PDA

Ver Versão Completa : Sobre OHC Geórgia e suas possibilidades



Páginas : [1] 2

rubensx
28/04/2008, 17:44
Pessoal sei que já foi um pouco discutido isso, mas vamos lá tentar concentrar os conhecimentos sobre esse motor
(tudo bem eu sei que o AP é isso que o GM 151 é muito bom e que o 4.1 é fantastico e o mwm melhor ainda, eu mesmo estava montando meu opala 4cc com o tal kit nascar, mas o ohc foi presente e pretendo usar ele) Mas quero memso é saber das possibilidades que esse OHC permite.

Ganhei um motor OHC que estava turbinado de um grande amigo que é meio doido e gastou um dinheirão nele, só desistiu pois colocou um MWM e o OHC que estava turbinado furou um pistão...

Bom... oque já foi feito (tirei a turbina e não vou turbinar denovo, penso em fazer aspirado ou blower), tem os dutos polidos (não fui eu que fiz mas foi muito bem feito), ao que me aprece o resto original, mas o motor foi muito bem feito e bem acabado (parafusos galvanizados etc) ele possui um coletor aquecido (provavelmente d ealcool) e uma flange que utilizava um 3E.

duvidas:

1 - quero colocar injeção eletônica, sei d afueltech mas asemelhança desse motor com o da ranger permite uma adaptação quase plug n play?

2 - quais pistões para transformar a alcool posso colocar e onde achar para comprar (os da ranger serve?)

3 - se optar pelo blower não mexerei em taxa que é a gasolina original, compensa colocar blower? risco de quebra?

4 - meu objetivo é um motor não absurdamente forte, mas de boa durabilidade e com alguns cavalos a mais... queria mais opiniões tipo... velas? ignição mais forte?

Bom é isso, ando conversando com o fontana que tem um ohc bem legal no maverick e estou conversando com quem tiver ohc e suas experiências para melhorar o bixo sem trocar o dito cujo... quem puder ajduar ou dar mais idéias, serão bem vindos!

o objetivo primordial é injeção

desculpem o texto longo, obrigado

Elmer_Jeep
28/04/2008, 18:40
rubens, eu gosto do assunto motor mas não tenho muito o que comentar nesse caso.

Apenas por curiosidade entrei no google pra pesquisar o fórum e encontrei vários tópicos falando sobre melhorias no OHC.

De uma olhada e pode ser que encontre algo mais pra complementar sua pesquisa.

Abre o google e digita isso(sem aspas) :

"site:www.4x4brasil.com.br só pra quem tem ohc"
(pode copiar e colar)


Vai aparecer uma lista de tópicos interessantes.
[]'s

rubensx
28/04/2008, 19:30
obrigado pela ajuda elmer, pois é eu fiz o mesmo achei alguns topicos mas nenhum mais a fundo, por isos entrei em cotnato com o fotnana e etc...

o que me chama atenção é que esse motor é largamente utilizado e rpeparado nos EUA e aqui é quase abandonado... não é possivel que nos EUA eles invistam em um projeto falho ou mesmo em um motor com pouca performance...

enfim, queria saber quem aqui tme experiências sobre esse motor e até quanto podemos chegar

rubensx
29/04/2008, 11:11
puxa mais ninguém?

Julinot
29/04/2008, 13:07
Posso te ajudar muito pouco... e o que digo é que uma ignição moderna (eletrônica), com cabos de 8.0 ou 8.8 mm e uma bobina mais forte, são itens básicos - e é fácil de fazer. Não sabia que dava para colocar injeção num OHC, isto é, num motor originalmente a carburador.
Boa sorte.

Ramone
29/04/2008, 13:23
Pistões à alcool não existem ou são extremamente difíceis de se encontrar. Eu mesmo já cansei de procurar e aqui no fórum nunca li alguém que encontrou. O negócio é encamisar.

Uma modificação comum que o pessoal faz, mas não unânime, é o rebaixamente do cabeçote em 1 ou até 2 mm. Alguns dizem que é essencial, outros não. Isso já foi muito discutido e apresentaram argumentações muito boas. Mas eu ainda vou manter o meu original.

Não recomendo o uso do carburador original à álcool H40 DEIE do Jeep. Ele engasga bastante e é complicado acertar. Um 2E ou 3E é o ideal, no meu optei pelo original do maverick H34 SEIE e não tenho reclamações. Tanto em desempenho quanto em consumo.

Não sei muito e não tenho conhecimentos técnicos, mas o que escrevi baseia-se na minha experiência com este motor.

Abraços.

Editando:
Dê uma olhada na frase da minha assinatura, foi tirada da revista 4 rodas e é bem verdade! Hehehe :mrgreen:

rubensx
29/04/2008, 13:52
pois eh essas coisas cheguei a conlcusão abrindo o motor tomei um susto, pois o mmso foi alterado o diametro dos pistões... agora quero saber que p#$% de pistão eh esse??

heheheh esse bebe

injeção dá sim basta montar um coletor pra fueltech, mas seria legal uam injeçãod e ranger

turboroe
29/04/2008, 19:06
Amigo, o OHC usa o mesmo bloco da RANGER ANTIGA
O motor novo 2.3 da ranger moderna é o DURATEC, que não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com o OHC, nenhuma das peças é intercambiável e as dimensões são bem diferentes.

A ranger ANTIGA usava injeção eletronica, mas é projeto antigo e de certa forma ultrapassado, sem contar que é quase impossivel achar uma injeção completa funcionando para este motor.
SE vc conseguir encontrar um... vai apanhar um pouco mas pode adaptar no seu OHC carburado.

Dodger
29/04/2008, 19:22
O problema deste motor é que aqui no brasil vc num acha nada de peças de performance, nem mesmo os pistoes do OHC alcool se acham mais.
Aqui todo mundo fala que este motor é uma porcaria, já lá fora a conversa é outra. Vc acha tudo de peças novas pra este motor, comandos bravos(roletados ou não), pistoes forjados, pistoes com maior taxa, motor novo completo aspirado com 250Hp, etc etc. mas o preço é mais caro que peças de motor V8. Sem falar que nos EUA o OHC vinha de fábrica com turbo e quase 200Hp em alguns carros como Mustang, Thunderbird e Mercury.
dê uma olhada no que estes caras tem pra OHC

www.esslingeracing.com


O que se pode fazer por aqui é taxar o motor(cabeçote e/ou pistoes), mandar fazer um comando de valvulas bravo pra ele, coletor de escape dimensionado e uma ignição forte. Carburador o Solex H-34 de Maverick dá conta tranquilo de um motor com preparação leve a média num OHC.


Qual a medida dos pistoes que estão no seu carro(mm ou pol)? são retos(flat) ou tem as cavas das valvulas na cabeça?

Santoro
29/04/2008, 21:13
tenho o ohc no meu carro, gosto dele , mas tava pensando em colocar um cambio de chevete 5 m , alguem ja viu algo semelhante rodando ??

chapolin colorado
29/04/2008, 23:20
Eu particularmente gosto muito deste motor, cabeçote com fluxo cruzado, comando no cabeçote,etc...
Eu acho que uma receita para melhora-lo é rebaixar o cabeçote para adequar ao combustivel atual com 25% alcool uma ignição eletronica e um comando mais forte. Cabos e bobinas são desnecessários a menos que voce utilize uma ignição muito boa tipo a que o nosso amigo aqui do fórum Sukis produz.
Um carburador mais moderno tambem ajuda muito pois alimentar bom o motor é essencial para a boa performance.

plnx
29/04/2008, 23:35
tem algo interessante neste link:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

tiagoandres
29/04/2008, 23:53
sou suspeito em falar, já pensei muitas vezes em desistir desse motor, mas ....
tenho 5 motores OHC, sofremos pra caramba para acertar um OHC turbo, mas agora acredito que conseguimos chegar perto do objetivo...turbinar é fácil, o difícil é fazer um motor turbo que ande bem e não quebre, cansei de derreter pistão, entortar biela....Mas digo que tudo que fizemos até agora valeu a pena. Um OHC turbo vira um canhão, não é fácil achar um motor que ande mais q ele. Uso ele num jeep de indoor, para trilha não sei se é aconselhável.
No meu caso, uso pistão a gasolina, carburador 3e, MSD7al, bobina MSD , cabos 8mm....Mas uso como combustível o alcool

O motor a alcool possui pistões diferentes, cabeçote diferente, coletor diferente, valvulas diferentes.....
se quiser posso te mandar fotos

peça até se consegue, mas é caro

estou a disposição no que puder ajudar
sds
tiago

Jeep83
30/04/2008, 09:47
O motor a alcool possui pistões diferentes, cabeçote diferente, coletor diferente, valvulas diferentes.....
se quiser posso te mandar fotos


Ola Tiago. Se tiver fotos comparando peças do alcool e gasolina seria interessante.

Tb tenho dois motores OHC, sou interessado em receitas de preparacao para fora de estrada.
Estou apostando minhas fichas na instalacao de um blower...

Abração.

Elmer_Jeep
30/04/2008, 11:43
Pesquisando sobre outra coisa no google encontrei mais sobre o tema aqui "na casa"

Turbo ou blower para OHC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23235)

SUPERCHARGER nos motores (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1431)

Ford OHC 2.3 turbo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15541)

[]'s

Santoro
30/04/2008, 11:48
elmer, sabe de alguma adaptação da caixa de 5 marchas do chevete 1.6 no ohc ?? eh possivel uma flange ?

rubensx
30/04/2008, 18:28
eu quero fotos sim aliás oque mais tiver!

sobre os pistões ainda não abri e sei da historia lá de fora por isso insisti em recuperar esse e mandar bala, veja bem seu não tinha motor algum, e GANHEI esse se eu pregar os 4 mil que iam para o motor em cima desse... oque será que rola???:twisted::twisted::twisted::twisted:


por isso estou para instalar o blower nele oque acham?? para trilha fica bom?

Dodger
30/04/2008, 20:31
elmer, sabe de alguma adaptação da caixa de 5 marchas do chevete 1.6 no ohc ?? eh possivel uma flange ?

que dá, dá!
Um conhecido instalou a caixa do chevelho 5 m no Maverick OHC dele, mas por uma infelicidade, alguma coisa deu errado e quebrou no encaixe da caixa com o cardan, a 80km/h o cardan ancorou no chão causando um estrago muito feio no carro, arrancando alguns postes de cerca de alambrado com a lateral do carro, felizmente o carro tbém tem lata pra moer e o cara não se machucou.

Não sei precisar se a caixa não aguentou o 4 cil turbo que tava no maverick ou foi alguma mancada na adaptação.

Julinot
30/04/2008, 21:36
eu quero fotos sim aliás oque mais tiver!

sobre os pistões ainda não abri e sei da historia lá de fora por isso insisti em recuperar esse e mandar bala, veja bem seu não tinha motor algum, e GANHEI esse se eu pregar os 4 mil que iam para o motor em cima desse... oque será que rola???:twisted::twisted::twisted::twisted:


por isso estou para instalar o blower nele oque acham?? para trilha fica bom?

Eu acho ótimo.
Vamos ver como é que vai ficar.
Teve um cara aqui que já falou que o dele era o bicho.
Eu queria era por um troço desses no BF-161... só pra contrariar !!!

Jeep83
30/04/2008, 22:46
elmer, sabe de alguma adaptação da caixa de 5 marchas do chevete 1.6 no ohc ?? eh possivel uma flange ?

a deeptec tem uma flange
http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos7.asp

So nao vi se é o cambio de 4 ou 5m.
Pelo que parece nas fotos é 5m

lfdcjeep
01/05/2008, 09:53
por acaso sabes como faço para funcionar o motor s/ fiação eletrica so usando bateria arranque e bobina e qual fia devod esligar apos ignição para nao ficar virando direto o arranque

rubensx
01/05/2008, 10:58
mas e a adaptação par ao clark 4 marchas existe?

onde acho na recuperg e qual caixa seca usar?

Dodger
01/05/2008, 21:19
não consegui achar nenhuma foto de blower no OHC..,
Alguém tem isso aí???

queria ver como daria pra fazer a instalação.

Tenho um Maverick 4 cil OHC aqui e lendo o tópico comecei a ter umas ideias erradas, hehehe!

A principio o que mais além de polias, nariz, falnges, correia e o blower eu precisaria correr atras??

rubensx
02/05/2008, 00:20
bom um valvula de alivio, e algumas peças gringas

alias que site legal esse do esslinger!!! inclusive estou conversando com um importador para ver se trago umas peças, pois parece-me que o motor fica beeemmm acertado

Cacá
02/05/2008, 01:09
All, tenho um OHC gasolina com 40 DEIS Solex. Foi feito de ponta a ponta, bloco inclusive. Está com pistão STD, encamisado. Custou 3.500 a brincadeira. Foi caro, eu sei, mas fiz pelo gosto de saber o que eu tenho na mão. Deu algumas orelhadas de retífica, como retentores, montagem de polia de correia dentada invertida, coisa normal pra alguns prestadores de serviços burros que tem por aí (*). Para o uso que eu faço (passeio, algumas trilhas leves e médias) sinto que é um motor torcudo, trabalha com baixo giro e não esquenta muito. Uso 44/9, com cambio original. Só falta uma overdrive, ajudaria muito na cidade e no asfalto; andei vendo ha um tempo atrás e, se fosse colocar, colocaria a 5M do Chevette Junior, por ter o escalonamento um bocadito mais reduzido nas primeiras marchas. E só. Do mais tá muito bom pra mim.
-------------------------------------------------------------------------------------

(*) De todos os paus que deram no motor, 90% foram detectados ou resolvidos com buscas no Fórum. Acho que vale apena vc segmentar a sua busca ("OHC+cambio+chevette" por exemplo). Vais encontrar muita coisa discutida.


[s]

Cacá
02/05/2008, 01:11
Complementando: as peças do OHC são mesmo difícies de achar. Se vc quiser um motor mais fuçável, vai de GM ou AP. Se quiser um motor pra colocar e esquecer o assunto, parte logo pra um diesel.


:concordo:

rubensx
02/05/2008, 01:32
então cacá eu entendo seu ponto de vista e entendo o quanto vc gastou, acontece que VW (que meu gosto num me deixa curtir esse motor em jeep) e GM (estava montando um 4cc 151 mexidão) qualquer zé mexe... 9é verdade que o gm 151 tem uns poréns)

mas o que mais me deixa com a pulga atrás da orelha é como os gringos extraem 900cv num motor desses??? e se tiram isso, é porque PRESTA o motor...

dai minha idéia de ter algo diferenciado, não só pela exclusividade mas pela tentativa de ter algo fora desse padrão maria-vai-com-as-outras que todo mundo tem, sei que isso pode significar um gasto num projeto furado, mas visto o sucesso que existe fora do brasil fica difícil acreditar que não presta...

enfim é caro eu sei mas já que ganhei o motor... quem sabe... o blower ainda está na minha cabeça o que não achei ainda é a alimentação... queria injetar mas estou pesquisando ainda

Cacá
02/05/2008, 01:39
Rubens, em momento algum discordei de vc. Eu tomei muita pedrada na época que eu ia-nao ia fazer o motor. Se fosse pela maioria, teria trocado por um GM. Mas remei contra a maré até porque acredito no potencial do OHC. Confesso que já me passou pela cabeça colocar um turbo no menino, até postei isso aqui. Andei vendo carburador duplo, coletor, etc, mas preferi deixar as experimentações para o meu segundo jeep (um dia ainda compro...). Por enquanto, vou aproveitar a vida com meu velho e bom maveco. E enquanto isso, vou acompanhando a evolução da tropa de HPs no seu motor. Vá em frente, só relatei pq estamos aqui pra isso mesmo :concordo:


[s]

Dodger
02/05/2008, 07:42
Rubens, em momento algum discordei de vc. Eu tomei muita pedrada na época que eu ia-nao ia fazer o motor. Se fosse pela maioria, teria trocado por um GM. Mas remei contra a maré até porque acredito no potencial do OHC. Confesso que já me passou pela cabeça colocar um turbo no menino, até postei isso aqui. Andei vendo carburador duplo, coletor, etc, mas preferi deixar as experimentações para o meu segundo jeep (um dia ainda compro...). Por enquanto, vou aproveitar a vida com meu velho e bom maveco. E enquanto isso, vou acompanhando a evolução da tropa de HPs no seu motor. Vá em frente, só relatei pq estamos aqui pra isso mesmo :concordo:


[s]

O pessoal joga muita pedra no que não conhece, ainda mais estes mexanicos que tem por aí, o coitado do OHC é um destes casos. Tirando ser mais chatinho de achar peças e preço(mas acha), num vejo desvantagem em ralação a um GM 4 cil.
Se fosse um motor ruim, o que tá fazendo um destes dentro do cofre do meu Maverick desde 1976 quando saiu da fábrica, nunca aberto sem bater ou fumar(nem quando liga) e rodando forte??? Pegando de primeira mesmo depois de ficar 1 mês parado na garagem? E vou falar mais, ele puxa mais que o Gm 4 cil sim. Sem falar que num tem aquele barulhinho feio de tic tic tic, nhec nhec nhec das valvulas batendo que o GM tem.
Potencial ele tem de sobra, tenho uns links por aqui de alguns videos gringos, inclusive de um com mais de 1.000Hp e outros nem tão fortes mas puxando junto de Mustang V8 e se saindo melhor(isso em carro de rua).

bom é isso, e continuo a procura de fotos de blower no OHC

Falou!

rubensx
02/05/2008, 10:47
dodger tme os links ai pra gente? vamos enriquecer esse conversa!!!

olha pelo que sei o blower fica fantastico tenho o feedback de um amigo que usa ele com blower no mavecod ele mas não consegui ir ver pessoalmente ainda

se for vou fotografar

Santoro
02/05/2008, 10:59
vlw ae pelo link da flange , n conhecia ... meu cambio ta pulando mto as marchas de repente ponho um de chevete nele .. foda 480 na flange ... ainda tem a flange p reduzida . , será q fica bom o ohc com essa combinação ?

Julinot
02/05/2008, 19:12
Cara... não desista desse projeto de blower no OHC, não.
Quero ver coisas mais ousadas nesse fórum...

Abraços a todos...


dodger tme os links ai pra gente? vamos enriquecer esse conversa!!!

olha pelo que sei o blower fica fantastico tenho o feedback de um amigo que usa ele com blower no mavecod ele mas não consegui ir ver pessoalmente ainda

se for vou fotografar

Jeep83
02/05/2008, 19:18
vlw ae pelo link da flange , n conhecia ... meu cambio ta pulando mto as marchas de repente ponho um de chevete nele .. foda 480 na flange ... ainda tem a flange p reduzida . , será q fica bom o ohc com essa combinação ?

Se voce usa aprincipalmente em trilhas, o cambio original de 4m é adequado.

Um conhecido usa o cambio do chevette 5m, mas com motor de opala.
De quinta na estrada faz diferença, principalmente ruido e consumo. Na trilha nao faz nenhuma diferença. O cardan ficou +/- com uns 20cm, achei que isso poderia ser problematico, mas aparentemente ficou ok.

Cacá
02/05/2008, 19:33
Se voce usa aprincipalmente em trilhas, o cambio original de 4m é adequado.

Um conhecido usa o cambio do chevette 5m, mas com motor de opala.
De quinta na estrada faz diferença, principalmente ruido e consumo. Na trilha nao faz nenhuma diferença. O cardan ficou +/- com uns 20cm, achei que isso poderia ser problematico, mas aparentemente ficou ok.

Alguém tem foto disso? Digo, do OHC com clarkette? Como fica a capa do volante?


[s]

Cacá

Carvalho
02/05/2008, 19:50
Já mexi prá caramba nesse motor,pistões da mercedinha,retentor no bloco, carburador duplo, ignição, rebaixo do cabeçote(gasolina),comando, balancins e molas com defletores do motor álcool....realmente senti a diferença.O que me arrependo e não desejo para ninguém são os preços e dificuldades com peças de reposição.Um absurdo em relação ao GM 151.Pode comparar.

rubensx
02/05/2008, 20:33
de preços eu sei que eh bem caro mas isso não vem ao caso...

qero saber durabilidade e resitencia, já sei que o motor guenta barro e tudo mais vamso ver oque acontece de diferente nesse bixo

preciso de um importador de peças gringas alguém se habilita?? porque importar os pistões sai mais barato que comprar aqui em sampa!

outra coisa é que preciso saber do cambio clarck 4 marchas, há adaptação?

rubensx
03/05/2008, 00:24
oque achei de mais interessante é que esse motor talvez tenha muito mais torque em baixa do que imaginamos mesmo com blower ou turbo...

peguei isso na net:

"No ano de 1975 veio a aposta da Ford para acabar com a má fama do Maverick. A marca dizia Adeus ao motor 6cc em pró de um novo e moderno 4cc, de 2.3L com potencia estimada em 105cv(informação não confirmada). Esse motor era econômico e ágil, uma infinidade de vezes superior ao velho 6cc. Acelerava de 0 à 100km/h em 15,5s e atingia 156km/h de velocidade máxima(apenas lembrando o 6cc demorava 19s de 0 à 100 e atingia 151km/h). Porem a vantagem do 4cc estava em sua agradável condução, econômica(fazia média de 7km/l na cidade) e pratica.Esse motor possuía torque maior em baixas rotações quando comparado ao 6cc, evitando com que o motorista precisasse pisar fundo para ganhar força."

Pelo visto o 6 caneco era uma tranqueira se comparar com o 4cc OHC... claro que tmeos mais peças mais baratas e tudo mais no 151, mas questiono tb, porque fui procurar peças pro motor de opala e realmente encontrei peças baratas... de pessima qualidade, então fico imaginando se o OHC o pessoal não deprecia por causa dos valores das peças pois a maioria que ahcei é de boa qualidade... comaprando assim eh fácil!

pessoal que tme ohc mexido memsod e cross poderia postar fotos ???

Santoro
03/05/2008, 04:00
Se voce usa aprincipalmente em trilhas, o cambio original de 4m é adequado.

Um conhecido usa o cambio do chevette 5m, mas com motor de opala.
De quinta na estrada faz diferença, principalmente ruido e consumo. Na trilha nao faz nenhuma diferença. O cardan ficou +/- com uns 20cm, achei que isso poderia ser problematico, mas aparentemente ficou ok.

uso meu cj no dia a dia e faço trilhas, a troca eh justamente para ter uma folga na estrada e ficar um póuco mais economico .

Julinot
03/05/2008, 07:31
Rubensx... excelente trabalho de pesquisa mas...
...eu acho que já naquela época, o departamento de Marketing da Ford era bastante superior ao Departamento de Engenharia (vide o grande sucesso do Ecosport nos dias de hoje) - você me entende, não ? Pois bem, essa propalada superioridade do OHC em relação ao velho e confiável 6 cil nunca foi constatada. O OHC é sem dúvida mais moderno porque é de concepção mais nova, dá mais possibilidades para quem gosta de mexer, e talvez seja um pouco menos gastão - porque econômico nunca foi. E tanto se pode dizer que ambos os motores são duas m... quanto se pode dizer que são dois bons motores - e são mesmo. Depende muito do referencial e do humor de momento. Não dá para compará-los com os motores mais novos, mas cumpriram a sua função (não exatamente o que dizia o Depto. de Marketing na época) no seu devido lugar no tempo. Hoje, ainda os usamos porque ainda funcionam bem, mas quando quebram são candidatos mais a uma troca do que a uma retífica.
Eu acho que o OHC com blower deve ficar bem legal... mas gostaria de dar a mesma chance ao velho BF também. Será que rola ?

Abracos a todos...



oque achei de mais interessante é que esse motor talvez tenha muito mais torque em baixa do que imaginamos mesmo com blower ou turbo...

peguei isso na net:

"No ano de 1975 veio a aposta da Ford para acabar com a má fama do Maverick. A marca dizia Adeus ao motor 6cc em pró de um novo e moderno 4cc, de 2.3L com potencia estimada em 105cv(informação não confirmada). Esse motor era econômico e ágil, uma infinidade de vezes superior ao velho 6cc. Acelerava de 0 à 100km/h em 15,5s e atingia 156km/h de velocidade máxima(apenas lembrando o 6cc demorava 19s de 0 à 100 e atingia 151km/h). Porem a vantagem do 4cc estava em sua agradável condução, econômica(fazia média de 7km/l na cidade) e pratica.Esse motor possuía torque maior em baixas rotações quando comparado ao 6cc, evitando com que o motorista precisasse pisar fundo para ganhar força."

Pelo visto o 6 caneco era uma tranqueira se comparar com o 4cc OHC... claro que tmeos mais peças mais baratas e tudo mais no 151, mas questiono tb, porque fui procurar peças pro motor de opala e realmente encontrei peças baratas... de pessima qualidade, então fico imaginando se o OHC o pessoal não deprecia por causa dos valores das peças pois a maioria que ahcei é de boa qualidade... comaprando assim eh fácil!

pessoal que tme ohc mexido memsod e cross poderia postar fotos ???

guilherme soares
03/05/2008, 20:33
Estou acompanhando aqui os comentários dos amigos e pensando... ... ...
Tô reformando o meu CJ ( Vovozão ) e mexi em muita coisa. Basicamente o que nos interessa vou citar: Esté com relação 43/8, bloqueado 100% e pneus de 35''. Aproveitei o powertrain que eu já tinha e coloquei no CJ pra rodar e ver como tinha ficado minhas outras adaptações ( SUSPENSÃO, ETC )
Meu powertrain é um OHC original a alcool e cambio 4 marchas. As únicas mudanças que tenho é ignição eletrônica, bobina moderna e cabos de vela de 8'' de silicone.
O carro ficou xoxo pra kcte. Não tem força pra empurrar os 35'' e se já era beberrão agora tá cirrose de vez. Fazia 4km/l no alcool ( ótimo ) e agora tá fazendo 2km/l.
Minha idéia era de aposentar de vez essa mecânica e partir pra um GM 6cc ou mesmo um Vortec 4.3, mas no caso do Vortec tenho a preocupação com a eletrônica...
Vamos pensar em arrumar sim o velho OHC.
Penso em um carburador 2e que aguenta bem inclinações, cambio 5 marchas clark ou clarkete e já pensaram num supercharger pra adaptar?

[]´s

Julinot
03/05/2008, 20:55
Guilherme, quer dizer que o OHC não consegue empurrar bem com os pneus 35 então - mesmo com diferenciais 43/8 ?! Eu ando com vontade de testar uns pneus 33 (e não 35) na traseira para ver se o meu BF-161 6 cil com câmbio original 3M 1a seca e diferencial 43/8 fica mais soltinho, e pelo que estou vendo é bom mesmo fazer um teste antes de partir para os pneus 33, pois se o seu OHC ficou fraco com 35, o meu BF talvez tenha dificuldades com os 33. Ah, sim... eu já ia me esquecendo: o BF é mais valente do que o OHC... mas vale a pena testar.

guilherme soares
03/05/2008, 21:03
Pegue um Jogo desses pneus emprestados e coloque no seu carro. Eu usava 750/16 Tork no meu willys e o carro não era amarrado. Vi uma diferença enorme colocando os 35'' e o consumo mudou muito tamb´´em pra empurrar esses sapatinhos.
Não tô muito disposto a gastar $$$ no velho OHC. Mas quem sabe uma solução Brasuca Barata?
Não acredito que ela exista. Penso em partir pra uma outra mecânica mais econômica e torcuda.
Até os 6canecos da GM são mais econômicos que o OHC tirando que a curva de torque aparece também em baixa mas é bem mais elevada, sendo assim exigido menos do motor.

rubensx
04/05/2008, 00:11
bom eu concordo com o quanto a ford era incopetente em muitos pontos, mas volto a afirmar, porque CARACOLES conseguem 900cv num motor desses americano e originalmente SEM ABSOLUTAMENTE NADA DE TURBO OU BLOWER um original da esslinger consegue ter 200cv?? somente com mudanças no bloco comandos e etc...

o motor 151 tem limitações por alguns detalhes que não é possivel mudar, já o OHC tme fluxo cruazado, pode trocar comandos, cabeçote, ter inumeras possbilidades...

O amigo ali de cima diz que ele não carrega os pneus 35" e vou dizer porque, não é apenas a regulagem, vc já tentou ter ignição eletrônica, uma ignição mais forte (do sukys derepente) mudar o ponto, mistura está gorda demais? é muito estranho um motor com torque bom em baixa não conseguir empurrar esses pneus com essa relação. Tente potencializar o bixo, um kit turbo (mas só invista se esse motor estiver bom) custa uns 1200, o maior problema é que ele já é alcool e motores originais a alcool não podem ter pressão muito alta de turbina pois já são taxados.

Estou pesquisando o blower e achei alguns prós e contras, mas para trilha e funcionamento tanto em lama, terra, ou necessidade de torque é perfeito, ele só é ruim no ponto de gasto e qual injeção eletronica colocar, a fueltech preenche essa lacuna mas a soluçao fica cara, como para qualquer outro motor...

Deixando claro que estou com dois motores em màos um gm 151 e esse ohc já quase pronto e vou tentar em um e se der meleca parto para outro... pelas modernidades do OHC ele será escolhido primeiro, mas o GM 151 nãoe stá fora de questão, se me agradar o OHC ele fica e posto os resultados, caso contrário vamos pro GM, masss novamente... as características do OHC são melhores do que o gm 151, se pesquisado a fundo e gastos valores bons em lugares certos... acho que dá pra ter um ótimo motor, melhor até que o 151

Cacá
04/05/2008, 00:18
Rubens, posso estar falando asneira, mas vamos lá... Eu passei por 700 x 16, depois 600 x 16, e agora 750 x 16. O Jeep sente sim, e não é só pelo motor. Acredito que o cambio/diferencial tenham uma boa parcela, arrisco dizer 50%. É impressionante como um pneu tem a capacidade de modificar a inércia do carro. IMHO, a minha relação 44/9 casa muito bem com 700/16. Para 750, seria melhor a 43/8. Mas seria a mesma coisa com um motor GM, certo? Então fico com meu OHC, original e feliz da vida.

[s]

rubensx
04/05/2008, 00:28
concordo cacá.. mas no jeep de nosso amigo fazendo 2km/l ?? há algo errado! se ele fizesse 4 ou 5 mesmo no alcool eu acho aceitável...

no seu caso seu motor está original e o de opala também sente se for original claro... acontece que há a necessidade de apimentar a coisa para resolver um pouco, motor de opala um comando mais bravo já resolve, no OHC precisa contactar a SOBE e mandar fazer um comando especifico, taxar talvez, mas meu maior conselho é ao menos trocar o escape par aum 4x1 e alimentação um carburador mais nervoso ajuda...

como disse, tudo depende, vc colocou algo que vai forçar mais a relação e motor?? ok, mude o propulsor algo tb, claor que nàos e aplica caos tenha um 6 caneco de opala ou mwm tubo diesel, mas pense nisso... esses motores OHC sairam originais turbinados nos thunderbird e alguns outros fords como mustang tb... pense bem tme como melhoar isso tem...

queria fotos do nosso amigo com motor OHC turbo para melhorar a discussão, acho que se aprofundarmos um pouco saberemos os porques de verdade do porque usar e porque nào.. .além do comprovado VALOR

Cacá
04/05/2008, 00:33
Seria lindo, Rubens. Até hoje nao consegui ver, nem de perto e nem por foto, nenhum OHC com blower/turbo e tal. E só pra completar: o meu original faz 5 km/l na gasosa, na cidade e com pé de fada.


[s]

rubensx
04/05/2008, 01:08
alguém conhece o melecão... pois aprece que desde outurbo do nao apssado nãoa cessa o forum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2685

mas ele vendeu ou ao menos colocou a vend aum OHC com blower...

preciso do contato dele alguém tem?

Jeep83
04/05/2008, 08:45
Até hoje nao consegui ver, nem de perto e nem por foto, nenhum OHC com blower/turbo e tal. E só pra completar: o meu original faz 5 km/l na gasosa, na cidade e com pé de fada.

[s]

Eu tb gostaria MUITO de ver que solucao fizeram para instalação de blower. Tenho um M45 e nao conclui a instalacao porque para ficar descente teria que mudar o distribuidor e o cilindro mestre/hidrovacuo de lugar. O cilindro mestre e hidrovacuo ok... da pra fazer facil, mas distribuidor fica complicado.

Aurélio
04/05/2008, 09:25
Seria lindo, Rubens. Até hoje nao consegui ver, nem de perto e nem por foto, nenhum OHC com blower/turbo e tal.
Opa.
Não seja por isso: http://www.planetaoffroad.com.br/p08f.htm


E só pra completar: o meu original faz 5 km/l na gasosa, na cidade e com pé de fada.[s]
O Woody está fazendo 6km/l na cidade, trânsito pesado. A motorização foi inspirada na "receita" da Best Cars.
Penso que pode melhorar um pouco mais com velas Iridium. Ou não?

[]'s

guilherme soares
04/05/2008, 09:53
Moro em Belo Horizonte, cidade onde a geografia é de subidas e descidas constantes.
Exista aí sim a diferença em cidades niveladas onde a troca de marchas não são tão constantes, né?
Aqui na nossa região os OHC na gasosa todos comentam que dão 5 a 6 km/l no máximo.
O meu como sempre foi a alccol com os pneus 750x16 davam extraordinários 4km/l ( sempre elogiei esse consumo por ser a alcool ) agora pra empurrar os 35'' bloqueados tá um sofrimento danado e vejo que os 2km/l não tá fora da expectativa não. Acho que se meu OHC fosse a gasosa taria dando uns 3,5 a 4km/l.
Que é uma excelente mecânica isso é indiscutível!!!! Peca pelo alto consumo e peças de reposição caríssimas.
Já conversei com amigos do Paraná qie rodam com esse mesmo OHC gasolina turbinados em JeepsIndors por lá! Fica um canhão o carro.... Mas se estourar.... como não é difícil.... Já era!!!
Fueltech, uma boa!!! Mas investir R$ 2.000,00 peças e mão de obra pra instalação acho que não vale. Vale pegar esses 2K que já é o valor de um Ford 4.2 da F-250, são 40kilos de torque originais e aqui no Forum tem algumas viaturas rodando com essa configuração. São 6 canecos, injetado, mecânica moderna, normalmente pouco rodadas e com o bloco do tamanho quase do OHC. Tenho um amigo em BH que roda numa Rural com essa mecânica + CA 4 marchas de Landau, tudo P&P. Gastou 5k em tudo pronto até hoje e disse que tá dando 7km/l.

[]´s apimentando a discussão

Jeep83
04/05/2008, 20:54
Opa.
Não seja por isso: http://www.planetaoffroad.com.br/p08f.htm

[]'s

Ja tinha visto esse site. Essa solucao tem um ponto que nao gosto:
O blower fica acima do escape dando aquecimento extra ao blower.

Minha intensao é montar o blower apos o carburador, para isso o local mais adequado é do outro lado... alem de ser mais frio. So que ai interfere com cilindro mestre e distribuidor...

Julinot
04/05/2008, 21:05
Porque você não proteje o blower com uma chapa e manta asfáltica ?
Mexer na posição distribuidor é possível ?

Abraços a todos...

Jeep83
04/05/2008, 21:09
Porque você não proteje o blower com uma chapa e manta asfáltica ?
Mexer na posição distribuidor é possível ?

Abraços a todos...

Possivel é..... mas da um trabalhao.
Pensei de alguma maneira aproveitar o movimento do comando... o distribuidor gira na mesma velocidade.

Por hora o projeto esta adormecido....

tiagoandres
04/05/2008, 22:45
aí vai algumas fotos para comparações
cabeçote amarelo=preparado
cabeçote cinza=alcool
cabeçote azul=gasolina

rubensx
04/05/2008, 22:52
pois é tenho as mesmas duvidas que vc onde colocar o blower...
Alguém remanescentes da jipenet tme o cotnaot do borges?/ eu era da jipenet e lembro desse caror na época (sabia que tinha algum ohc com blower, ams pensei ser por estar encucado com isso).

Bom eu pretendo partir para injeção e quero deixar mais um link legal:

http://www.maxicar.com.br/old/colunista_cb_06_06.asp

leiam com calma que ajuda a esclarecer cada coisa que antes nem tinha imaginado...com certeza o blower ficará em cima do coletor de escape... não tem jeito por questão de espaço

Fueltech uma simples já resolve mas a isntalação é pesada como no meu jeep eu nào gasto com mào de obra pois faço eu sozinho tudo nele, só vou gastar com alguma cosia de retifica e usinagem de peças e polias

quero fotos desse motor do BORGES


alguémt em o cotnato dele pelamor de deus?? /ahuahuahu

rubensx
04/05/2008, 22:54
tiago...

olha que coisa o meu tb é amarelo auhahuahu pior... que diabo de comando é esse?? pois é muito parecido com o meu??? (será que foi trocado?)

enfim estou com o blower em mãos e vmaos ver oque acontece quero injetar o bixo e veremos pra onde vou uahuahuahau

Dodger
05/05/2008, 10:34
Alguém pediu aí os links de videos de OHC nos EUA, então copiei e colei lá do forum do Ford Maverick:

"Eu sei que isso causa polêmica, mas fatos são fatos, o 2.3L turbo é o herói de 4cil em linha dos EUA.

Os 2 Mustang têm a mesma carroceria, um é um SVO turbo original com preparação, outro foi colocado um v8 4.6 DOHC dos mustangs atuais + supercharger.
resumindo duelo de um 4cil 8 vávlulas com um v8 supercharged 32 válvulas, os 2 motores em carrocerias praticamente idênticas.

http://br.youtube.com/watch?v=avs5Q_UexAk

Merkur XR4Ti Trans Am, bendito seja quem digitalizou essa filmagem:

http://br.youtube.com/watch?v=YV_vmxQx-Vw

O Corvette estava atrapalhando na frente, não?


Mustang Svo de arrancada, percebam a existência da boa marcha-lenta, o escape até o final do carro e os 9,5seg no quarto de milha:

http://br.youtube.com/watch?v=QdX4k7Ujurw

1000HP num bloco Esslinger 2.8, mas ainda assim família Ford OHC:

http://br.youtube.com/watch?v=ufdZGwjGKP0

Grande abraço à todos, espero que se divirtam com os vídeos."

Falou!

rubensx
05/05/2008, 13:16
é contra fatos é dificil contestar!

o OHC é para o americano, oque o AP é para o brasileiro peças se acha até na esquina!

Lindos videos, e percebemos queo motor tem torque!

sore nosso amigo da jipenet que tinha o ohc com blower descobri que ele colocou a venda esse motor por 2 mil reais, e não criticando mas um motor com blower usando platinado? ainda mais sem modulo de faisca?? bobina fraca? carburado? (apesar de ser uma weber 40).


bom ai ficou evidente o porque ser gastão... mas enfim... estou na pesquisa descobri que emu motor não está com pistão furado, mas estava criando pressão no carter devido ao turbo (note um pequeno jogo no pistão....)

alguém tem as medidas de pistões originais, e oque seria o 0,04 escrito nele e o 0,50??

Elmer_Jeep
05/05/2008, 16:09
A medida std do cilindro desse motor é 96,0mm esses 0,04 são da folga entre pistão e cilindro então se o pistão for std vai ter gravado 95,96mm.

[]'s

rubensx
05/05/2008, 16:28
valeu mestre elmer!!! salvando o rubão denovo!

agora a questão é, se não for std até qual medida consigo?

Elmer_Jeep
05/05/2008, 17:00
Dados do catálogo 2007/2008 da Mahle Metal Leve:

Motor 2300cc OHC
Taxa 8,0:1
Maverick/Rural/Jeep/F75/F100 à partir de 1974

STD/0,50/0,75/1,00/1,50 mm

[]'s

rubensx
05/05/2008, 20:44
elmer valeu denovo, desculpa o quanto sou leigo, mas pode me explicar esses numeros??? std com todas essas medidas?

Santoro
05/05/2008, 22:56
rubens acho que quer dizer, o seguinte , tem na medida std, dps 0.50,0.75, 1.00 e 1.50

Elmer_Jeep
06/05/2008, 09:21
exatamente, como escrevi na pagina anterior a medida STD é = 96mm, após o std vc encontra:
0,50 = 96,50mm
0,75 = 96,75mm
1,00 = 97,00mm
1,50 = 97,50mm

*medidas arredondadas pois o pistão sempre é ligeiramente menor que o cilindro (neste caso os 0,04mm).

Tendeu?

[]'s

rubensx
06/05/2008, 11:41
mestreeeee entendi!

muito obrigado isso er aoque eu precisava pra trocar os bixos!

regisbellini
06/05/2008, 11:57
aí vai algumas fotos para comparações
cabeçote amarelo=preparado
cabeçote cinza=alcool
cabeçote azul=gasolina


Estou com uma curiosida a tempos e não encontrei nada a respeito.
As cores dos motores é como foi descrito acima.
Motor pintado de Cinza é a alcool e azul a gasolina ou as cores tem a ver com o ano de fabricação do motor??

[]´s

rubensx
06/05/2008, 17:34
resgis pelo que sei é isso emsmo cinza alcool, azul gasolina

vou confirmar com mais duas pessoas mas parece ser padrão inclusive na gm que o cinza era alcool

guilherme soares
06/05/2008, 21:09
O meu OHC é original a alcool. Saiu de uma caminhonete F100 1983 e a cor dele é cinza.
Tenho um cunhado que tem um Mavecão 1975 e o OHC dele é a gasolina cor azul.


[]´s

Cacá
06/05/2008, 23:54
resgis pelo que sei é isso emsmo cinza alcool, azul gasolina

vou confirmar com mais duas pessoas mas parece ser padrão inclusive na gm que o cinza era alcool

GM tbem tinha Amarelo a alcool, Azul a gasolina, Vermelho a gasolina e Verde a gasolina. :???:

rubensx
07/05/2008, 00:09
pessoal esse site do esslinger racing eh demais jah viram o distribuidor que tem bobina interna??

imagina que maravilha?

candyboy
07/05/2008, 01:15
Estou com uma curiosida a tempos e não encontrei nada a respeito.
As cores dos motores é como foi descrito acima.
Motor pintado de Cinza é a alcool e azul a gasolina ou as cores tem a ver com o ano de fabricação do motor??

[]´s

Sou novo mas vou dar o meu palpite.Motor bom é o amarelo 6 canecos a alcool do diplomata, o resto é pipoco nas trilhas.abços

Cacá
07/05/2008, 10:33
Olhem o que eu achei:

"Um dado interessante: nessa época, a GM pintava os motores de acordo com a versão. Assim, os motores 261 eram da cor verde. Os 250 e 151 a gasolina eram da cor azul. E os 250-S, do Opala, esportivos, eram da cor vermelha. Todos os motores a álcool eram da cor amarela. Esse esquema de cores caiu em desuso na década de 80."

Fonte: http://www.picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie10.htm

:)

rubensx
07/05/2008, 14:37
agora e os sistemas de injeção originais (não fueltech etc) compativeis?

alguém imagina?

Elmer_Jeep
07/05/2008, 15:07
Uma vez saiu na revista Oficina Mecanica um maveco OHC com injeção multiponto, faz tempo isso, nem lembro em qual edição...

[]'s

Dodger
07/05/2008, 15:28
agora e os sistemas de injeção originais (não fueltech etc) compativeis?

alguém imagina?

Já vi um motor destes com a injeção de Santana 2.0Mi. Não faço ideia do que exatamente foi feito nem de como ficou.

Jeep83
07/05/2008, 20:04
Uma vez saiu na revista Oficina Mecanica um maveco OHC com injeção multiponto, faz tempo isso, nem lembro em qual edição...

[]'s

Que eu lembro era modulo do ford Ka, bicos de santana, outras nao me lembro... era uma mistura. Os bicos ficava bem discretos escondidos debaixo da panela do filtro.

Para mim essas solucoes de injeção sao "gambiarras" o correto seria mapear a injecao para a o motor, veiculo e utilizacao...mesmo assim acaba ficando tao bom, ou ate melhor que carburado.

rubensx
07/05/2008, 23:10
pois é a fueltech sei que dá pra regular, agora com certeza foi CHIPADO ou algo asism para suprir o 2.3 no meu caso o meu pistão é da ultima medida e fuçado...

enfim estou com outro dilema talvez elmer saiba me ajudar...

cambio clark 4m no OHC tem algum topico? procurei me perdi e voltei pro meu topico eheheh

Resolvi postar algumas fotos de peças interessantes:

Bomba de oleo de alta vazão:

http://www.esslingeracing.com/merchant2/graphics/00000001/E2578%20Hi-Volume%20oil%20pump.jpg

Distribuidor com bobina integrada da MSD:

http://www.esslingeracing.com/merchant2/graphics/00000001/E2629%20MSD%20Billet%20distributor.jpg

Motor de arranque HI-Torque:

http://www.esslingeracing.com/merchant2/graphics/00000001/E3112%20Hi-Torque%20Starter.jpg

Kit de spistões forjados:

http://www.esslingeracing.com/merchant2/graphics/00000001/E2534k%20Long%20Rod%20Kit%20.030%20Wiseco%20forged %20piston,%20chromoly%205.7%20rods,%20%20Total%20s eal%20classic%20non-gapless%20rings.jpg

Polia regulável:

http://www.esslingeracing.com/merchant2/graphics/00000001/E2188-STAR-CAM-PULLEY.jpg

e um tal de OFFROAD kit (oque diabos é isso??)

http://www.esslingeracing.com/merchant2/graphics/00000001/E3338%20Off-Road%20Kit.jpg


tá ai coloquei uams fotos porque nem todo mundo entende ingles e nàos aberia como achar porque o site da esslinger eh bem tosco

dudas_308w
16/05/2008, 15:49
Vou contribuir um pouco, pois conheço bem injeçao, Segue:


agora e os sistemas de injeção originais (não fueltech etc) compativeis?

alguém imagina?

Podem funcionar sim. Um sistema de injeçao é menos complicado que se imagina. :dance:
Os bicos sao medidos em vazao e impedancia. Se vc tem um carro com bicos de 4 Ohms (impedancia) e 40 LB/s vazao de combustivel quando aberto, qualquer marca de bico de 4 Ohms x 40 LB/s vai funcionar, seja Ford, Magnetti, Bosch, etc. Entao essa estoria de que era do gol, do santana, do corsa, é indiferente. quem manda é a especificaçao. Claro que nao dá p/ por um bico com rosca de 5/8 num encaixe metrico, mas isso vcs sabem.

Continuando, do lado de ca do bico, tem a flauta, que nada mais é do que um tubo pressurizado de combustivel, que é empurrado pela bomba eletrica. Novamente, a bomba eletrica nao tem segredo e é dimensionada p/ pressao. Pressao e vazao que ela consegue sustentar. Uma bomba de 4 Bar de vazao, Bosch, Ford, VW empurra uma Ranger, F250, Landau, qualquer coisa que chegue ate uns 5 litros de motor, ou um 2 litros que o consumo esteja maior, tipo preparado ou turbo. A regulagem da bomba, é o parafuso de retorno pro tanque, que esta na ponta da flauta. Isso vende pronto por uns 70,00 real e chama dosador, no mundo tunning.

O proximo truque, é o coletor. Enquanto nos carros carburados o coletor tem uma funçao somente de distribuir o que o carburador e o filtro de ar fazem, no carro injetado é neles que a mistura é feita. O coletor ideal deve ter a exata capacidade volumetrica da camara que o antecede. O combustivel que esta dentro da flauta pressurizado, ao passar pelo bico vira spray (o termo correto é atomizado) e esse é o pulo do gato. O fato do combustivel virar spray por uma força mecanica e nao pelo venturi/gicle dá a queima uma eficiencia muito maior. O ar mistura ao combustivel muito mais facilmente, rendendo melhor na camara.

A central eletronica nada mais é que um pequeno computador lendo parametros e abrindo os bicos na hora certa e comandando fagulha.:palmas:

O primeiro parametro é o seu pé. Ele torce o cabo do corpo de borboleta, que esta apos o filtro e antes do coletor. A torcida na borboleta regula a entrada de ar, e no eixo dela tem um potenciometro que regula o "volume" do sensor avisando a central. Alguns carros tem um sensor chamado MAF e MAP que "sentem" o ar em pressao e temperatura, e avisam a cpu p/ corrigir caso precise (frio, altitude, etc). Do outro lado pode ter uma sonda lambda, que avisa a cpu que a queima nao tah bem feita. Hoje existe um relogio chamado hallmeter que o sensor pode dizer se a mistura esta rica ou pobre (1:15 a 1:17 na gasolina:ar e 1:12-1:14 no alcool:ar).

a CPU olha o distribuidor, ou roda fonica, p/ saber quando disparar cada bico. Dessa forma, o disparo é feito milisegundos antes do PMS, e quando a valvula de admissao se abre, puxa p/ dentro a mistura rica.

O tempo de disparo do bico, é olhado na memoria no que chamamos de "mapeamento" e nada mais eh que um conjunto de tabelas (planilhas). A injeçao olha o MAP e o MAF, olha o sensor de RPM, mede o corpo de borboleta e depois procura a tabela correta p/ aquela situaçao. Na tabela, ela acha o tempo que os bicos devem permancer abertos p/ o conjunto funcionar bem. Depois dá sinal a bobina, indicando a hora da fagulha.
Eh como ter um mecanico ajustando ponto e a mistura, a cada 1/2 volta do virabrequim. Isso só é possivel pela velocidade da eletronica.

Entao se pegarmos uma central por exemplo do Monza MPFI, so precismos ver quais sensores ela tem e comprá-los compativeis. As tabelas, podem ser programadas no remapeamento, onde serao ajustadas para o combustivel, a pressao da bomba, o tamanho do motor e a vasao de bicos que temos. Na memoria da antiga central que trabalhava com um 2.0 e abria 5ms o valor será apagado e escrito 6ms pois passamos a um motor 2.3L por exemplo... uma outra forma seria manter a programaçao, mas ter uma bomba mais forte. Ae com o mesmo tempo de bico, pulverizava mais mistura.

No caso da FuelTech, uma grande vantagem é que tudo nela é programado pelo proprio usuário, protegido por senha, e no proprio display dela. Entao, se o carro quebra no Uruguay porque os bicos ou a bomba queimaram, qualquer outro conjunto de bicos, ou bomba ira funcionar, bastando p/ isso saber o nominal da vazao ou pressao e mudando a configuraçao.:idea:
É claro que uma central que custa R$ 990,00 nao eh barata, mas ela pode gerenciar motor de 1 a 12 cilindros, de 0 a 8 Litros de capacidade volumetrica e quase sem limite de potencia, arrancando a maxima economia possivel do conjunto. Em quanto tempo isso se paga?

Existe uma outra central, mais barata, que o mapeamento nao trabalha com sonda lambda e MAP, que esta na casa dos 500 reais e consegue quase tudo que a Fueltech faz.

Na rua Piratininga tem uma loja chamada Crestana & Crestana que vende tudo isso, caso alguem queira correr atras.
Sds

rubensx
16/05/2008, 16:09
dudas tu eh o cara!!!!!

ajudou muito nas minhas idéias malvadas maquiavélicas :twisted::twisted::twisted:

ainda vou de fueltech

turboroe
16/05/2008, 21:09
As tabelas, podem ser programadas no remapeamento, onde serao ajustadas para o combustivel, a pressao da bomba, o tamanho do motor e a vasao de bicos que temos.

mas é justamente aí q mora o problema!!!

se vc não fizer um remapeamento o seu motor vai ficar pior q um carburado.
Remapear uma ECU não é pra qualquer um. Exige muuuuito tempo rodando (em dinamômetro ou em pista), muito equipamento especializado e MUITO CONHECIMENTO.
Não pense que vc vai entrar em uma oficina mecânica de preparação e o seu carro vai sair tinindo... no máximo vai sair rodando meia boca, gastando horrores, perdendo 1/3 da eficiência... e o dono ainda vai sair bem feliz pq o carro está "andando mais", esquecendo que o seu motor 1.0 que antes fazia 15km/l agora faz 10.
Pra programar isso o cara tem que ter muito conhecimento, de mecânica e eletrônica, na maioria coisas que só se aprende em faculdade... coisa que quase nenhum mecânico ou preparador faz.

Criar uma curva de avanço ideal pra um motor ja é um trabalho bem complicado e demorado, e olha que essa curva depende de pelo menos 5 variáveis.
Agora imagine uma ECU que trabalha com varios sensores, tem q acertar a mistura, o ponto, corrigir tudo dependendo da altitude, do desgaste das peças, etc etc...

Acha que não é tao complicado? pegue 2 motores de cilindrada parecida com carburadores diferentes... por exemplo: o 2.3 OHC e o 141 do opala.
Veja as curvas de avanço e veja a configuração dos carburadores...
COMPLETAMENTE DIFERENTES... se trocar eles de motor nenhum dos motores irá funcionar direito.

Eu pegaria essa grana e compraria um carburador ZEROKM original, taxava o motor até nao dar mais, botava uma ignição com avanço programável (mapeando o avanço todo com alguém que saiba o q está fazendo) e seria feliz.... eu duvido que com injeção eletrônica adaptada o carro vai ficar melhor q isso, andando economicamente.

As pessoas geralmente atribuem a economia dos carros modernos à injeção, mas ela só dá um pedacinho pequeno da economia...
esquecem de outras coisas como a evolução dos materiais automotivos (mais leves e com menor atrito), diminuição de peso do conjunto motor, diminuição de peso do carro em si, sistema pressurizado de arrefecimento, bombas e ventiladores elétricos, avanço na tecnologia dos acessórios ligados no motor, da própria borracha da correia das polias, tração dianteira (que acaba com pelo menos 1/3 do peso do sistema motor), rodas de liga leve, etc etc...

chapolin colorado
16/05/2008, 21:10
Duda desculpe mas sua visão esta muito distante da realidade da injeção eletronica, basicamente o que voce falou, bomba,vazão,pressão estão corretos, mas a grande dificuldade de ajustar "bem" uma injeção eletronica estão nos mapas e no ajuste da atomização do combustivel, trabalho em uma montadora e para voce ter uma idéia da complexidade destes mapas são necessários de 8 a 12 meses somente para o ajuste do mapeamento em veiculos rodando em pistas de testes, além de vários motores em dinamometros instrumentados para tal fim.
Os parametros de ajustes dos mapas são limitados ( cuidado com os enganadores ) pois durante o desenvolvimento do mapeamento as curvas são 100% modificaveis ( utiliza-se chips com memória gravavel flash, mas quando a montadora valida o motor, os mapas são copiados e transformados em liguagem de baixo nivel ( códigos hexanuméricos ) para permitir o rápido processamento e o acesso limitado aos parametros, mas as curvas basicas não são modificaveis !!!
A flauta e o coletor são um caso a parte e são necessários muitos estudos de dinâmica dos fluidos em computadores, considerando que temos um fluido compressivel ( ar ) para quem fez engenharia sabe que o que estou falando. O posicionamento dos bicos e o fluxo de ar nos coletores o tipo de escoamento,etc....isso demanda muuuitas simulações em computador e alguns milhares de dolares em protótipos e testes.....
Funcionar qualquer um com um pouco de conhecimento coloca uma injeção eletronica para funcionar, mas funcionar retirando o melhor rendimento ( potencia x economia ) demanda tudo que foi falado acima.
Tudo bem existem módulos Fueltech,etc...,mas lembre-se que são para aplicações muito especifícas ( arrancadas ou motores preparados ) onde o foco é a potencia e não a durabilidade ou a economia de combustivel...alem de que para ajustar um módulo destes corretamente é necessário bastante conhecimento em motores....
Não estou querendo desanimar ninguem( pelo contrario coloco todo meu conhecimento a dispor dos amigos), mas gastar muito dinheiro e tempo, para ter o mesmo rendimento que se tem com um velho ( tambem não estou defendendo os carburadores ) carburador não é a melhor solução para mim.
Se quer um motor com injeção eletronica funcionando perfeitamente com durabilidade e economia é mais fácil pegarmos um pronto, onde a engenharia das montadoras já fez todo esse trabalho acima e gastou muito dinheiro, um motor de Ranger 2.3 OHC já esta pronto ! Um motor 4.1 MPFI ou outro GM,VW,Ford, etc....tambem já estão prontos.....

dudas_308w
19/05/2008, 15:14
Chapolim e Truboroe,
vcs estao certos nas suas acertivas, mas estamos falando de coisas diferentes.
Eu nao tenho a intençao de dizer "faça isso que é melhor" e somente respondi ao amigo que perguntou se era possivel usar as partes de injeçao "standard" de outros veiculos. Eu respondi que sim, pois é possivel.

Nao discordo de vcs, pois a montadora realmente tem gente dedicada ao assunto tempo integral p/ homologar o produto. Mas o que acontece, é que na montadora existem desafios que nao sao os nossos. Existe uma serie de coisas que a montadora leva em consideraçao e que nao sao validas p/ nós, usuários avançados. Vou dar uns exemplos:

- O primeiro é tempo. O veiculo tem que ficar pronto em 3 dias, entao idas ao forum estao fora de cogitaçao. Tudo tem que vir pronto dos parceiros, montado o mais rapido possivel.
- standardizaçao. Todos tem que sair iguais, aki e na espanha, argentina, portugal, etc.
- parametros comerciais. O comprador nao entende de mecanica, os mecanicos da oficina nao entendem de engenharia, e tudo tem que funcionar em escala comercial...
- custo. Sao milhoes de dolares, enteo usar uma bomba de 3 bar, ou uma de 4 bar faz uma diferença incrivel no balanço. P/ gente, o que tiver barato no desmanche serve.
- Uma montadora nao pode colocar um dosador, pois o ajuste fino seria inviável em tempo, entao a bomba tem que ser a X e pronto.
- A montadora nao pode aceitar um processo por emissao de poluentes, e quer estar dentro das normas EPA, etc., etc.
- A montadora nao pode aceitar uma quebra de diff e ter o carro ligado a um projeto mal feito, etc. etc.

Alem disso, o mercado é soberano, e soluçoes passam a existir. Hoje abrimos qualquer revista de tunning e tem alguem oferencendo teste em dinamometro por 100 reais. O cara que dobra coletor sob medida da certificado do mesmo em banco de fluxo. O maluco da "chipagem" tem as memorias conectadas no notebook e tem mapa ateh de Porsche e Ferrari. Tudo que a montadora desenvolver gastando milhoes, o coreano vai vender 5 anos depois a dez real lá no largo 13. Desculpe, mas é fato.

Concordo que fazer o motor funcionar no seu 100% de rendimento é complicado, mas hoje os carburados tem que %? Uma injeçao de mapa bi-dimensional (RPM X angulo borboleta) tipo a HIS de R$ 500,00 é muuuuito mais eficiente, mas muuuuuuuito mais que qualquer coisa que já saiu da Weber ou da Solex.

Vcs sao pouco democraticos. O forum inteiro troca tudo que tem de peça nos carros, e nem conta faz. Quantos aqui nao pegam um CJ e poe motor diesel, V6, cambio 5m, cambio auto, reduzida de ranger, freio a disco, e tudo que pode de adaptaçao? Vai dizer que fica tudo mal feito por que a montadora nao se envolveu e ninguem tem banco de provas e milhoes em pesquisa?

Ae eu proponho uma troca simples, do sistema de alimentaçao, isso pareceu alienigena? ahh bom.. so p/ entender.

rubensx
19/05/2008, 16:48
concordo plenamente com o dudas

Uma vez falando da fueltech algu'em veio em dizer que ela não seria eficiente por causa de temperatura, altura etc... até concordo que não existe muito controle como as 400 configurações diferentes de um mapa de injeção de linha.

Mas sinceramente, como foi dito pelo dudas quanto o carburador será melhor que uma injeção de combustivel programavel em tempo real? Fora o fato que carburadores peças estão cada vez mais raras de encontrar a venda e tudo mais, tudo bem se for um holley ou um edelbrock e vc curte importar tudo mas continuar no carburado proque "não existe injeção original para esse motor" ou pelo absurdo de ouvir que carburador é melhor que injeção (como muitos "preparadores" retiram a injeção e colocam um carburador 3E para turbinar um gol injetado de fabrica) isso é realmente o fim da tentativa de evolução, desculpem aos puristas e saudosistas mas carburadores jah eram

Eu curto acertar um carburador e acho demais aquela coisa do ouvido ams a precisão até mesmo de uma FuelTech 'e bem melhor

chapolin colorado
19/05/2008, 19:22
Pessoal desculpem mas o minha opnião não deve ser soberana e nem quero isso, o que quiz dizer é que a adpatação não é simples, e que carburadores são sistemas tão arcaicos que não existem mais a muito tempo em paises mais avançados que os nosso. Meu ponto foi somente alertar que bastante dinheiro vai ser gasto e muitas vezes chegaremos a um desempenho próximo ao de um carburador. Injeções eletronicas programaveis são um opção mas não vão conseguir retirar todo o rendimento que o motor pode proporcionar alem de muito tempo e dinheiro gastos, sempre sem contar com os indices de poluição que devem ser respeitados.
Mas sem pessoas que partam para inovações e experiencias o mundo nunca evoluirá.
Meu post foi somente alertar que não é tão simples quanto foi exposto pelo nosso colega, partir para uma modificação bem informado é o melhor caminho para não haver frustações futuras nem decpeções.
Sempre que parto para um modificação na viatura me informo o máximo possivel para saber qual caminho a seguir, quais as dificuldades que enfrentarei e quais as possiveis soluções assim como quanto gastarei.
Continuo apoiando as inovações, não entendi porque pouco democráticos uma vez que respeitei sua opnião e coloquei a minha e nem imagino porque voce se refere ao alienigina pois não foi essa minnha intenção.

rubensx
19/05/2008, 22:59
é também achei que foi mal entendi do duda, mas prosseguindo

estou pensando no que seria possivel aproveitando algumas traquitanas que estão já lá para usar a fueltech que apesar de cara me parece mais seguro que tentar remapear uma injeção de fabrica...

no mais estou procurando contatos mais firmes e mais baratos pra peças desse motor, primeiro vou monta ro meu e ver como fica e dou um feedback, preparação elve mas com blower ou seja nàoe stá taxado nem pistões para alcool somente está na ultima medida deles

turboroe
20/05/2008, 01:46
Alem disso, o mercado é soberano, e soluçoes passam a existir. Hoje abrimos qualquer revista de tunning e tem alguem oferencendo teste em dinamometro por 100 reais. O cara que dobra coletor sob medida da certificado do mesmo em banco de fluxo. O maluco da "chipagem" tem as memorias conectadas no notebook e tem mapa ateh de Porsche e Ferrari. Tudo que a montadora desenvolver gastando milhoes, o coreano vai vender 5 anos depois a dez real lá no largo 13. Desculpe, mas é fato.

Isso acontece mesmo, mas não da pra querer comparar o trabalho engenhoso e bem feito de uma montadora com um zé mané com um dinamometro q acha q carro rápido é carro com o maior pico de potência, um zé mané que comprou um CD com todas as cópias de eeproms e muda 1 ou 2 variáveis sem fazer idéia do que está mudando...
É a mesma história dos mecânicos de fundo de quintal que retiram peças dos carros pq dizem q "não precisa"... as montadoras gastam um monte pra criar a peça, e o "coreano" tira ela... o carro funciona, mas fica uma bosta, e a maioria das vezes o dono não percebe pq nossas bostas de carros não vem com "sensor" de consumo.

Um carro com injeção adaptada vai funcionar... mas dificilmente vai ficar boa como a maioria imagina.
O que a gente fala aqui não é pra dar uma de "o sábio", é pro amigo que está querendo gastar uma baita grana pensar bem com calma sobre o assunto e fazer sua pesquisa própria antes de abrir o bolso.

Fórum dificilmente é uma fonte de informação confiável, então eu acho q não podemos dar uma informação assim que comprometa o bolso dos outros, tipo "vai lá, gasta 5 mil reais numa injeção que é barbada e vai ficar ótimo pq eu li em outro fórum q funciona"

E não é só a questão do dinheiro também.
Uma injeção não se regula em 1 dia no dinamômetro... e nenhum vendedor vai ficar disponivel 1 mes inteiro pra regular o teu carro.

Acertar uma injeção requer muito conhecimento e tempo de rodagem. Se o amigo não tem isso, é melhor usar um carburador que ja vem acertado de fábrica.



Concordo que fazer o motor funcionar no seu 100% de rendimento é complicado, mas hoje os carburados tem que %? Uma injeçao de mapa bi-dimensional (RPM X angulo borboleta) tipo a HIS de R$ 500,00 é muuuuito mais eficiente, mas muuuuuuuito mais que qualquer coisa que já saiu da Weber ou da Solex.

Posso estar enganado, mas pelo que eu sei o HIS foi feito pra ser um alimentador suplementar pra carros de competição... Ele simplismente joga mais combustivel em um motor que ja está rodando, não usa sensor nenhum pra compensar nada.

Quase todo carburador usa sensores mecânicos de pressão atmosférica, pressão no coletor, aceleração, etc, pra corrigir a mistura.

Também não to defendendo o carburador, eu acho carburadores VELHOS uma bosta mesmo... mas se é pra gastar, compra um carburador ZERO km e seja feliz.

Dodger
20/05/2008, 08:05
Já que estamos falando de OHC. injeção, carburador e etc. Vou dar uns pitacos aqui.
Eu tenho um Maverick com o OHC e carburador H-34 solex duplo, e se der depois vou partir para a instalação de injeção. O problema principal é que o carburador H-34 de opala, c-10, chevette e corcel parece tudo igual, né? Errado! O do Maverick que foi desenvolvido para funcionar no OHC é único, ele tem caracteristicas que não te permitem pegar um carburador H-34 de opala e fazer um acerto que fique tão bom quanto o carburador original só mudando giglagem, difusores, etc. E carburador h-34 original para OHC é muito dificil de achar, e achar um em perfeito estado ou novo é praticamente impossivel.

90% do pessoal que conheço que tem OHC com carburador duplo, seja Jeep ou Maverick, está rodando com carburador de opala ou corcel, e nem preciso falar que nunca fica 100%. Pra mim é praticamente a mesma coisa que rodar com uma injeção não original.

A fuel tech não é uma brastemp justamente pq milagres não existem. Afinal, como uma coisa generica(pra qquer motor), artesanal e que leva em consideração poucos parametros para funcionar vai ser tão boa quanto a injeção original de fábrica??? Não tem como! Mas acredito que deva funcionar muito melhor que qquer carburador de no minimo 15 anos de estrada, 30 no caso dos Solex originais para OHC, que já foram recondiconados umas 3 vezes, embuchados ous 2 e já teve seu kit de reparos e valvulas de máxima trocados pelas de Corcel.

Li alguns relatos por ai principalmente de quem instalou este modulo da fueltech wem carros antigos de forma a eliminar o carburador e não pra uso em pista e todos falaram da melhora no funcionamento do motor e maior economia.

O modulo aspro da fueltech custa 890,00, os outros para turbo e pista que custam o dobro disso. Uma tbi completa de santana mais antigo nova que é praticamente plug&play no coletor duplo do OHC já achei novo por 200,00. o resto tirando os bicos tbém não custuma ser caro. Eu acho que vai dar mais trabalho e aporrinhação doque gasto em si, ainda mais se levar em consideração que pedem R$900,00 num H-34 novo de opala alcool(nem a gasolina acha mais), quanto será que cobrariam num H-34 novo para OHC(Maverick)???

falou!

Aurélio
20/05/2008, 09:39
Eu tenho um Maverick com o OHC e carburador H-34 solex duplo, e se der depois vou partir para a instalação de injeção. O problema principal é que o carburador H-34 de opala, c-10, chevette e corcel parece tudo igual, né? Errado! O do Maverick que foi desenvolvido para funcionar no OHC é único, ele tem caracteristicas que não te permitem pegar um carburador H-34 de opala e fazer um acerto que fique tão bom quanto o carburador original só mudando giglagem, difusores, etc.
Opa.
Você tem razão. Penei um ano com uma adaptação desse natureza, confiando no meca. Troquei difusor, giglagem e nada. O Jeep ficou fraquinho e bebia pra caramba ! Acabei voltando para o H40, mas sonhando com um H-34.


carburador h-34 original para OHC é muito dificil de achar, e achar um em perfeito estado ou novo é praticamente impossivel.
Mas não é impossível.
Comprei há dois anos no Rio de Janeiro um novo, zerado, devidamente especificado para motores Ford OHC (Maverick, Rural, F-75). Segundo o Sr. Ivo, proprietário da loja, comprei um dos últimos do Brasil e por um preço bem menor do que pedem pelo do Opala. :mrgreen:

Abs,

chapolin colorado
20/05/2008, 22:37
Procurando na net ahei este módulo,que parece ser uma boa opção, baixei o manual e estou lendo, amanhã vou entrar em contato com a empresa para maiores detalhes.
Isso não quer dizer que tudo que eu disse acima não vale,apenas é mais uma opção as caras Fueltech.
Se fosse partir para adaptação destas no OHC eu tentaria achar um coletor de admissão de Ranger 2.3 (mosca branca) com o restante das peças (bicos,maF, sensores,etc...e este módulo ou um Fueltech.

www.pandoo.com.br

rubensx
21/05/2008, 00:48
chapolim eu vi o pandoo e parece uma Fueltech mais simples tme tb um modulo da digipulse www.digipulse.com.br que parece tb mas não é... no meuc aos devido ao blower e sobre alimentação preciso da fueltech mesmo

Elmer_Jeep
21/05/2008, 09:23
Ouvi dizer que quem tá produzindo a pandoo é um ex funcionário/sócio da fueltech.

[]'s

rubensx
21/05/2008, 10:30
realmente 1400 reais na pandoo a mais completa ela vem com sensor MAF já incluso e tem mais opções, são os engenheiros da fueltech que sairam de lá e recriaram a peça com outro nome e melhorada...

sei não heim??? pandoo mais em conta, tem mais opções e parece que fica muito bom

vamos ver

dudas_308w
21/05/2008, 14:55
Continuo apoiando as inovações, não entendi porque pouco democráticos uma vez que respeitei sua opnião e coloquei a minha e nem imagino porque voce se refere ao alienigina pois não foi essa minnha intenção.

amigo, desculpe.
Nao era p/ ser em tom de reprovaçao, mas sim critica..:wink:

eh que vcs mandaram um monte de coisas negativas, dizendo sobre os problemas, que eu particularmente acho menores que procurar carburadors, gicles, reparos e outros troços. Sem falar em cair na mao de picaretas variados.

E o que eu quis dizer, é "porque trocar o sistema de alimentaçao parece ser tao estranho, até meio alienigena, enquanto o resto do forum todo poe cambio disso com motor daquilo, etc., etc?" :razz: É so p/ lembrar que adaptaçoes fazemos nós todos!

Bom, a HIS faz alimentaçao suplementar, modulo principal, e mais uma duzia de outras tranqueiras.

Aproveitando, eu vi o modulo da HIS com os bicos, bomba e borboleta de santana, um coletor OHC e um dosador. Tudo acertado para o 2.3OHC da F75 de um amigo. O preparador era a propria HIS, e iria ficar em 1400 reais tudo. Considero um bom numero pelos relatos de problemas que leio e pelos "3km/L" que a turma comenta...

Se for Pandoo, HIS, Fueltech ou outro generico qualquer, eu ainda acho menos problema e mais eficiencia. Mesmo que de trabalho p/ achar o mapa correto.

Eu acho que a partir do momento que a vc tenha um retorno de sonda lambda, ou um hallmeter, o ajuste mistura/ar fica perfeito. O que pode estar fora é simplesmente avanço, que tambem é simples.
Entao parece que existem grandes possibilidade de ter o motor no melhor rendimento possivel, ou perto dele. Mesmo sendo soluçao caseira.

abs

rubensx
21/05/2008, 19:52
eu acho que 1400 par ao conjunto todo com o his de ótimo tamanho...

mas pelo que conversei com preparadores a pandoo é realmente mais completa que a FT e é mais barata cosia de 200 reais mais barata

plnx
22/05/2008, 00:00
Colocando mais lenha na fogueira, pretendo instalar o modulo de injeção Megasquirt no meu Jeep, no meu caso o maior problema é o tempo sem carro até acertar tudo, pois uso o Jeep no dia-a-dia.

Bom, mas o que esse tal de Megasquirt tem demais ?

custa ~ U$400 e é uma injeção Open Source, se você entender de eletrônica, pode montar sozinho o circuito todo ou comprar feito pelos U$400 citados.

Ele tem todos os recursos que você possa imaginar, injeção sequencial, correções por motor frio, temperatura do ar, pressão do turbo, pressão atmosférica, ajuste de ponto, "flex", e outros que eu não lembro.

Bem eu ia traduzir com minhas palavras aqui, mas resolvi colar uma tradução do google:

"P. O que é um MegaSquirt EFI ® Controller?

A. MegaSquirt ® Controlador EFI, se destinam a um projeto pedagógico para aqueles que querem aprender sobre electrónicos de injecção. É um experimental Do-It-Yourself controlador programável electrónicos de injecção que você constrói-se. MegaSquirt ® irá trabalhar em praticamente qualquer líquido alimentado motores de ignição comandada, aspiração natural ou reforçaram (até 21 psi impulso com a norma sensor MAP), desde que não sejam "poluição controlada". Note que uma MegaSquirt ® Controller EFI é o único controlador, você terá de recolher as restantes peças você mesmo sistema de combustível (de 1 a 16 injetores, sensores de combustível carris, bomba de combustível, etc.)"

fonte: http://www.megasquirt.org/megasquirt.html

rubensx
22/05/2008, 01:31
pois eh o megasquirt é interessante mas esbarra numa coisa que pra mim vale os 1400...

GARANTIA

se a injeção fritar, simplesmente ligo pro fabricante e sento a lenha... o megasquirt vai ser zica se eu motna rou comrpar fora, fora que nào é tào pratico quanto o pandoo/fueltech

Dodger
22/05/2008, 08:52
A Megasquirt só tem 3 probleminhas:

1-preço 400 é em doletas e são só os componentes eletronicos
2-vem todo desmontado = não é pra curioso I
3-supondo que vc consiga montar corretamente, tem que acertar tudo com lap top = não é pra curioso II

Só dar uma olhada no site brazuca da megasquirt e ver quantos carros do pessoal já estão rodando com ela( 1 ou outro)

As chances do molho sair mais caro que o macarrão e vc parar pelo meio do caminho são enormes.

Mas pra quem gosta de brincar com eletronica e programação e ver os resultados na pratica ficando em segundo plano, é um prato cheio!


.

rubensx
22/05/2008, 22:11
é a parte de eletronica me dou bem, mas eu quero versatilidade de poder trocar mapas em tempo real...

ainda vamos de pandoo falei com 3 preparadores que conhecem e curtem mais a pandoo do que a FT quero ver com meus olhos já até amrcquei de analisar

rubensx
03/06/2008, 21:59
só como feedback

parece que o pessoal da X4 conseguiu injetar o motor, queria que o rafael ou quem puder vier aqui e postar a soluçãod eles, lembrnado que aida penso na possibildiade supercharger + injeção fueltech e talvez o DIS do pessoal da motorspice

Dodger
03/06/2008, 23:39
só como feedback

parece que o pessoal da X4 conseguiu injetar o motor, queria que o rafael ou quem puder vier aqui e postar a soluçãod eles, lembrnado que aida penso na possibildiade supercharger + injeção fueltech e talvez o DIS do pessoal da motorspice


Já que vc tá querendo colocar injeção e tbém ignição melhor(DIS CDI, etc), pode ser que aquele modulo mais simples da fueltech(Aspro) resolva, já que não interfere na parte de ignição e custa metade do preço. E tem mais, estes modulo da pandoo e os demais fueltech que gerenciam ignição não são compativeis com distribuidor prehistórico à platinado, aí vais morrer em mais uma grana pra trocar por sistema hall.

Mudando de pau pra cavaco, alguem chegou a alguma conclusão sobre se realmente dá pra chegar numa taxa de compressão decente pro 4 cil sem os pistoes alcool??
Vi ontem no Ml um cara falando que tem jogo novo dos pistoes alcool do OHC por R$1.800,00(Hum Mil e Oitocentos Reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)..nego é malandro demais. Nesse preço dá pra trazer 3 jogos de pistoes forjados americanos...
Ainda estou pesquisando lá fora as opções de pistoes pro OHC e tá bem interessante, depois posto aqui, mas já adianto que um jogo de pistoes originais custa 40 a 60 doletas, num dá nem 100 reais...

Dodger
04/06/2008, 00:26
Pistoes hypereutético Silvolite/keith Black pra OHC com taxa de 9,5:1

http://www.kb-silvolite.com/spistons.php?action=details&S_id=441

a venda na summit por 20 U$ cada:

http://store.summitracing.com/partdetail.asp?autofilter=1&part=UEM%2DH3124%2D040&N=700+115&autoview=sku


L4 140
2.3 L
3.7795(IN)
96(MM)

FORD
ENGINE

1979-82
1989-94
9.5

Hypereutectic, destroked .020". 1979-82 TURBO check rings, NON-EFI.
1989-94 NON-TURBO OHC, dual plug, roller lifters, light truck. Flat head 2 valve reliefs.

APPROXIMATE HEAD VOLUME=3cc

Comp. Ht. 1.578
Pin Dia..9122 Offset

H3124
Std.
.5mm
.75mm
1.0mm
1.5mm

2-1.5mm
1-4.0mm


79-82

E9TZ6108A
F3ZZ6108A
F1ZZ6108A
D9ZZ6108A

E89E6110AB
FE7E-AC
E89E-AC
E8ZE6108KA

http://webpages.charter.net/beckracing/ft-2v-2.gif

rubensx
04/06/2008, 15:08
Não tenha duvidas que precisa de sensor hal e não custa muito, a ideia é colocar o DIS junto sim por causa da eficiência...

agora não tme como só a ultima versão da fueltech ou da pandoo resolvem meu problema devido a sobrealimentação que vai do blower

vou te dizer se eu fosse importador e tivesse aqui no forum lendo sobre os pistões e outras peças não teria duvidas que importaria a preços melhores, vale muito a pena fora que a quantidade de jeeps originais é muito grande e a possibilidade de recupera ro motor que se tem é grande

Dodger
05/06/2008, 10:26
vou te dizer se eu fosse importador e tivesse aqui no forum lendo sobre os pistões e outras peças não teria duvidas que importaria a preços melhores, vale muito a pena fora que a quantidade de jeeps originais é muito grande e a possibilidade de recupera ro motor que se tem é grande

Nem precisa depender de importador, já que na Summit tem umas 10 opções de pistoes e fora as outras peças todas pra OHC. Esses caras mandam pra sua casa aqui no Brasil, basta ter cartão de crédito internacional pra fazer o pagamento. E se der sorte das peças passarem batidas na receita nem paga imposto, caso contrário é só pagar 60% na hora da retirada nos correios e pronto, tem amigo meu que trouxe quase o motor inteiro em peças de maverick e dodge da Summit. No ebay tem um monte de vendedor, geralmente lojas, que tbém enviam pra cá, e no ebay já vi jogo com aneis e tudo por 60 doletas, mas ai já é um pouco mais arriscado.

Vinicius Hauagge
05/06/2008, 10:39
Pessoal, seguinte... Fazia uns seis meses que nao acessava o fórum, pois não estou no Brasil, perdi a senha e o email que estava cadastrado nao existe mais... Porém depois de muitas tentativas consegui entrar.
É o seguinte, tenho um jeep com Georgia... E realmente, posso atestar que o preconceito com o motor é infundado... O meu tem algumas alteracoes, tipo ignicao eletronica, bobina do gol mi, cabos de vela melhores, coletor dimensionado, carburador H34seie (acho que é isso) e o que é mais importante (foi a alteracao que mais diferenca notei), rebaixamento de cabeçote em +ou- 1,3 mm, nao me recordo exatamente, mas foi o máximo que deu para tirar...
O jeep virou outro carro... Ficou até mais economico! Ando numa mistura de gasolina alcool, na proporcao de 2/3 gasolina e 1/3 alcool...
Infelizmente faz uns seis meses que nao ando com ele, mas em julho volto para a terrinha e matarei as saudades!
Tenho um blower guardado para colocar no motor, mas nao sei se levarei adiante o projeto... Esse blower é o que equipa as mercedes kompressor... nao sei exatamente o modelo, mas no site da eaton ou no google consegue-se encontrar as especificacoes....
Ao que parece, a adaptacao nao é tao complicada... Basta as polias, um bom rolamento e uma flange para fixacao... O maior problema, acredito que seria a proximidade do coletor de escape....
Tb pensei em injetar o mesmo... tenho um conhecido que coloca injecao em motor ap e de fusca... Disse que dá para por e que funciona redondo, melhor que carburador... Colocaria uma central de santana 2.0 monoponto ou até mi... dai o problema é a flauta... sensor de polia, sonda lambda e mais um ou dois sensores... queria ver um funcionando, pq nao to muito afim de ser a cobia!
Abraço,
Vinicius.
PS -alguem sabe se aqui na europa é barato ou existe modulos de injecao programaveis pra vender?
PS2 - aqui quase nao existe jeep (CJ5) e os que tem, valem uma fortuna! O mesmo acontece com os fuscas! Que tal exportar do Brasil? he he he...

rubensx
05/06/2008, 13:35
vinicius se tiver tempo dá uma olhada no topico todo que vc acha coisas sobre esse smotores, o que mais achei é nos EUA, mas oque seria legal é comprar outro blower ai e trazer, pelo que vi um centrifugo é melhor pela facilidade de colocar nesse motor e tudo mais

injeção tme de ser fueltech rpa ficar legal ou a que eu prefiro a pandoo

o problema de importar com cartão de credito direto é que peças de carros tem tributação diferente e o bixo pega :-(

Dodger
05/06/2008, 13:50
vinicius se tiver tempo dá uma olhada no topico todo que vc acha coisas sobre esse smotores, o que mais achei é nos EUA, mas oque seria legal é comprar outro blower ai e trazer, pelo que vi um centrifugo é melhor pela facilidade de colocar nesse motor e tudo mais

injeção tme de ser fueltech rpa ficar legal ou a que eu prefiro a pandoo

o problema de importar com cartão de credito direto é que peças de carros tem tributação diferente e o bixo pega :-(


É nada cara, na pior das hipoteses é 60% na nota total(peça+frete), seja uma cueca de couro usada ou carburador quadrijet Holley zero km. e coisas enviadas pelos correios nem tudo passa no fisco, eles pegam isso por amostragem ou embalagens que dão muita "bandeira" de ser coisa cara(eletronicos por exemplo). mas a taxa deste tipo de importação é sempre 60%.

1 pistão nacional de OHC para taxa de 7,5: custa 125,00 cada(500 o jogo) no minimo.
Lá fora um jogo pra taxa 9,5(que não existe aqui) saindo por U$90,00 + uns 40 de frete + 60% de imposto= 354 reais no jogo ou R$88,00 por pistão.

Vinicius Hauagge
05/06/2008, 14:24
Outra coisa, que esqueci de mencionar na resposta anterior...
Existem muitas peças desse motor na Argentina... Moro uns 450km da fronteira e na época que fiz a retifica do meu motor, cogitei a hipotese de ir comprar as peças la, mas na ocasiao o peso tava muito valorizado.
Hoje a situacao se inverteu, entao acho que deve valer a pena. Alguns preparadores de motor da minha cidade sempre vao para lá buscar peças...
Abraço.

Dodger
05/06/2008, 17:34
Outra coisa, que esqueci de mencionar na resposta anterior...
Existem muitas peças desse motor na Argentina... Moro uns 450km da fronteira e na época que fiz a retifica do meu motor, cogitei a hipotese de ir comprar as peças la, mas na ocasiao o peso tava muito valorizado.
Hoje a situacao se inverteu, entao acho que deve valer a pena. Alguns preparadores de motor da minha cidade sempre vao para lá buscar peças...
Abraço.

Na Argentina tem muita coisa a preço de banana pro OHC, inclusive muita coisa de performance já que tem lá o Sierra Xr4 que arrancava 120 Hp do OHC original e é um dos preferidos de preparadores lá. Com o peso valendo menos de 60 centavos tá saindo tudo baratinho, se mora perto da fronteira melhor ainda.

rubensx
05/06/2008, 17:49
algum sacoleiro de plantão???

eu queroooooo

Vinicius Hauagge
06/06/2008, 09:36
http://www.manualdomaverick.com.br/forum/viewtopic.php?p=1474

Santoro
06/06/2008, 11:13
pqp , mta coisa msm ... se alguem achar o canal pra trazer peças da argentina eu tb quero, sempre gostei do meu ohc, akele cabeçote de aluminio eh lindo pqp .

David Dener
29/06/2008, 21:43
antes de comprar meu jeep com motor ohc fui atras de informação a respeito, mas ñ tive muito sucesso pois me falaram que costuma dar problemas com as valvulas,mas mesmo assim comprei e em seguida tive que fazer o motor todo pois deixei ferver, cheguei a trocar o bloco que rachou.o que posso dizer é que estou comtente com ele pois pucha muito bem , só tive problemas no inicio para acertar a bomba eletronica que estava dando excesso de combustivel mas já foi resolvido.
Sera que alguem pode me dizer +- quanto km por litro ele faz pois meu velocimetro está quebrado e ñ consigo fazer a media. valeu abraços....

Cacá
29/06/2008, 21:56
antes de comprar meu jeep com motor ohc fui atras de informação a respeito, mas ñ tive muito sucesso pois me falaram que costuma dar problemas com as valvulas,mas mesmo assim comprei e em seguida tive que fazer o motor todo pois deixei ferver, cheguei a trocar o bloco que rachou.o que posso dizer é que estou comtente com ele pois pucha muito bem , só tive problemas no inicio para acertar a bomba eletronica que estava dando excesso de combustivel mas já foi resolvido.
Sera que alguem pode me dizer +- quanto km por litro ele faz pois meu velocimetro está quebrado e ñ consigo fazer a media. valeu abraços....

Fala David, beleza? Meu OHC gasolina faz 5 a 6 na cidade e 7,5 na estrada com pé de fada. Ou seja, bebe para car@lho, como todo jeep.

;-)

Jeep83
29/06/2008, 22:11
Sera que alguem pode me dizer +- quanto km por litro ele faz pois meu velocimetro está quebrado e ñ consigo fazer a media. valeu abraços....

Depende basicamente de:
- calibragem do motor.
- teu pe
- tipo de uso (estrada, cidade, etc..)

em estrada asfaltada ja fiz o extremo de 9km/L... mas foi mantendo o pe BEM leve mantendo por volta de 70km/h.....lembro que fazia o trajeto São Jose dos Campos - Rio de Janeiro (350km) e um tanque (original) cheio faltava pouco para chegar ao destino. o normal da estrada com pe leve é algo em torno de 7 ou 8 km/L depende da calibragem...

Na cidade faz +/- 6km/L

Na trilha nao faz sentido falar em km/L.
Meu parametro é de que um tanque original suporta +/- 12h de trilha... entenda que trilha se fica mais tempo com motor desligado que andando... ok ?!

é isso ai

David Dener
29/06/2008, 22:18
é isso eu já percebi ....ainda mais eu que sou iniciante pois estava acostumado a andar com a Banderante do meu pai q é a diesel, tenho que soltar o pé um pouco.. valeu garoto, Grato David

Santoro
29/06/2008, 22:22
eh isso msm como ja falaram , na cidade faz uns 6 ,6,5 por ai . na estrada uns 8, 9 dependendo do pe, do trecho da estrada, depende de variass coisas,na epoca q eu andava como meu cj na gasolina na cidade era isso ai, agora q botei gnv, tenho andando menos na gasolina , normalmente um tanque por mes por ai .

RODRIGOX
01/07/2008, 21:46
:discordo: CASO VC NÃO QUEIRA DOR DE CABEÇA E, SIM UM MOTOR CONFIAVEL, MONTE-O TODO ORIGINAL,COM UMA IGNICÃO ELETRONICA E UM CARBURADOR BEM AFINADO. OUTRA DICA QUE FAZ BASTANTE DIFERENÇA, É O ESCAPAMENTO; TEM Q TER 2 ABAFADORES E TUBOS NOVOS.
EXAUSTÃO LIVRE NESTE CASO DE MOTOR, É PREJUDICIAL À POTENCIA FINAL
ABCS.

Dodger
01/07/2008, 22:22
EXAUSTÃO LIVRE NESTE CASO DE MOTOR, É PREJUDICIAL À POTENCIA FINAL
ABCS.

Porquê?

abraço

rodrigo.hoffman
01/07/2008, 22:51
:discordo: É O ESCAPAMENTO; TEM Q TER 2 ABAFADORES E TUBOS NOVOS.
EXAUSTÃO LIVRE NESTE CASO DE MOTOR, É PREJUDICIAL À POTENCIA FINAL
ABCS.

Agora eu tb não entendi. Se é preciso uma exaustão livre, qual o motivo dos dois abafadores???


Abraços

rubensx
01/07/2008, 23:56
desculpa rodrigo mas vou discordar de vc, originalmente ele saia de fabrica apenas com 1 silencioso e nada mais, o que pode ser mais economico e mais bem acertado do que a fabrica fez testado por engenheiros....

se cair na área de preparação eu te digo já oque economiza e faz melhorar e muito FUELTECH ou seja inejção eletronica e todas as modificações necessárias... em tempo o meu coletor original está recebendo tratamento para limpeza, TBI do GOL GTI 96 e flauta e entrada pros bicos de injeção BOSCH assim que temrinar posto fotos aqui a pessoa que está fazendo toda a adapatação cria coletores especiais para injetados e carburados (transformando em injetados) fica aqui em sampa e fabrica normalmente pros carros de arrancada e competição

valores (estão sentados?) 400 pila adaptação+flauta+TBI deslocada pra fora do coletor


sim é caro massss quem disse que eu já nào sabia o perrenho :-D e estou gostando :twisted::twisted::twisted:

dudas_308w
02/07/2008, 19:19
:discordo: CASO VC NÃO QUEIRA DOR DE CABEÇA E, SIM UM MOTOR CONFIAVEL, MONTE-O TODO ORIGINAL,COM UMA IGNICÃO ELETRONICA E UM CARBURADOR BEM AFINADO. OUTRA DICA QUE FAZ BASTANTE DIFERENÇA, É O ESCAPAMENTO; TEM Q TER 2 ABAFADORES E TUBOS NOVOS.
EXAUSTÃO LIVRE NESTE CASO DE MOTOR, É PREJUDICIAL À POTENCIA FINAL
ABCS.

Rodrigo, a questao é justamente essa...
- nao se acha carburadores novos mais. E vai piorar. Por isso discutimos opçoes.

Alem disso, resista a tentaçao de achar que tudo que sai de fabrica é o melhor, mais economico e mais confiável por que foi feito por um time de engenheiros abençoados e iluminados. Nao é :discordo:. O que sai da fabrica é somente o mais economico de produzir em quantidade naquele mês e naquele pais com aquela economia. E o chefe dos engenheiros é contador ou marketeiro :parede:. Tao pouco se lixando p/ jeep ou dono de jeep.

Vc nao pode achar que as soluçoes que foram usadas no jeep na decada de 70 onde o dolar era caro, o acesso a peças importadas proibido, a tecnologia eletronica quase inexistente, a venda protegida pela reserva de mercado e uma serie de outras limitaçoes, era o melhos dos mundos....rs..rs.. por que nao era. Era simplemento o que dava p/ ter e fazer... entao, como hj temos outra situaçao, podemos adotar outras soluçoes..:concordo:.. entendeu?

abs

turboroe
02/07/2008, 22:52
desculpa rodrigo mas vou discordar de vc, originalmente ele saia de fabrica apenas com 1 silencioso e nada mais, o que pode ser mais economico e mais bem acertado do que a fabrica fez testado por engenheiros....


Isso é muito relativo...
Carros mais antigos não tinham tanta preocupação com poluentes e economia (dependendo da época). Os materiais e tecnologia de época também eram diferentes dos de hoje.
Mesmo hoje um carro nunca sai da fabrica perfeito e as fábricas deixam de otimizar muita coisa por vários motivos, por exemplo o fato de não valer a pena mudar os processos de fabricação, reprogramar robôs... até a pressa em lançar o carro, em muitos casos.

Dá pra dizer q com o escapamento original o motor vai funcionar bem, mas não da pra dizer que com outro escapamento ele não funcionaria melhor.

Um escapamento mais livre vai aumentar o torque em toda a curva, mas vai diminuir a economia. Pro seu motor vc tem q decidir isso baseado no seu uso e em como vc o quer.
Só não adianta muito aumentar o diametro do escapamento se o coletor continua esguelado ou a saida do cabeçote é esguelada. Claro que o atrito dos gases de escape com os canos vai diminuir, mas a restrição de fluxo continuará sendo determinada pela seção de menor área do escape todo.

Rodolfo Ourique
03/07/2008, 23:13
Caro RubensSX, há muito não acessava este "amado" forum, e como possuo um Jeep dotado deste excelente propulsor que é o "Georgia", não pude deixar de fuçar. Bem vi que vc procura pelo Melecão, este motor que vc citou eu vi, estava montado em um Jeep Marrom e cheguei a vê-lo na oficina do Melecão rodando, não sei a potência da criança, mas pelo ronco era algo descomunal estava com um, quadrijet Holley e ignição mallory, se me lembro bem ele trocou por um propulsor a diesel, e se não me engano o Blower era importado e especial para o Ford Georgia.
Aproveito o ensejo para dizer que sou muito feliz com o motor, não tenho pretensões de mexer no mesmo, pois como o Cacá, uso no dia a dia e em trilhas, mas o bichinho nunca me deixou na mão.

Abçs,

rubensx
05/07/2008, 00:36
poxa oque será esse blower especifico??

bom como disse antes estou seguindo quase essa preparação:

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

Configuraçãos se nada mudar até o final é

motor OHC 2.3 injetado com centralina pandoo 4 bicos injetores adaptado no coletor original, corpo de borboletas do GTI 96 duplo, supercharger centrifugo, dutos de cabeçote polidos, cambio da ranger 4x2 adaptado caixa de transferencia do willys (dana 18) eixos de rural com 44/9, supensão do toyota band e por enquanto só...

esse é o "target" do projeto (considerando esses numeors no motor OHC CARBURADO, eu estou usando injeção programável:

Compressor a 0,8 kg/cm²
Potência máxima - 170 cv
Rotação de potência máxima - 5.100 rpm
Velocidade máxima - 149 km/h
Rotação à velocidade máxima - 5.500 rpm
Aceleração de 0 a 80 km/h - 8,4 s
Torque máximo - 31,0 kgfm
Rotação de torque máximo - 3.100 rpm


Num sei mas se tdo der certo estou superando o GM 250 original... e vamos seguindo!

DIGO-RS
07/08/2008, 18:45
Rubensx

Quando acabar a instalação do blower por favor publique o modelo que utilizou e principalmente o resultado!!!!!
Acredito que vai virar o bicho esse motor!!!! Tenho um igual no meu e acho ele excelente!!!!! E olha que eu já tive um jeep com um motor 6cil do opala, que por sinal era muito bom também, mas seu consumo e principalmente sua temperatura na trilha não eram nada agradáveis!!!

rubensx
07/08/2008, 23:58
digo tudo bem???

bom o supercharger é esse aqui:


www.atomicsupercharger.com.br fabricado por mim e meu amigo de gravatai Vinicius, é prototipo mas já anda em um gol gts que vc pode ver no site estou em vias de fabricação!

o resot é injeção já tenho o coletor do OHC com flautas e o corpo de borboletas do GTI logo posto fotos...

e realmente é um motor muito forte inclusive saindo originalmente turbo nos EUA

só procurar no google por FORD PINTO TURBO (nome eh tosco eu sei masss compensa a busca)

DIGO-RS
11/08/2008, 18:54
Valeu Rubens!!!!

Mas eu não intendi, é tu que fabrica ou utilizou um de linha???
Cara tu tens umas fotos dele instalado no teu jeep!!!????
Quero ver como ele foi instalado...

rubensx
11/08/2008, 20:37
Nos fabricamos (ateh estamos requerendo patente jah)

não existe no mercado ainda soh acha parecidos nos EUA e consegue trazer rpa ca por mais ou menos uns 8 mil reais (montamos por muuuuuiiiitttooo menos que isso claro)

não tenho fotos aind apelo fato de que desmontei meu motor todinho pra fazer tudinho do zero e estou demorando rpa terminar (falta de latinhas $$$) mas tah indo...

o SC estará disponivel no mercado logo mais, serve em absolutamente qualquer motor de AP até BF-161 só preciso criar os kits, pro OHC está quase no forno jah

DIGO-RS
12/08/2008, 17:47
Cara quando tu tiver tudo pronto não deixe de informar!!!!

Valeu!

rubensx
06/05/2010, 01:00
Só pra constar achei fotos interessantes pra ficar no forum...

Comparação de pistões OHC x Ranger 2.3 x Ranger 2.5

Sabemos que o motor do maverick e jeep OHC é mais destaxado do que o da ranger...

Logo creio eu que seria ideal usar a biela do 2.5 com o pistão do 2.3 pra chegar a quase o que o original usava ou usar tudo do 2.5 pra ficar mais comprimido preciso achar o tamanho das bielas ainda...

mas fica ai um dado a mais

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224198&stc=1&d=1273118290

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224197&stc=1&d=1273118290

andrew
17/05/2010, 13:15
olá colegas, boa tarde.

gostaria de saber se o ultimos motores FORD OHC já sairam com retentor no virabrequim no lado do volante, ou se totos sao com gacheta.

grato.

rubensx
17/05/2010, 13:53
olá colegas, boa tarde.

gostaria de saber se o ultimos motores FORD OHC já sairam com retentor no virabrequim no lado do volante, ou se totos sao com gacheta.

grato.

sim snehor os ultimos são comretentor, porém os que são com gaxeta uma boa retifica consegue adaptar o retentor

abraços

andrew
17/05/2010, 14:27
Rubensx, grato pela informação.
O meu esta com um pequeno vazamento, acho que é um motor dos ultimos, pois tem ignicão eletronica e carburação dupla, espero que seja com retentor, pois nesse caso é possivel fazer a troca sem tirar o virabrequim.

Abraços.

Mauricio Rotta
17/05/2010, 20:10
Amigos amantes do bom e velho OHC 2.3
Um amigo meu aqui da minha cidade comprou uma F75 4x2 originalzinha ano 1975 equipada com motor OHC 2.3 rodando no alcool e inclusive o documento dela é a alcool. A picape está muito conservada e por incrível que pareça, ele pagou a merreca de 4.500 reais... (sortudo o FDP!!!)

Pergunta 1: será que este motor ja saía original a alcool em 1975?
Pergunta 2: ele também está com ignição eletrônica, será que é original?

De qualquer maneira vou ficar de olho nele pq tenho uma leve impressão que ele vai trocar o motor por alguma outra coisa e se ele bobear compro dele essa jóia.

rubensx
17/05/2010, 20:25
75 nÀo é original, documento mexido comc erteza

a patir de 76 tinha a opção de OHC e acho que o alcool no OHC só mesmo em 78 ou 80

assim ao menos o que me recordo

homerohermida
17/05/2010, 20:28
Amigos amantes do bom e velho OHC 2.3
Um amigo meu aqui da minha cidade comprou uma F75 4x2 originalzinha ano 1975 equipada com motor OHC 2.3 rodando no alcool e inclusive o documento dela é a alcool. A picape está muito conservada e por incrível que pareça, ele pagou a merreca de 4.500 reais... (sortudo o FDP!!!)

Pergunta 1: será que este motor ja saía original a alcool em 1975?
Pergunta 2: ele também está com ignição eletrônica, será que é original?

De qualquer maneira vou ficar de olho nele pq tenho uma leve impressão que ele vai trocar o motor por alguma outra coisa e se ele bobear compro dele essa jóia.

Acho que não, pois o Programa Proalcool surgiu em 1975, sendo o primeiro carro a álcool produzido em 1978 (se não me engano, Fiat 147). Quanto a ignição eletrônica, todos os motores 2.3 OHC a álcool vinham equipados com ela, mas esta em questão pode se original ou não, pois pode ser, por exemplo, de um OHC gasolina que por fora é igual, mas por dentro, completamente diferente.

Flaibam
17/05/2010, 21:56
Acho que não, pois o Programa Proalcool surgiu em 1975, sendo o primeiro carro a álcool produzido em 1978 (se não me engano, Fiat 147). Quanto a ignição eletrônica, todos os motores 2.3 OHC a álcool vinham equipados com ela, mas esta em questão pode se original ou não, pois pode ser, por exemplo, de um OHC gasolina que por fora é igual, mas por dentro, completamente diferente.

Meu Willys 60 tem motor do Maverick a álcool, original. Se eu não me engano, deve ser do ano de 1975. Apanhei um pouco para deixá-lo "redondo", mas acertei depois que instalei a ignição eletrônica nele.

rubensx
17/05/2010, 22:05
Meu Willys 60 tem motor do Maverick a álcool, original. Se eu não me engano, deve ser do ano de 1975. Apanhei um pouco para deixá-lo "redondo", mas acertei depois que instalei a ignição eletrônica nele.

é mas não é de 75 não isso tenha certeza... porque 1975 os jeeps todos eram bf-161 ainda (tive um original e era bf-161) podia-se escolher o 6 do maveco tb... depois que surgiu o 4c no maveco demorou um pouco rpa surgir nos jeeps

deve ser mais novo esse motor até 1980 era gaxeta dai pra frente retentor

Dodger
18/05/2010, 07:44
Bom dia pessoal,

Pelo que sei, OHC com ignição eletronica tinha a partir de 77 ou 78 e era opcional. Retentor e motor a alcool só de 81 a 86, ai já tudo com ig eletronica. Carburação dupla se não me engano só saia em Maverick, nos utilitários(jeep, f-100 e Rural) era tudo solex simples, se tinha carburador solex h-34 ou era colocado depois ou oferecido como opcional.

falando em possibilidades, oia o OHC do meu Maverick ai num video, depois vou fazer um dele dando uma esticada. tem DIS da motrspice

http://www.youtube.com/watch?v=L791CRCJeQc

rodrigo.hoffman
18/05/2010, 09:06
Bom dia pessoal,

Pelo que sei, OHC com ignição eletronica tinha a partir de 77 ou 78 e era opcional. Retentor e motor a alcool só de 81 a 86, ai já tudo com ig eletronica. Carburação dupla se não me engano só saia em Maverick, nos utilitários(jeep, f-100 e Rural) era tudo solex simples, se tinha carburador solex h-34 ou era colocado depois ou oferecido como opcional.

falando em possibilidades, oia o OHC do meu Maverick ai num video, depois vou fazer um dele dando uma esticada. tem DIS da motrspice

http://www.youtube.com/watch?v=L791CRCJeQc

X2 :concordo:

Ae Dodger

Vc trocou o motor do Maverick e botou um de maquina de costuraa??? :lol: aeuheuaheuaheueh

Parabens ai pelo Maveco.. sou apaixonado por essa nave.. só o volante e o painel ja botam os concorrentes no chineloo

Faz um video ai dessa maquina ai riscando o chao pra gente ver...

[ ]´s

Rodolfo Ourique
18/05/2010, 10:04
O RubensSX está correto, de Georgia OHC eu entendo um pouco e tenho certeza de que no jeep só depois de '76, e a álcool só de '81 em diante, ignição eletrônica só de '81 em diante também. O meu é '77 e carrega o famigerado platinado até hj...
Se a F75 de seu amigo estiver com a plaqueta a parede corta fogo é fácil de identificar o motor original...

[]'s

Flaibam
18/05/2010, 11:42
"RUBENS SX: é mas não é de 75 não isso tenha certeza... porque 1975 os jeeps todos eram bf-161 ainda (tive um original e era bf-161) podia-se escolher o 6 do maveco tb... depois que surgiu o 4c no maveco demorou um pouco rpa surgir nos jeeps
deve ser mais novo esse motor até 1980 era gaxeta dai pra frente retentor".

Rubens, quando comprei, me disseram que o motor era do Maverick 1975, e não do Jeep Ford. Mas parece que o primeiro OHC a álcool surgiu bem depois, né! Fico surpreso e feliz. Meu motor é mais novo do que eu pensava.
Alguém sabe se é possível saber o ano de fabricação do motor? Tem algum código no OHC que identifica? Sem que eu tenha de abrir o motor para ver se tem graxeta ou retentor?

Dodger
18/05/2010, 13:01
X2 :concordo:

Ae Dodger

Vc trocou o motor do Maverick e botou um de maquina de costuraa??? :lol: aeuheuaheuaheueh

Parabens ai pelo Maveco.. sou apaixonado por essa nave.. só o volante e o painel ja botam os concorrentes no chineloo

Faz um video ai dessa maquina ai riscando o chao pra gente ver...

[ ]´s

Pô, maquina de costura é scngem...ehehehe

É o motor original dele, nunca nem foi aberto tá lá desde que saiu de fabrica a 34 anos.
Eu tinha até comprado uma mecanica V8 automática pra instalar nele mas desisti.
O OHC tá me atendendo muito bem. Pra falar a verdade, depois que dei uma mehlhorada nele e instalei o DIS, num tenho nem mais rua aqui na minha cidade pra dar umas esticadas direito nele, só na estrada mesmo, o bichinho mudou da água pro vinho.

falou!!

rodrigo.hoffman
18/05/2010, 23:55
Pô, maquina de costura é scngem...ehehehe

É o motor original dele, nunca nem foi aberto tá lá desde que saiu de fabrica a 34 anos.
Eu tinha até comprado uma mecanica V8 automática pra instalar nele mas desisti.
O OHC tá me atendendo muito bem. Pra falar a verdade, depois que dei uma mehlhorada nele e instalei o DIS, num tenho nem mais rua aqui na minha cidade pra dar umas esticadas direito nele, só na estrada mesmo, o bichinho mudou da água pro vinho.

falou!!

Só foi pra sacanear mesmo...

Em breve vou fazer um video do meu aqui tb.. DIS + cabeçote rebaixado vai ficar o bixooo.. auehauehauehaueh

[ ]´s

Rodolfo Ourique
19/05/2010, 18:13
Pô, maquina de costura é scngem...ehehehe

É o motor original dele, nunca nem foi aberto tá lá desde que saiu de fabrica a 34 anos.
Eu tinha até comprado uma mecanica V8 automática pra instalar nele mas desisti.
O OHC tá me atendendo muito bem. Pra falar a verdade, depois que dei uma mehlhorada nele e instalei o DIS, num tenho nem mais rua aqui na minha cidade pra dar umas esticadas direito nele, só na estrada mesmo, o bichinho mudou da água pro vinho.

falou!!

Pô Dodger, tb sou fão do OHC que tenho em meu CJ'77...mas o tadinho inda tá com o platinado...hehe. Apesar de não me apurrinhar quero dar uma atualizado no bixim, vi que tu instalastes o DIS, me passa uma MP falando mais desta engenhoca no OHC, como trabalha e se é tranquilo de instalar...Agradeço de antemão tua ajuda!!!

[]'s

Dodger
19/05/2010, 19:53
Pô Dodger, tb sou fão do OHC que tenho em meu CJ'77...mas o tadinho inda tá com o platinado...hehe. Apesar de não me apurrinhar quero dar uma atualizado no bixim, vi que tu instalastes o DIS, me passa uma MP falando mais desta engenhoca no OHC, como trabalha e se é tranquilo de instalar...Agradeço de antemão tua ajuda!!!

[]'s

OK Rodolpho!

Mas já adiantando, a coisa num tem mistério não.
è trabalhoso mas num é complicado.
Trabalhoso pq agente tem que dar uma geral na parte elétrica, distribuidor, ponto e alimentação antes de partir para a instalação do DIS.
O Pessoal da Motorspice é 100% no atendimento pré e pos venda, e o equipamento tem um manual de instalação pra lá de completo(mais de 90 páginas). Aqui como num tinha ninguém disponivel que eu confiasse pra fazer a instalação, fiz eu mesmo e ficou joia. Mas pra quem num tem muita experiancia, só procurar um "mecanico de verdade" e com boa vontade que não tem erro, só num cair na mão de mexânico ou estes que aprendem a mexer em carro de orelhada.

Dodger
23/05/2010, 15:46
Só foi pra sacanear mesmo...

Em breve vou fazer um video do meu aqui tb.. DIS + cabeçote rebaixado vai ficar o bixooo.. auehauehauehaueh

[ ]´s

TAI O VIDEO NO YOUTUBE DANDO UMA ESTICADINHA

http://www.youtube.com/watch?v=IjvqLOM9_nk

rodrigo.hoffman
23/05/2010, 21:20
TAI O VIDEO NO YOUTUBE DANDO UMA ESTICADINHA

http://www.youtube.com/watch?v=IjvqLOM9_nk

Isso ai é so pra fazer eu ficar aqui loko pra dar uma voltinha no meu :mrgreen:... Nem ativei o remapeamento ainda e ja da pra sentir que ta bem melhor :)..

Parabens ai pela bela maquina :palmas:

[ ]´s

LeigoCJ5
23/05/2010, 21:26
Já que o assunto é o 2.3 OHC, algum pode me dizer onde fica a numeração do bloco do motor, a fim de poder cadastrar o numero do motor no documento???Acabei de adquirir um pro Jeep, a caminha da originalidade..............Abraços...LeigoCJ5

NovatoF75
23/05/2010, 21:51
Dá uma olhada numa parte plana que fica entre a polia do distribuidor e a bomba de gasolina... o meu tmb demorei pra achar... tinham pintado por cima...

Espero ter ajudado,

Abraço!

Felipe

Flaibam
23/05/2010, 21:54
Já que o assunto é o 2.3 OHC, algum pode me dizer onde fica a numeração do bloco do motor, a fim de poder cadastrar o numero do motor no documento???Acabei de adquirir um pro Jeep, a caminha da originalidade..............Abraços...LeigoCJ5

Veja perto do coletor de admissão, logo abaixo do carburador e em cima da bomba de combustível, como o NovatoF75 citou. É bem chato de achar mesmo. Está na direção da primeira vela.

rubensx
24/05/2010, 09:23
Veja perto do coletor de admissão, logo abaixo do carburador e em cima da bomba de combustível, como o NovatoF75 citou. É bem chato de achar mesmo. Está na direção da primeira vela.

de novo todos vcs estãp errados

Gente cuidado com informação desencontrada isso NÃO É O NÚMERO DO MOTOR

o numero do OHC fica no bloco atrás do coletor de escape perto da capa seca:

Número do OHC - tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44641)

http://img164.imageshack.us/img164/8176/numeromotorhl7.jpg

o meu tem numero ALI e perto do distribuidor e são números diferentes...

todo OHC possui numero lá atrás do distribuidor nem todos tem e são diferentes, muita atenção

Flaibam
24/05/2010, 10:24
de novo todos vcs estãp errados

Gente cuidado com informação desencontrada isso NÃO É O NÚMERO DO MOTOR



Rubens, sinto em informá-lo que no meu OHC o número registrado no documento do veículo está onde lhe falei, próximo ao distribuidor.

Junto ao coletor de escape tem o número da forma de fundição. Não serve para nada.

Então, não há informação errada. Todos os OHC que eu vi têm o número no mesmo local que o meu.

Estou falando do que eu tenho, e não do que dizem por aí, portanto, não há informação errada.

Dodger
24/05/2010, 10:39
Rubens, sinto em informá-lo que no meu OHC o número registrado no documento do veículo está onde lhe falei, próximo ao distribuidor.

Junto ao coletor de escape tem o número da forma de fundição. Não serve para nada.

Então, não há informação errada. Todos os OHC que eu vi têm o número no mesmo local que o meu.

Estou falando do que eu tenho, e não do que dizem por aí, portanto, não há informação errada.

amigo meu foi licenciar o Maverick dele, motor OHC, pegou um numero destes ali perto do coletor admissão/distribuidor, sei lá. foram puxar e deu como motor já cadastrado. Interessante que o carro é da familia dele desde zero km e nunca trocou motor.
o que pode ter acontecido é que estes numeros ali perto do distribuidor podem ser numeros de série de outra coisa e não do bloco, podendo ser iguais em motores diferentes, ai alguém cadastrou este numro como sendo o do bloco, por isso foi puxar e deu como já cadastrado, passei pra ele a localização correta(esta que o Rubens mostrou e bateu certinho.

Flaibam
24/05/2010, 11:30
Dodger, o número lá de trás, onde vocês falam, no meu caso, é C-200, só isso. O próprio Detran não aceita. É o número que a fundição deu para controle de qualidade. Comprei o jeep sem registro de motor no documento, por isso sei o que estou dizendo. O primeiro laudo foi rejeitado, com esse C-200, só depois achei o número correto, e foi aceito.
Talvez o número tenha saído em locais diferentes, dependendo do ano de fabricação do motor. No meu caso, o motor deve ter sido fabricado em 1981, pois é original à álcool.

rubensx
24/05/2010, 13:48
Dodger, o número lá de trás, onde vocês falam, no meu caso, é C-200, só isso. O próprio Detran não aceita. É o número que a fundição deu para controle de qualidade. Comprei o jeep sem registro de motor no documento, por isso sei o que estou dizendo. O primeiro laudo foi rejeitado, com esse C-200, só depois achei o número correto, e foi aceito.
Talvez o número tenha saído em locais diferentes, dependendo do ano de fabricação do motor. No meu caso, o motor deve ter sido fabricado em 1981, pois é original à álcool.



bom quem sente muito sou eu

consultei antigomobilistas colecionadores de maverick e o numero do bloco é onde mostrei, inclusive o meu é 3K32K e foi aceito inclusive no documento licenciado 2010 se quiser escaneio

meu primo tem um maverick original e foi marcado o numero onde falei, o resto dos outros 3 dele é V8

logo, há muita discrepância porém os numeros certos são os laterais sim no meu caso perto do distribuidor eu tneho 4 numeros ou 5 e só numeros... Como o OHC durou pouco tmepo em linha eram pequenos os numeros mesmo...

enfim... fica o aviso, procure a associação antigomobilista dasua cidade e vc vai confirmar o que disse

Flaibam
24/05/2010, 14:36
logo, há muita discrepância porém os numeros certos são os laterais sim no meu caso perto do distribuidor eu tneho 4 numeros ou 5 e só numeros... Como o OHC durou pouco tmepo em linha eram pequenos os numeros mesmo...

Rubens, agora eu concordo com você. O número está perto do distribuidor. Na mensagem anterior você falou que estava perto da capa seca. Pois então, está perto do distribuidor, acima da bomba de combustível, na direção da primeira vela.
A capa seca fica do outro lado do bloco, na parte baixa, após a 4ª vela.

rubensx
24/05/2010, 15:38
Rubens, agora eu concordo com você. O número está perto do distribuidor. Na mensagem anterior você falou que estava perto da capa seca. Pois então, está perto do distribuidor, acima da bomba de combustível, na direção da primeira vela.
A capa seca fica do outro lado do bloco, na parte baixa, após a 4ª vela.

Não nào Falibam...

olha quela foto ali é o numero perto do 4 cilindro encostado na caixa seca sim... ESSE é o certo

Aquele número perto do distribuidor é o ERRADO por exemplo do "manualdomaverick" o forum houve uma discussão e um concenso sobre isso em todos os usuários que é esse numero perto do coletor de escape láaa atrás

O Caio Reiman mesmo que é o moderador e mantenedor do forum tem um OHC que o numero perto do distribuidor é 66666 ou seja claramente não referente ao motor, e é registrado tb o numero que eu citei do 3K32K, sei que é estranho e pequeno mas é aquele mesmo

Flaibam
24/05/2010, 15:46
Não nào Falibam...

Aquele número perto do distribuidor é o ERRADO por exemplo do "manualdomaverick" o forum houve uma discussão e um concenso sobre isso em todos os usuários que é esse numero perto do coletor de escape láaa atrás


Bom, o que sei é que no meu caso foi aceito o número que está perto do distribuidor. Eu não estou com o documento aqui pra ver o número. Mas eu acompanhei a vistoria pessoalmente e vi de onde ele tirou o decalque. Pode até ser que não seja o número oficial, mas no meu caso foi aceito pelo Detran.
Agora você me deixou numa dúvida danada. Não que vá interferir na minha documentação, mas o cara que fez a vistoria disse pra mim que ele estava acostumado a fazer documento para jeep e que era dali que ele tirava o número. Eu vi o documento de outros colegas e a numeração estava no mesmo local que o do meu.

rubensx
24/05/2010, 16:22
Bom, o que sei é que no meu caso foi aceito o número que está perto do distribuidor. Eu não estou com o documento aqui pra ver o número. Mas eu acompanhei a vistoria pessoalmente e vi de onde ele tirou o decalque. Pode até ser que não seja o número oficial, mas no meu caso foi aceito pelo Detran.
Agora você me deixou numa dúvida danada. Não que vá interferir na minha documentação, mas o cara que fez a vistoria disse pra mim que ele estava acostumado a fazer documento para jeep e que era dali que ele tirava o número. Eu vi o documento de outros colegas e a numeração estava no mesmo local que o do meu.

o cara devia estar desinformado, é normal no detran brasileiro a sorte é que o numero não bateu com nenhum motor sendo utilizado e escapou entrão, em tempo meu jeep a palca é de vinhedo e foi feito assim antes disso consultei o forum

www.manualdomaverick.com.br

e lá tme um topico falando exatamente isso e vai ver que aqui em são paulo a numeração é naquele lugar, o porque do numero e porque ser diferente no distribuidor não sei, só sei que vc nota claramente que o do distribuidor é bem fino GRANDE e de facil "sumir" já o numero de trás perto da caixa seca sim é bem profundo e numa protuberância que ser única e somente para ressaltar esse número...

Pode ser algo do distribuidor a ver com numero de chassis dos mavericks, mas é uma coisa complicada mesmo, muita gente se confunde

Flaibam
24/05/2010, 17:40
o cara devia estar desinformado, é normal no detran brasileiro a sorte é que o numero não bateu com nenhum motor sendo utilizado e escapou entrão, em tempo meu jeep a palca é de vinhedo e foi feito assim antes disso consultei o forum

www.manualdomaverick.com.br (http://www.manualdomaverick.com.br)

e lá tme um topico falando exatamente isso.....

Rubens, você está falando do número que fica neste local da foto (miniatura). Foi desse local que foi tirado o primeiro decalque do meu Jeep, e foi recusado. Por isso afirmei com tanta certeza que é o número do distribuidor. Infelizmente não achei foto desse número.

Mauricio Rotta
24/05/2010, 18:08
To boiando aqui com uma coisa, porque vcs estão querendo encontrar esses números pra por no documento? Aqui no Paraná não tem nada disso, nem vistoria, nem numero de motor nem nada... é coisa só de São Paulo?

Flaibam
24/05/2010, 18:29
To boiando aqui com uma coisa, porque vcs estão querendo encontrar esses números pra por no documento? Aqui no Paraná não tem nada disso, nem vistoria, nem numero de motor nem nada... é coisa só de São Paulo?

Maurício, é Lei Nacional. Devia estar sendo aplicada no seu estado, com certeza: Resolução 282 - CONTRAN - 26/06/2008.

Mauricio Rotta
24/05/2010, 19:49
Mas e se o motor for adaptado?
Tipo no meu caso que tenho um Falcon que foi retirado de uma F1000 la nos idos de 1995 e não tenho nota nem nada do motor, pois comprei ele diretamente do proprietário, como farei pra legalizar?

LeigoCJ5
24/05/2010, 20:26
Outra questão sobre o Geogia, se puderem ajudar....Meu carro era bf-161, agora estou transplantando o 2.3 .. porem o cambio do BF tem eixo piloto 10 estrias e o do 2.3 tem 23 estrias....posso mudar apenas o disco de embreagem, já que os platos são iguais??

Abraços...LeigoCJ5

Flaibam
24/05/2010, 20:27
Mas e se o motor for adaptado?
Tipo no meu caso que tenho um Falcon que foi retirado de uma F1000 la nos idos de 1995 e não tenho nota nem nada do motor, pois comprei ele diretamente do proprietário, como farei pra legalizar?
Peça pro seu despachante fazer uma pesquisa no Detran (ou Ciretran - dependendo da cidade) com o número do seu motor. Se não constar registro, já coloca ele no documento. Você pode fazer esse processo durante o licenciamento. Meu jeep é 1960 e roda com um motor 1981 do Maverick. E está legalizado no Detran.

rubensx
24/05/2010, 20:30
Mas e se o motor for adaptado?
Tipo no meu caso que tenho um Falcon que foi retirado de uma F1000 la nos idos de 1995 e não tenho nota nem nada do motor, pois comprei ele diretamente do proprietário, como farei pra legalizar?

terá de criar um documento de responsabilidade no cartorio, com vc se responsabilizando pela procedencia do motor e mandar pro detran, se por acaso houver cadastro em outro veiculo vc terá de apresentar nota do outro proprietario ou senào é CANA

eheheh

complicado

Falibam, eu entendi que o cara olhou achou estranho o numero ser pequeno comparado o de hoje em dia e te jogou essa, pois como disse o meu numero é esse mesmo no documento, pequeno e colocado certinho tá lá pra todo mundo ver de vinhedo inclusive

e em sampa tem varios assim


ou seja o cara agiu de preguiça, má fé, desconfiança, burrice qualquer cosia, o fato e é FATO é que... o numero é aquele e é lá e é isso, nào adianta eu extender a conversa sobre isso, pois é algo que vc pergunta pra qualquer antigomobilista e ele te comprova não existem tantos OHC aqui no brasil e a numeração é assim mesmo...

como e porque só a ford pode responder, mas é isso... como disse essa mesmissima discussão aconteceu no forum do manual do maverick e foi no final comprovado que era esse numero até por manual de mecanico da época... ok? Cagadas todos os detrans fazem acredite, se o numero passou e bateu relaxa mantem aquele mas lembre-se o certo é o outro preserve os dois...

Flaibam
24/05/2010, 20:40
...como e porque só a ford pode responder, mas é isso
Agora estou em casa. O número do motor, registrado, é 4343DA.

rodrigo.hoffman
24/05/2010, 20:42
terá de criar um documentod e responsabilida no cartorio se responsabilizando pela procedencia do motor e mandar pro detran, se por acaso houver cadastro em outro veiculo vc terá de apresentar nota do outro proprietario ou senào é CANA.

:concordo: Foi isso que eu fiz no meu...

Bem da verdade o cara da vistoria não sabia onde ficava o numero e eu muito menos :).. Resumindo o doc. ta certinho mas não consta o numero do motor...

[ ]´s

rodrigo.hoffman
24/05/2010, 20:55
Outra questão sobre o Geogia, se puderem ajudar....Meu carro era bf-161, agora estou transplantando o 2.3 .. porem o cambio do BF tem eixo piloto 10 estrias e o do 2.3 tem 23 estrias....posso mudar apenas o disco de embreagem, já que os platos são iguais??

Abraços...LeigoCJ5

Apenas nos OHC´s mais novos o disco e o eixo piloto eram de 23 estrias (de 81 a 83).. O meu apesar de ser dos mais modernos tem o de 10 estrias com a cx original..

Mas eu acho que vc vai ter que trocar a prise, pq a do OHC é mais comprida que a do BF..

[ ]´s

LeigoCJ5
25/05/2010, 00:21
Vou verificar.........mas o que seria " a prise"???

LeigoCJ5
25/05/2010, 00:22
Se for o plato ou a caixa seca , ja tenho as novas para o OHC

homerohermida
25/05/2010, 10:39
Vou verificar.........mas o que seria " a prise"???

"Prise" eu nunca ouvi falar, mas pela descrição do problema é o eixo primário da caixa. Além da relações da 1, 2 e 3, os cumprimentos diferem. Mas existem, no mercado, primários para este tipo de adaptação, com 10 estrias com certeza. Se não tiver com 23, troque o disco também.

LeigoCJ5
25/05/2010, 12:56
Eixo primário = Eixo Piloto??? O meu tem 10 estrias.......gostaria de saber se posso colocar o Motor 2.3 OHC com a caixa Willys de 4 Marchas trocando apenas o disco de embreagem ( já que o que veio no motor OHC que comprei era 23 estrias). Quero evitar de trocar o eixo piloto.....

rodrigo.hoffman
25/05/2010, 13:57
Eixo primário = Eixo Piloto??? O meu tem 10 estrias.......gostaria de saber se posso colocar o Motor 2.3 OHC com a caixa Willys de 4 Marchas trocando apenas o disco de embreagem ( já que o que veio no motor OHC que comprei era 23 estrias). Quero evitar de trocar o eixo piloto.....

Eixo piloto = eixo primario = prise

o importante é saber:

Essa caixa 4 marchas é original do BF ou do OHC??? essa informação e importante pois existem diferenças de comprimento e dentes entre as duas

Sua cx nao vai dar no OHC pq o eixo primario do BF e mais curto!!!

Ai vc tem algumas possibilidades

1 - Soldar o eixo piloto pra aumentar o tamanho e usar o disco de 10 estrias

2 - Comprar um eixo piloto pra motor OHC (mas ai vc vai precisar saber o numero de dentes)

Acho que é isso

[ ]´s

LeigoCJ5
25/05/2010, 19:05
Cara, não sei como precisar se a caixa é original do BF ou OHC......porem , pelo ano do carro ( 1976) deve ser do OHC......voce saberia me dizer o comprimento o eixo piloto para motor OHC??? Ou pelo menos aonde posso encontrar essa informação??

homerohermida
25/05/2010, 19:09
Eixo primário = Eixo Piloto??? O meu tem 10 estrias.......gostaria de saber se posso colocar o Motor 2.3 OHC com a caixa Willys de 4 Marchas trocando apenas o disco de embreagem ( já que o que veio no motor OHC que comprei era 23 estrias). Quero evitar de trocar o eixo piloto.....

Infelizmente a troca do eixo piloto é obrigatória pois os comprimentos são diferentes. Provavelmente sua caixa é para BF, logo ela serve, sem troca do eixo, no Hurricane, no Continental, no 2600 e no 3000. Para colocar no OHC, não basta comprar um eixo piloto de caixa para OHC pois ele simplesmente não encaixará no trem de engrenagens intermediário (carretel) da sua caixa, que é do BF. O número de dentes é diferente. No seu cambio, este eixo é curto e tem 18 dentes e o eixo do cambio do OHC é longo e tem 16 dentes. Você precisará de um eixo que tem 18 dentes com o comprimento do eixo de 16 dentes. Tem na Tratorgama. E terá que trocar o disco de embreagem pois este eixo para adaptação só existe com 10 estrias.

homerohermida
25/05/2010, 19:14
Cara, não sei como precisar se a caixa é original do BF ou OHC......porem , pelo ano do carro ( 1976) deve ser do OHC......voce saberia me dizer o comprimento o eixo piloto para motor OHC??? Ou pelo menos aonde posso encontrar essa informação??

Essa é facil! Se for de 3 marchas, é para BF. Se for de 4 marchas, basta tirar a tampa da caixa de marchas, marcar 1 dente do eixo primário, contar o número de dentes. Se tiver 16, é caixa de OHC, se tiver 18, é caixa de BF. Independente da descoberta, se o motor que estava no carro era um BF, o primário é curto e terás que trocá-lo.

Dodger
25/05/2010, 19:41
Eu tbém quase fiz isso de trocar as caixas de marcha.
tenho um maverick com o OHC e a caixa dele precisava dar uma revisada e tenho outra caixa zerada aqui do maverick com motor 6 cil (BF-184 ou 3.000cc), pelo que me falaram seria só trocar o eixo piloto, tirando o eixo da do 4 cil e colocar na do 6 cil. externamente elas são identicas, são caixas willys.
Mas peguei a relação de marchas de cada uma e é diferente, pelo menos no maverick a do 6 cil tem a primeira mais longa, o que ia ficar ruim no meu carro que tem pneus enormes na traseira(275/60-15) e já me aumenta a relação em 18% em relação ao original com pneus liguicinha 185 aro 14, se colocasse a do 6 cil iria ter que queimar embreagem em qquer subidinha.

mas pelo que o camarada me falou era só trocar um eixo pelo outro e colocar no lugar.

rodrigo.hoffman
25/05/2010, 22:02
Cara, não sei como precisar se a caixa é original do BF ou OHC......porem , pelo ano do carro ( 1976) deve ser do OHC......voce saberia me dizer o comprimento o eixo piloto para motor OHC??? Ou pelo menos aonde posso encontrar essa informação??

Já ficou bem claro a explicação do nosso amigo Homero.. Abre e conta os dentes do eixo piloto.. 16 dentes é do ohc ou 18 é do BF(F75/Rural).. De qualquer jeito vc num escapa de ter que trocar.. O jeito de gastar menos $$$ é alongando o eixo... Outro jeito é trocar por um eixo comprido, respeitando o numero de dentes..

Outro detalhe que lembrei agora é que nos OHC´s mais novos o garfo da embreagem tb muda... o pino esférico (birro) do garfo fica na capa seca e dos antigos OHC e dos BF ficava na moringaaa.. Mas acho que isso não vai ter causar problemas, pois e so continuar com o sistema antigo.. A nao ser que vc tenha pedaleira suspensa.. ai o sistema moderno e melhor

[ ]´s

NovatoF75
25/05/2010, 23:19
[QUOTE=rubensx;1170201]de novo todos vcs estãp errados

Gente cuidado com informação desencontrada isso NÃO É O NÚMERO DO MOTOR

o numero do OHC fica no bloco atrás do coletor de escape perto da capa seca:

Número do OHC - tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44641)

Oi Rubens!

Nossa.. Então o número de motor que está no meu documento tá errado... sei que quando fui fazer a vistoria de transferencia do meu eles lixaram esse pedaço, que tava cheio de tinta, e identificaram como o número do motor... e o mais incrível é que bateu com o número que tinha cadastrado no detran!!:shock:

Abraço!

Felipe

NovatoF75
25/05/2010, 23:46
Uau... quando postei a mensagem acima não tinha visto as outras que vieram depois da do Rubens, que citei... o número que está no meu documento, que foi tirado do mesmo local que o do Flaiban, tem seis dígitos, tres números e tres letras... e realmente são dígitos pequenos e finos... esse de trás do bloco eu nem sabia que existia...
Caramba.. o controle de procedencia de motores do detran é (d)eficiente desse jeito!!??

rubensx
26/05/2010, 00:45
[QUOTE=rubensx;1170201]de novo todos vcs estãp errados

Gente cuidado com informação desencontrada isso NÃO É O NÚMERO DO MOTOR

o numero do OHC fica no bloco atrás do coletor de escape perto da capa seca:

Número do OHC - tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44641)

Oi Rubens!

Nossa.. Então o número de motor que está no meu documento tá errado... sei que quando fui fazer a vistoria de transferencia do meu eles lixaram esse pedaço, que tava cheio de tinta, e identificaram como o número do motor... e o mais incrível é que bateu com o número que tinha cadastrado no detran!!:shock:

Abraço!

Felipe

Pois é Felipão isso aconteceu muito

na real alguém já tinha feito isso antes é foda, mas no clube do maveco tb tem dessas

o que dá rpa ver é ue o numero lá atrás é mais profundo e mais bem amrcado do que no distribuidor, pode notar, se por cacaso vc lixar decentemente é capaz de apagar o numero do distribuidor... mas vai entender

o fato é, vc tme duas opções se colar colou, na boa sinceramente nunca vi policial bater numero de motor, mas que seja né?

é lei então vamo que vamo

(sim detran é um ESCULACHO)

LeigoCJ5
27/05/2010, 12:48
Agradeço ao Homero , Rodrigo Hoffman e todos que sanaram as dúvidas sobre o piloto nos ohc/bf161

rodrigo.hoffman
10/06/2010, 23:33
TAI O VIDEO NO YOUTUBE DANDO UMA ESTICADINHA

http://www.youtube.com/watch?v=IjvqLOM9_nk

Só pra não ficar sem resposta o desafio, ai vai uma esticadinha tb.. nao reparem na gritaria :mrgreen:...

http://www.youtube.com/watch?v=c_Weo-5Nn8Y

[ ]´s

rubensx
10/06/2010, 23:42
ahuahuahuhau a criançanda ficando louca eheheh

muito bom!!!

Rodrigão, qual a config? cambio willys 4m? e coroa e pinhão qual a relação?

show de bola!

Dodger
11/06/2010, 04:06
Show de bola Rodrigão!!

O Bichão tá andando igual gente grande!!

Quem fala que OHC é ruim, xoxo, etc é pq nunca andou num OHC devidamente acertado.

Abraço e parabéns!

rodrigo.hoffman
12/06/2010, 11:01
ahuahuahuhau a criançanda ficando louca eheheh

muito bom!!!

Rodrigão, qual a config? cambio willys 4m? e coroa e pinhão qual a relação?

show de bola!

Ae Rubão :concordo:..

Ta faltando um video do teu aqui :mrgreen:.. Manda o Rodrigo agilizar o processo lá!!!

A respeito da configuração e o seguinte: cambio willys 4 marchas da Rural/F75 e relação 9/44 e carburação simples com giclagem original..

[ ]´s


Show de bola Rodrigão!!

O Bichão tá andando igual gente grande!!

Quem fala que OHC é ruim, xoxo, etc é pq nunca andou num OHC devidamente acertado.

Abraço e parabéns!

Ae Felipe

O "motorzinho" ta ficando do jeito que eu queria.. acho que da pra tirar alguma coisa ainda da cartola, mas por enquanto ta muito bom... Num consegui colocar a 4 marcha nele ainda pra ver qt ta andando :mrgreen:..

[ ]´s

fb.s.rodrigues
22/06/2010, 13:40
Salve povo, acho que pe meu primeiro post no mundo dos Jipes.
Tenho um maveco 76 e vou entrar na conversa por 3 motivos:

1 - Flaibam, o Rubens está certo sobre a numeração. Porém, com uma carta e aquele número do distribuidor você consegue cadastrar e legalizar o motor. Não é o ideal, mas resolve já que agora tem que constar nos doc.

2 - Eu tenho um OHC 2.3 cc original a álcool. Também estão corretas as colocações do Rubens. Ignição e gaxeta original é mais moderno, para cima de 81. Além disso não sei de nenhum maverick OHC 2.3 original a alcool, saiu na Rural, acho que F75 e F100.

3 - Veja se alguem pode me ajudar.
Meu carburador é o H40 e queria colocar o H34. Mas pelo que sei o coletor original do OHC a alcool precisa de flange para colocar o H34. Procede? Alguem sabe se existe esta flange para venda? Alguem tem?

Por ora é só.
Parabéns a todos pelas informações.

Abraço.

Fábio Rodrigues
Ribeirão Preto

rodrigo.hoffman
22/06/2010, 21:34
Salve povo, acho que pe meu primeiro post no mundo dos Jipes.
Tenho um maveco 76 e vou entrar na conversa por 3 motivos:

1 - Flaibam, o Rubens está certo sobre a numeração. Porém, com uma carta e aquele número do distribuidor você consegue cadastrar e legalizar o motor. Não é o ideal, mas resolve já que agora tem que constar nos doc.

2 - Eu tenho um OHC 2.3 cc original a álcool. Também estão corretas as colocações do Rubens. Ignição e gaxeta original é mais moderno, para cima de 81. Além disso não sei de nenhum maverick OHC 2.3 original a alcool, saiu na Rural, acho que F75 e F100.

3 - Veja se alguem pode me ajudar.
Meu carburador é o H40 e queria colocar o H34. Mas pelo que sei o coletor original do OHC a alcool precisa de flange para colocar o H34. Procede? Alguem sabe se existe esta flange para venda? Alguem tem?

Por ora é só.
Parabéns a todos pelas informações.

Abraço.

Fábio Rodrigues
Ribeirão Preto

E ai Fábio... seja bem vindo ao Forum :concordo:

Negocio é o seguinte... Motor OHC a alcool aqui no forum e "mosca branca de olho azul, com piercing no umbigo", mas tem um topico com a foto do coletor do alcool.. No gasolina da pra tirar a base do carburador simples e colocar a do duplo, basta apenas desparafusar uma e colocar a outra.. No alcool nao sei se tb e assim.. Senao tb num tem muito misterio, é so mandar fazer uma flange como vc disse e instalar no carbura no lugar...

Vamos deixar ai pros especialistas, mas eu acho que Maveco a alccol nao tinha.. Entao acho que pro alcool vai ter que fazer a flange mesmo.. Nada que um bom torneiro nao faça :pipoca:...

[ ]´s

Robertux
22/06/2010, 21:59
Só pra não ficar sem resposta o desafio, ai vai uma esticadinha tb.. nao reparem na gritaria :mrgreen:...

http://www.youtube.com/watch?v=c_Weo-5Nn8Y

[ ]´s

Fala Rodrigo,

Parabém pelo motor. Ficou show de bola.
Tem alguma preparação especial ou só tá bem regulado?
Eu vi que quando vc espichou a terceira ele quase bateu 80 km/h.
O meu com o BFão pra pegar 80 km/h só na descida e com vento de popa.
O meu jeep é 76 e era motor OHC e foi trocado pelo BF. O câmbio já é o 4 marchas do OHC com o piloto modificado.
Desde que comprei tenho vontade de voltar o OHC, agora depois desse vídeo deu uma baita coceira.

rodrigo.hoffman
22/06/2010, 23:25
Fala Rodrigo,

Parabém pelo motor. Ficou show de bola.
Tem alguma preparação especial ou só tá bem regulado?
Eu vi que quando vc espichou a terceira ele quase bateu 80 km/h.
O meu com o BFão pra pegar 80 km/h só na descida e com vento de popa.
O meu jeep é 76 e era motor OHC e foi trocado pelo BF. O câmbio já é o 4 marchas do OHC com o piloto modificado.
Desde que comprei tenho vontade de voltar o OHC, agora depois desse vídeo deu uma baita coceira.

:concordo: Robertux

As duas coisas que fiz no motor depois da visita do "Nero" foi o rebaixamento do cabeçote em 1,5mm e a instalaçao do DIS.. O resto ta original.. Carburação simples H40/44EIS com giclagem original...

Eu dou os creditos do desempenho pro DIS.. Depois que ativei o remapeamento do avanço o motor virou outro... Sem falhas, acelerações rapidas e um bom torque...

O cambio do meu num e o do OHC.. e o 4 marchas da F75/Rural um pouco mais longo que o seu... Eu particularmente gosto bastante do OHC, agora entao eu to adorando :dance:..

Só pra vc ficar com um pouco mais de coceira, a "espichadinha" foi de 2 marcha...

[ ]´s

fb.s.rodrigues
23/06/2010, 08:54
valeu Rodrigo. Devia ter feito umas fotos antes de montar. abraço

rodrigo.hoffman
23/06/2010, 10:07
valeu Rodrigo. Devia ter feito umas fotos antes de montar. abraço

As fotos realmente eram uma boa mesmo :concordo:...

Mas aqui tem uma foto do coletor do alcool e ele nao tem o mesmo esquema do gasolina... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5747&page=6

Negocio e fazer a flange mesmo e partir pro novo bura:pipoca:...

[ ]´s

Robertux
23/06/2010, 10:30
:concordo: Robertux

As duas coisas que fiz no motor depois da visita do "Nero" foi o rebaixamento do cabeçote em 1,5mm e a instalaçao do DIS.. O resto ta original.. Carburação simples H40/44EIS com giclagem original...

Eu dou os creditos do desempenho pro DIS.. Depois que ativei o remapeamento do avanço o motor virou outro... Sem falhas, acelerações rapidas e um bom torque...

O cambio do meu num e o do OHC.. e o 4 marchas da F75/Rural um pouco mais longo que o seu... Eu particularmente gosto bastante do OHC, agora entao eu to adorando :dance:..

Só pra vc ficar com um pouco mais de coceira, a "espichadinha" foi de 2 marcha...

[ ]´s

Não brinca!!! 2ª??????
Vou já começar a procurar um OHC, retificá-lo, colocar o DIS e ver se consigo um carburador de corpo duplo.
Não sou muito adepto de rebaixar cabeçote, mas se ficar fraco, rebaixamos também. Vou tentar acha um suporte de coxins originais desse motor para soldar no chassi do jeep. Se alguem tiver entre em contato.
Com relação ao câmbio, é exatamente o mesmo, apenas com as relações mais curtas, mas a quarta é igual 1:1, então na estrada, onde o desempenho do BF é catastrófico, deve ficar igual ao seu. Na trilha deve ficar mais forte ainda e na cidade com mais arranque, só não vai dar para espichar tanto as marchas mais curtas. A relação do diferencial também é 9:44.

rubensx
23/06/2010, 10:30
As fotos realmente eram uma boa mesmo :concordo:...

Mas aqui tem uma foto do coletor do alcool e ele nao tem o mesmo esquema do gasolina... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5747&page=6

Negocio e fazer a flange mesmo e partir pro novo bura:pipoca:...

[ ]´s

Legal desse topico é que desmistifica muita bobagem escrita por ai do ohc ser ruim, existe mootor ruim, gasto, mal feito, mal acertado, mas generalizar é ruim, o OHC na minha opinião só tem um defeito

Preço de peças é pessimo, mas é a conta do almoço...

no topico do Fênix eu postei os defeitos dele e como sanar aquilo do motor engolir agua pelo retentor/gaxeta e etc

são meiddas meio complicadas e onerosas mas compensa!

fb.s.rodrigues
23/06/2010, 10:45
Vou já começar a procurar um OHC, retificá-lo, colocar o DIS e ver se consigo um carburador de corpo duplo.
Não sou muito adepto de rebaixar cabeçote, mas se ficar fraco, rebaixamos também. Vou tentar acha um suporte de coxins originais desse motor para soldar no chassi do jeep. Se alguem tiver entre em contato.

Olá Roberto, eu tenho um OHC quase completo, está sem bloco (na verdade o bloco está trincado no local onde vai a camisa) e falta uma coisinha ou outra. Cabeçote, vira já retificado 0.75, até boa parte dos perifericos eu tenho. Se tiver interesse mande um email fb.s.rodrigues@gmail.com , podemos estudar um preço legal, fico em ribeirão preto. Abraço.

Fábio

rubensx
23/06/2010, 10:53
Não brinca!!! 2ª??????
Vou já começar a procurar um OHC, retificá-lo, colocar o DIS e ver se consigo um carburador de corpo duplo.
Não sou muito adepto de rebaixar cabeçote, mas se ficar fraco, rebaixamos também. Vou tentar acha um suporte de coxins originais desse motor para soldar no chassi do jeep. Se alguem tiver entre em contato.
Com relação ao câmbio, é exatamente o mesmo, apenas com as relações mais curtas, mas a quarta é igual 1:1, então na estrada, onde o desempenho do BF é catastrófico, deve ficar igual ao seu. Na trilha deve ficar mais forte ainda e na cidade com mais arranque, só não vai dar para espichar tanto as marchas mais curtas. A relação do diferencial também é 9:44.

Roberto o unico problema que é realmente ruim de achar é esse suporte de chassis do coxim, é foda mesmo demorei mais de ano atrás e não achei mesmo anunciando no forum, sugiro que crie do zero que não é dificil tb

Robertux
23/06/2010, 11:35
Roberto o unico problema que é realmente ruim de achar é esse suporte de chassis do coxim, é foda mesmo demorei mais de ano atrás e não achei mesmo anunciando no forum, sugiro que crie do zero que não é dificil tb

Valeu Rubão, meu mecânico, que também é jipeiro, alias, é um jipeiro que depois de aposentado resolveu montar uma oficina de jipes, já tem um modelo de suporte pronto, é só mandar dobrar, mas se eu conseguir achar um original eu prefiro. O meu motor 6cc estava com um suporte gambiarra, todo desalinhado, eu achei um original para o 6cc na X4. Agora vou tentar entrar em contato com a Aero Willys de Curitiba, estive conversando com eles na Fenajeep e eles me falaram que eles têm 4 ferro velhos, como são especializados em jipe, quem sabe?

Dodger
23/06/2010, 12:59
Não brinca!!! 2ª??????
Vou já começar a procurar um OHC, retificá-lo, colocar o DIS e ver se consigo um carburador de corpo duplo.
Não sou muito adepto de rebaixar cabeçote, mas se ficar fraco, rebaixamos também. Vou tentar acha um suporte de coxins originais desse motor para soldar no chassi do jeep. Se alguem tiver entre em contato.

O carburador vc pode comprar um H-34 de opala 4 clindros gasolina, vais ter que jogar ele pra calibragem do H-34 do maverick com OHC(tenho tabela aqui), pq apesar de serem motores compativeis, a calibragem é totalmente diferente, muda gigles, venturi, difusor, etc acho que só 1 venturi num acha fácil (nº26) que é especifico do H-34 de Maverick, ai vc coloca o 27 de opala 6 cil. mas se achar um original do maverick em bom estado, melhor ainda.

Quanto a rebaixar cabeçote a coisa melhora, mas no meu tá original e tá andando muito bem, como o motor nunca foi aberto e num me dá dor de cabeça, preferi num mexer. mas se precisar abrir eu pretendo tirar uma casquinha do cabeçote tbém.

anselmorabello
23/06/2010, 13:41
Boa tarde a todos
Parabéns pelo Maquina Mortífera (CJ) ele esta um 747
Eu comprei um CJ5 79 com motor OHC 4cc eu ia troca-lo mais desistir logo após a minha leitura e pesquisas aqui no forum constatei que é um otimo motor, (em time que esta ganhando não se mexe) e cambio 4m de F1000 (Batizado com o nome (Bufallo))e também adquiri o DIS, Eu sou leigo de tudo relacionado a mecânica e se possível me orienta melhor sobre o rebaixamento dos cobaçotes que vc fez, logo após que for instalado o DIS no Bufallo vou fazer um teste e ver se terá o desempenho igual ao seu se negativo irei fazer o rebaixamento.
:D:D:D:D

rodrigo.hoffman
23/06/2010, 21:28
Boa tarde a todos
Parabéns pelo Maquina Mortífera (CJ) ele esta um 747
Eu comprei um CJ5 79 com motor OHC 4cc eu ia troca-lo mais desistir logo após a minha leitura e pesquisas aqui no forum constatei que é um otimo motor, (em time que esta ganhando não se mexe) e cambio 4m de F1000 (Batizado com o nome (Bufallo))e também adquiri o DIS, Eu sou leigo de tudo relacionado a mecânica e se possível me orienta melhor sobre o rebaixamento dos cobaçotes que vc fez, logo após que for instalado o DIS no Bufallo vou fazer um teste e ver se terá o desempenho igual ao seu se negativo irei fazer o rebaixamento.
:D:D:D:D

Ae Anselmo

Num sei se a pergunta foi pra mim, mas eu posso responder...

Seguinte.. Fico feliz que nao tenha abandonado seu OHC, realmente e um bom motor, apesar de ser meio chato de mexer e do custo meio alto de alguma peças.. Como o Rubão falou esse topico é otimo pra desmistificar algumas coisas que se falam por ai...

A minha receitinha foi rebaixo do cabeçote e DIS... Fiz isso pq a um ano atras o Jeep sofreu de uns "aquecimentos meio serios" que me obrigaram a fazer algumas mudanças... Tive que abrir o motor pra trocar juntas e aproveitei pra rebaixar o cabeçote (tirei 1,5mm).. E o DIS pq num tinha mais nada da parte de ignição...

Eu te aconselho a instalar o DIS antes de mais nada... Num sei se vc ja recebeu o seu ai ou ja conversou com o Sergio, mas isso vai facilitar muito sua vida, pode apostar "experiencia propria"..

Fui eu juntamente com o meu pai que instalamos o DIS.. Num sei qual seu grau de conhecimento mas te adianto que num e nada muito dificil nao... Paciencia e dedicação e uma boa leitura no manual vc tira de letra pra instalar...

Sobre o rebaixamento tem umas coisinhas aqui pra ler http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5747

Se precisar de ajuda e so avisar que tamos ai :pipoca:

[ ]´s

regisbellini
23/06/2010, 22:40
Assinando o tópico!

Também tenho um OHC e não desisto! Arrumei uma carburador duplo H34 já com flange e coletor do Maverick e estou atrás de um coletor de espape dimensionada da ranger. Só não achei ainda com preço bom. Após esse modificação penso em rebaixar ou não.
Agora o DIS já compensa só pelo beneficio da imunidade a água.

Se alguem estiver interessado na flange para o H34, tem um Tiozinho aqui perto que deve ter uma ou duas peças ainda.

[]´s
Regis

anselmorabello
23/06/2010, 22:47
Boa noite Rodrigo
A pergunta foi pra vc mesmo, sobre o DIS o Sergio ja me enviou possivelmente recebo ele amanha.
Como te falei eu sou leigo, mais aqui no forum a gente fica afiado, estou com o meu CJ (Bufallo) no estaleiro personalizando ao meu gosto, as fotos estão no meu album.
Estou colocondo O DIS, todos os relogios digitais, direção do Santana, portas rigidas, volante, meia capota alargadores de paralamas a rodas, bancos trazeiros, pneus 31/10,5/15, rodas 15, snorkel e algumas coisas mais, o que acho interessante aqui no forum vou projeto e coloco no danado.
Eu fiquei sabendo aqui no forum o sinistro que ocorreu no seu 747, mais tem mal que vem pro bem, agora vc tem um belo carrão. e parabéns nos somos brasileiros e nunca desistimos.
Qualquer dificundade aqui no Bufallo eu entro em contato com vc e agradeço o seu oferecimento na montagem do DIS.
Um abraço
Ia me esquecendo se me permite irei te add no grupo de amigos

NovatoF75
31/07/2010, 01:00
O carburador vc pode comprar um H-34 de opala 4 clindros gasolina, vais ter que jogar ele pra calibragem do H-34 do maverick com OHC(tenho tabela aqui), pq apesar de serem motores compativeis, a calibragem é totalmente diferente, muda gigles, venturi, difusor, etc acho que só 1 venturi num acha fácil (nº26) que é especifico do H-34 de Maverick, ai vc coloca o 27 de opala 6 cil. mas se achar um original do maverick em bom estado, melhor ainda.

Quanto a rebaixar cabeçote a coisa melhora, mas no meu tá original e tá andando muito bem, como o motor nunca foi aberto e num me dá dor de cabeça, preferi num mexer. mas se precisar abrir eu pretendo tirar uma casquinha do cabeçote tbém.

Oi xará! To trocando meu H40 original por um H34 (de opala) e queria saber da giclagem... Passa a tabela pra gente!!

Abraço!

Felipe

Dodger
31/07/2010, 10:14
Oi xará! To trocando meu H40 original por um H34 (de opala) e queria saber da giclagem... Passa a tabela pra gente!!

Abraço!

Felipe

OK, num achei o arquivo da tabela completa, mas tenho aqui isso pregado na parede da garagem...Tá ai um pedaço da tabela do solex H-34 pra OHC

....................1º corpo.....2º corpo
Venturi: ....... 25 ........... 26
Difusor: ..........1.............. 2
Gig Principal 135 ..........100
Gig ar .........140........... 140
Gig lenta ... 57, 5 ............80

os gigleurs de ar são prensados no corpo do carburador, tem gente que fala que dá pra trocar mas num sei direito como faz isso, neste de opala não mexemos nisso e ficou bom só alterando, Venturi, difusor e gigleurs de lenta e principais.


Abraço

fb.s.rodrigues
31/07/2010, 11:32
Assinando o tópico!

Também tenho um OHC e não desisto! Arrumei uma carburador duplo H34 já com flange e coletor do Maverick e estou atrás de um coletor de espape dimensionada da ranger. Só não achei ainda com preço bom. Após esse modificação penso em rebaixar ou não.
Agora o DIS já compensa só pelo beneficio da imunidade a água.

Se alguem estiver interessado na flange para o H34, tem um Tiozinho aqui perto que deve ter uma ou duas peças ainda.

[]´s
Regis

Regis,

é a flange pro coletor a gasolina ou alcool?
Se for flange para colocar o H34 no coletor a alcool me interessa.
Me mande um email fb.s.rodrigues@gmail.com

abraço

Fabio

Flaibam
31/07/2010, 23:02
Regis,

é a flange pro coletor a gasolina ou alcool?
Se for flange para colocar o H34 no coletor a alcool me interessa.
Me mande um email fb.s.rodrigues@gmail.com

abraço
Fabio
Fabio, acho que ele está falando da saída de gases queimados. Nessa caso, o coletor de escape original deve ser suficiente. O que pouca gente sabe é que o diâmetro dos escapamento e o tamanho do abafador devem ser mensurados. Gastei 700 reais para fazer o escape numa oficina "boqueta'' que só mexia com escapamentos, e mais 800 pra refazer o escape numa oficina que media a pressão de saída, volume de gases e mais uma porrada de coisas. O motor era quadrado e, depois da segunda oficina, saiu redondo. Motor OHC. original a álcool. Ficou redondo com a mudança do escapamento. Precisa de alguém que entende. Em tempo: o mexânico anterior foi demitido!

fb.s.rodrigues
02/08/2010, 09:45
Fabio, acho que ele está falando da saída de gases queimados. Nessa caso, o coletor de escape original deve ser suficiente. O que pouca gente sabe é que o diâmetro dos escapamento e o tamanho do abafador devem ser mensurados. Gastei 700 reais para fazer o escape numa oficina "boqueta'' que só mexia com escapamentos, e mais 800 pra refazer o escape numa oficina que media a pressão de saída, volume de gases e mais uma porrada de coisas. O motor era quadrado e, depois da segunda oficina, saiu redondo. Motor OHC. original a álcool. Ficou redondo com a mudança do escapamento. Precisa de alguém que entende. Em tempo: o mexânico anterior foi demitido!

Eu fiz o meu com saída de 2,5´ inteiro + 1 abafador.
Onde no interior consigo medir a pressão de saida?
valeu

Cacá
02/08/2010, 10:04
Fabio, acho que ele está falando da saída de gases queimados. Nessa caso, o coletor de escape original deve ser suficiente. O que pouca gente sabe é que o diâmetro dos escapamento e o tamanho do abafador devem ser mensurados. Gastei 700 reais para fazer o escape numa oficina "boqueta'' que só mexia com escapamentos, e mais 800 pra refazer o escape numa oficina que media a pressão de saída, volume de gases e mais uma porrada de coisas. O motor era quadrado e, depois da segunda oficina, saiu redondo. Motor OHC. original a álcool. Ficou redondo com a mudança do escapamento. Precisa de alguém que entende. Em tempo: o mexânico anterior foi demitido!

E aí Flaibam, tudo bem? Onde vc fez o serviço final? Tem fotos do seu sistema de escape pra gte ver?

Grande abraço!

rodrigo.hoffman
02/08/2010, 21:44
Esse negocio de dimensionar a tubagem do escape é realmente importante e faz muita diferença... Mas nao podemos esquecer que uma descarga muito aberta tb faz o motor perder potencia... Qd comprei o falecido "Fibroso" ele tava com uma descarga que parecia uma mangueira de jardim (toda retalhada e fininha).. O carro era uma b#$%a, num abria giro... Me envoquei e mandei arrancar tudo e botar um tubo de 2" direto... Resolveu o problema.. Agora depois da reforma eu coloquei a tubagem original e um abafador (tipo esportivo) na ponta... O carro nao fica amarrado e anda legal.. Custo de R$ +/- R$ 150,00

[ ]´s

Cacá
03/08/2010, 08:41
Assinando o tópico!

Também tenho um OHC e não desisto! Arrumei uma carburador duplo H34 já com flange e coletor do Maverick e estou atrás de um coletor de espape dimensionada da ranger. Só não achei ainda com preço bom. Após esse modificação penso em rebaixar ou não.
Agora o DIS já compensa só pelo beneficio da imunidade a água.

Se alguem estiver interessado na flange para o H34, tem um Tiozinho aqui perto que deve ter uma ou duas peças ainda.

[]´s
Regis

Salve Regis & All,

Para os que são de Campinas (ui) :mrgreen::
onde acha e quem instala esse DIS aqui na região?

Regis, essa flange é dupla, pro coletor simples? Ou pra adaptar o h34 no coletor duplo?

All, um coletor de adm duplo - ao inves da flange - ajudaria ou nao faz diferença?

Rodrigo: adorei o ronco do seu OHC, teria fotos desse escape? Ah, claro, parabéns pelo OHC, tá andando paga cagalho, hein???? A propósito, que freio vc tem? :pensativo:



Abraços a todos.

Flaibam
03/08/2010, 10:45
Salve Regis & All,

Para os que são de Campinas (ui) :mrgreen::
onde acha e quem instala esse DIS aqui na região?

Regis, essa flange é dupla, pro coletor simples? Ou pra adaptar o h34 no coletor duplo?

All, um coletor de adm duplo - ao inves da flange - ajudaria ou nao faz diferença?

Rodrigo: adorei o ronco do seu OHC, teria fotos desse escape? Ah, claro, parabéns pelo OHC, tá andando paga cagalho, hein???? A propósito, que freio vc tem? :pensativo:

Abraços a todos.

Cacá, no ano passado eu pesquisei preço e instalação e recebi por email que, em geral, as elétricas credenciadas Bosh possuem profissionais competentes para o serviço. Mesmo que eles nunca tenham instalado, conseguem ler e compreender o diagrama de instalação.
Como eu estava sem grana e tinha outras prioridades, adiei o projeto.
Mas escreve pra eles (não lembro o nome de quem me atendeu e nem o email, tem que pesquisar) - talvez eles já tenham algum representante na cidade.

NovatoF75
03/08/2010, 19:10
Valeu dodger! :concordo::concordo::concordo::concordo:

[]s!

regisbellini
03/08/2010, 20:48
Fala Grande Cacá!

Então, essa flange é para o coletor a gasolina, só munda a flange para carburador simples e duplo. No caso do alcool só tem coletor para carburador simples(igual ao da 1º foto). Se estiver errado, os mais experts avisem pois falo o que já vi.

Segue fotos dos coletores simples e duplo, do carburador H34 e flange. Havia comprado do Vanderlei de Amparo o Carburador, flange e tubagem. Vendi a tubagem pois era igual a que tinha.

Agora quando a desempenho, não tenho idéia se é algo significativo!!! :parede:

Pretendo instalar até o fim do mês , pois acabou de chegar do torneiro meu calços de carroceria. E para colocar o carbura terei que readaptar minha pedalei por causa do hidrovácuo. :parede::parede::parede:

Agora quanto ao DIS, conversei semana passa com o Sergio e vou encarar sozinho, qualquer coisa peço ajuda ao universitários... Pelo que pesquisei não tem ninguem ainda nas redondezas com experiência no DIS.

abraço
Regis

rodrigo.hoffman
03/08/2010, 22:33
Salve Regis & All,

Para os que são de Campinas (ui) :mrgreen::
onde acha e quem instala esse DIS aqui na região?

Regis, essa flange é dupla, pro coletor simples? Ou pra adaptar o h34 no coletor duplo?

All, um coletor de adm duplo - ao inves da flange - ajudaria ou nao faz diferença?

Rodrigo: adorei o ronco do seu OHC, teria fotos desse escape? Ah, claro, parabéns pelo OHC, tá andando paga cagalho, hein???? A propósito, que freio vc tem? :pensativo:



Abraços a todos.

Dae Cacá

Acho que as duvidas que vc tinha em relação ao coletor ja foram tiradas pelo Regis...

Falando do OHC ta andando bem mesmo.. posso garantir que o motor melhorou da agua pro vinho.. E um acelerar bonito, sem falhas e engasgos.. Eu tb gostei do ronco, não ficou muito barulhento, nem silencioso demais..

O freio é o seguinte: pedaleira+CM+servo de gol "bola"... Disco na dianteira com pinças de santana e disco na traseira (uii) com pinças de Escort.. Canos independentes pras 4 rodas e sistema X.. Na camara da frente freia a dianteira esquerda e a traseira direita.. Na de tras a dianteira direita e a traseira esquerda.. é o melhor é que freiaa :mrgreen:

Pro pessoal que ta querendo instalar o DIS, nao tem nem que pensar.. Pode instalar que nao vão se arrepender.. Só aqui dos OHC tem o meu, o do Felipe e o Anselmo.. A instalação e tranquila e da pra fazer em casa...

Segue fotos do escape, lembrando que a tubagem é a original (vem do coletor ate o triangulo do chassis).. Fiz um corte antes e soldei pelo lado do tanque, pois ele ta ocupando o lugar que antes era do abafador original

[ ]´s sem comissão

Cacá
26/08/2010, 10:09
Daê Regis, ja espetou a DIS no zurzão?

:twisted:

Allan Moreira Barbosa
14/09/2010, 10:40
galerinha, comprei um cj 76 ohc a gasolina, só q ta com um carbura de fusca:?, e pra completar é um carburador daquele fusca 1600 que usa 2 carburadores... não sei como funciona, tem uma força do :twisted: em baixa rotação, o problema é quando acelera, n sobe giro e quando consigo chegar nos 80 km/h ele começa a falhar q eh uma merda, ae folga o pé e fica beleza.... em fim... fui num encontro de jeeps aki e um carinha lá falou que é pra mim botar o carburador 3E... ta, conheço nos opalas e nos APs, mas no OHC?? ajuda aí gente, compensa em relação ao original? em relação a base, ñ é problema para mim, eu mesmo faço uma na escola... tenho preferencia por um de 2º estagio mas não gosto do carbura do maverick... ja tive muito problema com aquilo na oficina... justamente por não encontrar um em bom estado... mas vamos lá pessoal, preciso de sujestoes, abraços

regisbellini
15/09/2010, 19:04
Salve Cacá!!

Pretendo mexer somente no final do próximo mês. Os livros estão matando todo meu tempo livre...:parede: Vc já mexeu em alguma coisa??:pipoca:

Allan, Eu acho particularmente a 3E muito até para um motor do opala. Ela Fica com uns buracos na aceleração, por mais bem regulada. Pensa em colocar uma 2E que talvez fique mais redondo. Lembro de ter visto aqui no forum alguem que fez a flange para o 2E e falou que ficou bom!! Porem nunca vi nenhum dos dois carburadores adaptados no OHC.

abraço e boa sorte!

Cacá
15/09/2010, 19:22
Fala Regis, ainda nao, estou pensando somente em colocar a Dis e um 2E, mas estou com um pouco de receio ...










... de nao ter grana pra isso... :palmas:

Abraço, sumido, vamos na Santa Rosa dia 26 sujar esse Zurzão aí?

:concordo:

rodrigo.hoffman
15/09/2010, 20:38
Ae Allan

Como o amigo Regis ja disse, eu tb acho que um 3E é demais.. Acho que um 2E fica na medida e vai ser mais facil de vc acertar ele.. Aqui na cidade tem um OHC que anda com um 2E, mas no alcool...

[ ]´s

Allan Moreira Barbosa
16/09/2010, 22:11
valeww rodrigo.hoffman e regisbellini , estou comprando um 2E mesmo, axei 3E aki mas tava ruim e absurdamente caro, mas olhem só esse 2E q axei é aquele banhado em niquel (axo q eh isso) dos motores a alcool... sera q tem muita diferença? aííííííííííí pra quem tem 2E no ohc ou q conheça alguem q tem, pode me passar as medidas de giglagem que botaram?? to pensando em adaptar um hallmeter e sonda lambda pra mim saber sempre se ta reguladinho e queimando bem o combustivel... o que axam da ideia?? ja que n tem jeito do jipim gasta menos combustivel pelo menos tem q andar e acelera pra valer p compensa o gasto kkkkk (q relação é essa rs) coisa q n faz cm o carbura q ta:? vlww galera

play mobil
23/09/2010, 17:15
olá.... bom amigo

tenho um jeep com motor maverick 4cc.... fiz algumas modificacoes...
rebaixei o cabeçote em 1,5 e aliviei o volante 1,250( peso real 9,250) limite maximo 30%....coloquei cabos de velas de competicoes 8,8mm...
bobina de alta performance( ap MI 1,8) e escape em 2,5 polegadas.... ficou show msm.. muito bom carro com resposta rapida sem perder torque... ahh um dica o arranque o maverick ele pesa, pois bem coloquei o da montana 1,8 reduzido ficou otimo( quase igual ) ficou show....
boa sorte...

Robertux
13/10/2010, 10:49
Legal desse topico é que desmistifica muita bobagem escrita por ai do ohc ser ruim, existe mootor ruim, gasto, mal feito, mal acertado, mas generalizar é ruim, o OHC na minha opinião só tem um defeito

Preço de peças é pessimo, mas é a conta do almoço...

no topico do Fênix eu postei os defeitos dele e como sanar aquilo do motor engolir agua pelo retentor/gaxeta e etc

são meiddas meio complicadas e onerosas mas compensa!

Continhuo estudando todas as possibilidades de melhora do desempenho do meu jeep em rodovias, sem perder o desempenho nas trilhas, minha vontade mesmo era colocar o OHC, que era original dele e foi substituido pelo CJ, mas esse problema de entrar água pelo retentor tem me assustado, já vi dois colegas daqui de Pira perderem o motor por isso. Estou pensando em colocar a evoluçao do OHC que seria o 2.3 da Ranger.
Alguém sabe se esse problema de engolir água pelo retentor foi solucionado nele ou continua a mesma coisa?

rubensx
13/10/2010, 17:45
fala Robertux

o problema persiste, porém se vc vedar a caixa seca melhora bem ou quase resolve, não é lá a coisa mais facil de se fazer

Robertux
13/10/2010, 18:34
Valeu Rubensx.
Estive conversando com meu mecânico e ele me disse que esse problema de beber água pelos retentores dos virabrequins é comum a todos os motores modernos. Ele me disse que fez o motor de um Pajerinho 3000 pelo mesmo problema, e que o AP também tem o mesmo problema, assim como todos os demais motores modernos, será que a informação procede?

rubensx
13/10/2010, 23:38
olha depende muito eu não conheço outros motores a fundo, só sei que a maioria que bebeu agua é porque estava já gasto o retentor e tinha folgas e etc ai o sistema bombeava pra dentro agua com lama... é bem incoveniente, porém é relativo tb... conheço gente que usa e abusa do ohc e nunca teve o problema

outra coisa é vedar bem o canudinho da vareta etc

Agora se AP tem esse problema eu ao menos nunca ouvi falar

Rodolfo Ourique
14/10/2010, 10:26
olha depende muito eu não conheço outros motores a fundo, só sei que a maioria que bebeu agua é porque estava já gasto o retentor e tinha folgas e etc ai o sistema bombeava pra dentro agua com lama... é bem incoveniente, porém é relativo tb... conheço gente que usa e abusa do ohc e nunca teve o problema

outra coisa é vedar bem o canudinho da vareta etc

Agora se AP tem esse problema eu ao menos nunca ouvi falar

RubensSX e Robertux, tenho meu CJ com OHC há 10 anos, e já fiz dezenas de travessias de rio e atoladas até os "bagos", acho que dei sorte, pois nunca vi vestígios de água no óleo...mas depois de ler este tópico estou com pulga atrás da orelha (ou seria atrás da gaxeta?). Muito me preocupa esta informação...:putz:

Robertux
13/03/2011, 13:42
Bom pessoal, meu BF 161 abriu o bico, a luz do óleo acendeu difinitivamente, é só o motor chegar na temperatura normal de funcionamento que a pressão no manômetro cai a zero e a luz do óleo acende, apesar de eu já ter trocado as bronzinas e ter colocado uma bomba de óleo nova. Com a intenção de aproveitar a bomba d'agua e ignição eletrônica que tinha colocado novos no BF comprei um motor 3000 do Maverick, desmontei, levei na retífica e descobri que o motor estava condenado, devolvi. Desmontei meu BF para retificá-lo (opção mais barata) e também não tinha jeito, bloco trincado, então acabei ouvindo meu coração e comprei o motor do meu ex-mecânico, que vendeu a oficina e parou de trabalhar, um OHC que estava lá no fundo da oficina parado desde que eu o conheci e ainda não tinha nem comprado meu jeep. Eu já havia tentado negociar o motor com ele diversas vezes e não tinha dado certo porque ele não tinha certeza se queria vender e eu não estava tão determinado a comprar, bom, resultado, acabei fechando a compra com ele anteontem, peguei o motor ontem e já desmontei todinho, eu mesmo desmontei, está no porta malas da Pajero e amanhã às 7:00h da manhã estará na retífica. Ele precisa ser retificado, está com bronzinas 0.50 deve ir para 0.75, os pistões eu não entendi, está marcado 0.60 e não vi essa medida aqui na tabela de pistões que colocaram lá no início, acho que deve ser polegada, se for corresponde a 1.50 mm, de qualquer forma pretendo encamisá-lo, o comando está gasto, mas eu comprei o motor + caixa seca + garfo da embreagem + eixo piloto original do OHC, meu jeep é 76 e o câmbio é do OHC, + um comando de válvula zerado por um preço muito bom. Surpresas, quando peguei o motor, o carburador é de corpo duplo original (o motor era de uma F-100), ignição eletrônica original (com a marca motorcraft na lateral do distribuidor) e retentor trazeiro no virabrequim. A embreagem era de estrias finas, esse motor deve ser de 81 para a frente. Estou rezando para a retífica falar que o bloco está bom e dá para ser encamisado. Mesmo que tenha que trocar o bloco acho que vou ficar com ele, é o motor dos meus sonhos e o preço está bom.

rubensx
13/03/2011, 13:48
Bom pessoal, meu BF 161 abriu o bico, a luz do óleo acendeu difinitivamente, é só o motor chegar na temperatura normal de funcionamento que a pressão no manômetro cai a zero e a luz do óleo acende, apesar de eu já ter trocado as bronzinas e ter colocado uma bomba de óleo nova. Com a intenção de aproveitar a bomba d'agua e ignição eletrônica que tinha colocado novos no BF comprei um motor 3000 do Maverick, desmontei, levei na retífica e descobri que o motor estava condenado, devolvi. Desmontei meu BF para retificá-lo (opção mais barata) e também não tinha jeito, bloco trincado, então acabei ouvindo meu coração e comprei o motor do meu ex-mecânico, que vendeu a oficina e parou de trabalhar, um OHC que estava lá no fundo da oficina parado desde que eu o conheci e ainda não tinha nem comprado meu jeep. Eu já havia tentado negociar o motor com ele diversas vezes e não tinha dado certo porque ele não tinha certeza se queria vender e eu não estava tão determinado a comprar, bom resultado acabei fechando a compra com ele anteontem, peguei o motor ontem e já desmontei todinho, eu mesmo desmontei, está no porta malas da Pajero e amanhã às 7:00h da manhã estará na retífica. Ele precisa ser retificado, está com bronzinas 0.50 deve ir para 0.75, os pistões eu não entendi, está marcado 0.60 e não vi essa medida aqui na tabela de pistões que colocaram lá no início, acho que deve ser polegada, se for corresponde a 1.50 mm, de qualquer forma pretendo encamisá-lo, o comando está gasto, mas eu comprei o motor + caixa seca + garfo da embreagem + eixo piloto original do OHC, meu jeep é 76 e o câmbio é do OHC, + um comando de válvula zerado por um preço muito bom. Surpresas, quando peguei o motor, o carburador é de corpo duplo original (o motor era de uma F-100), ignição eletrônica original (com a marca motorcraft na lateral do distribuidor) e retentor trazeiro no virabrequim. A embreagem era de estrias finas, esse motor deve ser de 81 para a frente. Estou rezando para a retífica falar que o bloco está bom e dá para ser encamisado. Mesmo que tenha que trocar o bloco acho que vou ficar com ele, é o motor dos meus sonhos e o preço está bom.

parabéns pela conquista roberto


seguinte se pretende fazer maldades ais nervosas nesse motor, parta pro cabeçote da ranger, mas vai grana, prepara o bolso... 2 velas por cilindro :twisted:

rodrigo.hoffman
13/03/2011, 15:03
Bom pessoal, meu BF 161 abriu o bico, a luz do óleo acendeu difinitivamente, é só o motor chegar na temperatura normal de funcionamento que a pressão no manômetro cai a zero e a luz do óleo acende, apesar de eu já ter trocado as bronzinas e ter colocado uma bomba de óleo nova. Com a intenção de aproveitar a bomba d'agua e ignição eletrônica que tinha colocado novos no BF comprei um motor 3000 do Maverick, desmontei, levei na retífica e descobri que o motor estava condenado, devolvi. Desmontei meu BF para retificá-lo (opção mais barata) e também não tinha jeito, bloco trincado, então acabei ouvindo meu coração e comprei o motor do meu ex-mecânico, que vendeu a oficina e parou de trabalhar, um OHC que estava lá no fundo da oficina parado desde que eu o conheci e ainda não tinha nem comprado meu jeep. Eu já havia tentado negociar o motor com ele diversas vezes e não tinha dado certo porque ele não tinha certeza se queria vender e eu não estava tão determinado a comprar, bom, resultado, acabei fechando a compra com ele anteontem, peguei o motor ontem e já desmontei todinho, eu mesmo desmontei, está no porta malas da Pajero e amanhã às 7:00h da manhã estará na retífica. Ele precisa ser retificado, está com bronzinas 0.50 deve ir para 0.75, os pistões eu não entendi, está marcado 0.60 e não vi essa medida aqui na tabela de pistões que colocaram lá no início, acho que deve ser polegada, se for corresponde a 1.50 mm, de qualquer forma pretendo encamisá-lo, o comando está gasto, mas eu comprei o motor + caixa seca + garfo da embreagem + eixo piloto original do OHC, meu jeep é 76 e o câmbio é do OHC, + um comando de válvula zerado por um preço muito bom. Surpresas, quando peguei o motor, o carburador é de corpo duplo original (o motor era de uma F-100), ignição eletrônica original (com a marca motorcraft na lateral do distribuidor) e retentor trazeiro no virabrequim. A embreagem era de estrias finas, esse motor deve ser de 81 para a frente. Estou rezando para a retífica falar que o bloco está bom e dá para ser encamisado. Mesmo que tenha que trocar o bloco acho que vou ficar com ele, é o motor dos meus sonhos e o preço está bom.

Roberto

Parabens pela aquisição do motorzão, mais um para a irmandade:concordo:.. Vc sempre quis colocar um OHC no bixo, agora acho que chegou a hora..

Capricha na retifica que o motor fica bom demais e vc vai notar diferença pro seu antigo BF.. Claro que nao né nenhum motor de torque fenomenal, mas da pra brincar tranquilo com ele..

Receita pra deixar ele meio envocado ja tem varias por aqui.. Não perca tempo nem $$$ com o arranque dele se tiver que arrumar e ja parta para um de corsa de uma vez (lembre-se de colocar no ponto correto tb).. Não sei se as F100 vinham originalmente com o H34, mas no Maverick vinha.. Se precisar da tabela de giclagem acho que tenho aqui.. Aproveita que ta tudo desmontado e de um rebaixada no cabeçote (de 1,0mm a 1,5mm)...

A respeito da embreagem eu nao sei como estava no seu jeep, mas essa moderna o garfo da embreagem e maior que a do BF.. Senao me falha a memoria a moringa da caixa tb muda pq no sistema antigo tinha um colar do rolamento que possuia uma mola que era pressa ali na moringa.. O cabo de embreagem vai puxar o garfo agora ao inves de empurralo, talves vc precise de uma pequena adaptação ai tb..

PS: Não da bola pro Rubão pq ele só quer ficar plantado a sementinha do mal na cabeça dos amigos :mrgreen:

Abraços e felicidades com o novo coração do jeep

homerohermida
13/03/2011, 16:17
Será que este motor é a álcool?

sraposo
13/03/2011, 16:37
Rubensx, 2 velas por cilindro é o grande barato! Dá para colocar 1 DD ou DIS com versao especial para mandar energia para as 2 velas. Ou então usar 2 DDs ou 2 DIS e ter redundância total.

Nos motores VW ar já se faz isso há tempos!

Abraço!

Robertux
13/03/2011, 17:41
Será que este motor é a álcool?

Eu cheguei a pensar que pudesse ser porque a tubagem de admissão parece que tem um aquecimento na base do carburador com uma magueira de água ligada nela, mas estive vendo aqui que os motores a alcool tinham carburadores simples e este é duplo e não tem adaptação a base é para ele mesmo, além disso os pistões são do motor a gasolina e o carburador não é niquelado. Não olhei o cabeçote, afinal somente lendo esse post hoje é que vi a diferença entre o gasolina e o a alcool e ele ficou na oficina, mas amanha vou verificar.

Robertux
13/03/2011, 17:53
Roberto

Parabens pela aquisição do motorzão, mais um para a irmandade:concordo:.. Vc sempre quis colocar um OHC no bixo, agora acho que chegou a hora..

Capricha na retifica que o motor fica bom demais e vc vai notar diferença pro seu antigo BF.. Claro que nao né nenhum motor de torque fenomenal, mas da pra brincar tranquilo com ele..

Receita pra deixar ele meio envocado ja tem varias por aqui.. Não perca tempo nem $$$ com o arranque dele se tiver que arrumar e ja parta para um de corsa de uma vez (lembre-se de colocar no ponto correto tb).. Não sei se as F100 vinham originalmente com o H34, mas no Maverick vinha.. Se precisar da tabela de giclagem acho que tenho aqui.. Aproveita que ta tudo desmontado e de um rebaixada no cabeçote (de 1,0mm a 1,5mm)...

A respeito da embreagem eu nao sei como estava no seu jeep, mas essa moderna o garfo da embreagem e maior que a do BF.. Senao me falha a memoria a moringa da caixa tb muda pq no sistema antigo tinha um colar do rolamento que possuia uma mola que era pressa ali na moringa.. O cabo de embreagem vai puxar o garfo agora ao inves de empurralo, talves vc precise de uma pequena adaptação ai tb..

PS: Não da bola pro Rubão pq ele só quer ficar plantado a sementinha do mal na cabeça dos amigos :mrgreen:

Abraços e felicidades com o novo coração do jeep

Então, ele veio com alternador, embreagem, cabo de vela de silicone, mas sem o motor de partida, como eu ainda vou pegar o comando de válvulas, a caixa seca, o eixo piloto e o garfo da embreagem, que estavam incluídos no pacote eu via comentar do motor de partida mas se eu encontrar um do corsa para colocar nem vou peder tempo com o original dele.

Por enquanto não pretendo enveneá-lo, vou montar original, já que ele veio com ignição eletrônica de fábrica, tavez uma rebaixada no cabeçote, já que provavelmente será necessário dar uma aplainada nele mas se sentir falta de torque ou potência, quem sabe...

Robertux
13/03/2011, 18:05
parabéns pela conquista roberto


seguinte se pretende fazer maldades ais nervosas nesse motor, parta pro cabeçote da ranger, mas vai grana, prepara o bolso... 2 velas por cilindro :twisted:

Fala Rubão, por enquanto vou mantê-lo original até porque o bolso não aguenta, gastei perto de R$ 2.000,00 refazendo o eixo dianteiro e a direção, paguei mais R$ 1.000,00 no motor e acho que devo gastar R$ 3.000,00 ou mais retificando-o, então a cota desse ano do Jeep já estourou. Minha mulher está louca para trocar o sofá da sala e estamos postergando por causa do Jeep. Se eu falar em gastar mais alguma coisa com o Jeep acho que sai divórcio. No ano que vem pretendo desmontá-lo todo, dar uma geral no chassi, refazendo um remendo feio que ele tem e alinhando e colocar uma carroceria nova, provavelmente de fibra, depois disso talvez pense no cabeçote da Ranger a não ser que antes apareça uma oportunidade imperdivel.

NovatoF75
19/05/2011, 01:12
Olá a todos! Volto aqui pra relatar minhas experiências com meu OHC nesses meses em que estive ausente aqui.

1 - Rebaixei meu cabeçote em 2mm (e para garantir que não teria superaquecimento, troquei a colméia do radiador por 1 do 6c, com mais varetas);
2 - Com uma polia regulável (esslinger), adiantei (ou corrigi) o ponto do comando em 2º;
3 - Instalei um DD da motorspice;
4 - Troquei meu H40/44 por um H34.

O resultado foi muito bom! Apesar de ter rebaixado bastante (todos com quem conversava falavam que eu ia perder o motor), com o DD pude remapear a ignição evitando batidas de pino. O carro ficou mais forte e mais econômico!

O único problema que tive com o H34 é que no começo da aceleração ele tem um ponto de falha, que assim que o giro sobe a falha desaparece (apesar de ter me acostumado/adaptado ao problema pretendo resolver isso em breve).

Ainda no assunto carburador, alguém conseguiu solucionar a formação daquele tipo de carvão que se forma no carburador, que presumo vir do sistema de ventilação do motor? (aquele que sai da tampa de óleo/tampa de válvulas para a saída do filtro de ar). Não faz 1 ano que coloquei o H34 e já terei que limpar essa borra preta... Quando instalei o H34 o cheiro do escape era de mistura perfeita, com o passar do tempo o cheiro passou a ser de mistura rica...

Ah.. o item 5 (que recomendo a todos!) foi a instalação de um reservatório de água do radiador, que transformou o sistema de arrefecimento em um do tipo selado. Nunca mais a temperatura ficou oscilando, e acabou a nóia em ficar de olho no nível da água.

O item 6, ainda sem relato (ainda em testes) foi a instalação de um kit HHO (polêmico, eu sei...)

Abraço!

Felipe

calhiandro
19/05/2011, 12:19
E ai novatoF75 acho que você desvendou um mistério que meu ford OHC tem. Eu comprei esse jeep faz uns 3 meses, fiz o carburador todinho dele, mesmo assim ele ficou com uma falhadinha essa mesma falhadinha que você me relata, na rotação baixa o mecânico me disse que era normal por que meu motor é mexido, o cara que me vendeu disse que o cabeçote era mexido então a causa dessa falhadinha, outro mecânico me disse que o problema estava entre as velas e o distribuidor que o carburador não era de jeito nenhum que estava OK. Ele deve falhar por causa que é mexido não? rebaixado? Eu vou instalar o DIS até estava pensando que com a instalação do DIS resolveria esse problema dessa falhadinha, ah meu carburador é um H40 Deis gasolina corpo simples. Se você por acaso encontrar o motivo da falha me relata por favor!

vlww

Dodger
19/05/2011, 13:16
Eu aposto que essa falhadinha tem causa no carburador, considerando que esteja tudo ok na parte de ignição.
Que H-34 vc tá usando? Quais gigles, venturis e etc? Pq se vc pega um H-34 de corcel ou qquer outra coisa e poe gigles do H34 do OHC, funciona, mas funciona mal.

Meu ohc tem h-34 original dele, funciona liso sobe de giro muito rápido, sem falha nenhuma, nem tossidinha, engasgo, nada.

Elison
19/05/2011, 13:35
Ratificando os comentários do Dodger, aposto que a tal falhadina esta relacionada ao "volume de injeção" do carburador, isto é, a quantidade de conbustivel e ao tempo que que o bico injetor leva para jogar esse combustível no motor, essa regulagem interfere justamanete quando o motor passa de baixa para alta rotação, e é muito facil de ser ajustada.

sraposo
19/05/2011, 14:24
A tal "falhadinha" pode ser devido a muitas coisas e, baseando-se apenas no que foi relatado, a quantidade de causas possíveis é grande. Pode ser na alimentação (o que não se limita ao carburador), à ignição (que, por fim, pode ser um problema de fiação, não do sistema de ignição em si) e outras coisas de ordem mecânica, seja um desgaste, seja um desajuste ou até um mal ajuste!

Se bem entendi o que se passa, *** parece *** que pode ser algo relacionado ao carburador, mais especificamente na "progressão", aquela faixa angular no curso da abertura que começa logo depois da da posição de marcha lenta e termina mesclada com a faixa inicial do circuito de alimentação principal. Causas possíveis disso? Muitas: gigle de marcha lenta pequeno, combustível com especificação diferente, venturi com diâmetro maior do que o correto, parafuso da mistura fechado demais.... etc

Seria bom saber se a mistura mesta hora da "falhadinha" fica mais pobre ou mais rica do que o correto.

A maneira mais certa (eficaz e eficiente) de se descobrir a causa de um problema é fazendo-se MEDIÇOES, ou pelo menos avaliaçÕes, de algumas grandezas, se não a coisa descamba para adivinhação ou puro chute e acaba-se perdendo muito mais tempo.

Boa sorte aí !

Abraço!

rodrigo.hoffman
19/05/2011, 23:41
Aposto no carburador tb..

Como disse o Felipe H34 veio em muitos carros.. Se nao for o original dos Mavecos, fica dificil acertar.. Gicles e difusores fora das especificações podem fazer desse acerto uma tarefa penosa..

So um detalhe.. Qd comprei meu jeep ele tinha uma falha que parecia uma "pipocada" qd se tirava o pé pra passar numa lombada e depois se pisava novamente e depois de uma analise a falha era uma vela que teve a ceramica trincada..

Isso ai só pra complementar o comentário do Sergio que disse poder ser muitas coisas.. Dai a complexidade da coisa :parede:...

[ ]´s

NovatoF75
20/05/2011, 21:07
A "falhadinha" é por conta do carburador mesmo!! sei pq qdo tirei o H40/44 o problema não existia...

O carburador era originalmente para opala 4c, mas troquei tudo (venturis, difusores, gicles, etc.) seguindo a tabela para o maverick 4c... somente 1 item (se não me engano corretor de lenta) não pôde ser trocado, mas lembro de ter visto relatos aqui no forum de quem fez igual e não fez nenhuma diferença...

Ninguém mais teve o problema do carburador sujar rápido demais no OHC? Presumo que o problema venha da ventilação da tampa de válvulas, pois tudo entre o filtro de ar e o carburador fica tomado por uma borra preta... Estou estudando adaptar um filtro ali no duto que vai daq tampa de oleo/tampa de valvulas à mangueira do carburador... de preferencia um filtro que não sature muito rápido... Semana que vem vou revisar o carburador e queria acabar com o problema definitivamente.

Valeu pelas dicas Sérgio! Vou verificar o que vc enumerou... e vou tentar achar alguem que tenha os equipamentos para fazer leituras da mistura...

Abraço a todos!

rodrigo.hoffman
20/05/2011, 22:17
A "falhadinha" é por conta do carburador mesmo!! sei pq qdo tirei o H40/44 o problema não existia...

O carburador era originalmente para opala 4c, mas troquei tudo (venturis, difusores, gicles, etc.) seguindo a tabela para o maverick 4c... somente 1 item (se não me engano corretor de lenta) não pôde ser trocado, mas lembro de ter visto relatos aqui no forum de quem fez igual e não fez nenhuma diferença...

Ninguém mais teve o problema do carburador sujar rápido demais no OHC? Presumo que o problema venha da ventilação da tampa de válvulas, pois tudo entre o filtro de ar e o carburador fica tomado por uma borra preta... Estou estudando adaptar um filtro ali no duto que vai daq tampa de oleo/tampa de valvulas à mangueira do carburador... de preferencia um filtro que não sature muito rápido... Semana que vem vou revisar o carburador e queria acabar com o problema definitivamente.

Valeu pelas dicas Sérgio! Vou verificar o que vc enumerou... e vou tentar achar alguem que tenha os equipamentos para fazer leituras da mistura...

Abraço a todos!


Cara

Vc mesmo ja matou a charada.. Sem a troca dos corretores de ar e diminuindo os gicles, a mistura vai ficar mais pobre doque deveria.. Faz um pequeno teste trocando o gicle da lenta por um um pouco maior ou fechando um pouco a borboleta do afogador..

Esse lance ai da borra ta esquisito.. Ali nao deveria sair tanto fuligem de oleo a ponto de criar essa borra toda.. O sistema do PVC ta funcionando certinho??

[ ]´s

sraposo
21/05/2011, 10:47
Escapar vapores de óleo do carter é normal, para isso existe a tal mangueira que liga a tampa das válvula ao sistema de admissão. Certamente, ao longo do tempo, esses vapores poderão gerar algum acúmulo de oleo, mas não é esperado que seja muito e/ou em pouco tempo! Talvez, eu disse *** talvez ***, isso possa indicar desgaste dos anéis, e ainda arrisco supor um nível de óleo mais alto do que o recomendado, temperatura do motor acima do correto... o que mais? Várias possibilidades, inclusive as menos óbvias. Como sempre digo, procure um profissional verdadeiramente competente (não um trocador de peças rsrs). A mão-de-obra será provavelmente mais cara do que a de outros, mas o custo final em dinheiro e em tempo será menor!

minucelli
21/05/2011, 21:24
comprei recentemente um cj3 com motor ohc e queria saber se alguem tem informação sobre a adaptação de um carburador duplo

Dodger
21/05/2011, 21:55
comprei recentemente um cj3 com motor ohc e queria saber se alguem tem informação sobre a adaptação de um carburador duplo


O Solex duplo H-34 é boa opção já que é o que vinha no motor OHC só que para o Ford Maverick. mas pode usar o DFVéio 446, que anda mais mas é mais gastão. 2E, 3E etc

NovatoF75
21/05/2011, 22:09
Até onde sei a valvula pvc funciona bem... como posso testá-la pra ter certeza? Apesar que ela fica embaixo, entre o carter e (vai direto pro) o coletor... sem passar pelo bura...

Acredito que os anéis estejam em bom estado... troquei há menos de um ano, e o motor não dá nenhum sinal de que queima óleo... Agora pensando em temperatura, uso gasolina mas com a valvula termostatica do alcool! Será que uns 4° a mais na abertura total da valvula fazem assim tanta diferença? lembrando que (se não me engano) a v. termostatica do gasolina é 88 e do alcool 92°... Confere?

Estou pensando se essa sujeira não pode estar no limite do normal... Uso o carro pra trabalho, devo rodar uns 80km por dia, uns 3 traçado e reduzido... comparado a quem só usa o jipe de final de semana é bastante!!

minucelli, acredito que o ideal seria se vc encontrasse um H34 original do OHC (saiu no maverick 4c). Mas já vi relatos de adaptações que funcionaram...

[]s!!

sraposo
22/05/2011, 18:47
NovatoF75,

"(...)Agora pensando em temperatura, uso gasolina mas com a valvula termostatica do alcool! Será que uns 4° a mais na abertura total da valvula fazem assim tanta diferença? lembrando que (se não me engano) a v. termostatica do gasolina é 88 e do alcool 92°... Confere?"

MS > Não deva ser isso, senão o motor originalmente feito para uso de álcool padeceria do mesmo problema que você relatou, já que o tipo óleo não muda em função de gasolina ou álcool.

Poderá te tomar muito tempo esta busca pela solução. Procure um bom mecânico (sim, coisa rara...) e ele provavelmente resolverá isso rápido.

Abraço!

rodrigo.hoffman
22/05/2011, 22:40
Até onde sei a valvula pvc funciona bem... como posso testá-la pra ter certeza? Apesar que ela fica embaixo, entre o carter e (vai direto pro) o coletor... sem passar pelo bura...

Acredito que os anéis estejam em bom estado... troquei há menos de um ano, e o motor não dá nenhum sinal de que queima óleo... Agora pensando em temperatura, uso gasolina mas com a valvula termostatica do alcool! Será que uns 4° a mais na abertura total da valvula fazem assim tanta diferença? lembrando que (se não me engano) a v. termostatica do gasolina é 88 e do alcool 92°... Confere?

Estou pensando se essa sujeira não pode estar no limite do normal... Uso o carro pra trabalho, devo rodar uns 80km por dia, uns 3 traçado e reduzido... comparado a quem só usa o jipe de final de semana é bastante!!

minucelli, acredito que o ideal seria se vc encontrasse um H34 original do OHC (saiu no maverick 4c). Mas já vi relatos de adaptações que funcionaram...

[]s!!

A pergunta em relação a valvula de PVC é que ela serve para queimar os gases restantes da combustão que se acumulam no carter.. Se por um acaso a valvula tiver com um mau funcionamento pode fazer com que os gases tenham um caminho inverso, sendo empurrados pra dentro do motor, causando uma pressao grande..

Para testar vc tira a mangueira do pé do carburador (ali no coletor) e tenta sobrar em direção ao carter.. Nao pode passar ar nenhum nesse sentido..

Referente a diferença de temperatura da valvula termostatica,.. Não deve ser ela a causadora do problema

[ ]´s