Pode ser que eu esteja me iludindo. Tem gente até que diz que eu não vou mudar o mundo. Mas se cada um fizer a sua parte...
Bem, cada um tem uma forma de ver as coisas. A minha é esta aí no anexo.

Guiga Tostes
07/12/2008, 00:07
Gde Bacalhau! Esta é a atitude correta, concordo contigo!!

Abrs

offroad
08/12/2008, 18:50
pergunta.... essa inspecao eh anual ?
acho q todos deviam seguir a sugestao do bacalhau, alias estender isso. com emails para politicos e revistas especializadas..

Guiga Tostes
09/12/2008, 18:35
Ola Offroad!

A inspecao eh anual...mtos estao ja se mobilizando e vamos ver no que vai dar..

Abrs

spin
10/12/2008, 07:03
O grande problema da inspeção veicular não é a inspeção em sim. Isto é bom. Todos esses problemas relatados neste tópico tem uma causa raiz:

"As montadoras que especificam os valores de opacidade".

O que quer dizer isso:
Os valores para os testes são especificados pela montadora.

Mas por que o meu motor não passa:
Para homologar o motor, a montadora "desenvolve" um motor que atenda as normas. Mas este motor não será o da linha de produção.

Assim, tudo isso que ocorre é em virtude das montadoras. estes sim são responsáveis pelas reprovações.

Tenho visto alguns testes de opacidade em veículos novos. Em alguns deles, o valor de opacidade não é o especificado pela montadora.

SPin

diniz
10/12/2008, 08:02
3 - placa de E.V.A debaixo do assoalho. Muito cuidado ao colocar placas de EVA por baixo do assoalho, pois pode comprometer o fim de curso de seu acelerador. Ele nao chegará ao fim, e por consequencia o motor nao acelerará demais e o seu carro nao vai passar de 120km/h na estrada nem 3000 e poucos giros. Um horror.

abs

+ - isso que "não" farei :wink:... dar folga no cabo do acelerador junto a bomba e regular um certo parafusinho que tem debaixo do pedal do acelerador... ja testei isso aqui em casa, a aceleração demora bem mais a subir e nã excede o limite do motor, pois o meu não é como esses modernos que tem corte de giro, então eu mesmo "programo" o corte... minha vistoria é no começo de 2009

OPC+JR
10/12/2008, 08:57
pergunta.... essa inspecao eh anual ?
acho q todos deviam seguir a sugestao do bacalhau, alias estender isso. com emails para politicos e revistas especializadas..

Sim é anual, segundo o decreto municipal, podendo ser exigido duas vistorias para veiculos que ele chama de uso intenso.

E quem dirá o que é uso intenso? A Secretaria Municipal do Verde e do Meio ambiente de São Paulo, ao que tudo indica seriam onibus, caminhoes etc.

OPC+JR
10/12/2008, 09:02
De jeep eu sou meia boca, :lol: só aprendendo e quetinando a rapaziada aqui, mas, embora eu não tenha carro diesel, deixar eu dar meus pitacos naquilo que eu entendo um pouco :twisted:

Para quem não sabe, no dia 17 de novembro de 2008 foi publicado o Decreto Municipal n° 50.232/2008, que revogou o Decreto Municipal n° 49.463/08, dispondo sobre o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em uso – I/M-SP.

O Programa de inspeção veicular foi criado pela Lei Federal 8.723/93, com o objetivo de controlar a poluição atmosférica, fixando que:

Art. 12. Os governos estaduais e municipais ficam autorizados a estabelecer através de planos específicos, normas e medidas adicionais de controle da poluição do ar para veículos automotores em circulação, em consonância com as exigências do Proconve e suas medidas complementares. (Redação dada pela Lei nº 10.203, de 22.2.2001) (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10203.htm_)

Em decorrência desta disposição, o §2° do supracitado artigo de Lei disciplina que:
§ 2o Os Municípios com frota total igual ou superior a três milhões de veículos poderão implantar programas próprios de inspeção periódica de emissões de veículos em circulação, competindo ao Poder Público Municipal, no desenvolvimento de seus respectivos programas, estabelecer processos e procedimentos diferenciados, bem como limites e periodicidades mais restritivos, em função do nível local de comprometimento do ar. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.203, de 22.2.2001 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10203.htm_))

Sendo assim, em consonância com essas diretrizes, o Município de São Paulo criou o programa de inspeção periódica veicular, denominado como Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em uso – I/M-SP, através da Lei Municipal n° 11.733/95, regulamentada agora pelo novel Decreto 50.232/08.

Segundo a lei que instituiu o I/M-SP, a principal finalidade do programa é controlar a emissão de poluentes e os ruídos gerados pelos veículos automotores em razão da alteração de suas características originais, do seu desgaste, do uso de combustíveis adulterados ou de outros fatores, obtendo a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida da população.

(Prossigo no próximo)

OPC+JR
10/12/2008, 09:09
Falaram aqui que as montadoras fixam os parametros de controle dos seus veiculos, motores etc, porém, este fato não é verdade.

Tá previsto lá no citado Decreto Municipal que a frota-alvo a ser inspecionada, – a parcela da frota que será submetida à vistoria, segundo necessidades e possibilidades regionais - o calendário para a execução das inspeções, os procedimentos de inspeção, os critérios de aprovação e os padrões máximos de emissão serão definidos por portaria expedida pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Portanto esta secretaria é quem fixará as metas, detalhe, para comercializar os motores as fabricas tem de submete-los aos parametros de emissões do PROCONVE.

(continua)

OPC+JR
10/12/2008, 09:19
Mensagens atrás o colega Guiga afirmou:

Olá Amigos,

Seguindo...

Porem, há uma resolução de que não reprova e ampara os veiculos abaixo(mais velhos de 1995) ...sendo assim:

Quem tem veiculo a diesel fabricado antes de 1995 pode levar q a aprovação é AUTOMATICA!!!! Todos estão sendo aprovados, quanto a fumaça desde que não esteja absurdamente preta e que não haja vazamentos, o escape e o nivel do oleo esteja em ordem.

Achei o metodo e explicações controversas do "técnico" uma merd*....e me foi informado que todos os carros fabricados antes de 1995 serão aprovados neste ano e q no ano q vem algo poderá mudar e não mais haverá tolerancia.

Abrs

Não estou criticando a informação, aliás ele nem teria obrigação de saber :concordo:, mas eu sim :mrgreen:, então o que o colega inspetor não soube explicar é que o decreto que criou a fiscalização, fixa que os veículos diesel fabricados antes da vigência da Resolução CONAMA 16/95 tem padroes de emissões diferentes dos mais modernos, sendo que só serão reprovados se ultrapassarem os valores de referência estabelecidos pela Resolução CONAMA 251/99, ou pela Portaria expedida pela Secretaria do Verde.

Como não há portaria, valem os padroes fixados naquela resolução, e pelo menos pela lei é eles quem tem de ser utilizados para a fiscalização.

Para quem se interessa em ver esta resolução é só pegar no site:
http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano1.cfm?codlegitipo=3&ano=1995 (http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano1.cfm?codlegitipo=3&ano=1995)

(continua)

OPC+JR
10/12/2008, 09:22
E aí vai uma informação valiosa, quem quiser é só pedir minha conta por Mp para depositar um ajuda de custo:mrgreen:.

Segundo o 2º, § 4º e 5º, são dispensados das vistorias os seguintes veículos

•os veículos de coleção, os concebidos exclusivamente para operações militares e agrícolas, os concebidos exclusivamente ou especialmente adaptados para competições, os tratores, as máquinas de terraplanagem e de pavimentação, podendo a Secretária do Verde estabelecer outros casos;
•os veículos novos estão dispensados da inspeção no primeiro licenciamento.

OPC+JR
10/12/2008, 09:24
Acho que era isto aí que eu tinha para dizer, não sei nenhum macete nem nada assim. :concordo:

[]´s

Osmir

Guiga Tostes
11/12/2008, 18:01
Mensagens atrás o colega Guiga afirmou:

Não estou criticando a informação, aliás ele nem teria obrigação de saber :concordo:, mas eu sim :mrgreen:, então o que o colega inspetor não soube explicar é que o decreto que criou a fiscalização, fixa que os veículos diesel fabricados antes da vigência da Resolução CONAMA 16/95 tem padroes de emissões diferentes dos mais modernos, sendo que só serão reprovados se ultrapassarem os valores de referência estabelecidos pela Resolução CONAMA 251/99, ou pela Portaria expedida pela Secretaria do Verde.

Como não há portaria, valem os padroes fixados naquela resolução, e pelo menos pela lei é eles quem tem de ser utilizados para a fiscalização.

Para quem se interessa em ver esta resolução é só pegar no site:
http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano1.cfm?codlegitipo=3&ano=1995 (http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano1.cfm?codlegitipo=3&ano=1995)

(continua)

Grande Amigo Osmir, obrigado pelas valiosas informaçoes!

O problema não são as leis ou os parâmetros e sim os encarregados em aplicá-las que não seguem um padrão.

Vale citar que o limite de emissão é único para todos os anos de fabricação, sendo 2,5m1 para aspirados e 2,8m1 para turbinados, ou seja, nao ha limite especial para veiculos antigos e o estabelecido pela Proconve tb nao é considerado e sim o determinado pela portaria das secretarias. Confuso não?

Com isso os veículos anteriores a 1995 mesmo ficando acima do permitido (estabelecido pela portaria das secretarias) são aprovados amparados pelo decreto citado no link acima.

Conforme ocorrido comigo, o limite era 2,8m1 meu carro produziu 4,8m1 e foi aprovado por causa do tal decreto e isso sai documentado no cupom entregue aos proprietários apos a vistoria... porem vale ressaltar, o limite 2,8m1 é o estabelecido pela secretaria e eu gostaria de saber qual o limite em que a Mercedes foi autorizada a produzir tal motor.

Refine sua pesquisa qto aos índices permitidos, orgaos e ano dos veiculos, pois este assunto é bastante controverso... e esta falta de clareza e dificuldade de compreensao é o que incomoda a grande maioria.

Suas infos foram de grande valia e caso saiba de algo mais atualizado(pois dizem que para o próximo ano as coisas vão mudar), por favor continue a nos ajudar.

Gde abr!

Guiga Tostes
11/12/2008, 21:22
Amigos,

segue a cópia do comprovante de aprovação emitido após o teste para melhor ilustrar o resultado e os indices aferidos.

Ps.: Notem que consta no circulo vermelho como: não reprovado...

Abrs

Luiz Antonio C. Bodon
12/12/2008, 09:48
A minha Defender 110, ano 2001, só depois da 4ª vistoria :evil: é que ela foi aprovada, mas antes tive que passar na The Specialist e eles acabaram tendo que mexer na bomba injetora só para passar nesta inspeção (memso já tendo utilizado 3 tanques de diesel podium).

O resultado foi que fui me "arrastando" até a inspeção (o veículo só ia até a 60km/h). Aí sim consegui entrar nos valores pedidos....:rolleyes:

Mas como não dá para andar com essas condições, acabei retornado as "antigas condições" e, aí sim, voltando aos valores normais do dia-a-dia.

Luiz Antonio C. Bodon
12/12/2008, 10:10
Vejam a reportagem abaixo:

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,29291 (http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,29291)

Por que será que quase 84% dos veículos inspecionados NÃO FORAM APROVADOS.....:evil:

É duro eles estabelecerem um parametro próximo do Euro IV e examinarem vaículos rodando com cobustível tupiniquim, muito distante até do parametro "EURO I":roll:

folgado
12/12/2008, 10:27
Luiz, esse é um problema sério.
Para "resolver" o problema, punem o usuário, que não tem alternativa no abastecimento: tem que utilizar o péssimo combustível que lhe é oferecido.
Tudo errado nese Brasil.
A minha Land está registrada em Santo André, por ora não tenho esse problema. Se tivesse que passar pelo teste, seria reprovado com certeza.
Mas em breve, essa inspeção será adotada pelo Governo do Estado, aí não haverá escapatória.
[]s

offroad
13/12/2008, 03:59
por aqui depende o estado, a inspecao soh comeca depois de 5 anos.
ai eh de 2 em dois ou qdo transfere.
se nao passar sao 4 opcoes.
1a. vc banca o conserto
2a. o governo financia se vc n tiver grana
3a. desmanche
4a. procura um mexicanico, ele jah importou tecnologia latina p/ aprovar carros.

eh no dinamometro, testam tb a tampa do tanque de gas.

sao dois tipos de teste.

smog check e smog only.

diniz
13/12/2008, 05:11
A minha Defender 110, ano 2001, só depois da 4ª vistoria :evil: é que ela foi aprovada, mas antes tive que passar na The Specialist e eles acabaram tendo que mexer na bomba injetora só para passar nesta inspeção (memso já tendo utilizado 3 tanques de diesel podium).

O resultado foi que fui me "arrastando" até a inspeção (o veículo só ia até a 60km/h). Aí sim consegui entrar nos valores pedidos....:rolleyes:

Mas como não dá para andar com essas condições, acabei retornado as "antigas condições" e, aí sim, voltando aos valores normais do dia-a-dia.
ness mexida na bomba, eles lacraram ela p/ passar no teste?

abs

Guiga Tostes
13/12/2008, 09:31
Diniz,

a medida adotada pelo Bordon eh a uma das unicas que garantem aprovacao, fecha-se a bomba(na maioria das vezes abaixo do recomendado pelo fabricante do motor) e lacra-se. Faz a vistoria e depois volta no bombista e abre a bomba de acordo com a regulagem normal e lacre-se novamente...e por ai vai fazendo esse processo 1 vez ao ano...

Ruim, mas fazer o q?

Abrs

Guiga Tostes
13/12/2008, 09:33
por aqui depende o estado, a inspecao soh comeca depois de 5 anos.
ai eh de 2 em dois ou qdo transfere.
se nao passar sao 4 opcoes.
1a. vc banca o conserto
2a. o governo financia se vc n tiver grana
3a. desmanche
4a. procura um mexicanico, ele jah importou tecnologia latina p/ aprovar carros.

eh no dinamometro, testam tb a tampa do tanque de gas.

sao dois tipos de teste.

smog check e smog only.

1o. mundo eh outra coisa ne!?!?

Esse teste no dinamometro deve ser mto bacana...alem de ser o correto! Ao contrario do que acontece por aqui qdo os "tecnicos" aceleram o carro ate o talo sem carga...

Abrs

offroad
13/12/2008, 13:24
nao tenho certeza, mas parece que mantem por 30 segundos em cada faixa de rotacao.
tipo 1000rpm, 2000rpm e 3000rpm
simula o dirigir na rua, estrada
de jeito nem aceleram ateh o talo.

e sobre 100% serio nao eh, os mexicanos jah inventaram uma " tecnologia"
para passar :parede:

diniz
13/12/2008, 20:27
Diniz,

a medida adotada pelo Bordon eh a uma das unicas que garantem aprovacao, fecha-se a bomba(na maioria das vezes abaixo do recomendado pelo fabricante do motor) e lacra-se. Faz a vistoria e depois volta no bombista e abre a bomba de acordo com a regulagem normal e lacre-se novamente...e por ai vai fazendo esse processo 1 vez ao ano...

Ruim, mas fazer o q?

Abrs
vc acompanhou a vistoria no seu carro? o cara fuça mesmo p/ ver se o lacre ta certinho? se for, vai ser um porre todo ano levar o carro so p/ colocar esse bendito... onde vc levou o seu p/ fazer o serviço?

abs

Hugo4x4
14/12/2008, 07:46

Luis,

Não concordo com o teu procedimento e menos entendo uma oficina tida como séria se prestar para isto. Enganar o teste para engordar as estatísticas de resultados positivos é dar mais argumentos a os incapazes técnicos do governo que a técnica e os parâmetros adotados para a realidade brasileira esta certa.

Morcego
14/12/2008, 20:21
Vejam a reportagem abaixo:

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,29291 (http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,29291)

Por que será que quase 84% dos veículos inspecionados NÃO FORAM APROVADOS.....:evil:

É duro eles estabelecerem um parametro próximo do Euro IV e examinarem vaículos rodando com cobustível tupiniquim, muito distante até do parametro "EURO I":roll:

Triste estatistica, 84% reprovados :parede:, e o pior é que destes 16% que são aprovados muitos só conseguiram depois da 3ª ou 4ª vez ou usando algum artificio somente para serem aprovados como foi o caso do Luiz Antonio.

Eta Brasil !:cry:

Guiga Tostes
14/12/2008, 21:06
vc acompanhou a vistoria no seu carro? o cara fuça mesmo p/ ver se o lacre ta certinho? se for, vai ser um porre todo ano levar o carro so p/ colocar esse bendito... onde vc levou o seu p/ fazer o serviço?

abs

Diniz,

eu acompanhei toda a vistoria de perto. A fora a inspeção de emissão de poluentes a outra parte é visual onde o "técnico" confere todo o sistema de admissão/escape/mangueiras/radiador/nível do oleo/vazamentos nos diferenciais e caixas e por fim a verificação do lacre na bomba.

Não há exigencia de numeração no lacre(por enquanto acredito eu), basta estar lacrada, o cara olha e depois parte para as aceleradas.

Eu não mudei a regulagem da minha bomba para passar no teste e o carro ficou acima do permitido porém, fui aprovado amparado pelo decreto aos carros fabricados anteriormente a 1995.

Qto a regulagem, basta ir em um bombista de confiança que ele faz o trabalho.

Abrs

sergiomaia
14/12/2008, 22:48
Sou novo no site e o motivo que me fez entrar aqui foi para dividir
minha experiência com a inpeção veicular e a bomba injetora diesel da minha Pajero Full!.

Levei para inspeção naquele lugar perto da Ceagesp e fui reprovado de cara na emissão.

Levei em uma oficina que uma pessoa indicou e aí começou meu problema.
os caras não entendem de bombas eletrônicas. Desmontaram e não sabiam montar. Meu carro ficou 2 meses e nada. Daí tive que retira-la para outra oficina e nada, os técnicos não tinham como mexer nessa bomba, a palavra é essa mesma "bomba" Imaginem vcs 1 caixa com 1000 peãs desmotadas. Levei para a Mit e o conserto 31.000,00. Imaginam?

Falei com a Bosch e me indicaram 4 autor., nenhuma queria pegar o carro no estado. Aí um amigo que tem Pajero me indicou uma empresa em Moema, cheguei lá e fiquei impressionado, pois a oficina é gigante e bonita. Bom beleza não conserta bomba. Tive que falar que estava tudo desmontado! Aí quando para minha surpresa um eng. de lá aceitou o meu "caso". Gente eles ficaram 40 dias com o carro e eu fui acompanhando os problemas dia sim dia não.
Resumindo, a outra oficina perdeu pelas da bomba, desmontou os bicos, perdendo peças, mexeram nas válvulas, estragaram alguns sensores, ddanificaram o intercooller e mais outros problemas, exatamente o que a Mit falou e orçou. Bom depois de 15 dias me passaram um valor total de 9800.00 e meu carro ficou maravilhoso, anda mas do que antes , passou na inspeção, ele tiraram varios problemas de vazamento, limpeza do conjunto para evitar reprovação. O pessoal da Controlar até elogiou pois estava perfeito. Vale a indicação desse pessoal que resolveu o problema e
pelo menor valor quer tinha tido em outras oficinas.

Se precisarem a empresa fica na Al. dos Nhambiquaras, 1980 em Moema prox do Pizza Hut. A pessoa que me atendeu foi o eng. Paulo, não tenho o nome da empresa, mas o telefone é 5094-0064 (decorei de tanto que falei com ele)

Alguem já foi nesta empresa?

Abraço e obrigado pelo desabafo!

Sergio

Luiz Antonio C. Bodon
15/12/2008, 10:32
Luis,

Não concordo com o teu procedimento e menos entendo uma oficina tida como séria se prestar para isto. Enganar o teste para engordar as estatísticas de resultados positivos é dar mais argumentos a os incapazes técnicos do governo que a técnica e os parâmetros adotados para a realidade brasileira esta certa.

Hugo, respeito a sua posição mas eu (e o engenheiro e dono da oficina) já não tinha muito mais sobre o que fazer. Já estava rodando com diesel podium há pelo menos 3 tanques; a quilometragem do veículo é baixa (86.000km ano 2001) portanto ainda longe de uma abertura da bomba injetora; as revisões obrigatórias foram realizadas na concessionária e só quando a mesmao completou 40.000km é que passou para este local (The Specialist) e mais ninguém mexeu (ou irá mexer [se possível for] nesse veículo). Não há nenhum vazamento nem no sistema de óleo, água, diesel que justificasse qualquer conserto (até porque a manutenção preventiva é realizada a cada 5.000km).

Como estava finalizando o prazo de transferencia (sem a multa de R$ 550,00 e a necessidade de aprovação de vistoria) para outro estado, tive que apostar tudo nessa 4ª vistoria (esta gratuita porque a anterior fora paga).

Portanto, ou eu realizava essa "mexida" na bomba (apenas para passar no teste) ou a transferiria para outro estado (o que não acho certo).

Abraços.

Luiz Antonio C. Bodon
15/12/2008, 10:36
ness mexida na bomba, eles lacraram ela p/ passar no teste?

abs

Eles conseguiram uma maneira de mexer na bomba sem "avariar" o lacre. Mas não me pergunte como porque eu não sei como é essa "mágica"....

lpfm
15/12/2008, 10:59
Srs,
minha hilux sr5 nao roda em sp apesar da placa ser de sp. Nao fiz a vistoria ainda, estou querendo transferir o carro de municipio. Minha duvida eh se eu consigo fazer isso sem a vistoria.
abs,
lp

Luiz Antonio C. Bodon
15/12/2008, 11:14
Srs,
minha hilux sr5 nao roda em sp apesar da placa ser de sp. Nao fiz a vistoria ainda, estou querendo transferir o carro de municipio. Minha duvida eh se eu consigo fazer isso sem a vistoria.
abs,
lp

Até onde eu saiba (por informações obtidas de despachantes), se vc fizer a transferencia AINDA ESTE ANO, não será necessária esta vistoria. A partir do ano que vem, aí sim é necessário a APROVAÇÃO na vistoria. Se o veículo for REPROVADO, será necessário arrumar o mesmo, ser aprovado na ispeção e só aí será realizado a transferencia do mesmo.

Pelo menos foi a informação recebida, espero que esteja errada mas sinceramente acho que não....

Hudson Buck
15/12/2008, 21:12
Srs,
abs,
lp

Prezado.

Enquanto você estiver com o carro licenciado pode fazer o que quizer, trasferir de cidade, estado, propietário, etc. Como o próximo licenciamento só será efetuado com a vistoria feita, se a mesma não tiver sido realizada, você não poderá licenciar e consequentemente não poderá fazer nada do que citei acima.
Minha experiência: moro em Mairiporã mas o meu CJ5 (diesel) e o JPX da patroa ainda estavam registrados em São Paulo. Levei o JPX com motor maxion 2.5 que rodou pouco mais de 15.000 km (montado com bloco e quase tudo novo), com BI revisada e lacrada pela BOSCH, bicos injetores com menos de 500 km originais, diesel podium, fumaça imperceptível em marchas lenta, etc, para a vistoria e ........ foi reprovado. E sabem qual é o problema??? Quando ocorre uma determinada variação para mais ou para menos entre as medidas de emissões o aparelho reprova, mesmo que a mais alta das leituras tenha ficado abaixo do valor máximo permitido. Como o JPX possui ventuinha elétrica, a mesma era acionada durante algumas das aceleradas exigindo mais do motor, aumentando as emissões naquele instante. Quem fez o teste deve lembrar do técnico pedindo para desligar qualquer aparelho elétrico, faróis e itens que roubassem energia, pois poderiam interferir no teste. Agora perguntem se a anta que me atendeu quis saber ou pelos menos entendeu o que eu estava falando sobre o tal do vnetilador do sistema de arrefecimento.
Como posso levar a sério uma vistoria feita por pessoas sem conhecimento. Aquele pessoal foi treinado só para acelerar e olhar o tal computador, eles não conhecem o que fazem.
Qual foi a solução que adotei??? Como moro em Mairiporã transferi os dois jipes para minha cidade. Acredito que não irão fazer vistoria em cidades pequenas, pois a lei federal fala em controle somente em cidades com mais de 3 milhões de veículos.

Abraços.

Hudson.

Guiga Tostes
15/12/2008, 21:44
Fala Hudson,

eu tenho familia em Mairipora tb e transferi minha SW para ai e nao ter dor de cabeca e com a Band decidi encarar a vistoria e conferir ao vivo esta palhacada...que eu achava nao era tao absurda.

Bom, resta ver o que vai acontecer no ano que vem...qdo toda a frota sera submetida ao teste...imagina a ZONA q vai ser...

Infelizmente os tecnicos de tao despreparados chegam a fazer papel de idotas...uns sao prestativos outros se acham os donos da verdade pois tem o "poder" de reprovar...ridiculo isso.

Abrs(indignado mesmo aprovado!)

diniz
16/12/2008, 06:57
Sou novo no site e o motivo que me fez entrar aqui foi para dividir
minha experiência com a inpeção veicular e a bomba injetora diesel da minha Pajero Full!.

Levei para inspeção naquele lugar perto da Ceagesp e fui reprovado de cara na emissão.

Levei em uma oficina que uma pessoa indicou e aí começou meu problema.
os caras não entendem de bombas eletrônicas. Desmontaram e não sabiam montar. Meu carro ficou 2 meses e nada. Daí tive que retira-la para outra oficina e nada, os técnicos não tinham como mexer nessa bomba, a palavra é essa mesma "bomba" Imaginem vcs 1 caixa com 1000 peãs desmotadas. Levei para a Mit e o conserto 31.000,00. Imaginam?

Falei com a Bosch e me indicaram 4 autor., nenhuma queria pegar o carro no estado. Aí um amigo que tem Pajero me indicou uma empresa em Moema, cheguei lá e fiquei impressionado, pois a oficina é gigante e bonita. Bom beleza não conserta bomba. Tive que falar que estava tudo desmontado! Aí quando para minha surpresa um eng. de lá aceitou o meu "caso". Gente eles ficaram 40 dias com o carro e eu fui acompanhando os problemas dia sim dia não.
Resumindo, a outra oficina perdeu pelas da bomba, desmontou os bicos, perdendo peças, mexeram nas válvulas, estragaram alguns sensores, ddanificaram o intercooller e mais outros problemas, exatamente o que a Mit falou e orçou. Bom depois de 15 dias me passaram um valor total de 9800.00 e meu carro ficou maravilhoso, anda mas do que antes , passou na inspeção, ele tiraram varios problemas de vazamento, limpeza do conjunto para evitar reprovação. O pessoal da Controlar até elogiou pois estava perfeito. Vale a indicação desse pessoal que resolveu o problema e
pelo menor valor quer tinha tido em outras oficinas.

Se precisarem a empresa fica na Al. dos Nhambiquaras, 1980 em Moema prox do Pizza Hut. A pessoa que me atendeu foi o eng. Paulo, não tenho o nome da empresa, mas o telefone é 5094-0064 (decorei de tanto que falei com ele)

Alguem já foi nesta empresa?

Abraço e obrigado pelo desabafo!

Sergio

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

qual é o endereço do artista da primeira oficina que perdeu as peças?
é bom divulgar os bons e os ruins tbem

wdoc
16/12/2008, 12:43
Pessoal

o Brasil nao tem jeito mesmo levei a L200 na inspecao e o indice que deveria se de no MAXIMO 1,15 so deu 2,00 para cima.
Liguei para a Mit e segundo eles preciso levar o carro la para ser "ajustado" que ai passa na inspecao, depois da inspecao volto la e eles "desajustam" a bomba.

Esse pais nao tem jeito mesmo, para que fazer algo que ninguem que passou esta certo...... O objetivo final que é controlar a poluicao fica no lixo...

INDIGNADO!!!!!!:twisted::twisted::twisted::twisted ::twisted::twisted:

Morcego
16/12/2008, 16:21
Esse pais nao tem jeito mesmo, para que fazer algo que ninguem que passou esta certo...... O objetivo final que é controlar a poluicao fica no lixo...

INDIGNADO!!!!!!:twisted::twisted::twisted::twisted ::twisted::twisted:

Para encher mais os cofres publicos que já estão com mais de 1 bilhão de tributos este ano que ainda não acabou.:cry:

dudas_308w
30/12/2008, 14:27
fui reprovado por que o nivel de oleo da vareta tava abaixo do minimo...
fiquei com os cabelos em pé, pois acompanho o nivel sempre e nunca esta abaixo....:parede:
Ae como jah estava na hora de trocar, fui pra casa de lubrificantes e troquei filtro e oleo. Saiu 6 litros do carter, oleo que dava pra naufragar um bairro todo...
agora vou ter que ir de novo naquela pagação de mico.
Que azia.
Para piorar, a prefeitura esperava vistoriar 380mil carros/ultilitarios esse ano, e ateh ontem foram 32 mil. Ou seja, só os trouxas mesmo que andam na lei tao se descabelando por conta disso. A turma da geral ta se lixando.
é pra acabar, né não? :evil:

Luca
05/01/2009, 22:43
Hoje, realizei a Inspeção Veicular na minha Toyota Hilux. Não me tomou nem 10 minutos.
Examinaram visualmente o estado geral do motor. Depois mediram o nível do óleo. Nem inspecionaram vasamentos na parte inferior. Se o fizeram foram muito rápidos e discretos.
Colocaram uma sonda na saída do cano de escape para medição de CO. Ligaram o motor e começaram a acelerar. Foram umas vinte aceleradas de uns 3 ou 4 segundos cada, tempo suficiente para atingir e estabilizar a rotação máxima. Nada que pudesse fazer o motor sofrer. Visualmente avaliaram a intensidade da fumaça.
O carro foi aprovado. Colaram um selo no canto esquerdo na parte de cima :twisted::twisted: do parabrisa e pronto. Somente daqui um ano terei que fazer nova avaliação. A medição de CO deu 3,8 partes por milhão, fora da especificação permitida para motores diesel, que é de 2,5 ppm. Mas durante este primeiro ano, para carros anteriores a 1995, haverá tolerância. Ano que vem, minha Toyota terá que estar com o motor afinado.
[]´s

ricardolm
06/01/2009, 09:35
Aproveitando, qdo fiz a inspecao no ano passado (selo 08) nao tive que pagar, pelo que vi este ano tem uma taxa de inspecao de 56,00 (se nao me engano) :| Tb ouvi dizer que esta taxa é devolvida depois da inspecao, se for verdade porque cobram?

alguem tem informacoes sobre a cobranca desta taxa?

[]s

Allan Nielsen
06/01/2009, 10:08
Aproveitando, qdo fiz a inspecao no ano passado (selo 08) nao tive que pagar, pelo que vi este ano tem uma taxa de inspecao de 56,00 (se nao me engano) :| Tb ouvi dizer que esta taxa é devolvida depois da inspecao, se for verdade porque cobram?

alguem tem informacoes sobre a cobranca desta taxa?

[]s

Alguem tem duvida que terá taxa? se não fosse pra cobrar não teria inspeção; o negocio é faturar.

dudas_308w
06/01/2009, 11:39
sentei na graxa...
fui no dia 31 pela manha, aceleraram o carro até 4600 RPM (eu nao achava que passaria dos 4000) e sempre enfiando o pé sem piedade :evil:.
Ae nao teve XP3, borracha debaixo do assoalho que segurasse. Saiu fumaça enquanto a rotação nao estabiliza.

a medição deu 3ppm, quando o limite seria de 2,16ppm.

Ae questionei a rotação, e os "expertos" me disseram que isso é regulamentado por lei.

agora estou com o papagaio para resolver. vou ter que arrumar o tal bombista que aperte o parafuso do debito até o carro ficar somente com 20HPs e eu conseguir passar sem fumaça. :parede:

sinto-me um otario

Allan Nielsen
06/01/2009, 12:46
No Rio tem inspeção veicular a 1 decada, alem das taxas crio-se ao redor dos postos de inspeção negocios "interessantes" com anuncios por todo lado como aluguel de pneus, estepes, extintores de incedio etc para a inspeção. Tem concertadores de lanternas quebradas "com garantia de aprovação na inspeção", e mais uma porrada de coisas.

Agora o que acho mais original, é aluguel de calças de moleton (R$5,00) para os desavisados que vão ao Detran trajando bermudas :).

Em spo não será diferente, daqui a pouco vc terá "outdoors" proximo aos postos de inspeção com anuncios tipo "fecho e lacro sua BI com garantia de aprovação na inspeção e retorno a potencia original apos a inspeção", "instalo bucha de lã de vidro no silencioso para aprovação no teste de opacidade".

Este é o Brasilzão varonil.

Luca
06/01/2009, 21:54
... Agora o que acho mais original, é aluguel de calças de moleton (R$5,00) para os desavisados que vão ao Detran trajando bermudas. Em spo ... Allan,
Acho que será diferente sim. Sou o primeiro a detestar o estado brasileiro, que de nada serve e só faz cobrar, mandar e achacar.
Este caso me parece diferente. O problema de poluição ambiental e sonora em Sampa é muito mais grave que no Rio. Foi investido um bom dinheiro no projeto. A infra que lá está não é pequena. E pelo que vi posso imaginar que é só o começo. Quem tem o carro em relativa ordem, não tem o que temer.
[]´s

Morcego
06/01/2009, 22:04
Aluguel de calça de Moleton, foi a melhor que já ouvi sobre inspeção.:lol::lol::lol:

Allan Nielsen
06/01/2009, 23:08
Luca,
tomara que seja realmente uma inspeção seria, pois todos pagamos um preço muito elevado por todas essas mazelas. Infelizmente enquanto a Petrobras continuar vendendo esta bomba que ela chama de diesel continuarei cetico quanto ao resultado efetivo desses programas.

Fernando,
trabalhei varios anos em um predio em frente ao Detran na Av. Pres. Vargas no Rio e via o aluguel das calças de moleton; se me contassem eu duvidaria. Isto aqui é uma piada.

Abs

ricardolm
07/01/2009, 09:09
O que eu nao estou entendendo (caso SP) é que cobram a taxa e te devolvem caso o carro passe na inspecao, nao seria mais correto cobrar a revistoria (em caso de reporvacao).

Outra coisa que me deixou cabreiro foi que os carros e motos fabricado "a partir" de 2003 terao que fazer esta inspecao, ou seja, os carros mais velhos que realmente poluem mais e que varios nao tem manutencao NAO terao que fazer a inspecao este ano, juro que esta nao entendi :(:(:(
Eu so nao vi se essa regra vale para os carros a diesel :/

[]s

Allan Nielsen
07/01/2009, 11:55
Noticia do Estadão de hj http://www.estadao.com.br/noticias/geral,motorista-usa-artificio-para-passar-na-inspecao-veicular,303603,0.htm _São Paulo

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009, 07:26 | Online

Motorista usa artifício para passar na inspeção veicular

Técnica de 'maquiar' motor diminui a potência, consequentemente reduzindo a emissão de fumaça

Da Redação - Agência Estado
Tamanho do texto? A A A A

SÃO PAULO - O alto índice de reprovação na inspeção veicular obrigatória para veículos a diesel - 37% até 31 de dezembro - está fazendo muitos motoristas usarem artifícios para não serem barrados. O mais comum é "maquiar" as caminhonetes e caminhões para o momento da análise, principalmente reduzindo a abertura da bomba injetora de combustível. Dessa forma, diminui a potência do motor e, consequentemente, a emissão de fumaça. Logo após aprovados, os veículos são levados às oficinas para retornar ao estado original.
Veja também:
http://render.estadao.com.br/ext/selos/icone-bullet.gifTire suas dúvidas sobre a inspeção veicular obrigatória (http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid302774,0.htm)
http://render.estadao.com.br/ext/selos/icone-bullet.gifTabela para cálculo do IPVA de 2009 é divulgada em SP (http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid270259,0.htm)

http://render.estadao.com.br/ext/selos/icone-bullet.gifSite para agendar a inspeção (http://www.controlar.com.br/)
http://render.estadao.com.br/ext/selos/icone-bullet.gifMais informações sobre o programa no site da Prefeitura (http://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/svma/inspecaoveicular/)

"A gente não aconselha os clientes a tomarem essas medidas, porque pode prejudicar os veículos e eles podem receber grandes multas. Mas a inspeção está barrando até veículos em perfeito estado, então eles precisam fazer alguma coisa", diz Leandro João Conti, proprietário da Mecânica Injediesel Mourão, na zona leste de São Paulo.

Após o início da inspeção veicular, as oficinas mecânicas registraram em média um aumento de 30% na busca pelo serviço. Os proprietários, no entanto, reclamam que o trabalho feito pela Controlar - consórcio responsável pelas inspeções - está sendo feito de uma forma errada, sem levar em conta as especificidades de cada veículo. "Os limites permitidos não são adequados aos padrões que estão previstos no manual de cada veículo", diz o encarregado de oficina de uma concessionária de caminhonetes de luxo.

Ele conta que precisa ir em média três vezes por mês ao centro de inspeção do Jaguaré acompanhando os clientes para discutir com os funcionários da Controlar os padrões corretos. Além disso, as caminhonetes que vão à concessionária começaram a passar por uma "adequação do débito de combustível" para serem aprovadas, que significa regular o volume de combustível que é injetado no motor . "Acontece que essas caminhonetes são carros fortes, então elas mal andam desse modo. Por isso eles voltam aqui depois para serem ajustadas." Ele, no entanto, diz que os veículos continuam adequados com o padrão exigido pelo Município, sem poluir o ambiente.

O diretor-executivo da Controlar, Eduardo Rosin, nega que os técnicos da companhia estejam atuando de maneira errada. "É um programa novo e há uma desinformação geral. As concessionárias estão com dificuldades para se adequar. Todo mundo sabe que existe uma falha na comunicação entre as montadoras e as concessionárias e muitas vezes o que está no manual já não é o ideal para o veículo", diz.

Os proprietários de veículos também reclamam que os funcionários da Controlar não informam os problemas nas reprovações. O motorista de van escolar Cássio Eduardo Martins teve seu veículo reprovado em julho do ano passado, menos de seis meses depois de ter comprado 0 km na concessionária. "Ele tinha menos de 7 mil quilômetros rodados e estava até na garantia", diz.

Martins voltou à concessionária para fazer uma manutenção. Ele escutou da equipe que nada seria feito, pois o carro estava em perfeito estado. "Um me dizia que o carro estava perfeito e o outro reprovava. E eu sem saber o que fazer". A única medida tomada por ele foi trocar o local de abastecimento de combustível. "Eu pesquisei na internet qual era o melhor óleo diesel do Brasil. Após 15 dias, meu carro foi aprovado."

Agendamentos

O site e o telefone disponibilizados pela Controlar para os agendamentos da inspeção - obrigatória neste ano para todos os veículos fabricados entre 2003 e 2008 - voltaram a apresentar problemas ontem. A empresa informou que melhorou o atendimento, aumentando de 200 para 3 mil a capacidade de acessos por minuto do site. No entanto, a medida foi insuficiente e poucos conseguiram acesso.

De acordo com Eduardo Rosin, a demora de até dez minutos nas ligações pelo telefone 3545-6868 é consequência das falhas do sistema online. "O banco de dados do site e do atendimento telefônico é o mesmo, então um prejudicou o outro", diz.

Luca
07/01/2009, 20:54
... enquanto a Petrobras continuar vendendo esta bomba que ela chama de diesel continuarei cetico...
Allan,
O estado brasileiro poderia obrigar a Petrossauro a distribuir um diesel de 1o. mundo. Sabem cobrar de nós, mas não sabem exigir de si mesmo. Exigir da Petrobrás, nem pensar. Nem se fala sobre isto.

... cobram a taxa e te devolvem caso o carro passe na inspecao..., ... os carros e motos fabricado "a partir" de 2003 terao que fazer esta inspecao...
Ricardo,
1) Eles não vão nos devolver. Se guardarmos o comprovante poderemos abater do IPVA ou cobrar Prefeitura de Sampa. Será difícil ver a cor do $$ de novo.
2) Quanto ao ano de 2003, é apenas uma linha divisória. Garante que todos os veículos que entrarem agora no mercado e até 2003, farão a inspeção. Os velhos, aos poucos vão saindo de circulação. Em dez anos uns 95% da frota de Sampa terá que fazer a inspeção. Daí veremos a eficácia.
[]s

carioca10
07/01/2009, 22:37
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI20784-10142,00.html (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI20784-10142,00.html)
"...
O programa começou em 2008 verificando apenas os veículos e utilitários movidos a diesel, e agora se estende aos modelos movidos a gasolina, álcool e gás natural.
..."

Allan Nielsen
08/01/2009, 10:18
Novo capitulo de " A Mentirosa"

do Estadão

http://blog.estadao.com.br/blog/skins/dirfonte/img/img_b2.gif Xô, enxofre
por diretodafonte
Se alguém notou, em 2009, alguma diferença no ar que se respira em São Paulo, pode pôr na conta dos 7.000 a 8.000 ônibus que estão circulando com o S-50, um diesel que libera um décimo do enxofre usualmente consumido por ônibus e caminhões no País.

Não é lá muita coisa - Europa e EUA já utilizam o S-10, um diesel cinco vezes ainda mais limpo que esse. Mas é um começo, apesar da resistência da Petrobrás, que não quis produzir o novo combustível e agora tem de importá-lo para entregar às empresas.

lpfm
08/01/2009, 19:00
Vamos fazer umas contas? Sp tem 6.000.000 de carros, supondo que sejam 50% a partir de 2003 temos 3mm de carros para serem inspecionados. Existem 3 locais disponiveis somente! o q da uma media de 1mm de carros para cada posto. temos somente 252 dias uteis no ano, portanto sao quase 4mil carros por dia para serem inspecionados. trabalha-se normalmente 8hs por dia o que da 500 carros por hora. Ou seja, os caras tem q atender 8 carros por minuto!!!!!!!!!!!Alguem me explica a magica? Ou o proposito eh cobrar multa?????
abs,
lp

comenale
08/01/2009, 21:03
Vamos fazer umas contas? Sp tem 6.000.000 de carros, supondo que sejam 50% a partir de 2003 temos 3mm de carros para serem inspecionados. Existem 3 locais disponiveis somente! o q da uma media de 1mm de carros para cada posto. temos somente 252 dias uteis no ano, portanto sao quase 4mil carros por dia para serem inspecionados. trabalha-se normalmente 8hs por dia o que da 500 carros por hora. Ou seja, os caras tem q atender 8 carros por minuto!!!!!!!!!!!Alguem me explica a magica? Ou o proposito eh cobrar multa?????
abs,
lp

Grande matemática:palmas:

O pior é ouvir dos orgãos que novos postos serão abertos.

Vamos completar essa matemática: 3mm de carros pagando $ 56,00 os "coitados" vão embolçar uma bagatela de $ 168.000.000,00:!:

Alguém tem alguma dúvida se vão devolver a taxa?

diniz
09/01/2009, 02:19
eles falam que cobram mas devolvem p/ amaciar o povo no começo, assim cria o habito de pagar... e como ja passou a eleição do enrrustido, logo logo tiram a devolução... brasileiro é acomodado mesmo, a gente fala mal dos hermanos mas se fosse la pros lados dos pampas eles ja tinham colocado abaixo aquilo:evil::evil:

lpfm
09/01/2009, 12:37
claramente isso foi feito para aliviar nossos bolsos. A taxa nao sera devolvida, esqueca. e se for nao tera correcao sera daqui a 1 ano e com desconto de imposto. Tera q provar que pagou. Agora, eh impossivel vistoriar todos os carros, alias eh impossivel vistoriar 30% dos carros, ou seja a grande maioria pagara multa no licenciamento. Ai ja viu, eh so pegar o valor da multa e multiplicar por 1,5mm ou 2mm.
Alem disso, eh o transtorno de ficar pegando fila agendando vistoria , ridiculo isso

lpfm
09/01/2009, 12:37
se fosse poluicao a preocupacao, eriam dado um jeito na gasolina e no diesel ja

comenale
22/01/2009, 11:06
Pessoal,

Hoje passei pela inspeção veicular e a viatura foi aprovada com louvor:dance:.

Mas tem um porem:oops:. Teve que ficar 2 dias no estaleiro para ser revisada e minimizar a possibilidade de reprovação.

O procedimento é aquela já descrito pelos companheiros foristas, sem nenhuma novidade. Apesar das inúmeras reclamações e contestações.

Lucas Nassif
22/01/2009, 21:31
Galera,

Alguém poderia me dizer quais as normas para inspeçao veicular que estão em vigor??

Nao li o tópico todo pq to sem tempo, mas preciso dessa informaçao com uma certa urgência!!

Se alguém puder ajudar, eu agradeço!

Abrsss,
Lucas Nassif

ricardolm
24/01/2009, 18:39
colocando numa forma sumarizada :)

Todos os veiculos fabricados a partir de 2003, inclusive motos
Veiculos a Diesel, TODOS, independe do ano.

Espero que ajude!

[]s

comenale
24/01/2009, 21:08
colocando numa forma sumarizada :)

Todos os veiculos fabricados a partir de 2003, inclusive motos
Veiculos a Diesel, TODOS, independe do ano.

Espero que ajude!

[]s

Só completando a informação: neste primeiro ano de inspeção alguns veículos diesel fabricados antes de uma determinada data devem passar pela inspeção mas não serão reprovados (não me recordo qual é o ano de fabricação).
Todos que ainda forem fazer a inspeção correspondente ao ano de 2008 estão isentos do pagamento da taxa.

ricardolm
25/01/2009, 09:59
Ola Comenale, blz.

Na realidade " todos" vamos pagar, mas a prefeitura disse que vai "devolver" (ainda nao sei como) so nao entendi porque nao fizeram pagar apenas o que forem fazer a "revistoria" :|:|:|

[]s

AKPG
12/03/2009, 12:25
Reativando o tópico.

Galera,
Hoje fui fazer a inspeção veicular no meu "sednazão" ( Hilux SRV AT 2008 ).

Seguem os dados da inspeção:
Limite da marcha lenta: entre 650 a 850. Apurado: 740.
Rotação de corte: entre 4510 e 4710. Apurado: 4625.
Opacidade: até 2,8. Apurado: 0,28.

Agora o que é de matar são as aceleradas até o limite de corte do giro do motor. Coisa de dar dó. Eu nunca acelerei meu carro até o limite do corte e chega o pessoal e mete o pé sem dó.... Ainda bem que não sou cardíaco (pelo que eu saiba), pois senão teria tido um "troço" hoje...

Agora o mais "interessante" foi o seguinte. Eu perdi a inspeção do ano passado e marquei esta agora achando que já valeria para 2008 e 2009. E qual foi minha surpresa? A que fiz hoje vale somente para o ano de 2008 e como já estamos em 2009, terei que fazer outra até o final do mês para deixar o carro "regularizado"... Ou seja, semana que vem tem mais aceleradas na pkp....

Abraço,

ricardolm
12/03/2009, 12:37
Ola Alexandre, bom dia!

Vc nao foi multado por nao ter feito a do ano passado? :|

eu tenho que fazer a de 2009 (de 2008 eu ja fiz :) )

[]s

Thiago Pereira
12/03/2009, 12:40

O que não entendo é essa incoerencia do teste.

Como o limite de opcidade de uma Hilux 2008 common rail é de 2,8 m-¹ e o de uma L200 2002 com bomba injetora é de 1,8m-¹?

A minha L200 ano passado foi aprovada tb, mas a opacidade medida foi de 0,98 m-¹ e o limite era de 1,8m-¹.

Abraço,
Thiago

AKPG
12/03/2009, 12:53
Ola Alexandre, bom dia!

Vc nao foi multado por nao ter feito a do ano passado? :|

eu tenho que fazer a de 2009 (de 2008 eu ja fiz :) )

[]s

Ricardo,

Fiquei com a mesma dúvida que você, mas não recebi nenhuma penalidade até agora. Vamos ver na hora que eu for fazer o licenciamento.

Um abraço,

AKPG
12/03/2009, 12:55
O que não entendo é essa incoerencia do teste.

Como o limite de opcidade de uma Hilux 2008 common rail é de 2,8 m-¹ e o de uma L200 2002 com bomba injetora é de 1,8m-¹?

A minha L200 ano passado foi aprovada tb, mas a opacidade medida foi de 0,98 m-¹ e o limite era de 1,8m-¹.

Abraço,
Thiago

Thiago,

Realmente esta falta de critério é preocupante. Lembro quando fiz a inspesão do Troller, o limite dele era de 2,6 ou 2,8 para o motor 3.0 eletrônico. Deveria ser justamente o inverso. Os motores mais novos deveriam ter uma taxa mais rigorosa. E parece que acontece o inverso...

Um abraço,

Thiago Pereira
12/03/2009, 13:24
Thiago,

Realmente esta falta de critério é preocupante. Lembro quando fiz a inspesão do Troller, o limite dele era de 2,6 ou 2,8 para o motor 3.0 eletrônico. Deveria ser justamente o inverso. Os motores mais novos deveriam ter uma taxa mais rigorosa. E parece que acontece o inverso...

Um abraço,

Alexandre,

Com ctz deveria ser o inverso, pois existe toda uma tecnologia investidas pelas fabricas (obrigadas é claro) para diminuirem as emissões com os catalisadores, filtros, sistemas de injeção, etc.

Na L200 o indice usado pela Controlar foi o mesmo que indica no manual e em um adesivo na coluna B esquerda.
1,34 m-¹ para altitude de até 350 m e 1,8 m-¹ para altitudes acima de 350 m.

Se vc tiver oportunidade de verificar quanto que a Toyota ou a Troller divulgam, pode estar ai a resposta, ou seja, as fabricas aumentaram o indice para talvez evitar "problemas" devido ao nosso excelente diesel, pq conheço pessoalmente casos de carros novos 2007 e 2008 que foram reprovados como Sorento, Dodge Ram e Defender, essa ultima na semana passada.

Abraço,
Thiago

AKPG
12/03/2009, 13:32
Thiago,

Tenho a mesma impressão que você. Talvez este limite alto seja declarado pelas montadoras para conseguir que seus veículos atendam a legislação sem muito esforço.

Depois vou procurar nos manuais dos dois carros esta informação.

Um abraço,

comenale
12/03/2009, 13:48
Thiago,

Tenho a mesma impressão que você. Talvez este limite alto seja declarado pelas montadoras para conseguir que seus veículos atendam a legislação sem muito esforço.

Depois vou procurar nos manuais dos dois carros esta informação.

Um abraço,

Em relação aos índices de opaçidade, a primeira impressão de que não há um critério definido é nítido. Basta comparar os índices que são apresentados, como limítes, para o mesmo modelo de veículo, sendo que há versões equipados com injeção eletrônica e outros com bombas mecânicas. O óbvio é que os equipados com injeção eletrônica apresentem um índice de opacidade muito menor que os mecânicos:parede:.
O porquê disso a controlar não explica:!:

AKPG
21/03/2009, 21:57
Reativando o tópico.

Galera,
Hoje fui fazer a inspeção veicular no meu "sednazão" ( Hilux SRV AT 2008 ).

Seguem os dados da inspeção:
Limite da marcha lenta: entre 650 a 850. Apurado: 740.
Rotação de corte: entre 4510 e 4710. Apurado: 4625.

Agora o que é de matar são as aceleradas até o limite de corte do giro do motor. Coisa de dar dó. Eu nunca acelerei meu carro até o limite do corte e chega o pessoal e mete o pé sem dó.... Ainda bem que não sou cardíaco (pelo que eu saiba), pois senão teria tido um "troço" hoje...

Agora o mais "interessante" foi o seguinte. Eu perdi a inspeção do ano passado e marquei esta agora achando que já valeria para 2008 e 2009. E qual foi minha surpresa? A que fiz hoje vale somente para o ano de 2008 e como já estamos em 2009, terei que fazer outra até o final do mês para deixar o carro "regularizado"... Ou seja, semana que vem tem mais aceleradas na pkp....

Abraço,

Conforme relatado na mensagem ai de cima, tive que fazer a inspeção novamente nesta semana. E esta agora é referente ao ano 2009. Os resultados foram:

Limite da marcha lenta: entre 650 a 850. Apurado: 751.
Rotação de corte: entre 4510 e 4710. Apurado: 4633.
Opacidade: até 2,8. Apurado: 0,26.

Houve uma pequena alteração entre eles. Vale ressaltar que fiz a inspeção em um local diferente da semana retrasada.

Agora, aceleradas até o limite somente no ano que vem.

diniz
22/03/2009, 21:09
Fiz da minha Kia 95 semana passada e foi aprovada... mas maquiei ate onde deu hehehehe

fechei a bomba aqui em casa mesmo e levei no bombista p/ lacrar, custou apenas 30,00 p/ lacrar e ainda foi colocado de qquer jeito, chegando em casa retirei o lacre e fechei mais um pouquinho a bomba e lacrei de novo usando um alicate... soltei e dei folga no cabo do acelerador um pouco, assim ela tinha ela não chegava ate o limite de aceleração... resultado ela chegava ate 4100 rpm de aceleração maxima... nem precisou das 10 aceleradas la no teste, aceleraram somente 7 vezes e so soltava bem pouquinho de fumaça preta bem no finalzinho

fui direto p/ casa p/ voltar ao "ajuste" normal prq eu não tava aguentando andar c/ o carro assim, moro no alto de uma ladeira e tive que subir ela praticamente toda de primeira

do lado da minha tinha uma Blazer 2.8 que os caras judiaram, foram pelo menos umas 20 aceleradas, qdo eu cheguei ela ja tava no teste e qdo sai ainda tavam discutindo o resultado

caj
26/03/2009, 11:49
caros amigos
o pessoal da inspeção também verifica o extintor? se ele estiver solto tem problemas?
agradeço

AKPG
26/03/2009, 12:02
caros amigos
o pessoal da inspeção também verifica o extintor? se ele estiver solto tem problemas?
agradeço

Não verificam nada disto.

Um abraço,

comenale
26/03/2009, 13:29
caros amigos
agradeço

Verificam bomba injetora (lacre ou qualquer sinal de adulteração), sistema de escapamento (catalizador ou alterações significantes) e procuram por vazamentos.
Nenhum outro item faz parte dessa inspeção.

caj
06/04/2009, 11:33
caros amigos
jipe com motor adaptado de outro veiculo passa na inspeção? alguem passou com jipe adaptado? eles pedem nota fiscal do motor?
abraços

ricardolm
06/04/2009, 15:03
Alguem conseguiu ou sabe como faz para receber a taxa (reembolso)?

[]s

comenale
06/04/2009, 22:07
caros amigos
jipe com motor adaptado de outro veiculo passa na inspeção? alguem passou com jipe adaptado? eles pedem nota fiscal do motor?
abraços

Acho que você não precisa se preocupar com isso, uma vez que os inspetores observam somente os componentes envolvidos na emissão de poluentes (escapamento, vazamentos e bomba injetora - com o devido lacre). Não verificam nada além disso.

paulusxavier
07/04/2009, 13:51
Vejo que muitos tiveram o limite de opacidade acima do limite
estipulado. Pergunto se aconteceu com alguem o mesmo que comigo.
No meu caso, a medição saiu como não calculada, o técnico tentou explicar mas se enrolou todo. Agora vou para a segunda tentativa.
abçs

hariel
29/06/2009, 10:02
Pessoal

Estou com a inspeção agendada para 6 feira agora.
Alguma dica para reduzir as chances de ser "barrado" ? Já me recomendaram usa diesel podium da Petrobras, já me recomendaram usar aditivio no diesel e por ai vai !!!!
Tenho um Troller 04 com 120K km e pensei em usar um aditivo por esses dias para ir limpando, porém a minha duvida é: se estiver muito sujo a "limpeza" pode aparecer no escapamento e fazer o carro "bombar" na inspeção ?

malobra
30/06/2009, 10:24
Pessoal, o limite para a opacidade diminuiu em relação a 2008? A Controlar está mais rigorosa? Para um T4 2.8 o limite era, ano passado, 2,80. Em 2009 caiu para 2,50? Confere?

Abs,

hariel
06/07/2009, 10:15
Ola pessoal

Fiz a inspeção na 6 feira (03/07) e .... o carro foi reprovado ! Um pto chamou-me a atenção: O LIMITE !!!!
Na baia onde fiz a inspeção o computador estava em 2,50 e não em 2,80, como alguns de vcs disseram que era o limite da lei.
De qq jeito meu carro ficou na faixa de 2,90~3,00 e provavelmente não teria passado, porém é um certo absurdo cada inspeção ter um padrão diferente !
Em tempo: fiz a minha inspeção na Controlar da Barra Funda (r. Gustaf Willi
Borghoff, 450) na primeira baixa (# 1 ou a da esquerda).

Vou reagendar a inspeção, porém antes vou fazer a troca de todos os fltros e o
oleo do motor e, dessa vez, usar o Diesel Podium que alguém aqui disse que ajuda
bastante !!!

dudas_308w
04/01/2010, 23:24
Alguem indica um Bombista bom em SP?
precisarei passar na inspeçao ate o fim de janeiro.
abs

diniz
05/01/2010, 03:53
abs
eu mesmo fechei a bomba em casa e levei no bombista só p/ lacrar, gastei usn 30,00... passou na boa, mas o carro mal andava na marginal hehehe... sai de la e voltei a regulagem normal.... vou fazer isso todo ano pelo jeito

abs

Paulow
05/01/2010, 07:37
Pessoal, bom dia!!!
Alguém sabe os limites para o jeep 1951 ?
abraços!!

wilson ghetti
05/01/2010, 08:49
Pessoal, bom dia!!!
Alguém sabe os limites para o jeep 1951 ?
abraços!!

Paulo, seu Jeep é isento, ele só será inspecionado se o mesmo foi modificado para DIESEL.

[ ]'s explicativos

dudas_308w
05/01/2010, 13:47
eu mesmo fechei a bomba em casa e levei no bombista só p/ lacrar, gastei usn 30,00... passou na boa, mas o carro mal andava na marginal hehehe... sai de la e voltei a regulagem normal.... vou fazer isso todo ano pelo jeito

abs

Sabe como fechar a BI de um 2.5 HSD? :pensativo:

abs

diniz
05/01/2010, 20:35
Sabe como fechar a BI de um 2.5 HSD? :pensativo:

abs
c/ uma chave 13 vc solta a contra porca do parafuso atras da bi, e gira o parafuso no sentido anti horario, nisso a marcha lenta vai cair, então vc solta a contra porca da marcha lenta que fica na lateral da bi c/ uma chave 10 e gira o parafuso ate chegar na rotação ideal... depois so lacrar

diniz
05/01/2010, 20:44
no meu carro alem disso ainda dei folga no cabo do acelerador.... a bixinha devia ta fazendo uns uns 50 km/l qdo cheguei la :twisted:

rafaelsouza
06/01/2010, 11:24
Paulo, seu Jeep é isento, ele só será inspecionado se o mesmo foi modificado para DIESEL.

[ ]'s explicativos

Wilson, não sei não heim....:pensativo:

começaram a pipocar ligações de vários amigos aqui sobre o assunto, e fui fazer uma pesquisa detalhada. oque encontrei foi o seguinte

para deixar claro minha pesquisa foi feita focando os CJs e F75 rural e etc

todos os jeeps, rural, f75, independente do ano e do combustível terão que fazer sim a inspeção, EXETO os que tiverem PLACA PRETA, sei disso pois como meu Pai o Rui é vistoriador oficial do Jeep Clube do Brasil, muitos amigos ligaram aqui preocupados com a situação, fiz a consulta no site da controlar de 5 veículos Certifidados PLACA PRETA e em todos o resultado da pesquisa foi que estavam isentos da inspeção, pois constam como ESPÉCIE = COLEÇÂO

Fiz de outros 4, anos, 1951, 1954, 1961 que NÂO tem PLACA PRETA e todos apresentaram a necessidade de fazer a inspeção

estou buscando informações mais detalhadas ainda, se alguém tiver, pode postar aqui tbm

abrass

rafaelsouza
06/01/2010, 11:40
só para deixar a informação mais detalhada segue:

Link para saber se seu veículo vai ou não precisar de inspeção este ano, tenha o renavan em mãos.

http://app.controlar.com.br/agendamento/index.jsf

o resultado da pesquisa de veículos com placa preta é o seguinte:

Veículo isento de inspeção no exercício de acordo com o Decreto nº 50.323 e com a Portaria nº 147/SVMA-G/2009.

o resultado da pesquisa de veículos sem placa preta é o seguinte:

Link para gerar o boleto para pagar a taxa :evil: rsrsr

segue link com a tal portaria citada acima,

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/inspecao_veicular/legislacao/index.php?p=11467

só para adiantar ela tem toda a regulamentação para as vistorias a partir deste ano o único parágrafo que, acredito eu, gerou esta isenção automática é o seguinte

" Parágrafo único. Ficam isentos da inspeção ambiental veicular os motociclos e motonetas equipados com motor dois tempos, os veículos concebidos unicamente para aplicações militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação e outros de aplicação ou de concepção especial sem procedimentos específicos para obtenção de Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor – LCVM. ."

abrass

p.peleje
06/01/2010, 17:52
Notícia que saiu no Estado de São Paulo:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090905/not_imp429910,0.php

Ricardo Passoni
06/01/2010, 19:45
Bom mais um troco que vão tirar de nosso bolso, pelo lado ambiental ok , mas pela falta de parâmetro adotado e foda!
Abraços

rafaelsouza
06/01/2010, 20:24
Notícia que saiu no Estado de São Paulo:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090905/not_imp429910,0.php

Peleje

parece que esta noticia é de setembro de 2009

hoje dei uma passada na controlar q tem aqui perto, eles nem me deixaram passar do portão mas me deram a informação de que as vistorias dos velhinhos acontecerão a partir de fevereiro, e só aí eles terão autorização para divulgar os limites de emissão, pois na regulamentação atual tem limites já estabelecidos para motores até 1979, daí para traz vamos ter que esperar...

wilson ghetti
07/01/2010, 15:31
Como as leis e regras mudam nesse país muito rapido, eu tinha informação errada, mas fica aqui minhas observações, e quem sabe o Rafael possa nos ajudar.
São 10 postos da controllar..certo?
Só para efeito de parametro, vou colocar 24 dias uteis por mes, que serão 288 dias(bem exagerado).
Frota estimada (capital) 6.500.000 de veículos.
cada posto( na divisão exata) terá que inspecionar (média) 2.250/dia.
Minha pergunta...é possível???? Pois se cada carro leva em média 10 minutos e cada posto tem 7(média) inspetores(ou baias), com 12 horas de trabalho ininterruptos, eles iriam inspecionar no máximo 504 veículos/dia. e refazendo as contas daria 1.500.000 veículos e os outros 5.000.000?????
Espero mais uma vez está errado, mas aguardo opiniões dos amigos foristas(mas sem letras garrafais, mesmo com 47 anos minha visão é ótima).

[ ]'s à todos:concordo:

rafaelsouza
07/01/2010, 15:50
Pô Wilson, desculpe as letras grandes cara, não estava querendo te ofender,
é que no editor avançado aqui vc escolhe o tamanho da letra por números, e não sabia tbm que iria sair tão grande assim, só queria dar destaque aquelas palavras....,

Sobre suas contas, acho q esta certo, mesmo com relação aos limites de emissão de gases, eles já deveriam estar divulgando, não entendi porque só começarão a vistoriar os velhinhos à partir de fevereiro, acho q eles não conseguiram chegar a uma conclusão de como fazer isso sim....

abrass

portugues
07/01/2010, 19:14
abs

pessoal quem precisar de um verdadeiro bombista honesto e profissional de verdade guarde esse telefone em 7 chaves..rs é serio!! ele se chama Cesar mora na zona norte mais utimamente na oficona só esta ficando o pai ele esta praticamente o tempo todo na rua isso mesmo na rua fazendo serviços domiciliar!! um prato cheio para quem não tem tempo de levar até ele e o mais importante só retira a bomba do veiculo em ultimo caso !! fiquei impressionado meu motor hilux parado não sei quanto tempo não estabilizava nem a pau a bomba estava suja por ficar muito tempo parada ele mexeu nela inteira sem retirar do veiculo regulou daqui e dali e no final da tarde meu motor adptado em um jpx simplesmente roncou como um motor diesel de verdade deve fazer e um detalhe nem fumaça sai !! ficou show!! se fosse outro teria desmontado e levado para trocar tudo e muito mais ..não foi preciso trocar nada!!! apenass regulagem chegou as 10:00 e foi embora as 17:00 .. indico a todos pois é além de um profissional honesto uma pessoa fantastica!!
Cesar 11 9607-1716

diniz
09/01/2010, 20:23
opa
vc pode passar o valor que gastou?

sei que cada caso é um caso, mas é só p/ ter noção do valor da mao de obra dele

abs

pessoal quem precisar de um verdadeiro bombista honesto e profissional de verdade guarde esse telefone em 7 chaves..rs é serio!! ele se chama Cesar mora na zona norte mais utimamente na oficona só esta ficando o pai ele esta praticamente o tempo todo na rua isso mesmo na rua fazendo serviços domiciliar!! um prato cheio para quem não tem tempo de levar até ele e o mais importante só retira a bomba do veiculo em ultimo caso !! fiquei impressionado meu motor hilux parado não sei quanto tempo não estabilizava nem a pau a bomba estava suja por ficar muito tempo parada ele mexeu nela inteira sem retirar do veiculo regulou daqui e dali e no final da tarde meu motor adptado em um jpx simplesmente roncou como um motor diesel de verdade deve fazer e um detalhe nem fumaça sai !! ficou show!! se fosse outro teria desmontado e levado para trocar tudo e muito mais ..não foi preciso trocar nada!!! apenass regulagem chegou as 10:00 e foi embora as 17:00 .. indico a todos pois é além de um profissional honesto uma pessoa fantastica!!
Cesar 11 9607-1716

Mateiro
04/01/2011, 14:07
Pessoal, estou em uma sinuca!

Eu tenho um veiculo emplacado em SP (explorer 2004)
Só que ela está parada no interior com problema no cambio automático, e pelo
visto a coisa vai longe!!! :( ..... estou dependendo de importação de peças.

Todas as taxas estão pagas, só que obviamente meu documento não sai por conta da vistoria na controlar.
Se eu for esperar, vou acabar tomando multa por não passar na vistoria.

Sinceramente eu acredito que o carro passaria, pois sua manutenção é preventiva e bem rígida.

Alguem saberia me indicar um despachante que faz a "quebra" da vistoria em SP? Podem me passar os contatos e /ou endereço do mesmo?

Hoje em dia, me arrependo de ter emplacado este carro em são paulo, visto que também tenho casa no interior.

O documento dela está junto a ela na oficina mecanica a 500km da capital, mas se for preciso solicito para que o mecanico me envie via sedex para regularização. Estou só com o dut em mãos (obviamente).

Abraços

Guiga Tostes
04/01/2011, 21:57
Mateiro,

vá em um despachante da cidade do interior para a qual pretende transferir o carro e explique a situação. Ele fara um documento/declaração que vc deverá assinar e reconhecer firma em cartório pedindo a dispensa de inspeção veicular obrigatória, atestando que o veiculo não "reside" ou "roda" em SP...e essa declaração vai para o delegado/autoridade de transito local...isso deve custar um R$300-350 + a transferencia do veiculo para a nova cidade.

Eu fiz isso pois meu carro estava parado em reforma por quase 2 anos e tinha uma inspeção aprovada e outra vencida...me manda uma MP com seu email que te passo o modelo de declaração que o despachante me enviou.

Não é tão simples de resolver("burrocracia") mas tb não é nenhum bicho de sete cabeças...a solução existe, só precisa achar um despachante local(na cidade do interior) que se "interesse" e faça o trabalho...se tentar em SP vai sair muito mais caro e provavelmente não vão querer pegar o trabalho.

Abraço

Mateiro
05/01/2011, 22:30
Mateiro,

vá em um despachante da cidade do interior para a qual pretende transferir o carro e explique a situação. Ele fara um documento/declaração que vc deverá assinar e reconhecer firma em cartório pedindo a dispensa de inspeção veicular obrigatória, atestando que o veiculo não "reside" ou "roda" em SP...e essa declaração vai para o delegado/autoridade de transito local...isso deve custar um R$300-350 + a transferencia do veiculo para a nova cidade.

Eu fiz isso pois meu carro estava parado em reforma por quase 2 anos e tinha uma inspeção aprovada e outra vencida...me manda uma MP com seu email que te passo o modelo de declaração que o despachante me enviou.

Não é tão simples de resolver("burrocracia") mas tb não é nenhum bicho de sete cabeças...a solução existe, só precisa achar um despachante local(na cidade do interior) que se "interesse" e faça o trabalho...se tentar em SP vai sair muito mais caro e provavelmente não vão querer pegar o trabalho.

Abraço

Olá amigo,
eu agradeço imensamente sua ajuda, porém esta alternativa já estava descartada.

Acontece que meu carro tem GNV devidamente documentado, e na troca de município, é necessária fazer vistoria no CETEM por conta do GNV (mesmo que minha vistoria quinquenal esteja valida, como no caso está valida para São Paulo até 2013) e em caso de retirar o GNV também tem que fazer vistoria de Retirada no CETEM.

Enfim, tem vistoria de todo jeito.... e é justamente isso que o carro não consegue fazer!

Aparentemente minhas peças levarão mais de 1 mês para chegar em totalidade ao brasil e não se sabe quanto tempo + até que o cambio esteja devidamente montado, testado e 100% homologado.

O jeito vai ser "molhar a mão" de alguem mesmo.
Não estou vendo outra alternativa nessa "burrocracia"
A grande questão é: A mão de quem, e se esse canal é realmente confiável.

Abraços

Ronaldo B.
06/01/2011, 00:29

Abraços

Mateiro,

Desculpa ai, mas acho que vc deveria ler as regras de conduta do Fórum.

Regras de conduta do 4x4 Brasil

Tendo como objetivo evitar problemas e zelar pelo bem estar geral do Fórum e de seus usuários, os Administradores e Moderadores decidem, de forma incontestável e definitiva, que os atos abaixo descritos são EXPRESSAMENTE PROIBIDOS:

5. Comportamento
5.5 - Divulgar, comentar, sugerir ou incentivar através do Fórum atos ilegais ou prejudiciais de qualquer natureza.

Infelizmente sabemos que no nosso país existem alguns "jeitinhos" para resolver certas pendências, mas não podemos e/ou devemos incentivar esse tipo de coisa aqui. Espero que vc entenda.:concordo:

Abraços.

Guiga Tostes
06/01/2011, 00:30
Olá amigo,
eu agradeço imensamente sua ajuda, porém esta alternativa já estava descartada.

Acontece que meu carro tem GNV devidamente documentado, e na troca de município, é necessária fazer vistoria no CETEM por conta do GNV (mesmo que minha vistoria quinquenal esteja valida, como no caso está valida para São Paulo até 2013) e em caso de retirar o GNV também tem que fazer vistoria de Retirada no CETEM.

Enfim, tem vistoria de todo jeito.... e é justamente isso que o carro não consegue fazer!

Aparentemente minhas peças levarão mais de 1 mês para chegar em totalidade ao brasil e não se sabe quanto tempo + até que o cambio esteja devidamente montado, testado e 100% homologado.

Abraços

Hummm entendi...no seu caso a coisa está mais enrolada:pensativo:

Mas ainda assim se interessar me manda um email: guigatostes@gmail.com que te envio os formulários que o despachante me mandou.

Abrs