Conectar

Ver Versão Completa : remoção de massa na lataria

TOBIAS
28/04/2008, 10:29
Bom dia senhores do conselho,

Estive pesquisando no forum sobre reforma de viaturas e me defrontei com biografias e relatos muito bacanas e desafiadores como o da (TIA MI....) mulher de fibra; a do cj5 mercenario, vermelinho cj-5, e muitos outros.

Isso me deu força para tentar fazer o mesmo, ou seja reformar a viatura eu mesmo. So que não estou entendendo o seguinte:

Ja retirei a tinta dos dois paralamas e me deparei com uma enorme quantidade de massa neles principalmente na frente dos paralamas, e o pior é que não foram batidos ou estão comidos pela ferrugem, as peças estão perfeitas como novas.

A situação é:

Qual a necessidade de tanta massa estando a peça perfeita?
Como faço para tira-la (massa) da carroceria com mais facilidade?
E como devo efetuar o lixamento da chapa e qual o nº da lixa pois quero repintar a partir da lata.Estou usando o removedor pastoso e comprei um produto que o atendente da loja disse, ser um tratamento para apos lixamento que aplicado na lata mata ferrugem e evita que ela volte.

Irei postar fotos de cada etapa.

desde ja agradeço a atenção e as sugestões de todos.

rubensx
28/04/2008, 13:23
bom vmaos lá o pouco que sei e estava começando a fazer até desistir e partir pra carroceria de fibra é

removedor pastoso remove massa só deixar mais tempo agindo
se o paralamas tá cheio de massa é porque está desalinhado absurdamente e relação a carroceria e que o funileiro anterior é um porco nojento!
sobre as lixas nãos ei te ajudar, sei que usei uma esmerilhadeira da makita pra ESCOVAR a carroceria e tinha ficado aceitável para dar fundo...

mas amigo tenha certeza se tem massa é porque tem problemas, sejam estruturais, corrosão ou alinhamento, noralmanete os funileiros toscos que não sabem alinhar chapas ou usar solda utilizam de massa (muito grossa) pra encobrir defeitos, lembre-se que massa plástica logicamente algum pouquinho haverá, mas é algo somente para acabamento e ALISAR a lataria e não apra cobrir crateras, furos e etc

boa sorte!

JORIS
28/04/2008, 16:28
mas amigo tenha certeza se tem massa é porque tem problemas, sejam estruturais, corrosão ou alinhamento, noralmanete os funileiros toscos que não sabem alinhar chapas ou usar solda utilizam de massa (muito grossa) pra encobrir defeitos, lembre-se que massa plástica logicamente algum pouquinho haverá, mas é algo somente para acabamento e ALISAR a lataria e não apra cobrir crateras, furos e etc
boa sorte!

X2,

para facilitar se souber de algum jato de areia acho mais eficiente que removedor, e da pra ver com certeza se tem ferrugem!

[]´s.

PredadorRJ
29/04/2008, 00:21
Salve Tobias,
:
Eu também resolvi fazer a lanternagem da viatura. Que rabuda me enfiei... :(

Nas laterais no bicho não tinha massa, mas sim REBOCO! O lanterneiro anterior era um suíno, sem querer desmerecer os porcos.

O removedor pastoso funciona, mas um jateamento é o ideal.

Depois de chegar no metal, não esquece de fosfatizar a chapa, pra proteger mais.

Abraços, no aguardo de fotos da reforma.

Dodger
29/04/2008, 19:44
Tobias,

Removedor pastoso é mais para tinta, massa se for camada braba é bom usar lixadeira/esmerilhadeira. Pode usar disco de desbaste(aquele tipo esmeril) mas quando esbarrar em lata vc pára, vc vai saber pq vão sair fagulhas. Dái vc vai para os discos de lixa nº 60 ou 80 para retirar o resto de massa, vai tirando só a massa, evitando passar na lata. É rapidinho, num gasta mais que uma manhã para cada paralama, hehehe.

Agora vc já vê direitinho o que está ruim, se tem que desamassar no martelinho, soldar, trocar chapa, desempenar, emassar pequenas imperfeiçoes, etc.

Depois vc lixa tudo a mão(sem lixadeira agora) com auxilio de um taco de borracha começando numa lixa 180 ou 220 e subindo até a 320 onde depois dela vc pode já começa a trabalhar a proteção da chapa(wash primer, primer, etc) para posterior pintura.

turboroe
30/04/2008, 01:07
Pra tirar massa eu recomendo usar uma escova de aço circular (não trançado), usando uma furadeira.

tipo esse: http://www.suporty.com.br/ecommerce/thumb.php?image=imagens/produto/314213.jpg&max=380

Não machuca a lata (se vc não for grosso e ficar horas no mesmo pedaço) e tira massa com facilidade.

NÃO faça isso de jeito nenhum sem equipamento de proteção. A poeira gerada é muito fina e vai direto pro pulmão, e massa é bastante tóxico.
Use sempre óculos e máscara para pintura.

edwint
30/04/2008, 13:28
conforme o JORIS falou, o melhor é um jato de areia, estou reformando um cj2 1945, jatei a carroceria completa, chassi, caixas de marchas, motor e diferenciais, a vantagem do jato é que mostra todos os defeitos da lataria, isso evita novos serviços de repintura.

Dodger
30/04/2008, 13:39
Jato de areia é bom, mas tem que ter cuidado pra não ferrar a lata, sem falar que já está proibido sua utilização para este fim.
E pra fazer "reforma caseira" é bem pouco viável, já que tem que levar logo toda a viatura desmontada pra fazer o serviço.
fazer isso em casa a melhor forma e fazer por partes, já raspar uma determinada parte do carro e logo em seguida dar a preparação de fundo(wash primer e primer) pra depois passar para outra parte, pq se vc raspa tudo e fica sem tempo de mexer, quando voltar, já tá tudo tomado de ferrugem...

Aurélio
30/04/2008, 13:40
(...)jatei a carroceria completa, chassi, caixas de marchas, motor e diferenciais, a vantagem do jato é que mostra todos os defeitos da lataria, isso evita novos serviços de repintura.
Opa.
Também fiz isso, ou seja jateei toda a lataria e o chassi.
É muito importante que a superfície jateada seja protegida no mesmo dia, pois se ficar exposta à atmosfera de um dia para outro oxida num nível tal que só jateando de novo para remover a oxidação.

Abs,

edwint
30/04/2008, 15:40
Opa.
Também fiz isso, ou seja jateei toda a lataria e o chassi.
É muito importante que a superfície jateada seja protegida no mesmo dia, pois se ficar exposta à atmosfera de um dia para outro oxida num nível tal que só jateando de novo para remover a oxidação.

Abs,

no meu caso, foi dado uma mao de fundo epoxi logo em seguida ao jateamento, conforme o Aurelio falou acima. ficou quardado durante um periodo de 4 a 5 anos sem ao menos um novo ponto de ferrugem.

Obs: jato de areia seria o nome generico, o nome correto seria jato de granalha, que esta conforme as normas do meio ambiente.

caseiro
01/05/2008, 11:22
Quando é feito uma reforma em casa, qual é o tipo de solda na lata que vocês utilizam?
Já ouvi dizer que solda na lata aparece a ferrugem logo em seguida.

Caseiro

PredadorRJ
01/05/2008, 12:49
Salve.

Depois de ter perdido um ano com um lanterneiro FRACO, resolvi fazer eu mesmo a reforma da viatura.

Me arrependi.

Tirar massa, mandar jatear, preparar a lata pra pintura, acertar erros, alisar(?) metal, etc, é um problema.

Me foi dito que a melhor solda é a MIG (ou TIG, nunca entendi direito a diferença), mas a maioria dos lanterneiros, pelo menos por aqui, usam o oxi-acetileno.

Pra reforma caseira, eu recomendaria fazer o que desse, e mandar pra algum local que tenha MIG/TIG.

Não foi lá uma resposta muito animadora, provavelmente, mas é assim que estou fazendo.

Abraços, no aguardo de fotos da epopéia da sua reforma.

hpnardino
01/05/2008, 13:07
Sem desanimar, mas eu comessei esse serviço e parei já na desmontagem, mandei para um profissional qualificado no serviço.
Quando lixei, soldei (solda eletrica), preparei e pintei o parachoque dianteiro e vi o resultado, desesti na hora, lembrei do famoso e velho ditado popular "Cada macaco no seu galho".
Claro que temos excelentes profissionais caseiros espalhados por este Brasil a fora.
E só para concluir, se fosse avaliar melhor hoje a situação, partiria logo pra as carrocerias de fibra sem pensar duas vezes. Numa reforma bem feita vc não gasta menos de R$3000,00, e daqui uns anos gastará denovo, e de fibra se não sofrer nenhum acidente é no maximo dar uma polida e no estremo pintar. Acredito que com a fibra gasta mais mas gasta uma vez só. No meu caso tive que mexer na parede cota fogo pois na adaptação do motor o mexanico fudeu ela para colocar o motor o maximo para traz possivel, para equilibrar o peso do conjunto, se fosse fazer de fibra já faria a parede corta fogo na posição desejada.

José Carlos
01/05/2008, 16:45
Sem desanimar, mas eu comessei esse serviço e parei já na desmontagem, mandei para um profissional qualificado no serviço.
Quando lixei, soldei (solda eletrica), preparei e pintei o parachoque dianteiro e vi o resultado, desesti na hora, lembrei do famoso e velho ditado popular "Cada macaco no seu galho".
Claro que temos excelentes profissionais caseiros espalhados por este Brasil a fora.
E só para concluir, se fosse avaliar melhor hoje a situação, partiria logo pra as carrocerias de fibra sem pensar duas vezes. Numa reforma bem feita vc não gasta menos de R$3000,00, e daqui uns anos gastará denovo, e de fibra se não sofrer nenhum acidente é no maximo dar uma polida e no estremo pintar. Acredito que com a fibra gasta mais mas gasta uma vez só. No meu caso tive que mexer na parede cota fogo pois na adaptação do motor o mexanico fudeu ela para colocar o motor o maximo para traz possivel, para equilibrar o peso do conjunto, se fosse fazer de fibra já faria a parede corta fogo na posição desejada.

Estou iniciando o mesmo tampo... Mas ja pensei no que voce decreveu.
Alguem sabe a relacao de peso entre a carroceria de fibra e a de lata.

[]s

RBM
01/05/2008, 19:55
Estou iniciando o mesmo tampo... Mas ja pensei no que voce decreveu.
Alguem sabe a relacao de peso entre a carroceria de fibra e a de lata.

[]s

A de Fibra (quando bem feita) é muito mais resistente e leve que a de lata

Dodger
01/05/2008, 21:13
A de Fibra (quando bem feita) é muito mais resistente e leve que a de lata

A fibra quando feita para ser estruturalmente mais resistente, como é o caso de carroceria, paralamas, etc, geralmente é só um pouco mais leve que as peças originais de chapa, quando fazem para carros de competição como os de arrancada, aí sim fazem tudo fininho pra aliviar no peso, mas a resistência fica um pouco de lado.

E tem fibreiro e fibreiro, uns fazem peças melhores, utilizando tecido de fibra, relação certinha de resina e vidro, etc. Pq tem uns barbeiros que conseguem fazer umas peças grosseiras pra raio, muita resina e pouca fibra -geralmente manta comum/ menos resistente, que dependendo ficam bem mais pesadas que as de chapa, por isso é bom avaliar as peças e não tomar como verdade absoluta que toda fibra é leve e resitente.

hpnardino
01/05/2008, 21:20
A fibra quando feita para ser estruturalmente mais resistente, como é o caso de carroceria, paralamas, etc, geralmente é só um pouco mais leve que as peças originais de chapa, quando fazem para carros de competição como os de arrancada, aí sim fazem tudo fininho pra aliviar no peso, mas a resistência fica um pouco de lado.

E tem fibreiro e fibreiro, uns fazem peças melhores, utilizando tecido de fibra, relação certinha de resina e vidro, etc. Pq tem uns barbeiros que conseguem fazer umas peças grosseiras pra raio, muita resina e pouca fibra -geralmente manta comum/ menos resistente, que dependendo ficam bem mais pesadas que as de chapa, por isso é bom avaliar as peças e não tomar como verdade absoluta que toda fibra é leve e resitente.
Ainda acho que a grande vantagem da fibra é não enferrujar, e se sofrer um acidente é de facil reparo, e claro que um pouquinho a menos de peso é bem vindo.
Sds, fibreiras...

rubensx
02/05/2008, 01:38
negocio é comrpar e falar com quem entende

quem jah viu as carrocerias DESSE CARA: www.fiber4x4.com.br jah sabe oque digo, o serviço é muito bom

estou fazendo lá, logo mais terei meu cj5 novo denovo

José Carlos
04/05/2008, 18:34
E em caso de capotagem sera que a carroceria aguenta mais que a lata?

Ja viram este link abixo la tem corpo do cj5 por 1800 e ja vem na cor. É quase o valor da pintora e reforma da lata... Sera que vale?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40092

[]s

RBM
04/05/2008, 19:39
E em caso de capotagem sera que a carroceria aguenta mais que a lata?

Ja viram este link abixo la tem corpo do cj5 por 1800 e ja vem na cor. É quase o valor da pintora e reforma da lata... Sera que vale?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40092

[]s

José carlos,

em um outro topico, falei sobre um teste de resistencia que foi feito em uma Trampo, no estande da fabrica de um primo, que era uma porta do 608 feita em fibra, deitada no chão, e uma marreta de 9 ou 10 kg para bater nela, quem querbrasse a porta ganhava um premio, só chegaram a arranhar durante a fira toda, e tinha um depoimento de um caminhoneiro que trocou a cabine de ferro por uma de fibra, ele capotou e falou que só não morreu pois a fibra trincou masnão amassou.
Ainda digo que vale mais a pena trocar por fibra que reformar a de chapa.
Quando reformei o meu CJ não lembrei da de fibra, gastei uns 3.000 e em dois anos já ta com ferrugem.
Espero ter ajudado.

Abraço

Dodger
05/05/2008, 04:21
José carlos,

em um outro topico, falei sobre um teste de resistencia que foi feito em uma Trampo, no estande da fabrica de um primo, que era uma porta do 608 feita em fibra, deitada no chão, e uma marreta de 9 ou 10 kg para bater nela, quem querbrasse a porta ganhava um premio, só chegaram a arranhar durante a fira toda, e tinha um depoimento de um caminhoneiro que trocou a cabine de ferro por uma de fibra, ele capotou e falou que só não morreu pois a fibra trincou masnão amassou.
Ainda digo que vale mais a pena trocar por fibra que reformar a de chapa.
Quando reformei o meu CJ não lembrei da de fibra, gastei uns 3.000 e em dois anos já ta com ferrugem.
Espero ter ajudado.

Abraço

Na antiga fábrica da Gurgel, tinha um taco de basebol que ficava a disposição dos visitantes para tirar qquer duvidas dos incrédulos sobre a resistência das carrocerias de fibra de vidro dos carros. Acho que tbém rolava um tipo de brinde para quem conseguisse danificar a fibra dos carrinhos com burduadas de taco. Tinha gente que saia com a mão doendo de tanto tentar, hehehehe....

José Carlos
05/05/2008, 12:06
É, estou me convencendo.... Será que poderia usar o caixote de fibra com caput, frente e tampa traseira de lata?

[]s pensativos...